Вы находитесь на странице: 1из 10

A evoluo do comrcio eletrnico no Brasil e no mundo e a utilizao de redes sociais como meio de divulgao para empresas virtuais e fsicas.

Autor Rodrigo do Nascimento Souza Professor Esp. Piedley Macedo Saraiva

Resumo

O seguinte trabalho tem como finalidade estudar a evoluo do comrcio eletrnico no Brasil e no mundo, analisando os processos realizados e expondo os dados obtidos na pesquisa, buscando compreender o crescente aumento na criao de sites de compras coletivas e lojas virtuais e abordando a utilizao de redes sociais e sites de relacionamentos em prol do comrcio eletrnico. Este artigo tambm ir descrever o cenrio atual do e-commerce, como surgiu essa tendncia, os fatores que favorecem e/ou prejudicam seu desenvolvimento, quais os meios mais eficazes de comunicao digital, quais as vantagens e pontos positivos e como deve ser usado o s-commerce a favor de seu empreendimento. Palavras-chave: Comrcio eletrnico. Compras Coletivas. Lojas Virtuais. Redes Sociais. Ecommerce. S-commerce.

Abstract

The following work aims to study the evolution of electronic commerce in Brazil and the world, analyzing the processes carried out and exposing the data obtained in the research, trying to understand the growing increase in the creation of collective shopping sites and online stores and addressing the use of social networks and social networking sites in support of electronic commerce. This article will also describe the current situation of e-commerce, how did this trend, the factors that favor and / or hinder their development, what are the most effective means of digital communication, the advantages and strengths and how it should be used s-commerce for their enterprise. Keywords: Electronic commerce. Collective purchases. Virtual Stores. Social Networks. Ecommerce. S-commerce.

Introduo Com a tecnologia evoluindo a passos largos e a globalizao presente no dia-a-dia das pessoas, o computador pessoal e a internet banda larga, respectivamente produto e servio no so mais privilgios das classes sociais mais elevadas e sim um sonho com maior possibilidade de ser concretizado pelas classes sociais C e D. Estes foram alguns dos requisitos bsicos para o nascimento de uma nova tendncia: o comrcio eletrnico, tambm denominado e-commerce. O termo utilizado largamente por usurios da internet e-commerce provm de Eletronic Commerce, que traduzido significa Comrcio Eletrnico. Este termo utilizado para identificar quando h uma relao de compra e venda entre cliente e empresa atravs da internet. O e-commerce surgiu antes da criao da rede de computadores, grandes empreendimentos europeus e norte americanos, como instituies financeiras e companhias de aviao, j utilizavam sistemas eletrnicos que envolviam transaes comerciais na sua rede local.
O comrcio eletrnico a realizao de toda a cadeia de valor dos processos de negcio num ambiente eletrnico, por meio da aplicao intensa das tecnologias de comunicao e de informao, atendendo aos objetivos do negcio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transaes business-to-business, business-to-consumer e business-to-employee, numa infraestrutura predominantemente pblica de fcil e livre acesso e baixo custo. (ALBERTIN, 2007).

E-commerce inclui qualquer negcio transacionado eletronicamente, em que essas transaes ocorrem entre dois parceiros de negcio ou entre um negcio e seus clientes. (CAMERON, 1997 apud ALBERTIN, 2007, p. 15) Segundo Kalakota e Whinston 1997 apud ALBERTIN, 2007, p. 15, dependendo de para quem se pergunte, e-commerce pode ter definies diferentes: de uma perspectiva de comunicaes, o e-commerce a entrega de informaes, produtos/servios, ou pagamentos por meio de linhas de telefone, redes de computadores ou qualquer outro meio eletrnico; de uma perspectiva de processo de negcio, o e-commerce a aplicao de tecnologia para a automao de transaes de negcio e fluxos de dados; de uma perspectiva de servio, o e-commerce uma ferramenta que enderea os desejos das empresas, consumidores e gerncia para cortar custos de servios, enquanto melhora a qualidade das mercadorias e aumenta a velocidade de entrega do servio; de uma perspectiva on-line, o e-commerce prov a capacidade de comprar e vender produtos e informaes na Internet e em outros servios on-line.

De acordo com Turbam e King (2004), podemos incluir mais duas perspectivas: A Perspectiva da Cooperao: o comrcio eletrnico um instrumento de mediao inter e intracooperativo dentro de uma organizao;

A Perspectiva Comunitria: o comrcio eletrnico um ponto de encontro para os membros da comunidade poderem aprender, realizar negcios e cooperar uns com os outros.
O impacto da Revoluo da Informao est apenas comeando, mas a sua fora no a informtica, a inteligncia artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decises ou a criao de polticas ou de estratgias. algo que praticamente ningum previu, nem mesmo se falava h 10 ou 15 anos: o comrcio eletrnico. (DRUCKER, 2000).

