Вы находитесь на странице: 1из 30

www.psicologia.com.

pt

MAUS TRATOS NA MULHER


Trabalho de Licenciatura

Sandra V. Silva Licenciada em Psicologia da Sade pela Universidade Lusada do Porto, Portugal Email: savasi@mail.pt

RESUMO

A violncia e os maus tratos afectam a vida de milhes de mulheres por todo o mundo, em todas as classes scio-econmicas e educativas. Ultrapassa mesmo barreiras culturais e religiosas, impedindo que as mulheres tenham direito em participar em tudo o que diga respeito sociedade. A violncia e os maus tratos contra as mulheres podem ter vrias faces, desde a violncia domstica, a violao e a escravatura sexual, a mutilao genital feminina, o feticdio selectivo, o infanticdio das crianas do sexo feminino, o casamento de crianas e os homicdios por questes de honra. No fundo todos os tipos de violncia congregam em si a base de que os direitos humanos esto a ser violados e comprometem o futuro das prximas geraes, sendo que as crianas que presenciam actos de violncia domstica ou de outro tipo tm maior probabilidade de adoecer, de ter um desempenho escolar deficiente e de se tornarem agressores. As mulheres so um importante motor de mudana, crescimento e desenvolvimento em qualquer sociedade, contudo muitas das sociedades onde se inserem negam-lhes direitos que devem ser inerentes a todos os seres humanos, ou seja, a igualdade, o estatuto, o poder e o conhecimento. A igualdade de direitos entre os sexos, quer seja , no lar, na comunidade e sociedade, um beneficio importante para um desenvolvimento harmonioso de todos. Mas a discriminao com base no sexo uma realidade que se encontra profundamente enraizada, e o que se prope que a determinao, a sensibilidade e a imaginao sejam armas poderosas no combate a esta discriminao. importante por isso, que os dirigentes polticos, religiosos e comunitrios, tenham uma liderana activa, no combate s disparidades entre sexos.

Palavras-chave: Conceito de violncia, maus tratos e violncia domstica, maus tratos e violncia sexual, prostituio e trfico de mulheres, violncia, religio, questes culturais e sociais.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

"A Violncia sobre as Mulheres um cancro que devora o corao de qualquer sociedade, em qualquer parte do mundo" Irene Khan, Secretria Geral da Amnistia Internacional

Ser Mulher...

O ciclo da vida humana, pressupe mudanas a nvel das realidades quotidianas, assim como a busca de coerncia e reordenao das experincias e percepes do que somos e do que nos rodeia. Ao longo do tempo , temos assistido luta para exterminar a discriminao entre os sexos, assim como a busca da igualdade social e de justia. A luta por esta igualdade justa, mas no podemos esquecer que a igualdade pressupe o respeito pela diferena. A discriminao entre sexos muito evidente no que respeita ao sexo feminino, e a histria da Humanidade, d-nos vrias provas disso. A nvel social e cultural, temos como exemplo, os movimentos levados a cabo no sculo XIX pelas sufragistas, que saram s ruas para lutar pelos seus direitos. Estas mulheres procuravam conquistar a igualdade perante as urnas eleitorais, ou seja o direito ao voto ( sufrgio) feminino, que lhes iria assim permitir incluir as suas vozes na elaborao da histria da Humanidade. Foram muitas vezes presas e reprimidas com violncia, estas mulheres que lutaram por um direito que cabia, e cabe, tanto s mulheres como aos homens. Em 1952, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Conveno sobre os Direitos Polticos da Mulher, segundo o qual "as mulheres devem ser capacitadas a votar em todas as eleies em termos de igualdade com os homens, sem qualquer discriminao.

bvio que os valores das mulheres diferem, muitas vezes, dos valores que foram criados pelo outro sexo ... mas so os valores masculinos que prevalecem Virgnia Woolf

As mulheres no buscam nas suas lutas uma considerao especial, procuram sim que a igualdade prevalea como verdade do sentido dado Humanidade. Os direitos que os homens consideravam e consideram como naturais e alienveis , tambm pertencem s mulheres.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

Conceito de violncia: O sentido i (lgico) da violncia

A violncia contra as mulheres constitui a violao dos direitos humanos bsicos e um obstculo realizao de objectivos como a igualdade, o desenvolvimento e a paz. (In Beijing Conference, September 1995)

Os valores, os ideais de justia, a liberdade e a tolerncia, so essenciais em qualquer sociedade, argumentando-se facilmente que so importantes no combate violncia... Mas ... e quando os Homens fazem do seu sentido de justia e liberdade, um passo para a violncia? Falamos assim da violncia cega cometida por pressupostos alegadamente justos que tem como base uma convico fantica e fundamentalista. A violncia no tem cor, no tem pas, identidade, sexo... Ela existe e em todos os lugares, podendo todos ns sermos potenciais agressores ou vtimas.

Como definir violncia?

Para Espinosa, a violncia o resultado da discrepncia entre o desejo e a realidade, entre as aspiraes, expectativas e esperanas das pessoas e a dificuldade real de as atingir. No fundo, isto vai gerar uma frustrao que ao ser acumulada transforma se em violncia. Quando se falha a internalizao da norma, quando as possibilidades de conteno da agressividade so ultrapassadas pelo indivduo ou grupo, ou mesmo quando se perde a conscincia de avaliar a natureza a consequncias dos comportamentos, a violncia acontece. A autoridade sem autoritarismo e o afecto so potncias no desenvolvimento harmonioso de uma sociedade naturalmente dinmica. Muitas vezes, indivduos mal-amados, abandonados, excludos violentados, acabam por passar a sua vida a violentarem-se a si prprios e aos outros. Em contraste temos o afecto que aumenta o nosso discernimento e a nossa capacidade de agir, potenciando a autonomia e as potencialidades individuais de cada um.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

Apesar da violncia ou maus tratos serem algo universal, existem diferentes tipos de violncia que podem ser mais susceptveis de acontecer mais numas sociedades do que noutras, e por detrs podero estar razes religiosas, culturais, polticas, entre outras. O aborto selectivo, as praticas de mutilao genital ou os casamentos em idades precoces, em que no h uma maturidade suficiente a nvel fsico, mental e emocional, so exemplos para o cenrio anteriormente descrito.

O trabalho do special rapporteur:

Desde que a Organizao das Naes Unidas foi fundada, a questo dos direitos das mulheres tem recebido bastante ateno. Um bom exemplo disso o facto de que, em dezembro de 1993, a Assembleia Geral das Naes Unidas adoptou a Declarao para a eliminao da violncia contra as mulheres; sendo que isto contribuiu para que a comunidade internacional, reconhecesse explicitamente, as dimenses dos maus tratos , ou seja , da violncia contra as mulheres que acontece por todo o mundo. Isto porque, muitos governos viam a violncia e os maus tratos contra as mulheres como um problema privado que apenas dizia respeito s pessoas implicadas, e no como um problema que tem como base a violao dos direitos humanos e que requer uma interveno estatal. A Declarao indica uma traduo para a violncia e os maus tratos baseados no gnero: qualquer acto de violncia baseada no gnero que resulta ou susceptvel de resultar em dano ou sofrimento fsico, sexual ou psicolgico para com a mulher, incluindo ameaas face a esses actos, assim como coero ou privao da liberdade, independentemente de ocorrer em pblico ou a nvel da vida privada. A definio ampliada no artigo 2 da Declarao, que identifica 3 reas em que comum ocorrer violncia:

violncia fsica, sexual e psicolgica que ocorra na famlia, incluindo bater; violncia sexual em crianas do sexo feminino dentro do seio familiar; violao marital; mutilao genital feminina e outras prticas dolorosas; violncia no marital; violncia em casos de explorao; violncia relacionada com o dote. violncia fsica, sexual e psicolgica que ocorra na comunidade em geral, incluindo violao; abuso sexual; assdio sexual e intimidao no trabalho, em instituies educativas ou em qualquer outro lugar; trfico de mulheres; prostituio forada. violncia fsica, sexual e psicolgica perpetrada ou conduzida pelo estado, independentemente do lugar em que ocorre.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

Por exemplo: Embora parea inacreditvel, a violncia contra mulheres perpetrada por pessoas que tem como funo a proteco, tal como os sistemas de justia, bem real, e por isso condenvel. As mulheres so abusadas verbalmente e fisicamente, podendo mesmo ser sujeitas a tortura fsica e sexual. De acordo com a Amnistia Internacional, milhares de mulheres que se encontram sob custdia policial, so rotineiramente violadas um pouco por todo o mundo nos centros de deteno policial. Desta forma, deter e punir os abusadores, so medidas que devem ser postas em prtica a nvel estatal.

