Вы находитесь на странице: 1из 14

Socilogo e filsofo alemo

Jrgen Habermas
18/6/1929, Dsseldorf, Alemanha Da Pgina 3 - Pedagogia & Comunicao

Aos 25 anos, Jrgen Habermas graduou-se com o trabalho "O Absoluto e a Histria", sobre Schelling. Foi assistente do filsofo e socilogo Theodor W. Adorno durante cinco anos, at 1959, na chamada Escola de Frankfurt, conhecida por desenvolver uma "teoria crtica da sociedade", integrando a reflexo filosfica com a sociologia. Aos 31 anos, Habermas passou a lecionar filosofia em Heidelberg e, em 1961, publicou a famosa obra "Entre a Filosofia e a Cincia - O Marxismo como Crtica", inserida em "O estudante e a Poltica". Habermas passou, ento, a lecionar filosofia e sociologia na Universidade de Frankfurt. Entre as obras e os artigos publicados na dcada de 1960, destacam-se: "Evoluo Estrutural da Vida Pblica", "Teoria e Prxis", "Lgica das Cincias Sociais", "Tcnica e Cincia como Ideologia" e Conhecimento e Interesse". Mudou-se para Nova York em 1968 e tornou-se professor da New York School for Social Research. Em 1972, transferiu-se para Starnberg, assumindo a direo do Instituto Max-Planck e, em 1983, voltou a lecionar na Universidade de Frankfurt. Em 1994, Habermas aposentou-se, sem nunca deixar de contribuir para com o conhecimento por meio de palestras e de uma vasta obra publicada. O principal eixo das discusses do filsofo a crtica ao tecnicismo e ao cientificismo que, a seu ver, reduziam todo o conhecimento humano ao domnio da tcnica e modelo das cincias empricas, limitando o campo de atuao da razo humana ao conhecimento objetivo e prtico. Introduzindo uma nova viso a respeito das relaes entre a linguagem e a sociedade, em 1981 Habermas publicou aquela que considerada sua obra mais importante: "Teoria da Ao Comunicativa". Em algumas outras obras, Habermas abordou as cincias sociais e, em especial, dedicou-se a estudar o direito. Em "Conhecimento e Interesse", publicada em 1968, Habermas apresenta uma distino entre as cincias exatas e as cincias humanas, afirmando a especificidade das cincias sociais. Em "A Transformao Estrutural da Esfera Pblica", de 1962, aborda o fundamento da legitimidade da autoridade poltica como o consenso e a discusso racional. Em "Entre Fatos e Normas", publicado em 1996, o filsofo faz uma descrio do contexto social necessrio democracia, e esclarece fundamentos da lei, de direitos fundamentais, bem como uma crtica ao papel da lei e do Estado.

Augusto Comte

Imprimir el artculo | Volver al Home

Comte, cujo nome completo era Isidore-Auguste-Marie-Franois-Xavier Comte, nasceu em 19 de jane 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Filsofo e auto-proclamado lde religioso, deu cincia da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistem Foi aluno da clebre cole Polytechnique, uma escola em Paris fundada em 1794 onde se ensinava a e o pensamento mais avanados da poca. De famlia pobre, sustentou seus estudos com o ensino ocasional da matemtica e oportunidades no jornalismo.

Um de seus primeiros empregos foi o de secretrio do Conde Henri de Saint-Simon, o primeiro filsof ver claramente a importncia da organizao econmica na sociedade moderna, e cujas idias Comte absorveu, sistematizou com um estilo pessoal e difundiu.

Comte foi apresentado ao filsofo, ento diretor do peridico Industrie, no vero de 1817. Saint-Simo homem de frtil, mas tumultuada e desordenada criatividade, ento quase sessenta anos mais velho

Comte, foi atrado pelo jovem brilhante que possuiu a capacidade treinada e metdica para o trabalho lhe faltava. Comte tornou-se seu secretrio e colaborador prximo, na preparao de seus ltimos trabalhos. Quando Saint-Simon experimentou problemas financeiros, Comte permaneceu sem pagam tanto por razes intelectuais como pela esperanas da recompensa futura.

Os esboos e os ensaios que Comte escreveu durante os anos da associao prxima com Saint-Simo especialmente entre 1819 e 1824, mostram inequivocamente a influncia do mestre. Esses primeiros trabalhos j contm o ncleo de todas suas idias principais, mesmo as mais tardias. Em 1824 Comte desentendeu-se com Saint-Simon por questes de autoria legtima de ensaios que C devia publicar. A soluo, que Comte considerou injusta, foi que cem cpias do trabalho saram sob o de Comte, enquanto mil cpias, intituladas Catechisme des industriels indicavam a autoria de Henri d Saint-Simon. Outra causa do rompimento foi, ironicamente, Comte desdenhar a idia de um paradigm religioso no projeto de Saint Simon, ele, Comte, que depois haveria de adotar essa idia proclamando mesmo como sumo sacerdote da Humanidade. Em fevereiro 1825 Comte se casou com Caroline Massin, proprietria de uma pequena livraria, uma m que ele j conhecia a alguns. Comte a achava forte e inteligente, mas depois taxou-a de ambiciosa e desprovida de afetividade. O casamento foi sempre tumultuado por motivos financeiros, uma vez que Comte no conseguia uma posio com salrio fixo e contava apenas com os rendimentos das aulas particulares e alguma renda adicional por colaboraes a jornais, mais freqentemente para o Produc um jornal fundado pelos filhos espirituais de Saint-Simon aps a morte do mestre.

