Вы находитесь на странице: 1из 11

3.3.

1 Camada inter-redes
_a vimos que 0 servi~o previsto pelo IETF para ser oferecido pela camada =.nter-rede e 0 servi~o nao orientado a conexao e sem confiabilidade (datagrama :.1ao-confiavel) e que 0 protocolo responsavel por realizar 0 encaminhamento .Jos pacotes ou datagram as e implementar esse servi~o e 0 Internet Protocol (IP). IP tambem fornece 0 servi~o de fragmenta~ao e remontagem de datagramas .ongos, quando necessario, para que eles possam ser transmitidos atraves de re.es em que 0 tamanho maximo permitido para os pacotes e pequeno.

ternet Protocol (IP) IP foi projetado para permitir a interconexao de redes de computadores que ilizam a tecnologia de comuta~ao de pacotes (Postel, 1981). 0 ambiente in:er-rede consiste em esta~6es terminais conectadas a sub-redes, que, por sua vez, s.ao interligadas atraves de roteadores. As sub-redes que fazem parte da in:er-rede podem variar de redes locais (com as mais diferentes tecnologias) ate :~des geograficamente distribufdas. Urn exemplo de inter-rede simples que usa=- mos para explicar alguns conceitos encontra-se ilustrado na Figura 3.10. Nessa figura, observamos duas sub-redes (A e B), suas respectivas esta~6es :erminais (indicadas por X, Y e Z) e urn roteador que as interliga. As linhas retas ::..eias denotam enlaces ffsicos das esta~6es com as sub-redes, e as linhas pontiadas servem para simbolizar a visualiza~ao do conteudo, em termos da pilha ~e protocolos, em cada esta~ao e rote ad or da rede. A sub-rede A e suas esta~6es definem urn conjunto de protocolos que permi:e a transmissao de urn ponto a outro daquela sub-rede especffica. A sub-rede A ::..a Figura 3.10, por exemplo, pode corresponder a uma rede local em barra uti.1Zando 0 padrao IEEE 802.3, enquanto a sub-rede B pode corresponder a uma

Protocolos Protocolos Subrede Subrede

I
I

Aplicayao

I..
I

I Aplicayao I I TCP/UDP I I IP I
Protocolos Sub-rede A

!TCP/UDPI IP Protocolos Subrede A

rede geograficamente distribuida (contendo um conjunto de elementos intermediarios que efetuam 0 roteamento interno nessa sub-rede). Conseqiientemente, os conjuntos de protocol os implementados em cada sub-rede podem ser completamente distintos, tanto em funcionalidades e servi~os como em numero de camadas presentes - note que, nesse exemplo, a sub-rede A teria duas camadas (flsica e enlace), e a sub-rede B, tres (ffsica, enlace e rede). Ja no que diz respeito a camada inter-rede, observamos que todas as esta~6es (incluindo rote adores) implementam 0 IP. As camadas de transporte e aplica~ao sao implementadas apenas nas esta~6es terminais.3 Para que uma esta~ao qualquer possa se comunicar em uma sub-rede, ela devera implementar os protocol os referentes aquela sub-rede. Perceba que uma esta~ao que se conecte a mais de uma sub-rede devera ter interfaces espedficas com cada uma delas e devera implementar cada um dos conjuntos de protocolos, um para cada interface, referente aquelas sub-redes. Esse e, por exemplo, 0 caso do roteador da Figura 3.10. Do ponto de vista da sub-rede, um roteador nada mais e do que uma esta~ao como outra qualquer, ou seja: um ponto de transmissao e recep~ao de unidades de informa~ao. 0 fato de que um roteador recebe unidades de informa~6es para reencaminha-Ias nao e percebido pelos protocolos da sub-rede, ja que essa tarefa e realizada por um protocolo de um nivel superior (no casa, justamente 0 IP). Uma das primeiras diferen~as entre as sub-redes que deve ser tratada pelo IP diz respeito ao endere~amento. De acordo com suas especifica~6es de protocolo, cada sub-rede tem um esquema de endere~amento proprio. No exemplo, se a sub-rede A segue 0 padrao IEEE 802.3, enta~ os protocolos da sub-rede utilizarao endere~os de 6 bytes, estruturados de acordo com esse padrao, para identificar e entregar quadros ao destino correto. Ja se a sub-rede B for uma rede ATM, entao, nessa sub-rede, toda a identifica~ao sera baseada em endere~os de 20 bytes, de acordo com algum dos formatos previstos para esse tipo de rede. Agora imagine que a esta~ao X deseje transmitir informa~6es para a Y (afinal, e tambem para isso que construimos a inter-rede - para que esta~6es em sub-redes diferentes possam se comunicar). Mas como a esta~ao X podera identificar a parceira Y? 0 IP fornece a resposta, criando um novo nivel de endere~amento proprio da camada inter-rede. Cada esta~ao (incluindo os roteadores) devera receber um endere~o, denominado enderefo IF, completamente independente dos endere~os existentes nas camadas inferiores, com um formato proprio definido pelo IETF.

