Вы находитесь на странице: 1из 10

GOVERNO DO ESTADO DO PAR

SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE ADMINISTRAO (SEAD)

POLCIA CIVIL DO ESTADO DO PAR


NVEL SUPERIOR
DATA: 27/9/2009

CONCURSO PBLICO

CARGO 3: INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

TARDE
INSTRUES

TIPO A

Confira seus dados pessoais constantes da sua folha de respostas. Verifique tambm se o nome do cargo e o tipo de prova impressos neste caderno correspondem aos indicados na sua folha de respostas. Em seguida, verifique se este caderno contm cinquenta questes, corretamente ordenadas de 1 a 50. As provas objetivas so constitudas de questes com quatro opes (A, B, C e D) e uma nica resposta correta. Em caso de divergncia de dados e/ou de defeito no caderno de provas, solicite providncias ao fiscal de sala mais prximo. Transcreva as respostas das questes para a sua folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das provas e cujo preenchimento de sua exclusiva responsabilidade. Sero consideradas marcaes indevidas as que estiverem em desacordo com o estabelecido no edital de abertura ou na folha de respostas, tais como marcao rasurada ou emendada, ou campo de marcao no preenchido integralmente. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro de preenchimento por parte do candidato. Para a marcao na folha de respostas, utilize somente caneta esferogrfica de tinta preta. No permitida a marcao na folha de respostas por outra pessoa, ressalvados os casos de atendimento especial previamente deferidos. vedado amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuzos decorrentes da impossibilidade de realizao da leitura ptica. A durao das provas de quatro horas. Voc dever permanecer obrigatoriamente em sala por, no mnimo, uma hora aps o incio das provas e poder levar este caderno somente no decurso dos ltimos quinze minutos anteriores ao horrio determinado para o seu trmino. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes dos editais do processo, do presente caderno ou da folha de respostas implicar a anulao das suas provas.

CRONOGRAMA
ETAPA
Divulgao do gabarito oficial preliminar das provas objetivas, no endereo eletrnico www.movens.org.br, a partir das 17 horas Prazo para entrega de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas Data provvel para divulgao do resultado final das provas objetivas e convocao para a aptido fsica

DATA
28/9/2009 29 e 30/9/2009
27/10/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Utilize este espao para rascunho.

Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

ConheCimentos BsiCos
Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 5.

Questo 2
Assinale a opo em que a substituio do termo referido no texto est correta e mantm o seu sentido original. (A) Na linha 5, mas por entretanto.

A internet inaugurou um novo bazar da informao para quem puder colet-la. Dados financeiros, hbitos de consumo e at o perfil psicolgico do usurio podem estar na rede. A internet tornou mais difcil manter a privacidade

(B) Na linha 6, e por mas. (C) Na linha 15, porm por portanto. (D) Na linha 18, assim por tambm.

mas isso no significa que ela esteja morta. O direito privacidade j foi bem estabelecido e vem sendo reforado nos documentos legais mais relevantes do mundo. Na verdade, h mais de cem anos, a nota dominante nas discusses em torno da privacidade o temor diante

Questo 3
A respeito da pontuao empregada no texto, assinale a opo correta. (A) No primeiro pargrafo do texto, os travesses, em suas trs ocorrncias, no podem ser substitudos por vrgulas, pois acarretaria prejuzo gramatical ao texto. (B) Na linha 8, a vrgula logo aps Na verdade obrigatria, e sua retirada acarretaria erro gramatical e alterao no sentido do texto. (C) Na linha 15, a vrgula logo aps porm facultativa e poderia ser eliminada sem causar prejuzo gramatical ao texto. (D) Nas linhas 22 e 23, as vrgulas so empregadas para separar elementos de uma enumerao.

10

das tecnologias que possibilitam a governos, empresas e criminosos coletar, analisar, utilizar e s vezes divulgar informaes de cidados desprecavidos. Uma das preocupaes diz respeito coleta de informaes privadas por empresas ou pelo governo. A

15

maior parte dos atentados privacidade, porm, no vem das polticas de segurana de governo ou de interesses comerciais de grandes corporaes. Sua motivao apenas a malevolncia. assim nos furtos de senhas bancrias e de nmeros de cartes de crdito por quadrilhas

20

de bandidos digitais. Mas tambm h casos em que a violao da privacidade feita pela prpria vtima, que espontaneamente revela larga fatia de sua vida em fotos, vdeos, depoimentos. Como as novas ferramentas tecnolgicas ampliaram Acerca dos aspectos lingusticos do texto, assinale a opo correta. (A) Na primeira linha do texto h dois verbos. (B) O pronome ela (linha 5) refere-se a internet (linha 4). (C) Na linha 8, a forma verbal h empregada para denotar tempo transcorrido. (D) Na linha 24, a conjuno Como empregada com valor temporal.
Quando no h mais segredos. In: Veja, n. 2.125, 12/8/2009 (com adaptaes).