Devido ao alarmante crescimento de casos de violncia contra as mulheres por todo o mundo, a Comisso dos direitos Humanos adoptou o mandato 1994/95 a 4 de Maro de 1994, em que foi tomada a deciso de designar um Special Rapporteur, ou seja um gnero de enviado especial, cuja funo era e ainda fazer estudos e com base nestes, elaborar relatrios sobre a situao das mulheres em vrios pases do mundo, mais precisamente face violncia contra as mulheres, designando as suas causas e consequncias ( P.e. o Afeganisto). Entre 1994 e Julho de 2003 foi designada como enviada especial Ms. Radhika Coomaraswamy (Sri Lanka), e a partir de Agosto de 2003 exerce funes como enviada especial , Ms. Yakin Ertrk (Turquia).

A enviada especial tem como mandato ou ordens de recolher e analisar os dados recolhidos e recomendar medidas que tenham como objectivo eliminar a violncia seja a nvel internacional, nacional ou regional. O mandato tem como objectivo 3 funes:

Recolher informao sobre maus tratos e violncia contra as mulheres, assim como as suas causas e consequncias, recorrendo s estruturas e organizaes governamentais, intergovernamentais e no-governamentais e a agncias especializadas . Recomendar medidas, maneiras e formas de eliminar a violncia contra as mulheres, seja a nvel internacional, nacional e regional, atendendo s suas causas e procurando remediar as suas consequncias. Trabalhar em conjunto com outros enviados e representantes especiais, assim como com grupos de trabalho e experts independentes da Comisso dos direitos humanos.

Podemos considerar, segundo Ms. Radhika Coomaraswamy, enviada especial das Naes Unidas, que existem 3 reas em que as mulheres so particularmente vulnerveis:

1 - na famlia ( inclui violncia domestica, prticas tradicionais/habituais; infanticdio)

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

2 - na comunidade (violao, agresso sexual, trfico e explorao de mulheres para a prostituio; explorao laboral; trabalhadoras emigrantes ...) 3 - no estado ( violncia contra mulheres detidas; violncia contra mulheres refugiadas ou em situao de conflito armado)

O papel dos Governantes:

Os governos devem promover a implementao de legislao nacional, para acabar com a violncia contra as mulheres e devem ter um trabalho activo e persistente para ratificar todas as prticas internacionais que tem por base a violncia contra as mulheres. Devem tambm promover a nvel institucional, abrigos, ajuda legal e profissional entre outros servios, para raparigas e mulheres em risco, assim como aconselhamento e reabilitao para os agressores. A adopo de medidas para a promoo de uma educao que leve a uma modificao social e cultural a nvel das condutas praticadas tanto por homens como por mulheres, urgente em muitos pases.

ainda importante que os estados de diferentes pases estejam atentos, ao facto de que muitas leis falham no processo de proteger as vtimas ou ento no processo de punio dos abusadores. Cada pas deve procurar que a sua legislao nacional, uma vez adoptada, no fique margem, ou seja, que no perca a sua fora. A responsabilidade estatal claramente definida no artigo 4 da Declarao para a eliminao da Violncia contra as Mulheres, que assim estipula que os estados devem exercer as suas obrigaes em prevenir, investigar e, em concordncia com a legislao nacional, punir os actos de violncia contra as mulheres, independentemente de esses actos serem perpetrados pelo estado ou a nvel privado. Delinear as causas deste problema, assim como as suas consequncias e ainda promover a educao da sociedade em geral, incluindo juzes e polcias, em mudar as crenas e atitudes sociais que encorajam a violncia por parte dos homens, so objectivos que se deve pr em prtica o mais rpido possvel.

Maus tratos e violncia domstica

O espao onde moramos, ou seja, a nossa casa , o nosso lar devia ser sinnimo de conforto e amor, mas nem sempre assim... e metade das mulheres portuguesas sabem-no... pois o espao domstico onde vivem sinnimo de local de tortura , violncia e sofrimento, ou seja, de maus tratos.
Sandra V. Silva 6

www.psicologia.com.pt

No fundo a famlia constitui ( ou devia constituir) um compromisso de confiana, proteco, apoio mtuo e conforto, e ( ou devia ser) sinnimo de convivncia, relaes generosas, altrustas, seguras e duradouras, onde nos protegemos do meio circundante; contudo, e como meio humano que , est sujeita a contradies e contrastes, e assim surge a famlia como cenrio de hostilidades, conflitos, de desamparo, maus tratos e violncia, onde o carinho e o amor no tem espao. Quando falamos de violncia conjugal no podemos restringir-nos violncia fsica ; a violncia psicolgica tambm realidade e pode acompanhar a violncia fsica ou existir isoladamente. muito comum, as mulheres vtimas de violncia subestimarem-se e construrem a ideia de que tudo o que se passa culpa delas, o seu amor-prprio vai sendo destrudo num processo lento e extremamente destrutivo. As marcas fsicas podem passar, mas os traumas psicolgicos embora aparentemente no visveis podem durar uma vida, condicionando a pessoa e remetendo-a para um constante e profundo sofrimento.

A violncia acontece em todas as classes sociais...

Associar a violncia conjugal a meios socialmente desfavorecidos um mito... h violncia conjugal tanto nas classes baixas como altas, pode haver eventualmente diferenas ao nvel do tipo de violncia ou do modo como sentida essa violncia, mas importante mesmo assim no criarmos padres. A violncia contra mulheres no seio familiar ocorre nos pases subdesenvolvidos e desenvolvidos de forma semelhante. Muitas vezes a violncia que ocorre dentro de casa entendida por muitos, incluindo vizinhos, a comunidade em geral e mesmo o governo como um assunto privado. Contudo assuntos privados tem a tendncia a se tornar tragdias pblicas. Continuando a seguir esta linha de discurso, ainda importante alertar para o facto de os maus tratos ou violncia domstica estarem ainda conotados como algo que tem de se esconder, algo que rodeado de tabus e silncios profundos e dolorosos. Os maus tratos e a violncia domstica quer seja fsica e/ou psquica, tem repercusses psicolgicas como os transtornos emocionais profundos, baixa auto-estima , inibio afectiva e isolamento social; a mulher vive uma situao de verdadeiro terror, face s ameaas, maus tratos, abandono, abuso, violncia, negligncia a que pode ser sujeita, e em que o despertar para uma nova vida, traumtico e doloroso, pois h uma anulao por parte da vtima em que muitas vezes ela se sente responsvel pelo sucedido, o que torna a situao particularmente catica. muito importante que os governos reconheam a importncia de proteger as vtimas de violncia domstica assim como agir no sentido de punir os agressores. A implementao de estruturas que permitam aos profissionais trabalhar nos casos de violncia domstica e suas consequncias, um passo importante para a eliminao da violncia contra as mulheres no seio familiar. Assim como importante, a instruo especializada para autoridades que tem como objectivo fazer cumprir a lei,
Sandra V. Silva 7

www.psicologia.com.pt

assim como para mdicos e profissionais legais, e o estabelecimento de servios de apoio e suporte na comunidade , incluindo o acesso a informao e a abrigos.

A violncia Domstica na legislao portuguesa: Na lei portuguesa, as questes da violncia domstica ou maus tratos na famlia, so referidas a nvel geral, ou seja, no h especificidades para a proteco da mulher ( porque tambm no podemos esquecer que a violncia domstica e os maus tratos na famlia, tambm acontecem das mulheres para com os homens). Contudo, no podemos negar que o maior impacto face sua aplicao se d relativamente s mulheres, pois so as maiores vtimas deste tipo de crime. Um aspecto bastante importante e portanto de referncia, o facto da legislao portuguesa permitir e promover a criao de associaes de mulheres. Estas associaes que podem ser de mbito nacional, regional ou local, so dotadas de personalidade jurdica, no tm fins lucrativos e tem como finalidades a eliminao de todas as formas de discriminao, a promoo da igualdade entre homens e mulheres, o direito de participar na definio das grandes linhas de orientao legislativa de promoo dos direitos das mulheres, assim como propor iniciativas para prevenir ou cessar actos ou omisses de entidades publicas que violem os direitos das mulheres. Em 9 de Maio de 1991, segundo o Decreto Lei n. 166/91, foi criada a Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM), que tem como actividades:

Intervir na poltica global e sectorial com incidncia na situao das mulheres e na igualdade de direitos. Contribuir para as alteraes legislativas Propor medidas e pareceres sobre projectos ou propostas de lei. Realizar e dinamizar investigaes multidisciplinares face a questes relativas igualdade e situao das mulheres. Contribuir para o acesso ao direito, atravs de um servio de informao jurdica gratuita dirigido s mulheres, etc.

