Вы находитесь на странице: 1из 27

PERGUNTAS E RESPOSTAS PREVIDENCIRIAS

ACIDENTE DO TRABALHO (TEMAS VARIADOS) AUXLIO-ACIDENTE 01) O que o benefcio de auxlio-acidente? Resposta: O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado empregado, exceto o domstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela definitiva, conforme as situaes discriminadas no anexo III do Decreto 3.48/99, que implique: I - reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam; II - reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam e exija maior esforo para o desempenho da mesma atividade que exerciam poca do acidente; ou III - impossibilidade de desempenho da atividade que exerciam poca do acidente, porm permita o desempenho de outra, aps processo de reabilitao profissional, nos casos indicados pela percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social. Fundamentao Legal: Artigo 104 do Decreto 3048/99. Elaborada em 10.11.2009. 01) Quando ser concedido o benefcio do auxlio-acidente? Resposta: O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado empregado quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela definitiva, que implique: a) reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam; b) reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam e exija maior esforo para o desempenho da mesma atividade que exerciam poca do acidente; ou c) impossibilidade de desempenho da atividade que exerciam poca do acidente, porm permita o desempenho de outra, aps processo de reabilitao profissional, nos casos indicados pela percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social. Sendo concedido o respectivo benefcio para os empregados que estavam em gozo de auxliodoena. Para a concesso do beneficio considera-se a atividade exercida na data do acidente.

Fundamento Legal: art. 104 do Decreto 3.048/99. 02) Qual a carncia estabelecida para concesso do auxlio-acidente? Resposta: A concesso de auxlio-acidente independe de carncia prevista na legislao previdenciria, fazendo necessrio possuir a qualidade de segurado junto a Previdncia Social.

No sendo devido o pagamento do auxlio-acidente para aqueles que tenham perdido a qualidade de segurado e para os dependentes que nunca contribuio para o Regime Geral da Previdncia Social. Fundamento Legal: art. 30, III do Decreto 3.048/99.
Elaborada em 10.11.2009.

CAT
01) Qual o prazo para a entrega da CAT- Comunicao de Acidente do Trabalho? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que para fins estatsticos e epidemiolgicos, a empresa dever comunicar previdncia social o acidente, ocorrido com o segurado empregado, exceto o domstico, e o trabalhador avulso, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena da multa. Fundamentao legal: art. 336 do Decreto 3.048/1999 do INSS. 02) Qual o prazo para a comunicao da CAT (Comunicao de Acidente do Trabalho)?

Resposta: A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o 1 (primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio de contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social, aplicada e cobrada na forma do ar. 22 da Lei 8.213/1991.
Sendo necessrio a cpia da comunicao ser enviada ao acidentado ou seus dependentes e ao sindicato de sua categoria e quando a empresa faltar com a comunicao, ser nomeada uma pessoa que poder faze a comunicao. J no caso da doena profissional ou do trabalho, o artigo 23, estabelece que ser considerado o dia do acidente do trabalho a data de inicio da incapacidade laborativa para exerccio da atividade profissional, ou o dia que for realizado o diagnostico. Fundamentao Legal: art. 22 e 23 da Lei n 8.213/1991 GARANTIA DECORRENTE AO ACIDENTE 01) Qual a garantia de emprego decorrente do acidente do trabalho? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que o segurado que sofreu o acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de doze meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente da percepo de auxlio-acidente. Com fundamento no art. 346 do Decreto n. 3.048/1999 do INSS. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 01) Se cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, teria direito o empregado de retornar ao emprego? Resposta: Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado ao empregador indeniz-lo na forma da lei.

Fundamentao legal: Smula 160 do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Elaborada em: 19.07.2010 AUXLIO DOENA (TEMAS VARIADOS) AUXLIO-DOENA 01) devido a percepo do benefcio do auxlio-doena para o segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social j portador de doena ou leso invocada como causa para a concesso do benefcio? Resposta: No h que se falar na percepo do auxlio-doena quando ocorrer a filiao do segurado junto a Previdncia Social j portador de doena ou leso invocada como causa para a percepo do benefcio previdencirio, salvo, quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. Fundamento Legal: art. 71, 1 do Decreto 3.048/99 Elaborada em 23.10.2009 AFASTAMENTO NO GOZO DAS FRIAS 01) Qual o tratamento a ser dado quando o empregado solicita de afastamento superior a 15 dias, dentro do perodo de gozo das frias? Resposta: Primeiramente esclarecemos que os dias de atestado mdico coincidente com as frias, sero suprimidos pelo seu gozo, no sofrendo estas interrupo ou suspenso. Assim, o empregador ir remunerar os primeiros 15 dias contados do retorno do empregado, e o perodo excedente ser remunerado pela Previdncia Social. Com fundamento no art. 75 do Decreto 3.048/99 e art. 202 da IN 20/2007 do INSS.

TEMPO DE CONTRIBUIO
01) O perodo em que os segurados estiverem recebendo auxlio-doena so considerados como tempo de contribuio para fins previdencirios? Resposta: De acordo com o art. 60, III do Decreto n 3.048/99, so contados como tempo de contribuio o perodo em que o segurado esteve recebendo auxlio-doena, entre perodos de atividade. Elaborada em: 24.07.2009. AUXILIO RECLUSO

01) Quando ser devido o concesso do auxlio-recluso? Resposta: O auxlio - recluso, ser devido aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido a priso que no receber remunerao da empresa e nem estiver em gozo de auxilio - doena ou aposentadoria.

O benefcio tem carter provisrio, ou seja, at o momento que o segurado permanecer detido ou recluso. Para a manuteno do benefcio dever ser apresentada, trimestralmente, a declarao de que o segurado permanece cumprindo pena privativa de liberdade. Sendo vedada concesso do beneficio aps a soltura do segurado. Ainda assim, no caso de fuga, o benefcio ser suspenso e, se houver recaptura, o auxlio - recluso ser restabelecido, desde que este no tenha perdido a qualidade de segurado da Previdncia social. Por fim, o beneficio ser automaticamente convertido em penso por morte, caso o segurado venha a falecer. Fundamento Legal: art. 116 e seguintes do Decreto 3.048/99 02) devido a percepo do auxlio-recluso aps a soltura do segurado? Resposta: vedada a concesso do auxlio-recluso aps a soltura do segurado. Fundamentao Legal: art. 119 do Decreto 3.048/99
Elaborada em: 20.11.2009. 3) Quem tem direito ao auxlio-recluso? Resposta: O auxlio-recluso ser devido, nas mesmas condies da penso por morte, aos dependentes do segurado recolhido priso que no receber remunerao da empresa nem estiver em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio, desde que o seu ltimo salrio-de-contribuio seja inferior ou igual a R$ 810,18 (oitocentos e dez reais e dezoito centavos), conforme Portaria MPS n 333, de 29 de junho de 2010 (DOU 30.06.2010). 4) Quando cessa o pagamento do auxlio-recluso? Resposta: O auxlio-recluso cessa: a - com a extino da ltima cota individual; b - se o segurado, ainda que privado de sua liberdade ou recluso, passar a receber aposentadoria; c - pelo bito do segurado ou beneficirio; d - na data da soltura; e - pela emancipao ou quando completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se invlido; no caso de filho ou equiparado ou irmo, de ambos os sexos; f - em se tratando de dependente invlido, pela cessao da invalidez, verificada em exame mdico pericial a cargo do INSS;

g -pela adoo, para o filho adotado que receba penso por morte dos pais biolgicos, exceto quando o cnjuge ou o companheiro(a) adota o filho do outro. Fundamento legal: art. 116 e seguintes do Decreto 3.048/99. Elaboradas em 30.07.2009 AVISO INDENIZADO (TEMAS VARIADOS) RECOLHIMENTO PREVIDENCIRIO 01) H incidncia de INSS sobre o aviso prvio indenizado a partir de janeiro de 2009? Resposta: A partir do dia 13.01.2009, por fora do Decreto 6.727, de 12 de janeiro de 2009, publicado no DOU de 13.01.2009, as empresas devem recolher INSS sobre o valor do aviso prvio indenizado. Tanto no que se refere parte patronal, quanto ao descontado dos empregados. Tudo isto porque foi revogada a alnea "f" do inciso V do 9. do art. 214, do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999. BENEFCIOS

01) Em que casos a acumulao de benefcios proibida?


