Вы находитесь на странице: 1из 5

A Mundializao um processo de aproximao entre homens quotidianamente inseridos em espaos geogrficos diferentes.

. Aproximao que pode assumir mltiplas formas: da viabilidade de contacto pessoal comunicao escrita; da troca de mercadorias produzidas por uns e outros troca de informaes. Assim sendo, podemos dizer que a mundializao um processo que se iniciou nos primrdios da humanidade, com avanos e recuos, mas tendencialmente crescente, manifestando-se de forma desigual nas diversas regies do mundo. Porm muitos historiadores afirmam que a mundializao s ocorreu mesmo no final do sculo XX. Aps anos e anos de guerra, alm das muitas inovaes geradas devido a grande competio entre as duas potncias: Unio Sovitica e Estados Unidos. Portanto para explicar a enfim mundializao dos continentes necessrio comentar sobre a trajetria dos pases realizada durante o sculo XX. O incio do sculo XX caracteriza-se pela 1 guerra mundial. A guerra ocorreu entre a Trplice Entente (liderada pelo Imprio Britnico, Frana, Imprio Russo (at 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligao formada pelas Potncias Centrais (liderada pelo Imprio Alemo, Imprio Austro-Hngaro e Imprio TurcoOtomano), e causou o colapso de quatro imprios e mudou de forma radical o mapa geopoltico da Europa e do Mdio Oriente. Como se no bastasse a enorme destruio na economia, infra-estrutura, e as grandes desigualdades sociais geradas devido s disputas de territrios, houve tambm a segunda guerra mundial. Entende-se que foi uma conseqncia da primeira guerra. Potncias como Itlia e Alemanha estavam devastadas economicamente ps 1 guerra, e ento estes decidem reerguer-se em busca do que foi perdido anos antes. A guerra devastou a Europa novamente, e a Alemanh no conseguiu o que foi perdido, pelo contrrio, ela acabou dividida entre Socialismo e Capitalismo. A diviso realizou-se pelo famoso muro de Berlin. Smbolo da Guerra fria, o muro de Berlin s foi derrubado em 1989. A guerra fria caracterizou o sculo com muitos anos de tenso, divises de territrios: Coria e Vietn. As potncias estavam a todo o momento prontos para iniciar uma 3 guerra mundial. Divididas por conceitos ideolgicos, a influncia de ambos era absoluta em colnias prestes a se independer.

Aps a Segunda Guerra Mundial, chega ao fim o perodo em que as principais potncias econmicas do mundo buscavam assegurar seus interesses econmicos por meio da explorao de regies africanas e asiticas. Em linhas gerais, o enfraquecimento das naes europias, agentes principais no processo de colonizao de tais reas, no permitia o uso dessa poltica, que depois de quase um sculo, foi responsvel por conturbaes e mortes em escalas nunca antes imaginadas. Alm de contabilizar o enfraquecimento europeu, devemos ainda falar sobre a situao dos EUA e da Unio Sovitica aps a Segunda Guerra. Depois de 1945, essas duas naes se fortaleceram enormemente e apresentavam condies de disputarem entre si as vrias reas de influncia econmica deixadas pela Europa. Contudo, ambas sabiam que o conflito direto seria um preo alto demais a ser pago em um cenrio internacional desgastado por grandes agitaes. Mediante esse novo quadro, vrios chefes de Estado, representantes desse novo grupo, decidiram se reunir na chamada Conferncia de Bandung, em 1955. Em outras questes, essa reunio tinha como objetivo maior discutir quais seriam as medidas comuns a serem tomadas no sentido de preservar a soberania das naes recm-formadas e a criao de medidas de cooperao mtua. Paralelamente, seus participantes abraaram o combate ao racismo e apoiaram todas as lutas de carter anticolonial. Alm de apresentar alguns membros do Terceiro Mundo para a comunidade internacional, tal foi de grande importncia para que a ONU exigisse das naes europias o reconhecimento da autonomia poltica desses novos Estados. Apesar de representar o fim de uma era, a descolonizao abria porta para outros desafios que ainda promovem guerras e conflitos em tais continentes. Misria, fome e corrupo so apenas alguns dos problemas que ainda atingem essas naes pscoloniais. O mundo que se constituiu no ltimo decnio do sculo XX apresentou-se totalmente diferente das dcadas anteriormente conhecidas. O Grande Cisma que separou a Terra em dois blocos ideolgicos rivais cessou de existir em 1989 e a palavra globalizao correu pelo planeta quase como um efeito mgico.Pela primeira vez na histria moderna um cenrio poltico mostrou-se favorvel integrao de boa parte da humanidade num sistema econmico,poltico e social em comum. Todavia se est ainda bem longe de

