Вы находитесь на странице: 1из 16

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

CADERNO DE PROVAS
Cargo
FARMACUTICO/BIOQUMICO

Domingo, 29 de maio de 2011

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

Antes de iniciar a prova, leia as instrues abaixo: 1. 2. Espere a ordem do fiscal para iniciar a prova. Leia, atentamente, as questes, e atenha-se a elas, pois nenhum esclarecimento a mais poder ser dado, e o sucesso de um concurso est na compreenso do que solicitado. Utilize somente caneta esferogrfica preta ou azul. A folha de respostas compe-se de quadrculas. Para assinal-las, basta preencher toda a quadrcula da questo escolhida, da seguinte forma: 5. 6. 7. 8. 9. Ser nula a prova, se forem assinaladas todas as questes com uma nica alternativa de respostas. Sero nulas as respostas rasuradas ou mltiplas para uma mesma questo. No se atenha s questes que julgar difceis, volte a elas, se lhe sobrar tempo. Ao incio da prova, o Fiscal comunicar o perodo de tempo concedido para a realizao dela. Ao trmino da prova, entregue TODO O MATERIAL recebido.

3. 4.

10. Preencha claramente os dados na folha de respostas. Coloque somente seu nmero de inscrio; no coloque seu nome, nem na folha de respostas, nem nas provas. 11. No permitido, em hiptese alguma, o emprstimo de qualquer objeto. 12. Somente poder ausentar-se da sala da prova, acompanhado do fiscal de corredor. 13. Permanea no local da prova pelo prazo mnimo de uma hora. 14. Guarde todo tipo de equipamento de comunicao eletrnico e relgio, durante a execuo da prova. 15. Use o verso da ficha de comprovao de inscrio, para copiar o gabarito de sua prova. 16. O resultado do concurso no ser divulgado por telefone. 17. Aps a realizao das provas, os gabaritos e o contedo das provas objetivas sero afixados no mural de avisos da Prefeitura Municipal de Assa, e divulgados via internet, nos sites concursopublico.uniuv.edu.br e www.pmassai.com.br s 17h do dia 30 de maio de 2011.
2 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

1.

Assinale abaixo qual o antibacteriano que age inibindo a sntese do DNA da bactria, e que pode ter sua ao diminuda por anticidos contendo alumnio, clcio ou magnsio: Ceftriaxona; Amicacina; Ciprofloxacino; Metronidazol; Azitromicina.

(A) (B) (C) (D) (E) 2.

Tnea do couro cabeludo uma infeco fngica, decorrente do contato com indivduos ou animais infectados ou com a prpria terra. contagiosa e pode tornar-se epidmica. A infeco geralmente comea com placas arredondadas na cabea, com tonsuras dos cabelos, podem tornarse mltiplas e apresentar pontos pretos e fios de cabelo quebradios. Predomina em crianas. Infeco do adulto rara. Assinale os medicamentos e respectivos esquemas posolgicos utilizados para tratamento em crianas:

( A ) Cetoconazol v.o, Crianas 5 a 10mg/kg/dia, Terbinefrina v.o, crianas: 2 a 5mg/kg/dia, miconazol v.o. Crianas 3 a 6mg/kg/dia. ( B ) Griseofulvina v.o, Crianas: 15 a 20mg/kg/dia, Terbinefrina v.o crianas 3 a 6mg/kg/dia, Fluconazol, v.o, 6mg/kg/dia. ( C ) Itraconazol, Cetoconazol tpico somente. ( D ) Terbinefrina v.o, crianas 2 a 5mg/kg/dia, Clotrimazol tpico apenas. ( E ) Griseofulvina v.o, Crianas: 15 a 20mg/kg/dia, oxiconazol loo. 3. Os medicamentos prednisona, metotrexato, sulfassalazina, leflunomida e os Agentes biolgicos (Infliximabe, Etanercepte,Ibuprofeno), so indicados para o tratamento de qual patologia:

( A ) A artrite reumatoide, doena inflamatria crnica, sistmica, progressiva, que compromete principalmente as articulaes dos dedos e punhos, podendo resultar em deformidades e invalidez. ( B ) Osteoporose, distrbio metablico do osso resultante da perda de contedo mineral e deteriorizao da microarquitetura do osso. ( C ) Osteomielite, infeco em um osso, com comprometimento do canal medular. ( D ) Ostete, leso inflamatria focal, decorrente de alterao do processo de remodelao do esqueleto. ( E ) Osteomalacia, condio clnica caracterizada por excesso de matriz orgnica ssea, secundria a uma mineralizao anormal ou inadequada dos ossos e cartilagens. 4. A norma tcnica que estabelece a obrigatoriedade da apresentao de balanos de substncias e medicamentos sujeitos a controle especial, constantes das listas da Portaria 344/98 SDVS /MS e das suas atualizaes, consiste da: Resoluo Estadual n 226, de 15 de abril de 1999; Resoluo Estadual n 104, de 2 de maro de 1998; Resoluo Estadual n 69, de 1. de abril de 1997; Resoluo Estadual n 54, de 3 de junho de 1996; Resoluo Estadual n 225, de 15 de abril de 1999. 3 Farmacutico/Bioqumico

(A) (B) (C) (D) (E)

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

5.