Depois de se afastar de Saint Simon, a principal preocupao de Comte tornou-se a elaborao de su filosofia positiva. No tendo nenhuma cadeira oficial da qual expor suas teorias, decidiu oferecer um c particular que os interessados subscreveriam adiantado, e onde divulgaria sua Summa do conhecime positivo. O curso abriu em abril, 1826, com a presena de alguns curiosos ilustres como Alexander vo Humboldt, diversos membros da academia das cincias, o economista Charles Dunoyer, o duque Nap de Montebello, e Hippolyte Carnot, filho do organizador dos exrcitos revolucionrios e irmo do cient Sadi Carnot, e vrios estudantes da Ecole Polytechnique. Comte deu apenas trs aulas e foi obrigado a interromper o curso devido a um colapso nervoso. Seu foi diagnosticado como \" mania \" no hospital do famoso Dr. Esquirol, autor de um tratado sobre a d Ele prprio submeteu Comte a um tratamento com banhos de gua fria e sangrias. Apesar de no rec alta, Comte foi levado para casa por Caroline

Aps o retorno para casa, Comte caiu em um estado melanclico profundo, e tentou mesmo o suicide jogando-se no rio Sena. Somente em agosto 1828 logrou sair de sua letargia. O curso das confernci recomeado em 1829, e Comte ficou satisfeito outra vez por encontrar na audincia diversos nomes d grandes das cincias e das letras.

Durante os anos 1830-1842, quando escreveu sua obra prima, Cours de philosophie positive, Comte continuou a viver miseravelmente na margem do mundo acadmico. Todas as tentativas de ser apon de para uma cadeira no Ecole Polytechnique ou para uma posio na Academia das cincias ou na faculdade de Frana foram infrutferas. Controlou somente em 1832 a ser apontado assistente de \"a et de mecanique \" no Ecole; cinco anos mais tarde foi dado tambm as posies do examinador exte para a mesma escola. A primeira posio trouxe valiosos dois mil francos e o segundo um pouco mais era pouco para as despesas que tinha com a esposa e por isso continuou com as aulas particulares pa escapar da faixa de pobreza.

Durante os anos da concentrao intensa quando escreveu o Cours, Comte foi incomodado no some por dificuldades financeiras e as frustradas tentativas de emprego acadmico. Tambm sofreu crticas mundo cientfico por parte de importantes figuras que o ridicularizavam pela sua pretenso de subme seu sistema todas as cincias. A mgoa agravou seu estado psicolgico. Por razes \"de higiene cereb decidiu-se, em 1838, a no ler mais uma linha de qualquer trabalho cientfico, limitando-se leitura d fico e poesia. Em seus ltimos anos o nico livro que haveria de ler repetidamente seria o \"Imita Cristo\". Sua vida matrimonial, que sempre fora tempestuosa, tambm se desfez.. Comte teve vrias separaes de Caroline, que no suportava os seus fracassos e terminou por deix-lo definitivamente 1842.

S e isolado, continuou a atacar os cientistas que se recusaram a reconhec-lo. Queixou-se de seus inimigos aos ministros do Rei, escreveu cartas delirantes imprensa e atormentou a pacincia de seu poucos restantes amigos. Criando demasiado inimigos na Ecole Polytechnique, sua nomeao como o examinador no foi renovada em 1844. Perdeu com isto a metade de sua renda. (iria perder tambm posio de assistente na Ecole em 1851.)

Contudo apesar de todos estas adversidades, Comte comeou lentamente a adquirir discpulos. E mai importante para ele foi que, alm de encontrar alguns discpulos franceses notveis, tais como o emin intelectual Emile Littre, era o fato de que sua doutrina positiva havia atravessado o Canal e recebera considervel ateno na Inglaterra. David Brewster, um fsico eminente, saudou-o nas pginas do Edinburgh Review em 1838 e, o mais gratificante de tudo, John Stuart Mill transformou-se em seu admirador, citando-o em seu System of Logic (1843) como um dos principais pensadores europeus. C e Mill se corresponderam regularmente, e serviu a Comte no somente para refinar seus pensamento como tambm para desabafar com o filsofo ingls as tribulaes de sua vida conjugal e as dificuldad sua existncia material. Mill arrecadou entre admiradores britnicos de Comte uma soma considerve dinheiro e lhe enviou como socorro para suas dificuldades financeiras. No mesmo ano de 1844, Comte con heceu Clotilde de Vaux, por quem se apaixonou. Ela era uma mulher de trinta anos abandonada pelo marido, um funcionrio pblico do baixo escalo, que havia fugido do pas depois de se apropriar de f do governo. Um irmo de Clotilde que havia sido aluno de Comte na Escola Politcnica, e o convidou casa de seus pais, onde lhe apresentou a irm.

