Вы находитесь на странице: 1из 5

Protestantismo uma das trs maiores divises (Catolicismo, Igreja Ortodoxa e Protestantismo) do Cristianismo.

. Este movimento iniciou-se na europa central no incio do sculo XV como uma reao contra as doutrinas e prticas do catolicismo romano medieval.
[1]

As doutrinas das inmeras denominaes protestantes variam, mas muitas incluem a justificao por graa mediante a f somente, conhecido como Sola fide, o sacerdcio de todos os crentes, e a Bblia como nica regra em matria de f e ordem, conhecido como Sola scriptura. No sculo XVI, seguidores de Martinho Lutero fundaram igrejas "evanglicas" na Alemanha e Escandinvia. As igrejas reformadas na Sua e Frana foram fundadas por Joo Calvino e tambm por reformadores radicais como Ulrico Zunglio. Thomas Cranmer reformou a Igreja da Inglaterra e depois John Knox fundou uma comunho calvinista radical na Igreja da Esccia.

HISTRIA
Os "Reformadores" foram pessoas de vasta cultura teolgica e humanista: Calvino estudou em Sorbonne e seu pai era bispo; Lutero foi monge e professor universitrio da Bblia; Zunglio era sacerdote e humanista. De acordo com o programa dos humanistas, eles buscaram nas fontes da antiguidade crist as bases para uma renovao religiosa. Lendo as Sagradas Escrituras e retornando aos Pais da Igreja, descobriram uma nova viso da f e uma doutrina bblica cristocntrica. Na Sua de fala alem, Ulrico Zunglio, Johannes Oekolampad e outros comearam tambm uma tentativa de Reforma da Igreja Catlica, de carter mais urbano e enriquecida pelo humanismo deErasmo de Roterdo. A Igreja da Inglaterra no se deixou influenciar, num primeiro momento, pelo protestantismo, mas depois de sua quebra com a Igreja de Roma, comeou uma aproximao com os ideais Reformados. Atualmente a maior parte das Igrejas da Comunho Anglicana declaram-se Reformadas. O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. A Bblia considerada a nica fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras histricas e lingusticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histrico. A salvao entendida como um dom gratuito (presente, graa) de Deus alcanado mediante a f. As boas obras no salvam, sendo resultados da f e no causa de salvao. O culto sempre no idioma vernculo e em sua grande maioria simples tendo como base as Escrituras Sagradas. O protestantismo histrico, conserva as crenas crists ortodoxas tais como a doutrina trinitria, a cristologia clssica, o credo nicenoconstantinopolitano, entre outros. Os protestantes expressam suas posies doutrinais por meio de Confisses de F e breves documentos apologticos. A Confisso de