Resposta: Salvo no caso de direito adquirido, no permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefcios da previdncia social, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho: I - aposentadoria com auxlio-doena; II - mais de uma aposentadoria; III - aposentadoria com abono de permanncia em servio; IV - salrio-maternidade com auxlio-doena; V - mais de um auxlio-acidente; VI - mais de uma penso deixada por cnjuge; VII - mais de uma penso deixada por companheiro ou companheira; VIII - mais de uma penso deixada por cnjuge e companheiro ou companheira; e IX - auxlio-acidente com qualquer aposentadoria. Fundamentao Legal: Artigo 167 do Decreto 3.048/99. Elaborada em 10.11.2009. CEI (TEMAS VARIADOS) CONSTRUO CIVIL 01) Todas as obras de construo civil so obrigadas a efetuar a matrcula CEI ?

Resposta: De acordo com o art. 26 da IN n 03/2005, esto dispensados de matrcula no INSS: - os servios de construo civil, tais como os destacados no Anexo XIII (IN n 03/2005) com a expresso "(SERVIO)" ou "(SERVIOS)", independentemente da forma de contratao; - a construo sem mo-de-obra remunerada; - a reforma de pequeno valor ( aquela de responsabilidade de pessoa jurdica, que possui escriturao contbil regular, em que no h alterao de rea construda, cujo custo estimado total, incluindo material e mo-de-obra, no ultrapasse o valor de vinte vezes o limite mximo do salrio de contribuio vigente na data de incio da obra); - O responsvel por obra de construo civil que tenha recebido comunicao da SRP informando o cadastramento automtico de sua obra de construo civil, a partir das informaes enviadas pelo rgo competente do municpio de sua circunscrio. 02) Quem sero os responsveis por efetuar a matrcula CEI da obra perante o INSS? Resposta: Na contratao de empreitada total a matrcula ser de responsabilidade da contratada e no campo "nome" do cadastro, constar a denominao social da empresa construtora contratada, seguida da denominao social ou do nome do contratante proprietrio do imvel, dono da obra ou incorporador. Na contratao de empreitada parcial a matrcula ser de responsabilidade da contratante e no campo "nome" do cadastro, constar a denominao social ou o nome do proprietrio do imvel, do dono da obra ou do incorporador. Nos contratos em que a empresa contratada no seja construtora, ainda que execute toda a obra, a matrcula ser de responsabilidade da contratante e, no campo "nome" do cadastro, constar a denominao social ou o nome do proprietrio do imvel, dono da obra ou incorporador. Fundamento legal: Art. 27 do IN n 03/2005. 03) Em quais casos dever ser realizada matrcula CEI junto a Receita Previdenciria? Resposta: Ser providenciada a matrcula CEI, no prazo de 30 (trinta) dias contados do incio de suas atividades, para o equiparado empresa, quando for o caso, e obra de construo civil, sendo responsvel pela matrcula: a) o equiparado empresa isenta de registro no CNPJ; b) o proprietrio do imvel, o dono da obra ou o incorporador de construo civil, pessoa fsica ou pessoa jurdica; c) a empresa construtora, quando contratada para execuo de obra por empreitada total; d) a empresa lder, na contratao de obra de construo civil a ser realizada por consrcio mediante empreitada total de obra de construo civil; e) o produtor rural contribuinte individual e o segurado especial; f) o consrcio simplificado de produtores rurais; g) o titular de cartrio, sendo a matrcula emitida no nome do titular, ainda que a respectiva serventia seja registrada no CNPJ;

h) a pessoa fsica no-produtor rural que adquire produo rural para venda, no varejo, a consumidor pessoa fsica, nos termos do inciso II do 7 do art. 200 do Regulamento da Previdncia Social (RPS), aprovado pelo Decreto n 3.048, de 6 de maio de 1999. O empregador domstico optante pelo pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS) dever providenciar sua matrcula no CEI. Fundamento legal: Art. 19 da IN RFB n 971/2009. COMERCIALIZAO RURAL 01) O que estabelece a legislao como produo rural? Resposta: conceitua a legislao no art. 165, II da IN/RFB n 971/2009, como produo rural os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou de industrializao rudimentar, bem como os subprodutos e os resduos obtidos por esses processos. Dispondo da mesma forma o art. 25, 3 da Lei n 8.212/91, como produo rural os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar, assim compreendidos, entre outros, os processos de lavagem, limpeza, descaroamento, pilagem, descascamento, lenhamento, pasteurizao, resfriamento, secagem, fermentao, embalagem, cristalizao, fundio, carvoejamento, cozimento, destilao, moagem, torrefao, bem como os subprodutos e os resduos obtidos atravs desses processos. Fundamento Legal: art. 165, II da IN/RFB n 971/2009 e art. 25, 3 da Lei n 8.212/91 Elaborada em: 25.06.2010 CONTRIBUIO (TEMAS VARIADOS) APOSENTADORIA INDIVIDUAL COOPERATIVAS TRABALHO COOPERATIVAS DE TRANSPORTE CONTRIBUIO LUCROS FACULTATIVO FRETEIRO AUTNOMO INCIDNCIA PREVIDENCIRIAS PARCELAMENTO TEMPO DE CONTRIBUIO CONTRIBUIO 01) Em que condies o contribuinte individual dever complementar sua contribuio previdenciria mensal ?

Resposta: A legislao previdenciria estabelece que quando o total da remunerao mensal recebida pelo contribuinte individual por servios prestados uma ou mais empresas for inferior ao limite mnimo do salrio de contribuio, o segurado dever recolher diretamente a complementao da contribuio incidente sobre a diferena entre o limite mnimo do salrio de contribuio e a remunerao total por ele recebida ou a ele creditada, aplicando sobre a parcela complementar a alquota de vinte por cento.

