Вы находитесь на странице: 1из 8

J. P. Vilas-Boas; R.

Fernandes Faculdade de Cincias do Desporto e de Educao Fsica Universidade do Porto Portugal RESUMO O objectivo do presente estudo consistiu em caracterizar o arrasto hidrodinmico activo mximo (D) e a potncia mecnica mxima (P) na tcnica de crol em jovens nadadores portugueses de ambos os sexos e de elevado potencial desportivo. Como objectivo secundrio procurou-se comparar os respectivos valores com os de nadadores de elevado nvel nacional e com outros de elite internacional. Foram estudados 61 nadadores pr - juniores, 29 do sexo masculino (15-16 anos) e 32 do sexo feminino (13-14 anos). Como amostras de referncia utilizaram-se n=5 nadadores e n=3 nadadoras juniores e seniores nacionais de bom nvel desportivo e n=3 nadadores de elite internacional. D e o coeficiente de arrasto (CD) foram determinados pelo mtodo da potncia mxima constante e a potncia foi determinada pelo produto da intensidade da fora de arrasto pela velocidade de nado. Os resultados permitiram concluir que: (i) os valores de D velocidade mxima so inferiores nos nadadores mais jovens e nos nadadores masculinos de top internacional; (ii) os valores de D velocidade mxima de nado, bem como desta, so mais elevados nos nadadores do que nas nadadoras; (iii) os valores de CD tendem a ser superiores nos nadadores pr - juniores relativamente s nadadoras do mesmo escalo e no variam expressivamente com a idade e nvel desportivo e (iv) P cresce entre os nadadores com a idade e nvel desportivo e superior nos nadadores relativamente s nadadoras. INTRODUO Para que um nadador se desloque no meio aqutico de forma continuada necessrio que, a cada momento, seja capaz de produzir uma fora propulsiva p de intensidade pelo menos igual da fora de arrasto hidrodinmico D que a gua ope ao seu deslocamento. No caso de p<D, a massa do nadador fica sujeita, no intervalo de tempo em que tal acontea, a um impulso negativo, que induzir uma acelerao negativa do movimento e que, em ltima anlise, implicar a imobilizao do sujeito (Figura 1).

Figura 1. Principais foras em presena e respectivas relaes na equao do movimento do nadador. p = fora propulsiva; D = arrasto hidrodinmico; m = massa do nadador + massa de gua acrescentada; a = acelerao; V =velocidade. Se a capacidade propulsiva consiste numa das competncias fundamentais do nadador, na qual se entrecruzam as capacidades tcnicas e as qualidades fsicas que sustentam a expresso mecnica da fora, a capacidade de minimizar D no menos importante; isto, apesar de se poder considerar que D, relativamente a p, seja menos dependente da tcnica e mais determinada por factores constitucionais e, por isso, mais estvel.

A importncia de D no quadro do complexo de factores biomecnicos, e outros, que constrangem a capacidade de rendimento do nadador naturalmente reconhecida pela generalidade das comunidades tcnica e cientfica ligadas natao. De facto, desde h muito que se procura avaliar a intensidade de D em nadadores (12), mas a complexidade da tarefa determinou que se fossem desenvolvendo mtodos, ou muito distantes das situaes de nado propriamente ditas, ou que implicavam procedimentos complexos e morosos, ao mesmo tempo que envolviam equipamentos delicados e de custo e sofisticao elevados. Na literatura especializada distinguem-se fundamentalmente duas grandes categorias de mtodos para a determinao do arrasto: (i) arrasto passivo, que se consubstanciam na determinao da fora requerida para fazer deslocar o nadador numa determinada posio que mantida constante e; (ii) arrasto activo, que procuram avaliar a intensidade de D a que efectivamente se sujeita o nadador ao nadar livremente, ou to livremente quanto possvel. Apesar de algumas opinies em favor da ainda actual utilidade da avaliao do arrasto passivo, o interesse da comunidade cientfica tem recado predominantemente sobre os mtodos de determinao do arrasto activo. Considerando a relevncia de D e da potncia mecnica mxima susceptvel de ser desenvolvida pelo trabalho propulsivo do nadador na estrutura de competncias que determinam a sua capacidade de rendimento, o objectivo do presente estudo consistiu em caracterizar o arrasto hidrodinmico activo mximo e a potncia mecnica mxima na tcnica de crol em jovens nadadores portugueses de ambos os sexos e de elevado potencial desportivo. Como objectivo secundrio procurou-se comparar os respectivos valores com os de nadadores de elevado nvel nacional e com outros de elite internacional. MATERIAL E MTODOS Amostra e grupos de referncia A amostra foi constituda por um total de 61 sujeitos, 29 do sexo masculino e 32 do sexo feminino (Quadro 1). As idades de todos os nadadores, no momento da avaliao, estavam compreendidas nos escales etrios relativos aos dois anos de categoria nacional Pr-junior (masculinos 15-16 anos e femininos13-14 anos).

