Вы находитесь на странице: 1из 17

PESQUISA

INSTITUTO AVON/IPSOS

esttud es ud 2

o o

PERCEPES SOBRE A VIOLNCIA DOMSTICA CONTRA A MULHER NO BRASIL 2011

VENCENDO O SILNCIO
Fale sem Medo No Violncia Domstica o nome da campanha do Instituto Avon, lanada em 2008, no Brasil e, em 2004, nos Estados Unidos, com o nome Speak Out Against Domestic Violence, pela Avon Foundation for Women, em mais de 50 pases. A campanha representa uma das maiores dificuldades da pessoa que enfrenta a violncia: falar a respeito. E o silncio, como ressalta a professora Lia Diskin, da Palas Athena um dos parceiros na Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepes sobre a Violncia Domstica contra a Mulher no Brasil , fruto da perda da autoestima da mulher agredida, como tambm decorre do estado anestsico que o sentimento de vergonha impe a ela. Embora os resultados obtidos no estudo atual difiram pouco dos revelados na Pesquisa Instituto Avon/Ibope realizada em 2009, ficamos otimistas ao constatar que houve o amadurecimento no entendimento da questo. Jacira Melo, do Instituto Patrcia Galvo, cone na anlise da violncia domstica e outra parceira nesse estudo, argumenta: A pesquisa demonstra, com nmeros contundentes, que a percepo de homens e mulheres sobre a gravidade da violncia contra a mulher avana na sociedade brasileira. Hoje 62% da populao j reconhecem a violncia psicolgica como uma forma de violncia domstica, 59% declaram conhecer casos de agresso a mulheres e 63% afirmam ter tomado alguma atitude para ajudar a vtima de violncia. Como romper o silncio o principal desafio a ser vencido, uma das grandes conquistas desse estudo a ampliao do espao seguro para homens e mulheres se comunicarem, segundo avaliao da especialista em pesquisa de opinio Ftima Pacheco Jordo, conselheira do Instituto Patrcia Galvo: Uma tcnica sofisticada foi utilizada pela primeira vez nas pesquisas sobre violncia contra mulheres, com o objetivo de obter respostas mais fidedignas para um assunto to complexo. No captulo relativo violncia vivenciada pelas pessoas entrevistadas mulheres e homens , pginas 16 a 19, os pesquisadores optaram pelas respostas annimas. O entrevistado recebeu um pequeno questionrio, que ele mesmo preencheu em sigilo, ou seja, sem intermediao do entrevistador, sem que os demais presentes ouvissem suas respostas, sem nenhuma indicao de dados pessoais, e o colocou em um envelope. Dessa forma, evitou-se que o entrevistado se sentisse inibido ou influenciado a dar respostas padro e aceitas pelo costume. Com esse estudo, o Instituto Avon espera contribuir para a reflexo do problema e oferecer subsdios para fundamentar o trabalho de todos aqueles organismos pblicos e privados, associaes de bairro, lideranas comunitrias, acadmicos e leigos envolvidos em encontrar formas de desnaturalizar a violncia domstica. Esses esforos somam-se campanha mundial da marca, nos seus 125 anos de existncia, celebrados ao lado da mulher, e a histria da empresa e sua crena inabalvel na misso de fortalecer e viabilizar a autonomia das mulheres.

CRDITOS REALIZAO Instituto Avon COORDENAO GERAL DO PROJETO Ana Carolina Sitta Cida Medeiros Fernanda Faria Mriam Scavone PLANEJAMENTO, REALIZAO E ANLISE DA PESQUISA Ipsos Public Affairs Instituto Patrcia Galvo PARTICIPAO CONCEITUAL Instituto Patrcia Galvo Palas Athena PLANEJAMENTO E SUPERVISO DO MATERIAL IMPRESSO Crama Design Estratgico Vanessa Stecchini COORDENAO EDITORIAL Denise Ribeiro

Lrio Cipriani Diretor Executivo do Instituto Avon

Conhea mais sobre a atuao do Instituto Avon na pgina 30.


3

SUMRIO DOS RESULTADOS


80% dos homens e mulheres entrevistados apontam como violncia domstica os diversos tipos de agresso fsica sofridos pela mulher no mbito familiar do empurro at atos extremos que culminam em sua morte. 62% relacionam violncia a agresses verbais, humilhao, falta de respeito, cimes, ameaas. 6% das menes se relacionam violncia moral (calnia, difamao, injria etc.). 6% se relacionam violncia sexual (estupro, obrigar a mulher a fazer sexo contra sua vontade etc.). 59% dos entrevistados declararam conhecer alguma mulher que j sofreu agresso (65% das mulheres e 53% dos homens). Desses 59%, 63% fizeram algo para ajudar, sendo que as mulheres entrevistadas foram mais proativas com as vtimas. 44% conversaram com elas. 28% orientaram a buscar ajuda jurdica ou policial/servio de ajuda especializado. Entre os 37% que no fizeram nada, a principal justificativa foi o entendimento de que no deveriam interferir (13% das mulheres e 28% dos homens).

