Вы находитесь на странице: 1из 17

Diretoria de Poltica Econmica Gerncia-Executiva de Relacionamento com Investidores

Regime de Metas para a Inflao no Brasil


Atualizado com dados at agosto de 2010

Perguntas mais Freqentes

Srie

Regime de Metas para a Inflao no Brasil


Este texto integra a srie Perguntas Mais Frequentes (PMF), editada pela Gerncia-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin) do Banco Central do Brasil, abordando temas econmicos de interesse da sociedade. Com essa iniciativa, o Banco Central do Brasil vem prestar esclarecimentos sobre diversos assuntos da nossa realidade, buscando aumentar a transparncia na conduo da poltica econmica e a eficcia na comunicao de suas aes.

Sumrio
1. 2. O que regime de metas para a inflao? ...................................................... 7 Que elementos caracterizam um regime de metas para a inflao?............... 7

3. No regime de metas para a inflao pode haver metas para o cmbio ou o crescimento econmico? ........................................................................................ 7 4. Por que a estabilidade de preos foi escolhida como objetivo primordial da poltica monetria? .................................................................................................. 7 5. Quais as pr-condies para a adoo de um regime de metas para a inflao?................................................................................................................... 8 6. Quais so os mecanismos de transmisso da poltica monetria? .................. 8

7. Quando se deu o processo de implementao do regime de metas para a inflao no Brasil? .................................................................................................... 8 8. Quais as caractersticas bsicas do desenho institucional de um regime de metas para a inflao? ............................................................................................. 8 9. Qual o ndice de preos escolhido para o regime de metas para a inflao no Brasil? Quais as suas principais caractersticas? ....................................................... 9 10. Qual a diferena entre o ndice cheio e o ncleo de inflao? Que tipo de ndice o Brasil adota? .............................................................................................. 9 11. Por que o Brasil optou pela adoo de um ndice cheio? ............................... 9 12. Por que se estabelecem bandas para a meta para a inflao? Por que no se utiliza uma meta pontual? ..................................................................................... 10 13. Que fatores determinam o intervalo da banda?............................................ 10 14. Qual o procedimento quando a meta para a inflao no atingida? .......... 11 15. Quais os horizontes temporais utilizados em regimes de metas para a inflao? Qual o utilizado no Brasil? ...................................................................... 11 16. Quais as vantagens e desvantagens de horizontes mais curtos e mais longos? 11 17. Quais so os instrumentos de poltica monetria utilizados no regime de metas para a inflao brasileiro? ........................................................................... 11 18. Como a inflao tem evoludo desde a adoo do regime de metas para a inflao no Brasil? .................................................................................................. 12 5

19. Qual o papel das expectativas de mercado no regime de metas para a inflao?................................................................................................................. 13 20. Onde posso ler mais sobre metas para a inflao? ....................................... 14 21. Onde posso obter dados atualizados? .......................................................... 16

Regime de Metas para a Inflao no Brasil


1. O que regime de metas para a inflao?
O regime de metas para a inflao um regime monetrio no qual o banco central se compromete a atuar de forma a garantir que a inflao efetiva esteja em linha com uma meta pr-estabelecida, anunciada publicamente.

2. Que elementos caracterizam um regime de metas para a inflao?


O regime de metas para a inflao caracteriza-se geralmente por quatro elementos bsicos: i) conhecimento pblico de metas numricas de mdio-prazo para a inflao; ii) comprometimento institucional com a estabilidade de preos como objetivo primordial da poltica monetria; iii) estratgia de atuao pautada pela transparncia para comunicar claramente o pblico sobre os planos, objetivos e razes que justificam as decises de poltica monetria; e iv) mecanismos para tornar as autoridades monetrias responsveis pelo cumprimento das metas para a inflao. Portanto, o regime de metas para a inflao envolve mais do que o anncio pblico de metas numricas para a inflao. A transparncia e a prestao de contas regulares sociedade e a seus representantes so elementos essenciais desse regime.

3.

No regime de metas para a inflao pode haver metas para o cmbio ou o crescimento econmico?

