Вы находитесь на странице: 1из 8

SUMRIO

INTRODUO ...................................................................................................... Formulao do problema..................................................................................... Objetivos da pesquisa ........................................................................................... Objetivos Gerais ......................................................................................... Objetivos Especficos ............................................................................ Organizao do Trabalho Escrito ......................................................................... CAPTULO 1- D um ttulo para este captulo com base no 1 objetivo feito. Subseo 1 divida o captulo em partes para melhor aprofundar e discutir o assunto. Subseo 2 CAPTULO 2 - D um ttulo para este captulo com base no 2 objetivo feito. Subseo 1 divida o captulo em partes para melhor aprofundar e discutir o assunto. Subseo 2 CAPTULO 3 - CAPTULO 2 - D um ttulo para este captulo com base no 3 objetivo feito. CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANEXOS anexe os documentos que voc utilizou e achar interessante para o estudo. APNDICES - anexe os documentos que voc elaborou para a pesquisa e achar interessante para o estudo.

FORMAO EM SERVIO

PAPEL DO PROFESSOR COORDENADOR NA FORMAO DO SERVIO

INTRODUO

A Lei complementar n 836/1997 apresenta um novo plano de carreira, estabeleceu duas modalidades de hora de trabalho pedaggico: as que devem ser cumpridas na escola para a realizao de reunies, de outras atividades pedaggicas, de estudos e de atendimento a pais de alunos e as que devem ser cumpridas em local de livre escolha do docente destinadas preparao de aulas e avaliao do desempenho escolar dos alunos. Desta forma as horas de trabalho pedaggico integram as jornadas de trabalho dos docentes, sendo, portanto obrigatrias. Se o professor no tem um lugar para buscar alternativas coletivas, muito dificil enfrentar o trabalho. A idia da HTPC (Hora de Trabalho Pedaggico Coletiva) nasce da gesto democrtica da escola para lidar com desafios. A docncia exige planejamento anterior, avaliao posterior e uma discusso coletiva, alerta Helena da SEB/MEC.

Para compreendermos melhor a necessidade de tal mudana necessrio realizarmos uma reflexo considerando que as crianas que freqentam as escolas pblicas no esto em igualdade de condies, uma vez que chegam escola em diferentes nveis de aprendizagem e mesmo quando esto nas mesmas sries, tm diferentes necessidades, necessidades que se no forem levadas em conta, podem impedir que a aprendizagem e desenvolvimento ocorram. Toda a fragilidade encontrada no sistema de ensino se reflete na prpria formao inicial do professor que muitas vezes so precria, tambm fruto desse sistema, que por vezes, ou no se sente capaz ou no sabe como suprir as necessidades emergentes na sala de aula. A LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) em seu artigo terceiro fixa como primeiro princpio da educao bsica a Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola, o que de inquestionvel importncia. A SEESP (Secretara Estadual de Educao de So Paulo) tem desenvolvido nos ltimos anos diversos cursos de capacitao de professores, porm esses cursos no atingem a maioria dos professores uma vez que, ou so oferecidos por rea de conhecimento e atuao ou fora do horrio de trabalho, ento se levarmos em conta o fato de que, a fim de conseguir um salrio que lhe garanta o provimento das necessidades bsicas de sobrevivncia, os professores precisam trabalhar em mais de um emprego o que os impossibilitam de participar da maioria dos cursos oferecidos, a falta de tempo e de recursos financeiros para investir em formao exigem que a formao em servio acontea dentro das prprias escolas. Portanto, nota-se uma urgncia de um uso mais efetivo dos espaos da escola direcionados para discusso dos problemas decorrentes do processo ensinoaprendizagem e para estratgias que favoream a qualidade do acesso e permanncia das crianas na escola.