Questo 4

25

as formas de exposio pessoal por vontade prpria do usurio ou sua revelia , a questo da preservao da privacidade passa hoje tanto pela definio de regras mais rgidas de proteo como tambm pelo aprendizado do usurio em manter preservadas informaes pessoais.

Questo 5
Quanto significao das palavras no texto, assinale a opo correta.

Questo 1
Com base nas ideias do texto, assinale a opo correta.

(A) Na linha 7, a palavra relevantes pode ser corretamente (A) A discusso acerca da privacidade surge com o advento da internet. (B) A violao da vida privada muitas vezes feita de forma espontnea na rede. (C) De maneira geral, no h regras estabelecidas em torno do direito privacidade. (D) O avano das tecnologias extinguiu a privacidade da vida das pessoas. 3 substituda por importantes, sem alterar o sentido original do texto. (B) Na linha 8, o vocbulo dominante apresenta a mesma significao que autoritria. (C) Na linha 12, a palavra desprecavidos est empregada com o mesmo significado de inseguros. (D) Na linha 18, a palavra malevolncia est empregada tanto com o sentido de malevel quanto de inocncia.
Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL Considere as seguintes informaes para as questes de 6 a 10. Todos os programas citados esto em portugus e configurao-padro. Considere tambm que o mouse est configurado para pessoas destras e que informaes como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. No h restries de proteo, funcionamento e uso em relao a programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados, a menos que sejam explicitamente citadas na questo.

Questo 6
Alessandro recebeu a responsabilidade de conferir os relatrios de despesas de viagens do seu departamento. Para isso, recebeu uma planilha do Microsoft Excel 2003, ilustrada abaixo, de outro funcionrio que entrou em frias, e precisa verificar se os totais esto corretos. Nessa planilha, os valores so separados por ms e, no fim do ano, so consolidados. Para realizar seu trabalho, Alessandro precisa descobrir onde esto localizadas as clulas que fazem parte das frmulas.

Assinale a opo que descreve um dos passos corretos para que Alessandro atinja seu objetivo. (A) Clicar na clula B9; selecionar, no menu Ferramentas, Cenrios; navegar pelos cenrios criados. (B) Clicar na clula B9; selecionar, no menu editar, Localizar; preencher o campo Localizar com a frmula da clula escolhida; clicar o boto Localizar tudo. (C) Clicar na clula B9; selecionar, no menu editar, ir Para; digitar a frmula no campo Referncia; em seguida, clicar oK. (D) Clicar na clula B9; selecionar, no menu Ferramentas, Auditoria de Frmulas; selecionar Rastrear Precedentes; em seguida, teclar enter.

Questo 7
A internet uma ferramenta importante para o trabalho, porm existem diversos riscos, o seu mau uso pode causar perda ou vazamento de informaes e prejuzos financeiros. Por esse motivo, importante saber como acess-la de forma segura. A respeito da segurana no uso da internet, assinale a opo correta. (A) O acesso internet por redes sem fio (Wireless ou Wi-Fi) abertas perigoso e deve ser evitado. (B) O filtro de linha um equipamento muito utilizado para evitar vrus e hackers. Ele faz a verificao dos dados que passam pela linha telefnica. (C) O uso de antivrus fundamental e 100% seguro; por isso, suas atualizaes podem ser feitas somente quando uma nova ameaa divulgada na mdia. (D) Utilizar senhas pequenas, com at quatro letras e/ou nmeros, eficiente, pois so mais fceis de lembrar.

Questo 8
O Internet Explorer 7 um dos programas mais utilizados para navegar na internet. A respeito do seu funcionamento, assinale a opo inCoRRetA. (A) Caso a tela do computador esteja pequena para visualizar o site, pode-se utilizar a funo Tela Cheia. (B) Com o Internet Explorer possvel configurar quais programas sero utilizados para outros servios de internet, como correio eletrnico, grupos de notcias, calendrio e contatos. (C) O Internet Explorer pode ser configurado para realizar conexo discada com um provedor de acesso internet, caso no haja conexo disponvel.