Em uma unidade do Programa da Sade da Famlia- PSF ocorre o atendimento de uma criana de baixo peso, apresentando: nuseas e vmitos, febre, anemia, dores abdominais intensas, com seguidos episdios de diarreia de odor ftido, h vrios dias, a famlia relata que a criana apresentava irritao e inapetncia. Ao realizar a consulta, o mdico solicitou exames complementares: parasitolgico de fezes (trs amostras). Realizado diagnstico diferencial com outras diarreias e Sndrome de m absoro. Assinale a alternativa que apresenta o possvel diagnstico, com o respectivo tratamento. Estrongiloidase, tratado com Mebendazol 100 mg 2x dia.por 3 dias; Giardase, tratado com Metronidazol 15 mg/kg 12/12 horas por 5 dias; Tricurase, tratado com Mebendazol 100 mg 2x dia por 3 dias; Ascaridase, tratado com Albendazol 400mg dose nica; Ancilostomase, tratado com Albendazol 400 mg dose nica.

(A) (B) (C) (D) (E) 6.

A laringite uma inflamao aguda ou crnica da laringe, de diferentes causas, podendo ser: infeces virticas, bacterianas, uso excessivo da voz, inalao ou aspirao de substncias irritantes, aspirao de substncias custicas, leses durante intubao em ato cirrgico e, tabagismo, ocorre em todas as idades. Marque a alternativa com a primeira linha de escolha (medicamento) para o tratamento da laringite bacteriana: Ampicilina VO, 1gr de 12/12 horas por 10 dias; Azitromicina VO, 500mg de 8/8 horas por 5 dias; Benzilpenicilina IM de 8/8 horas por 5 dias; Sulfametoxazol + Trimetropina 8/8 horas por 7 dias; Amoxiclina, VO, 500mg 8/8 h por 10 dias.

(A) (B) (C) (D) (E)

7. Doena pulmonar obstrutiva crnica uma sndrome caracterizada por limitao do fluxo areo nos alvolos, em geral progressiva, no totalmente reversvel, associada a resposta inflamatria anormal do pulmo a partculas ou gases. Cuidados como o abandono do tabagismo, vacinao anti-influenza e oxigenoterapia melhoram em muito o quadro do paciente, porm as classes farmacolgicas fundamentais para o controle do quadro so: ( ( ( ( ( ) Broncodilatadores, antialrgicos, antivirticos; ) Broncodilatadores, corticides, drogas mucoativas; ) Antihistamnicos, corticosterides, anticolinrgicos; ) Opiides, Antivirticos, drogas muscarnicas; ) Corticosterides, drogas mucoativas, antivirticas.

8. O edema ocorre em consequncia do acmulo de lquido no espao intersticial, podendo ser a manifestao de doenas como insuficincia renal, sndrome nefrtica, cirrose heptica com ascite, insuficincia cardaca congestiva, entre outras. Das alternativas abaixo, qual se aplica ao mecanismo de ao dos diurticos tiazdicos: ( ( ( ( ( ) Agem inibindo a reabsoro de ons na Ala ascendente de Henle; ) Agem antagonizando a ao da Aldosterona; ) Agem no incio dos tbulos contorcidos distais, com potncia moderada; ) Interferem na reabsoro de sdio nos rins (tbulos distais), levando excreo de sdio e gua; ) Agem reduzindo o volume de lquidos e o dbito cardaco, baixando a presso. 4 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

9. Existem cuidados gerais de administrao para as principais formas de apresentao dos medicamentos. Geralmente a medida acompanha a embalagem do produto, para evitar confuses, ou, que podem contribuir para o insucesso do tratamento ou mesmo propiciar intoxicaes. Marque V para verdadeiro, e F para falso na alternativa que compreenda o significado de algumas medidas mais utilizadas para a dosagem de medicamentos, lembrando que no se deve confundir as medidas com as colheres que so utilizadas no ambiente domstico (ch, caf ou sopa). ( ( ( ( ( (A) (B) (C) (D) (E) ) Colher-de-caf significa uma medida igual a 5ml. ) Colher-de-ch significa uma medida igual a 5ml. ) Colher-de-sopa significa uma medida igual a 15ml. ) Colher-de-caf significa uma medida igual a 2ml. ) Colher-de-sopa significa uma medida igual a 7,5ml. V, F, V, F, V; V, V, F, F, V; F, V, V, V, F; V, F, F, V, V; V, F, V, V, F.

