Вы находитесь на странице: 1из 12

Diodos semicondutores 1.

Diodo emissor de luz (LED) Como construdo:

Um led constitudo por uma juno PN de material semicondutor e por dois terminais, o nodo (A) e o Ctodo (K). A cor da luz emitida pelo led depende do material semicondutor que o constitui. Condies de funcionamento:

Como o nome indica, o diodo emissor de luz (LED) um diodo que emite luz visvel quando energizado. Em qualquer juno p-n polarizada diretamente, existe prximo da juno, uma recombinao de lacunas e eltrons, que exige energia do eltron livre noligado seja transferida para outro estado, uma parte dessa energia ser emitida na forma de calor e outra parte na forma de ftons. A superfcie condutora conectada ao material p muito menor que a do lado n, permitindo a emerso de um grande numero de ftons de energia luminosa. A recombinao dos portadores injetados devido juno p-n polarizada diretamente resulta em uma luz emitida do local de recombinao.

Polarizao:

O LED est directamente polarizado, e emite luz, quando o nodo est positivo em relao ao ctodo. O led est inversamente polarizado, e no emite luz, quando o nodo est negativo em relao ao ctodo.

Exemplos de aplicaes reais:

O uso crescente de displays digitais em calculadoras, relgios e todas as formas de instrumentao tm contribudo para o crescente interesse atual em dispositivos que emitem luz quando devidamente polarizados. 2. Diodo de barreira Schottky Como construdo:

A montagem dele bem diferente da juno p-n convencional, pois uma juno de metal semicondutor criada. O material do condutor geralmente de silcio tipo n, e so usados vrios tipos de metais, como molibdnio, platina, cromo ou tungstnio. Tcnicas de fabricao diferentes resultam em conjuntos diferentes de caractersticas para o dispositivo, como faixas ampliadas de freqncia de emprego, baixos nveis de polarizao direta etc. geralmente, a montagem do diodo Schottky resulta em uma regio de juno mais uniforme e com um nvel elevado de robustez. Condies de funcionamento:

Em ambos os materiais, o eltron o portador majoritrio. No metal, o nvel de portadores minoritrios (buracos) insignificante. Quando os materiais so unidos, os eltrons no material semicondutor de silcio do tipo n fluem de imediato para o metal agregado, estabelecendo um fluxo intenso de portadores majoritrios. Como os portadores injetados tm um nvel de energia cintica muito alta em comparao aos eltrons do metal, eles so normalmente chamados de portadores quentes. A mxima corrente nominal desse tipo de dispositivo tem um limite de 75A, embora seja possvel haver unidades de 100A. Os diodos Schottky so nicos, pois a conduo totalmente realizada pelos portadores majoritrios. Os portadores adicionais no metal estabelecem neste uma parede negativa na fronteira entre os dois materiais, ou seja, qualquer eltron (carga negativa) no material de silcio enfrenta uma regio de portadores livres e uma parede negativa na superfcie do metal.

Polarizao:

A aplicao de uma polarizao direta reduz a fora da barreira negativa atravs da atrao dos eltrons dessa regio pelo potencial positivo aplicado. O resultado o retorno do fluxo intenso de eltrons atravs da juno, e o seu valor controlado agora pelo valor do potencial aplicado. A barreira na juno de um diodo Schottky menor que a dos dispositivos de juno p-n tanto na regio polarizada direta quanto na inversa. O diodo Schottky possui uma baixa tenso limiar, cerca de 0,2V, uma corrente maior de saturao reversa e um valor PIV (tenso inversa de pico) menor que o tipo de juno p-n convencional. A queda de tenso direta mxima VF inferior a 0,65 V para qualquer dos dispositivos e que esse valor tpico para VT do diodo de silcio. Portanto, o resultado uma corrente mais alta para a mesma polarizao aplicada em ambas s regies. A 100c VF de apenas 0,1V, com uma corrente de 0,01 mA, a corrente reversa est limitada a nanoampres e, a capacitncia est limitada a 1 pF, garantindo uma alta freqncia de chaveamento.

Exemplos de aplicaes reais:

Suas reas de atuao limitavam-se inicialmente faixa de altas freqncias, devido ao seu tempo de resposta rpido e sua figura de rudo reduzida. Tambm pode ser aplicado em fontes de potencia de baixa tenso/alta corrente e em conversores ca-cc. Outras reas de aplicao do dispositivo incluem sistemas de radar e lgica TTL Schottky para computadores, misturadores detectadores em equipamentos de comunicaes, instrumentao e conversores analgico-digitais. Ele pode ser utilizado tambm com freqncias maiores devido ao seu tempo reduzido de recuperao reversa.

