Вы находитесь на странице: 1из 22

Importante:

Provas: NP 1 11/04 a 20/04NP 2 27/05 a 07/06NP 1 + NP 2 / 2 = 7 = APROVADO

Propriedade 1) Histrico Se ns somos capitalistas, a principal funo do Estado a de proteger os bens da pessoa (propriedade privada). O Estado deve garantir nossos direitos. A Constituio garante tal proteo. No adianta ter o direito subjetivo de primeira grandeza sem mecanismos de proteo. Se o Estado ofende minha propriedade, posso demandar contra o mesmo e, inclusive, se o Estado quiser retirar minha propriedade, ele deve entrar com processo, especfico em Lei (desapropriao), mediante certo valor. Ou seja, ele no pode simplesmente desapropriar o indivduo. Quando o Estado desapropria algum, deve justificar, apontando a finalidade da desapropriao. O desenvolvimento do Direito de Propriedade o mesmo dos direitos subjetivos. No Direito Romano, apenas o cidado podia ser dono do direito de propriedade, o qual o Estado poderia retirar se considerasse necessrio, no necessitando justificativas. Na Idade Mdia, o senhor feudal, que era dono, tinha seus vassalos, os quais o serviam em troca da moradia etc., mas o Sr. Feudal tambm precisava obedecer as determinaes da Igreja etc. No Iluminismo, surgem os ideais da Revoluo Francesa (igualdade, liberdade e fraternidade), com um objetivo principal. Existe, ento, a teoria do existencialismo. Ou seja, antes, o Estado era maior do que a pessoa. Agora, a pessoa maior que o Estado, o que gera um problema a este. Se me preocupar com o ser (pessoa), antes de me preocupar com o Estado, devo buscar o equilbrio entre o Estado e a pessoa. O Estado nunca maior que o cidado, mas este tambm no maior que o Estado. Se no houver equilbrio, as relaes sero conturbadas. Surgem, ento, questionamentos. No se deve ser s mais um, mas tambm no pode ser maior que o Estado. Nossa constituio busca este equilbrio, o qual encontrado na Funo Social da Propriedade. Somos a sociedade do ter; precisamos nos tornar a sociedade do ser. H o fiel da balana o Estado protege a propriedade e, desta forma, tambm o cidado. Contudo, se o indivduo no der funo social propriedade, ela vai ser dele retirada. Todos os direitos s foram protegidos, pois houve o caminho ao existencialismo. A pessoa importante, independente do Estado; contudo, o direito de propriedade caminha juntamente a esta proteo, pois o Estado protege a propriedade, mas limitadamente. Ex.: sou dona de 50 hectares;

posso plantar nele, apenas, o que for lcito. O Estado protege minha propriedade, mas se eu a utilizar de modo indevido, ele pode intervir ex.: local com queima de produto txico. Ele delimita no somente a Funo Social, mas tambm ao Direito de Vizinhana. 2) Estrutura do Direito 3) Faculdades / poderes inerentes propriedade - Usar - Gozar / Fruir - Dispor - Reivindicar O direito de propriedade direito real, e isto porque est descrito, sendo o primeiro dos direitos reais indicados na Lei (Art. 1225, I).
Art. 1.225, CC. So direitos reais: I a propriedade;

Se a propriedade for direito real, ter todas as caractersticas dos mesmos. A primeira o direito de usar a coisa, ou seja, dar coisa a utilidade que se deve, sua destinao econmica, e no apenas referente propriedade imvel, mas tambm mvel. Ex.: tem-se um veculo, posso utiliz-lo, desde que respeite as leis referentes. A outra faculdade, ius friendi, ou direito de gozar, permite que o indivduo extraia da coisa o que esta pode lhe oferecer; ou seja, se sou dona da propriedade rural, posso plantar e extrair da terra o que ela tem para me oferecer. Se for dono de imvel urbano, posso alug-lo e receber seus rendimentos, ou seja, retirar a fruio da coisa. Tem o direito de dispor da coisa. Ou seja, pode se desfazer dela. Isto feito, tal Disposio pode ser total ou parcial, representar a destruio da coisa ( teu, logo, pode jogar fora; a propriedade tua, pode abandon-la, ainda que outro se aproprie dela e que seja mais difcil abandon-la se imvel). Pode-se passar a coisa adiante. Alm disso, tem-se o direito de reivindicar a coisa, de quem quer que injustamente a detenha, inclusive o Estado. A reivindicao da coisa no a mera busca possessria, ou retomada da posse. reivindicar a propriedade da coisa. Ex.: Evico. O indivduo usufruturio, por exemplo, no tem direito de dispor da coisa, apenas de usar e gozar. O indivduo que tem o direito real de servido s tem o direito de usar a coisa, de acordo com seus limites. Antes, tinha-se enfiteuse, o que no existe atualmente (exceto as j existentes), onde o indivduo tem os direitos de usar e gozar, mas no o de fruio. Ele deve pagar certo valor (foro), o laudmio etc. Direito de usar ius abutendi. 4) Extenso do Direito de Propriedade Alm do poder de reivindicar a coisa. Tal tambm se refere ao Direito de Sequela, onde no somente se busca, mas retira o do outro. Posso buscar a propriedade onde quer que seja. Ou seja, tem-se toda esta gama de

proteo, pois estamos nos referindo ao principal direito, proteo da propriedade. Pela usucapio, algum que ingressa com a posse de um bem abandonado por seu proprietrio original, pode vir a se tornar proprietrio, de modo que a propriedade reconhecida, o poder judicirio emite sentena que serve como ttulo no registro de imveis. 5) Da descoberta art. 1233, CC
Art. 1.233, CC. Quem quer que ache coisa alheia perdida h de restitu- la ao dono ou legtimo possuidor. Pargrafo nico. No o conhecendo, o descobridor far por encontr- lo, e, se no o encontrar, entregar a coisa achada autoridade competente.

Art. 1236 se no achou o dono, deve levar autoridade competente (ex.: delegacia de polcia).
Art. 1.236, CC. A autoridade competente dar conhecimento da descoberta atravs da imprensa e outros meios de informao, somente expedindo editais se o seu valor os comportar. Art. 1.237, CC. Decorridos sessenta dias da divulgao da notcia pela imprensa, ou do edital, no se apresentando quem comprove a propriedade sobre a coisa, ser esta vendida em hasta pblica e, deduzidas do preo as despesas, mais a recompensa do descobridor, pertencer o remanescente ao Municpio em cuja circunscrio se deparou o objeto perdido. Pargrafo nico. Sendo de diminuto valor, poder o Municpio abandonar a coisa em favor de quem a achou.

Obrigao de devolver ao dono. Art. 169, pargrafo nico, CP.

Art. 169, CP. Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre: (...) Apropriao de coisa achada II quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor ou de entreg-la autoridade competente, dentro no prazo de quinze dias.

Res nullius (sem dono) Res derelictae (abandonada) Coisa perdida. O Cdigo Civil, juntamente ao Penal, traz a figura da Descoberta. H trs classes de bens que nos interessa: Res nullius (Coisas de ningum). Ou seja, quando a coisa no pertence a ningum, teoricamente, pode-se apropriar dela. Ex.: ar, peixe pescado em alto-mar (analisar se a propriedade era privada etc.), caa (tambm tem legislao especfica, bem como a pesca). Exemplo fcil: cadela sem dono, que teve filhotes. No pertenciam a ningum, de modo que posso me apoderar deles. Res derelictae (coisa conscientemente abandonada). Ex.: abandonei um livro; o que dele se apoderar primeiro vira dono. Coisa perdida: o indivduo no desEja abandonar. Ex.: indivduo tem malts, pelo qual pagou caro e que traz muitos gastos. O dono perde o emprego e, por no ter condies de cuidar dele, o deixa no pet shop. O mesmo se o cachorro ficou com medo e fugiu. ACHADO ROUBADO. Art. 169, pargrafo nico,CP. - Direito de Recompensa Ao devolver, tem-se direito recompensa, denominada achdego (Art. 1234), que pode ser cobrado judicialmente.
Art. 1.234, CC. Aquele que restituir a coisa achada, nos termos do artigo antecedente, ter direito a uma recompensa no inferior a cinco por cento do seu valor, e indenizao pelas despesas que houver feito com a conservao e transporte da coisa, se o dono no preferir abandon-la. Pargrafo nico. Na determinao do montante da recompensa, considerar-se- o esforo desenvolvido pelo descobridor para encontrar o dono, ou o legtimo possuidor, as possibilidades que teria este de encontrar a coisa e a situao econmica de ambos.

- Entrega autoridade competente.

- Indenizao do Descobridor Caso no tenha sido pago, pode-se, inclusive, entrar com ao de dano moral. Aquisio da Propriedade pelo descobridor. Alm dos poderes inerentes propriedade, tm-se suas formas de aquisio. Duas formas de o indivduo adquirir a propriedade. A coisa perdida pode transformar-se em abandonada e, desta forma, ser readquirida. Art. 1237, CC outra possibilidade de se tornar dono da coisa. Ver Pargrafo nico. Quem encontra coisa mvel alheia assume a obrigao de devolv-la ao seu dono ou possuidor. A hiptese de coisa perdida que no se confunde com res nullius (sem dono), nem com res derelictae (abandonada). Estas, quando encontradas, podem ser apropriadas, o que se opera mediante a ocupao, ressalvada a hiptese de vedao em lei. Entre coisa perdida (vacue possessionis) e abandonada (vacue dominii) o diferencial situase no animus. A perda fato no- intencional, enquanto o abandono despojamento voluntrio da coisa. Coisa perdida, portanto, a que fica sem possuidor, sem transformar-se em res nullius ou res derelictae. Entre outras causas, perde-se a propriedade pelo abandono e adquirese pela ocupao, que assenhoreamento de coisa sem dono. Para que a coisa se caracterize como perdida, indispensvel que no continue na esfera de poder do possuidor ou dono. Abordando o conceito, vista de efeitos criminais, Nlson Hungria Advertiu: Cumpre acentuar que no se pode considerar perdida a coisa que, embora ignorado o exato lugar onde foi parar, continua na esfera de custodia do dominus. Assim, o pequeno brilhante que se desprendeu de um anel, sem que o percebesse o dominus, e foi insinuar-se na greta do soalho da casa deste, no , sub specie jris, uma coisa perdida.... O atual Cdex denomina descoberta o achado de coisa alheia, enquanto o Cdigo de Bevilqua empregava o termo inveno. A descoberta fato que instaura relao jurdica entre o dono ou possuidor e o descobridor. Este assume a obrigao de devolver e, com o adimplemento, adquire o direito recompensa (praemium inventionis). Como a descoberta no constitui um negocio jurdico, entende Enneccerus que no se exige para o inventor a

capacidade de fato. Para o jurista alemo, a descoberta constitui gesto de negcio sem mandado. Nesta linha de pensamento, expe Pontes de Miranda que o achador pode ser o incapaz, absoluta ou relativamente. Porque a achada no negcio jurdico nem ato jurdico stricto sensu: nela, h o encontrar, elemento puramente ftico, e a tomada de posse, que ato- fato jurdico.... (...) Enneccerus enfatiza os elementos de que a descoberta se compe: O recolher, necessrio ao ato de se achar, no mais do que a posse imediata, seja posse alieno nomine, seja coisa que, por certo seria contra o direito- posse em nome prprio. Marcos Aurlio S. Viana sintetiza o advento da obrigao: Quem se depara com coisa perdida pode simplesmente ignor-la, deix-la onde ela se encontre, e nenhum efeito legal lhe advm. Se a recolhe, desse ato advm consequncias que o Cdigo Civil enuncia .... Ao cumprir a sua obrigao de verdadeiro gestor de negcio alheio, cumpre ao descobridor apurar, corretamente, a quem pertence a posse ou o domnio. Se a restituio efetiva-se em mos de terceiro, haver inadimplemento, embora o inventor no responda pelo ato se o praticou de boa- f. Em caso de dvida, o inventor dever requerer em juzo a definio da pessoa legitimada para receber a coisa.(...) (...) Quanto ao jus retentionis, o texto legal no explicito, mas o entendimento a que se chega que, embora justo, revela-se incompatvel com a prescrio do Cdigo Penal. que o inventor, sob pena de estar praticando ao criminosa, no prazo de quinze dias deve entregar a coisa alheia achada autoridade policial. Se h o dever legal de entrega da coisa, como admitir-se a sua reteno? Este argumento apresentado por Arnoldo Medeiros da Fonseca em sua valiosa monografia Direito de Reteno. Com respaldo em Pontes de Miranda, Silvio de Salvo Venosa admite a reteno para o possuidor de boa- f. Se o inventor, na gesto de negcio alheio, dolosamente causar prejuzos ao possuidor ou proprietrio da coisa, responder por perdas e danos, na forma do prescrito no art. 1.235 do Cdigo Civil. Caso o inventor no tome as medidas que lhe cabem por lei, o possuidor ou dono da coisa, tomando cincia da descoberta, poder ingressar em juzo com ao de restituio, exigindo do inventor o cumprimento da obrigao de dar. Este poder, se for o caso, alegar em sua defesa a prescrio aquisitiva. Principais Atributos da Propriedade 1. Exclusividade