6 EM CADA 10 ENTREVISTADOS CONHECEM ALGUMA MULHER QUE SOFREU VIOLNCIA DOMSTICA.

EMPURRO E XINGAMENTO
11% das mulheres e 20% dos homens entrevistados

no acreditam que empurrar a mulher merea punio judicial. 8% das mulheres e 18% dos homens entrevistados no acreditam que xingar regularmente a mulher merea punio judicial.

LEI MARIA DA PENHA

94% afirmam conhecer a lei, mas apenas 13%


a conhecem muito bem.

A maioria das pessoas

(60%) pensa que, como

consequncia do acionamento da lei, o agressor vai preso.

DADOS TCNICOS DA PESQUISA


Metodologia Objetivo Local Universo Perodo de campo Amostra
Pesquisa quantitativa, com aplicao de questionrio estruturado por meio de entrevistas pessoais domiciliares.

PERFIL DA AMOSTRA
Sexo (%)
52
Feminino Masculino

Idade (%)
48 21 11 20
25 a 29 anos 50 anos ou mais

18

29
30 a 39 anos

16 a 24 anos 40 a 49 anos

Aprofundar o conhecimento sobre o tema violncia contra a mulher, buscando embasamento para combater esse tipo de ao mais efetivamente.

Escolaridade (%)
20 33 35
6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental Ensino Superior

Estado Civil (%)


13 30
Solteiro(a) Divorciado(a)/separado(a)

55
Casado(a)/companheiro(a)

7 8
Vivo(a)

Brasil 70 municpios em 5 regies.

At 5 o ano do Ensino Fundamental Ensino Mdio

Homens e mulheres com 16 anos ou mais.

Renda Familiar (%)


30 34
Mais de 1 a 2 SM Mais de 10 SM

Regio (%)
8 2 10 28 46
Nordeste Sudeste

25

16
Sul

31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.

At 1 SM Mais de 5 a 10 SM

Mais de 2 a 5 SM

Norte/Centro-Oeste

GLOSSRIO SM Salrio mnimo (R$ 545,00)

1.800 entrevistas.

NS/ NR No sabe/ No respondeu Q Questo P Pergunta do autopreenchimento RU (Resposta nica) O entrevistado somente pode escolher uma opo de resposta para determinada questo. RM (Resposta Mltipla) O entrevistado pode escolher mais de uma opo de resposta, ou seja, mais de uma resposta aceitvel para a mesma pergunta. A soma das respostas de todos os entrevistados, nesse caso, poder ser maior que 100%.

BRASILEIROS J RECONHECEM DIFERENTES FORMAS DE AGRESSO COMO VIOLNCIA DOMSTICA


Entre os diversos tipos de violncia domstica sofridos pela mulher, 80% dos entrevistados citaram violncia fsica, como: empurres, tapas, socos e, em menor caso (3%), at a morte. Ou seja, a violncia fsica a face mais visvel do problema, mas muitas outras formas foram apontadas pelos entrevistados. 62% dos entrevistados reconhecem agresses verbais, xingamentos, humilhao, ameaas e outras formas de violncia psicolgica como violncia domstica. Violncia moral (6%) calnia, difamao, injria etc. e violncia sexual (6%) obrigar a mulher a fazer sexo contra sua vontade, estupro etc. tambm foram apontadas pelos entrevistados. A violncia patrimonial, mencionada na Lei Maria da Penha, no foi citada nessa pesquisa de forma espontnea.

%
VIOLNCIA FSICA Agresso fsica / soco / chute / porrada do companheiro / marido / parente Agresso que pode at causar a morte da esposa / matar VIOLNCIA PSICOLGICA Agresses verbais / xingamento / gritos do companheiro / marido / parente Humilhar a companheira / esposa Falta de respeito do companheiro / marido Agresso psicolgica / atingir a autoestima da companheira / esposa Cimes / desconfiana exagerada do companheiro / esposo Companheiro ameaar a companheira se o deixar / denunciar Companheiro prender a esposa em casa / proibir de sair de casa / tirar liberdade Ameaar companheira com arma / de morte Abuso de autoridade / tratar esposa como escrava VIOLNCIA MORAL Constranger / xingar a companheira em pblico Difamar / caluniar a esposa / companheira / mulher VIOLNCIA SEXUAL A mulher ser obrigada a fazer sexo / estuprada 80 79 3 62 41 11 11 5 4 3 3 2 2 6 4 2 6 6

Base: 1.800 / Pergunta aberta codificada. Q18. Na sua opinio, o que o(a) Sr.(a) entende por violncia domstica contra a mulher?

