Вы находитесь на странице: 1из 9

Stash

Site Fenicius Tur Plano de Desenvolvimento de Software


Stash

Pgina 1 de 9

Stash

Histrico da Reviso
Data 09/06/2011 Verso 1.0 Descrio Versionamento Autor Caciano V. Krenchinski

Pgina 2 de 9

Stash

ndice Analtico
1. Introduo 1.1 Finalidade 1.2 Escopo 1.3 Definies, Acrnimos e Abreviaes 1.4 Referncias 1.5 Viso Geral 2. Viso Geral do Projeto 2.1 Finalidade, Escopo e Objetivos do Projeto 2.2 Suposies e Restries 2.3 Produtos Liberados do Projeto 2.4 Evoluo do Plano de Desenvolvimento de Software 3. Organizao do Projeto 3.1 Estrutura Organizacional 3.2 Interfaces Externas 3.3 Papis e Responsabilidades 4. Processo de Gerenciamento 4.1 Estimativas do Projeto 4.2 Plano do Projeto 4.2.1 Plano de Fase 4.2.2 Objetivos das Iteraes 4.2.3 Releases 4.2.4 Programao do Projeto 4.2.5 Recursos do Projeto 4.3 Controle e Monitoramento do Projeto 5. Anexos

Pgina 3 de 9

Stash

Plano de Desenvolvimento de Software


1. Introduo
O presente documento tem por finalidade descrever o funcionamento do site que ser residido no stio http://www.feniciostur.com.br/, em substituio ao atual. Para tanto estar contemplado o desenvolvimento de todas as funes estruturais baseadas em HTML definidas por um modelo pr- definido e aprovado. 1.1 Finalidade A finalidade do Plano de Desenvolvimento de Software reunir todas as informaes necessrias ao controle do projeto. Ele descreve a abordagem dada ao desenvolvimento do software e o plano de nvel mais alto gerado e usado pelos gerentes para coordenar o esforo de desenvolvimento. O Plano de Desenvolvimento de Software usado por estas pessoas: 1.2 Pelo gerente de projeto, para planejar a programao do projeto e as necessidades de recursos, e para acompanhar o progresso em relao programao. Pelos membros da equipe do projeto, para compreenderem quais so suas funes, quando elas devem ser executadas e de que outras atividades eles dependem.

Escopo Este Plano de Desenvolvimento de Software descreve o plano geral a ser usado pelo projeto Site Fenicius Tur incluindo a implantao do produto. Os planos, conforme est descrito neste documento, baseiam-se nos requisitos do produto definidos no Documento de Viso.

1.3

Definies, Acrnimos e Abreviaes MN = Mdulo de Notcias; MLC = Mdulo de Listas de Casamento; MCP = Mdulo de Compra Programada; MV = Mdulo de Vdeos; MF = Mdulo de Fotos; ME = Mdulo de Emails; MPV = Mdulo de Pacotes de Viagem; ML = Mdulo Financeiro.

1.4

Referncias Modelo de layout; Prottipo de telas.

1.5

Viso Geral Este Plano de Desenvolvimento de Software contm as seguintes informaes: Viso Geral do Projeto - fornece uma descrio da finalidade, do escopo e dos objetivos do projeto. Ele tambm define os produtos que se espera que o projeto libere. Organizao do Projeto - descreve a estrutura organizacional da equipe do projeto. Processo de Gerenciamento - explica a programao e os custos estimados, define as principais fases e marcos do projeto, e descreve como o projeto ser monitorado. Planos e Diretrizes Aplicveis - fornecem uma viso geral do processo de desenvolvimento de software, incluindo mtodos, ferramentas e tcnicas a serem seguidas.

Pgina 4 de 9

Stash

2.
2.1

Viso Geral do Projeto


Finalidade, Escopo e Objetivos do Projeto Criao de uma referncia virtual da empresa Fenicius Tur na Internet, que possibilite uma maior integrao com o cliente. Estimulo e facilitao da compra de pacotes de viagem a partir dos componentes MPV, MCP e MLC. Simplificao do processo financeiro de controle de ttulos sem registros pagos a partir do componente MF aplicvel a cooperativa de crdito Sicoob;

2.2

Suposies e Restries A soluo proposta para atender ao projeto esta descrita de forma explcita neste documento e assim ser considerada. Desta forma, qualquer entendimento implcito estar fora deste escopo e no estar contemplada. Os prazos e esforos informados neste documento podem sofrer alterao em funo dos resultados obtidos no levantamento da especificao funcional.