3 Na pratica,

roteadores

tambem

costumam

implementar

as camadas de transporte

e aplicac;:ao

para executar func;:6es de controle e gerencia (como manutenc;:ao de tabela de rotas, por exemplo).

o IP passou por diversas revis6es antes de se estabilizar na sua versao 4. IPv4, como e conhecida essa versao, ganhou grande popularidade e e considerada a versao atual do protocolo. No entanto, ja existe uma especifica~ao para a nova versao (IPv6) (Deering, 1998), cuja ado~ao deveremos observar dentro dos pr6ximos anos.

IPv4, endere~os sao numeros com 32 bits, normalmente escritos como quatro -etas (em decimal) separados par pontos, como "128.6.4.7", par exemplo. o endere~o IP segue urn esquema de enderefamento hierarquico. Nesse tipo .:.= endere~amento, cada endere~o e constituido a partir de partes que corres-: ndem aos varios niveis da hierarquia de sub-redes que comp6em a rede como -Zl rodo. Urn exemplo e 0 esquema de endere~amento utilizado pelo sistema te:::onico. A numera~ao telefonica internacional, conforme a Recomenda~ao ::'-164 do ITU- T (ITU- T E.164), determina a utiliza~ao de urn prefixo para iden- -. ar 0 pais, seguido de outro identificando a regiao (estado, cidade ou qual_. r outra forma de subdivisao), seguido de urn numero que identifica 0 termi-', do usuario. Assim, a numero 55-21-3544-7654 tern os prefixos 55 e 21 que ':"'ntificam, respectivamente, a Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, sendo a res--o,ue a identifica~ao do terminal telefonico. Mais ainda, sabemos que numeros .:.:: uma mesma regiao da cidade costumam ter prefixos identicos. No nosso ::.' rnplo, telefones ligados a uma mesma central, atendendo, par exemplo, a urn -::"srno bairro, teriam prefixos identicos. Assim, as numeros 55-21-3544-7654 :: '5-21-3544-2398 seriam terminais telefonicos localizados no mesmo baino, -: is tern a mesmo prefixo 55-21-3544. endere~amento utilizado pelo IP tambem e urn exemplo de endere~amento - erarquico no qual cada endere~o esta associado a uma interface da esta~ao com a sub-rede. Novamente, cada endere~o e formado par urn prefixo (denominaet-Id), que identifica a sub-rede, e urn sufixo (denominado Host-Id), que -"'ntifica a interface da esta~ao com aquela sub-rede em particular. Devemos notar que urn endere~o IP nao identifica uma maquina individual, sim uma interface entre a esta~ao e a inter-rede. Assim, uma esta~ao conec_ a a n redes tern n endere~os IP diferentes, urn para cada conexao. Esse e a -"-0, par exemplo, do roteador da Figura 3.10. Da mesma forma, se uma esta:' 0 qualquer (seja roteador ou terminal de usuario) for retirada de uma sub-rede :: -onectado a outra, a endere~o IP associado aquela interface obrigatoriamente :~ a de mudar, ja que parte dele e justamente urn prefixo de identifica~ao da -rede a qual aquela interface da esta~ao esta conectada. Tradicionalmente, a defini~ao de quantos bits sao utilizados para a Net-Id ::_ara a Host-Id de urn endere~o IP era feita por meio da especifica~ao de clas~~5 de enderefos. Com 0 esquema de endere~amento par classes, cad a endere_ -0

