Вы находитесь на странице: 1из 23

Universidade Federal de Alfenas Campus Poos de Caldas

Medidores de Presso

Docentes: Diego R. Gratieri Gustavo A. Valdiviesso

Discentes: Flvio de Faria Pereira Matheus Ribeiro Augusto Valter Michel Torres Curci

Poos de Caldas/MG 2011

1. INTRODUO TERICA 1.1 Presso A presso pode ser definida pela razo de uma fora exercida

perpendicularmente sobre uma determinada rea. Esta frase compe a seguinte equao: P=F/A Onde: P a presso (1N/m = 1Pa) F a fora exercida pelo fluido (N) A a rea (m2) Vale lembrar que esta equao s vlida para clculo referente presso uniforme e presso mdia. Outra definio de presso pode ser representada pela soma da presso esttica com a presso dinmica, e neste caso a presso ser chamada de presso total. Presso Esttica: a presso aplicada em um ponto qualquer de um fluido esttico, sendo que esta conduzida regularmente em todas as direes produzindo a mesma fora em reas iguais. [4] Presso Dinmica: aquela presso aplicada por um fluido que se movimenta paralelamente sua corrente. Esta presso pode ser expressa pela seguinte equao: (N/m2) (2) (1)

1.2 Tipos de presses medidas Existem trs possveis representaes para presso: Absoluta, Manomtrica ou Diferencial. A determinao de qual destas a mais apropriada vai depender do objetivo da medio a ser realizada. Presso Absoluta: ser sempre positiva partindo de um vcuo perfeito, isto , a soma da presso atmosfrica com a presso manomtrica. Presso Manomtrica: medida com relao presso atmosfrica no local.

Presso Diferencial: a diferena entre duas presses, ou seja, a subtrao da presso medida em um determinado ponto pela presso no ponto de referncia.[4] 1.3 Teorema de Stevin Este teorema envolve as presses estticas aplicadas em um fluido em repouso, e apresenta o seguinte enunciado: A diferena de presso entre dois pontos de um fluido em repouso igual ao produto do peso especfico do fluido pela diferena de cota entre os dois pontos.[4] Combinando a equao abaixo com a figura 1, tem-se uma boa representao do teorema de Stevin

P1-P2 = P= (h2-h1)

(3)

Figura 1: Esquema para o teorema de Stevin

1.4 Princpio de Pascal

Este princpio sustenta a ideia de que uma presso aplicada em um fluido em equilbrio afetar integralmente todos os pontos restantes, como tambm as paredes do recipiente preenchido.[4] A equao que melhor define este princpio pode ser escrita da seguinte maneira: P = .g.h (4)

Onde: P a variao de presso (1N/m = 1Pa) a massa especifica do fluido (kg/m3) g a acelerao da gravidade (m/s2) h a variao da altura (m)

1.5 Equao de Bernoulli: A equao de Bernoulli traduz o princpio de conservao de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionrio, com massa volumtrica constante, sujeito adicionalmente a foras volumtricas de origem gravitacionais. Ela nada mais do que uma relao entre a presso, a velocidade e a altura em pontos de uma linha de corrente. O escoamento do fludo pode ser interferido quando as presses que agem nas extremidades da tubulao so diferentes uma da outra. Se houver variao na rea de seco transversal reta da tubulao acarretar variao na velocidade do fluido. E tambm quando a altura da primeira extremidade for diferente da altura da segunda extremidade.[4] A equao de Bernoulli uma constante e sua forma mais geral : (4) Sendo: P = presso = massa especfica g = gravidade v = velocidade z = cota de altura em relao referncia horizontal

2. INSTRUMENTOS DE MEDIO 2.1 Manmetros So instrumentos empregados medio e indicao local de presso. So divididos em duas classes:
1) Manmetros Lquidos faz-se uso de um fluido de enchimento para obteno da

presso 2) Manmetros Elsticos a presso obtida atravs da deformao de um elemento. A tabela abaixo mostra os equipamentos que pertencem a cada uma das duas classes. Tabela 1 - Manmetros: diviso e pertencentes [4].