No regime de metas para a inflao, cuja ao se baseia no controle de apenas um instrumento, a taxa de juros de curto-prazo, no se podem atribuir poltica monetria metas adicionais para o cmbio ou o crescimento econmico. Entretanto, essas e outras variveis econmicas so levadas em considerao na construo do cenrio prospectivo para a inflao, como pode ser visto nas Atas do Comit de Poltica Monetria (Copom).

4. Por que a estabilidade de preos foi escolhida como objetivo primordial da poltica monetria?
Aps vrios anos de elevado crescimento econmico, a dcada de 80 foi marcada pela conjuno de dois fatores: forte queda da taxa de crescimento da economia brasileira e grande aumento da taxa de inflao, situao que se estendeu durante a primeira metade dos anos 90, e que levou adoo de sete planos de estabilizao em menos de dez anos. Hoje h consenso na sociedade sobre as vantagens da estabilidade de preos, condio necessria para que possa haver crescimento auto-sustentado. Alm disso, no mdio e longo prazos, maior inflao no gera maior crescimento; pelo contrrio, cria um ambiente desfavorvel aos investimentos e penaliza as camadas mais pobres da sociedade, promovendo concentrao de renda. Vale adicionar que os principais bancos centrais do mundo adotam, de forma implcita ou explcita, a estabilidade de preos como principal objetivo da poltica monetria.

5. Quais as pr-condies para a adoo de um regime de metas para a inflao?


Em um regime de metas para a inflao, necessrio que haja autonomia operacional do banco central, de maneira que possa gerir a poltica monetria no sentido do cumprimento das metas. Alm disso, necessrio que a situao fiscal esteja sob controle, e que o sistema financeiro nacional esteja estvel, de modo a no comprometer a perseguio da meta de inflao. Por outro lado, as metas para a inflao devem ser crveis, ou seja, devem ter um valor alcanvel. Por fim, preciso que o banco central disponha de conhecimento sobre o funcionamento da economia, em particular dos mecanismos de transmisso da poltica monetria e sua quantificao por meio de modelos macroeconmicos.

6. Quais so os mecanismos de transmisso da poltica monetria?


Os mecanismos de transmisso da poltica monetria so os canais por meio dos quais mudanas na taxa de juros bsica (que o principal instrumento da poltica monetria) afetam o comportamento de outras variveis econmicas, principalmente preos e produto. Os principais mecanismos refletem a influncia de modificaes no instrumento de poltica monetria sobre os componentes da demanda agregada, as expectativas dos agentes econmicos, os preos dos ativos (inclusive a taxa de cmbio), os agregados monetrios e de crdito, os salrios e o estoque de riqueza.

7. Quando se deu o processo de implementao do regime de metas para a inflao no Brasil?


No incio de maro de 1999, em ambiente ainda marcado pela incerteza quanto ao impacto da desvalorizao do real sobre a inflao, o governo brasileiro anunciou a inteno de passar a conduzir a poltica monetria com base num arcabouo de metas para a inflao. Em 1 de julho de 1999, o Brasil adotou formalmente o regime de metas para a inflao como diretriz de poltica monetria, com a edio do Decreto n 3.088 pelo Presidente da Repblica, em 21 de junho de 1999. Em 30 de junho de 1999, o Conselho Monetrio Nacional (CMN) editou a Resoluo n 2.615, tratando da definio do ndice de preos de referncia e das metas para a inflao para 1999 e para os dois anos subsequentes.