(D) O cone

aparece toda vez que se visita um endereo eletrnico protegido. 4

Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Questo 9
O Microsoft Word 2003 oferece diferentes formas para visualizar o documento que est sendo criado. Quando se est trabalhando com um arquivo grande ou complexo, essas opes facilitam o gerenciamento do contedo. A respeito do funcionamento dos modos de exibio e visualizao do Microsoft Word 2003, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. I O modo Normal o indicado para verificar o real posicionamento do texto e dos elementos grficos antes de imprimir. II O modo Estrutura de Tpicos usado para a organizao do documento em captulos, indicando sua hierarquia e ordenamento. III O modo Layout da Web ideal para quando se cria pginas para um site na internet ou na intranet. IV O modo Layout de Leitura usado para verificar a impresso do documento em formato de Livro ou Revista. esto certos apenas os itens (A) (B) (C) (D) I e III. I e IV. II e III. II e IV.

Questo 12
Os homens e as mulheres conhecidos como soldados da borracha foram importantes para os esforos do Brasil na Segunda Guerra Mundial como os pracinhas da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) foram nos campos de batalha da Itlia. Considerando essas informaes, correto afirmar que os soldados da borracha: (A) foram necessrios para a construo de automveis brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. (B) eram, em sua maioria, gachos. (C) eram os seringueiros que foram para a Amaznia durante a Segunda Guerra Mundial. (D) foram necessrios para aumentar a produo de borracha no Brasil na Segunda Guerra Mundial, porque uma praga destruiu as seringueiras da sia.

Questo 13
Desde o lanamento do estudo Farra do Boi, realizado pelo Greenpeace, a pecuria foi alvo das discusses sobre a preservao da floresta amaznica, porque o documento reafirmava a participao de grandes frigorficos em atividades ilegais de explorao da terra, o que levou a reaes do Ministrio Pblico e de diversas entidades da sociedade civil.
Internet: www.amazonia.org.br. Acesso em 14/8/2009 (com adaptaes).

Acerca da atividade pecuria no Par, assinale a opo correta. (A) Carne certificada aquela produzida de acordo com princpios da pecuria orgnica, ou seja, sem uso de vacinas ou antibiticos. (B) Os grandes frigorficos recusaram-se a aceitar a soluo do Ministrio Pblico de no comprar carne de reas desmatadas ilegalmente. (C) O Greenpeace defende, com essa medida, o fim do consumo de carne. (D) Algumas das principais redes de supermercado do pas comprometeram-se a parar de comprar carne de quem tivesse desmatado ilegalmente para a produo pecuria.

Questo 10
Quando criamos um relatrio, um ofcio ou uma apresentao, podemos utilizar tabelas para organizar, correlacionar ou listar informaes. As linhas e as colunas podem ser preenchidas com texto ou imagens. no que se refere s funcionalidades de tabelas do Microsoft Word 2003 e do Microsoft Excel 2003, assinale a opo inCoRRetA. (A) No Microsoft Word 2003, para fazer uma tabulao dentro de uma tabela, necessrio pressionar as Tab Ctrl teclas e , simultaneamente. (B) Para converter um texto em tabela no Microsoft Word 2003, pode-se utilizar o sinal de ponto e vrgula como separador. (C) possvel realizar clculos em uma tabela do Microsoft Word 2003; porm, se algum dado for alterado, a atualizao do resultado da frmula dever ser feita manualmente. (D) No Microsoft Word 2003, uma frmula que faz referncia clula C3 a mesma coisa que uma frmula fazer referncia clula $C$3 no Microsoft Excel 2003.

Questo 14
Quanto ao rio Amazonas, o mais longo do mundo, correto afirmar que (A) chamado de Solimes at 100 quilmetros depois de Manaus. (B) corta o Estado do Par no sentido oeste-leste, possuindo em sua foz a maior ilha fluvio-martima do mundo. (C) navegvel apenas da Foz at Manaus, apesar de largo e profundo em vrios trechos. (D) nasce nas terras altas bolivianas, onde chamado de Maraon.

Questo 15
No fim dos anos 1950, a abertura da rodovia BelmBraslia inaugurou a poltica de interiorizao do desenvolvimento do governo federal. Vrios grandes projetos se seguiram, estando entre eles a rodovia Transamaznica. Sendo assim, correto afirmar que essa rodovia (A) formava, com a Ferrovia Madeira-Mamor, o principal eixo de integrao da Amaznia nos anos 1970. (B) foi inaugurada durante o governo do General Mdici. (C) foi a primeira grande obra brasileira que incorporava a ideia de desenvolvimento sustentvel. (D) teve seu projeto de construo realizado no Governo Juscelino Kubitschek, logo depois da inaugurao de Braslia.
Concurso Pblico PCPA/2009

