Вы находитесь на странице: 1из 8

A formao da alma e das identidades do homem amaznico

Mariana Costa

Toda vez que ouo o rio deslizando lentamente em busca do mar Ouo o eco da saudade dos meus pais, dos meus avs ressoando em mim... Minha parte nordestina querendo voltar Mas ao entrar na canoa uma voz bem l no fundo soa, dizendo no v o som de todas as tribos tamborilando meu peito... Minha parte ndia querendo ficar Da olhando pro rio com sede de identidade entendo que na vontade de partir e de ficar o meu ser caboco o encontro de duas guas metade rio, metade mar. Identidade, de Celdo Braga.

A alma negada aos habitantes da Amrica, a alma ancestral, a experincia humana acumulada no decorrer de milhares de anos. A identidade brasileira mal resolvida porque no integra a alma indgena. Esse trao, proveniente dos domnios de Eros, de receber o outro diverso e perceb-los como portador do novo(p.166) Gambini (2000) est preocupado em compreender quem somos e sobre o que se constri uma identidade coletiva. A alma brasileira nasce de uma projeo. A projeo portuguesa tinha dois aspectos: a percepo do litoral baiano como o Paraso terrestre e a dos ndios como filhos do Demnio e encarnao do mal. A me ndia desfigurada e desonrada o ventre que gerou o povo brasileiro. Sua imagem no consta em nossas representaes coletivas. A formao do povo brasileiro e de sua alma comea no momento do encontro entre o europeu colonizador e o ndio nativo.

Passado o momento de estranhamento, inicia-se o processo de dominao: o homem branco assume sua posio de superioridade e autoridade paternal diante do ndio desprovido de roupas, de armas, de retrica e de potncia. O Outro que sempre definido pelo olhar do sujeito o ndio. E isso j mostra os rumos a serem tomados pela histria Os registros disponveis, os documentos e objetos preservados, a concepo de mundo refletida nessas relquias so filtrados pelo olhar eurocntrico. Gambini parte de documentos histricos As Cartas dos Primeiros Jesutas do Brasil, escritas por Manuel da Nbrega, Jos de Anchieta e seus seguidores aos superiores da Companhia de Jesus, na Europa que descrevem o trabalho de catequizao e de aculturao dos ndios para mostrar como o projeto portugus de colonizao e explorao econmica do territrio destruiu e ignorou os traos culturais do povo nativo, o que resulta no apenas na extino de diversos povos indgenas, de suas lnguas e de sua integridade e identidade social como na destruio da herana indgena no modo de vida e de concepo do mundo do homem brasileiro. Hoje, reconhecemos nossas origens indgenas. Mas os ndios raramente passam para ns de indivduos que precisam ser tutelados, pois lhe roubaram as terras; educados, porque precisam se integrar sociedade; defendidos, porque so minoria; e relembrados porque sua riqueza cultural se expressa em objetos exticos como os cocares coloridos, os arcos e flechas, as redes e os rituais e pajelanas. Assim, o ndio que abriga nossa mentalidade um antimito, um povo fraco, quase extinto, necessitado e injustiado. Nada restou em nossa memria coletiva do povo que aqui foi encontrado pelos portugueses, soberanos em sua organizao social, integrados ao meio ambiente, donos de uma linguagem e de uma espiritualidade prprias, por meio das quais elaboraram mitos e rituais que respondiam s necessidades de suas almas tanto quanto de seus corpos. esse ndio ntegro que, de acordo com a anlise de Gambini, foi subtrado do processo de formao da alma do povo brasileiro, que ficou psicologicamente marcado por essa espcie de mutilao. O autor afirma que ns no Brasil no temos documentos que expressem as contradies, os conflitos, o vazio ou os sonhos de nossa alma hbrida. Com a me ndia no era possvel identificao alguma, pois ela era o elemento dominado do sistema. Uma ndia que se acasalasse com um branco e fosse batizada tambm na era mais considerada membro da tribo. Os jesutas queriam acabar com os