10. Atorvastatina um medicamento: (A) (B) (C) (D) (E) Antilipmico; Antianginoso; Antiarrtmico; Imunossupressor; Antiespasmdico.

11. A hipertenso arterial, doena crnica, diagnosticada em cerca de 33 milhes de brasileiros, 80% destes so atendidos na rede pblica de sade. Entre os 7,5 milhes de diabticos diagnosticados no Pas, seis milhes recebem assistncia no SUS (PHARMACIA,2011). O Ministrio da Sade lanou o Programa Sade No Tem Preo, e conveniados rede Aqui Tem Farmcia Popular viabilizam a entrega de medicamentos de hipertenso e diabetes para os pacientes portadores dessas patologias. Escolha as alternativas que melhor definem esse programa, bem como os princpios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamente pela rede Aqui tem Farmcia Popular para o tratamento da Hipertenso somente: I. II. III. IV. Princpios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Programa Sade No Tem Preo : Captopril 25mg cpr, Atenol 100mg cpr, Hidroclorotiazida 25mg cpr, losartana potssica 50mg, Maleato de enalapril 5mg cpr, Cloridrato de propranolol 40mg cpr. Pelo acordo o Ministrio da Sade se compromete a ampliar a oferta de medicamentos pelo programa e o setor produtivo a reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento. A oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmcia Popular foi normatizada por portaria do Ministrio da Sade. Princpios ativos disponibilizados para tratamento da hipertenso arterial, oferecidos gratuitamente pelo Programa Sade No Tem Preo: Captopril 25mg cpr, Atenolol 25mg cpr, Hidroclorotiazida 25mg cpr, losartana potssica 50mg cpr, Maleato de enalapril 10mg cpr, Cloridrato de propranolol 40mg cpr. Princpios ativos disponibilizados para tratamento da hipertenso arterial no Programa Aqui tem Farmcia Popular: Captopril 25mg, Glibenclamida 5mg, Propranolol 40mg. 5 Farmacutico/Bioqumico

V.

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente I e V esto corretas; Somente III, IV e V esto corretas; Somente II, III e IV esto corretas; Somente II e III esto corretas; Todas esto corretas.

12. Assinale a alternativa que contm respectivamente o grupo farmacolgico representante de cada droga utilizada para o tratamento de estados depressivos: Clomipramina, Fluoxetina, Fenilzina, ressaltando que agentes antidepressivos so aqueles usados para restaurar pacientes mentalmente deprimidos a um estado mental melhorado. ( A ) Antidepressivo atpico, inibidor especfico de recaptao de noradrenalina, inibidor de monoaminaoxidase. ( B ) Inibidor especfico da recaptao de serotonina, antidepressivo dopaminrgico, antidepressivo tricclico. ( C ) Antidepressivo tricclico, antidepressivo dopaminrgico, inibidor da recaptao da noradrenalina. ( D ) Antidepressivo tricclico, inibidor da recaptao de serotonina, inibidor de monoamina oxidase. ( E ) Inibidor da recaptao da serotonina, antidepressivo tricclico, antidepressivo dopaminrgico. 13. Comprar exige planejamento, e as quantidades a serem adquiridas devem estar em conformidade com as necessidades programadas, e prioridades estabelecidas no pacto de gesto. Entretanto as compras exigem um conjunto de procedimentos formais, observando os princpios de legalidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao edital e do julgamento objetivo, entre outros, todo esse conjunto chamado de Licitao. A lei n 8666/1993 (BRASIL, 1993) prev as seguintes modalidades de licitao. Assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) (E) Concorrncia, convite e leilo; Tomada de preos, convite e leilo; Concorrncia, tomada de preo, concurso; Concorrncia, tomada de preo, convite, concurso e leilo; Tomada de preos e convite.

14. Existem fatores intrnsecos e extrnsecos que afetam a estabilidade dos medicamentos. Os fatores extrnsecos so os ambientais, ligados temperatura, luminosidade, ar e umidade. Estocar consiste em ordenar adequadamente os produtos em reas apropriadas, de acordo com suas caractersticas especficas e condies de conservao exigidas: termolbeis, psicofrmacos, inflamveis, material mdico-hospitalar e outros. A fim de manter a estabilidade dos frmacos, em relao estocagem de produtos, correto afirmar: ( ( ( ( ) Deve-se observar o empilhamento mximo permitido para o produto, conforme recomendaes dos fabricantes, quanto ao limite de peso e resistncia. ) Deve-se manter distncia entre os produtos e paredes, piso, teto empilhamento, a fim de facilitar a circulao interna de ar. Manter uma distncia mnima de 50 cm da parede, solo, teto e, entre os produtos e cada um desses itens, para evitar formao de zonas de calor. ) O manuseio inadequado dos medicamentos no afeta a sua integridade e estabilidade podendo ser arremessadas e arrastadas caixas contendo-os. ) Os medicamentos de controle especial, por serem produtos sujeitos a legislao especfica e causarem dependncia fsica e/ou qumica, devem ser controlados por formulrios especiais, porm no exigem estocagem exclusiva. 6 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

) Os medicamentos cuja embalagem esteja danificada ou suspeita de contaminao devem ser retirados dos estoques, mantendo-os em reas separadas, at que as providncias necessrias sejam tomadas.

