Вы находитесь на странице: 1из 3

Castro AA.

Projeto de pesquisa (II objetivo)

Castro AA. Planejamento da Pesquisa. So Paulo: AAC; 2001.

Captulo 4
Componentes da pergunta

Projeto de Pesquisa (Parte II Hiptese e Objetivo)


Aldemar Araujo Castro
De onde ela vem?! De que matria bruta Vem essa luz que sobre as nebulosas Cai de incgnitas criptas misteriosas Como as estalactites duma gruta?! Vem da psicogentica e alta luta Do feixe de molculas nervosas, Que, em desintegraes maravilhosas, Delibera, e depois, quer e executa! Vem do encfalo absconso que a constringe, Chega em seguida s cordas da laringe, Tsica, tnue, mnima, raqutica ... Quebra a fora centrpeta que a amarra, Mas, de repente, e quase morta, esbarra No molambo da lngua paraltica! A idia - Augusto dos Anjos.

A pergunta clnica tem seus componentes que devem sempre ser explcitos quando queremos construir uma pergunta bem formulada. Cada pergunta possui trs itens bsicos apresentados no quadro 1 (EBMWG, 1992; Oxman, 1993; Richardson, 1995; Handbook, 1997). Cada um destes componentes sofre mudanas de acordo com a categoria da pergunta. Refazendo as perguntas iniciais, desta vez explicitando estes componentes, teremos o que mostrado no quadro 2. Quadro 1. Componentes bsicos da pergunta clnica

Componente Situao clnica Procedimentos Desfechos clnicos

Descrio Doente ou doena ou cenrio clnico. Interveno ou exposio ou teste diagnstico, e ainda, se necessrio, a descrio do grupo controle. Variveis a serem estudadas.

Definida a categoria da pergunta e seus componentes o passo seguinte definir o tipo de estudo. Para cada categoria de pergunta existe um tipo de estudo primrio com desenho apropriado para respond-la adequadamente (Sackett, 1997). Isto no implica dizer que no podem ser utilizados outros tipos de estudos, apenas que os tipos de estudos indicados no quadro 3, so os que possuem a propriedade de apresentar um resultado com menor possibilidade de erro. Em outras palavras, a pergunta que respondida por um tipo de estudo apropriado tem uma confiana maior e melhor do que se ele for respondido com outros tipos de estudo. No captulo 3, existe uma descrio dos diversos tipos de estudos, suas vantagens, desvantagens e limitaes. Quadro 2. Exemplos de perguntas clnicas e seus componentes.

Introduo
A formulao da pergunta o primeiro e mais importante passo de uma pesquisa. Ela vai definir qual o tipo de estudo apropriado, a estratgia e a ttica a serem utilizadas. Ela serve como uma bssola ao navegador, indicando o caminho a ser seguido. Porm duas caractersticas so importantes: se a pergunta relevante, e a segunda se possvel respond-la. Pois apenas com perguntas relevantes e possveis de responder que devemos dedicar nosso tempo e raciocnio. As possibilidades de formulao de perguntas so praticamente infinitas, porm o tempo e os recursos disponveis no o so. Neste captulo foram abrangidas apenas as perguntas bsicas da pesquisa clnica, por ser um texto introdutrio. O mesmo raciocnio aqui empregado pode e deve ser empregado para as outras categorias de perguntas nas pesquisas primrias e tambm nas pesquisas secundrias. Observe as sentenas abaixo e perceba o que existe de comum entre elas: A ultra-sonografia tem boa possibilidade de detectar a trombose venosa profunda? A heparina de baixo peso molecular pode ser utilizada no tratamento da trombose venosa profunda? Qual a probabilidade de um paciente com trombose venosa profunda desenvolver a sndrome ps-trombtica? O que posso fazer para evitar a ocorrncia de trombose venosa profunda em quem no a tem?

Situao clnica Doentes com sinais clnicos de TVP proximal aguda...

Procedimento ... a ultra-sonografia comparada plestimografia...

Desfecho clnico ... mais acurada para detectar a TVP?

Doentes com TVP ... o tratamento inicial proximal aguda... com heparina de baixo peso molecular comparada com a heparina no fracionada... Doentes saudveis que desenvolvem ... Doentes de alto risco de TVP... ...TVP proximal aguda...

... reduz a mortalidade, eventos tromboemblicos e hemorragias? ( mais eficaz e segura?)

... qual a probabilidade do aparecimento de cncer? (Qual o risco?) ... reduz a freqncia de TVP? ( mais eficaz e segura?)