2.1.1 Manmetros Lquidos


a) Princpio de Funcionamento e construo

um equipamento capaz de efetuar a medida da presso propriamente dita e ainda indicar o local da mesma. Isso feito tomando como base a Equao Manomtrica. Dentre as vantagens desse dispositivo destacam-se:

Construo: os manmetros de lquidos so formados por um tubo de material transparente (geralmente vidro) com rea da seco constante, uma escala graduada, uma estrutura que sustente o equipamento e ainda um lquido de enchimento.

Baixo custo.

b) Lquidos de enchimento Dentre os lquidos que se encaixam nas exigncias (baixa viscosidade, no voltil), os mais utilizados gua destilada e o mercrio. c) Faixa de medio Esses equipamentos (manmetros de lquidos) so restritos a medies de baixas presses. Isto ocasionado pelo tamanho e fragilidade do tubo transparente e ainda pelo alto peso especfico do fluido de preenchimento. d) Condio de leitura (formao de menisco) Como j citado no item b acima, o Hg e H2O so os fluidos mais usados para esses manmetros e assim para cada um tem se uma forma diferente de menisco. Este ocasionado pelo fenmeno de tubo capilar o qual gerado pela tenso superficial do lquido e pela relao entre a aderncia lquido-slido e coeso do fluido. No caso de utilizar gua como o lquido de preenchimento, a tenso superficial obriga a mesma a subir o tubo vertical. Em contrapartida, no caso de utilizarmos o Hg, a ao da tenso superficial inversa, ou seja, o menisco rebaixa. A figura abaixo relata bem a situao do menisco para os dois lquidos.

Figura 2 - Menisco no Hg e H2O [4].

e) Influncia da temperatura na leitura A temperatura outro fator que influencia no resultado da leitura, j que quando a escala construda leva-se em considerao a massa especfica () do fluido a uma temperatura referencial. No caso da H2O como lquido de enchimento, a temperatura referencial 4C e seu 1000 kg/m. J para o Hg, o 0 a temperatura de referncia e sua massa especfica vale 13595,1 kg/m. Na vida real, a temperatura utilizada como referencial 20C e, portanto, deve escrev-la na escala de presso. Alm disso, devemos ressaltar que com a variao de temperatura o comprimento da escala tambm varia fazendo com que isto seja compensado na medio [4]. 2.1.2 Manmetro de Tubo em U O Manmetro de Tubo em U o indicador de presso mais antigo, e por isso, a simplicidade a sua caracterstica marcante. A arquitetura deste equipamento (vide figura 1) construda, basicamente, por um tubo reto transparente (geralmente vidro) em forma de U. Para efetuar a medio de presso, necessrio que duas condies bsicas sejam atendidas: o interior do manmetro de coluna esteja preenchido com um fluido manomtrico e as extremidades estejam abertas para a atmosfera. No estado inicial, sem aplicao de presso, as superfcies esto niveladas, e assim, temos o ponto referencial zero da escala. A introduo de presso em um dos lados ocasiona a descida do fluido, e como consequncia a subida do lquido no outro lado. Isso faz com que haja uma diferena de altura, entre os dois lados, a qual pode ser lida em uma escala graduada como demonstrado na figura abaixo [1].

Figura 3 - Manmetro de tubo em "U" [2].

Um aspecto importante que deve ser levantado que o Manmetro de Tubo em U fornece sempre uma noo real da presso para quaisquer variaes no dimetro interno dos tubos. A partir desse equipamento podem-se realizar trs tipos de medies [1]: 1. Medio de Presso Positiva: maior do que a presso atmosfrica. 2. Medio de Presso Negativa ou de Vcuo: menor do que a presso atmosfrica. 3. Medio de Presso Diferencial: Igual diferena entre duas presses aplicadas simultaneamente. O Manmetro de Tubo em U empregado quando se deseja medir baixas presses, aproximadamente, dentro da faixa de 0 ~ 2000 mmH2O/mmHg [3].
2.1.3 Manmetro de Tubo Reto