pajs, porque apenas estes entendiam que o batismo acabava com a alma. As mulheres batizadas perderam vnculo tribal e no puderam cumprir sua misso de transmissores da lngua, da religio, das narrativas mticas, do modo de ser indgenas. A, exatamente, rompeu-se o fio pelo qual a alma da terra por milnios foi transmitida de gerao a gerao. Os conquistadores instituram o tupi como lngua geral, mas o Brasil tinha mais de mil lnguas. Todas as mes de outras procedncias culturais tiveram de abrir mao de suas lnguas, desfiguradas e desonradas, foram as que geraram o povo brasileiro.Sua imagem.e.sua.memria.desapareceram. Os portugueses chegaram s terras das ndias Ocidentais trazendo uma srie de conceitos prvios a respeito da vida social e espiritual. Eram cristos, professavam a f catlica e acreditavam numa organizao social baseada na moralidade, na vergonha e na civilizao como soberana sobre a natureza e capaz de transform-la. Encontraram um povo que se organizava em termos de liberdade, professava uma f politesta e viviam sob as regras da natureza, adaptando-se culturalmente a ela. Ao mesmo tempo, os ndios, a exuberncia e fertilidade da terra, a diversidade de fauna e de flora, evocavam a imagem bblica do paraso. Essa aparente contradio, um povo no temente a Deus habitando o paraso terrestre, definiu a relao ambgua que se formou entre.os.dois.povos. Encantados com a imagem do paraso, os portugueses no conseguiram superar os preconceitos morais e imediatamente identificaram no ndio o Outro, o diferente, o errado, o pecador. Como lembra Gambini, at o sculo XVI, o mal sempre estava no outro, nos pagos, gentios, judeus ou mouros. Agora, esse lugar estava reservado.para.os.ndios. A identificao do diferente com o Outro mais do que uma relao socialmente definida: ela tem razes psicolgicas e uma das condies necessrias para a projeo. Assim, ao identificar o diferente como estranho e errado torna-se possvel a projeo de nosso lado sombrio, dos defeitos que negamos em ns mesmos, da nossa maldade essencial nesse outro estranho. assim que os habitantes do paraso adquirem, para os jesutas que foram encarregados de civilizar os ndios para tornar o convvio possvel logicamente dentro dos padres europeus passaram a enxergar no homem indgena a encarnao dos filhos do demnio, do mal e do erro, negando a partir da seus rituais, sua espiritualidade, sua afetividade, seu modo de tratar a terra, de viver, de se.alimentar,de.se.reproduzir,.de.guerrear.

A alma indgena passa a ser negada no apenas na sua essncia mas tambm na sua prpria existncia. Para os jesutas, os ndios no tinham alma o que justificava a eliminao de todos os seus traos culturais e sua funo era justamente abrir para eles o.caminho.da.salvao,formando-a. As cartas jesuticas so o registro dessa projeo. Nelas esto inscritas as regras, pressupostos e pedagogia bsicas da Companhia de Jesus bem como aquilo que o inconsciente dos jesutas deixou transparecer: o fato de que as regras sociais e morais rgidas sob as quais viviam eliminava sua espontaneidade, predeterminava suas aes, comprometia sua relao com o prprio corpo e os prprios sentidos. Eles condenam nos ndios o instinto, a sensualidade, o poder dado s mulheres: elementos subtrados de sua personalidade voltada exclusivamente para a religiosidade. Ao projetar sobre o Outro a imagem do mal, os jesutas se auto-afirmam como bons, exemplares e dizem indiretamente que neles que os ndios devem se espelhar para sua salvao. Trata-se de um duplo jogo de espelhamento: eu espelho minha sombra no Outro e torno-me o espelho ideal de sua luz, de seu lado bom e claro. Se os europeus tinham uma imagem preconcebida do ndio, lembra Gambini, o mesmo no acontecia no sentido contrrio, isto , os ndios no tinham uma imagem do branco. O encontro, portanto, provocou espanto e agressividade ao mesmo tempo que abriu caminho para uma grande curiosidade dos indgenas. Logo, passaram a imitar o comportamento dos cristos, numa tentativa de aproximao e numa demonstrao de aprovao. Os ndios, entretanto, no se convertiam, apenas imitavam. Os pajs foram o nico ponto de resistncia concreta encontrado no processo de catequizao, na maioria das vezes, outras manifestaes de resistncia eram sufocadas pelos colonizadores atravs da retrico, do apelo ao imaginrio, de promessas e de desrespeito, de violncia contra a identidade cultural dos ndios. E todos esses atos e registros ficaram marcados na alma do povo brasileiro, que surge desse encontro desigual. Segundo o autor, em 22 de abril de 2000 no caberiam festejos; esse um dia que deveria propiciar um momento de profunda reflexo coletiva,uma hora nacional de silncio. O troar dos rojes e a verborragia dos discursos em nada colaboram para enterdermos os abortos consecutivos de que feita nossa mal resolvida identidade (p.165)

