Вы находитесь на странице: 1из 5

O que so Substncias Qumicas?

Tudo que est em nossa volta no mundo fsico feito de substncias qumicas. A terra em que pisamos, o ar que respiramos, os alimentos que digerimos, os carros que dirigimos, as casas onde moramos, todos contm substncias qumicas. Os organismos vivos, como por exemplo, os seres humanos, os animais e as plantas tambm so constitudos por qumicos. Alguns deles, com os quais temos contato com nossa vida diria, so produzidos pelo homem. Esto nos medicamentos, cosmticos, em nossa casa, nos escritrios, como produtos de limpeza e assim sucessivamente. Entretanto, muitas substncias qumicas s quais estamos expostos diariamente, se apresentam de forma natural e se encontram em nossos alimentos, na gua e no ar. Esto em quantidade bem maior do que as produzidas pelo homem. Os qumicos produzidos pelo homem, assim como os qumicos naturais, podem causar efeitos prejudiciais.

Substncias Puras ou simples? Entendendo essa classificao.


Uma das maiores confuses que as pessoas fazem na hora de classificar as substncias reside nos quesitos de substncia simples e substncia pura. Para deixar isso claro fundamental que entendamos bem algumas coisas antes de chegarmos a essa classificao: O tomo uma unidade fundamental, primria que constitui a matria. O que quer dizer que, toda matria constituda por tomos. Os tomos so diferenciados uns dos outros pelo seu nmero atmico (que corresponde ao nmero de prtons que ele possui). Elementos qumicos, aqueles que encontramos na tabela peridica, representam tomos de mesmo nmero atmico. Assim, todo e qualquer tomo que apresentar, por exemplo, oito prtons e conseqentemente possui nmero atmico Z = 8, ser um tomo do elemento oxignio. Sabendo tambm que os tomos se combinam, se ligam entre si formando o que chamamos de molculas. Perceba que uma molcula pode, a princpio, ser formada pela "combinao" de qualquer nmero de tomos de qualquer elemento qumico.

Substncias qumicas
Os tomos ligados, ou seja, as molculas, representam o que chamamos de substncia qumica, cada uma identificada por uma frmula qumica como, por exemplo, H 2O, que representa a substncia gua e indica que sua composio de dois tomos do elemento hidrognio e um tomo do elemento oxignio. Isso posto, podemos perceber algumas coisas: - O2 - a frmula da substncia oxignio, composta por dois tomos, ambos do elemento oxignio. - CO2 - a frmula da substncia dixido de carbono, composta por trs tomos, sendo dois do elemento oxignio e um do elemento carbono. - C6H6 - a frmula da substncia benzeno, composta por 12 tomos, sendo seis do elemento carbono e seis do elemento hidrognio. Quando classificamos uma substncia podemos faz-lo levando em conta: 1) Nmero de tomos: obviamente se refere ao nmero de tomos que a constitui, independentemente do elemento que cada um representa. Veja: - Ar (gs argnio) - monoatmica (um nico tomo); - O2 (oxignio), CO (monxido de carbono), NaCl (cloreto de sdio) - diatmica (dois tomos); - CO2 (dixido de carbono), H2O (gua), - triatmica (trs tomos) e assim por diante. 2) Nmero de elementos que constitui a molcula: (Tem que ter Cuidado pois isso no tem nada a ver com o nmero de tomos): - Ar (gs argnio) - um nico elemento: argnio - O2 (oxignio) - um nico elemento: oxignio - CO (monxido de carbono) - dois elementos: carbono e oxignio - CO2 (dixido de carbono) - dois elementos: carbono e oxignio - NaCl (cloreto de sdio) - dois elementos: sdio e cloro - H2O (gua) - dois elementos: hidrognio e oxignio

Uma substncia classificada como simples quando sua molcula formada por um nico tipo de elemento, independentemente do nmero de tomos que possui. Substncias cujas molculas so formadas por dois ou mais elementos qumicos so chamadas de compostas. Retomando o exemplo, teremos: - O2 - Substncia simples - CO, CO2, NaCl, H2O - Substncias compostas.