A lei exige a obrigatoriedade de consultar a CIDM sobre todos os projectos de diplomas legais com incidncia na problemtica da mulher e da igualdade. A CIDM est na dependncia do Alto Comissrio para as Questes da Igualdade e da Famlia ( que foi criado em 1995, sendo que nomeado e exonerado pelo Primeiro-Ministro, tendo as mesmas regalias de um Subsecretrio de Estado) que tem como funes permitir a igualdade entre homens e mulheres a nvel social e familiar e eliminar qualquer tipo de discriminao.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

Um exemplo claro da pertinncia das associaes o facto do artigo 152 do cdigo Penal, ter sido uma das suas exigncias, sendo que este artigo rev uma punio de 1 a 5 anos de priso para aquele que infligir ao cnjuge , ou a quem com ele conviver em condies semelhantes, maus tratos fsicos e psquicos, sem possibilidade de aplicao de multa. Outro passo importante foi a transformao deste crime em crime pblico, pelo que no obrigatria a apresentao da queixa por parte da vtima, responsabilizando toda a sociedade pela denuncia deste tipo de crime (lei n. 7/2000, de 27 de Maio). Por ser um crime pblico no se permite a desistncia de queixa a pedido da vitima ( o que implicaria o arquivamento do processo), podendo nestes casos serem aplicadas regras de conduta ao arguido, que ter de as aceitar. A proteco s vtimas de violncia domstica e maus tratos no se resume punio por este tipo de prtica, ou seja, o Estado tem tambm medidas para colmatar alguns problemas sociais que dela resultam, nomeadamente:

Criao da rede pblica de casas de apoio a mulheres vitimas de violncia domstica , em 3 de Agosto de 1999, com lei 107/99, que rev a criao de pelos menos uma casa de apoio em cada distrito do continente e uma em cada regio autnoma. O governo em articulao com as instituies particulares de solidariedade social, devem promover e apoiar a criao de ncleos de atendimento para mulheres vitimas de violncia, de forma inteiramente gratuita.

Alm de fazer referncia CIDM, e com toda a pertinncia, no podia deixar de parte, a APAV...

Ento o que a APAV?

A Associao Portuguesa de apoio vitima ( APAV), uma organizao sem fins lucrativos, que foi fundada em 1990, cujos servios so gratuitos e confidenciais. O seu principal objectivo, promover e prestar informao, proteco e apoio s vtimas de crime. A APAV considerada uma Instituio Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pblica reconhecida (Dirio da Repblica, III Srie, n. 159, de 12/7/90 e III Srie, n. 27, de 1/2/91).

A APAV presta 3 tipos de apoio:

O Apoio Jurdico consiste em informar e aconselhar o utente em termos jurdicos.

Sandra V. Silva

www.psicologia.com.pt

O Apoio Psicolgico consiste em prestar apoio psicolgico regular ao utente vtima de crime e/ou seus familiares que sofram directamente os efeitos do crime. O Apoio Social consiste em clarificar com o utente a natureza da situao-problema.

Maus tratos e violncia sexual

A violncia sexual consiste na actividade sexual forada sem consentimento da pessoa lesada, ou seja, usada a actividade sexual como meio para magoar, humilhar ou controlar a pessoa em questo. Estas aces podem ser cometidas por namorados, amigos, conhecidos, familiares , amantes, parceiros e mesmo estranhos.

A violncia sexual NUNCA culpa da vtima.

Exemplos de comportamentos usando a fora e o no consentimento da pessoa, consistem na coero/manipulao, no suborno, na chantagem, ameaas, uso de drogas e/ou lcool, empurrar, bater, intimidar, abuso de poder nas relaes, exercer presso, uso de armas, entre outros comportamentos, sendo que podemos incluir como elementos da actividade sexual , dar as mos, abraos, beijar, tocar, petting, relaes sexuais ( oral, anal ou vaginal).

Violao A violao pode ocorrer em qualquer lugar e sob diferentes formas, desde violao no seio familiar, como por exemplo, a violao marital, e o incesto; podendo tambm acontecer em situaes de conflito armado e nos campos de refugiados. Nos EUA, as estatsticas nacionais indicam que uma mulher violada a cada seis minutos. assim pertinente a educao no sentido de alertar as pessoas em geral para o problema hediondo da violao, assim como promover uma maior sensibilizao por parte dos policias e das equipas hospitalares em como trabalhar e acompanhar as vitimas de violao.

Sndroma do trauma da violao

As pessoas vtimas de violao podem sofrer um significativo trauma fsico e emocional , que pode ocorrer durante a violao, imediatamente aps esta ocorrer e passado um perodo considervel da sua ocorrncia. Este fenmeno conhecido como Sndroma do trauma da violao que se caracteriza por ser uma espcie de perturbao de stress ps-traumtico; este sndroma foi inicialmente identificado
Sandra V. Silva 10

www.psicologia.com.pt

pelas investigadoras Ann Burgess e Lynda Holstrom em 1970, sendo que foi posteriormente desenvolvido, levando a que Mary Koss e Mary Harvey em 1987, definissem as fases desse sndroma, que se traduzem em quatro:

1 - Fase antecipatria; imediatamente antes da agresso: o sujeito tem a noo do perigo, avalia rapidamente a situao ou pode dissociar-se desta.

2 - Fase do impacto que ocorre durante ou imediatamente aps a agresso: as vtimas podem fazer coisas que parece no ter sentido tanto para as prprias como para os outros.

- Muitas vitimas descrevem que sentem um vasto leque de emoes, umas horas imediatamente aps a violao; podem ocorrer nas vtimas 2 estilos de emoes: expressas, em que as vtimas demonstram sentimentos como raiva, medo e ansiedade; e controladas em que os sentimentos das vtimas se encontram mascarados ou escondidos (normalmente o mais comum).

3 - Fase da reconstituio: uma fase longa, podendo mesmo durar anos. Esta fase dividida em 3 subestdios: 1 - Negao: que funciona como um mecanismo natural de coping . 2 - Sintomatologia: aparecimento de sintomas fsicos, pesadelos, flashbacks e coisas que levem a vitima a pensar na agresso que sofreram. 3 - Raiva: tambm cheia de esperana, vergonha, desespero, depresso, um sentimento de luto/perda. Uma dolorosa mas catrsica fase. durante esta fase (ou estado) que os sobreviventes comeam a perceber o impacto que a agresso teve nas suas vidas. Tambm podem usar a raiva como trampolim para uma cura mais intensiva (centros de ajuda a pessoas violadas, grupos de suporte, aconselhamento ou podem focar a raiva/fria nelas prprias, interiorizando-a e utilizando comportamentos inadaptados para lidarem com a sua dor (suicdio, auto-mutilao, abuso de drogas, etc.).

Se o sobrevivente manifesta a segunda opo, a raiva deve focar-se apropriadamente em circunstncias externas em vez de auto-culpa. Por fim temos a resoluo/deciso que consiste na assimilao da violncia como uma das experincias de vida, ou seja, a sobrevivente consegue um stio onde a memria da violao/violncia no a assalta mais, ela arranja mecanismos de substituio para lidar com a situao.
Sandra V. Silva 11

www.psicologia.com.pt

As vtimas/sobreviventes passam de fase em fase de forma fluida e no linear, ou seja, a cura no acontece no acontece numa linha recta a pessoa pode recair de um estado para um estado anterior e depois passar para um estado posterior outra vez. Atravs de todas as fases de RTS (rape trauma sindrome) um sobrevivente pode experienciar uma variedade de reaces fsicas, emocionais e psicolgicas face violao.

Estilo de vida fsico

Os sintomas fsicos resultantes do trauma da violao, incluem:

problemas vaginais e/ou rectais nas mulheres, podem ocorrer problemas a nvel menstrual ( como mudanas no ciclo menstrual) e a nvel ginecolgico. dores musculoesquelticas dificuldades genitais/urinrias mal- estar geral transtornos gastrointestinais problemas alimentares e com o sono

Estilo de vida psicolgico:

Sonhos e pesadelos em relao agresso de que a pessoa foi vtima ou ento sonhos violentos, mas que no tem a ver com a agresso. Fobias, principalmente relacionadas com as circunstncias da violao, como por exemplo, medo de estar sozinha ou ento de multides. Parania ou medo de toda a gente.

Estilo de vida social:

a vida social restringe-se ao mnimo , ou seja, s vo para o emprego ou para a escola.

