Вы находитесь на странице: 1из 7

Consumer & Industrial _______________ GEEP-T-48

Instrues

Motores de Induo
TRICLAD
Abertos e Fechados Horizontais Trifsicos - Monofsicos Mancais de Rolamento Carcaa 315

Estas Instrues no tem a inteno de cobrir todos os detalhes ou variaes no equipamento nem preparar para toda possvel eventualidade a serem atendidas relacionadas com a instalao, operao ou manuteno. Caso seja necessrio informaes adicionais ou caso ocorram problemas em particular que no estejam suficientemente cobertos pelos propsitos do comprador, este caso deve ser encaminhado para Sistemas de Controle Industrial GE.

GE Consumer & Industrial

1 de 7

GEEP-T-48 Copyright 1997,1998,2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315 PRECAUES DE SEGURANA ADVERTNCIA

Alta tenso a partes girantes podem causar ferimentos graves ou fatais. Instalao, Operao e manuteno de mquinas eltricas devem ser executadas por pessoal qualificado. Recomenda-se familiarizao com a publicao NEMA MG-2, Safety Standard Construction an Guide for Selection, Installation use of Electric Motors an Generators, bem como National Electric Code e com prticas locais de segurana consagradas. Para equipamento abrangido por este manual de instrues, importante observar prticas locais de segurana consagradas. importante observar as precaues de segurana, a fim de proteger o pessoal de servio contra qualquer dano fsico. O pessoal dever ser instrudo do sentido de: Evitar contato com circuitos energizados ou partes girantes. Desligar todas as fontes de energia antes de efetuar o servio de manuteno ou reparo. Evitar contato com partes girantes e certificar que a chaveta esteja bem presa na ponta do eixo antes de energizar o motor. Ter cuidado e utilizar procedimentos adequados no manuseio, iamento, instalao, operao e manuteno do equipamento. No deve-se usar orelhas de suspenso do motor para iar equipamentos acionados junto com o motor. Deve-se certificar que os parafusos olhais, quando usados no iamento do motor, esto adequadamente rosqueados e que a direo do iamento no tenha uma inclinao superior a uma angulo de 15 com relao ao corpo do parafuso. Para ambientes inferiores a 18C no deve-se usar parafusos olhais comuns, uma vez que os mesmos podem quebrar-se, causando danos ao material e ferimentos graves ou fatais ao pessoal que esteja manuseando equipamento. Para tais condies, recomendado usar parafusos forjados de acordo com as especificaes ASTM-A-489 ou equivalente. Evitar contato com os capacitores de a partida ou permanentes nos motores monofsicos antes de descarregalos, usando um procedimento seguro. Se partidas inesperadas podem colocar em perigo o pessoal de servio, no usar proteo trmica de rearme automtico nos motores. Proporcionar proteo adequada para o pessoal de servio contra possveis falhas no freio de energia do motor, com especial ateno em aplicaes de manuseio de cargas. Em motores de anis ou qualquer outra maquina, no trocar as escovas sem desligar a fonte de energia do motor. Praticas seguras de manuteno e pessoal qualificado so imperativas. Ensaio de isolao com tenso elevada, para este equipamento nua recomendado; contudo, se ele for necessrio, procedimentos e precaues estabelecidas na norma EB-120 devem ser seguidos. O aterramento inadequado da carcaa desta maquina, pode causar srios ferimentos ou at a morte. O aterramento deve ser executado em concordncia com o National Electrical Codee compatvel com pratica local consagrada.

GE Consumer & Industrial

2 de 7

GEEP-T-48

Copyright 1997, 1998, 2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315 ARMAZENAGEM


Os motores devem ser armazenados em local seco, isento de poeira e gases ou fumos corrosivos, colocando-os em posio normal. Motores armazenados em locais midos por um perodo prolongado, podero sofrer queda de resistncia de isolamento e oxidao nos rolamentos. Para evitar oxidao durante armazenagem recomenda-se em girar o eixo de 3 em 3 meses. Queda da resistncia de isolao poder ser eliminada por um mtodo adequado de secagem, tomando cuidado para no ultrapassar a temperatura de 85C. A secagem pode ser feita na estufa ou usando uma unidade de lmpadas inserida dentro da cobertura de lona ou qualquer outro material, na qual o motor envolvido. Deve-se deixar uma abertura na parte superior da cobertura para escape da umidade. Resistores de aquecimento quando fornecidos devem ser ligados, durante a armazenagem, para manter a temperatura do enrolamento alguns graus acima da temperatura do ambiente. Se o motor estiver armazenado por mais de um ano indispensvel que se efetue uma inspeo tcnica por elementos da General Electric do Brasil S.A, para se assegurar que a armazenagem foi feita adequadamente e que o motor esta em condies de entrar em servio.