Substncias puras
Diferentemente do que o nome possa sugerir, as substncias puras no so aquelas formadas nem por um nico tomo (monoatmicas), nem por um nico elemento qumico (simples). Substncias so consideradas puras quando em uma amostra s encontramos molculas daquela substncia, sem nenhuma outra presente. Por exemplo: na gua destilada encontramos nica e exclusivamente molculas da substncia gua (H2O). Mesmo a gua sendo uma molcula triatmica e composta (possui os elementos H e O), essa amostra de uma substncia pura. Amostras onde so encontradas molculas de mais de uma substncia, so chamadas de misturas. O ar atmosfrico um bom exemplo de uma mistura em que encontramos vrias substncias simples, como N2, O2, H2, Ar, e outras compostas, como CO, CO2, etc. Esses conceitos de substncias simples e substncias puras so muito importantes para uma base de conhecimento em qumica.

Ligaes Quimicas
As ligaes qumicas entre dois tomos se estabelecem quando a fora de unio entre eles suficiente para dar origem a um agregado estvel, que pode ser considerado como espcie molecular independente. Apenas os gases nobres ou inertes -- hlio, argnio, nenio, criptnio e xennio -- e os metais em estado gasoso apresentam estrutura interna configurada por tomos isolados. As demais substncias qumicas puras se constituem de mais de um tomo do mesmo elemento qumico (substncias simples, como o oxignio, de frmula molecular O2) ou de tomos de elementos qumicos diferentes (substncias compostas, como a gua, de frmula molecular H2O, com dois tomos de hidrognio e um de oxignio). A quantidade de ligaes que o tomo de um elemento pode efetuar simultaneamente expressa sua capacidade de se combinar, tambm chamada valncia. Cada elemento apresenta, normalmente, um nmero fixo e limitado de valncias. Distinguem-se vrios tipos de ligaes qumicas: eletrovalente (ou inica), covalente, metlica e a ligao que se estabelece por ponte de hidrognio. Segundo a teoria do octeto, enunciada pelo cientista americano Gilbert Newton Lewis, os tomos ao se combinarem tendem a assumir a estrutura eletrnica do gs nobre que lhe mais prximo na tabela peridica. As ligaes qumicas so, portanto, a soluo para uma configurao eletrnica estvel. A diferena entre as quantidades de energia necessrias para arrancar um eltron de um tomo desempenha papel fundamental na constituio das ligaes qumicas. Nos metais alcalinos, essa energia mnima. Os elementos desse grupo apresentam, portanto, grande reatividade, ou seja, unem-se facilmente a outros elementos. J os gases nobres, em que essa energia mxima, apresentam grande dificuldade para formar combinaes, motivo por que so chamados gases inertes. Distinguem-se vrios tipos de ligaes qumicas: eletrovalente (ou inica), covalente, metlica e a ligao que se estabelece por ponte de hidrognio. Segundo a teoria do octeto, enunciada pelo cientista americano Gilbert Newton Lewis, os tomos ao se combinarem tendem a assumir a estrutura eletrnica do gs nobre que lhe mais prximo na tabela peridica. As ligaes qumicas so, portanto, a soluo para uma configurao eletrnica estvel.

Ligao eletrovalente ou inica


Albrecht Kossel observou, em 1916, a mudana brusca de propriedades entre os elementos que precedem e os que sucedem imediatamente aos gases nobres na classificao peridica dos elementos, fato que deu origem a sua teoria da ligao inica. Segundo o raciocnio de Kossel, a estrutura eletrnica de um gs nobre tima e estvel, como resultado da perfeita distribuio dos eltrons em seu envoltrio. Assim, os elementos do grupo dos halognios (flor, cloro e bromo) e dos calcognios (oxignio, enxofre), que apresentam na ltima camada menos eltrons do que os gases nobres, caracterizam-se por grande afinidade eletrnica, ou capacidade de captao das partculas elementares. Ao contrrio, os alcalinos (sdio, potssio), alcalino-terrosos (clcio, magnsio) e os metais em geral tm forte tendncia a perder eltrons para adquirir uma estrutura estvel.

Quando se ligam tomos com comportamentos eletrnicos opostos, a transferncia de eltrons d origem a tomos eletricamente carregados, os ons: ctions, tomos que ao ceder eltrons adquiriram carga positiva; e nions, tomos que receberam eltrons e adquiriram carga negativa. A ligao inica assim verificada, caracterstica dos sais alcalinos e alcalino-terrosos, se sustenta principalmente nas foras de atrao eletrosttica, embora seja tambm importante a energia da combinao que se forma, chamada energia de rede, ou reticular.