Sandra V. Silva

12

www.psicologia.com.pt

normalmente permanecem em casa ou s saiem quando acompanhadas. necessitam de um maior suporte familiar muitas vezes mudam o nmero de telefone ou optam por um numero privado

Estilo de vida sexual:

medo do sexo: as vtimas em que a violao foi a sua nica experincia sexual, tem medo que o sexo seja igual ao que lhes sucedeu; por sua vez, as vtimas que j eram sexualmente activas , tem medo ou dificuldade em ter relaes sexuais com o seu parceiro. medo do contacto fsico falta de nimo e desejo

Podem ainda verificar-se reaces compostas: problemas correntes ou anteriores resistentes s condies psiquitricas, fsicas ou modelos de comportamento podem construir reaces violao; sendo que os sobreviventes podem ser mais vulnerveis a experienciarem reaces compostas, se eventualmente antes do acontecimento j tinham sintomas psiquitricos ou problemas simultneos em vrias reas da sua vida ( exp.: problemas com o lcool, familiares, financeiros, etc. )

Tipos de violao:

Violao por conhecidos: Considerar que a violao um crime cometido normalmente por estranhos principalmente quando vo sozinhas na rua, errado, alis as mulheres correm maiores riscos de serem violadas por conhecidos ( sejam maridos/companheiros, amigos ntimos, conhecidos, pais/padrastos ou colegas de trabalho), constatando-se assim que as mulheres tem mais probabilidade de serem violadas dentro de casa do que na rua. Existem mitos e consideraes negativas que levam muitas pessoas a no considerar crime a violao por conhecidos, nomeadamente:

os casos em que existe uma relao anterior so vistos como disputas privadas, o que os retira do sistema pblico.

Sandra V. Silva

13

www.psicologia.com.pt

estes casos so vistos como menos srios , porque considera-se que se a mulher consentiu o sexo anteriormente o homem tem direito de continuar a obter satisfao sexual com essa mulher. considera-se que as mulheres que aceitam sair, beber, boleias, etc. deviam saber que estes actos antecedem o sexo. as violaes cometidas por conhecidos so vistas como sendo perturbadoras para as vitimas. menos srias e menos

Muitos dos estudos realizados indicam que a violao por conhecidos tem consequncias idnticas ao crime de violao cometido por estranhos. Desta forma as sobreviventes apresentam, nveis de depresso, medo e ansiedade, e sintomas de stress ps-traumtico, iguais , e muitas vezes superiores, aos das mulheres violadas por desconhecidos. E mesmo que os danos fsicos possam ser menores que os das mulheres violadas por desconhecidos, o sofrimento psicolgico pode atingir maiores propores. Dentro da violao por conhecidos, temos um subtipo que se denomina de violao de encontro ou Date Rape; este tipo de coero exercida pelo violador de forma subtil, por exemplo, muitos desses violadores dizem s mulheres que se elas recusarem a ter sexo com eles deixam de gostar delas e muitos chegam a ameaar com a relao. Outro aspecto muito comum, o facto de as mulheres sobreviventes ao crime cometido por conhecidos no considerarem essa experincia como uma violao, o que no significa que a experincia seja menos traumatizante. Desta forma, enquanto as mudanas sociais no se tornarem mais evidentes ( principalmente no que concerne s consideraes negativas referidas anteriormente) , as mulheres vo continuar a no ver os ataques que sofreram como verdadeiras violaes, o que possivelmente vai perpetuar o ciclo da revitimizao.

Violao em situao de conflito armado: A violao muitas vezes usada como arma de Guerra e como estratgia com o fim de subjugar e provocar o terror em toda a comunidade. A violao nos conflitos armados pode ser considerado como crime de guerra , e pode em certas circunstncias, ser considerado genocdio. A humilhao das mulheres a este nvel, incluindo a violao em massa, deplorvel. A violao muitas vezes usada como arma em situaes de guerra ou conflito armado , sendo praticada por ambas as partes implicadas. Este um fenmeno que se encontra por todo o mundo: no Mxico, em Ruanda, no Kuwait, no Haiti e na Colmbia. Mulheres e crianas do sexo feminino so frequentemente vtimas de violao por grupos de soldados de ambas as partes do conflito. Estes actos so praticados com o objectivo de deitar abaixo a dignidade das vtimas. Um exemplo bem claro e que ficou na histria, foi o caso das raparigas dos
Sandra V. Silva 14

www.psicologia.com.pt

pases colonizados ou ocupados, que se tornaram escravas sexuais dos soldados japoneses, durante a II Guerra Mundial. O relatrio da enviada especial das Naes Unidas claro ao afirmar que: este tipo de violao a violao simblica da comunidade, mais precisamente traduz-se na destruio dos elementos fundamentais de uma sociedade e cultura o ultimato da humilhao perpetrada pelo homem como inimigo -.

Abuso sexual no casamento: Em muitos pases o abuso sexual entre marido e mulher no considerado crime: desta forma a mulher vista como submissa. As penas leves aplicadas a casos de abuso sexual passa a mensagem errada aos agressores e ao pblico em geral, de que as vtimas femininas de abuso sexual no so importantes. O facto deste crime ser pouco denunciado, no quer dizer que no seja frequente. As crenas culturais sobre a violao acabam por influenciar a forma como as mulheres violadas vm a sua situao, pois estas percepcionam a como no sendo uma violao. O autor Russell, afirma que a origem da violao marital est no entendimento social de que as mulheres so propriedade dos homens, primeiro dos seus pais e depois dos seus maridos, o que implica que uma vez casadas, no tm direito a recusar ter sexo com os seus maridos sob qualquer pretexto. Desta forma, a nica forma de eliminarmos a violao marital alterando a estrutura social que criou e perpetua a desigualdade entre homens e mulheres, pois este crime o resultado de uma dominao masculina, quer na sociedade em geral, quer no mbito domstico. As sociedades necessitam de educao e informao sobre a prevalncia e as consequncias da violao marital, quer sejam ou no, no contexto da violncia domstica. Finkelhor & Yllo, face a um estudo que realizaram com mulheres vtimas de violao por parte dos maridos, concluram que este crime se divide em trs categorias:

violao com agresso fsica: enquadram-se as violaes com incidentes mais violentos, em que abuso sexual e agresso fsica coexistem, mas nada tm a ver com a sexualidade, sendo motivadas pelo desejo intenso de magoar e humilhar as suas mulheres usando o sexo como veculo para tal. violaes sem agresso fsica: inclui-se as histrias em que a violncia era mais reduzida, e em que a fora utilizada tinha a ver com o acesso ao sexo mas no causando danos fsicos muito severos; este tipo de violao motivado pelo desejo de ter poder, de controlar, de dar uma lio, de demonstrar quem manda. violaes obsessivas: inclui-se as histrias em que os maridos tinham preocupaes sexuais pouco habituais, por exemplo, os homens obcecados por pornografia desejam que as suas mulheres colaborassem em algumas ideias que retiravam da pornografia; alguns com medo de
Sandra V. Silva 15

www.psicologia.com.pt

serem impotentes ou homossexuais e muitos com rituais sexuais muito estruturados. Muitos autores consideram que existe uma componente sdica neste tipo de violao.

A violao por Grupos de Violadores: A violao por grupos de violadores uma realidade , sendo que pode mesmo ocorrer a mulher conhecer os violadores. Este tipo de crime chamado de party rape violao de uma mulher por vrios homens conhecidos mas este tipo de violao s recentemente foi reconhecido como tendo alta incidncia nos colgios e faculdades e, ainda, noutros contextos, como nas discotecas( em que utilizada uma droga chamada GHB, mais conhecida como a droga das violaes, que alm de outros efeitos provoca amnsia). Muitos destes crimes no so denunciados pelo facto de as mulheres violadas acabarem por desistir de estudar pouco tempo aps serem violadas. importante referir que a violao em grupo no um crime apenas associado a bairros degradados, este crime pode ser cometido por homens de qualquer idade e classes sociais. Embora este tipo de crime seja mais comum nos adolescentes, tambm pode acontecer com os adultos.

Assdio sexual: O assdio sexual no local de trabalho, um problema crescente para as mulheres. Os empregadores abusam da sua autoridade, de forma a conseguirem favores sexuais das trabalhadoras, muitas vezes prometendo promoes ou outras formas de avanar na carreira, ou pura e simplesmente , criando um ambiente de trabalho hostil . Mulheres que resistam aos assdios sexuais, correm o risco de serem despromovidas ou mesmo despedidas dos seus empregos. O facto das mulheres cada vez mais denunciarem estes casos, bastante importante, at porque podemos considerar que o assdio sexual ( no trabalho) constitui uma forma de discriminao sexual, pois a mulher vista como inferior nas suas capacidades de competncia para a realizao do trabalho, em relao aos homens, ou seja , refora a ideia de no profissionalismo.