O Direito de Propriedade exclusivo, pois no se divide; s h um detentor dos poderes inerentes propriedade. O condomnio deve ser evitado, exceto se estiverem em plena consonncia ou estiverem de acordo. Assim, a essncia do direito de propriedade que ele exclusivo. Se eu sou dona de 50% da coisa, e meu esposo, dos outros 50%, sou dona exclusiva de minha parte. Se for um carro, devo dividi-la, mas, se for vender, s eu respondo aos meus 50%. Contudo, automvel bem mvel, s podendo ter um dono oficialmente, e este quem responde oficialmente, salvo excees. 2. Perpetuidade No passvel de prescrio. Se for exercer domnio sobre a coisa, garante-se sua durao por tempo indeterminado. A Lei, contudo, traz situaes em que se pode ser surpreendido, como na ao de desapropriao do imvel, ou quando estiver diante de um desleixo/ desateno do titular do domnio, e outra pessoa faa uso da coisa, adquirindo-a por decorrncia do prazo da usucapio. Se o indivduo no recebe mais o IPTU, pode ser devido ao fato de outro ter se decretado o possuidor. Assim, pode gerar maiores conflitos na hora de se decidir qual o dono a ficar com a posse. Analisa-se, por exemplo, o fato de o dono inicial saber que o outro se encontrava em seu imvel. 3. Elasticidade e Consolidao Para ser proprietrio, o indivduo deve exercer todo o poder da propriedade. Os poderes podem, contudo, ser transmitidos a outros pelo proprietrio. Continuo dono, mas os direitos de usar, gozar e fruir, encaminhei a outra pessoa. Passados 5 anos, os direitos retornam ao dono original/ proprietrio. Tem-se, ento, tal elasticidade / consolidao. Esse mesmo dispositivo legal [art. 1231, CC] nos d o outro carter do domnio: sua exclusividade, em virtude do princpio de que a mesma coisa no pode pertencer com exclusividade e simultaneamente a duas ou mais pessoas. O direito de um sobre determinado bem exclui o direito de outro sobre o mesmo bem. Convm esclarecer que no caso do condomnio no desaparece essa exclusividade, porque os condminos so, conjuntamente, titulares do direito. O condomnio implica uma diviso abstrata da propriedade, pois cada condmino possui uma quota ideal do bem. Em razo da sua natureza de direito real, exclusivo o domnio porque o direito de seu titular exercido sem concorrncia de outrem, podendo excluir terceiros da utilizao da coisa, manifestando-se, assim, a oponibilidade erga omnes como um atributo da exclusividade. A plenitude da propriedade decorre da liberdade que o proprietrio tem de us-la como lhe aprouver, acatando as restries legais, evitando a sua utilizao abusiva e

atendendo sua funo socioeconmica. A caracterstica da perpetuidade do domnio resulta do fato de que ele subsiste independentemente de exerccio, enquanto no sobrevier causa extintiva legal ou oriunda da prpria vontade do titular, no se extinguindo, portanto, pelo no uso. Tal perpetuidade no significa que um bem deve pertencer sempre ao mesmo titular, visto que os homens duram, em regra, menos do que os bens de que so donos. Compreende sua perpetuidade a possibilidade de sua transmisso, que at um dos meios de tornar durvel a propriedade, por um lapso de tempo indefinido, uma vez que o adquirente o sucessor do transmitente, a ttulo singular ou universal, recebendo todos os seus direitos sobre a coisa transmitida. A estes caracteres Orlando Gomes acrescenta o da elasticidade, pois o domnio pode ser distendido ou contrado, no seu exerccio,conforme lhe adicionem ou subtraiam poderes descartveis.Modos de Aquisio da Propriedade Imobiliria 1. Registro Registro de Ttulo
Art. 1.245, CC. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis. 1 Enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. 2 Enquanto no se promover, por meio de ao prpria, a decretao de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imvel. Art. 1.246, CC. O registro eficaz desde o momento em que se apresentar o ttulo ao oficial do registro, e este o prenotar no protocolo. Art. 1.247, CC. Se o teor do registro no exprimir a verdade, poder o interessado reclamar que se retifique ou anule. Pargrafo nico. Cancelado o registro, poder o proprietrio reivindicar o imvel, independentemente da boa-f ou do ttulo do terceiro adquirente.

Para adquirir a propriedade imvel por ttulo (entregar registro no Registro Imobilirio, indicando a propriedade), necessrio que se tenha, obrigatoriamente, o registro. Ou seja, no adianta ter comprado e ido ao Tabelio de Notas fazer a Escritura, sem levla ao Cartrio de ReGistro de Imveis. Para ser direito real (ser considerado dono efetivo), deve-se lev-lo e fazer o registro, pois, sem ele, no ser dono, correndo riscos atravs desta desdia. Logo, os negcios jurdicos, em nosso sistema jurdico, no so hbeis para transferir o domnio de bem imvel. Para que se possa adquiri-lo, alm do acordo de vontades entre adquirente e transmitente imprescindvel o registro do ttulo translativo na circunscrio imobiliria competente (...), sendo necessria, como se v, a participao

do Estado por intermdio do serventurio que faz esse registro publico sem o qual no h transferncia de propriedade. Devers, preceitua o art. 1.245, 1, do Cdigo Civil que enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. Antes do registro s h mero direito pessoal (RT, 184: 73). (...) Para completar essas normas dispe o Cdigo Civil no art. 1.246 que o registro eficaz desde o momento que se apresentar o ttulo ao oficial do registro, e este o prenotar no protocolo, protocolo este que constitui a chave do registro geral, destinando-se ao apontamento de todos os ttulos apresentados diariamente para serem registrados (Lei n. 6.015/73, art. 174). o nmero de ordem do ttulo no livro do protocolo que vai determinar a prioridade do ttulo e a preferncia do direito real (art. 182 do mesmo diploma legal). desse apontamento, diz Walter Ceneviva, que se assinala a entrada em cartrio do ttulo, dando origem ao comeo da oponibilidade aos terceiros e publicidade. O registro encontra disciplina no princpio tempus regit actum; sujeito lei vigente ao tempo da apresentao do ttulo, pouco importando a data do contrato (TJSP, JP, 25: 172). Surgindo a falncia ou insolvncia do alienante entre a prenotao do ttulo e seu registro por atraso do oficial ou dvida julgada improcedente (Lei n. 6.015/73, arts. 203 e 215), far-se-, no obstante, o assento exigido, que retroage, nesse caso, data da prenotao. Acrescenta o art. 215 da Lei n. 6.015/73 que nulos sero os registros efetuados aps a sentena de abertura de falncia ou do termo legal nela fixado, salvo se a apresentao tiver sido feita anteriormente, nos moldes do art. 182 dessa mesma lei. O adquirente, assim que for notificado da falncia ou da insolvncia do alienante, dever depositar o preo em juzo (CPC, art. 890 e 1 a 4). A Lei de Falncias (Lei n. 11.101/2005), no art. 129, VII, estatui que no produzem efeitos relativamente massa, tenha ou no o contratante conheimento do estado de crise econmico-financeira do devedor, seja ou no inteno deste de fraudar credores, os registros de direitos reais ou de transferncia de propriedade por ato inter vivos, por ttulo gratuito ou oneroso, ou a averbao relativa a imveis realizados aps a decretao da falncia, salvo se tiver havido prenotao anterior. A Lei n. 6.015/73,em seus arts. 182 e s., regula o processo de registro sendo necessria para que o assento seja efetivo a perfeita individuao do imvel transmitido, com a indicao de todas as suas caractersticas, para que terceiros no o confundam com outro pertencente ao mesmo transmitente. Atributos do registro: a) Constitutividade. b) Prioridade ou preferncia c) Fora probante (juris tantum) d) Continuidade

e) Publicidade f) Legalidade g) Especialidade O registro constitutivo, constitui a propriedade. por isso que autores de DPC afirmam que a sentena da usucapio constitutiva (h quem diga ser declaratria), pois se ordena o registro, investindo o outro no direito de propriedade, que se d a partir do registro. A sentena declaratria declara o que j existe ex. paternidade. O indivduo no vira pai, j (ou no). Se o mesmo se recusar a fazer o exame e o juiz declar-lo, por conta da precluso, tem-se a discusso quanto paternidade, pois sempre haver a dvida. Alm de constitutivo, possui a prioridade ou preferncia. Quem registra primeiro o dono. Se eu, dono, fui ao tabelio de notas em SP, e fiz escritura de compra e venda ao Rogrio e, uma semana depois, venho ao registro de Barueri e fao a escritura ao Marcelo, o qual vai primeiro, chegando l, afirmam estar errado, impedindo. Assim, tem-se documento para mover ao de cobrana, indenizatria etc., mas no se pode obrigar a modificar a incluso do registro do Marcelo no lugar do registro do Rogrio. Hipoteca - Quem tem direito a receber primeiro quem registrou a hipoteca primeiro. Se o devedor no pagar, o segundo deve esperar o pagamento do primeiro para dar-lhe continuidade, pois no formalizou o registro primeiro. Tem-se, tambm, a fora probante do registro. O registro a prova, mas no Iuri et Iuri, ou seja, esta no absoluta, pois admite contestao. Tem a caracterstica da continuidade. Assim, deve-se contar a histria corretamente. Outro atributo: publicidade. Se o imvel tem seu registro devidamente lanado junto matrcula, qualquer pessoa pode pedir a certido de matrcula atualizada, a qual deve ser idntica original, preferencialmente sem o prazo de 60 dias. O atributo da legalidade diz que o registro deve ser de acordo com a Lei 6.015/73 LRP (Lei Registros Pblicos). Por ltimo, o atributo da especialidade, pois o bem deve estar minuciosamente descrito, com todas suas peculiaridades, e da mesma forma os registros. O advogado preguioso escaneia o registro, copia e cola e no l com a devida ateno. Ao preencher a declarao do ITCMD, faz CTRL+C da petio para o site do imposto fiscal. Se houver qualquer discrepncia entre a matrcula e o que alegado, deve-se fazer novamente. O imvel descrito no documento 5 deve estar anexo. Distines Terminolgicas a) Matrcula

b) Registro Todo e qualquer ato de disposio total ou parcial da propriedade, alm dos atos de constituio de direito real sobre coisa alheia. c) Averbao Alteraes secundrias A Lei que trata do Registro a Lei 6.015/1973. Lei que trata das disposies dos registros pblicos. A partir do Art. 167. No caso de dvidas, tal lei quem auxilia. Art. 167, L. 6.015/73 - No Registro de Imveis, alm da matrcula, sero feitos. (Renumerado do art. 168 com nova redao pela Lei n 6.216, de 1975). I - o registro: (Redao dada pela Lei n 6.216, de 1975). 1) da instituio de bem de famlia; (...) No Art. 227, tem-se a informao a respeito da matrcula, que o primeiro registro do imvel. O Art. 228 trata sobre registros anteriores, quanto a cadastros, informaes pretritas etc. Art. 227, L. 6.015/73 - Todo imvel objeto de ttulo a ser registrado deve estar matriculado no Livro n 2 - Registro Geral - obedecido o disposto no art. 176. (Renumerado do art. 224 com nova redao pela Lei n.6216, de 1975).
Art. 228, L. 6.015/73 - A matrcula ser efetuada por ocasio do primeiro registro a ser lanado na vigncia desta Lei, mediante os elementos constantes do ttulo apresentado e do registro anterior nele mencionado. (Renumerado do art. 225 com nova redao pela Lei n 6.216, de 1975).

O Art. 168 trata sobre as leis civis. No lugar de inscrito, l-se registrado. Os atos de registro se encontram a partir do Art. 236.
Art. 168, L. 6.015/73 - Na designao genrica de registro, consideram-se englobadas a inscrio e a transcrio a que se referem as leis civis. (Renumerado do art. 168 2 para artigo autnomo pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 236, L. 6.015/73 - Nenhum registro poder ser feito sem que o imvel a que se referir esteja matriculado. (Includo pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 246, L. 6.015/73 - Alm dos casos expressamente indicados no item II do artigo 167, sero averbados na matrcula as subrogaes e outras ocorrncias que, por qualquer modo, alterem o registro. (Renumerado do art. 247 com nova redao pela Lei n 6.216, de 1975). Pargrafo nico - As averbaes a que se referem os itens 4 e 5 do inciso II do art. 167 sero feitas a requerimento dos interessados, com firma reconhecida, instrudo com documento comprobatrio fornecido pela autoridade competente. A alterao do nome s poder ser averbada quando devidamente comprovada por certido do Registro Civil. Art. 246. As averbaes esto lanadas ponto-a-ponto no 167, II. Elas se referem a alteraes secundrias do imvel, mas que so necessrias transferncia do imvel. Art. 167,II, L. 6.015/73 - a averbao: (Redao dada pela Lei n 6.216, de 1975). 1) das convenes antenupciais e do regime de bens diversos do legal, nos registros referentes a imveis ou a direitos reais pertencentes a qualquer dos cnjuges, inclusive os adquiridos posteriormente ao casamento;

