Вы находитесь на странице: 1из 14

Composies Lricas Mgicas e Religiosas: Oraes e Responsos

A Santa Brbara Santa Brbara bendita, Que no Cu estais escrita Com papel e auga benta, Librai-nos desta tormenta. Brbara Santa, Suas santas mos labou, Ao caminho se deitou, Jesus Cristo encontrou E lhe perguntou: - Brbara, onde bais? - Bou lebar os trobes Leb-los para o mar meirinho, Onde no haja po nem binho, Nem beicinho de menino, Nem galo a cantar.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Ao deitar Com Deus me deito, Com Deus me lebanto, Com a graa de Deus E do dibino Esprito Santo, Nossa Senhora me cubra com o seu dibino manto. Se coberta com ele for, No terei medo nem temor, Nem coisa que m for, Nem de noite nem de dia,

Nem hora do meio-dia, Nem hora da minha morte. Pra que Deus nos d a bida E a boa sorte.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Sagrado corao de Jesus, amante das almas, Rogo pela agonia do Bosso santssimo corao, Pelas dores da Bossa me imaculada, Que profiqueis, com o Bosso prosssimo sangue, Todos os pecadores do mundo que agora esto em agonia. Hoje mesmo ho-de morrer E por sua inteno ofereo todas as missas que se celebram em todo o mundo. Que o sangue prosssimo de Jesus Cristo redentor as alcance misericrdia. Meu Jesus, no nos deixeis morrer sem receber os santos sacramentos.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Meu Espiritual, meu Senhor e meu Deus, Jesus sacramental, Eu creio que estais na hstia consagrada, to real, perfeitamente como estais nos cus. Eu Bos amo, eu Bos adoro, eu Bos desejo receber no meu pobre corao, que bos no posso receber agora sacramentalmente, binde menos espiritualmente meu corao. Uni-me toda a Bs, no Bos afasteis de mim, no permitais que em dia algum me separe de Bs.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Santssima Trindade, Pai, Filho e Esprito Santo, adoro-bos profundamente. Creio berdadeiro corpo, sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrrios da terra em reparao dos nossos sacrilgios e indecncias com que mesmo ele

ofendido e pelos mritos infinitos do santssimo corao e do corao imaculado de Maria, peo-Bos a conberso dos pobres pecadores.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Ainda agora me deitei, Sete anjos encontrei: Trs aos ps E quatro cabeceira, Jesus Cristo na dianteira. Ele me disse: - Maria, dorme e repousa, No tenhas medo a qualquer coisa.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Senhora SantAna subiu ao monte, Onde se assentou, nasceu uma fonte. Bieram nos anjos, beberam dela, gua to doce, Senhora to bela. Ergui-me de madrugada, cantar do perdigo, Encontrei Nossa Senhora Com um ramo de ouro na mo. Eu pedi-lhe um bocadinho, Ela disse-me que no. Eu tornei-lho a pedir, Ela deu-me o seu cordo. meu padre Santo Antnio, Desatai-me este cordo, Que mo deu Nossa Senhora Na manh de So Joo.

So Joo estaba porta, Co a capinha de bolta, Perguntando ao menino Se sabia a orao. Orao de pelegrino, Quando Deus era menino, Que andaba pelo mar, Com o sangue a pingar. Tata tata Madalena, No me queiras alimpar, Que estas so nas cinco chagas, Que eu tenho para passar. Salba a ti, salba a mim, No salbes queles judeus, Que mataram o Nosso Deus, No alto daquela cruz, Para sempre. men, Jesus.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Ou Ergui-me de madrugada, cantar do perdigo, Encontrei Nossa Senhora Com um raminho de ouro na mo. Eu pedi-lhe um bocadinho, Ela disse-me que no. Eu tornei-lo a pedir, Ela deu-me o seu cordo. meu padre Santo Antnio, Desatai-me este cordo, Que mo deu Nossa Senhora Na manh de So Joo.

So Joo estaba porta, Co a capinha de bolta, Perguntando aos meninos Se sabiam a orao. Orao de pelegrino, Quando Deus era menino, Que andaba pelo mar, Trs Marias o biu estar, Todas trs no seu altar. Tata tata Madalena, Limpa a mim, limpa a ti, No limpes aqueles judeus, Que mataram o Nosso Deus, Para sempre. men, Jesus.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Fui casa Santa falar com Jesus. Estaba morto no calbrio, Pregado naquela cruz. meu menino Jesus, Quem te deu a casaquinha? - Foi a minha ab SantAna, Com que (?).
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

A Nosso Senhor meu dulcssimo Jesus, prostrado que seja diante da bossa dibina presena, Bos peo o pedido com o mais ardente ferbor, quem por mim em meu corao bibe, sentimento, f, esperana, caridade, o berdadeiro arrependimento dos meus pecado com bontade formosssima de nunca mais Bos tornar a ofender. Enquanto com grande afecto, dor da minha

alma, Bos peo e suplico que me deite as Bossas cinco chagas, que So profeta Dabid me dizia: - meu bom Jesus, trespassado as minhas mos e os meus ps contra todos os meus ossos.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Confisso dos pecados Ajoelho-me nesta mesa, Carregada de pegados, No nos disse ao confessor, Que no me foram lembrados. Digo-os agora a Nosso Senhor, Para me serem perdoados.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

porta da Igreja Pecados, ficai c fora, Que eu quero entrar pra dentro, Quero entregar a minha alma Ao Santssimo Sacramento.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Pai-nosso Pequenino Pai-nosso Pequenino, No monte bai luzindo, Como as chabes no paraso.