Ligao covalente
Quando dois tomos compartilham um par de eltrons praticamente da mesma maneira, produz-se entre os dois uma ligao covalente. Essa unio, que se verifica entre tomos de natureza semelhante, a mais comum nos compostos orgnicos. Tambm formam ligao covalente as molculas diatmicas de grande estabilidade do oxignio, nitrognio, hidrognio, flor e cloro. O par de eltrons que participa da ligao pode ficar mais prximo do tomo que exera sobre ele maior fora de atrao. Essa ligao, chamada covalente polar, forma um pequeno dipolo eltrico, embora a molcula, no conjunto, seja neutra. A gua e o amonaco so exemplos de compostos desse tipo. As substncias polares que contm hidrognio podem apresentar ocasionalmente em sua estrutura molecular as chamadas pontes de hidrognio.

Ligao metlica
Do ponto de vista qumico, os metais se caracterizam por possuir poucos eltrons na camada exterior do tomo. Segundo a teoria da ligao metlica, esses eltrons formam uma "nuvem eletrnica", que ocupa faixas limitadas no interior do metal, as chamadas zonas de Brillain, e podem passar facilmente de uma para outra, o que justifica a relativa liberdade de que desfrutam dentro da rede. O slido metlico seria assim formado pelos ncleos dos tomos mergulhados nessa nuvem eletrnica, que pertence ao conjunto.

Ligao por ponte de hidrognio


Nas molculas formadas por tomos de hidrognio unidos a elementos com forte afinidade por eltrons, os tomos de hidrognio so atrados simultaneamente por vrios outros tomos e formam pontes de hidrognio. Esse tipo de ligao explica a estrutura e o comportamento de vrios hidretos, ou combinaes de hidrognio com tomos de alta afinidade eletrnica, como o flor (de que resulta o hidreto de flor), o oxignio (na molcula de gua) e o nitrognio (que d origem ao amonaco). Devido a essa associao, tais hidretos possuem pontos de fuso e de ebulio mais altos do que o esperado. A ligao por ponte de hidrognio tambm pode explicar por que o gelo flutua na gua: sua densidade menor porque as pontes de hidrognio formam espaos vazios na estrutura reticular do gelo que no existem no lquido.

Ligaes e reaes qumicas


As substncias qumicas so formadas por molculas compostas de tomos, unidos entre si por meio de ligaes qumicas. A energia armazenada por essas ligaes, somada da rede molecular do conjunto, determina a estabilidade dos compostos. Uma reao qumica rompe as ligaes existentes entre os tomos das substncias iniciais, ou reagentes, para dar origem a produtos finais da reao, por meio de novas ligaes. A viabilidade de uma reao dada pelo balano global de energias que participam do processo. necessrio que exista uma energia inicial suficiente para eliminar a estabilidade das ligaes dos reagentes e que os produtos finais tenham carter altamente estvel. Em caso contrrio, reconstituem-se as substncias iniciais.

Substncias e Ligaes Qumicas


- O processo de separao de mistura destilao fracionada separa misturas que possuem pontos de fuso diferentes. - Istopos so os tomos que possuem o mesmo nmero de prtons ou mesmo nmero atmico. Porm, tem nmero de massa diferente. - Hidrognio, Deutrio e Trtio so istopos do hidrognio. So istopos porque tem nmero de atmico igual. Diferem no nmero de massa. O Hidrognio tem nmero de massa 1. O Deutrio tem nmero de massa 2. O Trtio tem nmero de massa 3. - Altropos so substncias formadas pelo mesmo elemento qumico. Existem os altropos do oxignio que so o gs oxignio (O2) e o gs oznio (O3). A diferena, neste caso o nmero de tomos na molcula. O gs oxignio incolor e o gs oznio azul. - Existem os altropos do carbono: carbono grafite e carbono diamante. O diamante tem a estrutura