INSTALAO Escolha do local


Motores a prova de pingos devem ser instalados em locais limpos e bem ventilados. Motores prova de respingos podem ser instalados em locais sujeitos a respingos lquidos. Motores totalmente fechados podem ser instalados em locais sujos, ou com poeira, ou ao tempo, desde que as entradas de ar sejam obstrudas por anteparos existentes no local. Motores a prova de exploso so projetados e construdos de acordo com as normas do Underwriters Laboratories e da ABNT para uso em reas perigosas. A classificao destas reas perigosas. A classificao destas reas feita pelas autoridades locais em conformidade com as normas supra mencionadas. A classificao para qual o motor adequado indicada na placa de identificao do motor. Para assegurar as caractersticas prova de exploso recomendado que estes motores sejam consertados somente nas oficinas autorizadas da General Electric do Brasil S.A. Se quaisquer das caractersticas do motor forem alteradas de maneira a no mais atenderem as especificaes da Underwrinters Laboratories, o mesmo no dever ser usado em locais onde exigido o uso de motor a prova de exploso.

MONTAGEM
Monte o motor firmemente sobre uma base slida. Os motores com rolamentos de mancais podem ser montados nas paredes (lateralmente) ou no teto. Bases padro de transio e/ou deslizantes podem ser usadas na montagem horizontal, porm no so adequadas para outras montagens. Alinhe rigorosamente os eixos do motor e da mquina acionada. recomendado fazer uma verificao do alinhamento a quente especialmente quando o nvel de vibrao registrado alto. Isto faz-se necessrio quando o motor e a mquina acionada tem elevaes de temperatura diferentes. Para acionamentos diretos use de preferncia acoplamentos flexveis. Os parafusos da fixao devem ser apertados cuidadosamente para evitar alteraes no alinhamento e conseqentes danos ao equipamento. recomendvel usar arruelas debaixo de cada parafuso ou porca para proporcionar um assento seguro sobre os ps do motor. Como alternativa pode-se usar parafusos ou porcas flangeados. Os torques de aperto recomendados para parafusos de ao carbono de teor mdio so indicados na seguinte tabela:
TAMANHO DO PARAFUSO 3/8" 1/2" 5/8" 3/4" MNIMO 35 80 160 280 TORQUE RECOMENDADO (Nm) MXIMO 50 120 240 430

Acionamento por polia


Recomenda-se montar a polia encostada no ressalto do eixo. bom notar que quanto menor a distncia entre o rolamento do lado do acionamento e o centro da correia, menores so os esforos no rolamento e na ponta do eixo e conseqentemente maior segurana para funcionamento livre de problemas. O dimetro mdio da polia para correias V no deve ser inferior ao indicado na tabela I, a seguir. A largura da polia no deve ser maior do que necessria para transmitir a potncia indicada em hiptese alguma deve ultrapassar aquela indicada na tabela I. Quando os dimetro de polia estiverem em relao maior que 5:1 e a distncia entre os centros menor que o dimetro da maior polia, consultar a fbrica para estudo de viabilidade. Para correias V convencionais no ultrapassar a velocidade perifrica de 30 m/seg. GE Consumer & Industrial Pgina 3 de 7 GEEP-T-48 Copyright 1997,1998 2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315 TABELA I DIMETRO DE POLIAS PARA CORREIAS V
Potncia Velocidade sncrona em rpm 1800 1200 900 Dimetro mnimo da polia mm Correia V convencional tipo A, B, C, D e E + Dimetro mdio Correia estreita 3V, 5V, 8V (++) Dimetro externo

100 75 125 100 75 150 125 200


(+) Mxima largura da polia = 2 (N-W) - 6,5 em mm. (++) Mxirna largura da polia = N-W (em mm). N-W o comprimento til da ponta do eixo em mm.