8. Quais as caractersticas bsicas do desenho institucional de um regime de metas para a inflao?


Entre as principais caractersticas presentes na determinao de um regime de metas para a inflao, temos: i. escolha do ndice de inflao: usualmente existem duas alternativas - o ndice cheio ou um ncleo de inflao; ii. definio da meta, que pode ser pontual ou intervalar. No caso intervalar (banda), ainda existe a alternativa de ter ou no uma meta central; iii. horizonte da meta: definio do perodo de referncia para avaliar o cumprimento da meta para a inflao; iv. existncia de clusulas de escape: estabelecimento a priori de situaes que podem justificar o no cumprimento das metas; e v. transparncia: formas de comunicao da autoridade monetria visando informar a sociedade sobre a conduo do regime de metas. 8

9. Qual o ndice de preos escolhido para o regime de metas para a inflao no Brasil? Quais as suas principais caractersticas?
No Brasil, a meta para a inflao foi definida em termos da variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. O IPCA, como o nome indica, um ndice de preos ao consumidor, diferentemente de outros ndices, como os de preos no atacado e gerais. A escolha do ndice de preos ao consumidor frequente na maioria dos regimes de metas para a inflao, pois a medida mais adequada para avaliar a evoluo do poder aquisitivo da populao. Dentro do conjunto de ndices de preos ao consumidor, o IPCA foi escolhido por ser, dentre os dois ndices com cobertura nacional (o outro o ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC), o que tem maior abrangncia: enquanto o INPC mede a inflao para domiclios com renda entre 1 e 6 salrios-mnimos (na poca da escolha, entre 1 e 8 salrios-mnimos), o IPCA inclui domiclios com renda entre 1 e 40 salrios-mnimos.

10. Qual a diferena entre o ndice cheio e o ncleo de inflao? Que tipo de ndice o Brasil adota?
O regime brasileiro considera um ndice cheio como referncia, em linha com a grande maioria dos pases que adotam metas formais para a inflao. Nesse ndice so considerados todos os itens presentes no levantamento de preos do IPCA. Em alguns pases, a meta para a inflao estabelecida em termos de um ncleo, embora a tendncia seja a de substitu-lo por ndices cheios. Ncleos de inflao so medidas que buscam captar a tendncia da inflao, expurgando-se as variaes de componentes mais volteis. Um exemplo comum de ncleo de inflao o ncleo por excluso, calculado retirando-se da inflao o comportamento de preos de determinados itens, como alimentos e derivados de petrleo. Outra forma comum de ncleo o de mdias aparadas, que exclui da inflao cheia, a cada ms, os itens que apresentaram maior volatilidade no perodo. Independentemente da forma de clculo, medidas adequadas de ncleo de inflao devem apresentar a mesma trajetria de longo-prazo que a inflao cheia, com exceo dos casos em que a variao de preos dos itens excludos seja de natureza permanente.

11. Por que o Brasil optou pela adoo de um ndice cheio?


No Brasil, a adoo do ndice cheio deveu-se a dois motivos. O primeiro que, embora no longo-prazo o ncleo e a inflao tendam a convergir, no curto prazo podem divergir significativamente. O segundo, e talvez o mais importante, uma questo de transparncia e credibilidade. No momento da implantao do regime de metas para a inflao, alm da necessidade de explicar populao o que significava um regime de metas, a introduo de um novo conceito de inflao (ncleo), que no reflete a inflao efetivamente ocorrida junto ao consumidor, poderia gerar ainda mais dvidas. Ademais, o ndice cheio est mais prximo de um conceito de bem-estar, pois mais representativo para mensurar o verdadeiro poder de compra do consumidor. As pessoas no esto interessadas nos preos de parte de sua cesta de consumo, e sim em sua totalidade. Um fator de cautela adicional na utilizao dessas medidas deriva do fato de que, mesmo entre os especialistas na rea, h controvrsia quanto aos mritos e demritos das diferentes metodologias para calcular ncleos de inflao. O Grfico 1 mostra a evoluo do ndice de preos no Brasil utilizando o ndice cheio do IPCA e do ncleo de inflao usando o mtodo das mdias aparadas, sem suavizao. Maiores informaes sobre ncleos de inflao podem ser 9

obtidas no PMF2 sobre http://www4.bcb.gov.br/?FOCUSPERG.

ndices

de

Preos,

em

Grfico 1

Taxa de Inflao (IPCA) e Ncleo de Inflao


(acumulado em 12 meses, % a.a.)
11 10

9
8 7 6

5
4 3 2

jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan ago 04 04 05 05 06 06 07 07 08 08 09 09 10 10
IPCA cheio Ncleo por mdias aparadas, suavizado