2.3

Produtos Liberados do Projeto Os produtos liberados em cada fase do projeto so identificados no Caso de Desenvolvimento. Eles so liberados no final da iterao, conforme est especificado na seo4. 2.4 Programao do Projeto. Evoluo do Plano de Desenvolvimento de Software O Plano de Desenvolvimento de Software ser revisado antes do incio de cada fase de Iterao.

2.4

3.
3.1

Organizao do Projeto
Estrutura Organizacional Funo Definio e acompanhamento do escopo do projeto e testes Construo do Cdigo Fonte do Projeto

Departamento Versionamento e Testes Codificao 3.2 Interfaces Externas

Instituio Sicoob

Contato Marcos Facilitao da implementao do MF

3.3 Pessoa

Papis e Responsabilidades Papel Gerente de Projeto Gerente de Implantao Revisor de Requisitos Revisor de Arquitetura Gerente de Configurao Gerente de Controle de Mudana Gerente de Testes Revisor do Projeto Revisor de Requisitos Designer de Interface do Usurio Codificao

Caciano V. Krenchinski, Gerente de Projetos

Diego Silva, Desenvolvedor

Pgina 5 de 9

Stash
Qualquer pessoa do projeto pode executar as atividades de qualquer papel.

4.
4.1

Processo de Gerenciamento
Estimativas do Projeto Rotinas de Programao 40 horas; Interface Grfica administrativa - 16 horas; Integrao de Mdulos 40 horas; Interface cliente 16 horas; Rotinas de Programao (cliente) 40 horas; Rotinas de Teste 16 horas.

4.2 4.2.1 Fase

Plano do Projeto Plano de Fase Descrio Desenvolvimento do projeto de software Aprovao Fencius Tur Desenvolvimento das interfaces administrativas Desenvolvimento das interfaces cliente Desenvolvimento das rotinas de programao de fundo Integrao dos produtos das duas ltimas fases Desenvolvimento das rotinas cliente Testes de integrao dos mdulos Validao final do projeto Data Incio 07/06/2011 08/06/2011 08/06/2011 08/06/2011 Data Fim 07/06/2011 08/06/2011 09/06/2011 09/06/2011

Versionamento e projeto Aprovao do Projeto Interface Grfica administrativa Interface cliente

Rotinas de Programao

13/06/2011

17/06/2011

Integrao de Mdulos Rotinas de Programao (cliente) Rotinas de Teste Validao Fenicus Tur

20/06/2011 27/06/2011 29/06/2011 01/07/2011

24/06/2011 28/06/2011 30/062011 01/07/2011

Pgina 6 de 9

Stash

4.2.2

Objetivos das Iteraes Versionamento e projeto: Planejar e documentar a o desenvolvimento do Projeto; Aprovao do Projeto: Parecer de concordncia do cliente para com o projeto; Interface Grfica administrativa: Desenvolvimento das telas que ficaro disponveis para utilizao no setor administrativo da ferramenta, que possibilitaro uma administrao rpida, fcil, intuitiva e eficaz; Interface cliente: Codificao do layout pr-definido em HTML, parte esta visvel aos usurios no-administrativos do site; Rotinas de Programao: Rotinas de programao de camada oculta, que possibilitam a correta execuo das funes definidas no documento de prottipo de telas em anexo; Integrao de Mdulos: Integrao dos produtos oriundos da fase desenvolvimento da Interface Grfica administrativa e das Rotinas de Programao; Rotinas de Programao (cliente): Desenvolvimento das rotinas que permitiro a impresso dos resultados da rea administrativa da ferramenta na interface cliente; Rotinas de Teste: Testes de integrao entre mdulos e funcionalidade individual, com o intuito de minimizar o risco de erros futuros; Validao: Parecer definitivo por parte do cliente de aprovao da ferramenta, em suas especificaes aqui descritas e nos demais documentos em anexo.

