Вы находитесь на странице: 1из 5

Este texto resumo no substitui a leitura obrigatria dos textos. UNID.

V - FUNDAMENTOS DO DIREITO O direito como um dos meios de controle de social apresenta-se atravs da norma jurdica, que pode ter os mais variados contedos, os quais do origem s vrias correntes do pensamento jurdico na tentativa de encontrar o fundamento do direito. Atravs da histria, o homem tem procurado uma explicao para os fatos, um fundamento para suas aes e a razo de ser para sua obrigatoriedade das normas que a regem. as civilizaes arcaicas atribuam um fundamento sobrenatural ao direito. a partir da grcia, os filsofos preocuparam-se mais com o fundamento moral ou racional das normas ticas. na civilizao europia, como resultado dessa preocupao, ao sabor das ideologias em moda ou das filosofias predominantes em suas vrias pocas, tem sido dado vrios fundamentos para o direito. a razo de ser dessas preocupaes a dependncia que a liberdade, a segurana individual e o patrimnio de cada um tem do direito, como tambm por no dever o direito ser a manifestao da vontade arbitrria do legislador e nem atender aos interesses de minorias. 1- JUSNATURALISMO O direito natural se origina na dimenso social do homem, e o seu conhecimento se faz pela conjugao da experincia com a razo. atravs da observao da natureza humana podemos verificar o que lhe peculiar e essencial, que a razo induz aos princpios de direito natural. No perodo em que o pensamento jusnaturalista esteve mergulhado na religio e concebido como de origem divina, entendia-se o direito natural como uma revelao feita por deus aos homens. Atualmente o jusnaturalismo concebe o direito natural a partir da idia que envolve a natureza humana e o fim a que tende realizar, ou seja, como um conjunto de amplos princpios, a partir dos quais o legislador dever compor a ordem jurdica. o princpio fundamental o bem deve ser feito e, portanto, o mal evitado. Os princpios mais apontados refere-se ao direito vida, liberdade, participao na vida social, unio entre os seres para a criao da prole, igualdade de oportunidades. A idia do direito natural tem sido apresentada em dois nveis :

*Como ontologia: admite o direito natural como ser do direito, como o legtimo direito; * Como deontologia: o direito representado como um conjunto de valores imutveis e universais, mas identificado como tica. Caractersticas do Direito Natural A) Universalidade - comum a todos os povos; B) Perpetuidade - vlido para todas as pocas; C) Imutabilidade da mesma forma que a natureza humana, o direito natural no se modifica; D) Indispensabilidade um direito irrenuncivel; E) Indelebilidade no sentido de que no podem os direitos naturais serem esquecidos pelo corao e conscincia do homem; F) Unidade porque igual para todos os homens; G) Obrigatoriedade deve ser obedecida por todos os homens; H) Necessidade nenhuma sociedade pode viver sem o direito natural; I) Validez validez seus princpios so vlidos e podem ser impostos aos homens em qualquer situao em que se encontrem. o Jusnaturalismo a corrente tradicional do pensamento jurdico, que defende a vigncia e a validade de um direito superior ao direito positivo. corrente que se tem mantido de p, apesar das crises por que tem passado, e que, apesar de criticada por muitos, mantm-se fiel ao menos a um princpio comum: a considerao do direito natural como direito justo por natureza, independente da vontade do legislador, derivado da natureza humana (Jusnaturalismo) ou dos princpios da razo (Jusracionalismo) sempre presente na conscincia de todos os homens. 2- O EGOLOGISMO Com base nas descobertas kelsianas, nos meados deste sculo, surgiu, na argentina, um movimento filosfico com o escopo de proporcionar ao jurista a utilizao de instrumentos mentais, que tornem possvel conhecer melhor o direito : o Egologismo existencial