<;:0 e dito "auto-identificavel", IP no sentido de que a fronteira entre os bits que identificam a sub-rede e os que identificam as esta<;:6es dentro da sub-rede sao automaticamente deduzidos com base no proprio valor do endere<;:o. Com 0 tempo, percebeu-se que esse esquema provocava uma ineficiencia na aloca<;:ao dos endere<;:os as esta<;:6es, fazendo com que fosse formulado urn novo esquema denominado "sem classes". Com esse novo esquema, torna-se necessaria uma "Mascara de bits" para a identifica<;:ao dos bits que comp6em 0 Net-Id eo Host-Id. Basicamente, uma mascara e urn numero de 32 bits, em que 0 n-esimo bit, quando igual a "1", indica que 0 n-esimo bit do endere<;:o IP correspondente faz parte do Net-Id. Assim como endere<;:os IP, mascaras podem ser descritas como quatro octetos em decimal separados por pontos ou, alternativamente, como urn unico numero N (precedido de uma barra), indicando que os N primeiros bits da mascara sao iguais a "1". Por exemplo, "255.255.255.0" e "/24" san representa<;:6es validas para a mascara de uma sub-rede cujo Net-Id tern 24 bits. esquema de classes do endere<;:amento do IPv4 encontra-se ilustrado na Figura 3.11.

I
Classe A Classe Classe Classe Classe B

o
Octeto1 netid Octeto2

15

23
Octeto3

31 Octeto4

@] [TIJ

C ~ D E

n_e_ti_d

I'
_

~1
lIlIIT.E:@]

E_n_d_er_e_90_M_UI_tic_a_s_t R_e_s_e_rv_ad_o_p_a_ra_Us_o_f_Ut_U_ro _

Na primeira classe de endere<;:os, a classe A, 0 bit mais significativo e 0 e os demais 7 bits do primeiro octeto identificam a rede (Net-Id). Os 24 bits restantes definem 0 endere<;:o da esta<;:ao (Host-Id). A mascara de bits equivalente a endere<;:os de classe e, portanto, "255.0.0.0" (ou "/8"). Essa classe de end ere<;:os usada para sub-redes de grande porte: os endere<;:os de rede variam de 1 a e 126, e, em cada rede, sendo posslvel endere<;:ar cerca de 16 milh6es de hosts diferentes. A classe B de endere<;:os usa dois octetos para a identifica<;:ao da rede e dois para endere<;:os de hosts (mascara equivalente: "/16"). Os endere<;:os de subredes classe B variam na faixa de 128.1 ate 191.255 (os numeros 0 e 255 do segundo octeto, e 127 no primeiro san usados para fun<;:6es especiais), sendo que cada sub-rede pode interligar cerca de 65 mil hosts.

Os endere<;os classe C utilizam tres octetos para identificar a rede e urn para ~ost (mascara equivalente: "/24"). Os endere<;os de rede situam-se na faixa de ~ _.1.1 ate 223.254.254, e cada rede pode endere<;ar 254 hosts. Os endere<;os acima de 223 no primeiro octeto foram reservados para ende--:amento de grupo (Multicast - classe D) e para uso futuro (classe E).

- agrama IP
~ormato do datagrama IPv4 encontra-se
7 Octeto 1 VERS 15 Octeto 2 TOS PROTOCOL

ilustrado na Figura 3.12.


23 Octeto 3 31 Octeto 4

I HLEN I I

TOTAL LENGTH FLAGS I FRAGMENT OFFSET HEADER CHECKSUM

IDENTIFICATION TIMETO LIVE

SOURCE IP ADDRESS DESTINATION IP ADDRESS IP OPTIONS (IF ANY)

PADDING

DADOS

Figura 3.12 Datagrama IPv4.