O QUE SE ENTENDE COMO VIOLNCIA DOMSTICA CONTRA A MULHER?


O entendimento de que a violncia psicolgica uma violncia domstica que deve ser punida um indicativo forte de que est havendo uma mudana cultural desde a aprovao da Lei Maria da Penha. Antes disso, havia uma falta de compreenso mais ampla e um entendimento bastante restrito do que seria violncia domstica, ou seja, somente agresso fsica. At mesmo a violncia sexual no era interpretada como violncia domstica, pois para muitas mulheres no havia estupro dentro de um casamento.
Juliana Belloque, defensora pblica do Estado de So Paulo e membro do Cladem Comit Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher

MAChISMO E bEbIDA ALCOLICA Apontados como principais causas*


De maneira geral, homens e mulheres apontam os mesmos fatos como causadores de violncia domstica. H nfase das mulheres na questo cultural e dos homens, na questo do alcoolismo. Outras razes da lista de estmulo que foram mencionadas so falta de autoestima da mulher, problemas financeiros e provocao ao companheiro.

CONDIES ECONMICAS E PREOCUPAO COM OS FILhOS Principais fatores que mantm a mulher na relao violenta*
Dentre as respostas estimuladas, as duas principais razes para uma mulher permanecer nesse tipo de relao, segundo homens e mulheres, so: falta de condies econmicas para se sustentar (27%) e falta de condies para criar os filhos (20%). Chama a ateno, neste quadro, o fato de que 17% das mulheres citam o medo de ser morta como principal razo para uma mulher agredida continuar em uma relao abusiva.
%
25 28 27 20 21 20 17

% preciso ajuda de especialistas para enxergar a violncia estrutural tecendo cotidianamente a sociedade em relaes de dominao, de poder sobre outros, descaso e indiferena... Usamos a expresso cultura profunda para falar sobre o subconsciente coletivo, que a cultura frequentemente no reconhece. preciso mostrar que a cultura profunda desempenha um papel e importante na formao de atitudes e comportamentos durante um conflito. Em outras palavras, a cultura do conflito tem de ser includa no trabalho de conflito.
Johan Galtung, em Transcender e transformar uma introduo ao trabalho de conflitos

uma questo cultural, muito homem ainda se acha dono da mulher/ O homem brasileiro muito violento

50 41 46 30

Falta de condies econmicas para viver sem o companheiro

Preocupao com a criao dos filhos

Problemas com bebida/ alcoolismo

33 31 9
Medo de ser morta caso rompa a relao
13

15 14

A mulher no tem autoestima

4 6 5

Falta de autoestima

10 12 11

Problemas econmicos/ financeiros

Vergonha de admitir que agredida/apanha


6

11 11

8 6 5 13 9 2
Mulheres Homens Total Q23. (CARTO Q23) O(a) Sr.(a) acredita que a violncia domstica contra a mulher acontece principalmente porque: (RU) Dependncia afetiva
3 6 6

Mulheres Homens

A mulher fala demais ou provoca o companheiro

Vergonha de se separar
3

6 5

Total Q24. (CARTO Q24) Na sua opinio, o que mais leva uma mulher a continuar numa relao na qual constantemente agredida fisicamente e/ou verbalmente pelo companheiro? (RU)

Nenhuma dessas/ No sabe

1 2

Acha que tem a obrigao de manter o casamento

5 4 1

Nenhuma dessas
1

Base: Homens 857 / Mulheres 943 Total 1.800 / *Pergunta estimulada por lista.
10

Base: Homens 857 / Mulheres 943 Total 1.800 / *Pergunta estimulada por lista.
11

PRINCIPAL RAZO PELA QUAL UMA MULHER CONTINUA EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO


A falta de condies econmicas est diretamente associada preocupao com a criao dos filhos. Apesar de uma significativa parcela das mulheres agredidas ter alguma fonte de renda, ela tem medo de no conseguir dar conta de cuidar dos filhos sozinha, principalmente quando tem de deixar a moradia. Ela, muitas vezes, no sabe para onde ir com os filhos e como arcar com todas as despesas, j que o agressor ameaa no ajud-la e um processo litigioso pode demorar. Muitos homens so autnomos, o que tambm gera insegurana na mulher, que no tem como comprovar a renda do ex-companheiro.