1. Fundamentao terica 1.1. Histrico do comrcio eletrnico (e-commerce) 1.1.1. E-Commerce no mundo O nascimento do e-commerce teve incio na dcada de 1970, antes mesmo do surgimento da web. A criao se deu atravs de redes de computadores privadas interligadas entre si, com a necessidade de efetuar transaes das mais diversas naturezas entre computadores da mesma empresa ou entre empresas distintas. O objetivo principal eliminar os intermedirios nos processos de compra, venda e troca, a fim de diminuir as barreiras criadas pela natureza e pelo homem. Como foi dito anteriormente, grandes corporaes realizavam transaes a fim de elevar os indicadores de eficincia dos processos entre comprador e vendedor, otimizando o estoque e aprimorando os servios aos clientes.
O melhor exemplo de infovia a Internet, no foi criada por interesse social, mas com objetivos estratgico-militares do Departamento de Defesa americano. A Internet foi idealizada como um sistema de comunicao de informaes, em 1969, pela Advanced Research Projects Agency (ARPA), que faz parte do Departamento de Defesa Americano; assim, os sites de pesquisa da Arpa passaram a compartilhar informao e dar acesso a computadores de qualquer lugar. (ALBERTIN, 2007)

A internet nasceu estatal e acadmica. No foi uma rede para se tornar uma plataforma para negcios ou sequer para o uso empresarial. Catalani, et all (2006, p.16). Essa frase afirma que a internet inicialmente foi usada em universidades norte-americanas e que eram os primeiros civis a utilizarem esse tipo de tecnologia. 1.1.2. E-Commerce no Brasil A compra e venda de produtos por meio da internet no Brasil teve incio em meados da dcada de 1990, mas o e-commerce que conhecemos atualmente surgiu na metade da mesma dcada. Os nmeros que sero apresentados so surpreendentes, com grande aumento no nmero de transaes comerciais por meio da rede mundial de computadores por ano, pois o comrcio eletrnico trata-se de um mercado em expanso. Para se ter uma ideia, o acesso a computadores com internet algo to fcil, que com o aumento no nmero de internautas consequentemente h o aumento nas compras realizadas de forma virtual. Em todo o ano de 2007 foram registrados aproximadamente 20,4 milhes de pedidos, e to somente no primeiro semestre do ano seguinte foram efetuados 11 milhes de novos pedidos, mais de 50% de todo o ano anterior.

Conforme Turban; King (2004, p.3) o comrcio eletrnico o processo de compra, venda e troca de produtos, servios e informaes por redes de computadores ou pela internet. Rosa (1998, p. 12) define que a internet tem uma grande vocao para os negcios, pois negcios so meios de tornar a vida mais fcil, atendendo necessidades, gerando prazer, conforto e bem-estar. A net propicia tudo isso. 2. Modelos de e-commerce Com a evoluo do e-commerce e o crescente aumento no nmero de transaes feitas on-line, foram criadas algumas nomenclaturas e siglas para facilitar o entendimento sobre tipo de negcios on-line. B2B (Business to Business) Empresa para empresa. Transaes e processos de compra e venda que ocorrem entre empresa, uma vendendo para a outra. B2C (Business to Consumer) Empresa para consumidor final. Processo de compra e venda que ocorre da venda de um determinado produto pela loja virtual para uma pessoa comum

No Brasil, um exemplo deste modelo de negcio (Figura 1) o site Americanas (http://www.americanas.com.br)

.
Figura 1 Site de compras das Americanas
Fonte: Americanas (2011)

C2C (Consumer to Consumer) Entre consumidores finais. Consiste na venda de produtos feita entre consumidores normais, mas uma empresa atua como intermediria.

No Brasil, um exemplo deste modelo de negcio (Figura 2) o site Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br/)

Figura 2 Site de compras do Mercado Livre


Fonte: Mercado Livre (2011)

C2B (Consumer to Business) Entre consumidor e empresa. Envolve pessoas normais que fazem o uso da internet para vender produtos ou servios as organizaes. B2G (Business to Government) Transaes entre empresas e governo. Ex: compras de fornecedores e licitaes. B2E (Business to Employee) Entre empresas e funcionrios. Utilizada como meio de relacionamento entre empresas e seus colaboradores, para solicitao de material, informaes e servios. G2C (Government to Citizen) Entre governo e cidado. Relacionamento entre governo e os cidados. G2B (Government to Business) Entre governo e empresa. Relacionamento entre governo e empresas.