cristalina e a substncia mais dura que se conhece. O grafite facilmente desgastvel e por isso utilizado para escrever em papis. - H tambm altropos do fsforo: fsforo branco e fsforo vermelho. O fsforo branco era muito utilizado em bombas por ser muito reativo. Queima-se facilmente no ar. O fsforo vermelho uma estrutura maior e resultante do fsforo branco. - Os altropos do enxofre so: enxofre rmbico e enxofre monoclnico. Diferem na sua estrutura. - Os tomos se ligam para atingir a estabilidade, adquirir a configurao eletrnica dos gases nobres. - Os gases nobres so elementos quimicamente estveis. Por este motivo, no reagem com quase nada, so inertes. - Na ligao inica prevalece a ligao entre metais e no metais. Os ons ficam unidos atravs da atrao eletrosttica. Os compostos inicos so slidos, na temperatura ambiente cristalinos. Possuem alto ponto de fuso e ebulio. Conduzem eletricidade quando em soluo aquosa ou fundidos. - Na ligao covalente prevalece a ligao entre no metais entre si, hidrognio e no metais e hidrognio com hidrognio. - Na ligao covalente h compartilhamento de eltrons. Segue a Teoria do Octeto. Para o hidrognio, dois eltrons j servem para a sua estabilidade. - As ligao covalente formam molculas. As ligaes inicas formam os chamados agregados inicos. As ligaes metlicas formam as ligas metlicas. - Uma ligao covalente pode ser simples, dupla ou tripla. - Existem trs tipos de ligaes intermoleculares, ou seja, fora da molcula. So elas: Pontes de Hidrognio, Dipolo-dipolo e Foras de London. - As pontes de hidrognio so as ligaes intermoleculares mais fortes. - As pontes de hidrognio so responsveis pelo aumento anormal do ponto de ebulio da gua. Os compostos capazes de formar ligaes de hidrognio normalmente possuem maiores pontos de ebulio e menor volatilidade. Isto tudo devido a sua forte interao, a ligao mais forte. - Nos hidrocarbonetos (compostos orgnicos), quanto maior for a cadeia carbnica, maior o nmero de interaes por Foras de London ou de Van der Waals. Ento, maior o ponto de ebulio. - Quando uma molcula possui uma parte polar e uma parte apolar a parte que for apolar chama-se hidrfoba e a parte polar chama-se hidrfila. - Quando uma molcula passa do estado lquido para gasoso ocorre o rompimento das ligaes intermoleculares. A sua estrutura no alterada. - As ligaes intermoleculares do tipo Foras de London so as mais fracas e ocorrem em molculas apolares.

Questionrio:
1. O que tomo? R: uma unidade fundamental, primria que constitui a matria. 2. Qual a frmula da substncia benzeno?
R: C6H6

3. D a frmula e a classificao das substncias abaixo: A) dixido de carbono CO2, Triatmica. B) Oxignio O2, diatmica
C) gua H2O, Triatmica E) Gs Asgnio Ar, monoatmica D) Cloreto de Sdio NaCl, diatmica

4. Quando uma substncia classificada como simples?


R: quando sua molcula formada por um nico tipo de elemento, independentemente do nmero de tomos que possui.

5. Como so chamadas as substncias cujas molculas so formadas por dois ou mais


elementos qumicos? R: Compostas

6. D um exemplo de substncias simples e substncias compostas:


R: - O2 - simples - CO, CO2, NaCl, H2O - compostas.

7. Quais so os gases nobres ou inertes?


R: hlio, argnio, nenio, criptnio e xennio.

8. Quais so os tipos de ligaes qumicas?

R: eletrovalente (ou inica), covalente, metlica e a ligao que se estabelece por ponte de hidrognio.
9. Cite alguns elementos do grupo dos halognios e dos calcognios:

Halognio - flor, cloro e bromo. Calcognio - oxignio, enxofre.


10. Quando dois tomos compartilham um par de eltrons praticamente da mesma

maneira, o que produzido entre os dois? R: uma ligao covalente.


11. Do ponto de vista qumico, como os metais se caracterizam?
R: por possuir poucos eltrons na camada exterior do tomo.

12. O que so Istopos?


R: so os tomos que possuem o mesmo nmero de prtons ou mesmo nmero atmico. Porm, tem nmero de massa diferente.

13. O que so altropos?


R: so substncias formadas pelo mesmo elemento qumico.

14. O que so os gases nobres?


R: so elementos quimicamente estveis. Por este motivo, no reagem com quase nada, so inertes.

15. Quais so os trs tipos de ligaes intermoleculares?


R: Hidrognio, Dipolo-dipolo e Foras de London.

16. Quais so as ligaes intermoleculares mais fortes?


R: - As pontes de hidrognio

17. Quando uma molcula possui uma parte polar e uma parte apolar, como se chama a parte apolar
e a parte polar? R: Parte apolar Hidrfiba . Parte polar Hidrfila.

18. O que ocorre quando uma molcula passa do estado lquido para gasoso?
R: ocorre o rompimento das ligaes intermoleculares.

19. Qual o numero de massa dos seguintes elementos abaixo:


A) Hidrognio - Nmero de massa 1 B) Deutrio Nmero de massa 2 C) Trtio Nmero de massa 3

20. Quais so as ligaes intermoleculares mais fracas?


R: Foras de London.

Вам также может понравиться