Pela minha experincia no atendimento a mulheres vtimas de violncia, o medo, nas suas mais diversas expresses, o que mais as paralisa: medo de ser morta pelo companheiro, medo de assumir sozinha os filhos e priv-los do atendimento de necessidades bsicas, medo de exposio e escndalo. Por exemplo, atendi uma arquiteta que o ex-companheiro ia ao escritrio onde ela trabalhava para amea-la. comum tambm as mulheres de classe mdia terem receio de no conseguir manter o padro de vida: pagar o convnio mdico e arcar com a educao dos filhos. Tudo isso fica mais complexo para as mulheres de baixa renda e pouca escolaridade.
Lenira Politano da Sveira, psicloga do Departamento de Sade do Servidor Municipal. Durante muitos anos, foi psicloga da Casa Eliane de Grammont, da Prefeitura de So Paulo

DELEGACIAS E CONVERSA Ajudas que as mulheres mais indicariam*


Dentre as recomendaes indicadas mulher agredida, tem destaque o aparato policial (Delegacia da Mulher e Delegacia de Polcia), seguido de conversas com amigos e familiares. No entanto, vale ressaltar que os recursos indicados pelas entrevistadas no correspondem realidade de oferta de servios de ateno, sobretudo no que se refere a Delegacias da Mulher.
Durante milnios a cultura da dominao e da violncia tem sido legitimada, tornando-se invisvel, natural, como se o mundo fosse assim..., invibializando o exerccio cotidiano dos direitos humanos para si e para os outros: respeito vida e dignidade de cada pessoa.
Riane Eisler, em O clice e a espada nossa histria, nosso futuro e em O poder da parceria

%
Delegacia da Mulher Delegacia de Polcia Conversar com amigos e familiares Igreja Psiclogo ONG que trabalha com causas voltadas para a mulher Servio do governo que orienta mulheres em casos de violncia Advogado Atendimento telefnico, nmero 180 Nenhuma, pois acho que no se deve interferir em brigas de casais

78 76 46 49 44 40 23 21 23 22 22 20 19 21 19 21 9 10 3 3

Por regies, principais razes para uma mulher continuar em uma relao em que constantemente agredida*
% Falta de condies econmicas para viver sem o companheiro Preocupao com a criao dos filhos Medo de ser morta caso rompa a relao Falta de autoestima Vergonha de admitir que agredida/ apanha Dependncia afetiva Vergonha de se separar/Acha que tem a obrigao de manter o casamento Nenhuma dessas
Base

Total 27 20 15 12 11 6 9 1
1.800

Centro-Oeste 16 31 21 13 7 8 4 1
188

Nordeste 31 21 13 6 10 7 10 1
509

Sudeste 27 16 15 15 14 5 7 1
821

Sul 24 25 16 15 8 5 8 282

Mulheres Total

Na regio Nordeste, a falta de condies econmicas apresenta o maior ndice (31%). Q24. (CARTO Q24) Na sua opinio, o que mais leva uma mulher a continuar numa relao na qual constantemente agredida fisicamente e/ou verbalmente pelo companheiro? (RU) *Pergunta estimulada por lista.
12

Base: Mulheres 943 / Total 1.800 Q29a. (CARTO Q29) Pensando no que existe disponvel atualmente em sua cidade, que tipo de ajuda o(a) Sr.(a) indicaria a algum que esteja sofrendo violncia domstica? (RU) / Q29b. E em segundo lugar? (RU) / Q29c. E em terceiro lugar? (RU) (At trs opes) *Pergunta estimulada por lista.
13

6 EM CADA 10 ENTREVISTADOS CONHECEM ALGUMA MULHER QUE SOFREU VIOLNCIA DOMSTICA.


E a maioria revela que tomou alguma atitude para ajudar.
59% dos entrevistados conhecem, ao menos, uma mulher que j sofreu algum tipo de violncia domstica.

Desse total, 63% tomaram alguma atitude para ajudar a vtima. Esse dado aponta para uma mobilizao da sociedade, sobretudo das mulheres (72%), de apoiar as vtimas de agresso.

% SIM Homens: 51 Mulheres: 72 Total: 63

% NO Homens: 49 Mulheres: 28 Total: 37

44 37

Conhecem alguma mulher vtima de violncia domstica

27

28 24

26 21 15 18

28 19 13
No se deve interferir nessas situaes

Homens

53 65 59
%
Conversei com ela Indiquei ajuda jurdica/ policial/servio Mulheres Homens

Mulheres

%
No houve oportunidade

Total

Total

Base: Homens 857 / Mulheres 943 / Total 1.800 Q26. O(a) Sr.(a) conhece alguma mulher que sofre ou j sofreu agresses de seu parceiro ou ex-parceiro, seja seu marido, namorado etc.?

Base: Conhece alguma mulher que j sofreu agresso: Homens 453 / Mulheres 614 / Total 1.067 Q27. (PARA QUEM RESPONDEU SIM CD. 1 NA Q26) Voc contribuiu de alguma forma para ela sair dessa situao? (RU)

14

15

AUTOPREENCHIMENTO, MAIS LIBERDADE PARA SAIR DO SILNCIO.


