Вы находитесь на странице: 1из 10

Prof. Samuel Swerts VRGULA A vrgula nasceu do latim. Na lngua dos Csares, queria dizer varinha.

Tambm significava pequeno lao ou linha. Mais tarde virou sinal de pontuao. Indica pausa rpida, menor que o ponto. Ao longo dos sculos, o emprego da danadinha provocou boas brigas. Alguns dizem que us-la ou esnob-la questo de gosto. A gente exibe onde tem vontade. Outros dizem que se trata de respirao. Parou pra inspirar o ar? Pronto. Taca-lhe a vrgula. A surge um problema: como os gagos e os asmticos se viram? H tambm os virgulinos. Eles se opem economia. Gostam de esbanjar o sinal seja obrigatrio, seja facultativo. Para desvendarmos os mistrios da temida pausa, basta sabermos que o uso da vrgula obedece a trs regras. S trs. Ela separa:

termos e oraes coordenados termos e oraes explicativos termos e oraes deslocados

A) 1 CASO: termos e oraes coordenados

Coordenado significa ordenado ao lado do outro. Imagine que voc esteja no cinema. H vrios espectadores. Um independente do outro. Cada um tem sua cabea, suas pernas, seus olhos. Eles escolhem um lugar e sentam-se. Para no ficarem embolados, um espao ou descanso da poltrona os separa. Os cinfilos ficam, portanto, coordenados. A lngua copia a vida. Na frase, tambm aparecem termos independentes. A nica relao entre eles estarem postos um ao lado do outro. Sempre que numa orao aparecer mais de um sujeito, mais de um objeto, mais de um adjunto, haver termos coordenados. Como os espectadores do cinema, eles precisam ser separados. Como? H dois jeitos.

Um deles recorrer vrgula.

Prof. Samuel Swerts O outro, pedir ajuda conjuno.

Exemplo:

Pedro, Rafael e Joo Marcelo (sujeito composto) foram ao cinema. Adoro cinema, teatro, msica e livros (objeto composto). Maria viaja de trem, carro, nibus, avio (adjunto adverbial composto).

A.1) ORAES COORDENADAS

Lembra-se das conjunes coordenativas? So as cinco que, em tempos idos e vividos, os alunos recitavam de cor e salteado. Refresque a memria:

aditivas: e, nem adversativas: mas, porm, todavia, contudo, no entanto alternativas: ou, ou; ora, ora explicativas: pois, que, porque conclusivas: pois, portanto, logo

Assim como existem termos coordenados, existem as oraes coordenadas. Elas se dividem em dois grupos. O primeiro: o das assindticas. Elas querem distncia da conjuno. Ficam s com a vrgula:

Vim, vi, venci. Trabalho, estudo, viajo. Tomei banho, vesti a roupa nova, fui ao cinema.

Reparou? As assindticas lembram pessoas sentadas em cadeira sem encosto para os braos. Pra no ficarem emboladas, uma pequena distncia as separa. a vrgula.

Prof. Samuel Swerts O segundo grupo o das sindticas. Elas so gulosas! Exigem a conjuno e a vrgula. dose dupla:

O candidato falou muito, mas no convenceu. Ou estuda, ou trabalha. Feche a porta, que vai chover. Penso, logo existo.

Ateno. Os sindticos so bem folgados. Querem conforto e prazer. Nada melhor que encostos pra descansar os braos. Afinal, ningum de ferro. Cad o e? O pequenino ficou de fora? Ficou. Ele detesta excessos. Econmico, dispensa a vrgula:

Trabalho e estudo. Vou a Alfenas e depois a Paraguau. Morei em So Paulo e, passados 10 anos, me mudei pra Pouso Alegre.

H excees? H. S num caso o e vai de dose dupla. A, impe duas condies.

Uma: sujeitos diferentes. A outra: a possibilidade de provocar confuso.

O Iraque atacou o Kuwait e os Estados Unidos reagiram.

Percebeu? O perodo tem oraes com sujeitos diferentes. Um Iraque. O outro, Estados Unidos. Uma leitura rpida d a impresso de que o Iraque atacou o Kuwait e os Estados Unidos. Nada feito. A ambigidade pecado mortal. Como escapar dela? A vrgula salva:

O Iraque atacou o Kuwait, e os Estados Unidos reagiram.

Prof. Samuel Swerts ATENO, marinheiros de primeira viagem. A vrgula aparece antes da conjuno. No depois.