Na Figura 3, pode-se verificar como se integram esses modelos de e-commerce:

Figura 1.3 Classes de transaes


Fonte: Catalani (2006)

Alm das siglas e nomenclaturas j mencionadas acima, h mais algumas que no so muito utilizadas ou conhecidas. E-Commerce so as transaes que ocorrem via internet, atravs da ligao entre compradores e vendedores. (BALARINE, 2002)
O business-to-consumer qualquer relao comercial entre uma empresa e um consumidor. B2B a abreviao da expresso business-to-business. Traduzindo, o termo representa qualquer tipo de relao comercial entre duas empresas. Para simplificar ainda mais, pode-se comparar o B2B compra e venda por atacado [...] com a solidificao do e-commerce, cada vez mais empresas investem nas relaes B2B online para conseguir uma boa posio no mercado. (PINNA, 2001)

Para Luz (2000, p.6) O e-commerce Business-to-Consumer (B2C) o varejo eletrnico (supermercados, lojas de departamentos, shoppings eletrnicos). A Web se tornou o canal dominante para a comunicao comercial entre empresa e cliente. 3. O Balano de 2010 A 23 edio da pesquisa WebShoppers, realizada pela e-bit, ressalta que o ano de 2010 teve um aumento expressivo e que no mostra sinais de queda nas transaes realizadas on-line. No ano de 2010 o faturamento total foi de R$ 14,8 bilhes em vendas de bens de consumo no setor virtual, o que significou um acrscimo nominal de 40% ante os R$ 10,6 bilhes registrados em 2009. Esse aumento est relacionado a um dos eventos mais importantes do mundo, especialmente para brasileiros, a Copa do Mundo. O evento colaborou bastante para o aumento na venda de aparelhos de televiso mais sofisticados.

Os nmeros do e-commerce brasileiro no param de crescer. Em 2010, chegamos a 23 milhes de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra on-line at hoje. (EBIT, 2010) Esses 23 milhes de usurios realizando compras no ano de 2010 foram de grande valia para o sucesso de mais um ndice sobre o e-commerce, totalizando mais de 40 milhes

de pedidos no ano. J no ano de 2009, foram realizadas cerca de 30 milhes de compras via web.

3.1. Fatores que favorecem o crescimento desse mercado: Aqui iremos expor os principais fatores que favorecem esse crescimento to expressivo no mercado do comrcio eletrnico. 4. S-Commerce O Brasil est na quinta posio do ranking dos pases que mais acessam as redes sociais e esse o foco dos olhares de muitas empresas. As empresas virtuais e fsicas esto buscando novos meios de chegar aos seus clientes. Utilizando mdias sociais e sites de relacionamentos como canal direto de vendas para sua marca e seus produtos. J possvel perceber o impacto que o marketing viral realizado nas redes sociais causa. Comunidade em geral como: Orkut, Twitter, Facebook, etc, tem bastante importncia para empresas, esses portais so ferramentas que auxiliam na compra e venda on-line. Para simplificar, podemos dizer que o s-commerce integra ambientes de venda business-tobusiness e business-to-consumer a formatos de Redes Sociais. A empresa Dell, especializada na montagem de desktops e laptops, criou perfis no microblog Twitter, e alcanou o cifra de US$ 6.5 milhes em vendas por meio do microblog. Mas no s criar um perfil em um site de relacionamento e esperar que as pessoas interajam. Alguns requisitos bsicos so primordiais para o sucesso de seu marketing digital: Ser sincero e transparente a melhor sada, ao invs de tentar maquiar ou esconder a falha. Facilidade de acesso internet; Preos de produtos mais acessveis; Pesquisa por produtos fcil e rpida; Funcionamento 24/7/30/365; Velocidade nas transaes; Venda direta; Visibilidade da marca a nvel mundial;

Interaja com seus clientes potenciais. Esquea as respostas e aes automatizadas e seja mais humano, respeitando o limite claro. Oua a opinio de seus consumidores, mostre-os o quanto so importantes e aceite suas opinies. Mande dicas sobre seus produtos, qual a melhor forma de us-los, o que eles so capazes de fazer.