Imagine-se que o indivduo (A) adquiriu o bem em 10/1/2005. Depois, casou-se (B) pelo regime de comunho de bens em 5/6/2008. Ento, A divorciou-se de B em 7/7/10, e faleceu em 8/1/11, deixando trs filhos maiores (!!!). Ato de aquisio passvel de registro. Quando se divorciou, levou o formal de partilha a registro, levando a certido de casamento nele e

levando a carta de sentena para levar o que fora distribudo. Os herdeiros, ao morrer o pai, vo ao Tabelio de Notas com o fim de provar a legitimidade e adquirir a posse. Toda a histria da averbao deve ser contada, pois, se assim no for, no se comprova a real posse. Obs.: se a separao de fato no chegou h dois anos, pode ter direito, a no ser que tenha sido o causador da separao. Suprstite. Denominao dada ao cnjuge sobrevivente, utilizada especialmente no direito sucessrio com referncia meao dos bens deixados pelo cnjuge falecido. No h limites para inventrio extrajudicial, mas todos devem ser maiores e estar de acordo na partilha. No necessrio, neste caso, ser homologado judicialmente. Ex. de averbao que transmite direitos usufruto vitalcio. Aquisio da Propriedade Imobiliria Acesso Art. 1.248, CC. A acesso pode dar-se: I - por formao de ilhas; II - por aluvio; III - por avulso; IV - por abandono de lveo; V - por plantaes ou construes. pela

- Modo originrio - Direito em razo do qual o proprietrio de um bem passa a adquirir o domnio de tudo aquilo que a ele adere. Pela acesso maneira de aquisio originria, ou seja, ningum ir transmitir a propriedade ao indivduo; ele ir adquiri-la ou por fora de razo natural, ou pelo fato de ter plantado ou edificado (construdo) em determinado terreno. As perguntas quanto s acesses, tanto laterais quanto da atividade humana, que percebe-se que, existia objeto/ propriedade anterior, principal, e esta acrescida/ aumentada, por fora de uma ao da natureza ou em virtude de uma razo humana, e este acrscimo/ aumento ser incorporado propriedade anteriormente existente. Isto por fora do Princpio da Aderncia; se algo me pertence, pressupese que aquilo que est no solo que me pertence, me pertence tambm; se for dona da casa, h um pressuposto que sou dona do que est dentro da mesma. Percebem- se a duas modalidades de acesso: a) a natural que se d quando a unio ou incorporao da coisa acessria principal (acessio cedit principali) advm de acontecimento natural. A formao de ilhas, o aluvio, a avulso e o

abandono de lveo constituem casos desse tipo de acesso, pois se produzem de modo espontneo sem que haja qualquer interveno humana; e b) a industrial ou Artificial, quando resulta de trabalho do homem. Pertencem a essa modalidade as plantaes e as construes de obras. Em todas essas formas de acesso h necessidade de dois requisitos: a) a conjuno entre duas coisas, at ento separadas; e b) o carter acessrio de uma dessas coisas, em confronto com a outra. A coisa acedida a principal, e a acedente, a acessria. Com isso surgem dois problemas jurdicos: o da atribuio do domnio da coisa acedente principal e o das consequncias patrimoniais decorrentes da acesso. A primeira questo encontra sua soluo na regra de que o acessrio segue o principal. O proprietrio do principal o ser do acessrio, devido a um fundamento de ordem prtica, ante a inconvenincia de destacar o que acede, tanto econmica como juridicamente, pois prefervel atribuir a propriedade do todo ao dono da coisa principal a estabelecer um condomnio indesejado e de difcil administrao, dada a grande desproporo entre os valores dos quinhes de cada um dos condminos. Da a aceitao de que a aquisio da propriedade da coisa acedente deve operar-se em favor do dono do prdio a que adere. E o segundo problema, como veremos mais adiante, submete-se ao princpio que veda o enriquecimento indevido, que procura remediar a injustia da primeira soluo, conferindo, ao proprietrio desfalcado, sempre que for possvel, a indenizao que lhe cabe. Cinco formas de acesso: Duas modalidades 1. Acesso natural Destaca- se dentre as acesses naturais a formao de ilhas (CC, art. 1.248, I) em correntes comuns ou particulares, em virtude de movimentos ssmicos, de depsito paulatino de areia, cascalho ou fragmentos de terra, trazidos pela prpria corrente, ou de rebaixamento de guas, deixando descoberto e a seco uma parte do fundo ou do delito. Pertencero essas ilhas, conforme o prescrito no art. 23. 1 e 2, do Cdigo de guas, e no art. 1.249, I a III, do Cdigo Civil, ao domnio particular, ou seja, aos proprietrios ribeirinhos, desde que se observem as seguintes regras a) Formao de ilhas Art. 1.249, I, CC Se as ilhas se formam no meio do rio sero distribudas aos terrenos ribeirinhos, na proporo de suas testadas, at a linha que dividir o lveo em duas partes iguais. Segundo o art. 9 do Cdigo de guas, o lveo a superfcie que as guas cobrem sem transbordar para o solo natural e ordinariamente enxuto. E a diviso do rio que banha duas ou mais propriedades feita por

uma linha mediana imaginaria, em sentido longitudinal, que corta o lveo ao meio. Assim, at o meio do lveo, pertence a ilha ao proprietrio ou proprietrios fronteiros da margem esquerda e a outra metade ao proprietrio ou proprietrios da margem direita. P.ex.: se nascer uma ilha num rio que atravessa os domnios de A, B, C, cada um receber a poro que surgiu de seu lado (...) Art. 1.249, II, CC. Se as ilhas surgirem entre a linha mediana do rio e uma das margens, sero tidas como acrscimos dos terrenos ribeirinhos fronteiros desse mesmo lado, nada lucrando os proprietrios situados em lado oposto. A acesso da ilha formada, neste caso, pertencer exclusivamente ao proprietrio B, da margem esquerda. Art. 1.249, III, CC Se um brao do rio abrir a terra, a ilha que resultar desse desdobramento continua a pertencer aos proprietrios custa de cujos terrenos se constituiu. Se o rio for pblico, a ilha formada pelo desdobramento do novo brao pertencer ao domnio pblico, mediante prvia indenizao ao proprietrio que foi prejudicado (Cdigo de guas, art. 24 e pargrafo nico). (...) A ilha de propriedade exclusiva de Cporque o rio, ao criar novo brao na margem direita, invadiu o terreno de C, formando uma ilha,diminuindo seu domnio. Art. 1.249, CC. As ilhas que se formarem em correntes comuns ou particulares pertencem aos proprietrios ribeirinhos fronteiros, observadas as regras seguintes: I - as que se formarem no meio do rio consideram-se acrscimos sobrevindos aos terrenos ribeirinhos fronteiros de ambas as margens, na proporo de suas testadas, at a linha que dividir o lveo10 em duas partes iguais; II - as que se formarem entre a referida linha e uma das margens consideram-se acrscimos aos terrenos ribeirinhos fronteiros desse mesmo lado; III - as que se formarem pelo desdobramento de um novo brao do rio continuam a pertencer aos proprietrios dos terrenos custa dos quais se constituram. Formao de ilhas h proprietrios com terreno de um e outro lado da margem do rio, sendo que o rio passa pelo meio. Em razo dos depsitos de sedimentos, ou em razo de qualquer acidente natural, forma-se, na frente destes prdios, uma ilha. Nota: no banco de areia, mas uma ilha, onde se pode plantar, criar bois, vacas etc. Muito comum no Maranho.

Primeira modalidade ilha que se forma pelos sedimentos. Formou a ilha; devo seguir linha imaginria nos limites dos terrenos, A, B e C. Tece-se, ento, linha imaginria divisria no meio do leito do rio, e verifica-se como ser partilhada a ilha. Dividida no meio o pedao da margem esquerda (A), fica para quem est na margem esquerda, e o mesmo ocorre direita (B) e abaixo (C). No caso de formar-se uma ilha no terreno de C, ou nele houver mais gua, o terreno no ser novamente dividido, pois, se assim fosse, C teria perdas. b) Aluvio Prpria Imprpria afastamento do lveo A aluvio acontece quando, durante um longo perodo de tempo, em razo de acrscimos paulatinos de sedimentos, vai havendo um depsito de sedimentos na margem do rio, e, o proprietrio que tinha um tamanho, passa ter um maior, por fora do depsito de sedimentos. O terreno de B tinha 200 metros de profundidade (frente) por cinquenta de fundo. O terreno passou a ter 220 metros de profundidade. Assim, aumenta o terreno com a diminuio do rio. Art. 1250 - Aluvio prpria. Depsitos paulatinos, sedimentos imperceptveis. Art. 1.250, CC. Os acrscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depsitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das guas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenizao. Outra maneira de aluvio ex. concurso: Disserte sobre a aluvio imprpria. De um lado, tem-se o aterro que se forma durante milhares de anos; de outro, uma diminuio do volume de gua do rio Afastamento do lveo (leito do rio). Ento, o rio que tinha tamanho X tem diminuio no tamanho da gua, aumentando o terreno. Obs.: para terse aluvio imprpria, o rio deve ser perene, ou seja, sempre tem volume de gua (Rio Amazonas, Negro, Tiet etc.). H rios que, ao ter diminuio, quase secam ex. pantanal), onde, na seca, o rio seca e, quando chove muito, enche. O indivduo no poder dizer ser dono de tal pedao pois, quando chover novamente, o rio encher e no ser de ningum. Leva-se em considerao, contudo, vrias coisas. Quando o CC diz a respeito. Temos cdigo de guas, que trata do assunto, mas a legislao ambiental muito mais rgida. O nascedouro, ou rea de fazo (?) do rio. H legislao ambiental em que no se podem fazer aterros na nascente. No nosso caso, deve ser algo formado pela natureza, sem ao humana. Conforme o art. 1.250 do Cdigo Civil, os acrscimos que, sucessiva e imperceptivelmente, se formaram por depsitos ou aterros naturais ou pelo desvio das guas dos rios, pertencem aos donos dos terrenos

marginais, sem indenizao. Porm, de acordo com os arts. 16 e 17 do Cdigo de guas no mais pertencem aos proprietrios marginais aqueles acrscimos formados nas margens de guas pblicas ou dominicais. Tal aluvio tida como bem pblico dominical, ser no estiver destinada ao uso comum ou se por algum ttulo no for do domnio particular (art.. 16, 1, do Cdigo de guas Dec. Lei n. 24.643/34). Pertence ela ao proprietrio marginal se se formar margem das correntes comuns ou das correntes pblicas de uso comum. Acrescenta o art. 18 do Cdigo de guas que, quando a aluvio se formar em frente a prdios pertencentes a proprietrios diversos, far-se- a diviso entre eles, em proporo testada que cada um dos prdios apresentava sobre a antiga margem. O art. 1.250, pargrafo nico, do Cdigo Civil contm prescrio idntica. E o proprietrio do imvel de onde saram as pores de terra, que , por fato de natureza, se acrescentaram ao de outro, no ter direito a nenhuma indenizao, visto que o evento se deu de modo paulatino e vagaroso, tornando impossvel a apreciao da quantidade acrescida em imOvel alheio. Washington de Barros Monteiro observa que o poder pblico autorizado por esse mandamento poder impedir a formao de ilhas e de depsitos de terrenos aluviais, mediante dragagem e limpeza das margens. Colin e Capitant ensinam que constituda estar a aluvio desde que os aterros ultrapassem o nvel da gua, na poca das grandes cheias. O proprietrio que se beneficiar com a aluvio oriunda de desvio de guas de um rio no est obrigado a ressarcir aquele que suportou o refluxo. Este dever suportar o dano sozinho. No se considerava como terreno aluvial o solo descoberto pela retrao de guas dormentes (aluvio imprpria), como lagos e tanques; por isso o art. 539 do revogado Cdigo Civil estatua que os donos dos terrenos confinantes no os adquiriam, como no perdiam os que as guas invadissem. Isto era assim porque com o recuo das guas no havia acrscimo paulatino ou lento, formado por depsito de materiais arrastados pelas correntes, contrariando assim a definio de acesso. Entretanto, se o lago ou a lagoa fosse pertencente ao domnio particular, claro estaria que o proprietrio marginal adquiriria as terras oriundas da retrao das guas. Igualmente, no se consideram como aluvio os aterros artificiais ou acrscimos de terras feitos pelo proprietrio ribeirinho para alterar a conformao perifrica de seu imvel, sem prejuzo de terceiros. Se causar dano a algum dever ressarci-lo na

forma do direito comum. A esse respeito sugestivas so as palavras de Brugi: a aluvio obra da natureza e no do trabalho humano, no podendo, pois, ser produzida artificialmente. Ex.: aeroporto do Japo, feito em cima de um aterro. c) Avulso Antes Depois Avulso tinha-se um rio, com margem esquerda e direita, com um proprietrio cada. Em razo de algo natural, parte da terra de B solta-se de sua terra, caminha pelo leito do rio e cola na margem do outro lado. O dono adquirir a propriedade do acrscimo, e indenizar o outro. Ou, ento, no pagando indenizao, ningum houver reclamado em um ano.
Art. 1.251, CC. Quando, por fora natural violenta, uma poro de terra se destacar de um prdio e se juntar a outro, o dono deste adquirir a propriedade do acrscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenizao, se, em um ano, ningum houver reclamado. Pargrafo nico. Recusando-se ao pagamento de indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever aquiescer a que se remova a parte acrescida.

