Вы находитесь на странице: 1из 7

Trabalho de Cincias

O Uso da Radioatividade no Raio x

Smbolo da presena de autos nveis de radiao. Deve ser respeitado, e no temido.

Nome: Dener Nogueira Lucinio N08 Nome: Joo Estevo Garcia de Castro N11 Nome: Matheus Silva de Carvalho N20 Nome: Rafael Carrera Moreira N21 Nome: Rafael Gustavo Castro Silva N22 Nome: Pedro Afonso de Oliveira Cunha N29

9ano M 9ano M 9ano M 9ano M 9ano M 9ano M

Introduo
Nesse trabalho aprenderemos sobre uma das aplicaes do uso da radioatividade na produo de imagens para diagnsticos mdicos, rea de segurana e pesquisas industriais atravs do uso do raio x. Para isso precisamos entender o que radiao eletromagntica.

Radioatividade e Radiao Eletromagntica


O que radioatividade?
A radioatividade a capacidade que alguns elementos fisicamente instveis possuem de emitir energia sob forma de partculas ou radiao eletromagntica.

O que so ondas eletromagnticas?


Ondas eletromagnticas so geradas por cargas eltricas oscilantes e no necessitam de uma meio material para se propagar, podendo se propagar no vcuo. importante tomarmos conscincia de como estamos imersos em ondas eletromagnticas no nosso dia-a-dia. Um exemplo so as radiaes emitidas Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos atravs de ondas eletromagnticas. Alm de outras, recebemos tambm: a radiao eletromagntica emitida, por tomos de hidrognio neutro que povoam o espao interestelar da nossa galxia; as emisses na faixa de radiofreqncias dos "quasares" (objetos pticos que se encontram a enormes distncias de ns, muito alm de nossa galxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiao dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade mdia em torno de 10 trilhes de vezes a densidade mdia do Sol). Essas radiaes so to importantes que deram origem a uma nova cincia, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informaes obtidas do espao atravs de ondas. H ainda as fontes terrestres de radiao eletromagntica: as estaes de rdio e de TV, celulares, o sistema de telecomunicaes base de microondas, lmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.

O que a radiao eletromagntica?


Transmisso de energia na forma de ondas, contendo um componente eltrico e outro magntico, por ser produzida pela acelerao de uma carga eltrica em um campo magntico. O espectro da radiao eletromagntica engloba a luz visvel, os raios gama, as ondas de rdio, as microondas, os raios x, ultravioleta, infravermelho. Esses nomes indicam reas do espectro divididas com fins didticos e prticos, pois o espectro contnuo e no h diferenas abruptas entre as formas de radiao e todas so basicamente o mesmo fenmeno fsico. Por exemplo, todas irradiam-se pelo espao com a mesma velocidade, conhecida como velocidade da luz, de cerca de 300 mil km/s. As diferenas esto no comprimento das ondas e na freqncia da radiao, que fazem com que tenham diferentes caractersticas, como o poder de penetrao dos raios X ou o aquecimento do infravermelho. Uma fonte de radiao, como o Sol, pode emitir luz dentro de um espectro variado. Por exemplo, decompondo-se a luz solar com um prisma possvel ver um espectro de cores, como as do arco-ris. Outras so invisveis ao olho humano mas detectveis por instrumentos.

Raio X
O que so raios X?
Raios X so basicamente o mesmo que os raios de luz visveis. Ambos so formas de ondas de energia eletromagntica carregadas por partculas chamadas ftons. A diferena entre raios X e raios de luz visvel a energia dos ftons individualmente. Isto tambm chamado de comprimento de onda dos raios. Nossos olhos so sensveis ao comprimento de onda da luz visvel, mas no ao comprimento de onda mais curto, das ondas de maior energia dos raios X ou ao comprimento de onda mais longo de menor energia das ondas de rdio. Os ftons da luz visvel e os ftons dos raios X so produzidos pelo movimento dos eltrons nos tomos. Os eltrons ocupam diferentes nveis de energia diferentes ou orbitais, ao redor do ncleo do tomo. Quando um eltron passa para orbital menor precisa liberar energia, e ela liberada na forma de um fton. A energia do fton depende do quanto o eltron decaiu entre os orbitais. Quando um fton colide com outro tomo, esse tomo pode absorver a energia do fton promovendo o eltron para um nvel de energia mais alto. Para isto acontecer, a energia do fton tem que combinar com a diferena de energia entre as duas posies do eltron. Seno, o fton no pode deslocar eltrons entre os orbitais. Os tomos que compem os tecidos do nosso corpo absorvem bem ftons de luz visvel. A energia dos ftons deve combinar com as diferenas de energia entre as posies dos eltrons. Ondas de rdio no tm energia suficiente para mover eltrons entre orbitais em