Os agressores:

Segundo a autora Marlene Rodrigues Loureno : algumas investigaes produzidas ao nvel do violador descrevem a violao mais como o produto extremo de uma estrutura normal do que uma personalidade anormal . Estudos realizados sobre o perfil dos violadores, revelam que apenas 3% dos violadores so psicticos, isto de acordo com os testes psicolgicos aplicados a violadores, e 2/5 dos violadores so casados ou tm parceiras sexuais. De acordo com Marci Diamond e Carol Robbins, os maridos, pais, namorados, amigos, vizinhos e conhecidos das mulheres constituem 75% do conjunto de violadores, apenas 20% das violaes para
Sandra V. Silva 16

www.psicologia.com.pt

com mulheres so cometidas por estranhos ou pessoas que a vitima/sobrevivente no conhecia muito bem: e em 93% dos caos de violao, o violador do mesmo grupo racial da vtima. Mais do que um crime pela inteno de desejo sexual e satisfao sexual, a violao sim um acto de violncia motivado pela necessidade de controlo, porque muitas vezes os violadores no tem controlo sobre as suas vidas o que os leva a sentimentos de frustrao. Muitas vezes as vtimas so escolhidas porque o violador sente que pode exercer poder sobre pessoas que se encontram vulnerveis ao seu ataque. Alm disso, no h um perfil de violador propriamente dito, que nos permita perceber que em determinadas circunstncias e devido a certas motivaes, certos homens podem ser violadores.

Reaces habituais das Sobreviventes de Violao:

No grupo das mulheres, verifica-se que qualquer mulher, independentemente da etnia, grupo socioeconmico, idade, orientao sexual, compleio fsica, profisso, local de residncia, etc. , pode ser violada. Alis, vrios estudos, revelam que as vtimas so escolhidas porque o violador as v como vulnerveis e no como atractivas. No processo de recuperao, assiste-se a diferentes reaces, que se podem intensificar ou diminuir; Marci Diamond e Carol Robbins fizeram uma compilao dessas reaces , que consistem ento:

na culpabilizao e vergonha: em que as mulheres se responsabilizam pelo sucedido, facto que dificulta, o evocar a situao pela qual passaram, pois tem medo de serem desacreditadas, criticadas ou rejeitadas. Ou podem ter vergonha e sentirem-se embaraadas pelo que eventualmente foram obrigadas a fazer ou pelos seus comportamentos de defesa durante a violao ( P.ex. , simulao de prazer, durante a violao) Ira e Raiva: So sentimentos muito comuns, e podem assumir um carcter ameaador e irrealista, o que leva muitas sobreviventes a dirigirem essa raiva para os outros que as rodeiam. O sentimento de raiva pode acontecer em qualquer circunstncia e de qualquer forma, em que tudo parece provocar as sobreviventes. Embora os entes queridos possam sentir-se confusos com esta situao, devem ter em mente que esta reaco normal e muito comum. Isolamento: As sobreviventes podem sentir que ningum consegue compreender realmente o que elas sentem ou podem sentir-se embaraadas devido aos seus longos processos de recuperao. A humilhao que sentem face ao sucedido, e ainda o medo de serem desacreditadas, culpabilizadas ou rejeitadas, leva a que optem por no falar do sucedido. Medo, Terror e Insegurana: O medo tambm um sentimento muito comum, podendo interferir na vida das sobreviventes; P.ex , podem ter medo que o violador as possa atacar de
Sandra V. Silva 17

www.psicologia.com.pt

novo ou ento que aparea outro violador. O medo e o terror podem generalizar-se a outras reas ( P.ex. desconfiam de todos os homens), ou a outras situaes, que por qualquer motivo as lembre da violao. Perda e Dor: A perda pode surgir com vrias faces, P.ex., sentimento de perda de segurana em locais ou situaes em que era normal sentirem-se seguras; sentimento de pesar sobre partes das suas vidas que sentem ter perdido; sentimentos de perda de inocncia, etc. . Tristeza e raiva dirigida para dentro: Quando a raiva no expressa e posteriormente se vira para as prprias, as sobrevivente podem sentir uma tristeza intensa que pode conduzi-las a uma depresso, o que leva consequentemente a no conseguirem realizar as suas actividades dirias, como por exemplo, irem para o emprego, ir s compras, podendo mesmo levar a pensamentos ou actos suicidas. Perda de controlo e impotncia: A violao fsica e emocional pode transformar-se num sentimento de impotncia generalizado e em falta de vontade em se envolverem no processo de recuperao, o que leva consequentemente a um sentimento de descontrolo face s suas vidas. Flashbacks e Pesadelos: Um flashback uma experincia mnemnica com sensaes fsicas e um pesadelo um sonho que envolve aspectos da violao, muitas vezes combinados com outros aspectos da vida da sobrevivente. Os flashbacks e os pesadelos, so aspectos muito intensos, podendo ser assustadores e aterradores para as sobreviventes. O que faz accionar as Lembranas; pocas, Cheiros e Circunstncias: Circunstncias iguais ou semelhantes s da violao, trazem memrias e sentimentos relacionados com esta. As sobreviventes relembram-se da violao com todos os sentidos, o que leva a que certos cheiros, sinais, lugares ou momentos do ano ou dia, levem recordao do sucedido. Modificaes na sexualidade ou Intimidade: Algumas mulheres sentem medo e averso ao sexo e intimidade; outras podem reagir falta de controlo que experienciaram durante a violao, comeando a envolver-se na actividade sexual com menos preocupao e cuidado que antes. Preocupaes Fsicas; Gravidez, Infeces sexualmente Transmissveis e Outros Danos: A gravidez como resultado da violao assim como a transmisso do VIH e outras doenas sexualmente transmissveis, constituem duas grandes preocupaes de muitas sobreviventes. Alm disso , face preveno medicamentosa administrada durante o exame ps-violao, sabe-se que nem todas as sobreviventes recebem tratamento a tempo de ser eficaz; e tambm que h mulheres que o recusam por questes ticas, religiosas ou ento devido aos efeitos secundrios. Crises Espirituais: O stress provocado pela experincia da violao leva muitas vezes, a crises espirituais intensas, especialmente nas pessoas que funcionavam com base na religio ou noutro tipo de espiritualidade, antes da violao. Perder a f e sentir que a violao uma

Sandra V. Silva

18

www.psicologia.com.pt

punio pelos seus pecados, so sentimentos comuns. As sobreviventes podem sentir que alm do sofrimento fsico e emocional, elas foram espiritualmente violadas.

Consequncias da violao a nvel individual e social:

A violncia sexual um crime atroz, com consequncias a nvel pessoal e social, sendo que os efeitos da violao na sade fsica, emocional, pessoal e espiritual das vitimas/sobreviventes so na maior parte das vezes profundos. Mas uma outra questo que tambm pertinente focar, e que se calhar um pouco esquecida, so as consequncias econmicas e sociais da violao, devido aos efeitos que tem no trabalho, na vida familiar e relativamente aos cuidados de sade. Segundo Ftima Monteiro, as consequncias econmicas da violncia tambm so relativas, ao tratamento, reabilitao e segurana social sendo que tambm existem custos relacionados com a aco das policias, tribunais, hospitais, servios de suporte e muitos outros. Marci Diamond e Carol Robbins referem que cerca de 31% das sobreviventes de violao acabam por sofrer de Stress Ps-Traumtico, o que leva a um aumento do risco de abuso de drogas ou lcool, por parte destas; alm disso as sobreviventes de violao recorrem muitas mais vezes aos mdicos depois da agresso do que antes, devido a uma variedade de problemas crnicos; outra questo importante o facto de cerca de 16 000 mulheres por ano, nos EUA, fazerem abortos devido a violao ou incesto.

Processo de Recuperao:

A violao um acontecimento traumatizante na vida das pessoas que foram vtimas de tal prtica. A sobrevivncia a uma violao uma espcie de crise privada, em que as emoes fortes e conflituosas so vividas de forma isolada. essencial que as mulheres, para sobreviverem a esta crise, desenvolvam mecanismos de coping adequados. Segundo Meyer e Taylor, existem estratgias benficas e estratgias prejudiciais; segundo Burguess & Holmstrom as estratgias benficas so : 1) a explicao identificao de razes para a violao ter sucedido; 2) a supresso fazer um esforo consciente para no pensar na violao; 3) a aco manter-se ocupada, mudar de emprego, etc. ; 4) reduo do stress usar tcnicas especificas de meditao; as estratgias prejudiciais consistem : 1) na diminuio da actividade; 2) no isolamento; 3) e do abuso de substancias txicas. A culpabilidade outro sentimento bastante comum nas vtimas de violao; sendo que vista como estando associada a sentimentos de insatisfao, sintomas de depresso e medos intensos. Desta