Comte ficou inteiramente seduzido por ela. Sua paixo tem, porm, um desdobramento inusitado. Clo est impedida pela lei de casar-se achando-se o seu marido foragido. Auguste Comte tinha ento quarenta e sete anos, e havia se separado trs anos antes de sua mulher Acabara de concluir seu monumental Cours de philosophie positive, e se preparava para escrever o q pretendia que seria sua principal obra, o Systme de politique positive. da qual ele considerava o Cou philosophie como apenas uma introduo. Entusiasmado com a prpria paixo, Auguste Comte afirma nada pode ser mais eficaz para o bem pensar que o bem querer, e se torna um abrasado feminista. A que a mulher encarna o sentimento e portanto, em ltima anlise, a prpria Humanidade. Busca ent seriamente associar o sexo feminino, na pessoa de Clotilde, obra de renovao social e moral que s imps completar. Clotilde tenta colaborar, atravs de um romance filosfico, Wilhelmine, que ela se p febrilmente a escrever. Mas adoece de tuberculose e vem a falecer em 1846.

Comte ir devotar o resto de sua vida memria do \"seu anjo\". O Systme de politique positive, qu tinha comeado a esboar em 1844 e no qual completou sua formulao da sociologia., iria transform em um memorial a sua amada. Cinco anos mais tarde, em 1851, ao publicar essa obra, dedicou-a a Clotilde, dizendo esperar que a humanidade, reconhecida, haveria de lembrar sempre seu nome junto dela.

No Systme de politique positive, Comte, voltando-se contra a doutrina do mestre Saint-Simon, defe primazia da emoo sobre o intelecto, do sentimento sobre a racionalidade; e proclamou repetidamen poder curativo do calor feminino para a humanidade dominada por tempo demasiado pela aspereza d intelecto masculino. Por outro lado, maquiou a proposta de disciplina eclesistica de Saint-Simon cria Religio da Humanidade.

Quando o Systme apareceu entre 1851 e 1854, Comte escandalizou e perdeu a maioria dos seguido racionalistas que ele havia conquistado com tanta dificuldade nos ltimos quinze anos. John Stuart M Emile Littre no aceitaram que o amor universal fosse a soluo para todas as dificuldades da poca. pouco aceitariam a Religio da Humanidade da qual Comte se proclamou agora o sumo sacerdote. A observao dos rituais mltiplos segundo o calendrio anual, os detalhes da elaborada liturgia indicav que o antigo profeta do estgio positivo havia regressado s trevas do estgio teolgico. Comte passo assinar suas circulares - aos novos discpulos que conseguiu reunir - como \"fundador da religio univ e sumo sacerdote da humanidade\". Tentou converter o Superior Geral dos Jesutas nova f e comp suas circulares aos discpulos com as epstolas de So Paulo. Fundou a Societ Positiviste, que se transformou no centro principal de seu ensino. Os membros se cotizaram para assegurar a subsistnc mestre e fizeram os votos de espalhar sua mensagem. As misses se instalaram, na Espanha, Inglate

Estados Unidos, e na Holanda. Cada noite, das sete s nove, exceto nas quartas-feiras quando a Societ Positiviste tinha sua reunio regular, Comte recebia seus discpulos em sua casa em Paris: polticos, intelectuais e operrios, que l votavam grande respeito e venerao. Comte estava longe do entusiasmo republicano e libertrio de juventude. O moto da Igreja Positiva era amor, ordem e progresso O jovem estudante de passeata ag pregava as virtudes do amor, da submisso e a necessidade da ordem para o progresso social.

Em 1857, Comte, aps alguns meses de enfermidade, faleceu a cinco de setembro. Um grupo pequen discpulos, de amigos, e de vizinhos seguiu seu esquife ao cemitrio de Pere Lachaise. Seu tmulo transformou-se no centro de um pequeno cemitrio positivista onde esto sepultados, perto do mestr seus discpulos mais fiis.

Pensamento. A contribuio principal de Comte filosofia do positivismo foi sua adoo do mtodo cientfico como base para a organizao poltica da sociedade industrial moderna, de modo mais rigor que na abordagem de Saint Simon. Em sua Lei dos trs estados ou estgios do desenvolvimento intelectual, Comte teoriza que o desenvolvimento intelectual humano havia passado historicamente primeiro por um estgio teolgico, em que o mundo e a humanidade foram explicados nos termos do deuses e dos espritos; depois atravs de um estgio metafsico transitrio, em que as explanaes estavam nos termos das essncias, de causas finais, e de outras abstraes; e finalmente para o est positivo moderno. Este ltimo estgio se distinguia por uma conscincia das limitaes do conhecime humano. As explanaes absolutas consequentemente foram abandonadas, buscando-se a descobert leis baseadas nas relaes sensveis observveis entre os fenmenos naturais.