Fontes: IBGE e Banco Central do Brasil

12. Por que se estabelecem bandas para a meta para a inflao? Por que no se utiliza uma meta pontual?
As bandas existem por dois motivos. Em primeiro lugar, nenhum banco central tem controle total sobre o comportamento dos preos. O que ele faz mover a taxa de juros bsica de forma a afetar, por vrios mecanismos indiretos, a evoluo dos preos. A inflao est sujeita a vrios fatores externos ao banco. Alm disso, existem defasagens nos mecanismos de transmisso da poltica monetria. Na ocorrncia de um choque inflacionrio hoje, mesmo o banco central respondendo prontamente, ainda se observar um aumento da inflao no curto-prazo. Em segundo lugar, a presena de bandas permite ao banco central acomodar parcialmente alguns choques. A existncia de uma banda permite que a autoridade monetria cumpra a meta sem que a poltica monetria se torne excessivamente restritiva. Contudo, tal banda no pode ser muito ampla, pois criaria a expectativa de falta de compromisso em alcanar seu centro. Sua utilizao, portanto, deve ser feita com bastante critrio e parcimnia. Assim, se por um lado importante que existam bandas para acomodar os choques econmicos, por outro lado sua amplitude deve ser limitada de forma a no prejudicar a credibilidade do regime de metas.

13. Que fatores determinam o intervalo da banda?


Na definio do intervalo a ser considerado na meta de inflao so levados em considerao fatores como: i. frequncia e magnitude dos choques a que a economia est sujeita e resistncia da economia a esses choques. Por exemplo, choques no prmio de risco-pas, na taxa de cmbio e no preo do petrleo podem impactar significativamente o nvel de preos; ii. defasagens existentes nos efeitos da poltica monetria: em virtude das defasagens nos mecanismos de atuao da poltica monetria, existe atraso entre a ao da autoridade monetria e a reao da economia. Dessa forma, quando ocorre um choque, o banco central pode no ter como cumprir uma 10

meta pontual, mesmo tomando todas as medidas necessrias, pois leva-se um tempo at terem reflexo na economia; e iii. maior limitao dos modelos de previso, em virtude, por exemplo, da presena de mudanas estruturais na economia, que no podem ser rapidamente captadas em modelos economtricos, dada a necessidade de reconstruo das sries histricas.

14. Qual o procedimento quando a meta para a inflao no atingida?


Quando as metas para a inflao fixadas pelo Conselho Monetrio Nacional no so cumpridas, isto , quando a inflao rompe, acima ou abaixo, os limites do intervalo de tolerncia em torno da meta central, as razes para o descumprimento, bem como as providncias tomadas para retornar trajetria de metas, so explicitadas pelo Presidente do Banco Central do Brasil em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda. Tal procedimento confere maior transparncia e credibilidade ao processo de convergncia s metas inflacionrias. Foram enviadas Cartas Abertas referentes s inflaes de 2001, 2002 e 2003, disponveis em http://www.bcb.gov.br/?CARTAMETA.

15. Quais os horizontes temporais utilizados em regimes de metas para a inflao? Qual o utilizado no Brasil?
Na adoo de um regime de metas para a inflao, deve-se especificar o perodo que ser utilizado para verificar o cumprimento da meta. No Brasil utiliza-se o ano-calendrio, isto , o cumprimento da meta avaliado considerando-se os 12 meses de janeiro a dezembro. Alguns pases utilizam um sistema conhecido como janela mvel (rolling window), no qual o cumprimento da meta avaliado todo ms, considerando a inflao acumulada em um determinado nmero de meses (normalmente 12). Uma terceira alternativa, tal como ocorre na Austrlia, no fixar horizonte fixo, mas considerar que as metas devem ser alcanadas em mdia ao longo do tempo.

