Вы находитесь на странице: 1из 3

ATELECTASIAS

Acadmico: Taiguara de Souza Batista

DEFINIO o colapso de parte ou de todo pulmo. Ou seja, o pulmo "murcha" numa parte ou na sua totalidade por um bloqueio na passagem do ar pelos brnquios de maior ou menor calibre (brnquio ou bronquolo, respectivamente). Os brnquios so tubos que do passagem ao ar, espalhando-o por todo o pulmo. ETIOLOGIA A atelectasia pode surgir por mecanismos diferentes. O acmulo de secrees nos brnquios pode bloquear a passagem do ar, levando ao colapso parcial ou total do pulmo afetado. Quando algum objeto, inadvertidamente, entra na via area e chega ao brnquio, a atelectasia poder ocorrer. Isto costuma acontecer mais com as crianas, quando engolem algum brinquedo ou outro objeto pequeno. Os tumores pulmonares podem crescer dentro de um brnquio ou pression-lo externamente, causando, em alguns casos, a atelectasia parcial ou total do pulmo. Pacientes que sofrem uma anestesia geral, que tem alguma doena pulmonar crnica ou que ficam muito tempo acamados podem, eventualmente, apresentar uma atelectasia. Num adulto, a atelectasia geralmente no uma situao ameaadora vida, j que as partes do pulmo que no foram comprometidas fazem uma compensao da perda de funo da rea afetada. Por outro lado, a mesma situao num beb ou numa criana pequena pode representar uma ameaa vida. SINTOMAS Os sintomas associados a essa situao podem estar presentes ou no. Depender, principalmente, do tamanho da rea afetada do pulmo e da presena ou no de doenas concorrentes. A atelectasia pulmonar poder estar acompanhada de dor torcica, tosse ou dificuldade para respirar. DIAGNSTICO Atravs de exames de imagem, como a radiografia ou tomografia computadorizada do trax, o mdico poder fazer o diagnstico. A atelectasia, ao exame fsico do paciente, poder ser suspeitada na minoria dos casos. Isto porque ter de haver um colapso pulmonar de uma rea extensa do pulmo para que surjam alteraes no exame fsico. A broncoscopia - exame que observa a parte interna dos pulmes atravs de um aparelho flexvel dotado de fibras pticas e lentes - capaz de detectar o bloqueio da passagem de ar (do brnquio) e sua causa.

TRATAMENTO O tratamento dever ser escolhido de acordo com a causa da atelectasia, com o objetivo de expandir novamente ("inflar") o pulmo. Nos casos de acmulo de secrees, a fisioterapia pulmonar para a mobilizao das secrees e a broncoscopia para a aspirao dessas ser o tratamento mais indicado. A fisioterapia poder utilizar-se de exerccios respiratrios, tapotagem (pequenos golpes com os punhos nos pulmes), drenagem postural (colocando o indivduo numa posio que favorea a sada das secrees), cinesioterapia e vibradores. Quando houver alguma infeco bacteriana (por bactrias) associada ao excesso de secrees, os antibiticos devero ser indicados. Alm desses, os mucolticos (medicamentos que facilitam a expectorao das secrees) podero ser utilizados nas infeces respiratrias, sejam elas virais ou bacterianas. Nos casos de corpo estranho na via area (objetos), a broncoscopia dever ser realizada para fazer a remoo. Se no for exitosa, a cirurgia dever ser realizada. Quando a causa da atelectasia for um tumor, o tratamento dele dever solucionar a atelectasia. PREVENO Manter os pequenos objetos longe do alcance das crianas uma maneira de prevenir as atelectasias causadas por corpo estranho. Da mesma forma, os pais devero ter cautela na escolha dos brinquedos que devem ser adequados idade da criana. Evitar longos perodos deitado na cama tambm importante para preveno das atelectasias, principalmente aps cirurgias. Neste mesmo sentido, a fisioterapia tambm poder ser necessria. Ela pode ser utilizada para a preveno das atelectasias. Nos adultos, principalmente idosos, devero manter acompanhamento com dentista para que no ocorram aspirao de dente ou prtese mal fixada para os pulmes. COMPLICAES A pneumonia uma complicao que pode se desenvolver poucos dias aps o surgimento de uma atelectasia. Portanto, importante a resoluo do problema.

TRATAMENTO FISIOTERAPUTICO

A abordagem Fisioteraputica no se resume somente ao tratamento da Atelectasia quando a mesma j se encontra instalada, mas principalmente na preveno da instalao do quadro, em pacientes os quais se encontram acamados por um perodo de mdio a longo prazo. Esta preveno pode ser feita atravs de medidas fceis de serem tomadas, como a mudana de decbito de pacientes, os quais se encontram restritos ao leito, como nas Unidades de Tratamento Intensivo.(6,11) A interveno Fisioteraputica no recrutamento alveolar deve ser feito de uma forma consistente e constante, onde o conhecimento da ventilao mecnica, com seus conceitos e estratgias ventilatrias, por parte do Fisioterapeuta, torna-se indispensvel para que, atravs da administrao de valores de PEEP, seja possvel promover a abertura de alvolos, contribuindo desta forma para a reverso do quadro. A administrao da PEEP contribui para o deslocamento distal, em relao s estruturas alveolares, dos pontos de igual presso (PIP), promovendo desta forma um maior e mais eficaz fluxo expiratrio e inspiratrio, melhorando a ventilao alveolar e conseqentemente o gradiente ventilao-perfuso.Este aumento da PEEP deve controlado tomando por base os valores limtrofes da Presso de Plat < 35cmH2O e a Presso de Pico Inspiratrio < 50 cmH2O, como precauo leses por hiper-presso: barotrauma.(1,4,6) Existem vrios protocolos para recrutamento alveolar, porm neste estudo, falaremos a respeito somente de dois. O primeiro, de autoria do Professor Dr. Marcelo Amato, em publicao na Revista Brasileira de Penumologia (2004), diz que o recrutamento alveolar deve ser iniciado com um CPAP de 40 cmH2O, por 40 segundos, retornando com o valor da PEEP para o valor anterior ao incio do recrutamento. J Kacmareck e colaboradores, segundo publicao no Physical Therapy (2004), diz que o recrutamento deve acontecer em trs etapas: a primeira deve ocorrer com um CPAP de 30 cmH2O, por 30 a 40 segundos. Aguardado um perodo de 15 a 20 minutos, realiza-se a segunda manobra, com um CPAP de 35 a 45 cmH2O, por 30 a 40 segundos; aguardado 15 a 20 minutos, realiza-se a ltima manobra, com um CPAP de 40 cmH2O,, por 30 a 40 segundos. O tratamento da atelectasia, como dito anteriormente, baseia-se principalmente no recrutamento alveolar, com o intuito de normalizar o gradiente V/Q e restabelecer a ventilao no segmento ou mesmo no pulmo acometido. Pode-se fazer uso de vrias tcnicas, de acordo com o quadro clnico do paciente, assim como a situao respiratria em que o mesmo se encontra, em ventilao mecnica invasiva, mecnica no-invasiva ou ainda em ventilao espontnea. Entretanto, parece no haver um consenso sobre qual tcnica obtm melhor resultado, da a necessidade de mais estudos comparativos destas, para que haja um consenso melhor quanto ao nmero de atendimentos, intervalos dos procedimentos e tcnicas de procedimentos, os quais tero maior e melhor resultados.

Вам также может понравиться