4.1. O S-Commerce e as compras coletivas Esse nova forma de transao comercial algo muito novo. O primeiro site de compras coletivas a ser lanado nasceu em 2008, nos EUA. No incio de 2010 foi que essa modalidade de negociao entrou no Brasil e em menos de um ano foi suficiente para virar moda, com mais de 100 sites similares nesse intervalo de tempo, uma verdadeira tendncia que necessita do engajamento das pessoas e de seus contatos em redes sociais. No h como contestar o sucesso das compras coletivas no Brasil. Esse segmento no e-commerce movimenta uma cifra bastante considervel para o porte das empresas que atuam nesse ramo, mesmo trabalhando com valores abaixo do mercado, com uma reduo significativa da margem de lucro para o vendedor e com preos bastante atrativos para os clientes. Ao mesmo tempo em que o vendedor consegue zerar seu estoque por vender com preo abaixo do mercado, geralmente produtos fora da estao, as vezes provocam desconforto para o cliente e o que era pra ser um bom processo de compra e venda acaba em constrangimento para a empresa e uma experincia negativa para o cliente. Mas o sucesso tamanho, que os dados do Ibope Nielsen On-line mostram essa nova tendncia. Somente no Brasil, entre os meses de fevereiro e maro deste ano, os acessos a sites de compras coletivas saltaram de 13 milhes para 17,1 milhes, um aumento de 30%. O que liga essa nova tendncia ao s-commerce que no mnimo 25% dos internautas antes de realizar a compra, buscam informaes em redes sociais, atravs de blogs e perfis disponveis da rede. A estratgia utilizada com o contador regressivo, nmero de pessoas que j compraram crucia na oferta do dia. Alguns navegadores at compram por impulso por ver que a oferta somente para o dia e que pode esgotar a qualquer momento. O outro lado da moeda mostra que expressivo crescimento nos sites de compras coletivas pode ser uma faca de dois gumes, os sites atingindo a quantidade mnima de vendas por produto e o poder de barganha dos fornecedores na escolha de em qual site anunciar. O e-commerce nos sites de compras coletivas responsvel apenas pela venda, o que no garante a qualidade do atendimento em um restaurante que fez a promoo. Isso traduz que os portais de compras coletivas mais uma tendncia que veio pra ficar, mas somente ir sobreviver aqueles que mostrarem um diferencial no produto/servio oferecido. 5. Consideraes finais Podemos concluir esse trabalho falando sobre o grande momento que vive o ecommerce no Brasil. Um mercado em expanso e com to pouco tempo, movimentando bilhes de reais por ano. A grande exploso das mdias sociais e os sites de compras coletivas, que utilizam esses portais para divulgar seu produto e sua marca, visando atingir a maior parcela de usurios on-line possvel. Mas no to simples abrir uma loja virtual, menos oneroso que outros tipos, mas ainda assim h tributao, necessita de tempo e interesse por parte do empresrio.

Estamos numa poca de grandes mudanas no mercado brasileiro, as empresas esto se voltando para o mundo virtual, fazendo uso de games e sites de relacionamentos parra divulgar seu produto. Uma grande tendncia, mas que somente quem ir sobreviver ser os que tiverem um diferencial. A cada ano que passa notria a cifra que movimenta o mercado virtual. Os brasileiros mais confiantes na internet e mais cmodos a comprar por causa das facilidades oferecidas, vantagens percebidas e no conforto de seu domiclio. Assim, esse artigo foi elaborado a partir de livros e artigos encontrados e dados obtidos atravs da rede mundial de computadores. Utilizando uma linguagem simples e abordagem de fcil entendimento, podendo ser usado como material de pesquisa sobre comrcio eletrnico e mdias sociais, assuntos que se fazem presentes no dia-a-dia de qualquer empresrio que tenha interesse e perceba a importncia da internet e o mercado virtual, afim de perpetuar sua marca por mais tempo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALBERTIN, Alberto Luiz. Comrcio eletrnico: modelo, aspectos e contribuies de sua aplicao. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 220 p. BALARINE, Oscar F. Osrio. Tecnologia da Informao como vantagem competitiva. RAE eletrnica -Revista de Administrao de Empresas. Fundao Getlio Vargas, So Paulo, Vol. 1, n. 1, jan-jun/2002. CATALANI, Luciane et al.. E-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. DRUCKER, Peter. O futuro j chegou. Exame. 710. Ed. So Paulo, 22 mar. 2000. LUZ, Viviane Bochi. E-commerce: uma nova forma de fazer negcio. Florianpolis, 2000. 51 f. Monografia (Especializao em Marketing) Escola Superior de Administrao e Gesto, Universidade do Estado de Santa Catarina. PINNA, Rafael. O e-business est chegando com fora total. Saiba o que os termos B2B, B2C e C2C significam na prtica e entenda melhor o mercado de TI. Revista TI. 05/jan/2001. ROSA, Jos Antnio. ABC da comercializao e negcios pela internet. So Paulo: STS, 1998 . 80p. TURBAN, Efraim; KING, David R. Comrcio eletrnico: estratgia e gesto. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. 436 p. http://www.pagpedia.com/topicos/blog/page/2/ acessado em 25/06/2011 as 03h56min http://www.cappefisio.com.br/noticias_ver.asp?conteudo_id=5 acessado em 26/06/2011 as 04h17min http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1718/historico_do_comercio_eletronico acessado em 26/06/2011 as 14h49min

10

http://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/o-que-e-b2b-b2c-c2c-e-o-que-isso-tem-aver-com-midias-sociais acessado em 27/06 /2011 01h35min http://www.webshoppers.com.br/webshoppers/WebShoppers23.pdf acessado em 27/06/2011 as 02h18min http://www.techtudo.com.br/platb/negocios/2010/12/08/compras-coletivas-tendencia-oubolha/ acessado em 27/06 /2011 as 02h53min

Вам также может понравиться