16. Quais as vantagens e desvantagens de horizontes mais curtos e mais longos?


Dadas as defasagens intrnsecas poltica monetria, instituir um horizonte de tempo mais longo para a meta para a inflao pode ser uma boa forma de lidar com os choques econmicos e, ao mesmo tempo, preservar a credibilidade do regime. Horizontes mais longos permitem respostas mais suaves da poltica monetria em relao aos choques econmicos, j que a inflao, mesmo apresentando grandes variaes, tem certa inrcia, requerendo maior tempo para se ajustar. Por outro lado, horizontes mais curtos permitem convergncia mais rpida das expectativas, possibilitando neutralizar parte dos efeitos inflacionrios decorrentes de expectativas elevadas para a inflao futura. Em economias como a brasileira, nas quais ainda se est buscando convergncia para melhores padres internacionais de taxa de inflao, horizontes mais curtos podem ser mais adequados.

17. Quais so os instrumentos de poltica monetria utilizados no regime de metas para a inflao brasileiro?
A maior parte dos bancos centrais utiliza uma taxa de juros de curto-prazo como instrumento principal de poltica. Assim, o regime de metas para a inflao 11

brasileiro utiliza a taxa Selic como instrumento primrio de poltica monetria. A taxa Selic a taxa de juros mdia que incide sobre os financiamentos dirios com prazo de um dia til (overnight) lastreados por ttulos pblicos registrados no Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic), ou seja, a taxa de juros que equilibra o mercado de reservas bancrias. O Comit de Poltica Monetria (Copom) estabelece a meta para a taxa Selic, e cabe mesa de operaes do mercado aberto do Banco Central manter a taxa Selic diria prxima meta. Para maiores detalhes sobre a Selic e o funcionamento das operaes de mercado aberto, veja o PMF6 sobre Gesto da Dvida Mobiliria e Mercado Aberto em http://www4.bcb.gov.br/?FOCUSPERG. O Grfico 2 mostra a convergncia da taxa Selic efetiva meta estabelecida para a taxa Selic, definida pelo Copom.

Grfico 2

Taxa Selic Efetiva e Meta para a Taxa Selic


(% a.a.)
20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8

jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan ago 04 04 05 05 06 06 07 07 08 08 09 09 10 10 Meta Selic
Fonte: Banco Central do Brasil

Taxa Selic Efetiva

18. Como a inflao tem evoludo desde a adoo do regime de metas para a inflao no Brasil?
Com a introduo do regime de cmbio flutuante em 1999 e, num primeiro momento, a desvalorizao acentuada do real, a adoo do regime de metas para a inflao em julho do mesmo ano contribuiu para estabilizar a inflao, como pode ser observado no Grfico 3. Desde a adoo do regime de metas, a inflao efetiva ultrapassou o intervalo de tolerncia em 2001, 2002 e 2003. Em 2004, 2005 e 2008, o IPCA ficou acima do centro da meta, mas dentro do limite superior do intervalo de tolerncia, tendo ficado abaixo do centro da meta em 2006, 2007 e 2009. Para 2010, a mediana das expectativas de inflao coletadas pela Gerncia-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin), do BCB, encontra-se em 5,1%, enquanto para 2011 a mediana est em 4,8% (dados de final de agosto de 2010). O Grfico 4 apresenta as metas para a inflao, os intervalos de tolerncia, a mediana das expectativas de mercado para o IPCA, e o IPCA efetivo, desde o ano de adoo do regime.

12

Grfico 3

Evoluo da Inflao (IPCA), Expectativas e Metas


(variao em 12 meses, % a.a.)
18

15
12

Expectativa de Mercado

9 6
3

0
jan jan jan jan jan jan jan jan jan jan jan jan jan jan 99 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Fontes: IBGE e Banco Central do Brasil

Grfico 4

Metas para a Inflao, Intervalos de Tolerncia, Mediana das Expectativas de Mercado e IPCA Efetivo
(% a.a.)
15 12,5 12 9 6

8,9
7,7

9,3

7,6 5,7 5,9

6,0

4,5 3 0
3,1

4,3

5,1 4,8

99 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 IPCA IPCA (Expectativa de Mercado) Metas Intervalos de Tolerncia