Cada datagrama IP come<;a com urn cabe<;alho, ilustrado na Figura 3.12 pe- ampos em cinza. Os primeiros 4 bits do primeiro octeto (Vers) indicam a ~ ao do protocolo (no caso, versao 4). Os 4 bits seguintes contem 0 tamanho - -abe<;alho (Header Length - HLEN), contado em palavras de 4 octetos (uma . a inteira da figura). Em geral, esse campo contem 0 valor 5, a nao ser quan- 0 campo Ip Options esta presente. 0 campo ip options possui tamanho e con--' 0 variaveis, podendo ate nao existir. campo Type Of Service (TOS) e utilizado para classifica<;ao do datagrapara efeito do tratamento de QoS. Dependendo do valor de sse campo, urn ~ :eador pode dar prioridade ao seu tratamento e encaminhamento, colocan:.. -0 em uma fila separada, por exemplo. Arquiteturas de QoS como 0 DiffServ, __ " veremos no Capitulo 6, usam extensivamente esse tipo de expediente. Os :.. - bytes finais da primeira linha armazenam 0 campo denominado Total ~ 19th, cujo objetivo e armazenar 0 tamanho total, em bytes, do datagrama. Os campos Identification, Flags e Fragment Offset permitem 0 tratamento _ :.teto de urn datagrama no caso em que ele precisa ser fragmentado (dividido ,'arios datagram as menores) ao passar por alguma das sub-redes. 0 primeieles fornece uma identifica<;ao (mica para todas as partes que formam 0 da~_ ama original; 0 segundo contem algumas informa<;6es de controle sobre a

=-

fragmentas;ao; e 0 terceiro contem a indicas;ao do ponto de infcio daquele fragmento em relas;ao ao infcio do datagram a original (contado em palavras de 8 octetos). Ocampo TIL (Time to Live) e utilizado para evitar que, por algum tipo de mal funcionamento ou problema no roteamento, datagram as circulem indefinidamente na rede sem chegar a seu destino (no caso de encaminhamento em cidos, por exemplo). Na origem, 0 IP da estas;ao atribui a esse campo urn valor seguramente maior do que 0 numero de passos (hops) que 0 pacote devera percorrer ate chegar ao seu destino. Esse valor inicial depende de varios fatores como implementas;ao, sistema operacional da maquina etc. Em cada roteador pelo qual 0 pacote passa, 0 IP decrementa 0 valor desse campo. No caso em que urn roteador recebe urn datagrama com esse campo igual a zero, ele assume que 0 datagrama ja circulou tempo suficiente na rede para chegar ao seu destino e, portanto, provavelmente, esta vagando sem rumo pela rede. Esse roteador entao simplesmente descarta 0 pacote. campo Protocol identifica 0 tipo de protocolo que gerou a carga encapsulada no campo de dados do datagrama. Cada protocolo usuario do IP recebe uma identificas;ao para ser utilizada nesse campo. Por exemplo, 0 TCP e 0 protocolo 6, e 0 UDP e 0 17. A lista de protocolos e seus c6digos e mantida pela !ANA (Internet Assigned Numbers Authority). Header Checksum e urn campo de 2 bytes de informas;ao redundante, utilizado para detecs;ao de erros no cabes;alho causados por problemas de transmissao. Note que 0 IP oferece urn servis;o de datagrama nao-confiavel, 0 que significa que nao sao efetuados procedimentos para garantir a entrega correta dos datagramas. 0 unico cui dado tornado pelo IP e verificar a integridade do cabes;alho para que encaminhamentos inuteis nao sejam efetuados. 0 restante do pacote nao e protegido. Em caso de detecs;ao positiva de erro no cabes;alho, 0 pacote e simplesmente descartado pelo IP. Os campos source IP address e destination IP address carregam respectivamente os enderes;os das estas;6es origem e destino. 0 campo IP Options e usado para informas;6es de segurans;a, roteamento na origem, relat6rios de erro, depuras;ao, fixas;ao de hora etc. 0 campo data carrega os dados do datagrama IP.