As pginas 16 a 19 trazem dados obtidos de maneira indita em estudos sobre a violncia domstica no Brasil. O entrevistado, para ter mais privacidade nas respostas referentes sua experincia pessoal, preencheu ele mesmo o questionrio e o colocou num envelope no identificado, o que ocorreu em 74% dos casos. 24% dos respondentes solicitaram ajuda do entrevistador. 2% dos entrevistados se recusaram a responder esta etapa da pesquisa.

27% das mulheres declaram ter sofrido agresso grave.


Base: Mulheres 927

Mulheres agredidas: motivos declarados


%

Cimes Problemas com bebidas ou alcoolismo Falta de respeito Desconfiana Traio Desentendimentos do dia a dia 26 20 20 19 18 18

48 43

Entre elas, 15% apontam ser forada a fazer sexo como uma agresso grave sofrida.
47

44

33 23 18 17 15 9 Agresso fsica Difamao Forada a dar pertences Humilhao Ameaa Chantagem Perseguio Forada a fazer sexo 7 Sem acesso a pertences 4 Obrigada a fazer um aborto

29

Problemas econmicos/financeiros Desequilbrio emocional

No informou a agresso

Base: Mulheres que sofreram agresso que consideram grave 246 P2.2. Qual(is)? Assinale tantos quadrados quanto necessrio.
16

Base: Mulheres que sofreram agresso que consideram grave 246 P3. No caso de a Sra. ter sofrido alguma agresso grave, o que acredita que motivou essa agresso? Assinale tantos quadrados quanto necessrio.
17

15% DOS HOMENS COMETERAM AGRESSES GRAVES.


Base: Homens 831

Homens agressores: justificativas


%

Tipos de agresses declaradas


%
Agresso fsica 34

Cimes Problemas com bebidas ou alcoolismo Traio 21

38

33

Humilhao

12

Ameaa

Foi provocado

19

Chantagem

Problemas econmicos/financeiros
Perseguio 4

18

Difamao Obrigou a fazer sexo Forou a dar dinheiro ou pertences No informou

Desconfiana

12

No teve motivo

12

56

Base: Homens que praticaram agresso grave 124 P3.2. Sim. Qual(is)? Assinale tantos quadrados quanto necessrio.
18

Base: Homens que praticaram agresso grave 124 P4. No caso de o(a) Sr.(a) ter praticado alguma agresso grave, o que acredita que motivou essa agresso? Assinale tantos quadrados quanto necessrio.
19

LEI MARIA DA PENhA Muito lembrada, pouco conhecida.


Lembrana
%
95 80 78 77
2009 2011

LEI MARIA DA PENHA


Aumentou consideravelmente, nos ltimos dois anos, o nvel de lembrana da Lei Maria da Penha, que chegou a 94%, em 2011.
94

94

No entanto, o nvel de conhecimento do seu contedo ainda bem baixo: apenas 13% dos entrevistados declaram que sabem muito ou bastante sobre a lei. Em contraposio, 36% conhecem apenas de ouvir falar.

Homens

Mulheres

Total

Base: Homens 857 / Mulheres 943 / Total 1.800 Q34a. O(a) Sr.(a) conhece, ainda que de ouvir falar, a Lei Maria da Penha? (RU)

Grau de conhecimento

11

50

36

Sabe muito a respeito Sabe bastante a respeito Sabe algo a respeito J ouviu falar, mas no sabe quase nada a respeito

Base: J ouviu falar na Lei Maria da Penha 1.699 Q34b. (SE OUVIU FALAR (CD. 1 NA Q34a.)) Mas o(a) Sr.(a) diria que: j ouviu falar, mas no sabe quase nada a respeito (COD. 1) da Lei Maria da Penha ou sabe algo a respeito (COD. 2) ou sabe bastante a respeito (COD. 3) ou sabe muito a respeito (COD. 4) da Lei Maria da Penha?
20 21

PRISO DO AGRESSOR Pena mais associada lei.


60% dos entrevistados acreditam que o agressor, ao ser denunciado, ir preso. Um nmero menor de entrevistados citou outras consequncias, como inqurito para investigao, julgamento e proteo especial da mulher. As outras penas aplicadas em consequncia da lei so pouco conhecidas. Este quadro aponta para a necessidade de divulgao mais ampla, para aumentar o espectro de percepo de aplicao da lei.
%

POSSVEIS CONSEQUNCIAS DO ACIONAMENTO DA LEI MARIA DA PENHA


S ir ocorrer pedido de priso se o ru for reincidente tanto por agresso quanto por outros crimes ou nos casos de crimes considerados mais graves, como tentativa de homicdio, leso corporal grave, estupro. Com a implantao da Lei Maria da Penha, as prises aumentaram nos casos de agressores que descumprem a medida protetiva proferida pelo juiz. Se o agressor, por exemplo, se aproxima da vtima, o juiz pode pedir a priso preventiva enquanto durar o processo, que pode durar de seis meses a mais de um ano e meio. Nesses casos, houve, sim, um aumento de agressores presos. J no caso da sentena, como a Lei Maria da Penha prev pena mxima de 3 anos, o agressor no ir preso, porque o sistema penal brasileiro prev regime aberto para rus primrios com condenao de at 4 anos. O juiz pode determinar ao agressor fazer trabalhos voluntrios ou comparecer a programas de recuperao ou reeducao, mas essa uma medida subjetiva de cada profissional.
Eliana Vendramini, promotora de Justia do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo

O agressor vai preso


Ser aberta uma investigao para verificar se realmente houve agresso O agressor passar por julgamento O homem impedido de chegar perto da mulher

60 24 21 21 14 9 4 1 11

A mulher ser protegida pela polcia O homem condenado a fazer trabalho voluntrio / aes de reeducao A polcia remove a mulher e os filhos da casa do agressor e leva a um abrigo O agressor solto aps pagar fiana Nenhuma / no sabe / no respondeu

Base: J ouviu falar na Lei Maria da Penha 1.699 Q35. (PARA CD. 2 A 5 NA Q34) Quando uma mulher aciona a Lei Maria da Penha, quais so as possveis consequncias para os envolvidos? (ESPONTNEA RM)
22 23

DESCRENA DA POPULAO Entrevistados no confiam na proteo jurdica e policial nos casos de violncia domstica.
MULhERES hOMENS
Motivos pelos quais os entrevistados acham que as mulheres no podem confiar na proteo jurdica e policial para no ser vtima da violncia domstica.*

Confia No confia NS

38

%
3

59

Confia No confia NS

47

%
4

48
As leis no so eficientes para garantir esta proteo
Os policiais consideram outros crimes mais importantes

43

Base: Mulheres 943 Q30. O(a) Sr.(a) acha que a mulher pode confiar na proteo jurdica e policial que existe hoje no Brasil para no ser vtima da violncia domstica?

Base: Homens 857

23 17 12
52% acham que juzes e policiais desqualificam o problema.

Muitos policiais no acreditam na seriedade da denncia

TOTAL

A maioria dos juzes e policiais machista e muitas vezes at concorda com o agressor

Nenhum desses/ No sabe/ No respondeu

Confia No confia NS

42

%
4

54
Base: Acha que no pode confiar na proteo jurdica e policial 970 Q31. (CARTO Q31) (PARA QUEM RESPONDEU NO CD. 2 NA Q30) Por qual desses motivos o(a) Sr.(a) acha que no se pode confiar na proteo jurdica e policial? (LEIA RU) *Pergunta estimulada por lista.

Base: Total 1.800

24

25

A INVISIbILIDADE DA VIOLNCIA
Apesar do significativo avano que resultou da promulgao, em 2006, da Lei Maria da Penha, a grande aliada na repetio da violncia contra a mulher a invisibilidade sob a qual se acobertam comportamentos opressores, ainda tidos como naturais. As culturas pautadas em modelos autoritrios ou de dominao criaram um repertrio de ideias, cdigos e estruturas que justificam desigualdades hierrquicas inamovveis. O poder exerce o controle e se perpetua mediante ameaas diretas ou veladas, convencendo os dominados de que esto sendo protegidos contra perigos maiores. Cabe lembrar que, nos sistemas patriarcais, isso acontece sob o amparo da lei. No caso do sistema famlia, os papis estereotipados de a me cuida e o pai prov causam hoje uma srie de relaes disfuncionais que promovem abusos de parte a parte. As crianas acabam sendo as mais prejudicadas, porque se defrontam com contradies cotidianas entre amor/dio, ofensa/submisso, humilhao/perdo. Outro fator que colabora com a violncia intrafamiliar o silncio, fruto da anestesia que o sentimento de vergonha impe e da perda da autoestima, da capacidade criativa e do cuidado de si. A pessoa fica imobilizada pelo terror constante de provocar a violncia do agressor, cuja reao recai previsivelmente sobre a vtima via de regra a mulher, as crianas ou os idosos. A democratizao das relaes intrafamiliares encobertas historicamente pelos muros da vida privada permite vislumbrar um horizonte promissor, onde se congreguem as vontades e os talentos em vnculos afetivos permeados pelo respeito e o cuidado mtuos, pois todo ser vivo vem ao mundo na certeza do acolhimento. Nas ltimas dcadas, tem sido evidente o esforo coletivo na construo de relaes interpessoais mais democrticas e horizontais. Os conhecimentos oferecidos pela Psicologia, Antropologia, Cincias Sociais, o fortalecimento e capilaridade alcanados pelos direitos humanos e a habilidade com que as novas geraes utilizam as tecnologias presentes no cotidiano esto nos tornando muito mais sensveis s questes que envolvem violncia. H uma conscincia crescente sobre as dramticas consequncias fsicas, mentais e sociais de ser vtima de um abusador que desrespeita, desqualifica e oprime aqueles com quem guarda vnculos afetivos familiares. O natural seria que os vnculos familiares promovessem o partilhar, reconhecimento mtuo e aspiraes de construir um futuro comum que atenda o potencial singular de cada um de seus integrantes. Esto em pauta e em desenvolvimento todo um repertrio de novas tecnologias de convivncia, que exploram o dilogo profundo como ferramenta de transformao das pessoas, criam mecanismos para mediar conflitos de maneira saudvel, desenham programas de comunicao no violenta. O objetivo capacitar cada um de ns a expressar nossas necessidades de maneira assertiva e edificante. J existe um leque de jogos estruturados em torno da cooperao na convivncia solidria, dinmicas de construo de conhecimento coletivo que validam as contribuies de todos os envolvidos, reconhecendo que nenhum deles, isoladamente, seria capaz de alcanar esse patamar de criatividade... Essas so algumas das metodologias que vm sendo aplicadas nas sociedades democrticas, visando minimizar o sofrimento que se inflige, de maneira direta ou indireta, queles que so historicamente mais vulnerveis e juridicamente menos amparados. Lia Diskin, Palas Athena filosofia em ao