Sandra V. Silva

19

www.psicologia.com.pt

forma, a culpabilidade no uma resposta saudvel no processo de recuperao das mulheres violadas. Este fenmeno pode dever-se socializao que feita s mulheres, uma socializao que muitas vezes as leva a aceitarem a responsabilidade dos eventos que as vitimam. No processo de recuperao, deve-se ter reaces positivas como acreditar nas mulheres, ouvi-las e permitir-lhes que expressem os seus sentimentos, o que facilita a processo de recuperao e permite que os sintomas psicolgicos sejam menores. Muitas vezes necessrio envolver os outros significativos das mulheres em processo de apoio especifico. H tambm a necessidade de educar os membros das redes naturais de suporte das vtimas/sobreviventes , sobre as reaces sociais que ajudam e aceleram o processo de recuperao das mulheres violadas. segundo alguns estudos, muitas vezes o apoio dos amigos e familiares mais eficaz do que o apoio da rede formal. Ahrens & campbell, face aos estudos que fizeram encontraram ao nvel das reaces dos amigos das mulheres violadas, 3 padres: a) os amigos compreendem o impacto devastador da violao, no se sentem stressados e consideram que a relao de amizade melhorou; b) os amigos no consideram as reaces das vtimas/sobreviventes despropositadas, no se sentem perturbados mas sim com capacidade de ajudar, contudo no notam mudanas positivas ou negativas na relao de amizade; c) os amigos revelam stress, incapacidade e sentem que a relao de amizade piorou, porque muitos optam por evitar ou acabar com a relao de amizade; esta situao uma experincia negativa quer para a vitima/sobrevivente quer para os amigos, necessitando estes tambm de apoio e orientao durante este processo.

Existem outras estratgias ( tcnicas de empowerment) utilizadas pelos participantes no processo de recuperao da violao: 1 - Comparaes positivas: Pensarem e saberem que a violao podia ter sido pior 2 - Vencer a guerra: esta metfora usada para indicar que as mulheres ganham uma batalha contra o violador, porque no deixam que ele atinja o objectivo de as fazer sentir como indefesas. 3 - Validao dos relatos: No se deixarem envolver ou intimidar pelas histrias do violador que so contrrias s suas. 4 - Falar com os outros: uma estratgia muito importante porque permite a passagem da vtima a sobrevivente. No fundo a mulher partilha os acontecimentos com mulheres que viveram a mesma experincia ou ento com pessoas com uma postura neutra, e que portanto no julgam, o que leva a normalizar o sentimento de culpabilidade e d empowerment a essas mulheres.

Violao e o sistema de sade:

Sandra V. Silva

20

www.psicologia.com.pt

Segundo as autoras Pauline Bart e Patrcia OBrien os profissionais que trabalham nas emergncias dos hospitais, deveriam ser competentes para lidarem com as vtimas de violncia sexual. Desta forma, devia ser dada formao a enfermeiras e mdicos sobre como tratar adequadamente mulheres e crianas vtimas de violncia sexual, e estes conhecimentos deviam ser testados, nos exames durante as suas formaes. P.e., em Portugal no existem muitas referncias sobre a adequao do tratamento do pessoal mdico relativamente s vtimas/sobreviventes de violao, sendo que os hospitais esto desprovidos de um servio especializado para atendimento a vtimas de violao. O exame forense aps uma violao uma experincia difcil, contudo Jennifer Tempkinss, face investigao que efectuou, indica 3 elementos que podem reduzir a dificuldade do exame: 1) ser realizado por uma mdica; 2) atitudes e aces adequadas por parte da mdica; 3) gesto apropriada do exame. O exame forense tem como objectivos, documentar os ferimentos e procurar evidncias que possam identificar o agressor. Relativamente a estes exames de carcter pericial, o autor Jorge Costa Santos, refere que estes deveriam ser realizados por especialistas em medicina legal, ou no mnimo, ginecologistas ou outros mdicos com formao especifica nestes domnios. Em Portugal, assiste-se a uma certa regionalizao da medicina legal, ou seja, apenas as reas do Porto, Lisboa e Coimbra so servidas por Institutos de medicina legal, em que as vtimas so examinadas por especialistas de medicina legal; no resto do pas esses exames so efectuados pelos chamados peritos de comarca, os quais salvo raras excepes, no possuem qualquer tipo de qualificao mdico-legal.

Preveno da violao:

Prevenir a violao uma questo que balana entre a possibilidade e a impossibilidade; os resultados especficos que as vrias estratgias de preveno procuram alcanar tem normalmente como objectivos: a) eliminar a violao, banindo as crenas, os valores e os mitos que perpetuam e desculpam a violao sexual das nossas sociedades; b) ensinar as potenciais vtimas ( que no fundo pode ser qualquer mulher) a evitarem os riscos e a defenderem-se; c) reduzir as consequncias do trauma da violao proporcionando respostas adequadas s necessidades das mulheres violadas; d) evitar a recorrncia de violaes punindo e/ou tratando os violadores. A abordagem social da preveno considera que a violao apenas pode ser eficazmente evitada atravs do desenvolvimento de uma conscincia da sociedade. Considera a violao como um problema humano e no um problema das mulheres ou dos homens individualmente. Esta abordagem tem como objectivos, a informao e a educao dada sociedade no sentido de esclarecer e cessar os mitos da violao e o desequilbrio de poder entre homens e mulheres. Embora esta abordagem, da preveno da violao, seja a mais adequada, contrastando com a abordagem individual ( que coloca a responsabilidade da violao apenas na vtima, ou seja, culpabiliza a vitima blaming the victim) e a com a abordagem situacional ( que considera que
Sandra V. Silva 21

www.psicologia.com.pt

possvel evitar-se a violao focalizando-se na identificao das situaes que podem colocar em risco as mulheres de serem violadas), pertinente lembrar que as mudanas sociais levam tempo, mas no entanto no se deve desistir desta luta, em que a juno dos passos que se d , certamente vai trazer um futuro melhor. No que concerne a elaborao de um curriculum para a preveno da violao, este no se pode restringir educao das jovens mulheres sobre estratgias de preveno, seno estaramos a perpetuar a ideia de que as mulheres tm a responsabilidade de evitar as violaes. Desta forma, esses currculos devem incluir os adolescentes do sexo masculino, visto que grande parte das violaes so cometidas por homens. Devemos assim educar sobre os aspectos socioculturais da violao , de forma a providenciar aos adolescentes informaes relevantes para identificarem o que constitui o sexo no consensual e assim rejeitarem os mitos sobre a violao e as vtimas, e substitui-los por interpretaes realistas da violao, o que lhes permitir adoptar um sistema de valores com base na igualdade, proporcionando uma diminuio da incidncia da violao.

Se a sociedade pretende ento prevenir a violao, tem de primeiro compreende-la, no significando porm aceita-la. A violao um crime, um acto de violncia, sendo as suas consequncias dramticas e profundas, sendo desta forma que a sociedade a deve ver, como um comportamento completamente inaceitvel.

Violncia, religio, questes culturais e sociais

As religies tem uma base em comum, ou seja, o Bem e o caminho da salvao; contudo violncia e religio coexistem! A questo central est no sentimento religioso simples e puro em contraste com as seitas, os fanatismos e fundamentalismos. Durante a histria da humanidade, so vrios os exemplos de violncias atrozes que se cometeram em nome de Deus e da religio, como as cruzadas, a inquisio e recentemente o fenmeno do terrorismo. A violncia contraria natureza da religio sendo que esta ltima preconiza o amor pelo prximo e por Deus. O conhecimento de Deus, no se obtm por dedues analticas, mas atravs da f que constitui uma evidncia diferente do saber. Ser a natureza naturalmente boa ou naturalmente m? ( Jean-Jacques Rousseau) Inveja, violncia, amor, fazem parte da natureza e condio humana ... a religio tem um papel de combate s faces negativas do ser humano. Contudo no seremos todos ns vtimas e culpados?

Sandra V. Silva

22

www.psicologia.com.pt

Partilhar as alegrias e tristezas com os outros e amar o prximo reduz a diferena, a frustrao, a inveja e o sofrimento ... mas todos ns temos o nosso lado lunar.

Prticas tradicionais:

Em muitos pases , as mulheres so vtimas de prticas tradicionais que violam os direitos humanos. O combate a estas prticas vai para alm das consequncias fsicas e psicolgicas que provocam, pois encontram-se profundamente enraizadas na tradio e cultura da sociedade. Estas prticas so altamente discriminalizadoras para com as mulheres, uma vez, que a mulher vista como submissa e podemos mesmo dizer inferior na sua condio.