Como amostras de referncia utilizaram-se n=5 nadadores e n=3 nadadoras juniores e seniores nacionais de bom nvel desportivo (top nacional) e n=3 nadadores de elite internacional (top mundial). Situao teste Cada nadador realizou dois percursos de 25m crol com partida de dentro de gua (situaes 1 e 2), em guas estacionrias, numa piscina coberta e aquecida (temperatura da gua de 26C). Foi solicitado a cada nadador que, em cada um dos percursos de 25m, acelerasse progressivamente at aos 10m, momento onde deveria estar j animado da sua velocidade

mxima, a qual deveria manter at parede testa de chegada. Entre as duas repeties foi observado um intervalo de, pelo menos, 20 de repouso passivo. Em cada percurso foram cronometrados 13m de nado puro, sem influncia quer do impulso na parede, quer da chegada. Estes 13m foram marcados por referncias fsicas externas, iniciando-se 11m aps a parede testa de origem e terminando aos 24m (Figura 2).

As cronometragens foram realizadas atravs de cronmetros digitais com aproximao s centsimas de segundo, por trs cronometristas experientes. Dos trs tempos, foi seleccionado o tempo intermdio ou o tempo repetido, no sendo consideradas as repeties onde se observassem discrepncias superiores a 0.3 entre os trs cronometristas. O erro associado cronometragem manual antes descrita foi estimado em 0.8% (10). Na primeira repetio (situao 1) cada nadador nadou livremente, enquanto que na segunda (situao 2) rebocou um corpo de propriedades hidrodinmicas conhecidas (Figura 3).

Figura 3. Representao esquemtica do corpo hidrodinmico utilizado na experincia (10). 1 =poro flutuante; 2 = linha da gua; 3 = orifcio de enchimento; 4 = suportes do cilindro; 5 = locais de ancoragem do cabo; 6 = cilindro hidrodinmico.

O corpo encontrava-se distanciado 10m do nadador, minimizando a influncia hidrodinmica da esteira produzida pelo sujeito, e ligado cintura deste por um cabo de reduzidas propriedades elsticas. A fixao cintura do nadador foi conseguida atravs de um cinto convencional. A distncia crtica a que o corpo hidrodinmico deveria deslocar-se relativamente aos ps do nadador, por forma a no sobrarem interferncias na sua hidrodinmica particular, foi estimada em 3.5 a 4.5 vezes a altura do nadador. Mtodo de determinao do arrasto activo O mtodo utilizado para a determinao de D foi anteriormente descrito por Kolmogorov e Duplishcheva e baseia-se no princpio da conservao da potncia mecnica propulsiva mxima (P) do nadador em duas situaes de nado distintas, ambas velocidade mxima: nado livre (P1) e nado rebocando um dispositivo de arrasto adicional conhecido (P2): P1=P2 (e1) Assumindo a velocidade de nado como constante, P1 pode ser descrita como: P1=D1*V1 (e2) e P2 como: P2=D2*V2 (e3) onde D1 corresponde ao arrasto activo na situao 1 e D2 corresponde ao arrasto activo total na situao 2, ou seja, D1 adicionado ao arrasto conhecido do corpo hidrodinmico (Dch). Utilizando as equaes newtonianas que descrevem D1 e D2, onde CD o coeficiente de arrasto do corpo, a massa especfica da gua e S a rea de seco mxima do corpo transversal direco de D, obtemos:

Equao que nos proporciona a medida do arrasto activo (D) na situao 1: natao livre mxima velocidade. Para alm do clculo de D, o raciocnio desenvolvido antes permite calcular a potncia mecnica propulsiva mxima - expresses (e2) e (e3) - e determinar CD, conhecendo-se S. S foi estimado de acordo com Kolmogorov e Duplishcheva, atravs da potncia 2/3 do volume corporal, por sua vez inferido do peso e da altura do nadador. Dos resultados destacam-se, portanto, os valores de D e de P, determinados com um erro potencial mximo da ordem dos 6 a 8% (10). CD constitui, portanto, uma entidade que devem ser entendida como menos robusta. Tratamento estatstico Os resultados foram tratados atravs das medidas descritivas habituais (mdia e desvio padro). O significado estatstico das diferenas de mdias foi estudado de duas formas distintas, mantendo-se (Scheffe F-test posteriori) para as diferenas entre no paramtrico de Kruskal-Wallis, para comparar os primeiros com os grupos de n reduzido, bem como estes entre si. As relaes entre variveis foram pesquisadas atravs da regresso linear e dos coeficientes de determinao e de correlao de Pearson. RESULTADOS E DISCUSSO Os principais resultados do estudo so apresentados nas Figuras 4 a 8. Na Figura 4 percebe-se que os valores de D velocidade mxima de nado foram inferiores nos nadadores pr - juniores do primeiro ano relativamente aos do segundo ano e aos nadadores masculinos de top internacional. Os valores das mdias cresceram progressivamente entre os diferentes escales etrios e nveis desportivos em ambos os sexos, mas algumas diferenas no apresentaram significado estatstico, nomeadamente entre os grupos do sexo feminino.

Figura 4. Variao, entre os diferentes grupos de nadadores estudados, dos valores mdios e respectivos desvios-padro do arrasto activo. tambm apresentado o significado estatstico das diferenas intrasexuais e intersexuais de mdias (* = p 0.05).

O crescimento de D com a idade e o nvel desportivo era antecipadamente esperado, sobretudo por duas razes fundamentais: (i) com a idade - e sobretudo entre os nadadores prjuniores e os restantes ainda esperado um crescimento fsico assinalvel, nomeadamente prximo-distal e em volume, o que presumivelmente se reflectir num aumento de S, j que no parece afectar CD (Figura 5) e (ii) com a idade e com o nvel desportivo, observa-se um natural aumento progressivo da velocidade mxima de nado (Figura 6), o que implicar tambm um aumento de D, j que este parmetro, para um mesmo sujeito ou corpo, varia sempre com a velocidade, seja com o quadrado da velocidade para escoamentos newtonianos, seja simplesmente de forma linear para escoamentos de Stokes.

Figura 5. Variao, entre os diferentes grupos de nadadores estudados, dos valores mdios e respectivos desvios-padro do coeficiente de arrasto (CD). tambm apresentado o significado estatstico das diferenas intra-sexuais e intersexuais de mdias (* = p 0.05).

A possibilidade da variao da velocidade de nado influir na comparao dos resultados relativos a D confirmada pela relao observada entre as duas variveis em contexto amostral (Figura 7).