Esto corretas as afirmativas. (A) (B) (C) (D) (E) F, V, V, F, F; V, V, V, F, F; V, F, F, V, V; F, F, V, F, V; V, V, F, F, V.

15. O Diabetes mellitus uma Sndrome de etiologia mltipla, decorrente da falta de insulina e ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos: Em relao ao Diabetes mellitus correto afirmar. ( ( ( ( ( (A) (B) (C) (D) (E) ) Diabetes mellitus tipo I, tem maior incidncia em crianas, adolescentes e adultos jovens. ) Diabetes no insulino, dependentes tm como fatores de risco a obesidade central, histria familiar de diabetes, idade acima dos 40 anos, dislipidemias hipertenso arterial, e histria obsttrica. ) O diabetes se manifesta apresentando sinais e sintomas apresentados: Poliria, polidipsia, polifagia, emagrecimento rpido, fraqueza, astenia, letargia. Prurido vulvar ou balanopostite, diminuio brusca da acuidade visual. ) A hiperglicemia a anormalidade metablica pouco comum no diabetes, no implicando complicaes da doena como as alteraes vasculares, que se manifestam um alguns pacientes enquanto que outros no se manifestam. ) As protenas podem ser glicosiladas enzimaticamente num grau de intensidade independente da glicemia. V, F, V, F, V; V, V, V, F, F; F, V, V, V, F; V, F, F, V, V; V, V, V, V, F.

16. A histamina responsvel pela inibio enzimtica da atividade farmacolgica em: (A) (B) (C) (D) (E) Anti-inflamatrio no esteroides; Anti-inflamatrios esteroides; Cortisona; Cloranfenicol; Dexametasona.

17. A respeito da Assistncia Farmacutica nas Farmcias do SUS, pode-se afirmar que: ( A ) um conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade, individual, de cada cidado somente; ( B ) parte integrante da poltica de sade, e apresenta procedimentos de natureza tcnica e administrativa; 7 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

( C ) Contribui na melhoria da qualidade de vida da populao, integrando aes de promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando ao acesso, e, ao seu uso racional; ( D ) Articula a integrao com os servios de natureza tcnica; ( E ) Define fluxos na construo de um conjunto articulado e sincronizado, que no influencia nas reas de prestao de servios de sade, mas, sim, na produo de medicamentos. 18. A Poltica Nacional de medicamentos foi aprovada em outubro de 1998 (BRASIL, 1998), tornandose o instrumento norteador de todas as aes no campo da poltica de medicamentos no pas. Vrios fatores motivaram a formulao da PNM, entre os quais se destacam: I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) Articulao da Assistncia farmacutica. Desorganizao dos servios farmacuticos. Problemas na garantia de acesso da populao aos medicamentos e problemas na qualidade dos medicamentos. Regulamentao Sanitria de medicamentos. Uso irracional dos medicamentos.

Somente I e IV esto corretas; Somente II, III e V esto corretas; Somente I, III e V esto corretas; Somente II, IV e V esto corretas; Somente III e V esto corretas.

19. Um paciente dirige-se a um estabelecimento farmacutico e atendido pelo profissional farmacutico, solicitando o medicamento da classe dos benzodiazepnicos (diazepan). De acordo com a portaria 344/98 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, quais os critrios a serem seguidos: ( A ) Receita de controle especial em duas vias das listas C-2, ser aviada somente em drogaria, sem necessitar identificao do comprador. ( B ) da notificao da receita B-1 de cor azul, carimbada e assinada pelo profissional mdico, ser aviada somente em farmcia, com identificao do comprador. ( C ) da notificao da receita A de cor amarela, ser aviada somente em farmcia. ( D ) Receita de controle especial em duas vias C-1 ser aviado tanto em farmcia quanto em drogaria, com identificao do comprador. ( E ) Receita em duas vias das listas C-4, eximindo dados do profissional prescritor, e identificao do paciente. 20. Um frmaco expresso mediante uma frmula qumica. Todavia comum a prescrio de alguns medicamentos pela sua frmula qumica. Identifique abaixo o medicamento que foi prescrito pela frmula qumica KMnO4, (A) (B) (C) (D) (E) Cloreto de Potssio; Sulfeto de selnio; Permanganato de sdio; Sulfato de magnsio; Cloreto de Sdio. 8 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

