Вы находитесь на странице: 1из 10

PROPOSTA DE CONTEDOS MNIMOS DA EDUCAO FSICA PARA 2012 VINHEDO

Prof : Rodrigo Augusto de Lima EM Integrao.

6 Ano - Contedos Bsicos 1 -Esporte: - Coletivos; - Individuais. Metodologia: Origem/histrico dos esportes; Atividades pr desportivas com fundamentos e regras adaptadas; Fundamentos bsicos. Avaliao: Espera-se que o aluno conhea, na origem dos diferentes esportes: - o surgimento de cada esporte com suas primeiras regras; - sua relao com jogos populares; Experimentao de diferentes esportes com regras adaptadas. 2 - Jogos e brincadeiras: roda; - Jogos de tabuleiro; - Jogos cooperativos. Metodologia: Origem e histrico dos jogos, brinquedos e brincadeiras; Brinquedos, jogos e brincadeiras com e sem materiais alternativos; Construo dos Brinquedos; Disposio e movimentao bsica dos jogos de tabuleiro. Avaliao: Conhecer o contexto histrico em que foram criados os diferentes jogos, brinquedos e brincadeiras, bem como experimentar e vivenciar, ou seja, apropriar-se efetivamente das diferentes formas de jogar; Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir da construo de brinquedos com materiais alternativos. - Jogos e brincadeiras populares; - Brincadeiras e cantigas de

3 - Dana: - Danas folclricas;

-Danas -

de rua; Danas criativas.

Metodologia: Origem e histrico das danas; Contextualizao da dana; Atividades de criao e adaptadas; Movimentos de experimentao corporal (sequncia de movimentos). Avaliao: Conhecimento sobre a origem e alguns significados (msticos, religiosos, entre outros) das diferentes danas; Experimentao, criao e adaptao tanto das cantigas de rodas quanto de diferentes sequncias de movimentos. 4 - Ginstica: - Ginstica geral; - Ginsticas circenses. Metodologia:

Construo e experimentao de materiais utilizados nas diferentes modalidades ginsticas; Cultura do Circo; Conscincia Corporal.

Avaliao: Conhecer os aspectos histricos da ginstica artstica e das prticas corporais circenses; Experimentao dos fundamentos bsicos da ginstica: Saltar; Equilibrar; Rolar/Girar; Trepar; Balanar/Embalar. Malabares Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir da utilizao de materiais alternativos. 5 - Lutas:- Lutas de aproximao; - Capoeira.

Metodologia: Origem e histrico das lutas; Atividades que utilizem materiais alternativos; Jogos de oposio; Musicalizao; Ginga, esquiva e golpes. Avaliao: Conhecer os aspectos histricos, filosficos e as caractersticas das diferentes formas de lutas e se possvel vivenciar algumas manifestaes; Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir da utilizao de materiais alternativos e dos jogos de oposio. 7 Ano Contedos bsicos 1-Esporte:- Coletivos; - Individuais. Metodologia: Origem dos diferentes esportes e mudanas no decorrer da histria; Noes das regras e elementos bsicos; Prtica dos fundamentos das diversas modalidades esportivas; Sentido da competio esportiva. Avaliao: Espera-se que o aluno possa conhecer a difuso e diferenas de cada esporte, relacionando-as com as mudanas do contexto histrico brasileiro; Reconhecer e se apropriar dos fundamentos bsicos dos diferentes esportes; Conhecimento das noes bsicas das regras das diferentes manifestaes esportivas. 2- Jogos e brincadeiras:- Jogos e brincadeiras populares; - Brincadeiras e cantigas de roda; - Jogos de tabuleiro; - Jogos cooperativos. Metodologia:

Recorte histrico delimitando tempos e espaos, nos jogos, brinquedos e brincadeiras; Diferena entre brincadeira, jogo e esporte; A construo coletiva dos jogos, brincadeiras e brinquedos; Os Jogos, as brincadeiras e suas diferenas regionais;

Avaliao: Difuso dos jogos e brincadeiras populares e tradicionais no contexto brasileiro; Conhecer as diferenas e as possveis relaes existentes entre os jogos, brincadeiras e brinquedos; Construir individualmente ou coletivamente diferentes jogos e brinquedos.

3 Dana: - Danas folclricas; - Danas modernas; - Danas circulares. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos, na dana; Desenvolvimento de formas corporais rtmico/expressivas; Criao e adaptao de coreografias; Construo de instrumentos musicais. Avaliao: Conhecer a origem e o contexto em que se desenvolveram as diferentes manifestaes da dana; Vivenciar as diferentes manifestaes rtmicas e expressivas, por meio da criao e adaptao de coreografias; Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir da construo de instrumentos musicais adaptados. 4- Ginstica: - Ginstica geral; - Ginsticas circenses. Metodologia: Aspectos histricos e culturais da ginstica; Noes de posturas e elementos ginsticos; Cultura do Circo.

Avaliao: Conhecer os aspectos histricos das diferentes formas de ginsticas; Experimentar e vivenciar outras formas de movimentos e os elementos ginsticos como: saltos; piruetas; equilbrios; 5 Lutas: - Lutas de aproximao; - Capoeira. Metodologia: Origem das lutas, mudanas no decorrer da histria; Jogos de oposio; Ginga, esquiva e golpes; Rolamentos e quedas. Avaliao: Conhecer os aspectos histricos, filosficos e as caractersticas das diferentes formas de lutas e se possvel vivenciar algumas manifestaes; Conhecer a histria do jud, karat, taekwondo e alguns movimentos bsicos como as quedas, rolamentos e outros movimentos; Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir da utilizao de materiais alternativos e dos jogos de oposio.