Cada uma destas sentenas identifica uma categoria de perguntas que surgem no dia-a-dia da prtica clnica. As categorias so: a) diagnstico, tratamento, prognstico e profilaxia. Porm, as perguntas devem ser formuladas de modo claro, preciso, direto, objetivo e conciso, o que no aconteceu nos exemplos anteriores. Para formular uma pergunta com essas caractersticas necessrio um nmero mnimo de componentes que explicaremos a seguir. Alm da categoria da pergunta, outro aspecto importante que cada uma das perguntas pretende definir o que melhor no dia-a-dia do doente, e no para entender mecanismos fisiopatolgicos. Para pesquisas sobre mecanismos da doena a formulao da pergunta diferente.

... a heparina de baixo peso comparada com a heparina no fracionada...

TVP = trombose venosa profunda.

Quadro 3. Relao entre a categoria e o tipo de estudo primrio.

Categoria

Tipo de estudo

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 1 de 6

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 2 de 6

Castro AA. Projeto de pesquisa (II objetivo)

Castro AA. Planejamento da Pesquisa. So Paulo: AAC; 2001.

Diagnstico Tratamento Prognstico Preveno

Estudo de acurcia Ensaio clnico randomizado Estudo coorte Ensaio clnico randomizado

O caminho iniciado com a pergunta, segue-se uma srie de itens: tipo de estudo, local onde ser realizado, a amostra a ser estudada, o procedimento ao qual ser submetida a amostra, as variveis a serem estudadas, e o mtodo estatstico a ser empregado. Cada um destes passos orientado pela pergunta na pesquisa, e eles so subdivididos de acordo com as necessidades. Cada um destes itens funciona como os elos de um corrente, todos tm que ser fortes o bastante, pois a fora da corrente vai depender do elo mais fraco. Assim a validade de um estudo, nenhum item isoladamente pode determinar a validade apenas, que o faz o conjunto.

Com o plano de inteno na mo, existem dois caminhos: a) engavetar o plano, pois voc ou seu orientador acreditam que a pergunta j esta respondida adequadamente, ou por no terem os recursos para execut-lo. b) seguir adiante, isto compreende fazer uma reviso da literatura para determinar se j existe a resposta conclusiva na literatura, ou se a pergunta no foi respondida ainda adequadamente e avaliar como outros autores tentaram respond-la. A reviso da literatura pode ser detalhada no captulo 6. Aps a reviso da literatura, saber se teremos os instrumentos e procedimentos fundamental, s ento que iniciamos a redao do projeto de pesquisa. no projeto de pesquisa o plano de inteno passa a ter outro nome, ele ser o resumo do projeto de pesquisa.

Consideraes Finais
Formular bem a pergunta uma habilidade fundamental para planejar uma pesquisa clnica. Suas implicaes no planejamento so to importantes que merecem um bom investimento de tempo e de raciocnio. E expressar a pergunta na forma de um plano de inteno (resumo estruturado) um componente indispensvel no planejamento da pesquisa, que deve ser escrito antes do projeto de pesquisa. No projeto de pesquisa existiro dois itens: a) hiptese que a resposta a pergunta da pesquisa; deve ser apresentada junto com as razes para se acreditar que esta ser a resposta a ser encontrada ao executar a pesquisa; b) objetivo que a pergunta da pesquisa apresentada na forma de uma sentena afirmativa. Quadro 5. Modelo de um plano de inteno.