Veja no site do Instituto Avon www.institutoavon.org.br uma lista especialmente preparada pela Associao Palas Athena, com o objetivo de facilitar a busca por literatura especializada no enfrentamento da violncia em todos os seus matizes.

26

27

POSSVEL PREVENIR
A questo do abuso de lcool ou drogas como disparador da violncia um tema recorrente nesse tipo de debate, mas que acaba criando mitos que precisam ser desfeitos. A causa predominante da violncia domstica no essa, como entende o senso comum. Os casais apontam a reiterada desqualificao praticada pelo companheiro como srio agravante das situaes de conflito. Do ponto de vista dos homens, a maior queixa a violncia psicolgica praticada pelas mulheres, na forma de desvalorizao, humilhao ou, at mesmo, a demanda por uma atitude violenta contra outros homens que as possam estar incomodando. A violncia psicolgica pode causar grandes estragos quando praticada repetidamente por algum importante em nossas vidas. Os adolescentes, por exemplo, muitas vezes, confundem demonstrao de cimes com sinal de amor. E no percebem que aceitar determinadas restries, em nome desse cime/amor deixar de usar determinado tipo de roupa, de sair com determinadas pessoas ou de frequentar alguns lugares , pode alimentar um sentimento de posse que depois descamba na violncia. importante entender que essas concesses podem contribuir para a falta de limites do autor da violncia. Da a importncia de delimitar at onde o outro pode ir. Quanto mais cedo isso acontecer, maiores so as chances de se manter saudvel o relacionamento. A forma como educamos meninos e meninas cristalizando ou flexibilizando os papis de gnero outro fator determinante para a manuteno ou no da violncia entre parceiros ntimos. Carlos Zuma, psiclogo e um dos responsveis pelo Instituto Noos, do Rio de Janeiro

OS SERVIOS DE APOIO
A rede de enfrentamento composta por:

Agentes governamentais e no governamentais formuladores, Servios/programas voltados para a responsabilizao


dos agressores; universidades.

fiscalizadores e executores de polticas voltadas para as mulheres.

rgos federais, estaduais e municipais responsveis pela

garantia de direitos (como habitao, educao, trabalho). s mulheres em situao de violncia (que compem a rede de atendimento s mulheres em situao de violncia).

Servios especializados e no especializados de atendimento

Atualmente o pas dispe de:

193 Centros de Referncia de Atendimento Mulher. 388 Delegacias Especializadas no Atendimento Mulher. 71 Casas-abrigo: locais seguros que oferecem abrigo protegido
e temporrio, alm de atendimento integral (psicossocial e jurdico) a mulheres em situao de violncia domstica (acompanhadas ou no de seus filhos) sob risco de morte iminente. O acesso s Casas-abrigo se d somente por encaminhamento dos servios especializados da rede de atendimento (que realizam avaliao e triagem). multidisciplinares capacitadas.