Comte tentou tambm uma classificao das cincias; baseada na hiptese que as cincias tinham desenvolvido da compreenso de princpios simples e abstratos compreenso de fenmenos comple concretos. Assim as cincias haviam se desenvolvido a partir da matemtica, da astronomia, da fsica qumica para a biologia e finalmente a sociologia. De acordo com Comte, esta ltima disciplina no so fechava a srie mas tambm reduziria fatos sociais as leis cientficas e sintetizaria todo o conhecimen humano.

Embora Comte no fosse dele o conceito de sociologia ou da sua rea de estudo, ele ampliou seu cam sistematizou seu contedo. Dividiu a Sociologia em dois campos principais: Esttica social, ou o estud foras que mantm unida a sociedade; e Dinmica social, ou o estudo das causas das mudanas socia Dando nova roupagem s idias de Hobbes e Adam Smith, afirmou que os princpios subjacentes da sociedade so o egosmo individual, que incentivado pela diviso de trabalho, e a coeso social se mantm por meio de um governo e um estado fortes.

Como Saint Simon, queria a administrao real do governo e da economia nas mos dos homens de negcios e dos banqueiros, porm d um toque pessoal seu, com origem em sua paixo por Clotilde, dizendo que a manuteno da moralidade privada seria competncia das mulheres como esposas e m

Dando nfase a hierarquia e obedincia, rejeitou a democracia, sustentando que o governo ideal seria constitudo por uma elite intelectual. Seu conceito de uma sociedade positiva est no seu Systme de politique positive (\"Sistema de Poltica Positiva\").

Como Saint-Simon, ele veio a adotar a idia de que a organizao da igreja catlica romana, divorcia teologia crist, podia fornecer um modelo estrutural e simblico para a sociedade nova, idia que, no entanto, fora uma das causas alegadas para seu rompimento com o mestre. Comte substituiu a adora Deus por uma \"religio da humanidade\"; um sacerdcio espiritual de socilogos seculares guiaria a sociedade e controlaria a instruo e a moralidade pblica. Comte viveu para ver sua obra comentada extensamente em toda a Europa. Muitos intelectuais ingle foram influenciados por ele, e traduziram e promulgaram seu trabalho. Seus devotos franceses tinham aumentado tambm, e mantinha uma correspondncia volumosa com sociedades positivistas em todo mundo.

A Habilidade particular de Comte era como um sintetizador das correntes intelectuais as mais diversa

Tomou idias principalmente dos filsofos modernos do sculo XVIII. De Saint-Simon e outros reformadores franceses menores Comte tomou a noo de uma estrutura hipottica para a organiza social que imitaria a hierarquia e a disciplina existente na igreja catlica romana. De vrios filsofos d Iluminismo adotou a noo do progresso histrico e particularmente de David Hume e Immanuel Kan tomou sua concepo de positivismo, ou seja, a teoria de que o Teologia e a Metafsica so modalidad primrias imperfeitas do conhecimento e que o conhecimento positivo baseado em fenmenos natu suas propriedades e relaes como verificado pelas cincias empricas, tese Kantiana por excelncia..

O mais importante realmente provem de Saint-Simon, que havia enfatizado originalmente a importn crescente da cincia moderna e o potencial da aplicao de mtodos cientficos ao estudo e melhori sociedade.

De Saint-Simon originalmente a idia de que a finalidade da anlise cientfica nova da sociedade de amelhorativa e que o resultado final de toda a inovao e sistematizao na nova cincia deve ser a orientao do planeamento social. Comte tambm pensou que era necessrio implantar uma ordem espiritual nova e secularizada a fim de suplantar o sobrenaturalismo ultrapassado da teologia crist.

Comte segue Saint-Simon quando considera a necessidade de uma cincia social bsica e unificadora explicasse as organizaes sociais existentes e guiasse o planeamento social para um futuro melhor. sua hbil sistematizao Comte chamou esta nova cincia \"Sociologia\", pela primeira vez.

Porm vai temerariamente mais adiante que seu mestre quando afirma que os fenmenos sociais pod ser reduzidos a leis da mesma maneira que as rbitas dos corpos celestes haviam sido explicadas pel teoria gravitacional quase trezentos anos antes.

