Вы находитесь на странице: 1из 3

Tipos de Rede LAN - acrnimo de local area network.

Tais redes so denominadas locais por cobrirem apenas uma rea limitada (10 Km no mximo, quando passam a ser denominadas MANs) MAN - Metropolitan Area Network, redes metropolitanas interligam vrios LAN WAN - Wide Area Network , Rede de rea alargada ou Rede de longa distncia WLAN - Wireless LAN Wireless Local Area Network uma rede local que usa ondas de rdio para fazer uma conexo Internet ou entre uma rede, ao contrrio da rede fixa ADSL ou conexo-TV, que geralmente usa cabos. Meios de Transmissao A rede de transmisso ou rede de transporte de informaes (voz, dados e sinais) composta dos sistemas de transmisso atravs dos quais so realizadas as interconexes entre as centrais de comutao ou entre redes de computadores. Os sistemas de transmisso utilizam meios para o envio das informaes, estes meios podem ser de dois tipos: meios fsicos, por exemplo, cabo coaxial e fibra ptica, e meios no-fsicos, o espao livre. Pode-se conceituar meio de transmisso como todo suporte que transporta as informaes entre os terminais telefnicos, desde a origem (central telefnica na origem da chamada) at o destino (central telefnica no destino da chamada) e vice-versa. Como suporte transmisso temos: telefone, linha de assinante, percurso interno nas centrais telefnicas, linhas fsicas, multiplex, rdio, atmosfera e vcuo. Padroes de Transmissao 10 Mbit/s Ethernet 10BASE-T -- Opera com 4 fios (dois conjuntos de par tranado) num cabo de cat-3 ou cat-5. Um hub ou switch fica no meio e tem uma porta para cada n da rede. Essa tambm a configurao usada para a ethernet 100BASE-T e a Gigabit. Fast Ethernet 100BASE-T -- Designao para qualquer dos trs padres para 100 Mbit/s ethernet sobre cabo de par tranado.Inclui 100BASE-TX, 100BASE-T4 e 100BASE-T2. 100BASE-TX -- Usa dois pares, mas requer cabo cat-5. 100BASE-FX -- 100 Mbit/s ethernet sobre fibra ptica. Usando fibra tica multimodo 62,5 mcrons tem o limite de 400 metros. Gigabit Ethernet 1000BASE-T -- 1 Gbit/s sobre cabeamento de cobre categoria 5e ou 6. 1000BASE-SX -- 1 Gbit/s sobre fibra. 1000BASE-LX -- 1 Gbit/s sobre fibra. Otimizado para distncias maiores com fibra mono-modo. 1000BASE-CX -- Uma soluo para transportes curtos (at 25m) para rodar ethernet de 1 Gbit/s num cabeamento especial de cobre. Antecede o 1000BASE-T, e agora obsoleto. 10-Gigabit Ethernet (Ethernet 10 Gigabit)

O novo padro Ethernet de 10 gigabits abrange 7 tipos diferentes de mdias para uma LAN, MAN e WAN. Ele est atualmente especificado por um padro suplementar, IEEE 802.3ae, e ser incorporado numa verso futura do padro IEEE 802.3. Tcp/IP Camadas A camada de aplicao A camada de aplicao a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar atravs de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada so especficos da aplicao; o dado passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicao, e codificado dentro do padro de um protocolo. Alguns programas especficos so levados em conta nessa camada. Eles provem servios que suportam diretamente aplicaes do usurio. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegao na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome <-> IP) e muitos outros. Transporte Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcanou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?). Na sute de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte tambm determinam para qual aplicao um dado qualquer destinado. Os protocolos dinmicos de routing, que tecnicamente cabem nessa camada do TCP/IP, so geralmente considerados parte da camada de rede. Como exemplo tem-se o OSPF (protocolo IP nmero 89). O TCP, nmero 6 do protocolo IP, um mecanismo de transporte "confivel", orientado conexo e que fornece um stream de bytes confivel, garantindo assim que os dados cheguem ntegros (no danificados e em ordem). O TCP tenta continuamente medir o quo carregada a rede est e desacelera sua taxa de envio para evitar sobrecarga. Alm disso, o TCP ir tentar entregar todos os dados corretamente na seqncia especificada. Essas so as principais diferenas dele para com o UDP, e pode se tornar desvantajoso em streaming, em tempo real ou aplicaes de routing com altas taxas de perda na camada internet. O UDP (User Datagram Protocol), nmero 17 do protocolo IP, um protocolo de datagrama sem conexo. Ele um protocolo de "melhor esforo" ou "no confivel". No porque ele particularmente no confivel, mas porque ele no verifica se os pacotes alcanaram seu destino, e no d qualquer garantia que eles iro chegar na ordem. Se uma aplicao requer estas caractersticas, ento ela mesma ter que prov-las ou usar o protocolo TCP. O UDP tipicamente usado por aplicaes como as de mdia de streaming (udio, vdeo etc), onde a chegada na hora mais importante do que confiabilidade, ou para aplicaes de simples requisio/resposta como pesquisas de DNS, onde o overhead de configurar uma conexo confivel desproporcionalmente largo. Tanto o TCP quanto o UDP so usados para transmitir um nmero de aplicaes de alto nvel. As aplicaes em qualquer endereo de rede so distinguidas por seus endereos de porta TCP ou UDP. Por conveno, certas portas "bem conhecidas" esto associadas com aplicaes especficas.

A camada de rede Como definido anteriormente, a camada de rede resolve o problema de obter pacotes atravs de uma rede simples. Exemplos de protocolos so o X.25 e o Host/IMP da ARPANET. Na sute de protocolos para a internet, o IP executa a tarefa bsica de levar pacotes de dados da origem para o destino. O protocolo IP pode transmitir dados para diferentes protocolos de nveis mais altos, esses protocolos so identificados por um nico nmero de protocolo IP. A camada de enlace A camada da pele enlace no realmente parte do modelo TCP/IP, mas o mtodo usado para passar quadros da camada de rede de um dispositivo para a camada de rede de outro. Esse processo pode ser controlado tanto em software (device driver) para a placa de rede quanto em firmware ou chipsets especializados. Esses iro executar as funes da camada de enlace de dados como adicionar um header de pacote para prepar-lo para transmisso, ento de fato transmitir o quadro atravs da camada fsica. Do outro lado, a camada de enlace ir receber quadros de dados, retirar os headers adicionados e encaminhar os pacotes recebidos para a camada de rede. Essa camada a primeira normatizada do modelo, responsvel pelo endereamento, roteamento e controle de envio e recepo. Ela no orientada conexo, se comunica pelos datagramas (pacotes de dados). A camada fsica A camada fsica do Protocolo TCP/IP trata das caractersticas eltricas e mecnicas do meio, como tipos de conectores e cabos utilizado para estabelecer uma comunicao. Segurana de rede A Segurana de Rede, ou Segurana em Redes Informticas, pode ser dividida, didaticamente, em trs grandes reas: a defesa contra catstrofes, a defesa contra falhas previsveis e a defesa contra atividades no autorizadas. Ela envolve diferentes reas, sendo que as principais so: Criptografia de Chaves Pblicas Vulnerabilidade em Mquinas de Sistemas Distribudos Vulnerabilidade em Redes Locais e de Grande Escala Firewalls Sistemas de Deteco de Intruses Redes Privadas Virtuais (VPN) Segurana em Redes Sem Fios Controle de roteamento

Вам также может понравиться