O quantum indenizatrio dever ter por base a extenso do acrscimo ocorrido. Cabe a propriedade ao dono do prdio favorecido, mediante o pagamento do seu respectivo valor ao proprietrio reclamante (CC, art. 1.251, e Cdigo de guas, art. 20), que, contudo, no ter direito a outras indenizaes, pois o deslocamento avulsivo advm de acontecimento natural, e ningum responde pelo fortuito. Mas, se o dono do imvel que sofreu a avulso no reclamar aquela indenizao dentro do prazo decadencial de um ano, perder o direito de receb-la e o proprietrio do prdio favorecido adquirir a propriedade do acrscimo, sem efetuar qualquer pagamento a titulo indenizatrio. E, se se recusar ao pagamento dessa indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever permitir a remoo da parte acrescida (CC, art. 1.251, pargrafo nico) sob pena de haver enriquecimento indevido ou de sofrer ordem judicial para que aquela retirada se d. Como se v, o dono do prdio acrescido dever optar entre o pagamento da frao de terra deslocada em seu proveito ou concordar com a sua remoo. Do lveo abandonado (Art. 1252). Art. 1.252, CC. O lveo abandonado de corrente pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens, sem que tenham indenizao os donos dos terrenos por onde as guas abrirem novo curso, entendendo-se que os prdios marginais se estendem at o meio do lveo. lveo abandonado de recurso natural, desvio de recurso de gua. Em casos provocados, direito de vizinhana ou cdigo de guas. Finalmente, tem-se a acesso natural por abandono de lveo (CC, art. 1.248, IV) por um rio

que seca ou que se desvia em virtude de fenmeno natural. O lveo , segundo o art. 9 do Cdigo de guas, a superfcie coberta pelas guas. O art. 10 do Cdigo de guas disciplina o regime jurdico do lveo quando ainda coberto pelas guas, no sendo, portanto, aplicado acesso porque esse meio aquisitivo da propriedade caracteriza-se quando surge a questo da atribuio da propriedade da rea descoberta em razo do abandono do leito do rio. Pelos arts. 1.252 do Cdigo Civil e 26 do Cdigo de guas, o lveo abandonado de corrente pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens, sendo que a diviso se far tendo por base a linha mediana do lveo abandonado, pertencendo a cada um na extenso de sua testada, por uma linha perpendicular da margem, nos pontos extremos, linha mediana do lveo. Portanto, efetua-se essa diviso do mesmo modo que a repartio de ilhas. Alm disso, acrescentam os artigos acima referidos, os donos dos terrenos por onde as guas natural e acidentalmente abrirem novo curso no tero nenhum direito de ser indenizados, por se tratar de fora maior que no pode ser evitada. Se a alterao do rumo de guas se der por ato humano, o prejudicado far jus indenizao correspondente ao valor das guas submergidas e, se houve conduta irregular da parte contrria, poder, na lio de Matiello, reclamar o desfazimento da obra e o retorno das guas ao curso original. Se, porm, a mudana da corrente se der por utilidade pblica, o prdio ocupado pelo novo lveo deve ser indenizado e o lveo abandonado passa a pertencer ao expropriante para que se compense da despesa feita (Cdigo de guas, art. 27). Neste ltimo caso no h acesso porque o abandono do lveo foi artificial. Embora o conceito de lveo abandonado (alveus derelictus), como forma de acesso, requeira o abandono permanente do antigo leito do rio, possvel que o rio volte, em consequncia de fatos naturais, ao seu antigo curso, caso em que ocorrem duas situaes: 1) quando o desvio se der naturalmente, o retorno do rio ao lveo antigo recompe a situao dominial anterior, ou seja, aqueles que eram os proprietrios dos terrenos invadidos pelo novo curso do rio voltam a s-lo com o retorno, sem direito a qualquer indenizao (Cdigo de guas, art. 26, pargrafo nico); 2) quando o abandono resulta da ao humana, retornando o rio ao leito antigo, continuar a pertencer ao expropriante (Cdigo de guas, art. 26, pargrafo nico), a no ser que os antigos donos, preferindo obter de volta suas propriedades, resolvam indenizar o Estado.

Todas as formas de acesso natural se processam, como vimos, de imvel a imvel. 2. Acesso Artificial a) Plantaes b) Construes Se tenho terreno e fao construes ou plantaes em meu terreno, pressupe-se ser meu. Contudo, se planto com sementes alheias, se planto com minhas sementes em terreno alheio, construo em meu terreno com material alheio ou construo em terreno alheio com meu material. Se o bem construdo for em muito superior ao terreno, pode-se haver indenizao judicial, se no houver acordo. Se o proprietrio concordar em vender, de modo que o dono do terreno 1 comprar tambm o 4, no ocorre venda, mas permuta. Se houver acordo, o mais interessado (que construiu) paga a permuta no Registro.
Art. 1.255, CC. Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietrio, as sementes, plantas e construes; se procedeu de boa-f, ter direito a indenizao. Pargrafo nico. Se a construo ou a plantao exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que, de boa-f, plantou ou edificou, adquirir a propriedade do solo, mediante pagamento da indenizao fixada judicialmente, se no houver acordo.

Art. 1.256, CC. Se de ambas as partes houve m-f, adquirir o proprietrio as sementes, plantas e construes, devendo ressarcir o valor das acesses. Pargrafo nico. Presume-se m-f no proprietrio, quando o trabalho de construo, ou lavoura, se fez em sua presena e sem impugnao sua. Essa modalidade de acesso possui carter oneroso e se submete regra de que tudo aquilo que se incorpora ao bem em razo de uma ao qualquer, cai sob o domnio de seu proprietrio, ante a presuno jris tantum contida no art. 1.253 do Cdigo Civil, que assim reza: toda construo ou plantao existente em um terreno presume-se feita pelo proprietrio e sua custa, at que se prove o contrrio. O dono de um imvel adqire, mediante a acesso, os bens mveis que a este se incorporarem, pouco importando o preo das construes e plantaes, em relao ao valor do solo. Isto assim porque nesse dispositivo aplica-se o princpio de que o acessrio segue o principal. Como se trata de presno jris tantum preciso verificar os casos em que as semeaduras, plantaes e construes no pertencem, comprovadamente, ao dono do solo a que se incorporam. Trs so essas hipteses: 1) Quando o proprietrio do imvel constri ou planta em terreno prprio, com sementes ou materiais alheios, adquire a propriedade destes, mas fica obrigado a pagar-lhes o valor, alm de responder por perdas e danos, se agiu de m-f (CC, art. 1.245). No perder ele a propriedade da semeadura ou da construo, que, acedendo ao terreno, a ele se incorpora, porque

antieconmico e intil destruir ou danificar um bem. No h interesse social algum nessa destruio. Porm, o proprietrio dos materiais ou das sementes e vegetais tem direito de receber uma indenizao correspondente ao valor dessas coisas, em consequncia do princpio de que a ningum licito se enriquecer custa de outrem. Pagando-se o valor dos materiais e sementes deixa de haver locupletamento ilcito do proprietrio; contudo se houver qualquer prejuzo ao dono dos materiais ou das plantas, superior quele valor,o mesmo no ser ressarcido ante a boa f do outro interessado. Entretanto se o dono do imvel agiu d ema f, sabendo ser alheio o material empregado, responder no s pelo valor das acesses, calculado segundo o tempo em que os moveis se imobilizaram, como tambm pelas perdas e danos sofridos pelo dono dos bens utilizados indevidamente. 2) Quando o dono das sementes e materiais de construo plantar ou construir em terreno alheio, perder em proveito do proprietrio do imvel as sementes, as plantaes e as construes, podendo ser at, se comprovada sua m f, compelido a repor, se possvel for, as coisas no estado anterior, pagando todos os prejuzos que causou; mas se estava de boa-f ter direito a uma indenizao, embora perca suas construes ou plantaes (CC, art. 1.255). Mas se a construo ou plantao vier a exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que plantou ou edificou de boa f passar a ser o proprietrio do solo, mediante o pagamento de indenizao cujo quantum ser fixado judicialmente, no havendo acordo (CC, art. 1.255, pargrafo nico). O trabalho de quem construiu e plantou, na convico de que edificava e lavrava em terreno prprio, deve, se valorizou o solo, prevalecer sobre o interesse do proprietrio inerte. Ter-se-ia uma acesso invertida, em que se consideram a construo e a plantao como principal, descaracterizando o princpio de que o acessrio segue o principal. Este artigo s aplicvel s construes ou plantaes novas, no abrangendo melhoramentos, reparaes ou reconstrues, ou seja, as benfeitorias. Urge no confundir a acesso artificial com a benfeitoria. Clvis Paulo da Rocha pondera, com muita propriedade, que as benfeitorias so as despesas feitas com a coisa, ou obras feitas na coisa,com o fito de conserv-la, melhor-la ou embelez-la, e acesses artificiais so obras que criam uma coisa nova e que se aderem propriedade anteriormente existente. A acesso a aquisio de uma coisa nova pelo proprietrio dela. No constitui uma acesso a conservao de plantaes j existentes, pela substituio de algumas plantas

mortas. Esse caso uma benfeitoria, por no haver nenhuma alterao na substancia e na destinao da coisa. Se fizermos um pomar em terreno alheio, onde nada havia anteriormente, teremos uma acesso por plantao, que se caracteriza pela circunstncia de produzir uma mudana, ainda que vantajosa, no destino econmico do imvel, alterando sua substncia. Alm disso, na acesso,a boa f elemento imprescindvel para que haja indenizao; na benfeitoria, ela irrelevante, quando se tratar de benfeitoria necessria. Na benfeitoria h, at certo ponto, uma caracterstica de gesto de negcio, onde se faz presente o princpio da solidariedade humana e do no- locupletamento. Na acesso o possuidor visa somente o seu prprio interesse, sem se preocupar com o do proprietrio. Os arts. 1.219 e 1.220 do Cdigo Civil admitem a reteno para as benfeitorias necessrias e teis, tendo por fundamento a posse jurdica. Nada h em nosso sistema jurdico que permita o direito de reteno por acesso, em razo do direito de ressarcimento. Na acesso o proprietrio do imvel paga o justo valor dos materiais e da mo de obra, e na benfeitoria licito ao proprietrio optar entre o valor atual e o seu custo, como j pudemos apontar alhures. No parece possvel concluir que a lei no distinga as benfeitorias das acesses. Como o proprietrio malicioso no pode tirar proveito de seu comportamento ilcito, o art. 1.256 do Cdigo Civil estabelece que, se ambas as partes estiverem de m f, o proprietrio adquire as sementes, plantas e construes devido circunstncia da acesso artificial ser uma modalidade aquisitiva do domnio, ficando, porm, obrigado a indenizar o seu respectivo valor. Presume-se m f no proprietrio quando o trabalho de construo ou lavoura se fez em sua presena e sem sua impugnao (art. 1.256, pargrafo nico). Caso em que se entende que o edificador ou lavrador se encontrava de boa f, dado o consentimento tcito do dono da terra. 3) Quando terceiro de boa f planta ou edifica com semente ou material de outrem, em terreno igualmente alheio, aplica-se o disposto no artigo antecedente, sendo que o dono das sementes ou dos materiais poder cobrar do proprietrio do solo a indenizao devida, quando no puder hav-la do plantador ou construtor (CC, art. 1.257, pargrafo nico). Aquisio da Propriedade Imvel pela Usucapio 1) Conceito: Usucapio. Aquisio de propriedade, decorrente da posse pacifica e incontestada de um bem durante prazo fixado por lei. Aquisio da Propriedade pela usucapio uma forma originria de aquisio da propriedade. Isto quer dizer que no haver transmisso, ou seja, ningum entregar a propriedade a voc por fora

de ttulo de transmisso, doao, compra e venda etc. Na usucapio, a aquisio originria, pois o indivduo adquire a propriedade em virtude da posse prolongada. 2) Fundamento: Como fundamento da usucapio, tem-se em primeiro lugar a necessidade de que a propriedade seja utilizada para que venha a atingir o seu fim social, ou seja, seja usada, e, alm disso, existe a necessidade da regularizao da situao daqueles que efetivamente esto no exerccio prolongado da posse. 3) Requisitos a) Pessoais b) Reais c) Formais No que concerne aos requisitos, se dividem em subjetivos ou pessoais. Pessoais so aqueles que envolvem alguma qualidade especfica do sujeito, por ex.: o indivduo que ingressa com ao de usucapio especial urbana, s pode ingressar com a mesma uma nica vez; indivduo ingressa com usucapio especial rural, tendo que demonstrar ser, efetivamente, produtor rural, de modo que, se no o fizer, no cumpre requisito para a aquisio da propriedade por esta modalidade. Real quais so os bens imveis que podem ser objeto da usucapio? Posso usucapir bem pblico? Terra devoluta? No. Outro ex.: na usucapio urbana especial, o imvel precisa estar em rea urbana. Na usucapio rural, precisa estar em lugar rural, pois requisito essencial. Ex.: o Brasil possui dois tipos de impostos envolvendo a rea territorial: 1 - IPTU Imposto Predial Territorial Urbano. 2 - ITR Imposto Territorial Rural. Qual a competncia de lanamento e recolhimento do imposto Urbano? Municipal. Qual a competncia de tributao e arrecadao do ITR? Federal. O que fazem 99,999...% dos municpios com buraco em sua arrecadao? Transformam reas naturalmente rurais em urbanas. Ento, tem-se guerra fiscal at entre reas federais e municipais. No s delimitar o permetro para ser urbano; necessrio ter via pblica, iluminao, saneamento etc. Em 98,999...% dos municpios que transformam reas rurais em urbanas, o fazem para cobrar e, quem sabe, posteriormente fazer a via para o poste, cascalho para asfalto etc., isto se o morador no precisar faz-lo por si. Ento, deve-se analisar para saber se rea rural ou urbana. Ento, ocorreu um pequeno problema tipo de critrio que no funciona, mas o que se tem: qual a competncia de tributao? Est em permetro urbano ou rural? Prefeitura, mediante comprovao de todas estasobras. Com relao aos requisitos formais, tem-se, em primeiro lugar, a posse; em segundo, o

justo ttulo e a boa-f e, claro, o prazo para a Prescrio Aquisitiva. Exemplo do Chiluk, proprietrio de posse justa. Certo dia, ele sai para tomar cafezinho, e a Fernanda ingressa em imvel a ele pertencente, nele ficando. A Fernanda ficou 10 anos. Ento, Chiluk entra com ao de reintegrao de posse contra Fernanda, que no utilizou toda a posse (em termo de prazo), fazendo com que a mesma deixe de ser pacfica. Se Fernanda chegou ao trmino dos 15 anos, ele pode fazer qualquer coisa, mas Fernanda pode entrar com usucapio, afirmando em nada ter sido interrompida, fazendo com que a prescrio corresse a seu favor, adquirindo a propriedade pela inrcia dele. A pessoa paga imposto, manuteno, sair da posse direta e alugar imvel como sendo dono, contrata servios, como TV a cabo etc., ou seja, as provas dependem da qualidade do terreno/ prdio/ imvel, mas, o principal, para que se consiga a usucapio, essencial a inatividade/ inrcia de quem, efetivamente, tinha competncia para reclamar a presena do indivduo. Se no houve reclamao, opera-se a prescrio aquisitiva, e o dono o deixa de ser, passando a ser do que fora ativo neste perodo. Deve-se, ento, chamar polcia, tentar reaver a posse, contratar advogado no prazo de um ano e dia, para ao de reintegrao de posse, para provar que a posse dele nova... ento, juiz dispara liminar para tirar o individuo de l, e, tudo isto, para comprovar que o que est l no o efetivo titular, no tendo posse legtima e, se deix-lo l, ir operar-se a prescrio aquisitiva. 4) Espcies: a) Extraordinria Art. 1238, CC
Art. 1.238, CC. Aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