Volver al Home dam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723 Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filsofo escocs. Teve como cenrio para a sua vida o atribulado sculo das Luzes, o sculo XVIII.
[1]

o pai da economia moderna, e considerado o mais importante terico do liberalismo econmico. Autor de "Uma investigao sobre a natureza e a causa da riqueza das naes", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referncia para geraes de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das naes resultava da atuao de indivduos que, movidos apenas pelo seu prprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econmico e a inovao tecnolgica. Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "no da benevolncia do padeiro, do aougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse". Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma interveno governamental. A competio livre entre os diversos fornecedores levaria no s queda do preo das mercadorias, mas tambm a constantes inovaes tecnolgicas, no af de baratear o custo de produo e vencer os competidores. Ele analisou a diviso do trabalho como um fator evolucionrio poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante,

movido apenas pelo seu prprio interesse egosta (self-interest), levado por uma mo invisvel a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuao dessa "mo invisvel", o preo das mercadorias deveria descer e os salrios deveriam subir. As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rpida e intensa influncia na burguesia(comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.
ndice
[esconder]

1 Biografia 2 Posio face situao nos EUA 3 Obra

o o

3.1 Teoria dos Sentimentos Morais 3.2 Riqueza das Naes

4 Ver tambm 5 Referncias 6 Ligaes externas

[editar]Biografia Adam Smith era filho de um controlador alfandegrio em Kirkcaldy, na Esccia. A data exata do seu nascimento foi descoberta em 2006, ele foi batizado em Kirkcaldy em 7 de junho de 1723, tendo o seu pai falecido seis meses antes. Aos 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde estudou Filosofia moral com o "inesquecvel" Francis Hutcheson. Em1740, entrou para o Balliol College da Universidade de Oxford, mas, como disse William Robert Scott, "...Oxford deste tempo deu-lhe pouca ajuda (se que a deu) para o que viria a ser a sua obra." e acabou por abdicar da sua bolsa em 1746. Em 1748 comeou a dar aulas emEdimburgo sob o patronato de Lord Kames. Algumas destas aulas eram de retrica e de literatura, mas mais tarde dedicou-se cadeira de "progresso da opulncia", e foi ento, em finais dos anos 1740, que ele exps pela primeira vez a filosofia econmica do "sistema simples e bvio da liberdade natural" que ele viria a proclamar no seu Inqurito sobre a natureza e as causas da riqueza das Naes. Por volta de 1750, conheceu o filsofo David Hume, que se tornou um dos seus mais prximos amigos. Em 1751, Smith foi nomeadoprofessor de Lgica na Universidade de Glasgow, passando, no ano seguinte, a dar a cadeira de filosofia moral. Nas suas aulas, cobria os campos da tica, retrica, jurisprudncia e poltica econmica ou ainda "poltica e rendimento".

Em 1759, publicou a Teoria dos sentimentos morais, uma das suas mais conhecidas obras, incorporando algumas das suas aulas deGlasgow. Este trabalho, que estabeleceu a reputao de Smith durante a sua prpria vida, refere-se explicao da aprovao ou desaprovao moral. A sua capacidade de argumentao, fluncia e persuaso, mesmo que atravs de uso da retrica, esto ali bem patenteados. Ele baseia a sua explicao, no como o terceiro Lord Shaftesbury e Hutcheson tinham feito, num "sentido moral", nem como David Hume, com base num decisivo sentido de utilidade, mas sim na empatia e simpatia. Tem havido uma controvrsia considervel quanto a saber se h ou no uma contradio ou contraste entre a nfase de Smith na empatia (ou compaixo) como motivao humana fundamental em "sentimentos morais", e o papel essencial do auto-interesse na "riqueza das naes". Este parece colocar mais nfase na harmonia geral dos motivos e atividades humanas sob uma providncia benigna no primeiro livro, enquanto que no segundo livro, apesar do tema geral da "mo invisvel" promovendo a harmonia de interesses, Smith encontra mais ocasies para apontar causas de conflitos e o egosmo estreito da motivao humana. Smith comeava agora a dar mais ateno jurisprudncia e economia nas suas aulas, e menos s suas teorias de moral. Esta ideia reforada pelas notas tomadas por um dos seus alunos por volta de 1763, mais tarde editadas por Edwin Cannan Aulas de justia, polcia, rendimento e armas, 1896, e pelo que Scott, que o descobriu e publicou, descreve em "Um esboo inicial de parte da Riqueza das Naes" ("An early draft of part of the Wealth of Nations"), datado de 1763. No final de 1763, Smith obteve um posto bem remunerado como tutor do jovem duque de Buccleuch e deixou o cargo de professor. De 1764 a1766, viajou com o seu protegido, sobretudo pela Frana, onde veio a conhecer lderes intelectuais como Turgot, d'Alembert, Andr Morellet,Helvtius e, em particular, Franois Quesnay.

Depois de voltar para Kirkcaldy, dedicou muito do seu tempo nos dez anos seguintes sua magnum opus, que surgiu em 1776. Em 1778, recebeu um posto confortvel como comissrio da alfndega da Esccia e foi viver com a sua me em Edimburgo. Faleceu na capital escocesa a 17 de julho de 1790, depois de uma dolorosa doena. Tinha aparentemente dedicado uma parte considervel dos seus rendimentos a numerosos atos secretos de caridade. [editar]Posio

face situao nos EUA

Na sua estada em Glasgow, onde foi professor na universidade local entre 1751 e 1764, Adam Smith travou contato com vrios dos comerciantes de tabaco da cidade, como por exemplo John Glassford.