3. Diodo Varactor (varicap) Como construdo:

Para baixas freqncias so fabricados com silcio, sendo usado a arsenieto de glio para freqncias mais elevadas.

Condies de funcionamento:

So semicondutores que se comportam como capacitores que variam com a tenso. Seu modo de operao depende da capacitncia existente na juno p-n. O varicap um diodo otimizado para trabalhar em polarizao reversa, apresentando maiores variaes de capacitncia, em funo do potencial reverso aplicado.

Polarizao:

Sob condies de polarizao reversa, estabeleceu-se que h uma regio de cargas no-cobertas em cada lado da juno e que, juntas, elas formam a regio de depleo de largura Wd. . medida que cresce o potencial de polarizao reverso, a largura da regio de depleo aumenta, reduzindo conseqentemente a capacitncia de transio (CT). H um declnio inicial acentuado de CT com o aumento da polarizao reversa. A faixa esperada de VR para diodos Varactor limitada em cerca de 2 V. H uma resistncia equivalente muito alta, normalmente de 1M ou mais. O valor de CT pode variar de 2 pF a 100 pF. O silcio normalmente utilizado em diodos varicap para que RR seja a maior possvel, reduzindo assim a corrente de fuga.

Exemplos de aplicaes reais:

Em reas de aplicao em altas freqncias incluem moduladores FM, dispositivos automticos de controle de freqncia, filtros passa-banda ajustveis e amplificadores paramtricos. A regio de resistncia negativa em diodos tnel pode ser bem aproveitada em projetos de osciladores, circuitos de chaveamento, geradores de pulso e amplificadores.

4.

Diodo tnel Como construdo:

Os materiais semicondutores mais freqentemente utilizados na fabricao de diodos tnel so o germnio e o arsenieto de glio. O diodo tnel fabricado dopando-se intensamente os materiais semicondutores que formaro a juno p-n, com um nvel de cem ate mais de mil vezes maior do que o empregado em um diodo semicondutor comum. Isso produz uma regio de depleo muito reduzida, com largura de cerca de 10 6 cm de um diodo semicondutor comum.

Condies de funcionamento:

Essa regio de depleo reduzida produz portadores perfuradores em velocidades que superam as dos diodos convencionais. A corrente de pico Ip de um diodo tnel pode variar desde alguns microampres ate centenas de ampres, entretanto, a tenso de pico limitada em aproximadamente 600 mV.

Polarizao:

Ele funciona somente na rea de resistncia negativa, ou seja, diminui a tenso aumenta a corrente, somente quando se tem uma tenso muito prxima de zero (chamada de avalanche, do diodo zener), ou seja, ele s funciona como diodo tnel quando polarizado reversamente, quando polarizado diretamente ele funciona como qualquer outro diodo. A sua rea de funcionamento somente quando a tenso "considerada" negativa.

Exemplos de aplicaes reais:

O diodo tnel pode ser, portanto, utilizado em aplicaes de alta velocidade, como em computadores, nos quais so necessrios tempos de chaveamento da ordem de nanos segundos ou pico segundos.

Retificadores de recuperao rpida da IR

5.

Fotodiodo Como construdo: O comprimento de onda um parmetro importante a ser considerado porque determina o material a ser utilizado no dispositivo optoeletrnico.

Condies de funcionamento: Um fotodiodo um componente eletrnico e um tipo de fotodetector. uma juno p-n designada para responder a uma entrada tica. Fotodiodos possuem uma conexo de fibra tica, responsvel por deixar a luz passar e incidir na parte sensvel do dispositivo. O numero de eltrons livres gerados em cada material proporcional intensidade de luz incidente. Intensidade de luz uma medida da quantidade de fluxo luminoso incidindo sobre determinada rea de uma superfcie.

Polarizao: Fotodiodos podem ser usados tanto na polarizao reversa quanto na polarizao direta. Na polarizao reversa, a luz que incide sobre o fotodiodo faz a corrente transcorrer atravs do dispositivo, levando-a a ir para o sentido frontal. Isso conhecido como o efeito fotoeltrico, e base das clulas de captao de energia solar. Diodos geralmente possuem uma altssima resistncia (assim a corrente limita-se a poucos microampres) quando a polaridade revertida. Essa resistncia reduzida quando a luz, em uma apropriada freqncia, brilha na juno.