Questo 11
Com relao ao Projeto Carajs, assinale a opo correta. (A) Nesse projeto, alm de minrio de ferro, so explorados mangans, cobre, nquel, ouro, bauxita e cassiterita. (B) O porto de Itaqui foi construdo em Belm para escoar a produo mineral. (C) A produo de ferro foi possvel apenas depois da privatizao da Companhia Vale do Rio Doce. (D) Os investimentos nesse projeto foram altos, porque o teor de ferro do minrio um dos mais baixos do mundo. 5

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

ConheCimentos esPeCFiCos
Questo 16
correto afirmar que produo do bem pblico pela Administrao Pblica trata-se do (A) aparelhamento do Estado preordenando realizao de servios visando satisfao das necessidades coletivas, no praticando atos de governo, mas de execuo. (B) conjunto de funes necessrias aos servios pblicos em geral, em sentido material. (C) conjunto de rgos institudos para consecuo dos objetivos do governo, em sentido formal. (D) desempenho perene e sistemtico, legal e tcnico, dos servios prprios do Estado ou por ele assumidos em benefcio da coletividade.

Questo 19
Um investigador de polcia, ao cumprir mandado de priso de condenado pela justia criminal, foi recebido com violncia pelo condenado e acabou revidando, violando a integridade fsica deste. Considerando essa situao, assinale a opo correta. (A) A resistncia, que obriga ao uso da fora, legitima o seu uso, e eventuais excessos no trazem responsabilidade para o agente. (B) Em todas as diligncias de priso, o investigador deve neutralizar o preso, utilizando algemas, mesmo que ele no tenha oferecido resistncia. (C) O exerccio da fora para dominar agentes de ilcitos somente legal quando necessrio e levado a efeito com moderao. (D) O exerccio da fora para dominar o agente de ilcito sempre ser considerado legal e exime de qualquer responsabilidade o funcionrio.

Questo 20
Com base na Lei Complementar n. 22/1994, que estabelece normas de organizao, competncias, garantias, direitos e deveres da Polcia Civil do Estado do Par, assinale a opo correta. (A) A carreira policial civil, tpica de Estado, integrada pelos cargos de delegado de polcia, investigador de polcia, escrivo de polcia e papiloscopista, preferencialmente com graduao em nvel superior. (B) A carreira policial civil do Estado do Par escalonada em cargos de natureza policial, com nveis de atribuies e responsabilidades, de provimento efetivo e de livre provimento. (C) A Polcia Civil do Estado do Par formada pelos Quadros de Autoridade Policial, de Agente da Autoridade e de Tcnicos de Polcia. (D) O Quadro de Agente da Autoridade Policial composto por investigador de polcia, escrivo de polcia e papiloscopista.

Questo 17
Segundo as regras definidas pela Lei n 5.810/1994, que dispe sobre o Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas do estado do Par, correto afirmar que o servidor ser aposentado (A) compulsoriamente, aos 70 anos de idade, se homem, e aos 65 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. (B) por invalidez permanente, com proventos proporcionais ao tempo de servio, quando esta decorrer de acidente em servio, molstia profissional, ou doena grave ou incurvel especificada em lei, e integrais nos demais casos. (C) voluntariamente, aos 60 anos de idade, se homem, e aos 55 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. (D) voluntariamente, aos 35 anos de servio, se homem, e aos 30 anos de servio, se mulher, com proventos integrais.

Questo 21
o agente pblico, ao lidar com a liberdade do cidado que esteja sujeito a represso por prtica de ilcito penal, deve respeitar os direitos fundamentais institudos pela Constituio Federal. Acerca desses princpios, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opo correta. I legal a priso em flagrante delito de quem nasceu em 1. de maro, por conduta ilcita praticada no dia 29 de fevereiro do ano em que iria completar 18 anos de idade. II O menor, com idade entre 12 e 18 anos de idade incompletos, que tiver praticado conduta que se conforme descrio de tipo penal no poder ter sua liberdade restringida. III Embora com idade cronolgica de 18 anos incompletos, mas de porte avantajado, o menor no poder ser algemado se oferecer resistncia deteno. A sequncia correta : (A) (B) (C) (D) V, V, F. F, F, V. F, F, F. V, V, V. 6