tomos maiores, ento conseguem passar pela maioria dos materiais. Ftons de raios X tambm passam atravs de vrios objetos, mas por outra razo: eles tm muita energia. Eles podem, entretanto, arrancar um eltron de um tomo. Uma parte da energia do fton dos raios X trabalha para separar o eltron do tomo e o restante usado para faz-lo se movimentar fora do tomo. Um tomo maior tem mais chances de absorver um fton de raios X desta maneira, porque em tomos maiores as diferenas de energia entre os orbitais so maiores e essa energia se ajusta melhor com a energia do fton. tomos menores, em que os orbitais dos eltrons esto separados por nveis de energia relativamente baixos, tm menos chances de absorver ftons de raios X. Os tecidos macios do seu corpo so feitos de tomos menores e por isso absorvem muito bem os ftons dos raios X. Os tomos de clcio que fazem nossos ossos so muito maiores, ento so melhores para absorver ftons de raios X.

Outros usos para os raios X


As contribuies mais importantes da tecnologia dos raios X tm sido no mundo da medicina, mas os raios X desempenham um papel crucial tambm em vrias outras reas. Os raios X so essenciais na pesquisa envolvendo a teoria da mecnica quntica, cristalografia e cosmologia. Na indstria, scanners de raios X so muito usados para detectar pequenas falhas em equipamentos de metal pesado. Scanners de raios X se tornaram tambm equipamentos padro em segurana de aeroportos.

Como funciona uma maquina de raio x ?


O corao de uma mquina de raios X um par de eletrodos, um ctodo e um nodo, que ficam dentro de um tubo de vidro a vcuo. O ctodo um filamento aquecido, como o que voc v em uma lmpada fluorescente. A mquina passa uma corrente pelo filamento, aquecendo-o. O calor expulsa os eltrons da superfcie do filamento. O nodo positivamente carregado um disco achatado feito de tungstnio, que atrai os eltrons atravs do tubo.

A diferena de voltagem entre o ctodo e o nodo extremamente alta; ento, os eltrons movimentam-se pelo tubo com bastante fora. Quando um eltron, em alta velocidade, choca-se com um tomo de tungstnio, um eltron que est em uma camada mais interna do tomo liberado. Com isso, um eltron que est em um orbital com energia imediatamente mais alto (mais externo) migra para aquele nvel de energia mais baixo (mais interno), liberando sua energia extra na forma de um fton. Assim um fton de raios X a energia liberada num choque de eltrons.

Eltrons livres tambm podem gerar ftons sem atingir um tomo. O ncleo de um tomo pode atrair um eltron e com uma velocidade que apenas altere seu curso. Como um cometa girando ao redor do Sol, o eltron diminui a velocidade e muda de direo medida que passa pelo tomo. Essa ao de "freio" faz o eltron emitir excesso de energia na forma de um fton de raios X.

O eltron livre atrado para o ncleo do tomo de tungstnio. medida que o eltron passa, o ncleo altera seu curso. O eltron perde energia, que liberada como um fton de raios X.