B) 2 CASO: a explicao

O termo explicativo tem vrias caras. Uma velha conhecida. Chama-se aposto. Lembra-se?

D. Pedro II, imperador do Brasil, morreu em Paris.

Os professores dizem que o aposto no faz falta. Pode cair fora. Verdade? . Ele facilita a vida do leitor. Mas a ausncia dele no causa prejuzo ao entendimento da frase. Se eu no sei quem D. Pedro II, tenho sada. Dou uma espiadinha na Wikipdia. Est tudo ali.

Compare as frases: O presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, prepara outra reforma ministerial. O ex-presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso cobra US$ 50 mil por palestra.

Por que um nome vem entre vrgulas e outro no? capricho? No. O segredo est no antecedente do nome. No primeiro caso, presidente da Repblica. Quantos existem? S um. Luiz Incio Lula da Silva termo explicativo. Funciona como aposto. Da as vrgulas. Mas h mais de um ex-presidente. Se eu no disser a quem me refiro, deixo o leitor numa enrascada. Posso estar falando de Jos Sarney, Itamar Franco. A, s h um jeito: dar nome ao boi. Fernando Henrique Cardoso termo restritivo. Rejeita a vrgula.

Prof. Samuel Swerts B.1) CLAREZA

A lngua volta e meia apresenta desafios. Em alguns enunciados, a gente se v num beco sem sada:

Meu filho Marcelo estuda na Unifenas.

Restritivo ou explicativo? Despende. Do qu? Do antecedente do termo Marcelo. Eu tenho um filho ou mais de um filho? Se um, o termo explicativo. Se mais de um, restritivo. Ateno, moada. No fique pela metade. O termo explicativo fica presinho da silva. Ora, entre vrgulas. Ora, entre vrgula e o ponto. Os travesses tambm servem:

Dom Casmurro, de Machado de Assis, obra-prima do Realismo brasileiro. Comprei um EcoSport, carro da Ford. Moro em Alfenas a Atenas sul-mineira desde 1978.

B.2) ORAO EXPLICATIVA

A lngua um conjunto de possibilidades. Flexvel, a danada detesta monotonia. Oferece vrios jeitos de dizer a mesma coisa. Veja

O aluno estudioso tira boas notas. O aluno que estuda tira boas notas.

As frases dizem que h alunos e alunos. No qualquer um que tira boas notas. S chega l quem se debrua sobre os livros. Numa, o termo restritivo adjetivo (estudioso). Noutra, orao adjetiva (que estuda). O tratamento mantm-se. Nada de vrgula. Com as explicativas ocorre o mesmo

Prof. Samuel Swerts O homem, mortal, tem alma imortal. O homem, que mortal, tem alma imortal.

isso. A questo restritiva ou explicativa vai alm da vrgula. Implica ler e escrever melhor. Em outras palavras: supe mandar e entender recados com eficcia. H pouco o vestibular da UnB explorou a capacidade do candidato de compreender a diferena entre o essencial e o acessrio. Eis o teste:

Os cinco filhos de Jos que chegaram do Rio esto hospedados em casa de amigos. A pergunta: quantos filhos tem Jos? ( ) Cinco. ( ) Mais de cinco.

E agora? Quem responde a orao. Restritiva ou explicativa? Sem vrgulas restritiva. Ento Jos tem mais de cinco filhos. Se fossem s cinco, que chagaram ao Rio estaria entre vrgulas.

C) DESLOCAMENTO: cada macaco no seu galho

Imagine a cena. Gisele Bndchen desfila, lpida e faceira, na passarela cabea erguida, ombros eretos, barriga chupada, bumbum encaixado. De repente, no mais que de repente, tropea. Levanta-se rpido. Desconfiada olha pra l, olha pra c. Continua a marcha como se nada tivesse acontecido. Mas o estrago est feito. A frase tambm tropea. Basta pr certa vrgula em certo lugar. Mais precisamente: basta provocar o adjunto adverbial que est quietinho, l no fim da orao. Ou o predicativo, cuja posio depois do verbo. Ou a conjuno coordenativa, que nasceu pra introduzir a orao. Desloc-los significa mexer num vespeiro. Exige proteo.

C.1) ADJUNTO ADVERBIAL

Prof. Samuel Swerts Na ordem direta, o adjunto adverbial (o termo que indica circunstncia causa, tempo, modo, lugar, comparao, conformidade) vem no fim da frase. A, no aceita vrgula.