Assim, torna-se imprescindvel que o coordenador pedaggico assuma o papel de formador de seu grupo de professores e busque espaos disponveis propiciados pela HTPC para que esta formao se d. Como aponta Vygotsky (1934/1988): A linguagem o instrumento fundamental para a organizao dos
processos mentais superiores, e a razo de ser primeira da escola auxiliar o indivduo no desenvolvimento de tais funes, mas isso s acontece, quando so criadas condies para que esse processo efetivamente acontea. tambm a linguagem que possibilita o desencadeamento do processo reflexivo entre os indivduos e que pode propiciar a formao em servio, o que torna a mediao um conceito fundamental em direo ao processo ensino-aprendizagem que possibilite o desenvolvimento.

Este estudo est inserido no campo da Lingstica Crtica Aplicada - LA, uma vez que tem como foco entender como se do as relaes entre os participantes das HTPCs e por meio da reflexo crtica criar contradies capazes de movimentar essas relaes para a busca de um melhor aproveitamento desse espao. Em se tratando que a LA tem como interesse principal, a investigao sobre como a linguagem medeia s relaes entre os indivduos em todos os contextos. Ela desenvolve seus estudos em qualquer rea da cincia, sempre com seu foco na interao humana. Como aponta Celani (2000):
Tendo em vista que a linguagem permeia todos os setores de nossa vida social, poltica, educacional e econmica, uma vez que construda pelo contexto social e desempenha papel instrumental na construo dos contextos sociais nos quais vivemos, est implcita a importncia da LA no equacionamento de problemas de ordem educacional, social, poltica e at econmica(Celani,2000:17)

Muitas pesquisas, a respeito do trabalho do coordenador pedaggico como mediador no processo de formao contnua de professores, aponta para a necessidade de se investir esforos a fim de que essa formao acontea dentro da prpria escola e deixam clara a importncia do papel do coordenador para que essa formao acontea.

Nesse contexto a HTPC parece ser o espao ideal para essa atividade de formao continuada, por ser entendida como uma atividade historicamente construda, a HTPC, foco desta pesquisa, pode ser um local para que discusses sobre ensino-aprendizagem ocorram. Ela fruto de uma conquista histrica dos professores de So Paulo e surgiu da necessidade de existncia de um espao dentro do horrio de trabalho do professor, no qual pudesse ocorrer, alm da formao, a discusso em grupo sobre os rumos de cada unidade escolar. Mas, apesar de terem batalhado por esse espao, o sentido da HTPC veio se transformando atravs dos ltimos anos, e hoje, os professores j no esto bem certos sobre sua real utilidade, tanto que, sempre que possvel foge-se dele. comum ouvir dos prprios professores que esse um espao usado para trocar receitas. O significado inicialmente buscado pelos profissionais e dado por lei muitas vezes tm seu foco perdido, preciso ter uma grande cautela para que os objetivos no se percam. O professor precisa ter em foco que o tempo destinado s reunies na escola so ideais para a formao em servio, por isso a necessidade desta nova proposta reafirmando a importncia de que se garanta espao especfico que possa ser utilizado para a reflexo sobre sua prpria ao e apontam ainda que encontros sistemticos entre os educadores envolvidos nas atividades pedaggicas da instituio escolar, se bem encaminhados, podem promover a formao de um grupo de professores comprometido com culturas colaborativas. Desta forma, o papel do coordenador pedaggico na escola primordial, pois compete a este profissional localizar os temas geradores (questes, contradies, necessidades, desejos) do grupo, organiz-lo e devolv-los como um desafio para o coletivo, ajudando na tomada de conscincia e na busca conjunta de formas de

enfrentamento, criando-se um projeto assumido conscientemente e atento realidade. Assim, o coordenador pedaggico quando assume suas funes com seriedade capaz de despertar, de mobilizar as pessoas para a mudana e fazer junto o percurso. Cabe a este profissional fazer com sua classe (os seus professores) a mesma linha de mediao que os professores devem fazer em sala: acolher, provocar, subsidiar e interagir. Como a legislao determina que as HTPCs devam ser desenvolvidos dentro da escola pelos professores, com orientao do coordenador pedaggico, sendo para cada 10 a 27 horas na sala de aula, os docentes devem dedicar duas horas para essas reunies, e trs no caso de 28 a 33 horas de aula.
O objetivo primordial estabelecido criar um espao de discusso e formao para fortalecer o projeto poltico-pedaggico da escola. Isso significa articular as disciplinas, estudar, atender a problemas enfrentados pelos docentes, trocar experincias, discutir planejamento e avaliao e estimular a reflexo sobre a prtica docente. Para que isso acontea importante haver uma boa estrutura para o debate, com metas e cronogramas. (Carmem Guerreiro, 2010)