Quem tas deu, quem tas daria? Foi o filho da Birgem Maria. Cruz na fonte, Cruz no monte, Nunca o inimigo nos encontre, Nem de noite, Nem de dia, Nem hora do meio-dia, Nem hora da minha morte, Para que Deus te desejaria boa sorte. Para o po crescer So Mamede te lebede, So Bicente te acrescente, So Joo te faa bom po, Nossa Senhora da Amendoeira Te faa com flor da laranjeira. Reza-se uma Ave-Maria e um Pai-Nosso
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Quando o po entra para o forno O po cresa no forno E a graa de Deus pelo mundo todo.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Para nascer galinhas

Em loubor de So Salbador, Nasa tudo pitas E s um galador. De seguida, reza-se uma Ave-Maria
Eullia, 51 anos, Nogueira

Para nascer galos Em loubor de Santa Rita, Nasa tudo galos E s uma pita. De seguida reza-se uma Ave-Maria
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Responso a Santo Antnio Se milagres desejais, Recorrei a Santo Antnio. Bereis fugir o demnio E as tentaes infernais. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura priso, E no auge do furaco, Cede o mar embrabecido. Pela sua intercesso Fuja a peste, o erro e a morte. O fraco torna-se forte,

Torna-se o enfermo so. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura priso, E no auge do furaco, Cede o mar embrabecido. Todos os males humanos Se moderam, se retiram, Digam aqueles que biram, Digam os paduanos. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura priso, E no auge do furaco, Cede o mar embrabecido. Reza-se a Glria. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura priso, E no auge do furaco, Cede o mar embrabecido. Rogai por ns, bem-abenturado Santo Antnio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. men.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Composies Lricas Mgicas e Religiosas: Ensalmos

Cortar o coxo Eu te talho e retalho, Pela cabea e pelo rabo, Se s cobra ou cobro, Sapo ou sapo, Aranha ou aranho, Ou bicho de qualquer nao, Que anda de rastos pelo cho. Eu te talho e retalho, Coms areias do mar sagrado. Repete-se esta orao nove vezes.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Talhar a zipla Pedro Paulo foi a Roma. Jesus Cristo encontrou E lhe perguntou: - Pedro, donde bens? - Benho de Roma, Que h por l muita zipla e ziripela, Que muita gente tem morrido co ela. - Pedro Paulo, bolta atrs E talha-a com azeite de oliba E com l de obelha biba. Diz o Pai-Nosso e a Ave-Maria, Que Nosso Senhor ta sararia. Repete-se esta orao nove vezes e usa-se nove folhas de oliveira.

- Santa Dolorosa, que fazes aqui? - Rilho polpa e osso. - Sai-te daqui, olha que eu rogo-te uma praga! - meu Deus, no ma rogueis, Que eu derreto como o sal na gua. Usa-se sal virgem e desfaz-se na gua.
urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

P aberto P aberto, fio torto, Sou eu mesmo que te coso. P aberto, fio torto, Sou eu mesmo que te coso. P aberto, fio torto, Sou eu mesmo que te coso. Pelo poder de Deus e da Birgem Maria Tu sararias. Padre-Nosso e Ave-Maria.
Aida Faria, 78 anos, Nogueira

Talhar o ar Deus te biu, Deus te criou, Deus te tire o mal, Que algum te botou. Ar de bibo,

Ar de morto, Ar excomungado, Sai deste corpo. Jesus Cristo morreu, Seus males esto bistos, Morram os teus males () Jesus Cristo. Repete-se esta orao nove vezes e reza-se nove Ave-marias Nossa Senhora defumou O seu santo amado filho No fundo para nos salbar. Eu te defumo para melhorares. Repete-se esta orao trs vezes e reza-se trs Glrias. Deus te biu, Deus te criou, Deus te tire o mal, Que algum te criou. Se for na cabea, Tira Santa Teresa; Se na bista, Que tire Santa Rita; Se no corao, Que tire o Baptista So Joo; Se no corpo todo, Nosso Senhor Jesus Cristo, Sempre todo-poderoso, Filho da Birgem Maria. Um Pai-Nosso e uma Abe-Maria. Repete-se esta orao trs vezes.

urea Gonalves, 61 anos, Nogueira

Вам также может понравиться