- Posse mansa, pacfica, contnua. - Animus Domini - 15 ou 10 anos - Dispensa de justo ttulo e boa-f A grande dificuldade em estudar a usucapio : 1 - Tem-se 4 modalidades. Para cada uma, h requisitos especficos. Compara-se a uma forma: s se consegue encaixar (quadrado no quadrado, triangulo no tringulo etc.) quando o encaixe for perfeito visa-se o local e a usucapio apropriada. 1 modalidade usucapio extraordinria Art. 1238, CC. Para que se opere, necessria a prova de posse mansa, pacfica, continua (ininterrupta) e do desejo/ vontade de ser dono por perodo inicial, sem qualquer subrequisito, por prazo de 15 anos, independente de ser urbano ou rural, da quantidade de imveis do indivduo (ex. grandes construtoras), independe da quantidade de bens, de comprovao de fim (no necessariamente de moradia/ sustento, mas de adquirir, querer ser dono). Alm disso, o indivduo no precisa fazer

prova, nem que tenha justo ttulo ou que esteja agindo de boa-f, pois, de acordo com a lei, depois de 15 anos, se o indivduo que consta no Registro de Imveis no fez nada, o azar dele. Pressupe-se que tais requisitos estejam preenchidos.
Pargrafo nico do Art. 1238 reduo de 5 anos no prazo, caso seja estabelecida moradia ou outras coisas.

Art. 1.238, pargrafo nico, CC. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se- a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo. Se quiser usucapir em 10 anos, faz-se prova de tal pargrafo. Se no quiser faz-la, se espera 15 anos e faz prova da posse mansa, pacfica e contnua. Chama-se extraordinrio pois no se precisa mostrar o ttulo ou fazer prova de boa-f, pois exceo, j que no preciso fazer provas. b) Ordinria Art. 1242, CC
Art. 1.242, CC. Adquire tambm a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa-f, o possuir por dez ANos. - Posse mansa, pacfica, contnua. - Animus Domini - 10 ou 05 anos - Justo ttulo e boa-f - Sentena para registro

A usucapio ordinria est no Art. 1842, CC. Para ela, do mesmo modo que para a extraordinria, no h tamanho de terreno, finalidade, tem que fazer prova de posse mansa, pacfica, continua, desejo de ser dono, e o prazo do caput de 10 anos; contudo, para essa modalidade de usucapio, deve-se fazer a prova do justo ttulo, bem como da boa-f. Eu recebi o imvel, por sentena, no inventrio, pois meu pai era dono do imvel, e inclusive constava de matrcula, a qual, por qualquer razo, foi anulada. Contudo, no ingressei clandestinamente ou de modo no pacfico, e sempre imaginei estar em meu imvel, e no no de outrem. Faz-se o pedido de usucapio ordinria quando outro pedir seu terreno de volta. Se ele conseguir fazer a prova do justo ttulo, boa f, posse mansa etc., fica tranquilo, no se discutindo mais a posse, mas o domnio do imvel. Detalhe: Art. 1242 ver pargrafo nico, onde se elimina 5 dentre os 10 anos, sendo o prazo de 5 anos, se adquirido de modo oneroso etc. Art. 1.242, pargrafo nico, CC. Ser de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartrio, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou

realizado investimentos de interesse social e econmico. Dizia-se no registro dono era Jos; Fernanda comprou. Depois, algum anulou o registro de Jos. Se Fernanda l estiver, por 5 anos, em sua moradia, tendo realizado melhorias no imvel, pode salvar sua propriedade. Contudo, h grandes discusses quanto aos prazos, pois os processos judiciais duram mais de 5 anos. Ento, o indivduo lesado, que teve ttulo possivelmente falsificado, dificilmente o descobrir neste prazo. Ento, quando se ingressa na ao, necessria uma busca, verificao de quem reside no imvel e notificao do indivduo; quando se notifica, a posse deixa de ser mansa/ pacfica. Se nada for feito, querendo apenas ganhar a ao judicial, tirando quem quer que l esteja, no to simples, precisando notificao etc. Na pior das hipteses, pode-se ingressar com tdos os envolvidos. Lembrando: na Extraordinria, no necessrio justo ttulo e boa-f, o que necessrio na Ordinria. Atos de administrao do imvel. A casa est caindo aos pedaos, e nada farei, pois no sei se irei perder o imvel, fica claro que o indivduo sabe ou desconfia da irregularidade do negcio feito, exceto se realmente provar-se a condio financeira. c) Especial Urbana - Art. 1240 e 1 e 2, CC.
Art. 1.240, CC. Aquele que possuir, como sua, rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1 O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 O direito previsto no pargrafo antecedente no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. - Art. 183, 1 e 3, CF/ 88. Art. 183, CF - Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1 - O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 - Esse direito no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3 - Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

- Lei 10.257/2001 Arts. 9, 10 e 14


Art. 9o Aquele que possuir como sua rea ou edificao urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirirlhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. Art. 10. As reas urbanas com mais de duzentos e cinqenta metros quadrados, ocupadas por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, so susceptveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural. Art. 14. Na ao judicial de usucapio especial de imvel urbano, o rito Processual a ser observado o sumrio. - rea urbana - at 250 m - 5 anos - Moradia sua ou de sua famlia

- Inexistncia de outros imveis

* S uma vez! A usucapio urbana e rural esto previstas, e seus artigos so quase idnticos. Ordinria rural ou urbana. Especial urbana. Tendo-se outros requisitos (que no boa f e justo ttulo) at 250 m, com prazo de aquisio de 5 anos, mas deve provar estar usando o imvel como moradia sua ou de sua famlia, e que no possui outros imveis. Alm disso, a Lei diz que o homem ou a mulher, se casados ou em unio estvel, podem ingressar conjuntamente, e quem consegue a usucapio urbana s a pode pedir nica vez, para evitar a especulao imobiliria, para evitar que o indivduo que mora em certo lugar por 5 anos pea usucapio a venda, consiga outra e venda novamente etc. A maneira de fiscalizar que, ao ingressar com a ao no distribuidor, a mesma informa que j existiu outra; contudo, no h maneira interligada (estados etc.), mas MP provavelmente solicitar a pesquisa (apesar de no ser to simples), sendo que os indivduos podem tambm fazer a pesquisa. No necessrio ser casado; pode ser em nome do homem, mulher ou ambos. De acordo com a Lei 10.257/2001 (Estatuto da CidadeEC), no Art. 9, encontra-se a copia do Art. 1240, CC. Consta ainda, do EC, outra disposio idntica ao 2 do Art. 1240, CC art. 9. O EC, entretanto, possui 3 - herdeiro legtimo pode continuar posse de antecessor. Herdeiro legtimo pela lei, e no testamento. No basta ser herdeiro, mas deveria residir no imvel para a continuidade da posse. O Art. 10 , hoje, muito comum usucapio coletiva. No se identifica terrenos ocupados por possuidores quando os mesmos esto colados um ao outro, ou seja, quando so aglomerados de at 250m. Ento, pode-se ingressar com ao coletiva. Art. 14 rito sumrio, menos tempo de prova. Ou seja, tudo para facilitar a transformao do bem, que no est devidamente indicado pelo possuidor, para que passe a proprietrio. d) Especial Rural Art. 1239, CC
Art. 1.239, CC. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona rural no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. CF/ 88, Art. 191. Art. 191, CF - Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. - rea Rural - At 50 ha - 5 anos ininterruptos Produtividade pelo trabalho - Moradia

A ltima modalidade a Especial Rural 1239 e Art. 191, CF. H doutrinadores que chamam a usucapio urbana de Pro Habitatione, e a especial rural, de pro labore, pois deve estar em rea rural, ter at 50 hectares, 5 anos Ininterrupto de posse e ser utilizado para o trabalho, o que gera o nome (trabalho rural), e para moradia do requerente da usucapio e seus familiares. Art. 1239 obs.: produtividade por trabalho prprio ou da famlia, mais moradia, no necessitando mais de um imvel, mas pode ser pedido mais de uma vez. O que a lei no probe, autoriza. Pegadinha: Maria proprietria de lanchonete e, em seu terreno tem moradia, passando a ocupar terreno do lado, com aproximadamente 90m. Maria se encontra na posse do terreno h aproximadamente 6 anos. Com base nisto, diga o que Maria pode fazer. Resposta: ela tem dois imveis; no se olha apenas o prazo, mas os requisitos lembrando do brinquedo de criana, onde se encaixa quadrado em quadrado etc. Outra pegadinha: O juiz julgador o do foro do imvel, que mora no local, e sabe do que trata. No tambm foro do domiclio do ru, mas apenas do imvel. Valor da Causa do tamanho do valor esperado. A situao deve encaixar-se exatamente no que est na lei. Resposta das questes enviadas por e-mail:
1) Maria possuiu um determinado imvel urbano de 100 metros quadrados por oito anos ininterrupta e pacificamente com "animus domini", tendo justo ttulo e boa-f. No imvel instalou uma lanchonete. Maria poder usucapir imediatamente o bem? Fundamente sua resposta. Maria tem lanchonete, mas no mora no imvel. Art. 1242 . Cabe nos 250 m, est em rea urbana, est h mais de 5 anos, tem justo ttulo e boa f, mas no reside na rea. Assim, encaixa originrio, devendo esperar mais 2 anos. O ideal usucapir pelo caput do 1242. Copiar conceito de usucapio da Maria Helena Diniz. No; Maria dever aguardar mais 2 anos (ou seja, o prazo de 10 anos) e pleitear a usucapio do bem com fundamento no Art. 1242 do CC. Ela no poder se beneficiar do contido no pargrafo nico do Art. 1242, j que o problema no menciona qualquer anulao de registro. No se encaixa no Art. 1242 nico, que reduz o prazo de 10 para 5. 2) Maria e Pedro celebraram contrato de locao, sendo que Maria, locatria, sempre pagou o aluguel pontualmente. Findo o prazo avenado, Maria recusou-se a devolver o imvel, obrigando Pedro a ingressar com uma ao de despejo. Rescindida a locao e decretado o despejo, Pedro no tomou as providncias necessrias para efetuar a desocupao do imvel. Maria, que deixou de pagar aluguel desde o fim do prazo avenado para a locao permaneceu na posse do bem, gratuitamente, por mais trinta anos, sem qualquer oposio de Pedro. Maria poder usucapir o bem? Fundamente sua resposta.