Fundamento legal: art. 80 da IN 03/2005 do INSS. Elaborada em: 06.10.2009 LUCROS


01) Existe incidncia de INSS sobre a distribuio de lucros para os scios? Resposta: A legislao previdenciria dispe como salrio de contribuio, sujeita a contribuio previdenciria a encargo da empresa e do scio, a remunerao paga ou creditada aos scios em decorrncia de seu trabalho, de acordo com a escriturao contbil da empresa; ou os valores totais pagos ou creditados aos scios, ainda que a ttulo de antecipao de lucro da pessoa jurdica, quando no houver discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no apurado por meio de demonstrao de resultado do exerccio., nos moldes do art. 201, 5 do Decreto 3.048/99 do INSS. Dessa forma, para que a distribuio de lucros ou antecipao de sobras no tenha incidncia previdenciria, dever haver a discriminao na contabilidade da empresa, do que seja prlabore ( remunerao em decorrncia do trabalho) e a proveniente de distribuio de lucros e/ou antecipao de sobras, momento em que apenas o pr-labore ter natureza de salrio-decontribuio. Elaborada em: 06.10.2009.

APOSENTADORIA
1) O perodo em que o contribuinte estiver afastado da empresa para a prestao do servio militar contado como tempo de contribuio para a aposentadoria?

Resposta: contado o tempo de servio militar, salvo se j computado para inatividade remunerada nas Foras Armadas ou auxiliares, ou para aposentadoria no servio pblico federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, ainda que anterior filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, nas seguintes condies:
a) obrigatrio ou voluntrio; e b) alternativo, assim considerado o atribudo pelas Foras Armadas queles que, aps alistamento, alegarem imperativo de conscincia, entendendo-se como tal o decorrente de crena religiosa e de convico filosfica ou poltica, para se eximirem de atividades de carter militar. Fundamentao Legal: Artigo 60, inciso IV, do Decreto 3.048/99. Elaborada em 13.09.2009.

INDIVIDUAL
01) Qual o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio do segurado contribuinte individual? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que o limite mnimo do salrio-decontribuio corresponde para o segurado contribuinte individual, ao salrio mnimo.

O valor do limite mximo do salrio-de-contribuio ser publicado mediante portaria do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, sempre que ocorrer alterao do valor dos benefcios O teto previdencirio atual firma-se em R$ 3.0218,90. Fundamentao legal: Decreto n. 3.048/99 do INSS, art. 214, 3. , I e 5. Portaria ; Interministerial n. 048 de 12/02/2009. Elaborada em: 13.08.2009. COOPERATIVAS TRABALHO 01) Qual a contribuio previdenciria devida pela empresa contratante de Cooperativa de Trabalho? Resposta: Nos termos da legislao previdenciria a empresa ou equiparada fica responsvel pela contribuio previdenciria no importe de quinze por cento sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios, relativamente aos servios que lhes so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de maro de 2000. COOPERATIVAS DE TRANSPORTE 02) Qual o salrio-de-contribuio de cooperado de Cooperativa de transporte?

Resposta: O salrio de contribuio do cooperado filiado cooperativa de transportadores autnomos, corresponde a vinte por cento do valor bruto auferido pelo frete, carreto, transporte, no se admitindo a deduo de qualquer valor relativo aos dispndios com combustvel e manuteno do veculo, ainda que parcelas a este ttulo figurem discriminadas no documento.
Fundamentao Legal: Art. 69, 2. da IN 03/2005 do INSS. Elaborada em: 20.07.2009. FACULTATIVO 01) Se eu for contribuinte obrigatrio da Previdncia Social, posso contribuir tambm como facultativo para melhorar o valor de minha aposentadoria futura? Resposta: No. vedada a participao no Regime Geral da Previdncia Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa vinculada a Regime Prprio de Previdncia Social - RPPS, salvo na hiptese de afastamento sem vencimento, desde que no permitida, naquela condio, contribuio ao respectivo RPPS. Fundamentao legal: Artigo 5, 3, da IN INSS SRP 03/2005. Elaborada em: 20.07.2009 FRETEIRO AUTNOMO 01) Qual o procedimento quanto as contribuies previdencirias do freteiro autnomo quando presta servios para pessoas jurdicas?

Resposta: Para tratarmos do condutor autnomo, comumente conhecido como freteiro autnomo, primeiramente devemos abordar o conceito da contra-prestao devida a este em detrimento dos servios prestados. Desta forma, considera-se remunerao paga ou creditada ao condutor autnomo de veculo rodovirio, pelo frete, carreto ou transporte de passageiros, para fins previdencirios,o valor de 20% (vinte por cento) do rendimento bruto. Em virtude do exposto, ento, considera-se salrio-de-contribuio do contribuinte individual (freteiro) 20% (vinte por cento) do rendimento bruto auferido pelo frete, carreto ou transporte de passageiros. A contribuio patronal devida pela empresa contratante, qual seja no importe de 20% (vinte por cento) tambm ser sobre a base de clculo reduzida. Para melhor compreenso, vejamos alguns exemplos: 1. Valor bruto do frete, R$ 3.500,00, ento: R$ 3.500,00 x 20% = R$ 700,00 Ento a remunerao base de clculo da contribuio previdenciria devida sobre o frete corresponde a R$ 700,00. 2. Valor bruto do transporte de passageiros, R$ 3.600,00, ento: R$ 3.600,00 x 20% = R$ 720,00 Ento a remunerao do transportador de passageiros, base de clculo da contribuio previdenciria corresponde a R$ 720,00. A partir de abril de 2003 as empresas esto obrigadas a arrecadar a contribuio previdenciria do contribuinte individual a seu servio, mediante desconto na remunerao paga, devida ou creditada a este segurado, e recolher o produto arrecadado juntamente com as contribuies a seu cargo at o dia vinte do ms seguinte ao da competncia, antecipando-se o vencimento para o dia til anterior quando no houver expediente bancrio no dia vinte (alterao trazida pelas Medidas Provisrias n 447 e 449 de 2008). A contribuio previdenciria a ser descontada do contribuinte individual, em razo da deduo de 45% da contribuio da empresa, limitada a 9% do seu respectivo salrio-de-contribuio , corresponder a 11% (onze por cento) do total da remunerao paga, devida ou creditada, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, observado o limite mximo do salrio-de-contribuio (atualmente no valor de R$ 3.218,90). A reteno de 11% do contribuinte individual sobre o frete, carreto ou transporte de passageiros no substitui a contribuio obrigatria ao Sest e Senat (2,5% - dois vrgula cinco por cento) que tambm descontada do transportador autnomo, sobre a mesma base de clculo, ou seja, 20% do valor bruto do frete, carreto ou transporte de passageiros. Ento sero descontados do contribuinte individual que realizar transporte de forma autnoma: - 11% - a ttulo de contribuio individual; e - 2,5% - a ttulo de Sest e Senat; ambos sobre a base de clculo de 20% do valor bruto. Refora-se que a empresa contratante ainda recolher 20% a seu encargo sobre a base de clculo de 20% do valor bruto.