Fonte: Banco Central do Brasil

19. Qual o papel das expectativas de mercado no regime de metas para a inflao?
Um dos objetivos centrais do regime de metas justamente ancorar as expectativas de mercado que, de forma geral, orientam o processo de formao de preos na economia. Na medida em que o Banco Central do Brasil anuncia sua estratgia de poltica monetria e comunica a avaliao das condies econmicas, os mercados tm melhores condies de compreender o padro de resposta da poltica monetria aos desenvolvimentos econmicos e aos choques. Com isso, o prmio de risco dos ativos financeiros diminui. Os movimentos de poltica monetria passam a ser mais previsveis ao mercado no mdio prazo e as expectativas de inflao podem ser formadas com mais eficincia e preciso. A 13

partir do momento em que a poltica monetria ganha credibilidade, os reajustes de preos tendem a ser prximos meta. O Grfico 5 apresenta a mediana das expectativas de inflao, medida pelo IPCA, para os prximos 12 meses, suavizada, com dados do Sistema Expectativas de Mercado, administrado pela Gerin. O Sistema Expectativas de Mercado uma interface web, em que instituies financeiras, consultorias e empresas do setor no-financeiro informam suas expectativas para diversas variveis macroeconmicas. Para maiores detalhes sobre o sistema, acesse http://www4.bcb.gov.br/?FOCUSINTRO.

Grfico 5

Mediana das Expectativas de Inflao para os Prximos 12 Meses - Suavizada


(% a.a.)
6,5 6,0 5,5 5,0

4,5 4,0 3,5 3,0


jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan jul jan ago 04 04 05 05 06 06 07 07 08 08 09 09 10 10

Fonte: Banco Central do Brasil

20. Onde posso ler mais sobre metas para a inflao?


O Banco Central do Brasil publica mais informaes sobre inflao na ata do Copom, divulgada at seis dias teis aps o trmino da reunio. Na ata so explicitadas as razes para a deciso de poltica monetria tomada. O calendrio de reunies do Copom encontra-se em http://www.bcb.gov.br/?COPOMCALEND2010. As atas podem ser obtidas em http://www.bcb.gov.br/?ATACOPOM. O relatrio trimestral de inflao do Banco Central do Brasil fornece informaes detalhadas sobre todos os aspectos do regime de metas. Essa publicao forma o mais completo painel sobre o assunto, descrevendo detalhadamente os resultados dos exerccios de projeo do Copom, construdos com base em seus cenrios de referncia e de mercado. O Relatrio de Inflao est disponvel em http://www.bcb.gov.br/?RELINF. O PMF 3, sobre o Copom, e o item histrico, encontrados respectivamente em http://www4.bcb.gov.br/?FOCUSPERG e http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST, fornecem informaes complementares sobre a estrutura do regime. A pgina do Banco Central do Brasil na internet dispe ainda de diversas Notas Tcnicas e Trabalhos para Discusso sobre o regime de metas para a inflao. Os caminhos para chegar a eles esto apresentados abaixo. 14