A posse de Maria precria, pois ela nunca poder usucapir. M Helena Dir. coisas 273

(?), Posse Injusta. Pg. 177, M Helena; posse justa etc. (super exceo: supressio falta de interesse do interessado?) ignora existncia do direito, deixando passar, corre risco de perde-lo, pois nada se fez para que fosse validado. H situaes ligadas pelo STF que o utilizam. Se a prof. fosse advogada da Maria: quando ele solicitou o imvel, ganhou o direito, mas no tomou providencia, e Maria continuou pagando impostos etc. Se ele titular de direito subjetivo, por que no tomou providencia? Porque no tinha interesse, de modo que nada o impede de usucapir. Se a prof. fosse advogada do Pedro: jamais, em tempo algum, ela poderia usucapir, pois a precariedade no iria cessar, pois ela continua inquilina por tempo indeterminado, e ela deve o aluguel dos 30 anos. Argumentos da Maria: fez todos os argumentos para despejo, mas no foi atrs do direito. No. Maria no poder usucapir o bem. Segundo o Art. 1208 do CC, a posse precria, que aquela exercida por Maria, no se convalida pelo decurso do tempo. Deste modo, ainda que tenha permanecido no imvel por mais de 30 anos, o prazo no hbil para que se opere a prescrio aquisitiva. De falar-se, entretanto, que Maria poder encontrar, na jurisprudncia, o argumento fundamentado no instituto da Supressio, que evoca a extino do direito de perda por sua inrcia em retirar Maria do imvel. 3) Maria possuiu um determinado imvel urbano de 500 metros quadrados por dez anos ininterrupta e pacificamente como seu. Ela no possui qualquer documento, tendo recebido a posse de seus pais. Tendo adquirido outro imvel urbano, Maria optou por mudar-se para esse novo bem e alugar o imvel herdado. Os inquilinos de Maria esto no imvel h mais de quinze anos, ininterruptamente e sem oposio de quem quer que seja. Maria poder usucapir o imvel recebido de seus pais? Se a resposta for positiva, qual a modalidade de usucapio? Justifique sua resposta. Sim (extraordinrio, pois ela no possui qualquer documento, justo ttulo, exceto se reconhecer a transmisso da posse como tal). 10 anos ininterruptos. Posse dos pais. 1 pergunta: ao alugar, Maria no perdeu a posse, pois esta se dividiu em direta e indireta. Se alugou, deixou de ter a posse direta, mas no perdeu a indireta, 10 anos desde que recebeu dos pais, quanto dos outros 15 anos em que recebe aluguel (pacfica). Extraordinrio, ento, pois no possui justo ttulo, mas pela boa-f. Nota: Se ela recebeu e consta na matrcula, no pode pr, pois no est escrito no problema. Ou

seja, responder o que consta efetivamente na pergunta. Quarta modalidade de usucapio - Usucapio rural especial ou constitucional rural (est na constituio) pro labore. 5 anos, at 50 h; terra utilizada para residncia da famlia e produo agrcola/ sustento da famlia. Urbana 500 metros. Elimina o especial. Aquisio Coisa Mvel 1) Ocupao Art. 1.263, CC. Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, no sendo essa ocupao defesa por lei. Ocupao tomada da propriedade de coisa mvel, que no pertence a ningum. Ou rs nullius, ou rs derelicta, coisa de ningum ou coisa abandonada. Coisa de ningum voc est com seu barco em Ilha Bela, e resolve pescar. No preciso fazer justificativas ao se apoderar do peixe. Lembre-se de tomar cuidado em no dizer que caa e pesca so modalidades de ocupao, pois varivel, por exemplo, em lugares em que se faz criao de Trutas, camaro etc., posto ser concedido pelo Estado certo espao de terra. Assim, refere-se a res nullius, por exemplo, pesca livre, em algumas consideraes (esperar poca de reproduo etc.), abordados por legislaes especficas. Art. 1263, CC no de maneira livre, ampla, pois tm-se os limites. 2) Aquisio pela Usucapio - 3 anos - Justo Ttulo - Boa-f - 5 anos - Sem requisitos Outra modalidade de aquisio de propriedade mvel: Usucapio - Possui duas formas aquisio em 3 anos, quando justo ttulo e boa-f, e aquisio no prazo de 5 anos, se no houver ambos, simplesmente tendo a coisa em seu poder. Sem requisitos em coisa mvel, vigora a regra de que a coisa obtida por meio de posse precria tambm no pode ser adquirida por usucapio. Se algum pediu determinada coisa, pediu-se para que devolvesse e no foi feito. A posse precria no se convalida pelo uso do tempo, mas a clandestina ou violncia, sim, pois ambos podem cerrar. Art. 1.208, CC. No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade.
Smula 489 do STF. STF Smula n 489 - 03/12/1969 - DJ de 10/12/1969, p. 5931; DJ de 11/12/1969, p. 5947; DJ de 12/12/1969, p. 5995. Republicao: DJ de 11/6/1970, p. 2381; DJ de 12/6/1970, p. 2405; DJ de 15/6/1970, p. 2437.

Compra e Venda de Automvel - Direitos de Terceiros de Boa-F - Transcrio no Registro de Ttulos e Documentos A compra e venda de automvel no prevalece contra terceiros, de boa-f, se o contrato no foi transcrito no registro de ttulos e documentos.

Se um indivduo tem automvel, mas no utiliza, no o tem s claras. S comea a contar o prazo quando cessar S comea a contar prazo a partir do trmino da clandestinidade. Carro - Sua obrigao quando vendedor levar o documento ao Departamento de Trnsito (DUT). 30 dias. Passado, deve pedir novo documento. 3) Achado do tesouro - Coisa oculta - Sem dono aparente - Dividido entre o dono do prdio e aquele que achar o tesouro casualmente - Todo do proprietrio - Achado por ele - Pesquisa ordenada - Terreno aforado Diviso entre descobridor e enfiteuta, ou s ao enfiteuta. Outra forma de aquisio de PROP IMOV Achado de Tesouro 1 peculiaridade: tesouro tudo o que est oculto, ou porque foi enterrado, ou porque foi escondido no fundo falso de uma parede ou armrio. E mais: tesouro tudo aquilo que no tem dono que se possa descobrir ou encontrar. Se o av avisa que tem tesouro no quintal, a neta procura e no encontra, mas, anos depois, seu filho o encontra, no tesouro, pois se sabe que o av era o dono.
Lembrando: quem ganha o BBB (Big Brother Brasil) no ganha R$ 1 milho, exatamente, pois 27% vai para o governo. Ex. tambm 500 milhas de Indianpolis, nos EUA, que 40%.

ser exclusivamente uma descoberta, achado de tesouro. Art. 1.266,CC. Achando-se em terreno aforado, o tesouro ser dividido por igual entre o descobridor e o enfiteuta, ou ser deste por inteiro quando ele mesmo seja o descobridor 4) Tradio: - Proprietrio transmisso - No proprietrio no h transmisso da propriedade Art. 1.267, CC. A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Pargrafo nico. Subentende-se a tradio quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessrio; quando cede ao adquirente o direito restituio da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente j est na posse da coisa, por ocasio do negcio jurdico. Art. 1.268, CC. Feita por quem no seja proprietrio, a tradio no aliena a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao pblico, em leilo ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstncias tais que, ao adquirente de boa-f, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono. 1 Se o adquirente estiver de boa-f e o alienante adquirir depois a propriedade, considera-se realizada a transferncia desde o momento em que ocorreu a tradio. 2 No transfere a propriedade a tradio, quando tiver por ttulo um negcio jurdico nulo. 5) Especificao - Matria prima alheia Espcie nova Parte Aquisio Parte
Art. 1.269, CC. Aquele que, trabalhando em matria-prima em parte alheia, obtiver espcie nova, desta ser proprietrio, se no se puder restituir forma anterior.

Assim, se for encontrar a coisa, casualmente, o valor de tal produto ser dividido entre o dono do prdio e quem encontrar. Se foi celebrado contrato, contudo, dizendo que a pessoa entraria com esse intuito, de encontrar a coisa, fica em sua posse. Casualmente Art. 1264; no casual - Art. 1265. Art. 1.264, CC. O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria, ser dividido por igual entre o proprietrio do prdio e o que achar o tesouro casualmente. Art. 1.265, CC. O tesouro pertencer por inteiro ao proprietrio do prdio, se for achado por ele, ou em pesquisa que ordenou, ou por terceiro no autorizado. A coisa deve estar oculta, escondida. No o caso do petrleo, pois este deve ser repassado ao governo. Se for terreno aforado, com enfiteuta etc., que quem reside no lugar, a diviso ser entre o descobridor e o enfiteuta (residente, que paga laudmio ou foro), ou

Totalmente alheia - Especificador de Boa-f Nova Espcie - Especificao de m-f Dono da matria prima Em qualquer caso do especificador se a obra superar a matria prima.
Art. 1.270, CC. Se toda a matria for alheia, e no se puder reduzir forma precedente, ser do especificador de boa-f a espcie nova. 1 Sendo praticvel a reduo, ou quando impraticvel, se a espcie nova se obteve de m-f, pertencer ao dono da matria-prima. 2 Em qualquer caso, inclusive o da pintura em relao tela, da escultura, escritura e outro qualquer trabalho grfico em relao matria-prima, a espcie nova ser do especificador, se o seu valor exceder consideravelmente o da matria-prima.

Art. 1.271, CC. Aos prejudicados, nas hipteses dos arts. 1.269 e 1.270, se ressarcir o dano que sofrerem, menos ao especificador de m-f, no caso do 1 do artigo antecedente, quando irredutvel a especificao. Ex.: muro no se encaixa, j que o muro, propriedade imvel. Sendo assim o artista assume o risco.

6) Confuso16 - Lquidos [p. ex., mistura de vinhos o de boa qualidade e outro nem tanto assim]
Art. 1.272, 1, CC No sendo possvel a separao das coisas, ou exigindo dispndio excessivo, subsiste indiviso o todo, cabendo a cada um dos donos quinho proporcional ao valor da coisa com que entrou para a mistura ou agregado. Comisto17 - Slidos [p. ex., caf] Comisto. Derivado do latim commixtio ou commistio, de commiscere, indica a ao de misturar, mesclar, confundir. aplicado, na terminologia jurdica, para indicar a mistura ocorrida entre coisas, sejam homogneas ou heterogneas, designadas de gneros secos, para distinguir a mistura de coisas lquidas ou liquidadas, que se diz propriamente confuso (Silva, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico/ atualizadores: Nagib

atos abusivos ou excessivos. Adjuno Uma das formas de aquisio da propriedade mvel caracterizada pelo acrscimo de uma coisa a outra, formando um todo (Dicionrio compacto jurdico / Deocleciano Torrieri Guimares, organizao. 14. ed. So Paulo: Rideel, 2010, p.34). * Uso normal causando INCMODOS no h prejuzo de direito (normais). P. ex., entregador de pizza. Critrios: - homem mdio (ex.: beb aprendendo a andarapartamento) - zona de conflito (ex.: bar ou loja em zona no comercial) - pr- ocupao (discutvel; quem chegou primeiro?) * uso normal causando incmodos anormais Direito do prejudicado indenizao Art. 1.278, CC. O direito a que se refere o artigo antecedente no prevalece quando as interferncias forem justificadas por interesse pblico, caso em que o proprietrio ou o possuidor, causador delas, pagar ao vizinho indenizao cabal. Onerosidade do direito. * Reduo para nveis tolerveis * uso anormal- danos anormais Cessao do uso + indenizao
Art. 1.279, CC. Ainda que por deciso judicial devam ser toleradas as interferncias, poder o vizinho exigir a sua reduo, ou eliminao, quando estas se tornarem possveis. Art. 1.280, CC. O proprietrio ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prdio vizinho a demolio, ou a reparao deste, quando ameace runa, bem como que lhe preste cauo pelo dano iminente. Art. 1.281, CC. O proprietrio ou o possuidor de um prdio, em que algum tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessrias garantias contra o prejuzo eventual.

Slaibi Filho e Glucia Carvalho- Rio de Janeiro, 2005, p. 315). Diversos donos, se possvel separar / Quinho Principal / Acessrio Indenizao Mf.

Art. 1.273, CC. Se a confuso, comisso ou adjuno se operou de m-f, outra parte caber escolher entre adquirir a propriedade do todo, pagando o que no for seu, abatida a indenizao que lhe for devida, ou renunciar ao que lhe pertencer, caso em que ser indenizado.

Algo a mais:
Art. 1.272, CC. As coisas pertencentes a diversos donos, confundidas, misturadas ou adjuntadas sem o consentimento deles, contnuam a pertencer-lhes, sendo possvel separ-las sem deteriorao. Art. 1.274, CC. Se da unio de matrias de natureza diversa se formar espcie nova, confuso, comisto ou adjuno aplicam-se as normas dos arts. 1.272 e 1.273.

Direitos de Vizinhana (Arts. 1277/ 1281) Extenso das faculdades de usar/ gozar por parte dos proprietrios e possuidores de prdios vizinhos, impodo-lhes um sacrifcio que precisa ser suportado [obrigado a suportar/ tolerar] para que a convivncia social seja possvel e para que a propriedade seja respeitada. * Uso anormal da propriedade - No exerccio do direito no pode haver prejuzo segurana, ao sossego e sade dos vizinhos.[Tem de ser analisada sob vrios primas, p. ex., nos casos do entregador de pizza]. Art. 1.277, CC. O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana. - Mau uso atos ilegais;

Qual o valor do sossego? Binmio- necessidade de reparao: vitima e lesador. Das rvores Limtrofes Art. 1282, CC. Poda livre. Preservao do bem. Art. 1.282, CC. A rvore, cujo tronco estiver na linha divisria, presume-se pertencer em comum aos donos dos prdios confinantes. Se cortada dividida. Despesas divididas. Frutos repartidos. Art. 1284, CC frutos dono do solo, se carem.
Art. 1.284, CC. Os frutos cados de rvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caram, se este for de propriedade particular. Art. 1.283, CC. As razes e os ramos de rvore, que ultrapassarem a estrema do prdio, podero ser cortados, at o plano vertical divisrio, pelo proprietrio do terreno invadido.