Fundamentos Legais: Portaria MPAS n 1.135/01; arts.9 V, letra l; 201, II e 4 214, III e , ; 3 todos do Decreto 3.048/99 do INSS e Instruo N ormativa INSS n 03/05, arts .69, 2 79, ; 5 80; 81, I, II e 1 e 4 II e 6 e 82. ; ,

INCIDNCIA PREVIDENCIRIAS
01) Sobre o aviso prvio indenizado existe incidncia previdenciria? Resposta: Foi publicado no Dirio Oficial do dia 13/01, o Decreto n. 6.727, de 12-1-2009, que alterou o Regulamento da Previdncia Social, revogando a no incidncia da contribuio previdenciria sobre o valor pago a ttulo de aviso prvio indenizado. Sendo assim, a partir de 13-1-2009, a parcela paga na resciso de contrato de trabalho a ttulo de aviso prvio indenizado passa a ter incidncia da contribuio previdenciria. A seguir a ntegra do Decreto n. 6.727/2009: DECRETO N 6.727, DE 12 DE JANEIRO DE 2009Revoga a alnea "f" do inciso V do 9 do art. 214, o art. 291 e o inciso V do art. 292 do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto na Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, e na Lei no 11.457, de 16 de maro de 2007, DECRETA : Art. 1 Ficam revogados a alnea "f" do inciso V do 9 do art. 214, o art. 291 e o inciso V do art. 292 do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto n 3.048, de 6 de maio de 1999. Art. 2 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.Braslia, 12 de janeiro de 2009; 188 da Independncia e 121 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Guido Mantega PARCELAMENTO 01) No ano de 2008, a Medida Provisria 449/2008 trouxe perodos delimitados no tempo para anistia de dbitos previdencirios, opo de parcelamento, ou quitao. Quais foram estas pocas? Resposta: Os dbitos de dezembro/2002 para trs foram anistiados. E, os dbitos de janeiro/2003 a janeiro/2005 podem ser parcelados ou quitados. Fundamento Legal: Medida Provisria n 449, de 03 de dezembro de 2008, artigos 1 e 2. 02) Quais so as contribuies previdenciria passveis de parcelamento? Resposta: Podem ser parceladas as contribuies relativas :

contribuies devidas pela empresa ou equiparado a empresa;

contribuies aferidas indiretamente, inclusive as apuradas mediante ARO, relativas obra de construo civil sob responsabilidade de pessoa fsica ou jurdica; contribuies apuradas com base em decises proferidas em processos de reclamatrias trabalhistas, aplicando-se as mesmas disposies dos parcelamentos convencionais administrativos; contribuies no descontadas dos segurados empregados, trabalhadores avulsos e empregados domsticos; contribuies descontadas dos segurados empregados, inclusive domsticos e trabalhadores avulsos, at a competncia junho de 1991, inclusive; contribuies no descontadas dos segurados contribuintes individuais a servio da empresa, na forma da Lei n 10.666, de 2003, a partir de abril de 2003, aps informao fiscal juntada ao processo; contribuies devidas por contribuinte individual, responsvel pelo seu recolhimento; contribuies incidentes sobre a comercializao de produtos rurais, descontadas do sujeito passivo, at a competncia junho/1991; contribuies declaradas em GFIP; contribuies lanadas em NFLD, NPP, LDC, LDCG e valores de multas lanadas em Auto de Infrao; valores no retidos por empresas contratantes de servios mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada, de que trata o art. 31 da Lei n 8.212, de 1991; valores inscritos em Dvida Ativa no-tributria, ajuizada ou no, no decorrente de fraude objeto de sentena transitada em julgado, competindo ao rgo de Arrecadao da Procuradoria Geral Federal a operacionalizao do parcelamento. honorrios advocatcios decorrentes de sucumbncia.

A comprovao do no-desconto da contribuio dos segurados ser feita mediante informao fiscal juntada ao processo, no caso dos segurados empregados e trabalhadores avulsos; apresentao dos recibos de salrio sem o respectivo desconto da contribuio e declarao do empregador, sob as penas da lei, de que no houve o desconto, no caso de empregado domstico. Fundamento legal: Art. 665 da IN INSS n 03/2005. TEMPO DE CONTRIBUIO

01) O perodo em que o contribuinte estiver afastado da empresa para a prestao do servio militar contado como tempo de contribuio para a aposentadoria? Resposta: contado o tempo de servio militar, salvo se j computado para inatividade remunerada nas Foras Armadas ou auxiliares, ou para aposentadoria no servio pblico federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, ainda que anterior filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, nas seguintes condies:
a) obrigatrio ou voluntrio; e

b) alternativo, assim considerado o atribudo pelas Foras Armadas queles que, aps alistamento, alegarem imperativo de conscincia, entendendo-se como tal o decorrente de crena religiosa e de convico filosfica ou poltica, para se eximirem de atividades de carter militar. Fundamentao Legal: Artigo 60, inciso IV, do Decreto 3.048/99. Elaborada em: 13.09.2009. CONSTRUO CIVIL 01) Qual a diferena entre Empreitada Total e Empreita Parcial? Resposta: Empreitada Total ser quando celebrado exclusivamente com empresa construtora, definida no inciso XIX, que assume a responsabilidade direta pela execuo de todos os servios necessrios realizao da obra, compreendidos em todos os projetos a ela inerentes, com ou sem fornecimento de material" Empreita Parcial quando celebrado com empresa construtora ou prestadora de servios na rea de construo civil, para execuo de parte da obra, com ou sem fornecimento de material. Fundamentao: Art. 322, inciso XXVII, alnea "a" e "b", IN 971/2009. Elaborada em 23.07.2010. COOPERATIVA 01) Qual a diferena entre Sociedades Cooperativas de Trabalho (Servio) e Sociedades Cooperativas de Produo? Resposta: Cooperativa de trabalho, espcie de cooperativa tambm denominada cooperativa de mo-de-obra, a sociedade formada por operrios, artfices, ou pessoas da mesma profisso ou ofcio ou de vrios ofcios de uma mesma classe, que, na qualidade de associados, prestam servios a terceiros por seu intermdio. Cooperativa de produo, espcie de cooperativa, a sociedade que, por qualquer forma, detm os meios de produo e seus associados contribuem com servios laborativos ou profissionais para a produo em comum de bens." Fundamento legal: Art. 209, Art. 210 da IN 971/2009. Elaborada em: 18.06.2010 02) Qual a contribuio que a empresa Tomadora de Servio de uma Cooperativas de Transporte deve recolher? Resposta: Na atividade de transporte de cargas e de passageiros, para o clculo da contribuio social previdenciria de 15% (quinze por cento) devida pela empresa tomadora de servios de cooperados intermediados por cooperativa de trabalho, desde que os veculos e as respectivas despesas com combustvel e manuteno corram por conta da cooperativa, a base de clculo no ser inferior a 20% (vinte por cento) do valor bruto pago pelos servios. Neste caso, aplica-se a base de clculo de 20% (vinte por cento) sobre o valor dos servios prestados, para aps calcular os 15% devidos a ttulo de contribuio previdenciria.

