Вы находитесь на странице: 1из 5

UEPG DIREITO CIVIL II CONTRATOS PROF Ana Paula Parra Leite AULA 1 CONTRATOS FUNDAMENTAIS NOES GERAIS CONCEITO

ITO PRINCPIOS

O contrato uma espcie de negcio jurdico. Depende para a sua formao de um acordo de vontades das partes. um reflexo da autonomia privada: poder do sujeito de decidir a sua prpria esfera jurdica. mediante atos negociais que os indivduos organizam a prpria vida e dispe dos prprios interesses, adquirindo ou alienando bens patrimoniais, obrigando-se a executar uma prestao, constituindo sociedades comerciais etc. O contrato o acordo de duas ou mais partes1 destinado a constituir, regular ou extinguir uma relao jurdica de natureza patrimonial. Para que exista um contrato necessrio, por regra, que existam pelo menos duas partes. O contrato se caracteriza por uma estrutura jurdica bilateral ou plurilateral. Distingue-se do negcio jurdico unilateral, o qual se aperfeioa com somente a manifestao de vontade do autor do ato, sem que ocorra por parte de outrem a aceitao (ex.: testamento). Caracteriza-se pela patrimonialidade: tem por objeto uma relao suscetvel de valorao econmica. O contrato um ato decisional das partes. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 1) OBRIGATORIEDADE (fora obrigatria dos contratos): O contrato obriga as partes contratantes que no podero se arrepender ou revog-lo seno atravs de mtuo consenso (intangibilidade do contrato). O contrato considerado lei entre as partes (ORLANDO GOMES). Corresponde a um anseio de segurana que de ordem geral (SLVIO RODRIGUES): Aquele que, por livre manifestao de vontade, promete dar, fazer ou no fazer qualquer coisa, cria uma expectativa no meio social, que a ordem jurdica deve garantir, O propsito de se obrigar, envolvendo uma espontnea restrio da liberdade individual, provoca conseqncias que afetam o equilbrio da sociedade. Por conseguinte, a ordenao jurdica, na defesa a harmonia das relaes inter-humanas, cria elementos compulsrios do adimplemento. No tivesse o contrato estabelecido o caos.
1

fora

obrigatria

estaria

Excepcionalmente, admite-se o autocontrato, ou contrato consigo mesmo. Ocorre quando algum age por si e como representante de outrem. V. artigo 117 do CC.
1/5

UEPG DIREITO CIVIL II CONTRATOS PROF Ana Paula Parra Leite pacta sunt servanda: os contratos so feitos para serem cumpridos. Este princpio sofre atenuaes. Atualmente, entende-se que, em determinadas circunstncias (ex.: aplicao da teoria da impreviso), os contratos podem ser revistos e modificados judicialmente. 2) PRINCPIO DA RELATIVIDADE DOS CONTRATOS Em regra, o contrato somente produz efeitos entre as partes contratantes, sendo que seus efeitos no podem prejudicar, nem aproveitar a terceiros2. Com relao a estes, o contrato res inter alios acta. H excees ao princpio da relatividade dos contratos: ex.: estipulao a favor de terceiro (v. art. 436 a 438); convenes coletivas de trabalho; certos casos de locao. O sucessor a ttulo universal de um contrato, apesar de no ter participado da formao do contrato, no considerado terceiro, pois a sua posio jurdica deriva das partes, como tal devendo ser tido. O princpio da relatividade dos contratos no diz respeito apenas aos sujeitos, mas tambm ao objeto: o contrato tem efeito apenas a respeito das coisas que caracterizam a prestao. 3) AUTONOMIA DA VONTADE o poder conferido aos contratantes de estabelecer vnculo obrigacional.

Alguns autores defendem que a autonomia da vontade cedeu lugar autonomia privada. A doutrina tradicional insere a autonomia da vontade como princpio fundamental do direito contratual, ou ainda, numa viso mais ampla, como princpio na formao do negcio jurdico. A liberdade contratual das pessoas, atribuindo-lhes o poder de estipular livremente o acordo de vontades, disciplinando os seus interesses, colocada, pela autonomia da vontade, como poder de auto-regulamentao dos interesses. a liberdade de firmar obrigaes. No entanto, essa colocao prestigia o individualismo exacerbado que marcou a concepo do Cdigo Civil francs e tambm o brasileiro, na viso da doutrina clssica do direito civil. O estudo da teoria do negcio jurdico trouxe a noo de autonomia privada, buscando-se uma teoria muito mais cientfica do que a mera exegese fulcrada na vontade individual3.
2 3

Aquele que seja estranho ao pactuado, ao vnculo e aos efeitos finais do negcio. ETTORE NANNI, Giovanni. A evoluo do direito civil obrigacional: a concepo do direito civil constitucional e a transio da autonomia da vontade para a autonomia privada.
2/5