21. Assinale abaixo a interao medicamentosa que pode ocorrer na administrao do medicamento: Etinilestradiol + Levonorgestrel em associao com os antibiticos amoxicilina, eritromicina, e demais penicilinas: (A) (B) (C) (D) Potencializao dos efeitos da amoxicilina; Risco de efeitos adversos aumentados; Elevao da concentrao plasmtica do etinilestradiol; Induo da metabolizao, compromete a eficcia contraceptiva, e, eleva o risco de hepatotoxicidade; ( E ) Podem acelerar a metabolizao do levonorgestrel, reduzindo a eficcia do contraceptivo. 22. O uso de sulfato de gentamicina, indicado para tratamento das infeces hospitalares causadas por bacilos gram-negativos aerbios, e Enterococcus sp, podem desencadear um efeito adverso grave. Identifique-o. (A) (B) (C) (D) (E) Tromboflebite; Ototoxicidade vestibular e coclear; Hipercalemia; Arritmia cardaca; Hipotenso ortosttica.

23. Quanto ao mecanismo de ao dos agentes hematnicos correto afirmar: I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) Os preparados de ferro no suprem o ferro necessrio para os processos fisiolgicos normais do organismo. O ferro incorporado a hemoglobina e mioglobina. A cianocobalamina e a hidroxocobalamina substituem as cobalaminas naturais, essenciais as crescimento normal. A hemoglobina e mioglobina exercem suas funes no transporte de oxignio e na respirao celular, respectivamente. Os folatos no substituem o cido flico nas suas funes metablicas. Somente I e IV esto corretas; Somente II, III e IV esto corretas; Somente I, III e V esto corretas; Somente II, IV e V esto corretas; Somente III e V esto corretas.

24. Com base na estratificao do risco individual, associada no somente aos nveis pressricos, mas tambm aos fatores de risco e s co-morbidades, pode-se decidir pelo uso de drogas antihipertensivas para o tratamento da hipertenso arterial. Assinale a alternativa com o correto mecanismo de ao do inibidor da enzima conversora da Angiotensina- ECA, que representa grande avano no tratamento da hipertenso arterial: ( A ) O aumento da Angiotensina II leva a um aumento na atividade da renina plasmtica e um aumento da secreo de aldosterona. ( B ) Esses compostos inibem a formao de Angiotensina II, liberando a enzima conversora de Angiotensina (ECA). 9 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

( C ) Como vasodilatador na insuficincia cardaca congestiva, aumenta a resistncia vascular perifrica e a presso intravascular pulmonar, diminuindo o dbito cardaco e a tolerncia aos exerccios. ( D ) Os inibidores reduzem a presso arterial sistmica, aumentam a presso intraglomerular, que tem como consequncia proteo renal especfica. ( E ) Como anti-hipertensivo, inibe competitivamente a ECA (Enzima Conversora da Angiotensina), diminuindo, assim, a converso da Angiotensina I em Angiotensina II que um potente vasoconstritor. 25. A Poltica Nacional de Medicamentos-PNM traz como uma de suas diretrizes, a adoo no pas de uma Relao Nacional de Medicamentos Essenciais RENAME considere F (Falso), ou V (Verdadeiro) para as afirmativas a seguir: ( ( ( ( ) RENAME uma Relao Nacional de Medicamentos Essenciais que abrange os principais problemas de sade do Brasil, ou seja, as doenas mais comuns populao, definida segundo prvio critrio epidemiolgico. ) Estabelece polticas focadas no conceito de medicamentos essenciais, proporciona racionalidade s na gesto da assistncia farmacutica no Sistema nico de Sade (SUS). ) A reviso da RENAME se baseia fundamentalmente s no conceito de medicamentos essenciais , no se atm ao paradigma da medicina baseado em evidncias, com menor risco, de menor custo. ) As revises da RENAME so conduzidas pela Comisso Tcnica e Multidisciplinar de Atualizao da Relao Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) que formada por representantes de Universidades Brasileiras, entidade de classe e sociedade especfica, instncia geradora do SUS e representante do Ministrio do Sade. ) A OMS define medicamentos essenciais como aqueles que satisfazem s necessidades de sade prioritrias da populao, os quais devem estar acessveis em todos os momentos, na dose apropriada, a todos os segmentos da sociedade.

Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta: (A) (B) (C) (D) (E) V, F, F, V,V; V, F, V, V, F; F, F, V, V, V; V, V, F, F, V; F, F, V, F, V.