Fundamento legal: Art. 218 da IN 971/2009. Elaborada em: 18.06.2010 03) Qual ser a contribuio previdenciria de um cooperado filiado a uma cooperativa de transporte? Resposta:O cooperado filiado cooperativa de transportadores autnomos, est sujeito ao pagamento da contribuio de 11% (onze por cento), bem como o percentual de 2,5 % para o Servio Social do Transporte (Sest) e para o Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), sobre a base de clculo reduzida em 20%, sobre o valor do frete. Fundamentao: Art. 55, 2, Art. 65, 5 da IN 971/2009. Elaborada em: 23.07.2010 DEPENDENTES

01) Quais so os beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado contribuinte? Resposta: I - o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de vinte e um anos ou invlido; II - os pais; ou III - o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de vinte e um anos ou invlido. Equiparam-se aos filhos, mediante declarao escrita do segurado, comprovada a dependncia econmica, o enteado e o menor que esteja sob sua tutela e desde que no possua bens suficientes para o prprio sustento e educao. O menor sob tutela somente poder ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentao de termo de tutela. Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que mantenha unio estvel com o segurado ou segurada. Fundamentao Legal: Artigo 22, incisos e pargrafos do Decreto 3048/99. Elaborada em: 10.07.2009.
GPS 01) A empresa obrigada a entregar mensalmente a cpia da GPS ao sindicato? Resposta: A empresa deve entregar contra-recibo, sempre at o dia 10, a cpia da GPS eletrnica referente ao recolhimento do ms anterior, ao sindicato representativo da categoria profissional. Fundamentao Legal: Decreto n 1.197/1994. MANAD

01) Quando dever ser realizada as informaes do MANAD? Resposta: As informaes, devero ser apresentadas pelas pessoas jurdicas, quando solicitadas por Auditor Fiscal da Previdncia Social - AFPS no curso de Ao Fiscal devidamente autorizada.. Fundamento Legal: Portaria MPS/SRP n 58/2005, Art. 1, 3. Elaborada em: 18.06.2010 MANUTENO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO 01) Por quanto tempo o desempregado conserva a qualidade de segurado e seus direitos no INSS? Resposta: Por doze meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies. O prazo de doze meses ser prorrogado para at vinte e quatro meses, se o segurado j tiver pago mais de cento e vinte contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. O prazo de doze meses ser acrescido mais doze, para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego. Fundamentao Legal: Artigo 13, 1 e 2 do Decreto 3.048/1999. Elaborada em: 27.07.2009 02) Em que momento ocorre, efetivamente, a perda da qualidade de segurado? Resposta: A perda da qualidade de segurado ocorrer no dia seguinte ao do vencimento da contribuio do contribuinte individual, relativa ao ms imediatamente posterior ao trmino dos prazos definidos no artigo 13 do Decreto 3048/1999. Fundamentao Legal: Artigo 14 do Decreto 3.048/99 Elaborada em: 27.07.2009 MEI 01) Qual ser o procedimento para que o MEI tenha direito a aposentadoria por tempo de contribuio? Resposta: Nesse caso dever complementar o pagamento em favor do INSS alquota complementar de 9%, calculada sobre o salrio-mnimo. O pagamento dever ser feito em GPS, com o cdigo de pagamento 1295, na rede bancria, at o dia 15 do ms seguinte a que se referir o pagamento ou no primeiro dia til subseqente se o dia 15 for feriado. Exemplo: Com o valor atual do salrio- mnimo a conta ser a seguinte: R$ 465,00 x 9% = R$ 41,85. Esse valor dever ser recolhido em GPS com o cdigo de pagamento 1295. Com esse pagamento, o valor correspondente ao salrio-mnimo (atualmente R$ 465,00) passa a contar para todos os efeitos para o clculo de qualquer benefcio previdencirio, inclusive aposentadoria por tempo de contribuio. Caso o trabalhador j recolha carn mensal pelo exerccio de outra atividade, poder continuar a faz-lo, sob os cdigos normais.

Fonte de pesquisa: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/avisos/Roteiro_do_Empreendedor_Individ ual_2009.doc Elaborada em: 24.07.2009 02) O MEI poder trabalhar tambm como empregado ou contribuinte individual prestando servios para outras empresas ? Resposta: Pode haver ainda trabalhador que, alm de Microempreendedor Individual, tenha vnculo de trabalho com outra empresa, como empregado ou autnomo. Nesse caso, a remunerao que receber da empresa contar para todos os efeitos para os benefcios previdencirios essas informaes provm da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de informaes Previdncia Social) , preenchida pela empresa. Da mesma forma, se esse trabalhador quiser que o valor recolhido em DAS passe a contar para a mdia no clculo de todos os benefcios, dever recolher a GPS (Guia da Previdncia Social) com cdigo de pagamento 1295, at o dia 15 de cada ms, com valor correspondente a 9% do salrio-mnimo. Fonte de pesquisa: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/avisos/Roteiro_do_Empreendedor_Individ ual_2009.doc Elaborada em: 24.07.2009 03) Quem o segurado facultativo? Resposta: Segurado facultativo a pessoa fsica maior de dezesseis anos de idade que, por ato volitivo, se inscreva como contribuinte da Previdncia Social, desde que no exera atividade remunerada que implique filiao obrigatria a qualquer regime de Previdncia Social no Pas. Poderiam ter contribudo facultativamente, dentre outros: I - aquele que exerceu mandato eletivo estadual, distrital ou municipal at janeiro de 1998; II - o ocupante de cargo de Ministro de Estado, de Secretrio Estadual, Distrital ou Municipal, at fevereiro de 2000; III - o sndico de condomnio ou o administrador eleito para exercer atividade de administrao condominial, mesmo quando remunerado, at fevereiro de 1997. Poder contribuir como segurado facultativo o segurado afastado temporariamente de suas atividades, desde que no receba remunerao no perodo de afastamento e no exera outra atividade que o vincule ao RGPS ou a regime prprio. Fundamentao Legal: Artigo 5 da IN INSS SRP 05/2003. Elaborada em: 24.07.2009. PENSO POR MORTE

01) Quando devido o pagamento da penso por morte? Resposta: A penso por morte um benefcio previdencirio pago aos dependentes do segurado, homem ou mulher, que falecer, aposentado ou no, conforme disposio expressa no artigo 201, V da Constituio Federal.

Trata de uma prestao continuada aos dependentes, substituidora da remunerao do segurado falecido, assim, considera-se um benefcio irrenuncivel dos beneficirios que fazem jus a ela. Ser devido a concesso da penso por morte quando haja debito decorrente do exerccio de atividade do segurado contribuinte individual, desde que comprovada a manuteno da qualidade de segurado e que os dependentes efetuem a regularizao das contribuies que encontram em mora, e que demonstrem o exerccio da atividade laboral no perodo anterior ao dbito. A penso por morte, poder ser concedida em carter provisrio em caso de morte presumida do segurado, declarada pela autoridade judicial competente depois de seis meses de ausncia. No ser devido a concesso da penso por morte quando da data do bito tenha ocorrido a perda da qualidade de segurado, salvo se o falecido havia implementado os requisitos para obteno de aposentadoria, ou se por meio de parecer mdico-pericial ficar reconhecida a existncia de incapacidade permanente do falecido, dentro do perodo de graa. Fundamento Legal: art. 105 e seguintes do Decreto 3.048/99 02) Existe carncia para a concesso da penso por morte? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que independe de carncia a concesso para os dependentes a penso por morte. Fundamento Legal: art. 30, I do Decreto 3.048/99
Elaborada em: 20.11.2009. PERFIL PROFISSIOGRFICO PREVIDENCIRIO (PPP) 01) Todas as empresas esto obrigadas a elaborar o PPP (Perfil Profissiogrfico Previdencirio)? Resposta: O Perfil Profissiogrfico Previdencirio - PPP, constitui-se em um documento histrico-laboral do trabalhador que rene, entre outras informaes, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitorao biolgica, durante todo o perodo em que exerceu suas atividades. A finalidade do PPP, seria comprovar as condies para habilitao de benefcios e servios previdencirios. Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdncia Social, a outros rgos pblicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relao do trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo. Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informaes contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite aes judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores. Possibilitar aos administradores pblicos e privados acessos a bases de informaes fidedignas, como fonte primria de informao estatstica, para desenvolvimento de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como definio de polticas em sade coletiva.