Plano de Inteno
De posse da pergunta, por que no coloc-la no papel? Aquilo que parece fcil e claro de entender pode-se revelar de difcil compreenso quando no formato escrito. Uma excelente forma de determinar qual o nvel de clareza que possui a idia a ser desenvolvida escrever de forma resumida aquilo que pretendemos fazer. A forma do plano de inteno deve ser uma folha nica, por praticidade e para evitar a perda das folhas grampeadas. O contedo do plano de inteno apresentado no quadro 4 e um exemplo da forma final apresentado no quadro 5. Os itens foram adaptados das instrues de como fazer um resumo estruturado (Haynes, 1990). Este desafio deve ser vencido! E caso voc consiga venc-lo ir facilitar a adeso de outras pessoas a sua idia. Sua idia estar no papel de forma clara e resumida, e permitir que qualquer pessoa possa ler e discutir baseando-se em algo concreto, podendo sugerir mudanas e aprimoramentos ao planejamento e execuo da pesquisa. Este texto fundamental, pois se voc consegue escrever aquilo que sabe em uma pgina porque voc realmente sabe! O principal problema que pode ocorrer a dificuldade de expressar aquilo que quer em to poucas palavras, porm isto pode ser resolvido fazendo-se o aprimoramento em textos sucessivos at chegar a um ponto em que voc acredite que possui um texto claro, objetivo e sucinto numa nica folha. Todo esse processo pode levar desde algumas horas at mesmo semanas para sua elaborao. Porm, o primeiro desafio que necessita ser vencido. Quadro 4. Os itens do contedo do plano de inteno. 1. Ttulo: deve ser preciso e conciso. 2. Autor: Coloque seu nome completo, sem abreviaturas e na ordem direta. 3. Instituio: Nome completo com endereo (postal, eletrnico), telefone (fixo e mvel), facsmile. 4. Arquivo: as informaes sobre o nome com caminho e data de impresso. 5. Contexto: uma breve descrio da relevncia do tema e finalize com a pergunta de pesquisa. 6. Objetivo: descrever aquilo que quer fazer e a hiptese a ser testada. 7. Tipo de estudo: o tipo de estudo que pretende utilizar. 8. Local: onde ser realizado o estudo. 9. Amostra: qual ser a situao clnica e como ser avaliada; so os critrios de incluso e excluso e como ser realizado o diagnstico. 10. Procedimentos: ser a interveno ou teste ou exposio ao qual os doentes sero submetidos / expostos; aqui se define o grupo experimental e controle, se necessrio. 11. Variveis a serem estudadas: uma lista com os desfechos clnicos, aquilo que usado para avaliar a interveno / teste / exposio; devem ser agrupadas em primrias e secundrias. 12. Mtodo estatstico: o clculo do tamanho da amostra e como ser realizada a anlise estatstica. 13. Descritores: as palavras-chaves que serem utilizadas na busca de estudos nas bases de dados; consulte o URL: http://decs.bvs.br para encontrar os descritores.

1. Ttulo: Heparina de baixo peso molecular comparada heparina no fracionada no tratamento inicial da trombose venosa profunda/embolia pulmonar: ensaio clnico randomizado, duplo-cego. 2. Autor: Aldemar Arajo Castro 3. Instituio: Disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de So Paulo. Rua Napoleo de Barros, 715. 4o andar. So Paulo - SP. 04024-900. Fone: (011)576-4070; Facsmile: +11 5571 4781; Correio eletrnico: aldemar@iname.com 4. Arquivo: C:/exemplos/pi_html_1.doc 12/04/1999; 04:45 5. Contexto. A trombose venosa profunda embolia pulmonar apesar do tratamento inicial com a heparina no fracionada apresenta 10% de complicaes. Com o uso da heparina de baixo peso molecular, esperase a reduo destas complicaes. Diante deste cenrio e da necessidade de avaliar o real benefcio da HBPM proposto este ensaio clnico. 6. Objetivo. Avaliar a segurana e efetividade do tratamento da trombose venosa profunda (TVP) dos membros inferiores e da embolia pulmonar (EP) com heparina de baixo peso molecular (HBPM) comparada com a heparina no fracionada (HNF). A hiptese testada que a HBPM mais eficiente e segura. 7. Tipo de estudo. Estudo randomizado controlado, duplo-cego, com 12 meses de seguimento. 8. Local. Hospital universitrio tercirio de referncia para angiologia e cirurgia vascular (Hospital So Paulo, So Paulo, SP). 9. Amostra. Doentes com TVP proximal sintomticos e/ou EP sintomtica, confirmados por exame complementar objetivo. 10. Interveno. GRUPO EXPERIMENTAL: HBPM, SC, dose fixa ajustada ao peso, por ao menos 7 dias, seguido de Warfarin, 5 mg, VO, RNI 2 a 3, 6 meses. GRUPO CONTROLE: HNF, IV, contnua (TTPa), por ao menos 7 dias. Warfarin, VO (RNI), 6 meses. Ambos os grupos iniciam o anticoagulante oral no quinto dia, sendo interrompido a heparinizao quando o RNI (2 a 3) for alcanado em dias sucessivos. 11. Variveis. Mortalidade, embolia pulmonar, recorrncia da TVP, complicaes hemorrgicas maiores, complicaes hemorrgicas menores. 12. Mtodo estatstico. O Tamanho da amostra foi estimado em 800 doentes em cada grupo, considerando alfa 0,04, beta 0,2, P1 0,1 e P2 0,05. A anlise estatstica ser realizada com o teste do qui-quadrado, reduo de risco absoluto e relativo, o nmero necessrio a tratar de cada varivel estudada, calculando tambm o intervalo de confiana de 95% para cada ponto estimado. 13. Descritores. Embolia pulmonar, trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar.

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 3 de 6

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 4 de 6

Castro AA. Projeto de pesquisa (II objetivo)

Castro AA. Planejamento da Pesquisa. So Paulo: AAC; 2001.