60

100

254 254 292 279 267 318 -

218 254 267 254 241 241 305 355

Para se achar o mnimo dimetro mdio da polia para outros acionamentos, multiplicar o dimetro da polia para correias estreitas da tabela I pelos seguintes multiplicadores: ACIONAMENTO Correia plana simples Corrente Engrenagem simples Engrenagem helicoidal MULTIPLICADOR 1.33 0.7 0.75 0.85

No estique as correias em excesso, porm o suficiente para no patinar em funcionamento normal. Para altas inrcias, o deslizamento da correia na partida considerado normal. Alinhe rodas dentadas e pinhes rigorosamente para evitar desgaste.

TENSO, FREQUNCIA E LIGAES


Certifique-se de que a tenso e a freqncia esto de acordo com o indicado na placa do motor. 0 motor operar satisfatoriarnente caso a tenso da rede esteja dentro de uma faixa de mais ou menos 10% do valor indicado na placa, ou a freqncia dentro de 5%. ou a variao combinada de tenso e freqncia dentro de 10%. Para religar motores de tenso rnltipla para urna tenso desejada, siga as instrues da placa de identificao ou do diagrama colado dentro da caixa de ligao. 0 dimensionamento dos cabos de ligao do motor rede, bem como a fiao dos controles, a proteo contra sobrecarga e a ligao de aterramento devero estar de acordo com as normas tcnicas da ABNT.

OPERAO
Se o motor estiver estocado em local mido ou estiver com isolao baixa, secar conforme indicado nas instrues de armazenagem. 0 valor de resistncia de isolao no deve ser inferior a Rm = kV + 1 (megohms), onde Rm = resistncia mnima recomendada a 40 e kV tenso nominal da mquina em kV. Acione o motor desacoplado para verificar se est girando livremente e no sentido de rotao desejado. Para inverter a rotao do motor trifsico, basta inverter as ligaes rede, de dois terminais quaisquer. Para motores monofsicos obedecer as instrues indicadas no diagrama de ligao. Acione o motor acoplado carga por um perodo de 1 hora, no mnimo, para observar se aparecem rudos anormais ou aquecimento excessivo. Compare a corrente absorvida da linha com os valores indicados na placa de identificao do motor. Em regime contnuo, sem oscilaes de carga, aquela no deve exceder o valor da corrente nominal multiplicada pelo fator de servio indicados na placa.

GE Consumer & Industrial

4 de 7

GEEP-T-48

Copyright 1997, 1998, 2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315

MANUTENO Inspeo
Inspecione o motor a intervalos regulares. Conserve-os limpos e com a ventiIao desobstruda.

Limpeza dos enrolamentos


Para limpar os enrolamentos usar uma escova macia, usando um solvente de lenta ao. (Solvente GE 1001 ou 1002). Secar o enrolamento com leve elevao de temperatura e aplicar em seguida uma camada de verniz isolante recomendado, com pincel, pistola ou por imerso.

Lubrificao
Os motores com mancais de rolamentos so embarcados da fbrica com graxa suficiente para um longo perodo de operao, no sendo necessrio adicionar graxa quando em estado de novo. Recomenda-se lubrificar o motor a intervalos consistentes de acordo com a tabela II. LUBRIFICA0 EXCESSIVA OU MUITO FREQUENTE PODE DANIFICAR 0 MOTOR. LUBRIFICAR SEMPRE COM 0 MOTOR QUENTE E PARADO USANDO UMA ENGRAXADEIRA MANUAL DE BAIXA PRESSO. Se for indispensvel lubrificar o motor em movimentao, recomenda-se ficar longe das partes girantes e aplicar a graxa lentamente em pequenas quantidades. A quantidade de graxa a ser adicionada pode ser calculada pela forma: G = 0.005 x D x 8 G = peso em gramas, D = dimetro externo do rolamento em mm e B = largura do rolamento,em mm. Tipo de servio Leve Gama de potncia cv At-150 200 - 350 At - 150 200 - 350 Intervalo de relubrificao 4 anos 3 anos 1 1/2 anos 1 ano

Exemplos tpicos Vlvulas; sistemas de abrir portas; raspadeiras portteis de assoalho; motores com operao pouco freqente (1 hora por dia). Mquinas ferramentas; instalaes de ar condicionado; transportadoras de correia em servio apenas dirio; compressores de garagens; mquinas de refrigerao; mquinas de lavar, mquinas txteis, bombas de poos de petrleo; bombas de leo; mquinas para trabalho em madeira. Motores para ventiladores, bombas, grupos motor gerador, etc., que trabalham 24 horas por dia e 365 dias por ano; mquinas para minas; motores submetidos a vibrao severa; motores para servio em siderrgicas. aplicaes em ambientes sujos com vibraes excessivas, aplicaes onde a ponta de eixo trabalhe aquecida (bombas e ventiladores); ambientes de alta temperatura.