Esse medidor de presso apresenta dois ramos com uma diferena discrepante nas reas, diferentemente do Manmetro de tubo em U onde as reas dos lados so equivalentes. Sendo assim, a presso maior aplicada no lado de maior rea fazendo com que o fluido manomtrico sofra um pequeno deslocamento. J no ramo de menor rea ocorre um maior deslocamento do lquido. Para entender melhor o

funcionamento desse manmetro, basta visualizar a figura abaixo [3]:

Figura 4 - Manmetro de tubo reto com reservatrio [3].

A presso pode ser obtida atravs da Equao Manomtrica, que resulta em: E, como o volume deslocado o mesmo (V1 = V2) temos que: A.h1 = a.h2 (6) (5)

Substituindo (6) em (5), chegamos em: (7) Como A >> a, podemos reescrever a equao (7) e assim teremos a frmula para clculo da presso no Manmetro de Tubo Reto com Reservatrio:

(8)

2.1.4

Manmetro de Tubo Inclinado

Assim como os dois outros tipos de Manmetros Lquidos, o Manmetro de Coluna Lquida tambm empregado na medio de baixas presses, que no caso se encontram em cerca de 50 mmH2O. Este manmetro montado atravs da inclinao de um tubo reto que tenha dimetro pequeno, de forma que se obtenha uma medio de presso com boa preciso em funo do deslocamento do fluido manomtrico no interior do tubo. Como citado anteriormente, este manmetro efetua medidas de pequenas presses, mas com boa preciso ( 0,02 mmH2O). Nesse caso, por se trabalhar com pequenas presses, recomendado que se expanda a escala de leitura. A fim de facilitar o entendimento de tal equipamento, segue abaixo uma ilustrao do mesmo:

Figura 5 - Manmetro tipo tubo inclinado [4]. Note que o ngulo de inclinao do tubo, a a rea do ramo direito (menor) e A a rea do ramo esquerdo (maior). Alm disso, importante salientar que o volume deslocado o mesmo nos dois ramos. Como A > a necessrio que P1 > P2, e assim, temos que:

h2 = .

(9)

Alm disso, a proporo da diferena das alturas entre os dois ramos : (10)

2.2 MANMETROS TIPO ELSTICOS Num primeiro momento, tratamos dos manmetros de lquidos, faremos agora uma abordagem mais detalhada sobre os manmetros tipo elsticos. Estes so fundamentados na lei criada por Robert Hook que diz: o mdulo da fora aplicada pode ser dividida em elstica (determinada pelo mdulo de elasticidade), e plstica ou permanente. Sendo assim, estes manmetros so submetidos a valores de presso que estejam abaixo do seu mdulo de elasticidade (k), uma vez que, se retirada a fora nele submetida o medidor retorno ao seu estado inicial sem que haja interferncia nas suas caractersticas. Tais medidores so divididos em dois tipos, que so: 1) Conversor da deformao do elemento de recepo de presso em sinal eltrico ou pneumtico 2) Indicador/amplificador da deformao do elemento de recepo a partir da converso de deslocamento linear em ngulo utilizando dispositivos mecnicos. Com a ideia formada sobre esses medidores, podemos agora analisar o funcionamento dos mesmos e ainda quais os principais tipos de elementos de recepo. a) Funcionamento do medidor tipo elstico Quando uma fora resultante de presso aplicada a um material, o mesmo se deforma elasticamente. O material que sofre essa deformao denominado como elemento de recepo de presso tipo elstico ou vulgarmente como manmetro. A deformao elstica transformada em valores numricos atravs de aparelhos

mecnicos, eltricos ou eletrnicos. Tal deformao provoca ainda um deslocamento linear cujo qual transformado em um deslocamento angular, no caso leva-se em considerao a questo da proporcionalidade, atravs de um mecanismo especfico. A esse deslocamento angula conecta-se um ponteiro que viaja por uma escala linear cuja faixa traduz a medio do elemento de recepo (manmetro). b) Principais tipos de elementos de recepo Definimos anteriormente o funcionamento dos elementos de recepo, podemos agora caracterizar e estudar cada um separadamente. Na tabela abaixo consta o tipo do manmetro elstico com sua respectiva aplicao/restrio bem como sua faixa de presso aceitvel [4]. Tabela 2 - Principais manmetros utilizados na medio de presso que envolve deformao elstica [4].