8 Ano Contedos bsicos 1 Esporte:- Coletivos; - Radicais. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos, no esporte; Possibilidade do esporte como atividade corporal: lazer, esporte de rendimento, condicionamento fsico; Esporte e mdia; Esporte: benefcios e malefcios sade; Prtica dos fundamentos das diversas modalidades esportivas;

Discutir e refletir sobre noes de tica nas competies esportivas.

Avaliao: Entender que as prticas esportivas podem ser vivenciadas no tempo/espao de lazer, como esporte de rendimento ou como aptido fsica e sade; Compreender a influncia da mdia no desenvolvimento dos diferentes esportes; Reconhecer os aspectos positivos e negativos das prticas esportivas; Conhecer e vivenciar diferentes modalidades esportivas. 2 - Jogos e brincadeiras:- Jogos e brincadeiras populares; - Jogos de tabuleiro; - Jogos dramticos; - Jogos cooperativos. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos, nos jogos, brincadeiras e brinquedos; Festivais; Estratgias de jogo. Avaliao: Desenvolver atividades coletivas a partir de diferentes jogos, conhecidos, adaptados ou criados, sejam eles cooperativos, competitivos ou de tabuleiro; Conhecer o contexto histrico em que foram criados os diferentes jogos, brincadeiras e brinquedos. 3 Dana:- Danas criativas; - Danas circulares. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos, na dana; Elementos e tcnicas de dana; Esquetes (so pequenas seqncias cmicas).

Avaliao: Conhecer os diferentes ritmos, passos, posturas, condues, formas de deslocamento, entre outros elementos que identificam as diferentes danas; Montar pequenas composies coreogrficas. 4 Ginstica:- Ginstica Rtmica; - Ginsticas circenses; - Ginstica geral. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos, na ginstica; Noes de postura e elementos ginsticos; Origem da Ginstica com enfoque especfico nas diferentes modalidades, pensando suas mudanas ao longo dos anos; Manuseio dos elementos da Ginstica Rtmica; Movimentos acrobticos. Avaliao: Manusear os diferentes elementos da GR como: corda; fita; bola; maas; arco; Reconhecer as possibilidades de vivenciar o ldico a partir das atividades circenses como acrobacias de solo e equilbrios em grupo. 5 Lutas: - Lutas com ou sem instrumento mediador (Esgrima, Aikido) - Capoeira. Metodologia: Roda de capoeira; Projeo e imobilizao; Jogos de oposio. Avaliao:

Conhecer os aspectos histricos, filosficos e as caractersticas das diferentes formas de lutas e se possvel vivenciar algumas manifestaes; Aprofundar alguns elementos da capoeira procurando compreender a constituio, os ritos e os significados da roda; Conhecer as diferentes projees e imobilizaes do jud.

9 Ano Contedos bsicos: 1 Esporte: - Coletivos; - Radicais. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos; Organizao de festivais esportivos; Analise dos diferentes esportes no contexto social e econmico; Regras oficiais e sistemas tticos; A prtica dos fundamentos das diversas modalidades esportivas; Smulas, noes e preenchimento; Avaliao: Vivenciar atividades esportivas, trabalhando com arbitragens, smulas e as diferentes noes de preenchimento; Reconhecer o contexto social e econmico em que os diferentes esportes se desenvolveram. 2 - Jogos e Brincadeiras:- Jogos de tabuleiro; - Jogos dramticos; - Jogos cooperativos. Metodologia: Organizao e criao de gincanas e RPG (Role-Playing Game, Jogo de Interpretao de Personagem), compreendendo que um jogo de estratgia e imaginao, em que os alunos interpretam diferentes personagens, vivendo aventuras e superando desafios; Diferenciao dos jogos cooperativos e competitivos.

Avaliao: Reconhecer a importncia da organizao coletiva na elaborao de gincanas e R.P.G; Diferenciar os jogos cooperativos e os jogos competitivos a partir dos seguintes elementos: Viso do jogo; Objetivo; O outro; Relao; Resultado; Conseqncia; Motivao.

3 Dana: - Danas criativas; - Danas circulares. Metodologia: Recorte histrico delimitando tempos e espaos na dana; Organizao de festivais; Elementos e tcnicas de dana; Avaliao: Reconhecer a importncia das diferentes manifestaes presentes nas danas e seu contexto histrico; Conhecer os diferentes ritmos, passos, posturas, condues, formas de deslocamento, entre outros elementos presentes nas danas do nordeste, do norte e sul do Brasil; Criar e vivenciar atividades de dana, nas quais sejam apresentadas as diferentes criaes coreogrficas realizadas pelos alunos.

4 Ginstica:- Ginstica geral. Origem da Ginstica: trajetria at o surgimento da Educao Fsica; Construo de coreografias. Ginstica e a cultura de rua (circo, malabares e acrobacias); Anlise sobre o modismo; Vivncia das tcnicas especficas das ginsticas desportivas;

Recursos ergognicos (doping).

Avaliao: Conhecer e vivenciar as tcnicas das ginsticas ocidentais e orientais; Compreender a relao existente entre a ginstica artstica e os elementos presentes no circo; A influncia da ginstica na busca pelo corpo perfeito.

5 Lutas:- Lutas com ou sem instrumento mediador; - Capoeira. Metodologia: Origens e aspectos histricos. Avaliao: Conhecer os aspectos histricos, filosficos e as caractersticas das diferentes formas de lutas e se possvel vivenciar algumas manifestaes.

Вам также может понравиться