Вы находитесь на странице: 1из 11

TIII: Estrutura e dinmica da geosfera

Natrcia Charruadas

Mtodos para o estudo do interior da geosfera


O

conhecimento do interior da Terra no se pode efectuar, na sua totalidade, com observaes ou anlises directas do seu interior. portanto, utilizao de mtodos directos e de mtodos indirectos.

Recorre-se,

Mtodos para o estudo do interior da geosfera


Mtodo directo Aquele que nos permite obter dados atravs da utilizao directa da Terra, como por exemplo, a observao directa da superfcie terrestre, a utilizao de carotes ou tarolos de sondagem e a observao da actividade vulcnica.

Mtodo indirecto Permite obter dados sobre a estrutura interna da Terra, com a interpretao de dados obtidos indirectamente, atravs da anlise de dados geofsicos (gravimetria, geomagnetismo, sismologia) e planetolgicos (meteoritos).

Mtodos directos

As enormes dimenses da Terra impedem que o Homem tenha acesso ao seu interior, limitando-se o seu conhecimento apenas a uma muito fina pelcula de crosta . Os mtodos directos so poucos e fornecem pouca informao, devido s pequenas profundidades que possvel atingir.

Explorao de jazidas minerais em minas e escavaes

Observao e estudo directo da superfcie visvel

Mtodos directos Magmas e xenlitos Sondagens

Explorao de jazidas minerais em minas e escavaes


Permite-nos recolher informaes sobre o interior da Terra. No entanto, estas informaes limitam-se apenas a alguns metros de profundidade.

Observao directa da superfcie terrestre


Permite-nos concluir acerca da existncia de falhas e dobras, qual o tipo de rocha e respectiva idade, com o inconveniente de esta observao se limitar a poucos metros de profundidade.

Sondagens
A utilizao de tarolos de sondagem permite-nos atingir maiores profundidades, logo, mais conhecimentos. Com a anlise da carotes de sondagem, conseguimos determinar qual a rocha existente a vrias dezenas de metros de profundidade, a idade dessas rochas e a presena ou ausncia de falhas e dobras. As sondagens no podem atingir profundidades muito elevadas (furos ultraprofundos > 1700 metros) devido a dificuldades tcnicas (materiais teriam de resistir s elevadas presses e temperatura) e aos custos financeiros .

Actividade vulcnica
Fornece-nos importantes informaes sobre o interior da Terra (at cerca de 150 Km de profundidade). Sempre que um vulco entra em actividade, lana para o exterior materiais que se encontram no interior da Terra. A anlise desses materiais permite-nos conhecer a composio da parte superior da crosta terrestre. Um vulco no nos fornece apenas a sua lava como fonte de estudo, mas tambm fragmentos da chamin e da cmara magmtica os xenlitos.

Mtodos indirectos

Concluses obtidas sobre o interior da Terra, inferidas a partir de interpretaes de dados obtidos indirectamente.

Mtodos Indirectos
Geomagnetismo Astrogeologia Geotermismo Planetologia Gravimetria Sismologia Densidade

Planetologia e Astrogeologia

O estudo dos restantes planetas do Sistema Solar permite-nos tirar concluses sobre o nosso prprio planeta. Quando admitimos que os elementos constituintes do sistema solar possuam uma origem comum, conclumos que as caractersticas existentes nos outros planetas se aplicam ao nosso. O estudo dos meteoritos permite atribuir Terra uma estrutura e composio semelhantes. Os satlites recolhem dados inacessveis de outra forma.

Mtodos Geofsicos
Contributos da Geofsica para o conhecimento do interior da Terra Gravimetria Sismologia Densidade Geotermismo Geomagnetismo

Permite detectar

Ondas ssmicas

Manifesta-se atravs

Avalia-se atravs

Geomagnetismo actual

Paleomagnetismo

Anomalias gravimtricas

Fluxo trmico

Sismos

Vulces

Movimentos tectnicos

Grau geomtrico

Gradiente geomtrico

Pode apresentar

Permite detecta

Levam ao conceito de

Podem ser

Polaridade inversa

Polaridade normal

Inverses do campo magntico terrestre

Isostasia

Anomalias positivas

Anomalias negativas

Que apoiam

Movimentos orognicos

Expanso dos fundos ocenicos

Вам также может понравиться