e 0 encaminhamento sao as principais funs;6es da camada inter-redes. A funs;ao de roteamento diz respeito a escolha das rotas que serao usadas pelos rote adores e estas;6es a cada momento. 0 roteamento e responsavel por alimentar as tabelas de rotas existentes em cada estas;ao e roteador da rede, forman do uma grande base distribuida de informas;6es sobre as rotas utilizaveis em cada instante. ]a 0 encaminhamento e responsavel por utilizar as informas;6es das tabelas de rotas de forma a encaminhar cada pacote passo a passo, de

o roteamento

b-rede em sub-rede, ate 0 destino. 0 encaminhamento e fun<;;aounica e exc1u- a do IP, enquanto a manuten<;;ao das tabelas de rotas e efetuada por outros :-:mocolos especificos, como 0 BGP (Border Gateway Protocol), 0 OSPF (Open '=.::lOrtest ath First) etc. P encaminhamento efetuado pelo IP baseia-se exc1usivamente no identifi-- or de rede do endere<;;o IP de destino. A tabela de rotas de cada esta<;;aoe ro-- dor possui, como entradas, pares de valores que identificam 0 endere<;;o IP da -:: e de destino e endere<;;o IP do proximo roteador. Quando 0 IP tern de enca-; har urn datagram a, ele inicialmente verifica se 0 destino do datagrama e uma _-=a<;;ao onectada a uma mesma rede que a propria maquina em execu<;;ao. Essa c ::rifica<;;aoe feita com base na compara<;;ao dos prefixos (Net-Id) da maquina ::xe utando 0 IP e do endere<;;o de destino do datagrama em quesrao. No caso de _:ses prefixos serem identicos, 0 datagrama e encaminhado a interface corres-; ndente para a entrega direta do pacote a esta<;;aodestino. Nesse momento, ha =:::J Gutro problema a resolver. 0 IP devera solicitar 0 envio do datagrama ao :-:-orocolo da sub-rede correspondente aquela interface. Para que essa solicita~~o possa ser efetuada, 0 IP necessita informar a camada subjacente 0 endere<;;o .:.:::-e destino no formato utilizado pelo protocolo daquela sub-rede, ja que esse e :mico formato conhecido e utilizado pelos protocolos da sub-rede para entre=:. de seus dados. Torna-se, portanto, necessario algum mecanismo que permita map ear .1. usando a nomenclatura mais comum, resolver - 0 endere<;;o IP em urn en.:.::re<;;o sub-rede. 0 mecanismo utilizado pe10 IP para realizar a resolu<;;ao da ..:.::endere<;;os e baseado no uso de uma tabe1a de mapeamento (diferente da -= ela de rotas), mantida dinamicamente por urn protocolo conhecido pelo -orne de Protocolo de Resolufao de Enderefos (Address Resolution Protocol-_'UJ).Essa tabela, denominada tabela ARP, e formada por pares de valores ~::e identificam 0 endere<;;o IP e 0 endere<;;o de sub-rede das esta<;;6es de desti-

-0.

A forma com que 0 ARP mantem as entradas de sua tabela varia de sub-rede -;.rra sub-rede. RFCs especificas cuidam de determinar, para cada sub-rede, 0 anismo mais adequado. Em uma sub-rede que corresponda a uma rede 10:.i.4 por exemplo, a esta<;;aode origem pode, antes do envio de qualquer infor).0, enviar uma mensagem a todas as esta<;;6esda sub-rede (por difusao), ardo sobre 0 endere<;;o do nivel de sub-rede correspondente ao endere<;;o do =":-:elde rede do destino desejado. A esta<;;aode destino pode responder a requi_ ;ao enviando seu proprio endere<;;o de sub-rede, possibilitando a origem inse_.:: essa informa<;;ao na tabela ARP. .