Para o fundador dessa escola, Carlos Cossio, a cincia jurdica deve estudar o direito, que um objeto cultural Egolgico por ter substrato a conduta humana, em contrapartida sobre a qual incidem valores, mediante o mtodo emprico dialtico, que passa da materialidade do substrato vivncia do sentido e vice-versa, at alcanar um exato sentido do direito. A teoria Egolgica entrev na cincia jurdica trs perspectivas : A dogmtica jurdica se atm a um empirismo cientfico, logrando o conhecimento ao estabelecer a equivalncia existente entre o lado normativo e um fato da experincia. para chegar a isto vai at a inteno do legislador; trabalha, portanto, com o que h de contigente no fenmeno jurdico; A lgica prtica determina a legalidade do pensamento do jurista, inclinando-se, a Egologia, pela lgica do dever-ser, que constitui a forma com que a experincia jurdica se apresenta no conhecimento cientfico jurdico; A estimativa jurdica procura compreender o sentido da conduta, fundada em valoraes positivas da comunidade e limitada materialidade do substrato. A misso do jurista consiste em trabalhar esses trs elementos. A cincia jurdica, para a Egologia, no conhece portanto, normas. porm reconhece, o conhecimento jurdico-cintfico da conduta em interferncia intersubjetiva, sem que se faa abstrao da liberdade, que lhe essencial, s possvel com a norma, a cincia do direito, para Cossio, ser normativa porque mediante a conceituao normativa pesa a conduta humana, qualificando-a juridicamente. 3- NORMATIVISMO JURDICO Movimento filosfico criado por Hans Kelsen (1881-1973), atravs da teoria pura que reduz a expresso do direito a um s elemento: norma jurdica. Teoria pura do direito Kelsen adotou uma ideologia essencialmente positivista no setor jurdico, desprezando os juzos de valor, rejeitando a idia de direito natural, combatendo a metafsica. a teoria que criou refere-se exclusivamente ao direito positivo. uma teoria que compreende o direito como estrutura normativa. admitiu como conceito de justia a aplicao da norma jurdica ao caso concreto. no expe qual deve ser a fonte do direito, mais indica as fontes formais do direito. Kelsen abandonou a

axiologia e o elemento sociolgico, pois entende que as consideraes de ordem valorativa esto fora da cincia do direito. o centro de gravidade da teoria pura localiza-se na norma jurdica. esta pertence ao reino do sollen ( dever-ser), enquanto que a lei da casualidade, que rege a natureza, pertence ao reino do sein (ser). O direito uma realidade espiritual e no natural. Se no domnio da natureza a forma de ligao dos fatos a casualidade, no mundo da norma a imputao. A norma jurdica expressa, pela verso definitiva de Kelsen, a norma jurdica expressa um mandamento, um imperativo. 4- POSITIVISMO JURDICO Seguidor dos princpios do positivismo filosfico (doutrina de Auguste Comte), o positivismo jurdico rejeita todos os elementos de abstrao jurdica, excluindo a idia de direito natural, por julga-la metafsica ( explicao das coisas feita atravs de princpios abstratos ) e anticientfica; despreza os juzos de valor, apegando-se apenas aos fenmenos observveis, devendo o investigador utilizar apenas os juzos de constatao ou de realidade. Para essa corrente de pensamento o objeto da cincia do direito tem por misso estudar as normas que compe a ordem jurdica vigente. considera a justia um ideal irracional, acessvel apenas pelas vias da emoo. defende a existncia de s uma ordem jurdica: a comandada pelo estado e que soberana. para o positivista a lei assume condio de nico valor. S admite, em regra, como mtodo vlido de pesquisa e de construo o mtodo indutivo, que se baseia nos fatos da experincia. O positivismo jurdico surgiu num perodo crtico da histria do direito natural, atingiu seu apogeu no inicio do sculo xx, hoje uma teoria em franca decadncia, considerado uma porta aberta aos regimes totalitrios. O positivismo jurdico se apresenta de vrias formas, que, em sntese, se caracteriza por ser antifisico e antijusnaturalista, por ser empirista , por afastar do estudo cientfico do direito os valores e por considerar o Direito Positivo o nico objeto da filosofia e cincias jurdicas. As vrias formas de positivismo jurdico encontram no fato social, na autoridade, nas razes de estado, no poder ou nas necessidades decorrentes das relaes humanas o fundamento do direito.

5- PLURALISMO JURDICO Se ope ao unitarismo, pois advoga a Independncia e a Interelao entre realidade e princpios diversos. Traos Valorativos - Autonomia => refere-se a um poder independnte ao poder governamental. Ex: Associaes governamentais, econmicas, religiosas, etc. - Descentralizao fragmentaa do Poder de funes e recursos, com a finalidade de uma participao de Instituies complexas e autonomas como tambm de pequenas unidades. - Participao - Localismo favorece as condies estratgicas que permitem a produo direta e a movimentao de bens e servios. - Diversidade confirma as diverses. - Tolerncia necessidades concorrentes, liberdade humana. - Objetivo enfraquecimento ou excluso do Estado e a Valorao de Instncias sociais Intermedirias.

Вам также может понравиться