Padro

Severo

At - 150 200 - 350 At - 150 200 - 350

9 meses 6 meses 4 meses 3 meses

Muito Severo

INSTRUES PARA LUBRIFICAO


Esse motor foi projetado para usar graxas modernas e de longa vida til. Para melhores resultados relubrifique com graxa de boa qualidade, base de sabo de litio. Motores fornecidos com bujo: substitua os bujes superiores de cada tampa por dispositivos prprios para lubrificao. Todos os dispositivos devem ser limpos. Remova o bujo de escoamento antes de iniciar a lubrificao e lubrifique o motor enquanto parado. Use apenas engraxadeiras operadas manualmente. Depois que a lubrificao for completada deixe o motor girar cerca de vinte minutos antes de recolocar o bujo de descarga. Motores que no tem orifcios para lubrificao nas caixas de rolamentos podem ser lubrificados da seguinte maneira: Desmontar as tampas laterais, remover a graxa velha, limpar o reservatrio de graxa e colocar a nova graxa at trs quartos da capacidade do reservatrio. PARA EVITAR DANOS PARA 0 EQUIPAMENTO, OS ROLAMENTOS E A GRAXA DEVEM SER MANTIDOS LIMPOS. GE Consumer & Industrial Pgina 5 de 7 GEEP-T-48 Copyright 1997,1998 2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315

Graxas recomendadas: motores isolados em classe B Litholine-2 da Atlantic Alvania-2 da Shell Motores isolados em classe F: UnirexN2daEsso Chevron SR 1-2 da Standard Oil of California MOTORES COM ROTOR ENROLADO

Anis Coletores
Os anis coletores so algumas vezes recobertos com composto na fbrica, para proteg-los enquanto o motor fica no estoque. Nessas condies as escovas so fixadas na posio levantada. Antes de colocar o motor em funcionamento limpe o coletor e certifique-se se a superfcie est polida e se as escovas tm um bom contato com ela. Conserve os coletores limpos e evite danos s suas superfcies polidas. Normalmente os coletores exigiro apenas uma limpeza ocasional com um pedao de lona ou outro pano que no deixe fiapo. No deixe poeira (especialmente de carvo) ou sujeira acumular-se entre os anis coletores. Os anis coletores devem ser inspecionados de 3 em 3 meses.

ESCOVAS
As escovas devem mover-se livremente dentro dos porta-escovas e ao mesmo tempo fechar um contato firme e uniforme com os anis coletores. Por ocasio da instalao de novas escovas, assente-as cuidadosamente aos anis coletores. Assegure-se de que os rabichos das escovas esto firmemente presos aos porta-escovas e fazem um bom contato com os mesmos.

PEAS SOBRESSALENTES
Use apenas peas GE genunas. Quando da encomenda especifique pelo menos o nmero de modelo e o nmero de srie do motor. ~ interessante a transcrio completa dos dados de placa do motor. Especifique a quantidade e descreva a parte solicitada. Para servios e inforrnaes dirija-se mais prxima Oficina de Servios da GE.

ESCOVAS
Para escolha da escova ideal e quantidade respectiva a cada motor, recomenda-se consultar a fbrica da General Electric do Brasil S.A. - Campinas . So Paulo - Brasil.

GE Consumer & Industrial

6 de 7

GEEP-T-48

Copyright 1997, 1998, 2004

GEEP-T-48 Motores de Induo TRICLAD Mancais de Rolamento - Carcaa 315

Centros de Atendimento:
Motores e Geradores VENDAS Av. 9 de julho, 5.229 - 3 Bairro Jardim Paulista Cep: 01407-907 So Paulo SP Fone: (11) 3067-8628 Fax: (11) 3067-8626 FBRICA Rod. Campinas Monte Mor Km 3,8 Caixa postal 1150 13067-190 Campinas - SP PABX (19) 3781-8811 SERVIO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE Fone: (19) 3781-8522 Fax: (19) 3781-8511 ASSISTNCIA TCNICA Fone: (19) 3781-8500 PEAS SOBRESSALENTES Fone: (19) 3781-8786 (19) 3781-8538 Fax: (19) 3781-8511

GE Consumer & Industrial GE Consumer & Industrial Pgina 7 de 7 GEEP-T-48 Copyright 1997,1998 2004

Вам также может понравиться