Вы находитесь на странице: 1из 3

FACULDADE DO PAR- FAP CURSO: DIREITO DISCIPLINA: ARBITRAGEM PROFESSOR: GUSTAVO MAUS ALUNO: WASHINGTON BERG SENA CORRA

Mediao, Conciliao e Comisses Prvias e suas eficcias para desafogar o Poder Judicirio.

BELM-PAR 2011

Quando aprofundamos nossos estudos acerca da mediao, conciliao e das Comisses de Conciliao Prvia, no mbito da resoluo de conflitos, precisamos compreender que neste processo teremos a participao extremamente importante do terceiro interveniente, tomando por subsidio a reflexo em busca de uma proposta resoluo da lide, Para que haja mediao no mbito da resoluo de conflitos, precisamos atentar para critrios pr- estabelecidos, que precisam ser cumpridos, como: partes com um diferendo um mediador: uma terceira parte neutra relativamente soluo; imparcial nos seus interesses e implicaes; independente nas suas relaes; garante da confidencialidade do processo (no no sentido judicial).

Na contemporaneidade temos encontrado um grave atenuante, no que tange ao grande contingente de processos para serem analisados e despachados pelo poder judicirio, desta forma causando o descontentamento daqueles que se encontram a espera de providncias e solues de seus problemas, desta forma surge a arbitragem, como forma simples e rpida de dirimir conflitos, desta forma contribuindo de forma significativa para o desafogamento do poder judicirio. A Lei 9307/96, surge com o intuito de permitir com que as pessoas possam escolher, a arbitragem para resolverem possveis conflitos que venham a surgir em seus negcios, de forma simples e rpida evitando-se recorrer a morosidade de um Judicirio e por conseguinte obtendo a resoluo de sua lide. Precisamos entender que Mediao, Conciliao e as Comisses prvias, possuem em seu bojo, um nico objetivo, que seja a resoluo de conflitos, e conseqentemente o desafogamento de nosso judicirio, mais precisamos fazer a distino, entre estes elementos.

A mediao um instrumento auxiliar da negociao, a arbitragem, frustrada a negociao, o meio, escolhido pelas partes, para a soluo do conflito, imposta pelo rbitro. a mediao mecanismo de auxlio conciliao, pois o acordo pode se realizar com ou sem a participao do mediador. As comisses de conciliao prvia foram criadas com a finalidade de solucionar extrajudicialmente os conflitos individuais de trabalho, as quais podero ser institudas tanto nas empresas como nos sindicatos, neste ltimo caso as normas de constituio e funcionamento sero estabelecidas em negociao coletiva. J quanto quelas institudas nas empresas, a lei 9.958/00 dispe sobre o seu procedimento. Assim o empregado poder apresentar a demanda comisso, a qual marcar sesso de tentativa de conciliao em dez dias.

Вам также может понравиться