2.2.1 Tubo de Bourdon O manmetro de bourdon, patenteado em 1849 por Eugene Bourdon, um dos dispositivos mais usados para medir presso em lquidos e gases. Seu funcionamento baseado na deformao elstica da curvatura do tubo, quando a presso interior superior presso externa. O movimento da curvatura possibilita o movimento do ponteiro presente no visor do instrumento, e assim possvel realizar a leitura da presso. Existem trs formas diferentes para o tubo que se deforma: em espiral, hlice e tubo em C. Segue abaixo a Figura 6, com as trs diferentes formas de tubos de bourdon.

Figura 6 - Formas do tubo de bourdon: C, espiral e helicoidal. A preciso dos manmetros em questo varia de 0,5 a 1% da escala. Para calibrar o equipamento, coloca-se o ponteiro no valor mnimo da escala com o tubo de bourdon em estado de repouso, ou seja, a presso interna do tubo igual a presso externa (atmosfrica). Utilizam-se as diferentes formas de acordo com a faixa de presso que ser medida. Com presses at 2000 kgf/cm apropriado o uso da forma em C, at 6000 kgf/cm usa-se a forma espiral e at no mximo 300 kgf/cm usa-se a forma helicoidal. Outra fator importante na escolha do equipamento de bourdon, o material usado. A escolha realizada levando-se em conta a faixa de presso a ser medida e a compatibildade com o fluido. A tabela a seguir mostra os materias normalmente utilizados na confeco do tubo de bourdon: Tabela 3. Diferentes tipos de materiais utilizados na confeco do tubo de bourdon e suas caractersticas [5].

As vantagens de se utilizar o tubo de bourdon que o equipamento relativamente simples, tem baixo custo, a manuteno rapida e a vida til extensa. O equipamento, no entanto, apresenta a desvantagem de indicar varivel somente no campo, com selos bastante sensvel a choques. So muito utilizados em estaes de bombeamento e indstrias onde ocorre aplicaes em fluidos em geral [5].

2.2.2 Manmetro tipo Fole Um fole uma espcie de sanfona que realiza contrao ou expanso dependendo do sentido em que a presso exercida. O movimento repetitivo deste medidor pode causar o rompimento do material que este constitudo, portanto sua vida til ser determinada pelo nmero de repeties necessrias at a quebra. O esquema a seguir ilustra este medidor.

Figura 7 Esquema de um manmetro de fole O funcionamento do instrumento gira em torno da presso aplicada em seu interior. Esta presso causa um deslocamento no fole, que a partir de um ponteiro indica o valor da presso de interesse. Estes manmetros so ideais em casos que envolvem gases no corrosivos, e em situaes que abordem baixas ou micro presses.

Este tipo de medidor geralmente produzido a partir de certos materiais, como o bronze fosforoso, cobre e berlio, ao inoxidvel entre outros [4].
2.3 MEDIDORES PADRES

2.3.1 Manmetro tipo peso morto Este manmetro tambm pode ser chamado de manmetro esttico, e tem como objetivo calibrar outros medidores, como por exemplo um do tipo tubo de bourdon. A imagem a seguir ilustra bem esse medidor.

Figura 8 Representao de um Manmetro de Peso Morto A partir do momento que se abre a vlvula da agulha do reservatrio de leo, este mesmo leo sugado pelo volante fixado no pisto. Aps isso fecha-se a vlvula e ocorre a compresso do leo presente no cilindro girando o volante da bomba de pressurizao. Surge uma presso que faz com que o leo suba para o lado para o lado onde se aplica o peso e onde localiza-se o manmetro. No momento em que o sistema entra em equilbrio, a presso do leo marcada. A presso encontrada pode ser expressa pela seguinte equao:

(11)

Onde: W = peso (kgf) do mbolo e peso aplicado A = rea efetiva de recepo da presso de mbolo P = presso (kgf/cm2)

A tabela abaixo indica os tipos de lquidos utilizados neste tipo de manmetro.