Referncias
Counsell, 1997. Counsell C. Formulating questions and locationg primary studies for inclusion in systematic reviews. Ann Intern Med 1997;127(5):380-7. EBMWG, 1992. Evidence-Based Medicine Working Group. Evidence-based medicine: a new approach to teaching the practice of medicine. JAMA 1992;268:2420-5. Available on: http://hiru.mcmaster.ca/ebm/overview.htm Handbook, 1997. Mulrow CD, Oxman AD, editors. Formulating the problem. Cochrane Collaboration Handbook [updated 9 September 1997]; Section 4. Available in The Cochrane Library [database on disk and CDROM]. The Cochrane Collaboration; Issue 1. Oxford: Update Software; 1998. Available on: http://www.medlib.com/cochranehandbook Haynes, 1990. Haynes RB, Mulrow CD, Huth EJ, Altman DG, Gardner MJ. More informative abstracts revisited. Ann Intern Med 1990 Jul 1;113(1):69-76. Available on: http://www.acponline.org/journals/resource/90aim.htm Oxman, 1993. Oxman AD, Sackett DL, Guyatt GH, for the Evidence-Based Medicine Working Group. Users' guides to the medical literature: I. how to get started. JAMA. 1993;270:2093-5. Available on: http://hiru.mcmaster.ca/ebm/userguid/1_intro.htm Richardson, 1995. Richardson WS, Wilson MC, Nishikawa J, Hayward RSA. The well-built clinical question: a key to evidence-based decisions. ACP Journal Club. 1995 Nov-Dec;123:A-12. Sackett, 1997. Sackett DL, Richardson S, Rosenberg W, Haynes RB. Evidence-Based Medicine: How to Practice and Teach EBM. London: Churchill Livingstone; 1997. Sackett, 1997. Sackett DL, Wennberg JE. Choosing the best research design for each question. Br Med J 1997;315(7123):1636.

Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientfica do Departamento de Medicina Social da Universidade Estadual de Cincias da Sade de Alagoas, Macei, Brasil. Endereo para correspondncia: Aldemar Araujo Castro Universidade Estadual de Cincias da Sade de Alagoas Departamento de Medicina Social Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientfica URL: http://www.ecmal.br/metodologia Rua Doutor Jorge de Lima 113 57010-283 Macei AL Fone: +82 3221 8538. Facsmile: +82 3221 8538 Correio eletrnico: aldemar@evidencias.com http://www.evidencias.com/aldemar
Dados do Manuscrito Nome do arquivo: lv4_04_objetivo_02 ltima impresso: 27/6/2005 2:15 Nmero de pginas: 6 Reviso nmero: 2 Tamanho do arquivo (Kb): 87 (2536 palavras, 131 pargrafos) Nome do arquivo com diretrio: C:\Documents and Settings\Aldemar\Meus documentos\ald_01_metodologia\MBE_05_planejamento da pesquisa\LV4_planejamento\lv4_04_objetivo_02.doc

Colocar cada um dos itens dos captulos anteriores: Qual a relao entre

Pontos para recordar A pergunta da pesquisa o primeiro e mais importante passo do planejamento da pesquisa, pois norteia todos os demais passos. Os componentes da pesquisa so trs: a) situao clnica, b) procedimento (interveno ou exposio ou teste diagnstico), c) varivel. Para cada categoria de pergunta existe um tipo de estudo primrio mais apropriado para respond-la. O plano de inteno o segundo dos cinco itens no planejamento da pesquisa: a) idia brilhante (pergunta de pesquisa), b) plano de inteno, c) reviso da literatura, d) teste de instrumentos e de procedimentos, e) projeto de pesquisa.
Verso prvia publicada: Castro AA. A pergunta da pesquisa. In: Atallah AN, Castro AA, editores. Medicina baseada em evidncias: fundamentos da pesquisa clnica. So Paulo: Lemos-Editorial; 1998. Data da ltima modificao: 27 de junho de 2005. Como citar este captulo: Castro AA. Projeto de pesquisa (Parte II Objetivo). In: Castro AA. Planejamento da pesquisa. So Paulo: 2001. Disponvel em: URL: http://www.evidencias.com/planejamento Conflito de interesse: Disponvel em: URL: http://www.evidencias.com/aldemar/ci/oconf_ald.htm Fonte de fomento: Universidade Estadual de Cincias da Sade de Alagoas, Macei, AL. Sobre o autor:

O que determina Quem detrmina Porque importante apresentar a hiptese o o objetivo Como descrever a hiptese e o objetivo

Aldemar Araujo Castro Professor Assistente, Mestre, da

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 5 de 6

http://www.evidencias.com/planejamento

http://www.metodologia.org

Pgina 6 de 6

Вам также может понравиться