26. Os servios farmacuticos no SUS tm a finalidade de propiciar o acesso qualificado aos medicamentos essenciais disponibilizados pela rede pblica a seus usurios. correto afirmar que os servios farmacuticos: I. II. III. IV. V. uma estratgia que procura superar a fragmentao entre esses componentes e as diversas reas do sistema. So integrados aos servios de sade e compreendem atividades administrativas que tm por finalidade garantir a disponibilidade adequada de medicamentos. So servios assistenciais que garantam a efetividade e segurana da teraputica e sua avaliao. Garantem a obteno e difuso de informaes sobre medicamentos e sobre sade na perspectiva da educao em sade. No requer educao permanente das equipes. 10 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente I e IV esto corretas; Somente II, III e IV esto corretas; Somente I, III e V esto corretas; Somente II, IV e V esto corretas; Somente III e V esto corretas.

27. As etapas a seguir garantem: acolhimento do usurio, atendimento e recebimento da prescrio, validao da prescrio, separao dos medicamentos, checagem da receita com o medicamento aviado, anotaes necessrias, entrega dos medicamentos, comunicao com o usurio, informaes pertinentes ao uso adequado, e fazem parte do processo de: (A) (B) (C) (D) (E) Solicitao/ requisio de medicamentos; Recebimento de medicamentos; Dispensao de medicamentos; Programao de medicamentos; Controle de estoque.

28. A ORGANIZACIN MUNDIAL DE LA SALUD, 1993, estabelece alguns critrios para a dispensao que deve assegurar que o medicamento seja entregue: (A) (B) (C) (D) (E) Ao paciente certo; Na dose certa; Na quantidade adequada; Informaes suficientes para o uso correto; Todas esto corretas.

29. Assinale qual o mecanismo de ao do medicamento antidepressivo fluoxetina: (A) (B) (C) (D) (E) Bloqueio da recaptao-1 de noradrenalina; Inibio da recaptao seletiva de dopamina; Inibio de Monoaminooxidase (MAO); Depleo de neurotransmissores nas fendas sinpticas; Inibio da recaptao seletiva de serotonina.

30. Identifique a bactria gram-negativa que coloniza o muco da superfcie luminal do epitlio gstrico, a infeco decorrente desta bactria causa gastrite inflamatria e, hipoteticamente, contribui para lcera pptica, linfoma gstrico e adenocarcinoma: (A) (B) (C) (D) (E) E. coli enteroagregativa; Compylobacter jejuni; Salmonela typhi; Helicobacter pylori; Shigella.

11 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

31. O sucesso no tratamento farmacolgico da lcera pptica depende da escolha das drogas corretas. Assim, o grupo farmacolgico ideal, para esse fim : ( A ) Antagonistas dos receptores H2, ou Inibidores da bomba de prtons, anticidos e sais de bismuto; ( B ) Antagonistas dos receptores H2; ( C ) Inibidores da bomba de prtons e sais de bismuto; ( D ) Anticidos e antagonistas dos receptores H2; ( E ) Sais de bismuto, citrato de bismuto, sucralfato. 32. Assinale a alternativa que justifica a necessidade de monitorizao teraputica de pacientes em uso crnico de sais de ltio. A determinao peridica de ltio em soro representa uma monitorizao teraputica eficaz de pacientes em tratamento com medicamentos antidepressivos em adio ao carbonato de ltio. ( A ) A distribuio orgnica do ltio desigual, porque se liga s protenas plasmticas, formando fraes livres e fraes farmacologicamente inativas. ( B ) O ltio metabolizado pelo fgado, em velocidades constantes e seus metablitos so rapidamente eliminados na urina. ( C ) O limite entre o nvel teraputico e o nvel txico no plasma estreito e torna essencial a monitorizao srica do ltio. ( D ) O jejum prvio, porque o carbonato de ltio absorvido pelo trato gastrintestinal em estado de vacuidade estomacal. ( E ) A toxicidade do ltio resulta do aumento da concentrao dos antidepressivos utilizados na farmacoterapia conjunta por esses medicamentos. 33. Para o alcance de bons resultados em qualquer atividade preciso estabelecer objetivos claros, identificar onde e como estamos, aonde pretendemos chegar. Quem no planeja suas aes e atividades no sabe agir estrategicamente, no est gerenciando, est apenas fazendo coisas. S a partir de uma anlise situacional de uma referncia de partida, pode-se intervir na realidade e avanar para processos de melhoria. BRASIL. Ministrio da Sade. A partir do texto e dos conhecimentos sobre planejamento da assistncia farmacutica correto afirmar: ( A ) O planejamento um processo sistematizado, dinmico, contnuo, racional, participativo, realista, programtico, de se conhecer e intervir na realidade local, para o alcance de uma situao desejada; ( B ) O produto do planejamento um plano de ao que impossibilita uma viso ampliada e melhor conhecimento dos problemas internos e externos; ( C ) No compromete o gerenciamento para objetivos e resultados; ( D ) No exige recursos humanos com conhecimento, habilidades e tcnicas em planejamento, capacidade de articulao, determinao, compromisso e fora para mudar e transformar a realidade dos fatos; ( E ) um documento elaborado, sistematizado, que impossibilita o aperfeioamento contnuo, a avaliao permanente das aes e resultados alcanados.