Tabela 4 Faixas de Presses relativas aos seus respectivos lquidos

Ainda necessrio controlar a velocidade de descida do mbolo, sendo que esta no pode ultrapassar certos valores em uma determinada faixa de presso. Presso mxima 35 kgf/cm2 - mx. 1 mm/min Presso mxima 1000 kgf/cm2 - mx. 2 mm/min Presso mxima acima de 1000 kgf/cm2 - 3 mm/min A incerteza da medida depende fundamentalmente dos atritos internos, sendo que a incerteza pode variar entre 0,01 e 0,05% da leitura [4].

2.4 SENSORES ELETRNICOS


2.4.1 Sensores piezoeltricos

A medio de presso atravs de sensores piezoeltricos ocorre quando cristais assimtricos produzem internamente um potencial eltrico, aps sofrerem deformao elstica ao longo de seu eixo axial, provocando um fluxo de carga eltrica em um circuito externo. A presso aplicada proporcional quantidade eltrica produzida, sendo linear a relao entre elas: (12) , (13)

Em que: P: presso aplicada q: carga eltrica A: rea do eltrodo C: capacidade do cristal Sq: sensibilidade Vo: tenso de sada importante salientar que sua utilizao baseia-se no efeito piezoeltrico de semicondutores, reduzindo o peso e tamanho do transmissor, sem perder a preciso do equipamento. Os cristais assimtricos utilizados na sua fabricao podem ser cristais de turmalina, cermica Policristalina Sinttica, quartzo e quartzo cultivado. Este ltimo o mais utilizado por apresentar caractersticas apropriadas de elasticidade e linearidade. Os sensores so muito sensveis a variaes de temperatura e a instalao do equipamento requer cuidado especial. Segue abaixo a Figura 9 que mostra o diagrama simplificado do funcionamento dos sensores piezoeltricos:

Figura 9 - Diagrama simplificado do funcionamento do sensor piezoeltrico [4]. A faixa de operao do equipamento varia de 0,1 a 5000 kgf/cm. O equipamento apresenta a vantagem de possuir alta estabilidade, boa linearidade e baixa histerese. No entanto, apresenta como desvantagens, a necessidade de amplificadores de sinal e no se presta a medies estticas [4][6].

2.4.2

Sensor piezoresistivo (Fita extensiomtrica ou strain gauge)

Sensor piezoresistivo um equipamento que mede deformao elstica sofrida pelos slidos que so expostos a trao ou compresso. So constitudos por fitas metlicas que quando submetidas a esforos ficam com sua seo transversal e seu comprimento alterado. Segue abaixo a Figura 10 com o esboo de um sensor piezoresistivo:

Figura 10. Sensor piezoresistivo. [4]

As fitas metlicas so ligadas em circuito tipo ponte de WHEATSTONE que quando sofrem mudana nos valores de resistncia graas presso, ocasionam desbalanceamento proporcional variao dessa presso. O equipamento baseia-se, portanto, no princpio fsico da alterao da resistncia eltrica.

Segue na Figura 11 a representao do circuito tipo ponte de WHEATSTONE:

Figura 11 - Circuito tipo ponte de WHEATSTONE. [4]

Para a confeco dessas fitas, utilizam-se normalmente metais com baixo coeficiente de temperatura, para que ocorra uma relao linear entre resistncia e tenso. Segue abaixo a Tabela 5 com os metais mais utilizados:

Tabela 5 - Metais utilizados na confeco das fitas metlicas e suas caractersticas [?]. Esse equipamento utilizado em presses maiores que 3000 kgf/cm. Possui pouco atraso na indicao e baixa histerese, sendo, portanto, apropriado para medies de presses variveis [4][6]. 2.5 BARMETROS O barmetro foi desenvolvido por Torricelli, e destinado a medidas de presso atmosfrica. A Figura 12 representa o funcionamento de um barmetro:

Figura 12 - Esquema do funcionamento do barmetro [7].