Anotaes:

A segunda situao possvel quando a rvore est de um lado, e o vizinho, que nada tem a ver, recebe sua sombra e seus frutos. Os frutos, porm, se estiverem na rvore, pertencem ao dono da mesma; se carem, pertencem ao dono do terreno em que caiu. A chacoalhada da rvore, que fora o fruto a cair, indevida. Se o B for na rua (a rvore estiver na rua), o fruto pertence ao dono da mesma forma, no obstante estar, por exemplo, na calada; quem passasse no poderia pegar os frutos. Se as razes invadirem terreno alheio, as mesmas podem ser cortadas, se estiverem atrapalhando. Pode-se cortar de maneira perpendicular. Da Passagem Forada 1) Pagamento de Indenizao 2) Imvel encravado 3) Encravamento Natural 4) Titular Legtimo o dono do prdio encravado.
Art. 1.285, CC. O dono do prdio que no tiver acesso a via pblica, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenizao cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo ser judicialmente fixado, se necessrio. 1 Sofrer o constrangimento o vizinho cujo imvel mais natural e facilmente se prestar passagem. 2 Se ocorrer alienao parcial do prdio, de modo que uma das partes perca o acesso a via pblica, nascente ou porto, o proprietrio da outra deve tolerar a passagem. 3 Aplica-se o disposto no pargrafo antecedente ainda quando, antes da alienao, existia passagem atravs de imvel vizinho, no estando o proprietrio deste constrangido, depois, a dar uma outra.

foi para passagem de pedestre, contudo, apenas para pedestre (comum em praias). Na escritura, deve estar especificado, por ser direito real. Da Passagem Forada Na passagem forada, tenho um terreno encravado. Ele no tem sada. Imagine-se o Country Club Campos do Jordo. Contudo, antes de se chegar a ele, deve-se passar pelo terreno de X e Y. Assim, X fez uma rua para dar passagem. O que aparentemente via pblica, mas pertencente ao X, no se torna do Y. como o terreno estava encravado, ele foi obrigado a dar passagem. Ou seja, ele no tinha muita escolha, uma vez que as pessoas tinham que passar em seu terreno para chegar ao Country Club. A passagem direito de vizinhana, e no direito real; no feita por meio de escritura pblica, e feita mediante pagamento de indenizao. Geralmente faz-se anlise de quem deve ceder pela passagem mais fcil e que cause menos transtorno. Requisitos: 1 pagamento de indenizao 2 imvel deve estar encravado (naturalmente, na escritura; no se pode criar dificuldade dizendo que o terreno est encravado e se quer passar pelo terreno alheio), e o titular no ser o prdio, mas o dono do prdio encravado. dele o direito de passagem forada, pois ele pagou a indenizao ao outro, e no o prdio que tem direito. Na servido de passagem, o titular o prdio; qualquer um que seja dono tem o direito de passar; na passagem forada, no. Autoriza-se a passagem e recebe-se a indenizao uma vez, ainda que mude-se o dono, exceto se houver o encravamento. Ver art. 1378. Da Constituio das Servides Art. 1.378, CC. A servido proporciona utilidade para o prdio dominante, e grava o prdio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declarao expressa dos proprietrios, ou por testamento, e subseqente registro no Cartrio de Registro de Imveis. Servido se d entre prdios (direito passagem, entre pessoas (direito pessoal). Na servido, o prdio. real);

Anotaes: Prximo dispositivo do CC, que tambm trata do terreno de vizinhana. bastante comum. No se confunde, ou seja, diferente de servido de passagem. Passagem forada direito de vizinhana, e servido de passagem, direito real. Na servido de passagem, acontece o seguinte: imagine-se haver uma quadra. Tem-se a rua A, a rua C e a rua D. Imagine-se ter o prdio X, o Y e o Z. Ao lado, est o oceano. Se for dona do prdio Y, e minha casa est localizada em determinado ponto, de modo que a maneira mais rpida de se chegar praia atravs do terreno Z, ao passo que, no o fazendo, deveria ir para rua C, dobrar a esquina e ir rua B para chegar na rua A, onde se tem a praia. Pode-se haver servido de passagem do prdio Z para o prdio Y. Toda e qualquer pessoa que adquirir o prdio Y pode passar por ali. Se durante 20 anos Y passou no terreno de Z, pode pedir usucapio para a servido de passagem. No para uso de via pblica. Se a servido exclusiva para automvel, pode-se passar automvel e pessoas etc. Se

Art. 1286. Passagem forada de cabos e tubulaes, quando o vizinho obrigado a dar a passagem, ou no se conseguir ter acesso a determinados servios pblicos (gua, luz etc.); tambm cabe indenizao.
Art. 1.286, CC. Mediante recebimento de indenizao que atenda, tambm, desvalorizao da rea remanescente, o proprietrio obrigado a tolerar a passagem, atravs de seu imvel, de cabos, tubulaes e outros condutos subterrneos de servios de utilidade pblica, em proveito de proprietrios vizinhos, quando de outro modo for impossvel ou excessivamente onerosa.

Pargrafo nico. O proprietrio prejudicado pode exigir que a instalao seja feita de modo menos gravoso ao prdio onerado, bem como, depois, seja removida, sua custa, para outro local do imvel.

Sempre que tiver passagem forada, podese exigir que a mesma d-se da forma mais segura possvel, bem como podem-se pedir para fazer obras que o garantam. Direito de Vizinhana (cont.) - Das guas - Arts. 1288 a 1296, CC/ 02 - Cdigo de guas (Dec. n 24.643/34) DECRETO N 24.643, DE 10 DE JULHO DE 1934. Decreta o Cdigo de guas. *Normas Gerais: 1) Dono do prdio inferior deve receber as guas que correm no prdio superior. 2) Dono do prdio inferior est proibido de realizar obras que dificultem o fluxo das guas. Art. 1.288, CC. O dono ou o possuidor do prdio inferior obrigado a receber as guas que correm naturalmente do superior, no podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porm a condio natural e anterior do prdio inferior no pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prdio superior. 3) Dono do prdio superior no pode realizar obras que agravem a condio do prdio inferior. 4) Se houver agravamento indenizao 5) guas artificiais Dono do prdio inferior pode optar por reclamar o desvio ou por indenizao. Art. 1.289, CC. Quando as guas, artificialmente levadas ao prdio superior, ou a colhidas, correrem dele para o inferior, poder o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuzo que sofrer. Pargrafo nico. Da indenizao ser deduzido o valor do benefcio obtido 6) O dono do prdio superior pode facilitar o escoamento das guas mediante a abertura de sulcos e drenos. 7) Direito ao uso de guas captadas de fontes, rios e chuvas imprescritvel. 8) O dono do prdio inferior obrigado a consentir que o dono do prdio superior ingresse em seu terreno para execuo de trabalhos de conservao e limpeza. 9) Aquele que desviar ou represar em proveito prprio, ou de outrem, guas alheias, comete delito de usucapio de guas (Art. 161, 1, I, CP). Art. 161, CP - Suprimir ou
deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem: Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias;

so levadas artificialmente por determinado ponto, mas naturalmente, e isto, quando tratado sobre a Legislao das guas, extremamente importante, posto que o tratamento do legislador quando s guas artificiais ou no muito diferente) e artificiais. O primeiro que fala a respeito o CC de 2002 e, o segundo, o Cdigo de guas, que o principal. Regra geral: Primeiro, o legislador fala em prdio superior e inferior. Se tiver regio totalmente plana, a recepo da gua, principalmente da gua da chuva, ser direta, o que no trar preocupaes quanto a quem ir recepcionar a gua. Contudo, se houverem terrenos superiores ou inferiores, sabe-se que a gua que cair no terreno de cima ir para o de baixo. Considerao importante que, se voc poluir as guas superiores, ir afetar tambm as inferiores e, se acarretar em prejuzo, aquele que lesa ter, obrigatoriamente, de indenizar, a no ser que no tenha culpa (situaes especficas, em que a responsabilidade independe de culpa). 1* - O indivduo recebe as guas por no ter o que fazer, visto as guas serem naturais, no havendo quanto a isto ordem jurdica, mas gravitacional (o que est no alto naturalmente cair). Contudo, se no forem guas naturais, havendo represamento etc., e o indivduo no fazer cisterna, o que pode um dia acarretar em coisas piores etc., tal no permitido. 2* - Imagine-se que o dono do prdio superior faa uma barragem que impea a cada da gua. Tal no permitido, pois ter problemas. 3* - Se o indivduo tem sistema de canalizao, que leve a gua ao prdio inferior, piorando sua situao, arcar com as consequncias. Pode, contudo, criar tal sistema que leve a gua a lugar apropriado. 4* - Ex. calha. O indivduo faz calha inapropriada, e a gua da chuva cai no terreno do vizinho. Lesou, algum ter de indenizar, se certo que houver culpa. Situaes analisadas paralelamente. 5 - O dono do prdio pode reclamar de duas formas: ou indenizao, ou desvio da gua (escolhe entre um e outro, exceto se a atitude for excessivamente gravosa, e no apenas reclamao quanto captao e distribuio indevida). 6 - O dono do prdio superior pode facilitar o escoamento das guas mediante abertura de sulcos e drenos no seu prdio, permitindo que esta gua escoe de maneira mais difusa para o prdio inferior. Alm disso, importante ressaltar que o indivduo que tem fontes em seu terreno, ou que faz uma cisterna para captao de gua de chuva, ou que tem rio que passa sob seu terreno, tem direito ao uso da gua, o qual imprescritvel. S no pode, contudo, conter a gua e, depois, despej-la sem critrio no terreno do vizinho.

Quando se fala sobre guas, faz-se distino entre guas naturais (que naturalmente se distribuem no solo, ou por fora do curso do rio, de nascente etc.; no

8* - (+ problemas) Muitas vezes, o dono do prdio inferior no quer autorizar, por qualquer motivo, que se faa determinado servio. Se no chegarem a acordo pessoal, leva-se a judicirio. gua pode ser contaminada com produto qumico. Ento, o indivduo do terreno inferior no quer permitir ao do superior continuar as obras. O judicirio poderia interferir na realizao da obra. 9* - Quanto usurpao de guas alheias; ex.: faz represa com desvio, e a gua que corria por certo caminho vai para outro, atingindo prdio que no estava preparado para receb-la. Se o leito do rio passasse pela propriedade do outro, o qual poderia ter gado ou plantao que se utilizasse da gua, poderiam ser muitos danos. O pior se houver o indivduo que desvia o curso do rio, e a gua, que corria determinado permetro, passa a correr por outro local, causando eventuais prejuzo. CC Art. 1288, 1290. s vezes o que possui prdio evadido pode ser beneficiada. Art. 1.290, CC. O proprietrio de nascente, ou do solo onde caem guas pluviais, satisfeitas as necessidades de seu consumo, no pode impedir, ou desviar o curso natural das guas remanescentes pelos prdios inferiores. - Dos limites entre Prdios *Normas: 1) Constrangimento demarcao; a inventar rumos apagados e renovar marcos destrudos (Art. 1297, CC + 952, CPC) Art. 1.297, CC. O proprietrio tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prdio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele demarcao entre os dois prdios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destrudos ou arruinados, repartindose proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas. Art. 952, CC - Qualquer condmino parte legtima para promover a demarcao do imvel comum, citando-se os demais como litisconsortes. Direito a exigir demarcao entre os prdios. Esta se dividir em algumas situaes possveis: 1 Que seja efetuada a demarcao, ou seja, ainda no sendo feita a demarcao entre os prdios (ex. loteamento, onde se tm glebas, que ainda no foram demarcadas). Atualmente, fazer demarcao muito mais fcil do que antigamente. Ex.: um homem tem 5 filhos e, no testamento, diz que cada filho tem direito a uma gleba.

Pode, tambm, deixar os hectares, por exemplo, na poro de 20% do Salrio mnimo. O judicirio serve, por exemplo, para isto. A outra possibilidade da demarcatria aviventar os rumos apagados e renovar marcos destrudos. Quando falamos de rumos, estamos falando de cercas, divises etc. Quando se fala em marcos destrudos aquela que tem a ver com folclore. Espcie de coisa folclrica: imagina-se que h uma pedra que serve de marco; se algum vem e a tira, no h mais demarcao. No interior de MG, tm-se, por exemplo, pontos de referncias na escritura, devido revoluo de 1932 e, se aquele marco for destrudo, no se tem como ver a referncia. Deve-se tomar cuidado para no demarcar erroneamente, utilizando o terreno indevidamente. No se pensa somente em demarcatria quanto a reas rurais, mas tambm nas urbanas, onde h necessidade de correes. 2) Dois tipos de demarcatria Simples Sinalizao de limites Qualificada - Fixao de limites - Restituio de Glebas Temos, ento, dois tipos de ao demarcatria: 1 Simples. Nela, eu s irei sinalizar os limites, os quais j existiam mas estavam apagados, ou marcos que foram destrudos e, portanto, impediam a verificao exata. 2 Qualificada. No se ir apenas verificar os limites, mas cri-los partir das especificaes contidas na matrcula dos imveis. H ocasies em que as matrculas so conflitantes, quando no se sabe quando comea ou termina o terreno de um e outro. Ento, juiz especifica a prova nos autos. No CPC, a ao demarcatria est a partir do Art. 946.
Art. 946, CPC - Cabe: I - a ao de demarcao ao proprietrio para obrigar o seu confinante a estremar os respectivos prdios, fixando-se novos limites entre eles ou aviventando-se os j apagados; II - a ao de diviso, ao condmino para obrigar os demais consortes, a partilhar a coisa comum.