Mutilao genital feminina: A mutilao genital feminina, ou circunciso feminina, consiste na ablao total ou parcial do clitris e outros rgos genitais. A sua forma extrema, a infibulao, implica a ablao do clitris e de ambos os lbios e a sutura da vulva, deixando apenas uma pequena abertura para permitir a passagem da urina e do fluxo menstrual. De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS), cerca de 85 a 115 milhes de raparigas e mulheres no mundo, sofreram ou foram submetidas a algum tipo de mutilao genital e sofreram as suas consequncias na sade. uma prtica extremamente dolorosa e pode provocar infeces podendo mesmo levar morte , bem como dificuldades no parto e uma maior vulnerabilidade ao VIH/SIDA. Esta prtica reflecte o consenso social de que preciso preservar a virgindade da rapariga e da mulher at ao casamento e que a sua sexualidade deve ser controlada. Nessas culturas, os homens muitas vezes no se casam com raparigas no circuncidadas, por as considerarem impuras e sexualmente indulgentes. Todos os anos estima-se que cerca de 2 milhes de raparigas so submetidas a esta prtica, sendo que a maior parte vive em frica e sia. Contudo h um nmero considervel entre famlias de emigrantes e de refugiados na Europa de Leste e Amrica do Norte. Em alguns pases europeus esta prtica considerada crime. H um grande consenso de que o melhor caminho para acabar com estas prticas so as campanhas educacionais que enfatizam as consequncias perigosas para a sade.

Preferncia por filhos do sexo masculino: A preferncia por um filho ( em detrimento de uma filha), afecta mulheres em vrios pases, particularmente no continente asitico. Isto tem consequncias desde o infanticdio feminino, negligencia das crianas do sexo feminino quanto s necessidades bsicas de alimentao, cuidados de
Sandra V. Silva 23

www.psicologia.com.pt

sade e educao. Em pases como a China e a ndia , muitas mulheres decidem por fim s suas gravidezes quando esperam bebs do sexo feminino ( aborto selectivo) e prosseguem as suas gravidezes quando esperam bebs do sexo masculino. Na ndia os testes genticos para seleco do sexo, tornou-se um negcio lucrativo economicamente, especialmente nas regies do norte do pais. Um estudo realizado num grande hospital de Bombay , determinou que cerca de 95,5 % de fetos identificados como sendo do sexo feminino eram abortados, comparado com uma percentagem mnima de prtica de aborto quando se tratava de fetos do sexo masculino.

Casamento precoce e questes relacionadas com o dote: Em muitos pases, os casamentos so precedidos por um pagamento, ou dote, da famlia da noiva para com a famlia do noivo. Se o pagamento do dote no for cumprido, a violncia eminente. Na ndia, uma mdia de 5 mulheres por dia so queimadas com cido na cara, pelo marido e muitos casos no so conhecidos, por isso a mdia poder ser superior. O casamento precoce, especialmente sem o consentimento da rapariga, outra forma de violao dos direitos humanos. O casamento precoce acompanhado por mltiplas gravidezes pode afectar a sade da mulher para toda a vida.

Violncia contra mulheres refugiadas e desprotegidas: As mulheres e as crianas constituem a maior populao de refugiados do mundo, sendo a sua condio de considervel vulnerabilidade face violncia e explorao. Nos campos de refugiados as situaes de violao so frequentes e podem ser praticadas por militares, homens refugiados e grupos tnicos rivais. Muitas vezes as mulheres tambm so foradas prostituio. assim necessrio que se providencie proteco para as mulheres e crianas que se encontram nos campos de refugiados: para isso deve-se promover a segurana, assim como a participao das mulheres nas estruturas organizacionais do campo e ainda a participao na instaurao de processos contra os governos e os militares responsveis pelo abuso de mulheres refugiadas. Nos ltimos anos , alguns pases deram alguns passos no sentido de criar leis relativas violncia contra mulheres, por exemplo:

No dia 9 de Junho de 1994, a organizao dos Estados Unidos adoptaram uma conveno Inter - Americana com o objectivo de promover, punir e erradicar a violncia contra as mulheres ( tambm denominada de conveno Belm do Par ), constituindo assim um novo instrumento internacional que reconhece qualquer tipo de violncia baseada no gnero como um abuso dos direitos humanos.

Sandra V. Silva

24

www.psicologia.com.pt

Na Austrlia, o Comit Internacional da violncia contra as mulheres foi estabelecido para coordenar o desenvolvimento a nvel nacional de uma poltica e de legislao, assim como para educar a comunidade na luta contra a violncia na mulher. Na Turquia, designou-se uma pasta ministerial que tem como objectivos promover os direitos das mulheres , assim como fortalecer o papel da mulheres na vida cultural, econmica, social e poltica. Foram tambm adoptadas medidas legais para eliminar a violncia contra as mulheres. O tratamento psicolgico para mulheres vitimas de maus tratos e violncia , assim como o estabelecimento de abrigos para as mulheres em todo o pais, so dois aspectos j planeados. Alm disso, oficiais da policia do sexo feminino vo receber formao especifica , no sentido de providenciar assistncia s vtimas de violncia. Em Burkina Faso, o governo assim como os mass media , atravs de programas na rdio e televiso, organizaram uma forte campanha contra a prtica da mutilao genital, de forma a alertar a sociedade acerca das consequncias e do perigo para a sade a que esta prtica leva. Hoje em dia, a pratica da mutilao genital foi eliminada de algumas cidades de Burkina Faso, e em outros lugares o numero de raparigas vitimas desta prtica, desceu de 100% para 10%, de dez anos para c. Em alguns pases, como por exemplo o Brasil, foram criadas unidades policiais especializadas e prprias para tratar problemas de abuso, violncia e maus tratos, incluindo violncia domstica, contra mulheres. Normalmente o staff destas unidades constitudo por mulheres.

A nvel da educao , quase dois em cada trs adultos analfabetos so mulheres, e isto pode deverse ao facto de que em determinados pases o pleno acesso educao entre homens e mulheres no se encontra em p de igualdade. O objectivo de uma educao para todos, no desta forma alcanada. A base do funcionamento de uma sociedade depende do investimento que esta faz na educao seja a que nvel for, ou seja, a educao no se restringe somente ao mbito escolar. As raparigas que tiveram o acesso devido educao, tendem a ter filhos mais instrudos e saudveis, tem a possibilidade de contribuir para o bem-estar econmico da sua famlia e da sociedade, e contribuem para o desenvolvimento social. H diversos factores nos pases em desenvolvimento que levam a que a epidemia do VIH/SIDA, atinja duas vezes mais raparigas do que rapazes com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos. Esses factores devem-se ao facto das mulheres no terem acesso educao, o que as impede de adquirir competncias que lhes permitam recusar relaes sexuais no desejadas ou no protegidas. As normas sociais preconceituosas existentes levam tambm ao impedimento das raparigas e das mulheres em obterem informaes sobre sade sexual. O facto de lhes ser negado o acesso total ao emprego, leva a que sejam coagidas a estabelecer relaes sexuais por dinheiro, o que aumenta o risco de infeco.

Sandra V. Silva

25

www.psicologia.com.pt

Mudar as atitudes tradicionalistas:

O significado de gnero e da sexualidade, assim como o balano do poder entre as mulheres e os homens em todas as reas da sociedade precisam de ser revistas. Para que o combate violncia contra as mulheres no fique apenas pela teoria, necessrio mudar a forma como determinados papeis sociais e relaes de poder so articulados na sociedade, em que prevalece o gnero masculino como o mais capaz. Em muitos pases as mulheres tem um baixo estatuto de poder, pois so consideradas como inferiores nas suas capacidades, ao contrrio dos homens que se determinam como superiores. Mudar esta realidade, passa por uma mudana a nvel das atitudes e da mentalidade acerca do que as mulheres representam no mundo. Este processo de mudana longo e pode mesmo encontrar diversos obstculos. Dois passos importantes podem ser dados no sentido de mudar estar realidade nomeadamente: 1. educar os homens e rapazes a verem a mulher como uma valiosa parceira na vida, no desenvolvimento da sociedade e na luta pela paz ; 2. dar passos legais no sentido de proteger os direitos humanos das mulheres. neste sentido importante, que se previna a violncia, ao adoptar medidas no-violentas para resolver conflitos entre os membros da sociedade. Quebrar o ciclo de violncia e maus tratos requer a colaborao e aco entre membros governamentais e no-governamentais, incluindo educadores, autoridades dos cuidados de sade, legisladores e no menos importante os mass media.

Violncia contra trabalhadoras emigrantes:

Muitas mulheres deixam os seus pases de origem, e emigram para outros pases em busca de melhores condies de vida, principalmente a nvel financeiro. S que muitas vezes os pases que as recebem vm-nas como mo-de-obra barata , o que leva a que muitas destas mulheres se tornem escravas , muitas vezes sujeitas a prticas abusivas e de violao por parte dos empregadores. De acordo com o grupo independente que defende os direitos humanos, Middle East Watch, as trabalhadoras emigrantes que se encontram no Kuwait, sofrem de violncia e abusos sexuais por parte dos seus empregadores. A ajuda da policia muitas vezes pouca ou mesmo nula, pois estas mulheres quando recorrem s instncias policiais para denunciarem os abusos de que so vtimas, so mandadas de volta para os seus empregadores ou ento so vtimas de abuso na prpria instncia policial.