A parte superior da coluna pode ser considerada vcuo, pois contm apenas vapor de mercrio saturado a temperatura ambiente, o que torna a presso, naquele ponto, desprezvel em relao presso atmosfrica. A parte inferior, o poo ou cistema, encontra-se presso atmosfrica, e quando esta atingir o valor de 1 atm e temperatura ambiente de 20 C, a coluna do mercrio se elevar a 76 cm (760 mm). importante levar em considerao a variao da massa especfica do ar atmosfrico na equao diferencial da hidrosttica. Usando-se a lei dos gases perfeitos, onde p=RT, tem-se:
(14)

A integrao entre dois pontos aleatrios 1 e 2 resulta na seguinte equao

(15)

A soluo para equao acima dada pela expresso abaixo:


(16)

Onde T0 a temperatura da atmosfera isotrmica. Existe uma correo para tal deduo, pois a temperatura mdia da atmosfera varia. Variando a altura do nvel do mar at cerca de 11km de altitude (troposfera), a variao da temperatura do ar pode ser considerada linear, e portanto utiliza-se a seguinte relao:
T=T0 Bz com B = 0,00650 km/h, (17)

A equao 15 pode ser resolvida com auxlio de 17, obtendo-se o seguinte resultado:
(18)

Onde: g/RB = 5,26 para o ar p0 a presso atmosfrica ao nvel do mar T0 a temperatura de referncia de 15 C (288,16 K) B uma constante e Z a altitude do local (metros) A incerteza de medio deste equipamento varia na faixa 0,001 a 0,03% da leitura [4].

3. CONCLUSO Em projetos de pesquisa e at mesmo processos industriais, a medio de presso possui grande relevncia, pois a partir desta varivel tem-se no s sua monitorao e controle como tambm de outras variveis envolvidas no processo, tais como altitude, vazo, temperatura, entre outros. Existem diversas maneiras de medir a presso, algumas delas foram abordadas nesse trabalho, e o tipo de instrumento a ser utilizado depende muito de aspectos econmicos e da preciso dos resultados que se objetiva. Vale ressaltar que para cada instrumento existe uma faixa em que o equipamento consegue medir os valores de presso.

Diante de diferentes condies no processo de medio, de grande importncia o conhecimento prvio das especificaes dos equipamentos, para saber qual utilizar e assim economizar tempo e dinheiro.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] Manmetro de tubo em U, disponvel em: <http://www.temperuniao.com.br/manometro%20coluna%20U,%20inclinados%20e %20v%E1cuo.pdf> Acesso em 15/10/2011. [2] Imagem obtida em: <http://hygrotherm.com.br/fotos/MANOMETROSDECOLUNATECNICA/zoom/MAN OMETROSDECOLUNATECNICA01.jpg> [3] Apostila de Automao Sensores e Atuadores CEFET-MT disponvel em:

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABMQYAB/apostila-automacao-sensoresatuadores-cefet> Acesso em 15/10/2011. [4] Medio de Presso, disponvel em: <http://www.labmetro.ufsc.br/Disciplinas/EMC5236/Pressao_TEXTO.pdf> Acesso em 16/10/2011. [5] Instrumentao e Controle Tubo de Bourdon disponvel em: <http://www.dequi.eel.usp.br/~tagliaferro/notasdeaulap1.pdf> Acesso em 15/10/2011. [6] Medio de Presso em Fluidos Sensores Piezoeltricos disponvel em: <http://143.54.70.55/medterm/pressao_mt.pdf> Acesso em 16/10/2011. [7] Imagem obtida em: <http://www.guiapescadepraia.com.br/images/barometro02.gif>
Acesso em 17/10/2011.

Вам также может понравиться