Вы находитесь на странице: 1из 6

APNDICE II O ESTUDO DA PONTUAO

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira7.htm

Ao observarmos a tira acima, vemos que existem alguns sinais de pontuao. Afinal, o que eles realmente significam nas frases, oraes e perodos? Podem representar, dentre outras funes, pausas curtas ou mais demoradas, reproduzem, na escrita, emoes, surpresas, divagaes. Vejamos alguns sinais de pontuao e seus respectivos empregos. 1- A vrgula (,) Marca uma pausa de pequena durao, sem marcar o final do enunciado, tanto que depois dela utilizamos letra minscula. Pode separar termos de uma orao, ou oraes dentro de um perodo. A VRGULA NO INTERIOR DA ORAO USADA PARA 1- marcar intercalaes: a- o aposto intercalado: Maria Kodama, viva do escritor argentino Jorge Lus Borges, chegou ontem a So Paulo. (Folha de S. Paulo)

b- conjunes intercaladas: No havia, porm, nada que pudesse ser feito.

c- expresses de carter explicativo ou corretivo: A inflao, isto , a reduo do poder aquisitivo da moeda, antiga no Brasil. Amanh, ou melhor, na prxima semana viajaremos.

d- adjuntos adverbiais intercalados: Os atletas, naquele dia, no estavam concentrados. As pessoas, muitas vezes, fazem coisas inexplicveis.

2- marcar termos deslocados: a- o adjunto adverbial deslocado: Naquele exato momento, minha respirao faltou.

b- o complemento pleonstico antecipado: A mim, ensinou-me tudo que podia.

c- o nome do lugar na indicao das datas: Maring, 19 de novembro de 2011.

3- marcar a omisso de um termo (geralmente um verbo): Na sala, apenas uma vela acesa ao canto.

4- separar termos assindticos: Palavras, palavras, palavras, eu j no aguento mais. (Luiz Gonzaga Jr.)

5- separa o vocativo: Visitantes, espero que gostem do nosso site! Voltem sempre.

A VRGULA ENTRE ORAES

1- separam-se por vrgula as oraes subordinadas adjetivas explicativas: Ele, que era o novo tcnico, no convocou os melhores.

2- separam-se por vrgula as oraes subordinadas adverbiais, sobretudo quando de antepuserem orao principal: Quando eu chego em casa, nada me consola. (Caetano Veloso)

3- no se separam por vrgula as oraes subordinadas substantivas (com exceo das apositivas) da principal: O importante que nossa emoo sobreviva. (Eduardo Gudin e Paulo Csar Pinheiro)

4- separam-se por vrgula as oraes coordenadas, com exceo das iniciadas pela conjuno e: Acordei cedo, tomei o caf, li o jornal e comecei o trabalho.

Fizemos um timo trabalho, mas no fomos classificados.

H TRS CASOS EM QUE SE UTILIZA A VRGULA ANTES DA CONJUNO E: 1- quando as oraes coordenadas tiverem sujeitos diferentes: Os economistas explicam suas teorias, e os jornais comentam seus efeitos. 2- quando a conjuno e vier repetida a ttulo de nfase (polissndeto): E fala, e reclama, e protesta, e chora de raiva. 3- quando a conjuno e assumir outros valores que no sejam de adio (adversidade, consequncia, por exemplo): Reclamavam muito, e no eram atendidos.

5- separam-se por vrgulas as oraes intercaladas: Eu, disse o eminente deputado, sou contra a medida.

2. Ponto final (.) 1- usado ao final de uma orao declarativa: Gosto do Mundo Redao.

2- usado em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs. .

3. Ponto-e-vrgula Marca uma pausa mais longa que a vrgula, porm menor que o ponto. Trata-se, pois, de uma pausa de durao intermediria, razo pela qual fica difcil sistematizar seu emprego. Todavia, h algumas diretrizes: 1- separa oraes coordenadas que tenham uma certa extenso: Muitos daqueles antigos livros de poesias populares eram interessantes; porm a maioria do povo daquela cidade do interior desconhecia a existncia deles.

2- separar oraes coordenadas que j venham quebradas por vrgula: Com razo, aquelas pessoas, muitas vezes, reivindicavam seus direitos; porm os insensveis burocratas, em tempo algum, deram ateno a elas.

3- separar os vrios itens de um considerando ou de uma enumerao; Considerando:

a- a desvalorizao da moeda; b- as altas taxas de juro; c- o congelamento de preos e salrios; d- o crescente desemprego; resolvemos revogar as medidas anteriormente editadas.

