Вы находитесь на странице: 1из 5

Rumo formalizao da Teoria das rvores Harmnicas

Edilson Ferneda1, Marcio Brando2, Fernando W. Cruz1, Fernando S. Goulart Jr1, Lucinio de M. Teixeira3, Karen P. de Sousa1, Marcio G. V. de Souza1, Paullus M. de S. N. Castro 1, Maria Carolina F. da Silva1
1

PRPGP Universidade Catlica de Braslia (UCB) SGAN 916 70.790-160 Braslia-DF CIC Universidade de Braslia (UnB) Caixa Postal 4466 70.910-900, Braslia-DF
2

DART Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Av. Aprgio Veloso, 880 Bodocong 58.109-970 Campina Grande, PB
eferneda@pos.ucb.br, brandao@unb.br, fwcruz@ucb.br, fgoulart@ucb.br, sdart@dart.ch.ufpb.br, karen_ps@ibest.com.br, marcio@funcef.com.br, paullus@terra.com.br, carollfs@terra.com.br

Abstract. In this short paper we present the efforts that have been made towards a formalization of the Harmony Trees Theory, which tries to explain the harmonic structures in Brazilian Popular Music. This theory have been used by us in music analysis systems, Musical Harmony Intelligent Tutoring Systems and in the definition of mechanisms for information retrieval in digital music libraries. Resumo. Neste trabalho, apresentamos os esforos que vm sendo despendidos para a formalizao da Teoria das rvores Harmnicas, que busca explicar as estruturas harmnicas que ocorrem na MPB. Essa teoria vem sendo utilizada por nossa equipe na concepo de sistemas de anlise musical, de sistemas tutores inteligentes em harmonia musical e na definio de mecanismos de recuperao de informao em bibliotecas digitais musicais. 1. Introduo Num pas de dimenses continentais como o Brasil, pode-se facilmente encontrar msicos que detm significativos conhecimentos acumulados, mas sujeitos ao desaparecimento, por falta de registros formais. o caso de Jos de Alencar Soares, violonista autodidata que fez carreira em Braslia como msico e professor e que vem construindo, por mais de 15 anos, uma compilao das estruturas harmnicas mais comuns encontradas em msica popular. Dessa compilao, ele construiu um corpus de canes populares e o utilizou numa anlise estatstica informal, fornecendo a probabilidade de ocorrncia de seqncias harmonias especficas, e props uma teoria de harmonia musical por ele chamada Teoria das rvores Harmnicas. Essa teoria tem sido utilizada com sucesso para explicar as estruturas harmnicas que ocorrem na MPB. 2. A Teoria das rvores Harmnicas A Teoria das rvores Harmnicas representada por diagramas que mostram

graficamente as possibilidades harmnicas. O diagrama da Figura 1 representa as rvores harmnicas bsicas (a e c) e estendidas (b e d), que contm as progresses harmnicas encontradas na maioria das msicas populares. Numerais romanos so usados para representar acordes relativos ao primeiro grau da tonalidade. Quando dois numerais romanos aparecem, o primeiro representa o grau relativo ao segundo. Por exemplo, V7/II na tonalidade d maior representa o acorde A7 , que o quinto grau relativo ao segundo grau (D) da escala de d maior. Os quadrados representam acordes dominantes que preparam as resolues, as quais esto representadas com crculos no diagrama.
V7/IV I V7/II V7/VI V7/I V7/V V7/III IIm VIm Im V IIIm III V7/IV V7/IIIb V 7/VIb IV IIIb VIb IV V7 I
Sub V/IV IV# O Emprstimo Modal IVm IIm7(b5) VI b VII b

Modulaes
Relativa Homnima Quinta maior Tera menor Tera maior Quarta maior Tera bemol Sexta maior
(IIm /IV) IM

V/IV

IV

IIIm7

VIm

V/V

IIm7(b5)/II V/ IIm Substituio Vm /II Io I# o III bo IIm Sub V

(a)
V7/IV Im IVm V7 Im
IIm7(b5)/IV mIVm7/IV m

(b)
IV#

Modulaes
V7/III V7/I V7/V III I Vm V Relativa Homnima Quinta menor Quinta maior

V/IV m

IV m
V/V bVI/I m II/Im

I m

V/I m

I m

(c)

(d)

Figura 1: rvores Harmnicas maior, em sua forma geral simplificada (a) e estendida (b), e menor, tambm em sua forma geral simplificada (c) e estendida (d). Na Fig. 1a, a rea acinzentada representa as possveis modulaes presentes na MPB. As linhas tracejadas indicam caminhos com menor incidncia de ocorrncia. A espessura das setas est associada freqncia com que um caminho ocorre em msicas populares. Assim, o caminho I V7/II IIm V7 I representa a progresso mais usada em tons maiores e a modulao mais comum a que ocorre para uma tonalidade relativa, como, por exemplo, a seqncia C-E7-Am para a tonalidade C. A Fig. 1b apresenta uma verso mais completa da rvore maior, que incorpora ao esquema funes envolvendo acordes dissonantes, substituies e emprstimos modais. Por exemplo, a seqncia C7MA7/b13-Dm7/9-G7/9-C7M pode ser vista como uma instncia dissonante do caminho IV7/IIIImV7I na tonalidade C. Outra instncia para esse caminho pode ser a seqncia C7M-C#-Dm7-Ab7-G7-C7M, que representa um dos caminhos alternativos (I7M-I#-IIm-VIbV7-I).