12 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

Leia o texto a seguir: BACTEREMIAS Nos ltimos anos vem aumentando progressivamente o nmero de bacteremias sintomticas, em consequncia da aquisio de infeco hospitalar, por pacientes debilitados por doenas graves como neoplasias, leucemias e traumas severos, ou submetidos a diferentes tipos de tratamento, inclusive cirrgico. Alm disto, surtos epidmicos de bacteremias por gram-negativos tm sido relatados em associao com respiradores contaminados, solues para emprego intravenoso, e cateteres de demora. (TRABULSI, L.R.) 34. Com base no texto, correto afirmar: ( A ) Que somente adquirem infeco hospitalar pacientes debilitados por doenas graves e cirrgicos. ( B ) Est implcito no texto que no esto sendo respeitados os princpios de reduo da carga microbiana dos materiais mdicos empregados, aumentando os ndices de infeco hospitalar por Staphylococcus aureus, enterobactrias e pseudomonas aeruginosa. ( C ) Cateteres de demora tm ao significativa aps sete dias de instalao. ( D ) duvidoso o controle de qualidade de solues para emprego intravenoso, j que se seguem todas as diretrizes de estocagem para os medicamentos. ( E ) Est ocorrendo bacteremia devido perda da proteo oferecida pelos linfcitos B. 35. Com relao ao comentrio, respiradores contaminados, correto afirmar: ( A ) Que o controle das populaes microbianas est falho somente nos instrumentais cirrgicos. ( B ) Que os respiradores requerem um processo de esterilizao que a destruio, por meio de agentes qumicos ou fsicos, de todas as formas de vida, eliminando inclusive os esporos. ( C ) Que os respiradores apenas requerem um processo de desinfeco, que consiste na destruio, remoo ou reduo dos micro-organismos presentes num material inanimado. ( D ) A pasteurizao seria o processo mais indicado, um processo que elimina micro-organismos patognicos a uma temperatura de 62O C. ( E ) Sanitizao seria o processo mais indicado de eliminao da maioria dos micro-organismos, pois so empregados em utenslios e equipamentos. 36. Considere a necessidade de orientar a administrao 30 U.I. de insulina, conforme prescrio mdica para um paciente portador de DMID, cujo teste de glicemia apresentou o resultado 192 mg/dl. Na sequncia, assinale a alternativa que indica a escolha da insulina, de acordo com sua origem, tempo de ao, concentrao, seringa padro: (A) (B) (C) (D) (E) Insulina mista, rpida 100 UI/ml, seringa padro 3 ml, agulha 13 x 4,5; Insulina suna, ultra-lenta, 100 U/ml, seringa padro 3 ml, agulha 13 x 4,5; Insulina humana, regular, 100 U/ml, seringa padro 1 ml, agulha 25 fixa; Insulina bovina + suna, lenta, 30 UI, seringa padro 3 ml, agulha 13 x 4,5; Insulina humana, ultra rpida, 30 UI, seringa padro 5 ml, agulha 13 x 4,5.

13 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

37. Foi conduzido ao posto de sade por familiares, paciente do sexo feminino, com 36 anos de idade, apresentava os seguintes sinais e sintomas: ataques epileptiformes, desordem mental em forma de delrios, prostrao, alucinaes, viso turva e muitas dores de cabea. A anamnese constatou poucos hbitos de higiene e consumo excessivo de carnes mal passadas. Para a comprovao diagnstica foram solicitados exames complementares, obtendo os seguintes resultados: - Tomografia computadorizada com presena de leses caractersticas na neuroimagem (cistos com esclex). - Exame do lquido cefalorraquidiano. - Reaes imunolgicas especficas (eosiofilorraquia). Com base no enunciado considere as afirmativas a seguir. I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) O paciente apresenta uma neurocisticercose ativa. A transmisso ocorreu pelo mtodo de hetero- infeco em que o paciente ingeriu juntamente com alimento contaminado os ovos da Taenium solium. Esta implcito no texto que o tratamento do homem infectado e a destruio pelo fogo dos exemplares de taenias adultas eliminadas, constituem excelentes medidas de controle no sentido de impedir a infeco dos hospedeiros intermedirios. No perodo de elevada hipertenso arterial a viso pode ser afetada O tratamento indicado para tenase somente cirurgia.

Somente as alternativas III e V so corretas. Somente as alternativas I, II e IV so corretas. Somente as alternativas II e V so corretas. Somente as alternativas I e III so corretas. Somente as alternativas I, II, e III so corretas.