4. Dois-pontos

Marcam uma suspenso da melodia de uma frase para: 1- dar incio fala ou citao: Um dos convidados perguntou: - Quem aqui dana? 2- dar incio a uma sequncia que explica, esclarece, identifica, desenvolve, discrimina uma ideia anterior:

Falo vrios idiomas: ingls, espanhol, francs e italiano. Descobri a razo da minha vida: voc! 5. Aspas

Usam-se as aspas para: 1- citar algum: A ordem para fechar a priso de Guantnamo mostra um incio firme. Ainda na edio, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhes de dlares do Oportunity no exterior (Carta Capital on-line, 30/01/09)

2- isolar expresses estrangeiras, neologismos, grias: Ela era uma pessoa muito careta. Atualmente, os di-jeis mais falam do que tocam msica.

3- dar destaque a alguma palavra ou expresso, ou para mostrar que determinada palavra est sendo utilizada fora do seu sentido original, normalmente em sentido irnico: Voc teve uma ideia brilhante. Ela est uma gracinha com aquela cala rasgada!

6. Reticncias 1- So usadas para indicar supresso de um trecho, interrupo ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando: (...) Onde est ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais invejo? O brando ninho aonde o nosso beijo Ser mais puro e doce que uma asa? (...)

E ento, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...

Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

7. Parnteses So usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicaes. Ele comeu, e almoou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, h o predomnio de vrgulas).

A PONTUAO EXERCCIOS

1. (FCCHAGAS/PR) Aponte a alternativa pontuada corretamente: a- Para mim ser admirar-me de estar sendo. b- Para mim, ser admirar-me de estar sendo. c- Para mim ser, admirar-me de estar sendo. d- Para mim ser admirar-me de, estar sendo. e- Para mim ser, admirar-me de estar, sendo.

2. (UE Ponta Grossa/PR) Assinale a alternativa correspondente ao perodo de pontuao correta: a- Quando um juiz, sentencia, ouvindo somente uma das partes, a sentena, poder ser justa, mas o juiz no o de maneira nenhuma. b- Quando um juiz sentencia, ouvindo somente uma, das partes, a sentena poder ser justa, mas o juiz no o de maneira nenhuma. c- Quando um juiz, sentencia ouvindo somente, uma das partes, a sentena poder ser justa mas, o juiz no o de maneira nenhuma. d Quando um juiz sentencia, ouvindo somente uma das partes, a sentena poder ser justa mas, o juiz no o , de maneira nenhuma. e- Quando um juiz sentencia, ouvindo somente uma das partes, a sentena poder ser justa, mas o juiz no o de maneira nenhuma.

3. (UFRJ) Marco Tlio Ccero, to somente quanto Demstenes na rea da retrica, sempre dizia: Prefiro a virtude do medocre ao talento do velhaco. a- vrgula b- ponto-e-vrgula c- ponto de exclamao d- aspas e- reticncias Neste perodo est faltando um sinal de pontuao:

4. (UF Santa Maria/RS) Assinale a alternativa em que a pontuao est correta: a- Embora esteja ameaada pela poluio, aquela praia recebe durante o veraneio, muitos turistas. b- Por muitos sculos, o homem usou, imprudentemente seu ambiente natural, ocasionando desequilbrio ecolgico. c- A guerra flagelo terrvel, tem sido uma constante, em todos os tempos da humanidade. d- As recentes conquistas nucleares, alteram de modo profundo, as relaes internacionais.

e- Jovem, pra entender a vida, comece a estudar o homem.

5. (UFPR) Quais so as frases corretamente pontuadas? a- Os alunos angustiados esperam o resultado dos exames. b- Os alunos, angustiados, esperam o resultados dos exames. c- Os alunos , esperam angustiados, o resultado dos exames. d- Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames. e- Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames. f- Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.

6. (UEMT) Os perodos abaixo apresentam diferena de pontuao. Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta: a- O sinal, estava fechado; os carros, porm no paravam. b- O sinal, estava fechado: os carros porm, no paravam. c- O sinal estava fechado; os carros porm, no paravam. d- O sinal estava fechado: os carros porm no paravam. e- O sinal estava fechado; os carros, porm, no paravam.

7. (Unirio/RJ) Assinale o item em que h erro no tocante pontuao: a- -D. Sara, a senhora nossa benfeitora. b- Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo. c- Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava D. Sara. d- Bandeira, s, enfrentava a orfandade. e- Couto meu melhor amigo antecedeu-me na Academia.

Вам также может понравиться