Estes punham-no a par dos ltimos acontecimentos nas colnias inglesas, nas quais os ingleses impunham uma restritiva poltica econmica, como altos impostos e frequentemente situaes de monoplio. As manufaturas inglesas tinham nas colnias americanas um importante cliente, e alguns empresrios influentes exigiram junto ao parlamento ingls que fosse proibido aos norteamericanos a produo de bens similares, a fim de proteger seus negcios. Adam Smith sabia que estas restries acabariam por resultar na revolta dos americanos. Como Benjamin Rush, um doutor e lder cvico daPensilvnia disse em 1775: "Um povo que depende de estrangeiros para comida e vestimentas ser sempre dependente deles". Os americanos no tolerariam essas ingerncias. A soluo de Adam Smith para as colnias americanas era fomentar o livre comrcio, acabar com os pesados impostos aduaneiros e restries comerciais e oferecer s colnias uma representao poltica no parlamento de West. [editar]Obra Pouco antes da sua morte, os manuscritos de Smith tinham sido quase totalmente destrudos. Nos seus ltimos anos, ele teria rejeitado dois grandes tratados, um sobre a teoria e histria do Direito e outro sobre cincias e artes. Os Ensaios sobre temas reflexivos (1795), posteriormente destrudos, contm provavelmente partes do que deveriam ter sido o ltimo daqueles dois tratados. [editar]Teoria

dos Sentimentos Morais

Ver artigo principal: Teoria dos sentimentos morais Em 1759, Smith publicou seu primeiro trabalho, A Teoria dos Sentimentos Morais (The Theory of Moral Sentiments no original). A qual continuou a fazer grandes revises do seu livro, at sua morte. Apesar de A Riqueza das Naes ser amplamente considerada como a obra mais influente de Smith, acredita-se que o prprio Smith considera a Teoria dos Sentimentos Morais de ser uma obra superior. Na obra, Smith examina criticamente o pensamento moral de seu tempo, e sugere que a conscincia surge das relaes sociais. Seu objetivo ao escrever a obra foi para explicar a origem da capacidade da humanidade em formar juzos morais, apesar da natural tendncia dos homens aos auto-interesses. Smith prope uma teoria da simpatia, em que o ato de observar os outros torna as pessoas conscientes de si e da moralidade de seu comportamento. Estudiosos tm tradicionalmente percebido um conflito entre a Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Naes, a primeira enfatiza a simpatia pelos outros, enquanto o segundo enfoca o papel do auto-interesse. Nos ltimos anos, porm, a maioria dos

estudiosos da obra de Smith tm argumentado que no existe contradio. Eles alegam que, em A Teoria dos Sentimentos Morais, Smith desenvolve uma teoria psicologica no qual os indivduos buscam a aprovao atravs do "observador imparcial" que resultado de um desejo natural entre os individuos, mais respectivamente ao agente da ao, acerca de se posicionar de um ponto de vista imparcial, para bem julgar, relaes simpatizantes mutuas que se fazem nas relaes sociais . Ao invs de ver A Riqueza das Naes e A Teoria dos Sentimentos Morais vistas como apresentando incompatibilidades acerca da natureza humana, a maioria dos estudiosos de Smith tem em conta as obras que enfatizam aspectos diferentes da natureza humana, que variam dependendo da situao. A riqueza das naes baseia-se em situaes onde a moralidade do homem susceptvel de desempenhar um papel menor, como o trabalhador envolvido na elaborao do trabalho, enquanto a Teoria dos Sentimentos Morais centra-se em situaes onde a moralidade do homem susceptvel de desempenhar um papel dominante entre as relaes intercambiavis das pessoas. Estas opinies de acordo com alguns autores, ignoram que a visita de Smith para a Frana (1764-1766) mudou radicalmente sua opinio anterior e que A Riqueza das Naes um convolute heterognea de suas ex-palestras a qual Quesnay lhe ensinou. [editar]Riqueza

das Naes

Ver artigo principal: A Riqueza das Naes A Riqueza das Naes foi muito influente, uma vez que foi uma grande contribuio para o estudo da economia e para a tornar uma disciplina independente. Este livro tornar-se-ia uma das obras mais influentes no mundo ocidental. Quando o livro, que se tornaria um estudo contra o mercantilismo, foi publicado em 1776, havia um sentimento forte contra o livre comrcio, quer no Reino Unido como tambm nos Estados Unidos. Esse novo sentimento teria nascido das dificuldades econmicas e as privaes causadas pela guerra. No entanto, ao tempo da publicao nem toda a gente estava convencida das vantagens do livre comrcio: o parlamento ingls e o pblico em geral continuariam apegados ao mercantilismo por muitos anos. A Riqueza das naes, e tambm a Teoria dos sentimentos morais, este de menor impacto, tornaram-se ponto de partida para qualquer defesa ou crtica de formas do comunismo, nomeadamente influenciando a escrita de Karl Marx e de economistas humanistas. Em anos recentes, muitos afirmaram que Adam Smith foi tomado de rapto por economistas liberais (Laissez-faire economists) e que como a Teoria dos sentimentos morais mostra, Smith tinha uma inclinao pelo humanismo.

