Вы находитесь на странице: 1из 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
3 Srie Direito Civil III
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao de conceitos tericos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender simulando os desafios da vida profissional.

AUTORIA: Paulo Csar da Silva Braga Faculdade Anhanguera de Campina

Direito 3 Srie Direito Civil III

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura e compreenso do enunciado; Interpretao da mensagem da lei (cdigo civil) e aplicao aos desafios propostos; Leitura e interpretao da doutrina e da jurisprudncia; Aplicao do contedo doutrinrio e jurisprudencial nos desafios.

DESAFIO
Neste desafio, a equipe desenvolver raciocnio lgico por meio de aprendizagens sobre os dispositivos do Cdigo Civil brasileiro, isto , a Lei Federal n 10.406/02. Tal conhecimento, por sua vez, ser obtido pela elaborao de relatrios, pareceres ou respondendo a questes, conforme exigido em cada etapa do processo. Este desafio importante, pois incentiva o estudo sistmico entre o Cdigo Civil brasileiro e os microssistemas que formam todo o ordenamento jurdico para o estudo crtico.

ETAPA 1
Aula-tema: Noes Gerais de Obrigao. Modalidades das Obrigaes Esta atividade importante para que se compreenda a teoria geral das obrigaes bem como as suas modalidades. Para realiz-la, seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Reunir-se com seu grupo de trabalho e fichar o livro-texto da disciplina (GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigaes. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2) sobre as Noes Gerais das Obrigaes. FIZA, Csar et al. Curso Avanado de Direito Civil. 2 ed. So Paulo: Forense, 2009. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, Rodolfo. Novo curso de Direito Civil : Obrigaes. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2. TARTUCE, FLVIO et al. Direito Civil: Direito das obrigaes e responsabilidade civil. 4 ed. So Paulo: Mtodo, 2009, v.2. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil: parte geral das obrigaes. 30 ed. So Paulo: Saraiva, 2007, v.2.

Paulo Cesar da Silva Braga

Direito 3 Srie Direito Civil III

Passo 3 Debater entre os membros do grupo, com base nas leituras mencionadas no passo anterior: 1. 2. 3. 4. 5. O que se pode entender por obrigaes? Quais so as modalidades de obrigao? Em que consiste as obrigaes de dar coisa certa, e qual o meio de exigi-la? Apontar exemplos de obrigaes personalssimas. Traar uma relao entre obrigao e responsabilidade, apontando se h dependncia jurdica de obrigao com responsabilidade.

Passo 4 Entregar ao professor um relatrio com as respostas elaboradas pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mnimo de 10 e um mximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, alm de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

ETAPA 2
Aula-tema: Da Cesso de Crdito Esta atividade importante para que se compreenda o conceito de cesso de crdito. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Fichar o captulo do livro-texto que trata de cesso de crdito (GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigaes. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2). Passo 2 - Consultar no Cdigo Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito cesso de crdito. Passo 3 Debater entre os membros do grupo as seguintes questes: 1. A cesso de crdito poder ocorrer em quais casos? 2. Aponte dois exemplos em que na assuno de dvida no se admite a exceo pessoal em relao ao devedor primitivo. Passo 4 Entregar ao professor um relatrio com as respostas elaboradas pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mnimo de 10 e um mximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, alm de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

ETAPA 3
3

Paulo Cesar da Silva Braga

Direito 3 Srie Direito Civil III

Aulas-tema: Do Pagamento em Consignao Esta atividade importante para que se compreenda o conceito de pagamento em consignao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Fichar o captulo do livro-texto que trata do pagamento em consignao (GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigaes. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2). Passo 2 - Consultar no Cdigo Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito de pagamento em consignao. Passo 3 Debater entre os membros do grupo: Em que hiptese necessrio se valer do pagamento em consignao? Quais as peculiaridades da medida judicial correspondente? Descreva-a. Passo 4 Entregar ao professor um relatrio com a resposta elaborada pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mnimo de 10 e um mximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, alm de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

ETAPA 4
Aula-tema: Das Perdas e Danos. Dos Juros Legais Esta atividade importante para que se compreenda o conceito de juros legais. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar nos sites de Tribunais 01 (um) acrdo para cada uma do temas (03 no total): a) Juros legais no Cdigo Civil b) Juros abusivos c) Juros convencionais Sugestes: Tribunal de Justia do Estado de So Paulo: http://www.tjsp.jus.br/

Paulo Cesar da Silva Braga

Direito 3 Srie Direito Civil III

Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul: http://www1.tjrs.jus.br/site/ Tribunal Regional Federal 3 Regio: http://www.jfsp.jus.br/ Superior Tribunal de Justia: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp Demais sites de Tribunais. Passo 2 Pesquisem na doutrina os temas acima arrolados e os relacionem com as decises selecionadas, promovendo a discusso em grupo. Sugere-se como bibliografia complementar: COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de Direito Civil: Teoria Geral das Obrigaes. So Paulo: Saraiva. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Obrigaes. So Paulo: Saraiva 2009. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, Rodolfo. Novo curso de Direito Civil : Obrigaes. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2. Passo 3 Elaborem uma anlise crtica dos julgados sobre os casos e a doutrina estudada, contendo: 1) descrio do caso; 2) deciso de 1 grau; 3) rgo julgador; 4) razes de reforma ou manuteno da deciso; 5) opinio do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinrios, com as devidas citaes doutrinrias. Passo 4 Elaborem um artigo cientfico a ser entregue ao professor (mnimo de 05 laudas, com as devidas referncias) contendo os seguintes itens: 1. Juros legais e os juros convencionais: conceitos, diferenas e limites. 2. Aponte casos em que h prtica abusiva de juros, e ainda, qual a limitao dos juros bancrios frente ao Cdigo Civil. Passo 5 Entregar ao professor as atividades descritas no passo 3 e 4 devem ser entregues ao professor, inclusive, anexando cpia dos acrdos.

ETAPA 5
Aula-tema: Da Clusula Penal. Das Arras ou Sinal Esta atividade importante para que se compreenda o conceito de clusula penal. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
5
Paulo Cesar da Silva Braga

Direito 3 Srie Direito Civil III

Passo 1 Fichar o captulo do livro-texto que trata (GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigaes. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.2) sobre o conceito de clusula penal. Passo 2 - Consultar no Cdigo Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito de clusula penal. Passo 3 Debater entre os membros do grupo: Aponte dois exemplos de situaes prticas em que h clusula penal. Passo 4 Entregar ao professor um relatrio com a resposta elaborada pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mnimo de 10 e um mximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, alm de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

Paulo Cesar da Silva Braga

Вам также может понравиться