Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

RAFAEL DO CARMO NUNES

TRABALHO SOBRE ATOS DE JUSTA CAUSA

Salvador 2011

RAFAEL DO CARMO NUNES

TRABALHO SOBRE ATOS DE JUSTA CAUSA

Trabalho apresentado ao curso de graduao em Engenharia Mecnica, do Departamento de Engenharia e Arquitetura na Universidade Salvador UNIFACS, como requisito parcial da disciplina Sociologia e Direito. Professora: Leia Leandra Cesar Guevara

Salvador 2011

1 INTRODUCAO

Justa causa todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiana e a boa-f existentes entre as partes, tornando indesejvel o prosseguimento da relao empregatcia. Os atos faltosos do empregado que justificam a resciso do contrato pelo empregador tanto podem referir-se s obrigaes contratuais como tambm conduta pessoal do empregado que possa refletir na relao contratual. A falta grave deve ser provada pelo empregador e segundo a Conveno nmero 158 da OIT, deve estar expresso na carta de despedida o motivo pelo qual o contrato de trabalho est sendo extinto. Observe-se que imputar uma justa causa ao empregado sem esta existir poder ensejar, em alguns casos, uma indenizao por danos morais.

2 ATOS QUE CONSTITUEM JUSTA CAUSA

Com base no artigo 482 da CLT, so os seguintes atos que constituem justa causa para a resoluo do contrato de trabalho pelo empregador: 1) Ato de Improbidade 2) Incontinncia de Conduta ou Mau Procedimento 3) Negociao Habitual 4) Condenao Criminal 5) Desdia 6) Embriaguez Habitual ou em Servio 7) Violao de Segredo da Empresa

8) Ato de Indisciplina ou de Insubordinao 9) Abandono de Emprego 10) Ofensas Fsicas 11) Leses Honra e Boa Fama 12) Jogos de Azar 13) Atos Atentatrios Segurana Nacional

3 DESDIA

A desdia o tipo de falta grave que, na maioria das vezes, consiste na repetio de pequenas faltas leves, que se vo acumulando at culminar na dispensa do empregado. Isto no quer dizer que uma s falta no possa configurar desdia. O empregado tem o dever de cumprir suas obrigaes contratuais de modo a dar um rendimento normal, uma produo condizente com sua habilitao profissional. Deve, ainda, ser pontual e no faltar ao servio, exceto se apresentar justificativa. Se no cumprir essas obrigaes por negligncia, imprudncia ou m-vontade, comete falta grave denominada desdia. Desdia, derivado do latim desidia, de desidere (estar ocioso), tido, na terminologia do Direito trabalhista como o desleixo, a desateno, a indolncia com que o empregado executa os servios que lhe esto afetos. Um s ato, via de regra, no representa falta grave; a desdia somente se caracteriza por reiteradas faltas. O procedimento desidioso, enfim, s se revela na repetio das faltas. Assim, quando o empregado comea a faltar, deve-se graduar as faltas disciplinares, comeando com as advertncias (verbais ou escritas) e, depois, com as suspenses que podem oscilar segundo o critrio do empregador, mas dentro do limite mximo de 30 dias de durao. Aps essa mecnica, vem a despedida do empregado por desdia.

Os elementos caracterizadores so o descumprimento pelo empregado da obrigao de maneira diligente e sob horrio o servio que lhe est afeito. So elementos materiais, ainda, a pouca produo, os atrasos freqentes, as faltas injustificadas ao servio, a produo imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funes. Comete o ato desidioso o empregado que deixa de prestar o servio com zelo, interesse, empenho, passando a laborar com negligncia, preguia, m vontade, displicncia, desleixo, indolncia, omisso, desateno, indiferena, relaxamento.

4 EXEMPLO

Comete a falta grave em espcie, caracterizando uma desdia, por exemplo, o empregado que chega constantemente atrasado ao trabalho, que falta vrias vezes sem apresentar justificativa, que deixa de entregar documento aos seus superiores, que executa trabalho de interesse particular em horrio reservado ao exerccio da empresa, entre outros.

5 CONSIDERAES FINAIS

No h desdia sem culpa, sendo que esta se comprova atravs da negligncia ou da imprudncia. Imprudncia a falta de ateno, descuido, desleixo. A produo defeituosa ou a baixa produo revelam casos tpicos de imprudncia. Todo empregado deve zelar pelos bens da empresa, produzir de forma condizente com a atividade a que executa e deve est sempre alerta com a seu prpria segurana no ambiente de trabalho, que em alguns casos pode ser de fundamental importncia. Negligncia a omisso dos deveres a que est obrigado o empregado, os mais freqentes casos de desdia, na vida real, so as diversas faltas injustificadas do empregado ao trabalho, ou atrasos habituais no comparecimento ao servio. O empregado assume um compromisso com o empregador, sendo assim de extrema

importncia que os horrios sejam cumpridos, pois um atraso ou uma falta de um dia de trabalho gera uma menor produo empresa e conseqentemente maior custos. Por fim, nem sempre to simples caracterizar uma desdia, devendo o empregador fazer um controle rgido de pontos e sempre tentar acumular o mximo possvel de provas de que est havendo um caso de desdia.

6 REFERNCIAS

JURISWAY, Sistema Educacional Online. TRT/MG - Demisso por justa causa desdia. Disponvel em: <www.jurisway.org.br/v2/bancojuris1.asp?idmodelo=5174>. Acesso em: 11 de maio 2011. CENTRAL JURDICA, A Evoluo do Contedo Jurdico. Justa Causa - Desdia. Disponvel em: <www.centraljuridica.com/jurisprudencia/t/53/justa_causa_desidia>. Acesso em: 11 de maio 2011.

Вам также может понравиться