As colises de alto impacto envolvidas na produo dos raios X geram muito calor. Um motor gira o nodo para que ele no derreta (o feixe de eltrons no est sempre focalizado na mesma rea). Uma camada de leo frio ao redor da ampola tambm absorve calor. Todo o mecanismo protegido por uma blindagem grossa de chumbo. Ela evita que os raios X escapem em todas as direes. Uma pequena abertura na blindagem permite que alguns dos ftons de raios X escapem em um pequeno feixe. Esse feixe passa por uma srie de filtros at chegar ao paciente. Uma cmera no outro lado do paciente grava o padro de raios X que passam atravs de seu corpo. A cmera de raios X usa a mesma tecnologia de filmes que uma cmera comum, mas a reao qumica acionada por luz de raios X em vez de luz visvel. Geralmente, os mdicos deixam a imagem no filme como um negativo. Isso quer dizer que as reas que so expostas a mais luz ficam mais escuras e as reas expostas a menos luz aparecem mais claras. Materiais duros, como ossos, aparecem em branco e materiais mais macios aparecem em preto ou cinza. Os mdicos podem visualizar materiais diferentes variando a intensidade do feixe de raios X. Contrastes: Em uma imagem de raio X normal, a maior parte dos tecidos macios no aparece claramente. Para visualizar alguns rgos ou para examinar os vasos sangneos do sistema circulatrio, deve-se introduzir um contraste dentro do corpo. Contrastes so lquidos que absorvem os raios X com mais eficincia que o tecido ao redor. Para visualizar rgos dos sistemas digestivo e endcrino, um paciente toma um contraste, geralmente um composto de brio. Se o foco for os vasos sangneos ou outros elementos do sistema circulatrio, o contraste deve ser injetado na corrente sangnea do paciente. Os contrastes so normalmente usados em conjunto com um fluoroscpio. Em fluoroscopia, os raios X passam pelo corpo at uma tela fluorescente, criando uma imagem de raios X mvel. Os mdicos podem usar a fluoroscopia para traar a passagem do contraste pelo corpo. Tambm possvel gravar essas imagens em filme ou vdeo.

Os raios X fazem mal sade?


A descoberta dos raios X provocou um impacto extraordinrio no mundo da medicina; eles permitem que um paciente seja examinado internamente sem nenhuma cirurgia. Mas os raios X tambm podem ser perigosos. No princpio da descoberta dos raios X, muitos mdicos ficaram expostos e expuseram seus pacientes aos feixes por longos perodos de tempo. Conseqentemente, mdicos e pacientes comearam a desenvolver doenas causadas por radiao e a comunidade mdica percebeu que algo estava errado. O problema que os raios X so uma forma de radiao ionizante. Quando a luz normal atinge um tomo, ela no muda esse tomo de maneira significativa. Mas quando raios X atingem um tomo, ele pode expulsar eltrons do tomo para criar um on, um tomo eletricamente carregado. Ento, os eltrons livres colidem com outros tomos para criar mais ons. A carga eltrica de um on pode gerar uma reao qumica anormal dentro das clulas. Entre outras coisas, a carga pode quebrar as cadeias de DNA. Uma clula com uma cadeia de DNA quebrada pode morrer ou o DNA desenvolver uma mutao. Se vrias clulas morrerem, o corpo pode desenvolver vrias doenas. Se o DNA sofrer mutao a clula pode se tornar cancergena - e este cncer pode se espalhar. Se a mutao em um espermatozide ou em um vulo, pode causar defeitos de nascena. Por causa de todos esses riscos,atualmente os mdicos usam os raios X moderadamente. Mesmo com estes riscos, o raio X ainda uma opo mais segura que a cirurgia. As mquinas de raios X so ferramentas mdicas valiosas, assim como so valiosas em segurana e em pesquisa cientfica. Elas so uma das invenes mais teis de todos os tempos.

Concluso
Atravs desse trabalho ns podemos aprender sobre a existncia das radiaes eletromagnticas e suas utilizaes. Aprendemos sobre os riscos que elas proporcionam e tambm os benefcios que elas podem nos propiciar no mundo moderno em que vivemos.

Bibliografia Data de acesso: 23/10/2011


http://fisicomaluco.com/wordpress/2007/08/31/o-que-sao-ondas-eletromagneticas-e-algunsexemplos/ http://www.infoescola.com/fisica/ondas-eletromagneticas/ http://www.walter-fendt.de/ph14br/emwave_br.htm http://www.brasilescola.com/fisica/radiacao-eletromagnetica.htm http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_eletromagn%C3%A9tica http://www.radiacao.com.br/radiacao_eletromagnetica.html http://ciencia.hsw.uol.com.br/raios-x.htm http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade.htm http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/ondas.htm http://www.brasilescola.com/fisica/raios-x.htm http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/radioatividade http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf

Вам также может понравиться