Вы находитесь на странице: 1из 3

Resoluo de uma imagem A resoluo a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

. PPI a abreviatura de 'pixels per inch' (pixeis por polegada). Refere-se resoluo da imagem digitalizada. s no ecr que temos pixeis. O que um Pixel? O pixel a abreviatura para 'picture element' (elemento de uma imagem). o mais pequeno elemento de uma imagem digital e contm informao acerca da luminosidade e cor. Quanto mais pixeis uma imagem tiver melhor a sua resoluo e qualidade. DPI a abreviatura de 'dots per inch' (pontos por polegada). usada como unidade de medida na impresso para descrever a resoluo geomtrica de uma imagem. Quanto mais elevado o DPI melhor a resoluo da imagem e a sua qualidade. O DPI descreve a capacidade de resoluo de sada de uma impressora, filmadora ou CTP LPI a abreviatura de 'lines per inch' (linhas por polegada). Consiste no nmero de pontos por linha de impresso, em teoria, quanto mais linhas tivermos na imagem, menores os pontos e maior a sua definio. Nos processos de impresso, a lineatura depende da processo de impresso e tambm das caractersticas do papel utilizado. Actualmente trabalha-se com impresses que variam de 60 lpi no caso de impresso em jornal a 200 lpi ou mais para impresses de alta qualidade.

Tabela de lineatura para Impresso N. de linhas por polegada 10 LPI 65 LPI 75 LPI

Impresso

Tipos de Suportes

Outdoor e Offset Tipografia e Offset Tipografia

Monolcido 75-85 g/m2 Jornal, bufon com superfcies speras Acetinados de 2 classe e cartolinas Acetinados de 1 classe, ilustrao de 2 classe, jornal e cartolinas Ilustrao de 1 classe, couchs ligeiros, kraft. Cartolinas duplex

85 LPI

Tipografia

100 LPI 120 LPI

Tipografia Tipografia e Offset

133 LPI

Offset

Papis no revestidos, tipo IOR, CLA, kraft, fine papers, etc. Suportes finos para trabalhos delicados em papis revestidos (Couchs) Ppeis de qualidade superior para trabalhos com extrema riqueza de detalhes.

150 LPI

Offset

175 LPI

Offset

Os DPI (pontos por polegada) tambm so responsveis pela resoluo mxima das filmadoras, pois iro influenciar a quantidade dos nveis de cinza que sero reproduzidos: (DPI / LPI) + 1 = tons de cinza Exemplo: (1200 dpi / 110 lpi) + 1 = 120 tons de cinza (2400 dpi / 150 lpi) + 1 = 257 tons de cinza NOTA: A quantidade ideal de tons necessrios num fotolito de 150 lpi para se obter boa qualidade grfica de 200 tons ou mais. A quantidade ideal de tons necessrios num fotolito de 110 lpi para jornal acima de 120 tons.

Determinar a Resoluo de uma imagem Para determinar a resoluo de uma imagem, a indstria grfica adoptou a seguinte regra bsica: 2 pixeis por ponto de trama no tamanho final fornecem o grau de detalhe necessrio para reproduo. A cada unidade de lpi devero corresponder 2 pixeis de imagem: - Se pretendermos utilizar uma lineatura de 150 lpi (impresso offset em papis couch), a resoluo ideal para imagens em quadricromia de 300 ppi (150 lpi x 2 pixeis). - Se pretendermos utilizar uma lineatura de 133 lpi (impresso offset em papis no revestidos), deveremos digitalizar uma imagem a cores a 266 ppi (133 lpi x 2 pixeis). Textos e imagens a trao A medida em PPI (pixeis por polegada) determina a resoluo atingvel e o detalhe de textos/traos. 1200 ppi so suficientes para obter textos e traos perfeitos com mxima qualidade. Acima de 1200

ppi no so perceptveis os ganhos em definio.

Вам также может понравиться