A partir de 1 de janeiro de 2004, a empresa ou equiparada empresa dever elaborar PPP, de forma individualizada para seus empregados, trabalhadores avulsos e cooperados, que laborem expostos a agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, considerados para fins de concesso de aposentadoria especial, ainda que no presentes os requisitos para a concesso desse benefcio, seja pela eficcia dos equipamentos de proteo, coletivos ou individuais, seja por no se caracterizar a permanncia. Fundamento legal: Arts. 158 e seguintes da IN INSS n 20/2007. Elaborada em: 24.07.2009. PRODUO RURAL 01) O que compreende como produo rural? Resposta: conceitua como produo rural os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou de industrializao rudimentar, bem como os subprodutos e os resduos obtidos por esses processos. Dispondo da mesma forma o art. 25, 3 da Lei n 8.212/91, como produo rural os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar, assim compreendidos, entre outros, os processos de lavagem, limpeza, descaroamento, pilagem, descascamento, lenhamento, pasteurizao, resfriamento, secagem, fermentao, embalagem, cristalizao, fundio, carvoejamento, cozimento, destilao, moagem, torrefao, bem como os subprodutos e os resduos obtidos atravs desses processos. Fundamento Legal: art. 165, II da IN/RFB n 971/2009 e art. 25, 3 da Lei n 8.212/91 Elaborada em: 18.06.2010 RECOLHIMENTO INSS 01) devido o recolhimento do INSS quando estivermos diante de um empregado aposentado? Resposta: O aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social-RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime segurado obrigatrio em relao a essa atividade, ficando sujeito s contribuies de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social. Fundamento Legal: art. 12, 4 da Lei n 8.212/91. Elaborada em: 02.07.2010 RETENO (TEMAS VARIADOS) AR CONDICIONADO 01) Qual o tratamento a ser dado no que tange a reteno previdenciria para os servios de instalao de ar condicionado e sistema de ar condicionado? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que no se sujeita reteno:

a) instalao de aparelhos de ar condicionado, de refrigerao, de ventilao, de aquecimento, de calefao ou de exausto, bem como a prestao de servios de; b) instalao de sistemas de ar condicionado, de refrigerao, de ventilao, de aquecimento, de calefao ou de exausto, quando a venda for realizada com emisso apenas da nota fiscal de venda mercantil. Quando na prestao dos servios relacionado no tem "b" houver emisso de nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios relativa mo-de-obra utilizada na instalao do material ou do equipamento vendido, os valores desses servios integraro a base de clculo da reteno. Fundamentao legal: Art. 170, XI, XII e pargrafo nico da IN 03/2005 do INSS. Elaborada em: 06.11.2009. INSS 01) Qual o tratamento dado pela legislao previdenciria, no que tange reteno de INSS em nota fiscal de servios, quando o prestador dos servios pessoa jurdica emitir vrias notas fiscais para a mesma competncia? Resposta: Quando por um mesmo estabelecimento da contratada forem emitidas mais de uma nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios para um mesmo estabelecimento da contratante, na mesma competncia, sobre as quais houve reteno, a contratante dever efetuar o recolhimento dos valores retidos, em nome da contratada, num nico documento de arrecadao. Fundamentao legal: Art. 158 da IN 03/2005 do INSS. Elaborada em: 27.07.2009. PREVIDENCIRIA DE 11% 01) Existe valor mnimo para a realizao de reteno previdenciria de 11% sobre o valor da NF, fatura ou recibo de prestao de servios para servios prestados mediante cesso de mo-de-obra? Resposta: De acordo com o Art. 148, I da IN INSS n 03/2005, a contratante fica dispensada de efetuar a reteno e a contratada de registrar o destaque da reteno na nota fiscal, na fatura ou no recibo, quando o valor correspondente a onze por cento dos servios contidos em cada nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios for inferior ao limite mnimo estabelecido pela SRP para recolhimento em documento de arrecadao (atualmente R$ 29,00). 02) Como deve ser preenchida a GPS da Reteno de 11% de INSS nos servios prestados mediante cesso de m-de-obra ou empreitada? Resposta: A empresa contratante de servios prestados mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporrio, a partir da competncia fevereiro de 1999, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios e recolher Previdncia Social a importncia retida, em documento de arrecadao (GPS) identificado com a denominao social e o CNPJ da empresa contratada, Fundamentao legal: Artigo 140, caput, da IN MPS SRP 03/2005.

03) As empresas optantes pelo Simples esto sujeitas a reteno previdenciria de 11% sobre o valor da NF de prestao de servios? Resposta: As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional que prestarem servios mediante cesso de mo de obra ou empreitada no esto sujeitas reteno referida no art. 31 da Lei n 8.212, de 1991, sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios emitidos, excetuada: I - a ME ou a EPP tributada na forma dos Anexos IV e V da Lei Complementar n 123, de 2006, para os fatos geradores ocorridos at 31 de dezembro de 2008; e II - a ME ou a EPP tributada na forma do Anexo IV da Lei Complementar n 123, de 2006, para os fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2009. Fundamento legal: Art. 274-C da IN SRF n 938/2009. 04) As empresas optantes pelo Simples Nacional que prestarem servios mediante cesso de mo-de-obra esto sujeitas a reteno previdenciria de 11%? Resposta: De acordo com o art. 274-C da IN RFB n 761/2007, as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional que prestarem servios mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada esto sujeitas reteno referida no art. 31 da Lei n 8.212, de 1991 (11%), sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios emitidos. 05) Com as alteraes trazidas pela Instruo Normativa RFB n 938/2008, as empresas optantes pelo Simples continuam sujeitas a reteno previdenciria de 11% sobre o valor da NF de prestao de servios? Resposta: Com o advento da IN SRF n. 938, de 15 de maio de 2 009, as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional que prestarem servios mediante cesso de mo de obra ou empreitada no esto sujeitas reteno referida no art. 31 da Lei n 8.212, de 1991, sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios emitidos, excetuada: - ME ou a EPP tributada na forma dos Anexos IV e V da Lei Complementar n 123, de 2006, para os fatos geradores ocorridos at 31 de dezembro de 2008; e - a ME ou a EPP tributada na forma do Anexo IV da Lei Complementar n 123, de 2006, para os fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2009. RETENO 01) Qual o tratamento dado ao INSS retido na nota fiscal de servios nos casos de subcontratao para fins da deduo da reteno final? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que caso haja subcontratao, podero ser deduzidos do valor da reteno a ser efetuada pela contratante os valores retidos da subcontratada e comprovadamente recolhidos pela contratada, desde que todos os documentos envolvidos se refiram mesma competncia e ao mesmo servio. Para tanto, a contratada dever destacar na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestao de servios as retenes da seguinte forma: - reteno para a Previdncia Social: informar o valor correspondente a onze por cento do valor bruto dos servios;

- deduo de valores retidos de subcontratadas: informar o valor total correspondente aos valores retidos e recolhidos relativos aos servios subcontratados; - valor retido para a Previdncia Social: informar o valor correspondente diferena entre a reteno, apurada na forma do primeiro tem, e a deduo efetuada conforme previsto no segundo tem, que indicar o valor a ser efetivamente retido pela contratante. Fundamentao legal: Art. 155 da IN 03/2005 do INSS. Elaborada em: 12.11.2009.