Exemplos de aplicaes reais:

Pode ser aplicado em um sistema de alarme. A corrente reversa IA continua fluindo at o instante em que o feixe de luz interrompido. Se interrompido, I A cai, e a corrente que passa a circular a escura, soando o alarme. Tambm pode ser usado sem a conexo de fibra tica para detectar raios ultravioletas ou raios-x. 6. Display de sete segmentos Como construdo:

O display de sete segmentos constitudo por dodos emissores de luz, tantos quantos os segmentos do display. Na figura pode ver-se um display constitudo por sete segmentos (cada segmento corresponde a um led) e um ponto decimal (ou seja, constitudo por oito led).
a b c d e f g

Ctodo comum

Condies de funcionamento: O ctodo de todos estes dodos emissores de luz comum, pelo que aplicando uma tenso directa de polarizao aos diferentes nodos se acender um ou outro dos segmentos. Combinando ordenadamente as tenses directas aplicadas aos nodos pode formar-se qualquer caracter.

Polarizao: O emissor de luz est directamente polarizado, e emite luz, quando o nodo est positivo em relao ao ctodo. O emissor de luz est inversamente polarizado, e no emite luz, quando o nodo est negativo em relao ao ctodo.

Exemplos de aplicaes reais: Para totens de preos em postos de combustvel e outros painis de grande porte, segmentos refletores de luz eletromagneticamente acionveis ainda so comumente utilizados. Os led so utilizado como elementos indicadores em calculadoras, aparelhos de medida, indicadores numricos de receptores de rdio, etc

7.

Display de cristal liquido (LCD) Como construdo: O cristal liquido um material que flui como um liquido, mas com uma estrutura molecular com algumas propriedades normalmente associadas aos slidos. Para os dispositivos de espalhamento de luz, o maior interesse est no cristal nemtico.

Condies de funcionamento: O display de cristal liquido possui a vantagem de exigir menos potencia para o funcionamento do que o LED. O valor necessrio da ordem de microwatts para o display, comparado ao mesmo valor necessrio em miliwatts para o LED. Porem, ele necessita de uma fonte de luz externa ou interna e limitado faixa de temperatura de 0C at 60C. As molculas individuais apresentam o aspecto de um basto. A superfcie condutora de oxido de ndio transparente e, sob as condies mostradas na figura, a luz incidente passa atravs da estrutura sem ser obstruda pelo cristal liquido. Se uma tenso (entre 6 V a 20 V) for aplicada aos terminais da superfcie condutora, o arranjo molecular perturbado, causando estabelecimento de regies de diferentes ndices de refrao (espalhamento dinmico). Portanto, o resultado na regio em que a luz espalhada, o aspecto o de um vidro fosco, cujo mesmo aparece somente onde as superfcies condutoras so opostas entre si e que as demais reas permanecem translcidas.

Polarizao: Cada pixel de um LCD tipicamente consiste de uma camada de molculas alinhadas entre dois eletrodos transparentes e dois filtros polarizadores. Os eixos de transmisso so, na maioria dos casos, perpendiculares uns aos outros.

Exemplos de aplicaes reais: Principalmente em monitores de computador, televisores, painis de instrumentos, celulares, calculadoras, etc.

8.

Termistores Como construdo: O termistor no um dispositivo de juno e composto de Ge, Si ou uma mistura de xidos de cobalto, nquel, estrncio ou mangans. O composto utilizado determina se o coeficiente de temperatura do dispositivo positivo ou negativo. Em particular, que, a uma temperatura ambiente, a resistncia do termistor aproximadamente 5 K, enquanto a 100 a resistncia diminui para 100. A variao de 3 a 5% por grau Celsius.

Condies de funcionamento: Existem basicamente dois tipos de Termistores: NTC (Negative Temperature Coefficient) - Termistores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura negativo: a resistncia diminui com o aumento da temperatura; PTC (Positive Temperature Coefficient) - Termistores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura positivo: a resistncia aumenta com o aumento da temperatura. Conforme a curva caracterstica do termstor, o seu valor de resistncia pode diminuir ou aumentar em maior ou menor grau em uma determinada faixa de temperatura.Assim alguns podem servir de proteo contra sobreaquecimento, limitando a corrente eltrica quando determinada temperatura ultrapassada.

Exemplos de aplicaes reais: Outra aplicao corrente, no caso a nvel industrial, a medio de temperatura (em motores, por exemplo), pois podemos com o termstor obter uma variao de uma grandeza eltrica funo da temperatura a que este se encontra.

Referncias: Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos 8 Edio - ROBERT L. BOYLESTAD, LOUIS NASHELSKY http://www.prof2000.pt/users/lpa http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_t%C3%BAnel pt.wikipedia.org/wiki/Fotodiodo http://pt.wikipedia.org/wiki/LCD

Imagens: http://wps.prenhall.com/br_boylestad_dispeletro_8/19/4987/1276784.cw/inde x.html

Вам также может понравиться