Notas Tcnicas 36 - Sistema Banco Central de Expectativas de Mercado Andr Barbosa Coutinho Marques, Pedro Fachada e Diogo Cogo Cavalcanti (Maio/2003) , em http://www.bcb.gov.br/pec/NotasTecnicas/Port/2003nt36SistemaBacenExpectMe rcadop.pdf 30 - Regime de Metas para a Inflao: Resenha sobre a Experincia Internacional, em Thas Porto Ferreira, Myrian Beatriz Silva Petrassi (Novembro/2002) http://www.bcb.gov.br/pec/NotasTecnicas/Port/2002nt30RegimesMetasInflacaop .pdf 22 - Metodologia de Clculo da Inrcia Inflacionria e dos Efeitos do Choque dos Preos Administrados Paulo Springer de Freitas, Andr Minella e Gil Riella (Julho/2002), em http://www.bcb.gov.br/pec/NotasTecnicas/Port/2002nt22metodinerciainflechoque precosadmp.pdf Trabalhos para Discusso 129 Brazil: Taming Inflation Expectations (Ingls) Afonso S. Bevilqua, Mrio Mesquita e Andr Minella (Janeiro/2007), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps129.pdf 109 - The Recent Brazilian Disinflation Process and Costs (Ingls) Alexandre A. Tombini e Srgio A. L. Alves (Junho/2006), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps109.pdf 100 - Targets and Inflation Dynamics (Ingls) Srgio A. L. Alves e Waldyr D. Areosa (Outubro/2005), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps100.pdf 83 - Does Inflation Targeting Reduce Inflation? An Analysis for the OECD Industrial Countries (Ingls) Thomas Y. Wu (Maio/2004), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps83.pdf 77 - Inflation Targeting in Brazil: Constructing Credibility under Exchange Rate Volatility (Ingls) Andr Minella, Paulo Springer de Freitas, Ilan Goldfajn e Marcelo Kfoury Muinhos (Julho/2003), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps77.pdf 76 - Inflation Targeting in Emerging Market Economies (Ingls) Arminio Fraga, Ilan Goldfajn e Andr Minella (Junho/2003), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps76.pdf 63 - Optimal Monetary Rules: The Case of Brazil (Ingls) Charles Lima de Almeida, Marco Aurlio Peres, Geraldo da Silva e Souza e Benjamin Miranda Tabak (Fevereiro/2003), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps63.pdf 15

59 - Os Preos Administrados e a Inflao no Brasil Francisco Marcos R. Figueiredo e Thas Porto Ferreira (Dezembro/2002), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/wps59.pdf 53 - Inflation Targeting in Brazil: Lessons and Challenges (Ingls) Andr Minella, Paulo Springer de Freitas, Ilan Goldfajn e Marcelo Kfoury Muinhos (Novembro/2002), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps53.pdf 50 - Macroeconomic Coordination and Inflation Targeting in a Two-Country Model (Ingls) Eui Jung Chang, Marcelo Kfoury Muinhos e Joanlio Rodolpho Teixeira (Setembro/2002), em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps50.pdf Veja a lista completa de trabalhos para discusso em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/default.asp?idioma=P&id=trabdisclista.

21. Onde posso obter dados atualizados?


Para encontrar as sries de dados e atualizar os grficos e tabelas aqui expostos, pode-se recorrer s Sries Temporais disponveis na pgina do Banco Central do Brasil na internet, em http://www4.bcb.gov.br/pec/series/port/, seleo por assunto > Atividade Econmica e Indicadores Monetrios. O Banco Central do Brasil tambm disponibiliza planilhas em excel com os principais indicadores econmicos de curto-prazo em http://www.bcb.gov.br/?INDECO. Os indicadores de preos e monetrios encontram-se no Captulo I Conjuntura Econmica e no Captulo III Mercado Financeiro e de Capitais.

16

Srie Perguntas Mais Frequentes Banco Central do Brasil 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Juros e Spread Bancrio ndices de Preos Copom Indicadores Fiscais Preos Administrados Gesto da Dvida Mobiliria e Operaes de Mercado Aberto Sistema de Pagamentos Brasileiro Contas Externas Risco Pas Regime de Metas para a Inflao no Brasil Funes do Banco Central do Brasil

Diretor de Poltica Econmica Carlos Hamilt on Vasconcelos Arajo

Equipe
Andr Barbosa Coutinho Marques Carolina Freitas Pereira Ma yri nk Csar Viana Antunes de Olivei ra Henrique de Godoy Morei ra e Costa Luciana Valle Rosa Roppa Manuela Morei ra de Souza Maria Cludia Gomes P. S. Gu t ierrez Marcio Magalhes Janot

Coordenao Renato Jansson Rosek

Criao e editorao: Secretaria de R elaes Institucionais Braslia -DF

Este fascculo fa z parte do P rograma de Educao Financeira do Banco Central do Brasil

17

Вам также может понравиться