Portanto, este estudo tem por objetivo geral investigar o papel do professor coordenador na formao do servio e seus objetivos a serem alcanados. E nesse sentido tem como objetivos especficos: Refletir sobre a formao inicial e continuada dos professores; Identificar as principais dificuldades discutidas pelo professor e Analisar se as formaes realizadas tm surgido os resultados desejados na prtica do professor. Este trabalho se faz relevante por ser desenvolvido dentro de anlises e investigaes por meio de condies reais de trabalho de professores e coordenadores e porque busca entender como se d a interao entre participantes, visando promover a reflexo dos envolvidos na ao, buscando ainda estudar o conhecimento no contexto da evoluo social humana.

Conscientizar o uso dos espaos das HTPCs como o de uma atividade contnua de formao para tornar as professoras e coordenadoras conscientes e sujeitos na construo de seu discurso e de sua ao, com base no dilogo; relacionar teoria e prtica, inteno e ao, colocar a prtica como local de reflexo sobre a teoria, promovendo, assim, a transformao da prtica. Bem como, podendo servir de norte para que novas formas de aproveitamento produtivo das HTPCs sejam desenvolvidas e colaborem para que outras comunidades possam avanar. Esta dissertao est organizada para discutir: No captulo 1: fundamentao terica em relao s abordagens tericas essenciais para compreenso da formao inicial e continuada dos professores e coordenadores. No captulo 2: justifico a escolha pela linha de pesquisa adotada, aponto quais as principais dificuldades discutidas pelos professores, quais os maiores desafios dos coordenadores e descrevo quais tpicos deve ou no, ser discutidos nas HTPCs. No captulo 3: denominado discusso de resultados, ressalto aos objetivos que motivaram este estudo e discuto o papel do professor coordenador e se as HTPCs esto surgindo os resultados esperados pelos professores na prtica. Finalmente, nas Consideraes finais, apresento minhas reflexes sobre todos os objetivos apresentados nesta pesquisa e o quanto pode contribuir para a formao e desenvolvimento do professor coordenador na formao do servio.

Formulao do problema (Problematize o seu tema) As HTPCs tm sidos espaos eficientes em formao de servio?

Objetivos da Pesquisa Objetivos Gerais

Analisar o papel do professor coordenador na formao do servio e seu objetivo a serem alcanados?

Objetivos Especficos - Refletir sobre a formao inicial e continuada dos professores; - Identificar as principais dificuldades discutidas pelos professores nas HTPCs; - Analisar se a formao feita nas HTPCs tem surgido os resultados desejados a prtica do professor.

Organizao do Trabalho Escrito Esta dissertao foi organizada para discutir: No captulo 1: fundamentao terica em relao s abordagens tericas essenciais para compreenso da formao inicial e continuada dos professores e coordenadores. No captulo 2: justifiquei a escolha pela linha de pesquisa adotada, apontei quais as principais dificuldades discutidas pelos professores, quais os maiores desafios dos coordenadores e descrevi quais tpicos deve ou no, ser discutidos nas HTPCs. No captulo 3: denominado discusso de resultados, ressaltei os objetivos que motivaram este estudo e discuti o papel do professor coordenador e se as HTPCs esto surgindo os resultados esperados pelos professores na prtica. Finalmente, nas Consideraes finais, apresentei minhas reflexes sobre todos os objetivos apresentados nesta pesquisa e o quanto pode contribuir para a formao e desenvolvimento do professor coordenador na formao do servio e as melhorias no quadro geral da escola.

Вам также может понравиться