Figura 6. Variao, entre os diferentes grupos de nadadores estudados, dos valores mdios e respectivos desvios-padro da velocidade mxima de nado. tambm apresentado o significado estatstico das diferenas intrasexuais e intersexuais de mdias (* = p 0.05). As diferenas nas dimenses das vrias amostras podero justificar a no observao de diferenas significativas onde estas poderiam ser esperada mediante a simples comparao da expresso puramente grfica das mdias e respectivos desvios-padro. Os valores absolutos observados so coerentes com os anteriormente publicados na literatura para nadadores de elite utilizando o mesmo mtodo, ou utilizando o MAD-System, especialmente no que concerne s diferenas intersexuais observadas.

Figura 7. Regresso linear entre o arrasto activo e o quadrado da velocidade mxima de nado (r = 0.577, p 0.05). Valores inferiores de D nas mulheres foram imputados s menores velocidades de nado, mas tambm a valores inferiores das dimenses corporais e, sobretudo, a uma maior flutuabilidade e menor momento hidrosttico. Jurina defendeu ainda a possibilidade da forma corporal da mulher poder ser especialmente mais hidrodinmica do que a do homem, hiptese que poder parecer coerente com os nossos resultados, apesar de s se ter observado uma diferena intersexual significativa (Figura 5). Todavia, Kolmogorov et al. no registaram diferenas intersexuais significativas em CD para arrasto activo, sugerindo que este poder ser principalmente determinado pela tcnica de nado e menos pela morfologia do nadador. Nesta perspectiva, a ainda que muito tnue tendncia para uma progressiva reduo dos valores de CD com a idade e com o nvel desportivo em cada sexo (Figura 5) muito interessante e sugere que as presses selectivas, em natao, podem passar pelas variveis que determinam uma reduo de CD, quer a nvel morfolgico, quer a nvel tcnico. A potncia mecnica propulsiva mxima (Figura 8) tendeu a crescer significativamente, com a idade e o nvel desportivo, entre os nadadores do sexo masculino.

Figura 8. Variao, entre os diferentes grupos de nadadores estudados, dos valores mdios e respectivos desvios-padro da potncia mecnica propulsiva mxima. tambm apresentado o significado estatstico das diferenas intra-sexuais e intersexuais de mdias (* = p 0.05).

O mesmo j no aconteceu entre as nadadoras, uma vez que as diferenas notadas, de tendncia semelhante, no se apresentaram suficientemente robustas. As ntidas diferenas intersexuais observadas neste parmetro, so conformes a resultados anteriores e s diferenas intersexuais largamente descritas no domnio das capacidades fsicas reportadas potncia mecnica, nomeadamente no domnio da fora. Estas, entretanto, constituem o argumento maior que pode sustentar a possibilidade dos nadadores nadarem de forma mais veloz do que as nadadoras (Figura 6), apesar de constrangidos por dimenses corporais normalmente superiores [>S, cf. expresso (e4)] e por valores de CD tambm tendencialmente mais elevados (Figura 5). CONCLUSES As principais concluses deste estudo foram: (i) os valores de D velocidade mxima de nado so inferiores nos nadadores pr-juniores do primeiro ano aos dos do segundo ano e dos nadadores masculinos de top internacional, evidenciando uma tendncia em ambos os sexos para crescer com o nvel desportivo e com o escalo etrio, de forma semelhante do crescimento da velocidade mxima; (ii) os valores de D velocidade mxima de nado so mais elevados nos nadadores do que nas nadadoras; (iii) a velocidade mxima de nado conseguida pelos nadadores pr-juniores superior conseguida pelas nadadoras e inferior dos nadadores mais velhos e de nvel desportivo mais elevado; (iv) os valores de CD tendem a ser superiores nos nadadores pr-juniores relativamente s nadadoras do mesmo escalo e no variam expressivamente com o escalo etrio e nvel desportivo e (v) os valores da potncia mecnica propulsiva mxima (P) crescem entre os nadadores com a idade e nvel desportivo e so superiores nos nadadores relativamente aos seus pares do sexo feminino. J. P. Vilas-Boas, R. Fernandes, S. Kolmogorov

Вам также может понравиться