Questo 18
A Administrao deve controlar os seus atos e os praticados pelos seus agentes. A atividade policial, por lidar com a liberdade dos cidados, tambm est sujeita a controle. A respeito da atuao da Polcia Civil no exerccio desse controle, assinale a opo correta. (A) Quando a Corregedoria Geral da Polcia Civil instaura procedimento administrativo disciplinar contra um investigador de polcia de seus quadros, atua no exerccio do controle hierrquico. (B) Quando o policial responder ao penal por abuso de poder, est sendo alvo de controle externo de sua atividade administrativa. (C) Os policiais civis esto sujeitos pelos atos que praticam a controle administrativo externo. (D) O Ministrio Pblico no integra a carreira policial, mas, ao promover ao penal contra algum policial por abuso de poder, exerce o controle interno.
Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Questo 22
A Constituio Federal, em seu art. 5., apresenta o comando que consagra a inviolabilidade do direito vida, liberdade, segurana e propriedade. Alm disso, ao definir as instituies incumbidas de cumprir a garantia da segurana pblica, confirma o papel que elas devem exercer para preservar a ordem pblica e a incolumidade das pessoas e do patrimnio. nesse contexto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. I A polcia civil tem a funo de atuar como polcia judiciria, apurando as infraes penais, exceto as militares. II A polcia civil est incubida de proteger as pessoas, garantindo a incolumidade pessoal para preservar o bem de maior valor, que a vida. III A polcia civil tem a funo de preservar a ordem pblica e a incolumidade das pessoas e do seu patrimnio, preventivamente. A quantidade de itens certos igual a (A) (B) (C) (D) 0. 1. 2. 3.

Questo 25
Segundo a doutrina civilista, pessoa jurdica a unidade de pessoas naturais ou de patrimnio, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes. De acordo com o Cdigo Civil, entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno incluem-se: (A) (B) (C) (D) as os as os organizaes religiosas. partidos polticos. fundaes. territrios.

Questo 26
Com base no Cdigo Civil em vigncia, considerado como domiclio necessrio do incapaz: (A) (B) (C) (D) o lugar onde for encontrado. o domiclio do seu representante ou assistente. o lugar onde exerce permanentemente suas funes. o lugar onde estabelece a sua residncia com nimo definitivo.

Questo 27
no que diz respeito ao ordenamento jurdico brasileiro, em relao infrao penal, assinale a opo correta. (A) Adotou-se no direito penal brasileiro o critrio bipartido, segundo o qual as condutas punveis dividem-se em crimes ou contravenes, como sinnimos, e delitos. (B) O critrio adotado para a distino entre crime e contraveno dado pela natureza da pena privativa de liberdade cominada. (C) O Cdigo Penal brasileiro adotou o critrio tripartite, existindo diferena entre crime, delito e contraveno. (D) No mbito do direito penal, crimes, delitos e contravenes so expresses equivalentes ou sinnimas.

Questo 23
Com relao s garantias constitucionais, assinale a opo inCoRRetA. (A) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. (B) livre a manifestao do pensamento, no sendo vedado o anonimato. (C) inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. (D) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Questo 28
A respeito do sujeito ativo da infrao penal e dos institutos da tipicidade e da antijuridicidade, assinale a opo correta. (A) Em legtima defesa encontra-se aquele que, usando moderadamente os meios necessrios, repele injusta agresso, atual, iminente ou futura, a direito seu ou de outrem. (B) A coao irresistvel exclui a conduta criminosa do agente que, em tese, praticou um fato tpico. (C) A pessoa jurdica pode ser sujeito ativo de infrao penal no ordenamento jurdico brasileiro. (D) O agente que atua no estrito cumprimento do dever legal isento de responsabilizao criminal pelo excesso doloso ou culposo.

Questo 24
A Constituio Federal autoriza os estados a legislarem concorrentemente sobre organizao, garantias, direitos e deveres dos policiais civis. Quanto aos princpios gerais que regem a atividade policial civil, assinale a opo correta. (A) Antes de se tornar estvel, o policial poder ser demitido do cargo pelo superior hierrquico, caso pratique alguma falta. (B) Aps trs anos de exerccio do cargo, o policial passar a ter status de servidor estvel. (C) O policial estvel perder o cargo se condenado em processo judicial, independentemente do trnsito em julgado. (D) O policial poder perder o cargo quando houver deciso em procedimento administrativo sumrio. 7

Questo 29
Acerca dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. (A) A fraude eletrnica para transferir valores de conta bancria por meio da internet constitui crime de estelionato. (B) A obteno da vantagem indevida condio indispensvel para a consumao do crime de extorso. (C) Mesmo que o agente no obtenha sucesso na subtrao de bens da vtima, haver crime de latrocnio se o homicdio for consumado. (D) No crime de furto em residncia, para efeitos de aplicao da pena, irrelevante o horrio em que o agente pratica o delito.
Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Questo 30
no que se refere aos crimes contra a f pblica e de leses corporais, assinale a opo correta. (A) O agente que, sem finalidade especfica, falsifica testamento particular comete o crime de falsificao de documento pblico. (B) O Cdigo Penal brasileiro no prev o crime de leso corporal culposa, tendo em vista que tal infrao penal s pode ser praticada na forma dolosa. (C) No responder por ilcito penal aquele que, impelido por motivo de relevante valor moral e sob o domnio de violenta comoo, pratica o crime de leso corporal, logo depois de injusta provocao da vtima. (D) No haver a majorao da pena ainda que a leso corporal tenha sido praticada prevalecendo-se o agente das relaes domsticas de coabitao.