PORTAS DE SADA DA VIOLNCIA E DE ENTRADA NUM MUNDO MAIS DIGNO


Servio de Utilidade Pblica, o nmero 180 presta orientaes e informaes populao, especialmente s mulheres vtimas de violncia, o que um dos desdobramentos prticos da Lei Maria da Penha, promulgada em 2006. Funciona 24 horas por dia e foi criado pela Secretaria de Polticas para as Mulheres (SPM), que tem status de Ministrio e responsvel por articular a chamada rede de enfrentamento violncia contra as mulheres. O nmero 180 o recurso mais imediato de que a mulher dispe para desabafar, relatar
28

609 servios de sade especializados, com equipes 70 Juizados de violncia domstica. 54 Ncleos/Defensorias Especializados de Atendimento Mulher. 20 Promotorias Especializadas/Ncleos de Gnero do Ministrio
Pblico: movem ao penal pblica, solicitam que a polcia civil inicie ou d prosseguimento s investigaes e solicitam, ao juiz, a concesso de medidas protetivas de urgncia. especializados no atendimento mulher, mas funcionam como portas de sada nos municpios onde no existe nenhum outro tipo de servio.

seu problema e receber orientaes. Por meio da atendente, ela informada sobre os seus direitos e os servios de atendimento que funcionam em sua regio. Segundo Ana Paula Schwelm Gonalves, ouvidora da SPM, delegacias de mulher no funcionam se no houver um centro de referncia, por exemplo, com atendimento psicolgico e jurdico. No basta uma Casa-abrigo isolada, sem outros servios especializados que permitam uma ao integrada de enfrentamento. Sem essa rede de apoio, a mulher no consegue sair da situao de violncia, explica ela.

cerca de 1.000 Centros de Referncia de Assistncia Social: no so

Informaes mais detalhadas sobre todos esses servios voc obtm no site da Secretaria de Polticas para as Mulheres: www.sepm.gov.br

29

INFORMAO A SERVIO DO DILOGO


O Instituto Avon, por meio da campanha Fale sem Medo No Violncia Domstica, tem concentrado seus esforos, desde 2008, no Brasil, no acesso informao, para ampliao de repertrio e entendimento deste desafio que tem inmeras causas. Desde seu lanamento, com a venda de produtos como Pulseiras, Gargantilha e Anel da Atitude, o Instituto vem arrecadando e destinando recursos a iniciativas como a Pesquisa Instituto Avon/ Ibope Percepes sobre a Violncia Domstica contra a Mulher no Brasil, lanada em 2009, que contou com a parceria do Instituto Patrcia Galvo; os portais Quebre o Ciclo, desenvolvidos pela ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, em 2010, que recebeu R$ 1,5 milho do Instituto Avon para propiciar espaos de debate entre jovens, adolescentes, assim como para profissionais de Direito conhecerem, trocarem informao e difundirem a Lei Maria da Penha. A trajetria da campanha Fale sem Medo tem garantido parcerias importantes no enfrentamento da violncia domstica, como aquela firmada com o Instituto Noos, do Rio de Janeiro, que viabilizou a edio e impresso de 100 mil exemplares da cartilha Preveno e ateno violncia intrafamiliar e de gnero apoio s lideranas comunitrias, para distribuio gratuita a organizaes, estudantes e pessoas interessadas no tema. Neste ano de 2011, o Instituto viabilizou a 997 pessoas de Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, entre funcionrios, revendedoras autnomas, organizaes ligadas ao tema e profissionais de Direito, Sociologia, Psicologia e reas afins dessas localidades
30

reflexo, dilogo e conhecimento nos Encontros Fale sem Medo, compostos de Seminrios No Violncia Domstica, em parceria com a Palas Athena, e Sesses fechadas do filme Amor?, do diretor Joo Jardim, que tem a Avon como patrocinadora. Mistura potica de documentrio com fico, o filme fala sobre as relaes amorosas, retratadas com o olhar humanstico caracterstico do cineasta. Uma cartilha e um vdeo com o contedo desse Seminrio esto disponveis, aos interessados no tema, no site do Instituto, que tambm possibilitou que 1,3 mil funcionrios das unidades da Avon de So Paulo fossem ver o filme, movimentando, no total dessas aes, mais de 5 mil pessoas diretamente impactadas. Os esforos da Avon no Brasil somam-se campanha mundial da marca, Speak Out Against Domestic Violence, criada em 2004, pela Avon Foundation for Women, com recursos investidos em programas de conscientizao, educao, preveno e atendimento direto s mulheres que enfrentam a violncia, em mais de 50 pases, muitos deles com parcerias estabelecidas com a ONU Mulheres e seus escritrios locais. Por trs do sucesso dessas iniciativas, esto a indispensvel mobilizao e a arrecadao de fundos, dois ativos valiosos que a Avon oferece ao investimento social global, por meio da fora solidria de mais de 6,5 milhes de revendedoras Avon no mundo inteiro. Comemorando 125 anos ao lado da mulher, com a Turn Mundial Avon Believe, em 2011, a CEO da empresa, Andrea Jung, percorre 16 cidades de 12 pases, numa programao que inclui a criao de um novo fundo global, no valor de US$ 2 milhes, com o objetivo de apoiar organizaes que atendem mulheres que enfrentam o desafio da violncia domstica.

Ligue 180
Um servio da Secretaria de Polticas para as Mulheres que orienta vtimas da violncia. www.institutoavon.org.br

32

Вам также может понравиться