Sandra V. Silva

26

www.psicologia.com.pt

As condies de trabalho so deplorveis, e os empregadores chegam mesmo a confiscar os passaportes e outros documentos identitrios, de forma a que estas mulheres no possam escapar. O relatrio elaborado pela enviada especial das Naes Unidas, refere que existem diversos instrumentos internacionais que podem ser usados para prevenir o abuso contra as mulheres emigrantes, e sugere ainda algumas medidas que podem ser tomadas para proteger os direitos humanos das mulheres emigrantes.

Prostituio , trfico de mulheres e pornografia:

O trfico de mulheres, tendo como fim a explorao sexual destas, um fenmeno criminal e internacional de carcter organizado. Este crime viola os direitos humanos e traduz-se em graves consequncias levando destruio da vida das vtimas, devido dor fsica ( face aos maus tratos) e dor psicolgica que este processo acarreta. Segundo a Organizao Internacional para as Migraes (OIM) o trfico de mulheres e crianas, na maior parte para fins de explorao sexual com fins comerciais, gera at 8000 milhes de dlares anuais. Os enormes lucros obtidos pelos perpetradores, que normalmente esto ligados criminalidade organizada, transformaram este comrcio numa ameaa mundial que cresce rapidamente. As mulheres e raparigas so para estes perpetradores alvos fceis devido situao de pobreza em que muitas vezes se encontram, so por isso altamente vulnerveis, contudo a coero tambm muito comum neste tipo de crime. Tendo por base, o combate a esta situao vrios pases tomaram as seguintes medidas: ( exemplos)

As Filipinas lanaram uma iniciativa, em cooperao com a sociedade civil e outros governos, que inclui actividades de formao e a criao de procedimentos para organizaes de primeira linha para combater o trfico de mulheres e raparigas. No mbito da sua investigao da criminalidade organizada, a Polcia lituana criou uma Diviso de Combate ao Trfico de Mulheres, dentro do Departamento de Polcia. A China introduziu alteraes ao seu cdigo penal relativas ao rapto de mulheres e de raparigas e prostituio forada. Os Pases Baixos nomearam um relator nacional encarregado de apresentar um resumo dos dados sobre o trfico de mulheres e os mtodos para o evitar.

Os pases so afectados de diferentes formas, nomeadamente, uns assistem ida das suas jovens para a indstria do sexo, outros representam os pases para os quais essas jovens so levadas, tornando-se vtimas de explorao sexual.

Sandra V. Silva

27

www.psicologia.com.pt

O trfico pode traduzir-se como: recrutamento, transporte, e a recepo de pessoas para fins imprprios e punveis, tais como por exemplo, o uso da fora, a fraude ou coero a nvel laboral, o rapto, a escravido, a explorao sexual e mesmo o trfico de rgos... Com o objectivo de travar este crime, a Interpol ( policia internacional) estabelece um protocolo para prevenir, suprimir e punir o trfico de pessoas. Este protocolo tem como inteno combater e prevenir o trfico de pessoas e facilitar a cooperao internacional na luta contra este crime. neste sentido que so definidas algumas medidas contra traficantes e outras que providenciam proteco e assistncia s vtimas. No que respeita proteco e assistncia das vtimas, estas tem direito confidencialidade e proteco em relao aos delinquentes, assim como quando tm de colaborar com a justia face sua condio de vtima ou como testemunhas de outros casos. Muitas mulheres so foradas prtica da prostituio quer seja pelas suas famlias, maridos ou namorados ou ainda como resultado de condies econmicas e sociais difceis em que se encontram. Hoje em dia proliferam tambm as situaes , em que mulheres entram na prostituio devido a agncias matrimoniais que lhes prometem arranjar um marido e trabalho num outro pas. O que acontece que estas mulheres se vem num pas estrangeiro ilegalmente confinadas a bordeis onde so sujeitas a condies desumanas e de escravido, onde so fisicamente abusadas , e onde lhes tirado o passaporte. O facto da prostituio ser ilegal em muitos pases, leva a que muitas prostitutas que so violadas e que pretendem sair das casas de alterne, tenham dificuldades em procurar ajuda, pois encontram-se numa situao de particular vulnerabilidade legal. Por outro lado, os clientes raramente prestam contas justia, o que aumenta consideravelmente a perpetuao desta situao. Por exemplo, na Tailndia , as prostitutas que apresentam queixa na policia, ou so presas ou mandadas novamente para o bordel sob o pagamento de uma fiana. O trfico de mulheres e raparigas est a atingir propores alarmantes, principalmente nos pases asiticos. E assiste-se com frequncia cumplicidade e ajuda dos guardas policiais responsveis pelo controlo das fronteiras. De referir ainda, que as tours do sexo so uma indstria extremamente bem organizada, existente em vrios pases industrializados por todo o mundo. Desta forma, o relatrio da enviada especial das Naes Unidas apela aos governantes dos vrios pases , que tomem aces no sentido de proteger as mulheres de serem recrutadas para a indstria do sexo.

O trabalho que se desenvolve mutuamente entre a Interpol e todas as outras autoridades policiais, leva construo de uma estrutura slida de forma a combater este problema e de formular competncias e identificar as melhores prticas para o cumprimento da lei em todo o mundo. Sem dvida, que combater o trfico de pessoas, tornou-se assim uma das grandes prioridades da Interpol. Adoptar medidas contra este flagelo tambm uma grande prioridade, sendo que alm do trauma
Sandra V. Silva 28

www.psicologia.com.pt

fsico que lhe pode estar inerente, as consequncias emocionais, so as que talvez meream um particular cuidado. Outra das questes de destaque no relatrio da enviada especial das Naes Unidas, a pornografia, que representa uma forma de violncia contra as mulheres que que se traduz numa glamorosa degradao e de maus tratos contra a mulher, e acentua a sua funo como mera receptora da luxria dos homens . necessrio chamar ateno dos profissionais da media , para desenvolverem um guia regulamentar dirigido aos materiais violentos, degradantes e pornogrficos em relao s mulheres.

Concluso

Em 1966, Fidel Castro, qualificava desta forma o trabalho de libertao das mulheres:

Revoluo na Revoluo e proferiu : Se as mulheres crem que a sua situao na sociedade no pode ser melhor; se as mulheres crem que a funo revolucionria, a sua funo revolucionria na sociedade, est cumprida, cometem um grande erro. Parece-nos que as mulheres devem redobrar de esforos para conseguirem alcanar o lugar que realmente lhes compete na sociedade.

Remetendo-me frase proferida por Fidel Castro, acrescento a nvel pessoal, que esta funo revolucionria deve ser uma funo da Humanidade, ou seja, sem dvida que as mulheres devem redobrar ou mais os seus esforos para alcanarem o lugar que realmente lhes compete na sociedade, mas tambm importante envolver os homens nesta luta atravs de uma reeducao e ressocializao, da forma como vm e tratam as mulheres. O lema dever ser sempre a construo de sociedades mais justas, da aceitao da diferena dentro da igualdade, da conscincia que a submisso no a ordem natural, e que os direitos humanos fazem valer toda a sua pertinncia, justia e base de comunho entre os povos. O silncio em que vivem todas as mulheres que so maltratadas, deve cessar, e para isso todos ns enquanto membros da sociedade, devemos fazer ouvir a nossa voz, na luta contra este problema.

Sandra V. Silva

29

www.psicologia.com.pt

BIBLIOGRAFIA Livros: Cordeiro, J. C. Dias (2003). Psiquiatria Forense. Fundao Calouste Gulbenkian: Lisboa M. Susana ( 2004) . Mulheres sobreviventes de violao. Livros Horizonte: Lisboa

Stios da Internet: Associaes de Mulheres. de www.sabersermais.net/legislacao06.php Children and Human Trafficking. de www.interpol.com/Public/THB/default.asp Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e Alto Comissrio. de www.sabersermais.net/legislacao07.php Concluso. de www.sabersermais.net/legislacao08.php Direito constitucional. de www.sabersermais.net/legislacao02.php Rape Trauma Syndrome. de www.ocrcc.org/rts.html Sexual violence. de www.ocrcc.org/violence.html The Protocol to Prevent, Suppress and Punish Trafficking in Persons. de www.unodc.org/unodc/en/trafficking_protocol.html Trafficking in women. de www.interpol.com/Public/THB/Women/Default.asp Violncia contra as mulheres. de www.onuportugal.pt/violencia.pdf Violncia Domstica. de www.sabersermais.net/legislacao04.php

Sandra V. Silva

30

Вам также может понравиться