='"
-;1
~7,-

- ,) exemplo se refere a uma rede local simplesmente ente implementadas nesse tipo de rede.

pelo fato de que mensagens

por difusao sao

Como vimos, 0 ARP permite a entrega direta de urn datagrama, isto e, permite a resolu~ao do endere~o IP do destino desejado para 0 endere~o utilizado peia sub-rede para entrega do pacote a-uma esta~ao obviamente conectada a mesma sub-rede. Mas, e se uma esta~ao ou roteador tiver urn pacote a entregar cuja sub-rede (identificada pelo prefixo do endere~o de destino do datagrama) for diferente da propria sub-rede daqueia esta~ao ou rote ador? Nesse caso, a esta~ao (ou roteador) deve procurar, em sua tabela de rotas, uma entrada com 0 endere~o de sub-rede igual ao do prefixo de endere~o de destino do datagram a, recuperando assim 0 endere~o do roteador que deve ser usado para efetuar 0 proximo passo em dire~ao a sub-rede a qual esta conectado 0 destinatario. 0 roteador recuperado estara, obrigatoriamente, localizado em uma me sma sub-rede que a esta~ao (ou roteador) com 0 pacote a encaminhar. Dessa forma, de posse do endere~o IP do rote ad or , e possivel acionar 0 ARP para enviar 0 pacote a esse roteador e dar prosseguimento ao processo de encaminhamento. Uma desvantagem do esquema de roteamento apresentado e 0 tamanho das tabelas de rotas, quando a inter-rede interliga urn numero muito grande de redes individuais (que e 0 caso da Internet). Para enfrentar esse problema, san utilizadas estrategias que diminuem 0 tamanho das tabelas de rote amento. Uma delas e a utiliza~ao de roteadores default. Por exemplo, em redes que san ligadas a inter-rede por urn unico roteador (urn exemplo bastante comum e a rede de urn departamento ser ligada ao backbone da empresa por urn unico roteador), nao e necessario ter uma entrada separada na tabela de rotas para cada uma das redes distintas da inter-rede. Simplesmente define-se 0 roteador como caminho default. Outra estrategia e 0 usa de blows CIDR (Classless Inter-Domain Routing). Urn bloco CIDR permite agrupar endere~os IP de sub-redes com prefixos (Net-Ids) similares sob urn unico endere~o IP de super-rede, cujo prefixo e urn denominador comum para os prefixos das sub-redes. Por exempIo, os endere~os IP de classe C "200.82.0.0/24" e "200.82.1.0/24" podem ser unidos em urn unico bloco CIDR "200.82.0.0/23".

3.3.2 Camada de transporte


A arquitetura Internet permite que sejam utilizados dois tipos principais de protocolo em sua camada de transporte. 0 primeiro deles e 0 TCP (Transmission Control Protocol), que opera no modo orientado a conexao fornecendo urn servi~o de transferencia de dados confiavel. A outra op~ao e 0 UDP (User Datagram Protocol), que opera no modo sem conexao e fornece urn servi~o datagrama nao-confiavel, sendo uma simples extensao do IP. UDP recebe os pedidos de transmissao de pacotes entregues peios processos de aplica~ao da esta~ao de origem e os encaminha ao IP, que e 0 responsavel