Augsburgo expressa a doutrina Luterana. As confisses reformadas incluem a Confisso Escocesa (1560), a segunda Confisso Helvtica (1531), a Confisso de F de Westminster (1647), os 39 Artigos de Religio da Igreja da Inglaterra (1562), etc. As Declaraes de Barmen contra o regime Nazista e a Breve Declarao de F da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos so exemplos de declaraes de f recentes. O ensino religioso, tem como base o estudo de catecismos. No Luteranismo faz-se uso dos Catecismo Maior e Menor de Lutero. O catecismo de Heildelberg e o Catecismo Maior e Menor de Westminster so utilizados pelas Igrejas Reformadas. O protestantismo rejeita parte das doutrinas que caracterizam o catolicismo tais como: o purgatrio, a supremacia papal, as oraes pelos mortos, a intercesso dos santos, a assuno de Maria e sua virgindade perptua, a venerao dos santos, a transubstanciao (transformao da agua e do vinho no corpo de cristo e ao sangue dele), o sacrifcio da missa, o culto s imagens, etc. O protestantismo, em maior parte, segue a doutrina Agostiniana da eleio. Estabelece que a salvao pela graa (favor imerecido) de Deus. Para os protestantes a autoridade da Igreja est vinculada a obedincia da palavra de Deus e no sucesso apostlica. Assim sendo, a Igreja crist existe onde se escuta e obedece a palavra de Deus. O protestantismo deseja regressar s doutrinas apostlicas e simplicidade da f e prtica da Igreja primitiva. Portanto deve-se ao protestantismo a iniciativa as primeiras prticas ecumnicas adotadas a partir da segunda metade do sculo XIX. Vale lembrar que at hoje a Igreja Catlica no faz parte do Conselho Mundial de Igrejas, e somente abriu-se ao dialogo ecumnico em 1965, aps o Conclio Vaticano II. O protestantismo se disseminou principalmente nos meios urbanos e atravs da nobreza. A difuso das ideias protestantes foi facilitada pela inveno da imprensa, que tornou possvel a divulgao e a traduo da Bblia nas lnguas vernculas. Desde ento, as doutrinas crists passaram a necessitar do aval bblico. No Conclio de Trento, os bispos catlicos partidrios de Roma optaram por limitar o aceso laico as escrituras, proibindo a traduo da Bblia para o vernculo e impondo a Vulgata em latim como a nica Bblia autorizada e aumentando o ndice de livros proibidos aos fiis (Index Librorum Prohibitorum). A "Reforma" Protestante alcanou xito em muitas reas da Europa. Em sua forma Luterana predominante no norte da Alemanha e em toda a Pennsula Escandinava. Na Esccia surgiu a Igreja Presbiteriana. As Igrejas Reformadas tambm os frutificaram Pases Baixos, na Sua e no oriente da Hungria. Com o desenvolvimento dos imprios europeus, principalmente o Imprio Britnico, nos sculos XIX e XX o protestantismo continuou a se

expandir, se tornando uma f de escala mundial. Atualmente mais de 600 milhes de pessoas professam alguma das diferentes manifestaes do protestantismo no mundo.
[carece de fontes]

O protestantismo assumiu trs formas bsicas: a luterana, a reformada (calvinista) e a anglicana. O protestantismo no possui organizao centralizadora, porm suas igrejas esto organizadas em igrejas nacionais e em conclios internacionais tais como a Aliana Mundial de Igrejas Reformadas e a Federao Luterana Mundial. O trabalho missionrio do sculo XIX levou a cooperao interdenominacional e consequentemente ao movimento ecumnico do qual surgiu o Conselho Mundial de Igrejas.
[carece de fontes]

Fora desse protestantismo, que muitos estudiosos denominam

"protestantismo magisterial", surgiu outro ramo que se distinguiu tanto do catolicismo como das igrejas protestantes de carter histrico-nacional. Este ramo recebe o nome de Reforma Radical. O historiador George Williams distingue as seguintes correntes dentro desta reforma: espiritualistas, racionalistas e anabatistas (. So assim chamados porque os convertidos eram baptizados em idade adulta). Os anabatistas rechaaram a unio da igreja e estado e repudiaram o batismo infantil, constituindo-se em igrejas independentes ou segregadas. A maior aportao modernidade descansaria em sua persistente promoo da separao entre a igreja e o estado, a liberdade religiosa pessoal e o exerccio de um governo plenamente democrtico em suas congregaes.

Pilares da Reforma Protestante


Sola scriptura (Somente a Escritura) Afirma que somente a Bblia a nica autoridade para todos os assuntos de f e prtica. As Escrituras e somente as Escrituras so o padro pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrs em seus ensinamentos: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocnio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha conscincia pela Palavra de Deus, no posso retratar-me e no me retratarei, pois perigoso a um cristo falar contra a conscincia. Aqui permaneo, no posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amm." O protestantismo tambm defende a interpretao privada ou juzo privado dos textos bblicos,
[5]

conceito exposto por Lutero em outubro de 1520, quando

enviou seu escrito "A Liberdade de um Cristo" ao Papa, acrescentando a frase significativa "Eu no me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus". Disse Lutero tambm em outra ocasio que "sempre melhor ver com um de nossos prprios olhos do que com os olhos de outras pessoas" ("always better to see with one's own eyes

than with those of other people").