entender a Era ps-Guerra Fria como um jardim florido crescendo em paz a sombra de um sol universal, generoso e igualitrio. Todavia, uma srie de acordos acertados desde 1961 entre o presidente John Kennedy e o primeiro-ministro sovitico Nikita Kruschev, conduziram aos grandes tratados antiatmicos dos anos oitenta assinados entre o presidente Ronald Reagan e o presidente da URSS Mikhail Gorbachov que puseram fim a Guerra Fria. O regime comunista, debilitado internamente e sem recursos materiais para continuar na corrida armamentista e tecnolgica, havia jogado a toalha no cho do ringue. Ainda assim calcula-se que existam entre 12 a 19 mil armas nucleares nos diversos arsenais espalhados pelo mundo(metade delas pertencente aos EUA) No s isso. Antecedido pela derrubada do Muro de Berlim, ocorrida em novembro de 1989 (linha de tijolos, cimento e arame farpado que separava a cidade de Berlim em duas reas hostis), o at ento tido como slido Imprio Sovitico, comeou a se desmantelar. Em 1991, ele deixou de existir pulverizado em 16 pases independentes, sendo que a Repblica Federativa da Rssia continuou com sua posio proeminente dentro de um contexto de derrota ideolgica e moral. O desmantelamento da URSS e a capitulao da China Comunista promoveu a lder mundial nica superpotncia que restou: os Estados Unidos da Amrica, transformados numa hiperpotncia desses Novos Tempos do ps-Guerra Fria. O desaparecimento das fronteiras ideolgicas e econmicas, com a subseqente absoro das antigas potncias comunistas pelo mercado internacional, promoveu Washington como a sede da hegemonia dos norteamericanos sobre o mundo inteiro. O pas que antes reinava sobre a metade do planeta, passou a comanda-lo quase que por inteiro, tanto assim que o dispndio norteamericano para a guerra (armas convencionais, tticas e estratgicas), chegou a mais de 40% do que o restante dos pases at ento gastavam. Nenhum governante dos dias de hoje pode tomar decises sem levar em conta os estados que lhe so prximos e os interesses gerais da ordem mundial que hoje temem os efeitos da expanso industrial pelo planeta. Nunca as diferentes partes do mundo se pareceram tanto entre si como agora.

Resumo dos Novos Tempos Geopoltica: o encerramento da Guerra Fria entre 1989 e 1991 alou os EUA como a nica hiperpotncia, tendo como conseqncia a hegemonia do capitalismo norteamericano sobre todos os demais, ao tempo que dlar, ainda que tenha que rivalizar-se com o euro da Unio Europia, firmou-se como moeda internacional. Ideologia: o colapso ideolgico do Marxismo, que acompanhou o fim da Unio Sovitica, e a paralisia da social-democracia europia da decorrente, promoveu o Neoliberalismo como nova ideologia do capitalismo ps-Guerra Fria. Isso trouxe como conseqncia a repulsa presena estatal na vida econmica, dando ensejo a uma generalizada poltica de privatizaes das empresas pblicas, adotada em larga parte do mundo. Democracia: regimes democrticos sucederam as ditaduras em praticamente todos os continentes, fazendo com que pela primeira vez na histria o nmero de regimes baseados no sufrgio universal e nos direitos do homem superassem as tiranias e os regimes de partido nico. Economia: o processo de Globalizao Econmica, iniciado de fato com as Grandes Descobertas e Navegaes do sculo XV, se acelerou ainda mais, promovendo um elevado patamar de bem estar social na maioria dos paises. Pases vizinhos do mesmo continente passaram a conformar blocos econmicos: Unio Europia, Nafta, Mercosul, Unio Africana, etc.) Internacionalizao: ocorreu a ampliao da interdependncia entre as naes e povos, acompanhada pelo enfraquecimento do Estado-Nacional e da poltica local, dando lugar

a proeminncia das instituies supranacionais (ONU, Unio Europia, Otan, OMC, FMI, etc.) Cultura: a lngua inglesa virou lngua franca, difundindo-se ainda mais graas nova linguagem da informtica, ao tempo em que a cultura norte-americana (cinema, vdeos, msica, moda, etc.) se expandiu ainda mais rapidamente pelo mundo. O computador ligado Internet tornou-se o novo veiculo da globalizao, permitindo comunicaes intercontinentais entre empresas e entre indivduos sem nenhuma interveno do estado ou das autoridades. Ecologia: as polticas ambientalistas passaram a rivalizar com as imposies do desenvolvimento econmico e social, questionando as medidas voltadas para a industrializao e consumo de massa. A Ecologia tornou-se uma espcie de religio universal de preservao da natureza, enquanto o "aquecimento global" , com seus possveis desastres climticos, a nova preocupao das entidades preservacionistas. Crise: o Oriente Mdio (com as tradicionais desavenas entre o Estado de Israel e seus vizinhos rabes, atraindo os EUA e a Unio Europia como co-participantes dos litgios), se converteu num Novo Blcs, fonte permanente de instabilidade e de guerras, enquanto o Islamismo ocupa o lugar do comunismo como "novo inimigo do Ocidente", sendo que a luta contra o terrorismo serve como bandeira para a mobilizao permanente dos Estados Unidos e seus aliados para intervirem no Oriente Mdio e na sia Menor.

Вам также может понравиться