ela transmissao. Na esta<;:aode destino, 0 processo inverso ocorre. 0 IP entrega as mensagens (datagram as) recebidas ao UDP, que as entrega aos process os de aplica<;:ao. A principal fun<;:ao do UDP e multiplexar, na origem, e demultiplexar, no destino, 0 acesso ao nivel inter-rede. Para permitir que varios processos em urn unico host possam simultaneamente transmitir cadeias de dados, ou seja, possam simultaneamente usar eus servi<;:os, os protocolos de transporte utilizam 0 conceito de porta. Cada :.1mdos usuarios (processos de aplica<;:ao) que 0 TCP ou 0 UDP esta atendeno em urn dado momenta e identificado por uma porta diferente (fazendo analogi a com 0 modelo 051, uma porta e urn SAP de nivel de transporte, ou T -SAP). Cada processo de aplica<;:ao na inter-rede pode, portanto, ser univo-amente identificado pela concatena<;:ao do endere<;:o IP com uma porta. A ssocia<;:ao de portas a processos e tratada independentemente por cada entiade de transporte. Entretanto, processos servidores que sao muito usados (FTP, Telnet etc.) sao associados a portas fix as, que sao entao divulgadas ::lara os usuarios. Quando dois process os desejam se comunicar utilizando urn servi<;:ocom co:::lexaoe confiavel, as instancias do TCP as quais eles estao associados devem es:abelecer uma conexao. Quando a comunica<;:ao termina, a conexao e encerraa, liberando os recursos por ela utilizados. TCP e capaz de transferir urn fluxo (stream) continuo de octetos, nas duas dire<;:6es, entre seus usuarios. Normalmente 0 TCP decide 0 momenta de parar de agrupar os octetos e, consequentemente, de transmitir 0 segmenco formado por esse agrupamento. Porem, caso deseje, 0 usuario do TCP (isto e, uma entidade de aplica<;:ao) pode fazer uso da fun<;:ao push, que faz om que 0 TCP transmita imediatamente os octetos que estao nos seus buf'ers aguardando transmissao. TCP e responsavel pela recupera<;:ao de dados corrompidos, per didos, duplicados ou entregues fora de ordem pelo protocolo inter-rede. Conceitualmene, cada octeto transmitido e associado a urn numero de sequencia. 0 numero de sequencia do primeiro octeto dos dados contidos em urn segmento e transmitio junto com 0 segmento e e denominado numero de seqiiencia do segmento. Os -egmentos carregam "de carona" (piggybacking) urn reconhecimento. 0 reconhecimento constitui-se do numero de sequencia do proximo octeto que a entidade TCP transmissora espera receber do TCP receptor na dire<;:ao oposta da -onexao. Por exemplo, se 0 numero de sequencia X for transmitido no reconhecimento, ele indica que a entidade TCP transmissora recebeu corretamente os octetos com numero de sequencia"menores que X, e que ele espera receber 0 octeto X na proxima mensagem. No TCP receptor, os numeros de sequencia sao usados para ordenar os segmentos que porventura tenham sido recebidos fora de ordem, e para eliminar segmentos duplicados. Para tratar os segmentos corrompidos e adicionado urn

checksum a cada segmento transmitido. No receptor e feita uma verificac,;ao e os segmentos danificados sao descartados. Quando uma entidade TCP transmite urn segmento con tendo dados, e1a coloca uma copia do segmento em uma fila de retransmissao e dispara urn temporizador. Quando 0 reconhecimento da recepc,;ao dos dados e recebido, o segmento e retirado da fila. Se, por outro lado, 0 reconhecimento nao for recebido antes de 0 temporizador expirar, 0 segmento e retransmitido. Urn problema que surge nesse contexto e a escolha do valor do temporizador. 0 valor ideal teria de ser urn pouco superior ao retardo medio de ida e volta (RTT - Round Trip Time). A escolha de urn valor alto fara com que a entidade TCP de more a perceber a perda de pacotes, diminuindo 0 tempo de reac,;aoe, conseqiientemente, a taxa de transmissao na conexao. Por outro lado, a escolha de urn valor baixo fara. com que sejam realizadas retransmissoes desnecessarias. A principal dificuldade com a estimativa e 0 grau de complexidade de uma rede como a Internet, que interliga redes com as mais variadas tecnologias, em que mudanc,;as na carga podem provocar variac,;oes gran des no RTT. TCP prove meios para que 0 receptor possa determinar 0 volume de dados que 0 transmissor pode the enviar, ou seja, para controlar 0 fluxo dos dados. mecanismo de controle de fluxo baseia-se no envio, junto com 0 reconhecimento, do numero de octetos que 0 receptor tern condic,;oes de receber (tamanho da janela de recepc;iio), contados a partir do ultimo octeto da cadeia de dados recebido com sucesso. Com base nessa informac,;ao, 0 transmissor atualiza sua janela de transmissiio, ou seja, calcula 0 numero de octetos que pode enviar antes de receber outra liberac,;ao. Note que esse problema nao e tao simples quanto parece pois, no caminho entre 0 transmissor 0 e receptor existe uma rede que pode ser tao complexa quanto a Internet. Assim, mesmo que 0 receptor possua capacidade para absorver segmentos a uma determinada taxa, caso a capacidade de enlace na rota entre 0 transmissor e 0 receptor seja inferior a essa taxa, com 0 passar do tempo, segmentos ficarao represados no roteador posicionado na entrada desse enlace. Posteriormente, quando a capacidade de armazenamento desses roteadores for excedida, e1es serao simplesmente descartados. Allman (1999) propoe que sejam usados quatro mecanismos no gerenciamento do tamanho das jane1as do TCP: iniciac;iio lenta (slow start), prevenc;iio de congestionamento (congestion avoidance), retransmissiio antecipada (fast retransmit) e recuperac;iio rapida (fast recovery). Esses mecanismos sao descritos em Jacobson (1992).