3. Um sistema de apoio ao ensino de harmonia O projeto HeART se prope a desenvolver um sistema capaz no somente a facilitar o aprendizado da Harmonia segundo os preceitos da Teoria das rvores Harmnicas, como tambm ser um recurso voltado para a anlise musical em ambiente Web. Nesse sentido, um primeiro prottipo (chamado HART), ainda numa verso standalone, foi desenvolvido (Sousa, Souza & Castro, 2004). Na Figura 2, apresentada a interface do sistema HART para rvores harmnicas simplificadas.

(a)

(b)

Figura 2: Interface do sistema HART para rvores harmnicas simplificadas maior (a) e menor (b)

A partir de um arquivo texto contendo uma seqncia de acordes referentes a uma obra musical, o sistema produz sua anlise. Por exemplo, para a seqncia C-A7-DmG7-C, o sistema produz uma anlise como mostrado na figura 3.

Figura 3: Exemplo de anlise realizada pelo sistema HART

Nessa primeira verso, alm das regras de formao das rvores Harmnicas, as seguintes regras de anlise harmnica foram inseridas dentro do sistema:
1. No ocorre modulao quando no houver preparao. Entenda-se por preparao o quinto acorde relativo ao acorde da modulao a ser realizada. Por exemplo, quando uma msica estiver na tonalidade F, para que ocorra modulao para o tom C, antes de ser tocado o acorde C, o seu quinto grau (G) dever ser tocado. 2. A preparao de uma modulao pode ser precedida pelo segundo grau da tonalidade da modulao. No entanto, existem, na estrutura da rvore harmnica estendida, acordes que coincidem com os acordes que precedem a modulao. Nestas situaes, o analisador verifica o prximo acorde e as seguintes regras se aplicam nestes casos: 2.1 A segunda da tonalidade relativa igual ao acorde de substituio do quinto grau da tonalidde atual. Caso o prximo acorde seja a preparao para a relativa (V7/VIm), o acorde atual ser a segunda da relativa. Caso contrrio, o acorde atual ser o substituto da quinta.

2.2 A segunda da quinta maior igual ao acorde de substituio da tonalidade atual (VIm). Caso o prximo acorde seja igual preparao para a quinta maior (V7/V), o acorde atual ser a segunda da quinta maior. Caso contrrio, o acorde ser o substituto da tonalidade. 2.3 A segunda da tera bemol igual ao quarto grau da homnima, que , na verdade, um acorde de emprstimo modal da tonalidade atual. Caso o prximo acorde seja igual preparao para a tera bemol (V7/IIIb), o acorde atual a segunda da tera bemol. Caso contrrio, o acorde de emprstimo modal. 3. Se o acorde atual corresponder quarta maior, s ocorrer modulao se o prximo acorde no for encontrado na rvore harmnica atual, na rvore estendida ou nos acordes de emprstimo modal. 4. Se o acorde atual corresponder quinta da quinta da rvore estendida, as seguintes regras devem ser seguidas: 4.1 Se o acorde logo aps o acorde atual for a prpria tonalidade, o acorde atual corresponde realmente quinta da quinta e no ocorre modulao. 4.2 Caso contrrio, se o prximo acorde for a dominante, verificar se ocorre uma stima no acorde: 4.2.1 Caso ocorra uma stima no prximo acorde, o acorde atual corresponde quinta da quinta e no ocorre modulao. 4.2.2 Seno, o acorde atual corresponde preparao para a modulao para a Quinta Maior.

3. Concluso Atualmente, o grupo trabalha no aprofundamento da formalizao da Teoria das rvores Harmnicas para sua utilizao em sistemas de anlise musical, em sistemas tutores inteligentes (Ferneda et al, 2004a, 2004b) e na definio de mecanismos de recuperao de informao em bibliotecas digitais musicais (Cruz et al, 2004). Espera-se, assim, contribuir para a difuso, discusso e validao dessa teoria atravs da disponibilizao dessas ferramentas em um ambiente para a criao de comunidades virtuais voltadas para a produo intelectual e artstica e a troca de experincias em MPB (Ferneda et al, 2004c).

Referncias bibliogrficas
Cruz, F. W. et al. (2004) "Brazilian Popular Music Oriented Digital Library For Musical Harmony E-Learning". Proceedings of the 5th International Conference on Music Information Retrieval (ISMIR'04), p. 429-432. Barcelona (Espanha). Ferneda, E. et al. (2004) "A web-based cooperative e-learning environment for musical harmony domain". Proceedings of the 3rd IASTED International Conference on WebBased Education (WBE 2004), pp. 43-47, Insbruck (ustria). Ferneda, E. et al. (2004b) "A cooperative virtual learning environment on the web for musical harmony". Advanced Technology For Learning, Vol. 1, n 3, pp. 147-155.

Ferneda, E. et al. (2004c) "A Virtual Community Environment for Brazilian Popular Music". Proceedings of the IEEE International Conference on Advanced Learning Technology (ICALT 2004), pp. 926-930. Joensuu (Finlndia). Sousa, K. P. de; Souza, M. G. V. de; Castro, P. M. de S. N. (2004) "HART - um sistema de apoio anlise musical baseado na teoria das rvores harmnicas". Projeto Final, Bacharelado em Cincia da Computao, Universidade Catlica de Braslia.

Вам также может понравиться