02) Quais as situaes de dispensa da reteno previdenciria de 11% sobre o valor da NF? Resposta: A contratante fica dispensada de efetuar a reteno, e a contratada, de registrar o destaque da reteno na nota fiscal, na fatura ou no recibo, quando: I o valor correspondente a 11% (onze por cento) dos servios contidos em cada nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios for inferior ao limite mnimo estabelecido pela RFB para recolhimento em documento de arrecadao; II a contratada no possuir empregados, o servio for prestado pessoalmente pelo titular ou scio e o seu faturamento do ms anterior for igual ou inferior a 2 (duas) vezes o limite mximo do salriodecontribuio, cumulativamente; Para comprovao dos requisitos previstos acima, a contratada apresentar tomadora declarao assinada por seu representante legal, sob as penas da lei, de que no possui empregados e o seu faturamento no ms anterior foi igual ou inferior a 2 (duas) vezes o limite mximo do salriodecontribuio. III a contratao envolver somente servios profissionais relativos ao exerccio de profisso regulamentada por legislao federal, ou servios de treinamento e ensino definidos no item X do ponto anterior, desde que prestados pessoalmente pelos scios, sem o concurso de empregados ou de outros contribuintes individuais. Para comprovao destes requisitos, a contratada apresentar tomadora declarao assinada por seu representante legal, sob as penas da lei, de que o servio foi prestado por scio da empresa, no exerccio de profisso regulamentada, ou, se for o caso, por profissional da rea de treinamento e ensino, e sem o concurso de empregados ou contribuintes individuais, ou consignar o fato na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestao de servios. So servios profissionais regulamentados pela legislao federal, dentre outros, os prestados por administradores, advogados, aeronautas, aerovirios, agenciadores de propaganda, agrnomos, arquitetos, arquivistas, assistentes sociais, aturios, auxiliares de laboratrio, bibliotecrios, bilogos, biomdicos, cirurgies dentistas, contabilistas, economistas domsticos, economistas,

enfermeiros, engenheiros, estatsticos, farmacuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudilogos, gegrafos, gelogos, guias de turismo, jornalistas profissionais, leiloeiros rurais, leiloeiros, massagistas, mdicos, meteorologistas, nutricionistas, psiclogos, publicitrios, qumicos, radialistas, secretrias, taqugrafos, tcnicos de arquivos, tcnicos em biblioteconomia, tcnicos em radiologia e tecnlogos. Fundamento legal: Art. 120 da IN RFB n 971/2009. 03) Os valores pagos a ttulo de alimentao e transporte podem ser abatidos nas notas fiscais, faturas ou recibos de prestao de servios? Resposta: Podero ser deduzidas da base de clculo da reteno as parcelas que estiverem discriminadas na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestao de servios, que correspondam: I ao custo da alimentao in natura fornecida pela contratada, de acordo com os programas de alimentao aprovados pelo MTE, conforme Lei n 6.321, de 1976; II ao fornecimento de valetransporte, de conformidade com a legislao prpria. A fiscalizao da RFB poder exigir da contratada a comprovao das dedues previstas acima. Fundamento legal: Art. 124 da IN RFB n 971/2009. 04) As taxas de administrao ou agenciamento podero ser deduzidas das notas fiscais, faturas ou recibos de prestao de servios? Resposta: Podero ser deduzidas da base de clculo da reteno as parcelas que estiverem discriminadas na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestao de servios, que correspondam: I ao custo da alimentao in natura fornecida pela contratada, de acordo com os programas de alimentao aprovados pelo MTE, conforme Lei n 6.321, de 1976; II ao fornecimento de valetransporte, de conformidade com a legislao prpria. A fiscalizao da RFB poder exigir da contratada a comprovao das dedues previstas acima. Fundamento legal: Art. 125 da IN RFB n 971/2009.
SALRIO (TEMAS VARIADOS) CONTRIBUIO

FAMLIA MATERNIDADE SALRIO SALRIO 01) Quem paga o salrio famlia nos meses de afastamento e retorno do empregado em benefcio pela Previdncia Social? Resposta: O salrio-famlia correspondente ao ms de afastamento do trabalho ser pago integralmente pela empresa, pelo sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra, conforme o caso, e o do ms da cessao de benefcio pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Fundamentao legal: Artigo 86 do Decreto 3.048/99. 02) Como pago o salrio-famlia em caso de divrcio? Resposta: Tendo havido divrcio, separao judicial ou de fato dos pais, ou em caso de abandono legalmente caracterizado ou perda do ptrio-poder, o salrio-famlia passar a ser pago diretamente quele a cujo cargo ficar o sustento do menor, ou a outra pessoa, se houver determinao judicial nesse sentido. Fundamentao Legal: Artigo 87 do Decreto 3.048/99. Elaborada em: 06.10.2009. CONTRIBUIO 01) Se o contribuinte receber remunerao inferior a um salrio mnimo durante seu perodo contributivo, qual ser o valor de sua aposentadoria? Resposta: O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. Fundamentao legal: Artigo 32, 3, do Decreto 3048/1999. Elaborada em: 10.07.2009

FAMLIA
01) O que a legislao previdenciria rege sobre a percepo do salrio-famlia quando do afastamento previdencirio em decorrncia do auxlio-doena? Resposta: A legislao estabelece que o salrio-famlia correspondente ao ms de afastamento do trabalho ser pago integralmente pela empresa, pelo sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra, conforme o caso, e o do ms da cessao de benefcio pelo Instituto Nacional Fundamento Legal: art. 86 do Decreto 3.048/99 Elaborada em: 23.10.2009 01) Quando ocorrer a cessao do benefcio do salrio-famlia? Resposta: A cessao da cota do salrio-famlia ocorrer, quando ocorrer:

a) por morte do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao do bito; b) quando o filho ou equiparado completar quatorze anos de idade, salvo se invlido, a contar do ms seguinte ao da data do aniversrio; c) pela recuperao da capacidade do filho ou equiparado invlido, a contar do ms seguinte ao da cessao da incapacidade; ou d) pelo desemprego do segurado. Fundamento Legal: O art. 235, VII da IN/INSS n 20/2007.

02) Quando o salrio-famlia pago proporcional aos dias trabalhados no ms ? Resposta: A cota de salrio-famlia devida proporcionalmente aos dias trabalhados quando
da admisso e da demisso do segurado empregado no decurso do ms.

Fundamento Legal: Portaria Interministerial 48/2009. Elaborada em: 07.08.2009.