Tem havido alguma controvrsia sobre a extenso da originalidade de Smith em Riqueza das naes; alguns argumentam que esta obra acrescentou pouco s ideias estabelecidas por pensadores como David Hume e Montesquieu. No entanto, ela permanece como um dos livros mais influentes neste campo at hoje. A obra de Smith aclamada quer pelo mundo acadmico como na prtica. O primeiroministro britnico William Pitt, a braos com a derrocada econmica e social dos anos que se seguiram independncia americana, foi um partidrio do comrcio livre e chamou Riqueza das naesde "a melhor soluo para todas as questes ligadas histria do comrcio e com o sistema de economia poltica". A obra Riqueza das Naes popularizou-se pelo uso da expresso da mo invisvel do mercado. Segundo Adam Smith os agentes econmicos atuando livremente chegariam a uma situao de eficincia, dispensando assim a ao do Estado para esse efeito. Assim, atuando de forma livre, os mercados seriam regidos como se por uma mo invisvel que o regula automaticamente sempre chegando a situao tima ou de mxima eficincia. Curiosamente a expresso aparece apenas uma vez na obra Riqueza das Naes. Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 Hardwick Hall, 4 de dezembro de1679) foi um matemtico, terico poltico, e filsofo ingls, autor de Leviat (1651) e Do cidado (1651). Na obra Leviat, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue to acima dos demais por forma a estar alm do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de ns tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas so escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens tm um desejo, que tambm em interesse prprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembleia (que pode at mesmo ser composta de todos, caso em que seria uma democracia), deveria ser o Leviat, uma autoridade inquestionvel. A teoria poltica doLeviat mantm no essencial as ideias de suas duas obras anteriores, Os elementos da lei e Do cidado (em que tratou a questo das relaes entre Igreja e Estado). Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens s podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja crist e o

Estado cristo formavam um mesmo corpo, encabeado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questes religiosas e presidir o culto. Neste sentido, critica a livre-interpretao da Bblia na Reforma Protestante por, de certa forma, enfraquecer o moada pelo estudioso Richard Tuck como uma resposta para os problemas que o mtodo cartesiano introduziu para a filosofia moral. Hobbes argumenta que s podemos conhecer algo do mundo exterior a partir das impresses sensoriais que temos dele("S existe o que meus sentidos percebem") Esta filosofia vista como uma tentativa para embasar uma teoria coerente de uma formao social puramente no fato das impresses por si, a partir da tese de que as impresses sensoriais so suficientes para o homem agir em sentido de preservar sua prpria vida, e construir toda sua filosofia poltica a partir desse imperativo. Hobbes ainda escreveu muitos outros livros falando sobre filosofia poltica e outros assuntos, oferecendo uma descrio da natureza humana como cooperao em interesse prprio. Foi contemporneo de Descartes e escreveu uma das respostas para a obra Meditaes sobre filosofia primeira, deste ltimo. [editar]Contexto Nascido em 1588 na Inglaterra dos Tudors, Thomas Hobbes foi influenciado pela reforma anglicana que ocorrera cinco dcadas antes. A ciso com a Igreja Catlica fez com que a Espanha interviesse nos assuntos ingleses enviando a Invencvel Armada (Grande y Felicssima Armada) fato que mais tarde seria relatado por Hobbes em sua autobiografia e ter grandes influncias sobre sua obra. O sculo XVII foi de grande importncia para a Inglaterra pois marca o comeo do expansionismo colonialista ultramarino ingls, com a fundao de Jamestown, a primeira colnia inglesa nas Amricas, em 1607. tambm no sculo XVII que so lanadas as bases do capitalismo industrial na Inglaterra com a Revoluo Gloriosa j na dcada de 80 do sculo XVII. durante esse perodo que a Marinha Inglesa ir se consolidar como a maior e mais bem equipada marinha do mundo, s perdendo a posio para os EUA no ps-2 Guerra Mundial. A poderosa marinha ir contribuir para o acmulo de capitais que ir financiar o expansionismo colonial e, mais tarde, industrial ingls.

