Вы находитесь на странице: 1из 12

2 Fase Exame Discursivo

07 / 12 / 2008

Biologia
Caderno de prova
Este caderno, com doze pginas numeradas seqencialmente, contm dez questes de Biologia. No abra o caderno antes de receber autorizao.

Instrues
1. Verifique se voc recebeu mais dois cadernos de prova. 2. Verifique se seu nome, seu nmero de inscrio e seu nmero do documento de identidade esto corretos nas sobrecapas dos trs cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que tm seu nome e leve-os com voc. 4. Ao receber autorizao para abrir os cadernos, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 5. Todas as respostas e o desenvolvimento das solues, quando necessrio, devero ser apresentados nos espaos apropriados, com caneta azul ou preta. No sero consideradas as questes respondidas fora desses locais.

Informaes gerais
O tempo disponvel para fazer as provas de cinco horas. Nada mais poder ser registrado aps o trmino desse prazo. Ao terminar, entregue os trs cadernos ao fiscal. Ser eliminado do Vestibular Estadual 2009 o candidato que, durante as provas, utilizar mquinas de calcular, relgios digitais, aparelhos de reproduo de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie. Ser tambm eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Biologia

01
Questo

A hidrlise dos triacilgliceris na clula adiposa produz glicerol e cidos graxos. No fgado, em determinadas situaes metablicas, o glicerol pode ser usado na sntese da glicose, atravs da reverso de etapas da gliclise, como mostra o esquema abaixo:

Aponte o nmero mximo de carbonos radioativos que pode ser encontrado na glicose se dois dos carbonos do glicerol forem marcados com o istopo 14C. Justifique sua resposta.

Biologia

02
Questo

Na fosforilao oxidativa, a passagem de eltrons atravs da cadeia respiratria mitocondrial libera a energia utilizada no bombeamento de prtons da matriz para o espao entre as duas membranas da mitocndria. O gradiente de prtons formado na membrana interna, por sua vez, a fonte de energia para a formao de ATP, por fosforilao do ADP. Algumas substncias txicas, como o dinitrofenol (DNF), podem desfazer o gradiente de prtons, sem interferirem no fluxo de eltrons ao longo da cadeia respiratria. Em um experimento, uma preparao de mitocndrias foi incubada com substrato, O2 , ADP e fosfato, mantidos em concentraes elevadas durante todo o tempo considerado. Aps alguns minutos de incubao, adicionou-se ao meio a droga DNF. Observe os grficos abaixo:
I II III IV

Indique o grfico que representa a variao do quociente Q durante o tempo de incubao no experimento realizado. Justifique sua resposta.

Vestibular Estadual 2009

Exame Discursivo

Biologia

03
Questo

Apesar da distncia evolutiva, animais como a gua-viva e a samambaia apresentam ciclo de vida semelhante. Nomeie o ciclo de vida compartilhado por gua-vivas e samambaias, indicando sua principal caracterstica. Em seguida, cite os tipos de diviso celular que do origem aos gametas em cada um desses dois seres vivos.

Biologia

04
Questo

O daltonismo uma anomalia hereditria ligada ao cromossomo sexual X, caracterizada pela incapacidade de distino de algumas cores primrias. Considere um indivduo com caritipo 47, XXY, daltnico, cujos pais tm viso normal. Identifique qual dos genitores doou o gameta com 24 cromossomos, justificando sua resposta. Em seguida, cite a etapa da meiose na qual ocorreu a trissomia XXY nesse indivduo.

Vestibular Estadual 2009

Exame Discursivo

Biologia

05
Questo

Uma pequena e isolada ilha tropical foi devastada por uma grande queimada, que destruiu todos os seres vivos ali existentes. Quatro anos depois, o solo da ilha apresentava uma cobertura de cianobactrias, brifitas, pteridfitas, alm de algumas fanergamas. Aps dez anos, j existiam diferentes representantes de artrpodes e, aps sessenta anos, a ilha estava novamente coberta por uma mata densa, abrigando um grande nmero de espcies animais, incluindo rpteis, aves e mamferos. Nomeie o fenmeno ecolgico ocorrido na ilha ao longo desse perodo e explique a atuao dos primeiros organismos surgidos, aps a queimada, na recuperao da biodiversidade local.

Biologia

06
Questo

Nas ltimas dcadas, os servios de sade tm voltado sua ateno para vrias viroses humanas at ento desconhecidas e, ao mesmo tempo, se preocupam com o aumento do nmero de casos de outras que pareciam j controladas. Essas doenas so conhecidas, respectivamente, como emergentes e reemergentes. Cite um exemplo de cada uma dessas viroses encontradas no Brasil e apresente um fator responsvel pela emergncia e outro pela reemergncia.

Vestibular Estadual 2009

Exame Discursivo

Biologia

07
Questo

Para estudar o tropismo de vegetais, tomou-se uma caixa de madeira sem tampa, com fundo constitudo por uma tela de arame. Sobre a tela, colocou-se uma camada de serragem, mantida sempre mida, e uma camada de terra vegetal. Por cima da terra, foram espalhados gros de feijo. A caixa foi suspensa, mantendo-se o fundo na horizontal, sem contato com o solo. As razes dos gros germinaram, passando pela tela de arame em direo ao solo, mas voltaram a entrar na caixa, atravs da tela, repetindo esse processo medida que cresciam. Aponte os dois mecanismos fisiolgicos envolvidos no crescimento das razes e descreva a atuao de ambos no processo descrito.

Biologia

08
Questo

Uma mutao em uma clula d origem a um cdon de terminao UAG na poro central de um RNA mensageiro que codifica uma determinada protena. Uma mutao em outro gene dessa mesma clula leva alterao de uma base nitrogenada no anticdon do RNA transportador (RNAt) da tirosina. Essa alterao faz o RNA t reconhecer o cdon UAG como sendo da tirosina e a continuar a transport-la normalmente. Identifique a trinca de bases do DNA que originou o anticdon mutado e indique como a presena desse RNAt alterado pode interferir nas estruturas primrias das protenas sintetizadas a partir de genes normais.

Vestibular Estadual 2009

Exame Discursivo

Biologia

09
Questo

A micropropagao uma tcnica amplamente utilizada nos dias atuais para a produo de vegetais em larga escala. O mtodo baseia-se no cultivo de pedaos de tecidos retirados de uma nica planta, o que gera rapidamente uma quantidade de mudas bem maior do que a produzida pelo crescimento de sementes dessa planta. Suponha que duas reas agrcolas, adjacentes e de mesmo tamanho, foram cultivadas com um grande nmero de mudas de ps de laranja, da seguinte maneira: - rea I - mudas produzidas por micropropagao; - rea II - mudas obtidas com sementes. Quando as duas culturas estavam igualmente desenvolvidas, foi introduzido um patgeno ainda no existente em cada uma das reas. Indique em qual dessas reas as laranjeiras apresentaro maior probabilidade de resistncia alterao ambiental. Justifique sua resposta.

10

Biologia

10
Questo

O Homo sapiens deve ter surgido h cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porm, parece ter evoludo pouco durante 130 mil anos. H 70 mil anos, conforme propem alguns pesquisadores, uma catstrofe natural teria provocado grandes alteraes climticas, responsveis pela quase extino da espcie. Registros fsseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivduos que sobreviveram, manifestado por interesse artstico, grande criatividade e capacidade de comunicao, que so caractersticas do homem moderno. Poder-se-ia, supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens. Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuao.

Vestibular Estadual 2009

Exame Discursivo

11

Вам также может понравиться