Questo 34
Acerca de questes e processos incidentes, assinale a opo correta. (A) As partes podero arguir de suspeitos os peritos, os intrpretes e os serventurios ou funcionrios de justia, decidindo o juiz de plano, vista da matria alegada e da prova imediata. (B) Ainda que no interesse ao processo, inadmissvel a restituio de coisas apreendidas antes de transitar em julgado a sentena final. (C) Caber o sequestro dos bens imveis, adquiridos pelo indiciado com os proventos da infrao, exceto se j tenham sido transferidos a terceiro. (D) Caber apenas ao membro do Ministrio Pblico, quando houver dvida acerca da integridade mental do ru, requerer ao juiz que o acusado seja submetido a exame mdico-legal.

Questo 31
Acerca dos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. (A) Constitui crime o extravio de livro oficial ou qualquer documento de que o agente pblico tem a guarda em razo do cargo, o mesmo no se podendo dizer da inutilizao parcial de documento oficial por parte daquele. (B) Ao contrrio da conduta criminosa de se apropriar de valores pertencentes administrao pblica, constitui mera irregularidade administrativa dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei. (C) Pratica o delito de concusso o agente pblico que emprega meio vexatrio na cobrana de tributos. (D) Tratando-se de peculato culposo, extingue a punibilidade a reparao do dano precedente sentena irrecorrvel; se lhe posterior, reduz a pena imposta metade.

Questo 35
no que se refere s prises, assinale a opo correta. (A) Aps a efetivao da priso em flagrante, em at 48 horas ser entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa com o motivo da priso. (B) A priso temporria ser decretada durante o inqurito policial e aps o incio da ao penal, ainda que seja prescindvel para as investigaes. (C) Decretada a priso preventiva, o ru dever permanecer preso durante todo o processo. (D) Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia.

Questo 36
A respeito do arquivamento do inqurito policial e das disposies relativas ao acusado, assinale a opo correta. (A) A legislao penal dispe que nenhum acusado ser processado ou julgado sem defensor, salvo quando se tratar de acusado ausente ou foragido. (B) A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. (C) Com a finalidade de garantir a segurana dos responsveis pela persecuo criminal, a lei impede o interrogatrio do ru preso em outro local que no seja o frum judicial. (D) fato impeditivo decretao da priso preventiva do acusado a sua apresentao espontnea autoridade policial.

Questo 32
em relao ao incio do inqurito policial nos crimes de ao pblica, assinale a opo inCoRRetA. (A) Poder ter incio mediante representao de membro do Ministrio Pblico. (B) Poder ter incio mediante representao do juiz. (C) Poder ser iniciado de ofcio pela autoridade policial. (D) No ser iniciado mediante requerimento da pessoa ofendida.

Questo 37
Em relao ao trfico ilcito de drogas ou substncias entorpecentes e ao seu uso, assinale a opo correta. (A) Comete o delito de trfico de drogas quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia ou produto capaz de causar dependncia fsica ou psquica. (B) No constitui conduta criminosa a mera colaborao, na qualidade de informante, com grupo, organizao ou associao destinados prtica de trfico de drogas. (C) No constitui ilcito penal conduzir embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, por no se tratar de conduta que expe a dano a incolumidade pblica. (D) Para determinar se a droga se destina a consumo pessoal, o juiz considerar a natureza e a quantidade da substncia apreendida, o local e as condies em que se desenvolveu a ao, as circunstncias sociais e pessoais, bem como a conduta e os antecedentes do agente. 8

Questo 33
Quanto ao inqurito policial e s provas no mbito do processo penal, assinale a opo correta. (A) As provas consideradas ilcitas so inadmissveis no processo penal, mas defensvel pela legislao a produo de provas derivadas das ilcitas. (B) Em regra, se o indiciado estiver preso, o prazo de encerramento do inqurito policial ser de 15 dias, prorrogvel por igual perodo, e se ele estiver em liberdade ser de 30 dias. (C) O inqurito policial, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. (D) Ser indispensvel o exame de corpo de delito quando a infrao penal deixar vestgios, podendo a ausncia desse exame ser suprida pela confisso do acusado.
Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Questo 38
A respeito da execuo penal, assinale a opo correta. (A) A penitenciria de mulheres ser dotada de seo para gestante e parturiente e de creche para abrigar crianas maiores de seis meses e menores de sete anos, com a finalidade de assistir a criana desamparada cuja responsvel estiver presa. (B) A progresso do regime de cumprimento de pena, a ser determinada pelo juiz ou pelo membro do Ministrio Pblico, ser possvel quando o preso tenha cumprido ao menos dois teros da pena no regime anterior e ostente bom comportamento. (C) Na hiptese de falecimento ou doena grave do cnjuge ou de familiar, aos condenados que cumprem pena em regime fechado, semiaberto ou aberto e aos presos provisrios ser concedida permisso para sair do estabelecimento, sem escolta. (D) Em caso de visita famlia, aos condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto ser concedida autorizao para sada temporria do estabelecimento, com vigilncia direta.