03) devido o pagamento do salrio-famlia para a empregada domstica? Resposta: A empregada domstica no tem direito a percepo do salrio-famlia, sendo concedido apenas para os empregados e trabalhadores avulsos. Fundamento Legal: art. 81 do Decreto 3.048/99 04) Se o empregado falta o ms inteiro, ele tem direito ao salrio famlia? Resposta: Nos termos do art. 4. 2. da Portaria Intermini sterial n. 48 de 12/02/2009, o , direito cota do salrio-famlia definido em razo da remunerao que seria devida ao empregado no ms, independentemente do nmero de dias efetivamente trabalhados. Assim, mesmo que o empregado no tenha trabalhado determinado ms, far jus cota. 05) As empresas optantes pelo simples nacional, esto sujeitas as quais incidncias previdencirias sobre a folha de pagamento? Resposta: Ao analisarmos o Art. 17 e 18 da Lei Complementar n 123/2006, verificamos que algumas empresas prestadoras de servios (aquelas que faro os seus recolhimentos de acordo com o Anexo IV e V da referida Lei), estaro obrigadas ao recolhimento de INSS, referente a contribuio patronal e alquota RAT (de 1% a 3%, conforme CNAE-fiscal) que devero ser recolhidas juntamente com as contribuies que so descontadas dos empregados (de acordo com a tabela do salrio-de-contribuio do INSS) e dos scios sobre o pr-labore (11%), na mesma GPS com o cdigo 2100. Para as demais empresas, cujos recolhimentos sero feitos de acordo com os Anexo I a III da referida Lei Complementar, no tero recolhimento das contribuies patronais e alquota RAT em separado, pois ser atribudo um percentual a ttulo de INSS que ser recolhido juntamente com os demais impostos no mesmo documento de arrecadao (DAS). Porm, com as alteraes trazidas pela Lei Complementar n 128/2008, a partir de 1 de janeiro de 2009, as empresas optantes pelo Simples Nacional enquadradas nos Anexos I, II, III ou V no estaro sujeitas ao recolhimento das contribuies previdencirias patronais em separado, atravs da GPS, somente as empresas enqudradas no Anexo IV. De acordo com a

Resoluo CGSN n 50/2008, as empresas com as atividades elencadas a seguir, tambm estaro sujeitas a contribuio previdenciria em separado: - construo de imveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execuo de projetos e servios de paisagismo, bem como, decorao de interiores; - servios de vigilncia, limpeza ou conservao Fundamento Legal: Lei Complementar 128/2006. 01) Ao empregado domstico assegurada a cota do salrio-famlia?

Resposta: A legislao previdenciria estabelece que o salrio-famlia ser devido,


mensalmente, ao segurado empregado, exceto ao domstico, e ao trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, desde que tenham salrio-decontribuio inferior ou igual ao limite mximo permitido, nos termos dos arts. 16, 81 e 83 do RPS, aprovado pelo Decreto n 3.048/1999. Assim, pelo normativo em questo, observa-se que ao empregado domstico no assegurada a cota do salrio-famlia. Fundamento Legal: art. 232 da IN 20/2007 do INSS. MATERNIDADE 01) Em que perodos o salrio-maternidade foi pago diretamente pelo INSS, segurada empregada? Resposta: A legislao previdenciria estabelece que fica garantido o pagamento do salriomaternidade diretamente pelo INSS, quando o incio do afastamento do trabalho tenha ocorrido a partir do dia 28 de novembro de 1999 at 31 de agosto de 2003. At 28 de novembro de 1999 e aps 01 de setembro de 2003, o salrio-maternidade ser pago pela empresa. Fundamento Legal: art. 246 da IN 20/2007 do INSS. Elaborada em: 24.09.2009. 02) A segurada contribuinte individual e/ou facultativa faz necessrio o cumprimento de carncia para concesso de salrio-maternidade? Resposta:. Sim, a carncia do salrio-maternidade para a segurada contribuinte individual e facultativa de dez contribuies mensais, ainda que os recolhimentos a serem considerados tenham sido vertidos em categorias diferenciadas, sem a ocorrncia da perda da qualidade de segurado entre as respectivas categorias. Fundamento Legal: Art. 242 da IN/INSS n 20/2007. 03) Se a empregada gestante tiver dois empregos, como ficar o recebimento do salriomaternidade ? Resposta: No caso de empregos concomitantes, a segurada far jus ao salriomaternidade relativo a cada emprego.

Fundamento Legal: Artigo 98 do Decreto 3.048/1999.

03) No caso de natimorto, a empregada ter direito a licena maternidade e ao recebimento do salrio maternidade? Por quantos dias?
Resposta: O salrio-maternidade um benefcio devido pela Previdncia Social segurada devido ao seu afastamento em funo do parto, de aborto no criminoso, da adoo ou da guarda judicial obtida para fins de adoo de criana. Este benefcio concedido por cento e vinte dias, podendo ter incio at vinte e oito dias antes e trmino noventa e um dias depois do parto. Para fins de concesso do salrio-maternidade, considera-se parto o evento ocorrido a partir da 23 semana (6 ms) de gestao, inclusive no caso de natimorto. Fundamento legal: Art. 236 da IN INSS n 20/2007. 05) A segurada contribuinte individual e/ou facultativa faz necessrio o cumprimento de carncia para concesso de salrio-maternidade? Resposta:. Sim, a carncia do salrio-maternidade para a segurada contribuinte individual e facultativa de dez contribuies mensais, ainda que os recolhimentos a serem considerados tenham sido vertidos em categorias diferenciadas, sem a ocorrncia da perda da qualidade de segurado entre as respectivas categorias. Fundamento Legal: Art. 242 da IN/INSS n 20/2007. Elaborada em: 24.07.2009 06) Empregada adotante tem direito ao salrio -maternidade? Resposta: Nos termos da legislao previdenciria o salrio-maternidade devido segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial a partir de 16 de abril de 2002, data da publicao da Lei n 10.421, de 15 de abril de 2002, para fins de adoo de criana com idade: - at um ano completo, por cento e vinte dias; - a partir de um ano at quatro anos completo, por sessenta dias; - a partir de quatro anos at completar oito anos, por trinta dias. Fundamentao Legal: Art. 236, 5. da IN 20/2007 do INSS. Elaborada em: 20.07.2009. 07) Os valores percebidos a ttulo de comisses ser base de clculo para o valor a perceber de salrio-maternidade? Resposta: Durante o perodo da licena-maternidade, a mulher ter direito ao salrio integral e, quando varivel, calculado de acordo com a mdia dos 6 (seis) ltimos meses de trabalho, bem como aos direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter funo que anteriormente ocupava Fundamento Legal: art. 393 da CLT Elaborada em: 03.07.2009.

08) Como feito o pagamento do salrio maternidade para scias de empresa que efetuam contribuio previdenciria sobre o pr-labore? Resposta: A legislao previdenciria estabelece a carncia de dez contribuies mensais at a data do parto, segurada contribuinte individual (inclusive na condio de scia) para fins do direito licena maternidade. O benefcio em tela, ser remunerado diretamente pela Previdnica Social, mediante requerimento da segurada. Para fins de apurao do valor do salrio maternidade da segurada contribuinte individual, o INSS ir apurar a mdia dos doze ltimos salrios-de-contribuio apurados em perodo no superior a quinze meses, sujeito ao limite mximo do salrio-de-contribuio. Vide arts. 96, V e 242 da IN 20/2007 do INSS. SIMPLES NACIONAL(TEMAS VARIADOS) EXCLUSO 01) Como sero analisadas na esfera previdenciria os efeitos da excluso do Simples Nacional? Resposta: Com o advento da IN SRF 938/2009, foi acrescido IN 03/2005 do INSS o art. 274D. Tal dispositivo estabelece que a excluso do Simples Nacional e os efeitos dela decorrentes observaro o disposto em Resoluo do Comit Gestor do Simples Nacional (CGSN). A Resoluo CGSN n. 15/2007, dispe em seu art. 6. os efeitos da excluso do Simples Nacional. Fundamentao legal: as citadas na resposta. Elaborada em: 18/09/2009.

Fonte: Econet

Вам также может понравиться