4.2.3 4.2.4

Release Todas as codificaes sero definitivas. Programao do Projeto Conforme descrito no item 4.2.1 - Plano de Fase, estado estas datas sujeitas a mudana em funo das datas de validao do usurio e de atrasos por parte dos rgos descritos no item 3.2. Recursos do Projeto Sero disponibilizadas para execuo do projeto duas pessoas com qualificao tcnica e equipamentos apropriados, e caso a Stash considere necessrio a contratao/terceirizao de mais pessoas/empresas est poder ser feita.

4.2.5

4.3

Controle e Monitoramento do Projeto Gerenciamento de Requisitos Os requisitos desse sistema so capturados no Documento de Prottipo de Telas e aquelas descritas no contrato firmando com a Agncia WG Terra. As mudanas solicitadas nos requisitos so capturadas nas Requisies de Mudana e so aprovadas como parte do processo de Gerenciamento de Configurao. Controle de Programao e de Oramento As despesas so monitoradas pelo gerente de projeto, e reportadas e avaliadas mensalmente. (Consulte Relatrios e Mtricas abaixo). O gerente de projeto mantm uma programao mostrando a data esperada de cada marco. Os itens de linha na programao incluem pacotes de trabalho atribudos a pessoas. Cada pessoa a quem atribudo um pacote de trabalho fornece ao gerente do projeto informaes sobre o percentual de concluso das tarefas semanalmente. As mudanas na programao ficaro a cargo dos patrocinadores do projeto, que decidiro se o escopo ser alterado a fim de preservar as datas-alvo de concluso. Controle de Qualidade

Pgina 7 de 9

Stash
Os defeitos sero registrados e rastreados como Requisies de Mudana, e as mtricas de defeitos sero reunidas (consulte Relatrios e Mtricas abaixo). Ser necessrio que todos os produtos liberados sejam submetidos ao processo de reviso adequado. A reviso necessria para assegurar que cada produto liberado seja de qualidade aceitvel, usando as orientaes descritas nos pontos de verificao. Todos os defeitos encontrados durante a reviso que no forem corrigidos antes da liberao para integrao devero ser capturados como Requisies de Mudana para que no sejam esquecidos. Relatrios e Mtricas No final de cada iterao, sero geradas estimativas atualizadas de custos e de programao, e relatrios de resumo de mtricas. O Conjunto Mnimo de Mtricas, ser reunido semanalmente. Ele inclui: O valor atribudo s tarefas concludas. usado para refazer a estimativa da programao e do oramento para o restante do projeto e/ou para identificar a necessidade de mudanas no escopo. Todos os defeitos abertos e fechados - mostrados como um grfico de tendncias. So usados para ajudar a estimar o esforo restante necessrio para corrigir defeitos. Aprovao dos casos de teste de aceitao - mostrada como um grfico de tendncias. usada para demonstrar o progresso para os envolvidos. Alm disso, os custos gerais sero monitorados tendo em vista o oramento do projeto. Gerenciamento de Riscos Os riscos do projeto sero avaliados pelo menos uma vez em cada iterao e documentadas nesta tabela. Os riscos de maior magnitude sero listados primeiramente na tabela.
Classificao Impacto e Descrio do Risco do Risco (Alto, Mdio, Baixo) Estratgia de Diminuio e/ou Plano de Contingncia

--

--

--

Gerenciamento de Configurao Sero selecionadas ferramentas apropriadas que fornecem um banco de dados de Requisies de Mudana e um repositrio controlado de verses dos artefatos do projeto. Todo o cdigo-fonte, os scripts de teste e os arquivos de dados sero includos nas baselines. A documentao relacionada ao cdigo-fonte tambm ser includa na baseline como, por exemplo, a documentao de design. Todos os artefatos liberados para o cliente sero includos na baseline final da iterao, inclusive os executveis. As Requisies de Mudana sero revisadas e aprovadas por um membro do projeto, o que exerce o papel de Gerente de Controle de Mudana. Os backups completos so efetuados mensalmente e os gradativos, durante a noite, estando estes disponveis apenas para o processo de desenvolvimento.

5.

Anexos
O projeto seguir o Documento de Prottipo de Telas e o Modelo de Layout .

Pgina 8 de 9

Stash
E por estarem assim todos os envolvido cientes, aprovam o presente documento firmado-o em duas vias de igual teor.

Stash Sistemas de Informao LTDA

Terra Comunicao e Design LTDA

Fenicius Tur Ag. De Viagens e Turismo LTDA

Pgina 9 de 9

Вам также может понравиться