Questo 41
Acerca das disposies da Lei n. 10.826/2003, que trata do registro, da posse, da comercializao de armas e do sistema nacional de Armas, assinale a opo correta. (A) Constitui conduta criminosa tanto a posse quanto o porte irregular de arma de fogo. (B) Em regra, livre a comercializao de arma de fogo e munio em todo o territrio nacional. (C) No obrigatrio o registro de arma de fogo no rgo competente. (D) Todos os guardas municipais esto proibidos de portar arma de fogo.

Questo 42
Com relao atividade de planejamento, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opo correta. I Planejamento o processo que visa determinar o que far a organizao para atingir seus objetivos. Em termos mais formais, o desenvolvimento sistemtico de programas de ao destinados a alcanar objetivos de negcio estabelecidos por meio da anlise, da avaliao e da seleo das oportunidades previstas. II Planejamento atividade gerencial fundamental que depende do tipo de organizao que esteja sendo gerenciado, estando presente no dia a dia de empresas privadas, mas ausente nas atividades de gerentes de organizaes pblicas. III Planejamento funo gerencial bsica, ou seja, precede as demais e constitui a base para as funes de organizar, executar e controlar atribudas aos gerentes. Dessa forma, recomenda-se o desenvolvimento de planos, para, ento, os gerentes determinarem, por exemplo, como estruturar uma organizao e utilizar os servios de seus funcionrios. A sequncia correta : (A) (B) (C) (D) V, F, V, F, F, V, F, V, F. V. V. F.

Questo 39
Quanto aos juizados especiais criminais, regulados pela Lei n. 9.099/1995 e posteriores alteraes, assinale a opo correta. (A) No se pune quem comete delito de menor potencial ofensivo. (B) No se impor priso em flagrante nem se exigir fiana ao autor de infrao penal de menor potencial ofensivo que, aps a lavratura do termo circunstanciado pela autoridade policial, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer. (C) O homicdio considerado infrao de menor potencial ofensivo. (D) O delito de leso corporal culposa classifica-se como infrao penal de menor potencial ofensivo e no depende de representao da vtima para a punio do agressor.

Questo 40
No que se refere Lei n. 4.898/1965, que trata do direito de representao e do processo de responsabilidade civil e penal nos casos de abuso de autoridade, e Lei n. 9.605/1998, referente aos crimes contra o meio ambiente, assinale a opo correta. (A) Constitui conduta criminosa destruir bem especialmente protegido por lei, excluindo-se da esfera de proteo legal o ato de pichar monumento urbano. (B) Constitui crime o abate de animal simplesmente para proteger lavouras, pomares e rebanhos de sua ao predatria ou destruidora, mesmo que haja expressa autorizao da autoridade competente. (C) Constitui abuso de autoridade prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ordem de liberdade ou de cumpri-la imediatamente. (D) Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, dever ser cominada a pena autnoma de no poder o acusado exercer funes de natureza policial no municpio da culpa, pelo prazo de um a dez anos. 9

Questo 43
No mbito organizacional, a liderana tema cada vez mais recorrente devido ao papel fundamental que os lderes representam na eficcia do grupo e da organizao. Liderana designa o processo que visa conduzir um grupo de pessoas, influenciando as atividades relacionadas s tarefas dos membros do grupo, com a finalidade de transform-los em uma equipe geradora de resultados. Diferentemente do chefe, que o encarregado de fazer cumprir uma tarefa ou atividade em uma organizao, o lder deve ter habilidade de motivar e influenciar os liderados, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para o alcance dos objetivos da organizao. entre as caractersticas abaixo, indique aquelas que no so encontradas na concepo de lder. (A) (B) (C) (D) Autoconfiana e estabilidade emocional. Entusiasmo pelas pessoas e desejo de liderar. Habilidade de ouvir, honestidade e integridade. Impulso para competir contra os membros da equipe e intransigncia.
Concurso Pblico PCPA/2009