Transporte de sinalizac;ao telefonica em redes IP

o servi~o

oferecido pelo TCP e,

ao mesmo tempo, de transporte confiavel e com se0

quenciamento estrito entre as mensagens,

que, em determinadas condi~oes, torna

pro-

tocolo bastante ineficiente. Por exemplo, se uma rede IP e usada para transportar sinaliza~ao telef6nica, uma mesma conexao TCP pode ser utilizada na troca de mensagens de sinaIiza~ao correspondentes a chamadas telefonicas distintas. Nesse caso, s6 seria real mente necessario manter a sequencia~ao das mensagens de uma mesma chamada. Contudo, TCP, pela sua caracteristica de controlar indistintamente
0

um unico f1uxo de octetos por co-

nexao, pode acabar bloqueando a transmissao de mensagens de sinaliza~ao de uma chamada atraves de uma conexao em face de uma mensagem de outra chamada precisar eventualmente ser retransmitida nessa mesma conexao.

o IETF define a conexao

protocolo SCTP (Stream Control Transmission Protocol) (Stewart, 2000)


0 TCP, 0 SCTPprove

omo uma alternativa para servi~os de transporte de sinaliza~ao telefonica (e outras aplica,oes similares) na arquitetura TCP/IP. Assim como e confiavel. Contudo,
0 0

um servi~o orientado

SCTP e orientado a fluxos de mensagens, e nao octetos, em diversos fluxos que

omo 0 TCP.Alem disso, uma conexao SCTPpode ser "particionada" 'em como propriedade fate de serem independentes com rela~ao

a sequencia~ao

de suas

ensagens. Assim, a perda de uma mensagem de um fluxo nao interfere no envio das mensagens de outros fluxos na mesma conexao SCTP. Ha, nos padroes H.323 e Megaco/H.248 ver Capitulos 8 e 9), referencias ao uso de SCTPem substitui~ao ao TCP para 0 transporte de suas mensagens de sinaliza~ao.

3.3 Camada de aplica;ao


_-:....guns protocolos -CP P sao:
I

de aplica~ao disponfveis e bastante difundidos na arquitetura

Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) (Postel, 1982), que oferece urn servi~o store-and-forward em caixas postais para mensagens que carregam
correspondencias contendo textos (correio eletronico). Associados a servi~os de correio eletronico ha tambem protocolos importantes de acesso as caixas postais, como POP (Post Office Protocol) (Myers, 1996) e IMAP (Internet Message Access Protocol) (Crispin, 1996). File Transfer Protocol (FTP) (Postel, 1985), que fornece 0 servi~o de transferencia de arquivos .. TELNET (Postel, 1985), que oferece 0 servi~o de terminal virtual. Por quest6es relacionadas a seguran~a, esse protocolo vem perdendo espa~o para 0 SSH (Secure SHell) (Ylonen, 2005), que permite, alem de ernul a~ao de terminal, transferencia segura de arquivos ao estilo do FTP.

I I

Вам также может понравиться