Batalha de Marston Moor (1644) marca uma vitria decisiva das foras parlamentares durante a guerra civil inglesa

O sculo XVII na Europa continental o marco do absolutismo monrquico, tendo seu expoente mximo o Luis XIV, o Rei Sol que ficou famoso pela frase Ltat cest moi", influncia da Contra-reforma (representado na Inglaterra pela revoluo anglicana). A filosofia do barroco se baseava no dualismo existente entre o hedonismo e o medo do pecado ou fervor religioso enquanto que a busca pelo essencialmente humano j havia comeado noRenascimento; havia o receio do divino sobrenatural que poderia punir o terreno e transitrio. Quando Hobbes tinha 30 anos e j havia visitado a Europa continental pela primeira vez, uma revolta na Bomia daria incio Guerra dos Trinta Anos, fato que ir reforar para Hobbes a sua prpria viso pessimista acerca da natureza humana destrutiva. Apenas 12 anos aps o incio da guerra no continente europeu, disputas polticas entre o Parlamento e o Rei inglsdo incio a uma guerra civil na Inglaterra que perdurar por 10 anos. [editar]Biografia Como Hobbes alegou em sua autobiografia, "ao nascer sua me teria dado a luz a gmeos: Hobbes e o medo", j que a me de Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencvel Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra. Embora o tema do medo e do seu poder avassalador fossem aparecer mais tarde em suas obras, os primeiros anos de vida de Hobbes foram em grande parte livres da ansiedade. Seu pai era o vigrio de Charlton e Westport, cidades prximas de Malmesbury, mas uma disputa com outro vigrio, o levou a se mudar para Londres. Como resultado, aos sete anos de idade, Thomas Hobbes, ficou sob a tutela de seu tio Francisco. Hobbes fez seus primeiros estudos em Malmesbury e mais tarde em Westport, onde exibiu seus dotes intelectuais em estudos clssicos. Aos quatorze anos, em 1603, seu tio Francisco financiou os seus estudos, entrando na Magdalen Hall, Oxford, onde predominava o ensino da escolstica de inspirao aristotlica, mas a que Hobbes no demonstrou grande interesse.

Magdalen College, em maio de 2007.

Em 1610 ele empreendeu uma viagem Europa, acompanhando William Cavendish, indo para Frana, Itlia e Alemanha. Pode observar em primeira mo a pouca apreciao da escolstica na poca - que j estava em claro declnio. As muitas tentativas de abrir portas para desenvolvimento de outros conhecimentos fez com que ele decidisse retornar Inglaterra para aprofundar o estudo dos clssicos. Nesse perodo, j de volta Inglaterra, suas relaes comFrancis Bacon iro reforar a linha de seu prprio pensamento, bem fora do aristotelismo e da escolstica. Em 1631 a famlia de nobres ingleses Cavendish novamente pede seus servios como guardio do terceiro Duque de Devonshire, e Hobbes ir ocupar este cargo at 1642. Durante este perodo, faz outra viagem ao continente, l permanecendo de 1634 a 1637. Na Frana, entra em contato com o crculo intelectual do Padre Mersenne, mentor de Descartes - com quem estabeleceu uma forte amizade. Em geral, Hobbes era a favor da explicaomecanicista do universo (que predominava na poca), em oposio teleolgica defendida por Aristteles e a escolstica. Tambm teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma viagem Itlia em 1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja influncia Hobbes desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos princpios da geometria e cincias naturais. Em 1640, quando a possibilidade de uma guerra civil na Inglaterra j era clara, Hobbes, temendo por sua vida por ser um conhecido defensor da monarquia, viaja de volta para Paris, onde, mais uma vez, foi recebido pelo crculo de intelectuais francs. Em 1646, ainda em Paris, vira professor de matemtica do Prncipe de Gales, o futuro Carlos II, que tambm se encontrava exilado em Paris devido a Guerra Civil Inglesa. Em 1651, dois anos aps a decapitao do rei Carlos I, Hobbes decide voltar para a Inglaterra com o fim da Guerra Civil e o comeo da Ditadura de Cromwell. Neste ano tambm publica Leviat, que provoca o incio de sua disputa com John Bramall, bispo de Derry, o principal acusador de Hobbes como sendo um materialista ateu.

Capa da edio original do Leviat(1651).

A publicao do De Corpore, em 1665, ir resultar em uma polmica com os principais membros da Royal Society, que criticaram suas contribuies para a matemtica bem como as posies atestas defendidas por Hobbes. Na Inglaterra, o "anti-Hobbismo" atingiu um pico em 1666 quando seus livros foram queimados na sua alma mater, Oxford. Hobbes manteve-se um escritor extremamente produtivo na velhice, mesmo sendo prejudicado pela oposio generalizada de seu trabalho. Viveu at os 91 anos durante uma poca em que a expectativa mdia de vida no era muito mais do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas tradues para o ingls, tanto da Ilada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma autobiografia em latim. Apesar da polmica que causou, ele foi uma espcie de smbolo na Inglaterra at o final de sua vida. Seu ponto de vista pode ser considerado abominvel ou atraente; suas teorias brilhantemente articuladas so lidas por pessoas de todos os espectros polticos. Encontra-se sepultado na Igreja So Joo Batista, Ault Hucknall, Derbyshire na Inglaterra.

Werner Sombart

Вам также может понравиться