[7]

[6]

O historiador William Sweet sugeriu que isso

posteriormente originou o direito fundamental de liberdade religiosa, bem como a prpria ideia de democracia.

Sola gratia (Somente a Graa ou Salvao Somente pela Graa) Afirma que a salvao pela graa de Deus apenas, e que ns somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graa. A graa de Deus em Cristo no meramente necessria, mas a nica causa eficiente da salvao. Esta graa a obra sobrenatural do Esprito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servido do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual. Sola fide (Somente a F ou Salvao Somente pela F)

Afirma que a justificao pela graa somente, atravs da f somente, por causa somente de Cristo. pela f em Cristo que Sua justia imputada a ns como a nica satisfao possvel da perfeita justia de Deus. Solus Christus (Somente Cristo)

Afirma que a salvao encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiao substitutiva so suficientes para nossa justificao e reconciliao com Deus o Pai. O evangelho no foi pregado se a obra substitutiva de Cristo no declarada, e a f em Cristo e Sua obra no proposta. Soli Deo gloria (Glria somente a Deus)

Afirma que a salvao de Deus, e foi alcanada por Deus apenas para Sua glria.

Protestantismo no mundo
Ver pgina anexa: Anexo:Protestantes por pas H quase 970 milhes de Protestantes no mundo, cristos.
[28][29] [27]

entre cerca de 2,6 bilhes de

Isto inclui 170 milhes na Amrica do Norte, 160 milhes na frica, 120

milhes na Europa, 70 milhes na Amrica Latina, 60 milhes na sia, e 10 milhes na Oceania. O pas com maior nmero de protestantes os Estados Unidos, de onde apesar da diminuio do "WASP", tradicionalmente contra a outros grupos (especialmente os hispnicos, de maioria catlica), a maior parte dos estadunidenses pertenece a alguma confisso protestante. Em segundo lugar se encontra o Reino Unido, de clara maioria protestante, divididos entre anglicanos (maioria na Inglaterra) e a Igreja da Esccia, de confisso presbiteriana (maioria na Esccia).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Protestantismo , ao lado do Catolicismo, um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome protestante provm dos protestos dos cristos do sculo XVI contra as prticas da Igreja Catlica. Em alguns pases, especialmente no Brasil, o termo protestante substitudo por evanglico, retirando a conotao polmica da palavra e dando uma caracterstica mais positiva e universal. O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Catlica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no sculo XVI. Os motivos para esse rompimento incluram principalmente as prticas ilegtimas da Igreja Catlica, alm da divergncia em relao a outros princpios catlicos, como a adorao de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, entre outros. Para os protestantes, a salvao dada atravs da graa e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermedirio; diferentemente da f catlica, a qual diz que o nico mtodo de se obter a salvao atravs dos sacramentos e rituais para purificao da alma feitos atravs de pessoas santificadas (padres, bispos, etc.). Os protestantes defendem a crena de que a nica autoridade a ser seguida a Palavra de Deus, presente na Bblia Sagrada. Desta forma, atravs da ao do Esprito Santo, os cristos, ao lerem a Bblia, tm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bblia foi traduzida para diversas lnguas e distribuda sem restries para as pessoas. O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais. No Brasil, o protestantismo foi trazido pelos holandeses entre os anos de 1624 e 1625, tendo sido propagado principalmente entre os ndios. Pesquisas recentes mostram o crescimento do protestantismo no Brasil: em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhes de evanglicos; em 1980, 7,9 milhes; em 1991, 13,7 milhes; em 2000, 26,1 milhes. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estvel ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da populao brasileira ser evanglica. Sabe-se que existe atualmente cerca de 593 milhes de protestantes no mundo. O pas mais protestante do mundo os Estados Unidos da Amrica, com quase 163 milhes de protestantes. Religio - Brasil Escola

Вам также может понравиться