As identidades do homem amaznico A discusso de processos identitrios abordando aspectos conceituais e contextuais implica, primeiramente, na concepo da identidade, enquanto categoria de anlise, como uma construo social, marcada por diversos significados que devem ser entendidos circunscritos ao contexto que lhe conferem sentido. O termo identidade sempre desperta interesse, tanto das pessoas comuns, representantes do universo consensual, quanto de cientistas sociais. Preocupados em considerar o homem enquanto sujeito social, inserido num contexto scio-histrico, os psiclogos sociais adotaram o termo identidade. H momentos na histria em que se verifica um maior interesse sobre a questo da identidade, como registrado na antigidade clssica, em que predominava uma valorizao da vida individual e do mundo interno. Na viso psicolgica, os estudos sobre identidade so tratados geralmente pela Psicologia Analtica do Eu e pela Psicologia Cognitiva (Jacques,1998), que em comum compartilham a noo de desenvolvimento, marcado por estgios crescentes de autonomia, entendendo a identidade como produto da socializao e garantida pela individualizao. Identidade ao mesmo tempo diferena e igualdade. De acordo com Jacques (1998), a palavra identidade evoca tanto a qualidade do que idntico, igual, como a noo de um conjunto de caracteres que fazem reconhecer um indivduo como diferente dos demais. Tambm Ciampa (1994), define que a identidade no o nome; enquanto substantivo ele no revela a identidade, mas apenas parte dela. O substantivo algo que nomeia o ser, e para isso necessrio uma atividade: o nomear. Logo, a identidade no substantivo, verbo, identidade atividade. Assim, a identidade implica tanto no reconhecimento de que um indivduo o prprio de quem se trata como tambm pertence a um todo, confundindo-se com outros, seus iguais.

Diante dessa diversidade de qualificaes e predicativos atribudos identidade, destaca-se o termo identidade social, uma vez que os elementos que o compem parecem apontar, de forma mais evidente, as duas instncias - individual e social - em jogo na discusso da problemtica conceptual, que trata da origem individual ou coletiva da identidade. Com isso possvel fazer algumas reflexes sobre a concepo

de homem subjacente interpretao do termo, a fim de superar a falsa dicotomia (individual e social), bem como mostrar que na articulao destas que tecida a identidade. Assim, a identidade social do homem amaznico aqui proposta pode ser entendida como uma forma scio-histrica de individualidade. O contexto social fornece as condies para os mais variados modos e alternativas de identidade. O termo identidade pode, ento, ser utilizado para expressar, de certa forma, uma singularidade construda na relao com outros homens. Retornando idia da formao da alma e identidade dos ndios, a pedagogia missionria dizia criana ndia: esquea quem voc , quem so seus pais e de onde voc veio. Isso tudo no vale nada. Abandone sua identidade, desvencilhe-se de sua alma, olhe para mim, espelhe-se em mim,queira e fique igual a mim. Vemos assim que nosso povo se funda negando e desprezando suas razes, seu maior tesouro,silenciando a voz do feminino e oficializando a fala masculina da impunidade.Essa fala silenciada de Eros, ou do princpio feminino da compaixo, da memria e do sentimento a nica capaz de contar a histria de nossa alma. O que se deu no Brasil foi uma mistura fsica e no uma comunho de almas, porque o conquistador no reconhecia um valor mnimo na qualidades humanas daqueles que subjugava - somos de fato um povo de raas misturadas. A conscincia brasileira no sabe encarar um ndio, no sabe o que ele . Nela, o ndio no tem lugar. Nossa herana, segundo Gambini, est cristalizada em nossa relao com os ndios brasileiros at hoje. No temos conscincia de quem o ndio, apenas sabemos que em nossas razes ele faz parte das raas que nos deu origem. E essa ignorncia est marcada tanto na violncia com que tratamos os indgenas nas comemoraes dos nossos 500 anos como no paternalismo com que combatemos essa violncia. A soluo para resgatar a falha deixada em nossa alma no est nesse cuidado paternalista, que no mais que outra forma de negao da integridade do ndio, e sim no resgate de sua soberania. O que far amadurecer a identidade brasileira ser a capacidade de olhar para sua dimenso inconsciente, que despreza e inferioriza o Outro e seu modo peculiar de ser.

REFERENCIAS BASTOS, E. & FREITAS PINTO,R. (Orgs). Vozes da Amaznia: investigao sobre o pensamento social brasileiro.Manaus: Edua, 2007. BATISTA, D. O complexo da Amaznia. Manaus; Valer, 2007.

CIAMPA,A. A estria do Severino e a histria da Severina.So Paulo : Brasiliense, 1994. GAMBINI,R. Espelho ndio:a formao da alma brasileira.So Paulo: terceiro nome,2000. JACQUES,M. G. C. Identidade : Psicologia social contempornea, Petrpolis: Vozes,1998. LANE, S. & CODO, W. Psicologia social: o homem em movimento.So Paulo : Brasiliense, 1994.

Вам также может понравиться