CARGO 3 INVESTIGADOR DE POLCIA CIVIL

Questo 44
Considere a seguinte situao hipottica. Um agente pblico de determinado municpio rival histrico do atual prefeito, de partido oponente. Com o objetivo de barrar a candidatura do prefeito reeleio nas prximas eleies, resolveu entrar com representao contra ele relativa a ato de improbidade administrativa causador de prejuzo ao errio do municpio, mesmo sabendo de sua inocncia, sob alegao de que o prefeito havia dispensado indevidamente o processo licitatrio para a aquisio de latas de lixo para os prdios pblicos do municpio, em favorecimento da empresa de seu cunhado. De acordo com a Lei n. 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), a atitude do agente pblico que entrou com representao (A) constitui crime, punvel com a perda dos direitos polticos por dez anos, alm de sujeio indenizao por danos materiais, morais ou imagem do prefeito. (B) constitui crime, punvel com deteno de seis a dez meses, multa e perda dos direitos polticos por dez anos, alm de sujeio indenizao por danos materiais, morais ou imagem do prefeito. (C) constitui crime, punvel com deteno de seis a dez meses e multa, alm de sujeio indenizao por danos materiais, morais ou imagem do prefeito. (D) no constitui crime, no havendo sano penal, mas podendo ocorrer indenizao por danos materiais, morais ou imagem do prefeito.

Questo 47
A Lei n. 5.810/1994, que dispe acerca do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Par, ao tratar dos deveres, das proibies e das responsabilidades dos servidores, estabelece que: I a repreenso, a suspenso, a demisso, a destituio de cargo em comisso ou de funo gratificada e a cassao de aposentadoria ou de disponibilidade so penas disciplinares. II ao servidor punido com pena disciplinar assegurado o direito de pedir reconsiderao e recorrer da deciso. III as penas disciplinares sero aplicadas somente por meio de decreto. IV na aplicao de penalidade, sero admissveis as provas obtidas por meios ilcitos. esto certos apenas os itens (A) (B) (C) (D) I e II. I e IV. II e III. III e IV.

Questo 48
De acordo com a Lei n. 5.810/1994, NO est prevista a pena de demisso para casos de: (A) improbidade administrativa. (B) insubordinao grave em servio. (C) referir-se, de modo ofensivo, a servidor pblico e a ato da Administrao. (D) revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo.

Questo 45
Na sua origem, a rubrica Restos a Pagar destinava-se a compatibilizar o trmino do exerccio financeiro com a continuidade da Administrao Pblica. Com o passar do tempo, os valores contabilizados nessa rubrica passaram a ser mal utilizados e se tornaram um poderoso instrumento de rolagem de dvidas, prtica esta legalmente proibida no mbito da gesto fiscal pblica. Com a proibio da rolagem de dvidas, no ltimo ano de mandato eletivo, por meio dessa rubrica contbil, em regra esses registros contbeis devem obedecer ao regime de (A) (B) (C) (D) caixa. competncia. individualizao de responsabilidade. outras despesas de pessoal.

Questo 49
Considerando que a atividade de pesca autorizada mediante licena, assinale a opo inCoRRetA. (A) permitido, sem qualquer restrio, abater animal que seja predador de lavouras e plantaes. (B) permitido pescar utilizando vegetal que exerce efeito txico para reduzir os movimentos das espcies para serem apanhadas com a mo. (C) No vedado utilizar equipamento para pescaria que em contato com a gua produza efeito de txico. (D) No configura conduta punvel penalmente abater animal para saciar a fome do agente ou de seus familiares.

Questo 46
No que se refere Lei n. 8.666/1993, assinale a opo correta. (A) Revoga tacitamente o contedo do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, ao trazer excees ao princpio da isonomia nas licitaes pblicas. (B) Institui normas padronizadas para licitao de obras, sem exceo, e contratao de servios com terceiros com a finalidade de coibir procedimentos sem prvia licitao. (C) Estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos referentes a obras, servios, compras, alienaes e locaes no mbito dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. (D) Por se tratar de regulamentao de contedo constitucional, subordina ao regime legal apenas os rgos da Administrao Pblica direta, as autarquias e as fundaes pblicas.
Concurso Pblico PCPA/2009

Questo 50
Um scio de pessoa jurdica sabendo que os veculos do patrimnio da sociedade so utilizados para o desbaste de espcies vegetais no impede a prtica do ilcito, quando podia agir para evit-la. Acerca dessa situao, assinale a opo correta. (A) A conduta penalmente irrelevante porque no existe responsabilidade objetiva. (B) A conduta de dolo eventual. (C) A conduta culposa, porque foi negligente. (D) A lei prev a conduta como penalmente relevante e no configura a responsabilidade objetiva. 10

Вам также может понравиться