Confinante: est ao lado, atrs ou frente, em termos de terreno. O art. 950 trata da demarcao propriamente dita. Art. 950, CPC - Na petio inicial, instruda com os ttulos da propriedade, designar-se- o imvel pela situao e denominao, descrever-se-o os limites por constituir, aviventar ou renovar e nomear-se-o todos os confinantes da linha demarcanda. Art. 951 turbao e outros.
Art. 951, CPC - O autor pode requerer a demarcao com queixa de esbulho ou turbao, formulando tambm o pedido de restituio do terreno invadido com os rendimentos que deu, ou a indenizao dos danos pela usurpao verificada.

Art. 952 condminos e parte legtima.


Art. 952 - Qualquer condmino parte legtima para promover a demarcao do imvel comum, citando-se os demais como litisconsortes.

A ttulo de curiosidade: No art. 956, juiz chama o perito. Art. 956, CPC - Em qualquer dos casos do artigo anterior, o juiz, antes de proferir a sentena definitiva, nomear dois arbitradores e um agrimensor para levantarem o traado da linha demarcanda. Art. 957 elementos. Art. 957 Concludos os estudos, apresentaro os arbitradores minucioso laudo sobre o traado da linha demarcanda, tendo em conta os ttulos, marcos, rumos, a fama da vizinhana, as informaes de antigos moradores do lugar e outros elementos que coligirem. Pargrafo nico - Ao laudo, anexar o agrimensor a planta da regio e o memorial das operaes de campo, os quais sero juntos aos autos, podendo as partes, no prazo comum de 10 (dez) dias, alegar o que julgarem conveniente. Tem-se, portanto, trs peritos, os quais fazem as divises/ demarcaes. Direito de Tapagem Art. 1297, CC/ 2002 Art. 1.297, CC. O proprietrio tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prdio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele demarcao entre os dois prdios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destrudos ou arruinados, repartindose proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas. - Direito de - Cercar \ - Murar \ Prdio urbano - Valar / ou rural - Tapar / - Sempre dentro de seus limites - Defesa do Domnio - Princpios 1) Tapumes divisrios entre confinantes presumem-se comuns 2) Relacionado demarcao dos limites entre prdios 3) Ambos os proprietrios devem concorrer com as despesas de construo e conservao dos tapumes 4) Tapume = - Sebes (cercas) vivas
- Cercas de Arame/ madeira - Valas - Banquetas - Qualquer meio de separao e conteno de animais

de seu prdio ou mvel, pois, se atingir com essa cerca ou muro o prdio alheio, estar cometendo uma turbao ou esbulho, e corre risco de ser ru de ao de manuteno ou reintegrao de posse. Ento, cerca, muro ou vala deve ser feito nos muros do prdio. O objetivo principal a proteo da propriedade, em primeiro lugar. Quando o muro construdo exatamente na linha divisria, ser partilhado entre os dois vizinhos por uma questo de presuno juris tantum, ou seja, presuno que admite prova em contrrio, o que significa que o melhor muro aquele construdo exatamente entre os dois prdios, e tem meao 50% para cada confinante*. Art. 1297, 1, CC. Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisrios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, at prova em contrrio, pertencer a ambos os proprietrios confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construo e conservao. Tem-se a necessidade dessa presuno pois h casos em que um dos confinantes quer derrubar ou subir o muro, e, ento, ter de contar com a concordncia e colaborao financeira do outro, visto que, se ele fizer apenas em sua parte, ser dono de 100% e tudo o que dizer respeito. Est relacionado com as demarcaes dos limites, lembrando-se do direito de diviso e demarcao, que ser utilizado quando quiser aviventar os limites entre os prdios, ou simplesmente fazer a comprovao de onde vai um imvel e onde comea o outro. Serve tambm para impedir a utilizao indevida de determinadas reas, pois, se tem uma cerca ou muro, tem-se propenso menor privao. importante que a terra, em ambiente rural ou urbano, esteja tapada ou cercada. Por tapagem ou tapume, tm-se as seguintes definies. Primeira: sebes vivas rvores, cercas vivas etc. que tem por objetivo fazer a diviso dos terrenos. No art. 1227, 2, tem-se disposio legal expressa em especial sobre as sebes vivas. Art. 1297, 2, CC. As sebes vivas, as rvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisrio, s podem ser cortadas, ou arrancadas, de comum acordo entre proprietrios. Ou seja, as sebes vivas (rvores, plantas) iro representar nova fonte de conflito, e pode ser que se precise definir, no judicirio, se corta a sebe viva ou no, caso no haja comum acordo. Imagine-se que fulano tenha cerca viva de cedrinho. Ento o vizinho do lado diz querer construir tal cerca viva e construir muro de tijolos, instaurando conflito que pode ir ao judicirio. Se estiver exatamente no marco divisrio, no poder construir aps a sebe viva, pois perder alguns centmetros de seu terreno. Alm disso, tm-se as cercas de arame (liso ou farpado), valas (buracos ou mata-burro

5) Tapumes especiais s devem ser pagos pelo interessado. 6) Observncia das leis municipais. 7) Ofendculas Direito do proprietrio O direito de tapagem est garantido pelo ordenamento jurdico a partir do 1297 do CC. Consiste no direito que o indivduo tem de cercar (fazer cercas), muros, valas e colocar tapumes para proteo, ou para que sua propriedade ou domnio fique cercado e apartado do imvel do vizinho. Para construir os tapumes, cerca ou vala, o indivduo ter sempre que observar os limites

estrado de madeira onde faz-se a vala, e os animais no a ultrapassa) ou qualquer outro meio de separao de animais, coisas, plantaes etc., como tipos de tapumes. Tm-se tambm os tapumes especiais, relacionados no Art. 1297, 3. Art. 1297, 3, CC. A construo de tapumes especiais para impedir a passagem de animais de pequeno porte, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietrio, que no est obrigado a concorrer para as despesas. Lembrando-se da responsabilidade civil quanto aos animais Ex. cachorros Brad e Pitt, da prof. Pitt pegou o pato do vizinho, porque no tinha tapume. Se h necessidade de tapume especial, aquele que no dono dos animais tem que pagar sozinho as despesas para fazer o tapume. Tambm devem ser observadas as regras impostas pelo municpio para evitar inobservncias das leis, para evitar multas. Ofendculas caco de vidro, arame farpado, cerca eltrica etc. J causaram muita discusso quanto responsabilidade civil, pois dizia-se que o proprietrio que a colocava corria grande risco de causar, ainda que involuntariamente, iluso em algum, especial em crianas. Contudo, se a criana est na rua e est escalando muro de casa que no a dela, a responsabilidade de seus pais, que lhe deveriam estar zelando. Assim, aquele que se colocou em situao de risco responder por si. Mas, pelo direito de informao, deve-se, obrigatoriamente, colocar-se placas avisando da cerca eltrica, ou avisos de que se tinha animais ferozes entre outros. Lembrando-se, por exemplo, que h ocasies especficas, quando o funcionrio da rede eltrica vai fazer algum ajuste, seria necessrio aviso de cerca eltrica. No obstante, so plenamente permitidas as ofendculas, mas, da mesma forma que h a necessidade de saber que se est sendo filmado, conversa sendo gravada etc., deve ter-se o aviso. Ex.: acrdo do vereador que comprou o voto por um saco de cimento e um vaso sanitrio. Direito de Construir
Art. 1.299, CC. O proprietrio pode levantar em seu terreno as construes que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos.

1 - O proprietrio tem direito de construir seu imvel; direito vinculado ao poder da propriedade de fruio e gozo da coisa. Ou seja, ele tem direito de usar, gozar, fruir etc.; o indivduo ir se utilizar da coisa da maneira que melhor lhe aprouver. Contudo, existem limitaes a tal direito. A principal que a construo que est sendo erigida necessita estar de acordo com regulamentos que tratam a respeito; necessria autorizao municipal para efetuar a construo, e tais regulamentos administrativos municipais tem por principal intuito garantir a segurana, e garantir que as reas de zoneamento sejam respeitadas (zoneamento 1 s residncia; 2 residencial e comercial etc.), rea de preservao ambiental, reas prximas a aeroportos etc. No Brasil, infelizmente, tem-se a Anistia. Ou seja, voc no pagou o IPTU no ano corrente; no ano seguinte, a prefeitura coloca placa, dizendo que no cobra multa, juros etc., mas apenas para regularizar a situao. O pior, contudo, que se faz construo irregular, o governo a anistia, voc comparece Secretaria de Habitao, apresenta a planta (como se o Estado dissesse que no houve problemas at ento), paga-se taxa na secretaria de habitao e se resolve o problema. O objetivo principal, ento, justamente proteger os demais, evitando construes nocivas localidade ou prdios vizinhos. H, tambm, outra regra, envolvendo o direito de construir. Deve-se, necessariamente, proteger a construo, para evitar que pedaos sejam lanados nas casas ou prdios vizinhos. Se for nociva ou for contra as normas da Administrao para a Construo, h a possibilidade de propositura de ao, disposta partir do Art. 934, chamado Denunciao de Obra Nova. Esta s pode ser proposta durante a construo. No existe para coisa que j foi construda.
Art. 934, CPC - Compete esta ao: I - ao proprietrio ou possuidor, a fim de impedir que a edificao de obra nova em imvel vizinho lhe prejudique o prdio, suas servides ou fins a que destinado; II - ao condmino, para impedir que o co-proprietrio execute alguma obra com Prejuzo ou alterao da coisa comum; III - ao Municpio, a fim de impedir que o particular construa em contraveno da lei, do regulamento ou de postura.

Aps estar pronta, pode-se promover Ao Demolitria, a qual est explicitada no Art. 1302, CC.
Art. 1.302, CC. O proprietrio pode, no lapso de ano e dia aps a concluso da obra, exigir que se desfaa janela, sacada, terrao ou goteira sobre o seu prdio; escoado o prazo, no poder, por sua vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar, o escoamento das guas da goteira, com prejuzo para o prdio vizinho. Ateno: exclusivamente para a demolio de muros, terraos, varandas, calhas etc., e a que serve para demolir algo muito maior do que o j construdo (ex.: casa); tambm denominado Ao Demolitria, mas deve-se fazer prova de descumprimento de norma pblica, e no tem prazo decadencial.

Direito do proprietrio Observncia dos regulamentos administrativos Ao de nunciao de obra nova Ao demolitria prazo decadencial (ano e dia) - Art. 1302 a 1312, CC. Pontos comuns:

Ex.: indivduo que edificou em rea de proteo ambiental. Ele terminou a construo e no foi embargado. O municpio toma

conhecimento, entra no rito ordinrio e pede demolio da casa por completo, pois ir danificar o meio ambiente. Diferena: Imagine-se ter vizinho que est construindo terrao, o qual no observa as normas relacionadas ao direito de vizinhana. Ex.: 1301.
Art. 1.301, CC. defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terrao ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

I - dele temporariamente usar, quando indispensvel reparao, construo, reconstruo ou limpeza de sua casa ou do muro divisrio; II - apoderar-se de coisas suas, inclusive animais que a se encontrem casualmente. 1 O disposto neste artigo aplica-se aos casos de limpeza ou reparao de esgotos, goteiras, aparelhos higinicos, poos e nascentes e ao aparo de cerca viva. (...) Confinante* proprietrio de um lado da linha divisria.

No se pode fazer eira, terrao etc. a menos de metro e meio. A origem da regra para permitir que no se pratique com a janela/ terrao depravao para com o vizinho. Art. 1031, 1, CC fala sobre a viso das janelas mnimo de 75 cm ou 1 metro e meio. Art. 1301, 1, CC. As janelas cuja viso no incida sobre a linha divisria, bem como as Perpendiculares, no podero ser abertas a menos de setenta e cinco centmetros. Prazo ano e dia. Contudo, se o municpio descobre construo em rea ambiental, tal prazo no se existe. Ento, a legislao tambm protege proprietrio que faz construo irregular, mas que o outro nada faz a respeito. Se tolerar, no h que se falar posteriormente ao prazo decadencial. Tambm Art. 1306 parede e meia. Art. 1.306, CC. O condmino da parede-meia pode utiliz-la at ao meio da espessura, no pondo em risco a segurana ou a separao dos dois prdios, e avisando previamente o outro condmino das obras que ali tenciona fazer; no pode sem consentimento do outro, fazer, na parede-meia, armrios, ou obras semelhantes, correspondendo a outras, da mesma natureza, j feitas do lado oposto. Imagine-se morar em prdio de apartamentos, e tem-se a parede na sala. Contrata-se arquiteto, e este faz a obra, no papel, e pede para fazer nixo na sala para acomodar a super TV. No se pode cavoucar a parede para faz-lo, exceto se for parede estrutural, e avisando previamente o outro condmino das obras. Ver tambm os arts. 1307, 1308 e 1313, 1, CC.
Art. 1.307, CC. Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisria, se necessrio reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcar com todas as despesas, inclusive de conservao, ou com metade, se o vizinho adquirir meao tambm na parte aumentada. Art. 1.308, CC. No lcito encostar parede divisria chamins, foges, fornos ou quaisquer aparelhos ou depsitos suscetveis de produzir infiltraes ou interferncias prejudiciais ao vizinho. Pargrafo nico. A disposio anterior no abrange as chamins ordinrias e os foges de cozinha. Art. 1.313, CC. O proprietrio ou ocupante do imvel obrigado a tolerar que o vizinho entre no prdio, mediante prvio aviso, para:

Вам также может понравиться