A gripe suna (sujeito) matou (verbo) duas pessoas (objeto) em Belo Horizonte (adjunto adverbial de lugar). So Paulo e Corinthians (sujeito) jogam (verbo) domingo (adjunto adverbial de tempo) no Pacaembu (adjunto adverbial de lugar).

Mas nem sempre o adjunto adverbial comportado. Irrequieto, o sapeca muda de lugar. Ora vai pro comeo da orao, ora pro meio. A, sim, vrgula nele. O sinal indica o deslocamento do arteiro.

Em Belo Horizonte, a gripe suna matou duas pessoas. A gripe suna, em Belo Horizonte, matou duas pessoas. A gripe suna matou, em Belo Horizonte, duas pessoas.

Domingo, no Pacaembu, So Paulo e Corinthians jogam partida decisiva. So Paulo e Corinthians, domingo, no Pacaembu, jogam partida decisiva. So Paulo e Corinthians jogam, domingo, no Pacaembu, partida decisiva.

Orao Adverbial

As oraes adverbiais no fogem regra. Quando vem depois da orao principal, esto no lugar delas. Nada de vrgula:

O Judicirio pode interferir na eleio para evitar confronto. Paulo retirou-se da sala quando o professor entrou. O carro agradou a todos porque apresenta design moderno e bom desempenho.

Para evitar confronto, o Judicirio pode interferir na eleio. O Judicirio, para evitar confronto, pode interferir na eleio.

Prof. Samuel Swerts O Judicirio pode, para evitar confronto, interferir na eleio.

Quando o professor entrou, Paulo retirou-se da sala. Paulo, quando o professor entrou, retirou-se da sala.

Porque apresenta design moderno e bom desempenho, o carro agradou a todos. O carro, porque apresenta design moderno e bom desempenho, agradou a todos.

ATENO: no deslocamento da orao adverbial, a vrgula bate o p. Impese. No do adjunto, faz concesses. Se ele for pequeno, facultativa. Pequeno? As gramticas consideram pequeno o adjunto formado de uma s palavra (ontem, hoje, aqui).

C.2) PREDICATIVO

As oraes so como as pessoas. Algumas adoram dar duro. Trabalham tanto que se sobrecarregam. Tm dois predicados um verbal e outro nominal. O verbal exprime uma ao; o nominal, modo de ser do sujeito no momento da ao. O modo de ser se chama predicativo. Identific-lo parece difcil, mas no . Basta saber que ele esconde o verbo estar. Observe a manha:

Maria entrou nervosa. Maria entrou (e estava) nervosa. O dia amanhece bonito. O dia amanhece (e est) bonito. O vento soprava furioso. O vento soprava (e estava) furioso.

O predicativo dos predicados verbo-nominais joga no time dos advrbios. Os professores o chamam de rabo quente porque no pra no lugar. O cantinho dele depois do verbo. Se passar pra frente, no d outra. A vrgula pede passagem:

Maria entrou nervosa na sala. Nervosa, Maria entrou na sala.

Prof. Samuel Swerts Maria, nervosa, entrou na sala.

O dia amanheceu bonito. Bonito, o dia amanheceu. O dia, bonito, amanheceu.

O vento soprava furioso. Furioso, o vento soprava. O vento, furioso, soprava.

s vezes, o deslocamento constitui exigncia de clareza. caso do perodo:

Encaminho a carta anexa.

Reparou? O enunciado ambguo. Parece que anexa qualidade permanente da carta. Na verdade, o recado este: encaminho a carta que est anexa. A carta no anexa. Est anexa. A clareza a maior qualidade do estilo. A ordem direta comprometea. D duplo sentido frase. Melhor:

Anexa, encaminho a carta.

D) CONJUNO COORDENATIVA

As conjunes coordenativas tm o cantinho delas. no comeo da orao. Mas nem todas tm a fidelidade do co. o caso das adversativas e das conclusivas. Como gatos, ambas adoram mudar. Passam, ento, pro time dos deslocados. Ficam entre vrgulas:

Trabalho muitas horas por dia, porm meu salrio baixo. Trabalho muitas horas por dia; meu salrio, porm, baixo.

Prof. Samuel Swerts Trabalho muitas horas por dia, portanto meu salrio alto. Trabalho muitas horas por dia; meu salrio, portanto, alto.

FONTE: SALVADOR, Arlete, SQUARISI, Dad. Escrever melhor. So Paulo: Contexto, 2009, p. 64-74.

Вам также может понравиться