Вы находитесь на странице: 1из 6

Recortes n 221

ndice 21 de Novembro de 2011


A Eurorregio EUROAAA e o papel na Europa do Mar debatida em Sines Agentes de navegao preocupados com os efeitos da greve nos portos Greve geral far sentir-se de vspera nos portos AGEPOR alerta: Greve geral do dia 24 coloca navios em perigo Greve geral Escalas em Portugal de navios cruzeiros em risco de serem canceladas com a greve

Cargo News 18 de Novembro de 2011

A Eurorregio EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar debatida em Sines


A Administrao do Porto de Sines recebeu no seu Auditrio, no passado dia 16 de novembro, o Seminrio A Eurorregio EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar, sob a coordenao da CCDR Alentejo. O encontro, organizado pela parceria Alentejo-Algarve-Andaluzia. que compe a Eurorregio EUROAAA, desenvolveu-se com o objetivo de promoo das atividades relacionadas com o mar, recurso fundamental para as economias destas trs regies. Esta ao, que funcionou tambm como evento local integrado no OPEN DAYS 2011 da Unio Europeia, contou com a participao de especialistas das trs regies que abordaram o mar como fonte de conhecimento, investigao e desenvolvimento scio-econmico, assumindo um papel de aproximao de povos, culturas e desenvolvimento transfronteirio. Os especialistas portugueses e espanhis presentes na conferncia abordaram diversos aspectos ligados temtica, salientando a importncia actual e futura do Porto de Sines no contexto nacional, inter-regional e europeu. Este evento contribuiu assim para o reforo das relaes transfronteirias entre Portugal e Espanha, onde o mar se revelou mais uma vez ser um grande ponto de ligao.

Transportes & Negcios 18 de Novembro de 2011

Agentes de navegao preocupados com os efeitos da greve nos portos


Os agentes de navegao apelaram hoje, em comunicado, aos trabalhadores do sector martimo-porturio para que no paralisem os portos nacionais aquando da greve geral do prximo dia 24. A Agepor destaca o risco de serem canceladas as trs escalas de navios de cruzeiro previstas para a prxima quinta-feira (duas no Funchal e uma Madeira), sublinhando os prejuzos imediatos (para os que lucram com as visitas dos turistas) e as perdas potenciais de tal deciso (na deciso dos armadores e operadores de escalarem os portos nacionais no futuro). A associao dos agentes de navegao lembra a propsito o enorme esforo de investimento pblico e privado que tem sido feito para a captao de navios e escalas de cruzeiros. Esforo que uma eventual paralisao dos portos colocar em causa. No relativo ao trfego de mercadorias, a Agepor chama especialmente a ateno para os custos acrescidos e consequncias directas na competitividade das exportaes portuguesas que uma situao de greve acarreta. E tambm aqui haver o risco de os armadores e operadores optarem por desviar os seus navios para outros portos. Como o TRANSPORTES & NEGCIOS noticiou oportunamente, os trabalhadores porturios, representados pela Fesmarpor, decidiram-se pela adeso greve geral do prximo dia 24. O que coloca em risco de paralisao todos os principais portos nacionais, com as excepes, pelo menos parciais, de Leixes e Sines.

Cargo News 18 de Novembro de 2011

Greve geral far sentir-se de vspera nos portos


A greve geral est marcada para a prxima quintafeira, mas os portos nacionais devero ser afetados oito horas antes, ainda na quarta, devido a uma paralisao dos estivadores europeus por duas horas. "Trata-se de uma paralisao setorial de duas horas no dia 23, entre as 16 e as 18 horas, que foi decidida a nvel internacional", referiu Vtor Dias, secretrio-geral da Fesmarpor Federao dos Sindicatos Martimo e Porturios, que representa mais de 70% do universo dos trabalhadores porturios nacional, em declaraes ao Jornal de Negcios.

Cargo News 18 de Novembro de 2011

AGEPOR alerta: Greve geral do dia 24 coloca navios em perigo


A AGEPOR, Associao dos Agentes de Navegao de Portugal, manifestou-se preocupada perante a eventualidade de virem a ser canceladas as escalas de navios de passageiros e de cargas em alguns portos importantes portugueses na sequncia greve geral do prximo dia 24 de novembro. Caso a greve venha a ser cumprida no setor, so praticamente certos o transtorno na movimentao de cargas nos principais portos e o cancelamento, no prximo dia 24, de trs escalas de navios de cruzeiro, duas na Madeira (Funchal) e uma em Lisboa, facto que ir deixar marcas e originar perdas imediatas para todos os que vivem das escalas dos navios, desde as atividades tursticas a elas associadas at restaurao e comrcio locais, que perdero a visita dos passageiros. Neste sentido, a AGEPOR apela ao "bom senso e ao sentido de responsabilidade de todos os intervenientes do setor Martimo Porturio para que se assumam um comportamento exemplar e sejam os primeiros a defender o futuro dos seus postos de trabalho e a economia nacional trabalhando nesse dia".

Dirio Econmico 21 de Novembro de 2011 Pg. 6

Вам также может понравиться