38. O transtorno do pnico caracteriza-se por ataques recorrentes de ansiedade paroxstica episdica grave, no restritos a qualquer situao ou conjunto de circunstncias em particular. A prevalncia maior em jovens e duas vezes mais em mulheres, com sinais e sintomas: incio sbito de medo, terror, apreenso e sensao de morte iminente, podem ocorrer sintomas associados de dispneia, palpitaes, tontura ou sentimento de irrealidade, medo de ficar louco ou perder o controle de si, entre outros. Para o tratamento medicamentoso so indicados antidepressivos, e, benzodiazepnicos para o incio do tratamento ou quando em crise. Em relao aos benzodiazepnicos correto afirmar. ( A ) A redistribuio mais lenta com agentes com solubilidade lipdica mais elevada. ( B ) As concentraes plasmticas da maioria dos benzodiazepnicos no exibem padres compatveis com modelos bicompartimentais. ( C ) A durao da ao de muitos benzodiazepnicos apresenta muita relao com a meia-vida de eliminao do agente que foi administrado ( D ) Os benzodiazepnicos so extensivamente metabolizados, sobretudo por meio de vrios sistemas enzimticos microssomais diferentes no fgado. ( E ) O volume de distribuio dos benzodiazepnicos pequeno, e, em muitos casos, est diminuindo nos pacientes idosos.

14 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

Leia o texto a seguir: INIBIDORES DE APETITE CONTROLAR, SIM PROIBIR, NO A obesidade uma doena crnica e estigmatizada, que acompanha mltiplas complicaes sade, como a hipertenso, diabetes, hipercolesterolemia, alteraes osteo-articulares degenerativas, eventos cardiovasculares, desordens tromboemblicas e aumento da incidncia de vrios tipos de cncer. Com reconhecimento e preocupao, tendo a necessidade de melhorar a qualidade e a eficcia dos tratamentos disponveis para a obesidade, o Conselho Federal de Farmcia CFF encaminhou ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) documentos em que manifesta sua posio sobre a inteno da Agncia de proibir a venda de modeladores de apetite que atuam diretamente no Sistema Nervoso Central, usados para tratar a obesidade. O documento foi apresentado e defendido, no qual o CFF se posiciona com a inteno de no proibir a prescrio, mas, sim, de controlar a prescrio e a venda dos anorexgenos, por meio de uma fiscalizao rigorosa. (PHARMACIA, 2011). Com base no texto acima responda s questes 39 e 40. 39. A quais medicamentos que o texto se reporta com o comentrio proibir a venda de modeladores de apetite que atuam diretamente no Sistema Nervoso Central: (A) (B) (C) (D) (E) Anfepramona, femproporex, mazindol e, sibutramina; Didanozina, melfalana, mazindol; Tamoxifeno, micofenolato de mofetil, sibutramina; Etexilato de dabigatrana, Citarabina, Ifosfamida; Metotrexate, Maleato de bronfeniramina, sibutramina.

40. Com base no texto correto afirmar: I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) Entende-se que os anorexgenos so ferramentas indispensveis na teraputica da obesidade. Perda de peso no deve ser a nica prioridade na teraputica da obesidade. Preveno das complicaes e melhora da qualidade de vida so evidenciadas claramente no texto. A eficcia dos medicamentos anorexgenos uma preocupao das autoridades competentes. O texto deflagra a venda livre dos medicamentos anorexigenos. O controle da venda e da prescrio mdica dos medicamentos anorexgenos so defendidos pelo Conselho Federal de Farmcia. Somente as alternativas III e V so corretas; Somente as alternativas I, II, III, V so corretas; Somente as alternativas II e V so corretas; Somente as alternativas I e III so corretas; Somente as alternativas I, II, e III so corretas.

15 Farmacutico/Bioqumico

Concurso Pblico para Provimento de Vagas em Cargos Efetivos e de Emprego Pblico da Prefeitura Municipal de Assa

FOLHA DE RESPOSTAS
EMPREGO PBLICO N. DE INSCRIO __________________

Farmacutico/Bioqumico

Preencha toda a quadrcula correspondente resposta certa. Mais de uma resposta na coluna anular a questo, mesmo que uma esteja correta.

QUESTES 1 A B C D E 2 A B C D E 3 A B C D E 4 A B C D E 5 A B C D E 6 A B C D E 7 A B C D E 8 A B C D E 9 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E

QUESTES 21 A B C D E 22 A B C D E 23 A B C D E 24 A B C D E 25 A B C D E 26 A B C D E 27 A B C D E 28 A B C D E 29 A B C D E 30 A B C D E 31 A B C D E 32 A B C D E 33 A B C D E 34 A B C D E 35 A B C D E 36 A B C D E 37 A B C D E 38 A B C D E 39 A B C D E 40 A B C D E

N. DE RESPOSTAS CERTAS

NOTA

RUBRICA DO AVALIADOR

16 Farmacutico/Bioqumico

Вам также может понравиться