UEPG DIREITO CIVIL II CONTRATOS PROF Ana Paula Parra Leite Para Jacques Ghestin, jurista francs que estuda os negcios jurdicos, a evoluo das relaes contratuais e do direito positivo incitou todos os autores a admitirem que a autonomia da vontade no poderia ser absoluta. Limitaes liberdade de contratar: regras de ordem pblica; bons costumes4; funo social do contrato (v. art. 421) > consagrao do princpio da socialidade. As limitaes existentes com relao livre iniciativa, autonomia privada ou ainda liberdade contratual refletem a averso ao individualismo ou ao voluntarismo. A liberdade total gera o desequilbrio e cria a possibilidade de prevalncia da vontade individual. Dirigismo contratual: crescente interveno do Estado nas relaes privadas. Ex.: CDC, Lei de Proteo Concorrncia CADE (Lei 8.884/1994). 4) PRINCPIO DA BOA-F NOS CONTRATOS as partes tm o dever de agir de forma correta. atualmente, fala-se em uma boa-f objetiva em contraposio boa-f subjetiva prevalente no Cdigo Civil de 1916. a boa-f subjetiva denota um estado de conscincia, ou convencimento individual de estar em conformidade ao direito. Diz-se subjetiva justamante porque, para a sua aplicao, deve o intrprete considerar a inteno do sujeito da relao jurdica, o seu estado psicolgico ou ntima convico. J por boa-f objetiva, quer-se significar um modelo de conduta social, arqutipo de standard jurdico, segundo o qual cada pessoa deve ajustar a prpria conduta a esse arqutipo, agindo como agiria um homem reto: com honestidade, lealdade e probidade. Por este modelo objetivo de conduta levam-se em considerao os fatores concretos do caso, tais como o status pessoal e cultural dos envolvidos, no se admitindo uma aplicao mecnica do standard (JUDITH MARTINSCOSTA). No possvel, efetivamente, tabular ou arrolar, a priori, o significado da valorao a ser procedida mediante a boa-f objetiva, porque se trata de uma norma cujo contedo no pode ser rigidamente fixado, dependendo sempre das concretas circunstncias do caso (JUDITH). Funes da boa-f objetiva: 1) cnone hermenuticointegrativo: destina-se ao preenchimento de lacunas, uma vez que a relao contratual consta de eventos e situaes, fenomnicos e jurdicos, nem sempre previstos ou previsveis pelos contratantes; 2) criao de deveres jurdicos: em cada relao contratual, se alocam certos deveres de prestao, os quais se subdividem nos
4

Contratos que tratem da explorao de um prostbulo, por exemplo.

3/5

UEPG DIREITO CIVIL II CONTRATOS PROF Ana Paula Parra Leite chamados deveres principais, ou deveres primrios de prestao (ex.: dever de entregar a coisa e o dever de pagar o preo na compra e venda), os deveres secundrios5 e os deveres laterais anexos (ou instrumentais)6. Trata-se de deveres de adoo de determinados comportamentos, impostos pela boa-f em vista do fim do contrato (...) dada a relao de confiana que o contrato fundamenta, comportamentos variveis com as circunstncias concretas da situao (JUDITH). C) a boa-f como limite ao exerccio de direitos subjetivos. 5) PRINCPIO DO CONSENSUALISMO o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar o contrato vlido. O acordo de vontades suficiente para a perfeio do contrato. No se exige, em regra, forma especial. Alguns contratos, por serem solenes, tm sua validade condicionada observncia de certas formalidades estabelecidas em lei (solene) e outros s se perfazem se determinada exigncia for cumprida (reais). 6) PRINCPIO DA FUNO SOCIAL DO CONTRATO A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato.

Um conceito de funo social do contrato proposto por


Carlos Alberto Goulart Ferreira, consiste na finalidade pela qual visa o ordenamento jurdico a conferir aos contratantes medidas ou mecanismos jurdicos capazes de coibir qualquer desigualdade dentro da relao contratual, bem como afirma este autor que, a funo social do contrato repousa na harmonia entre a autonomia privada e a solidariedade social.7

De acordo com Humberto Theodoro Jnior, o princpio da


funo social, no se volta para o relacionamento entre as partes contratantes, mas para os reflexos do negcio jurdico perante terceiros, isto , no meio social, diferenciando-se da boa-f pelo fato de que esta fica restrita ao relacionamento travado entre os prprios sujeitos do negcio jurdico.8,9
5

Ex.: dever de conservar a coisa vendida; dever de indenizar resultante da impossibilidade culposa da prestao. 6 So os deveres de cooperao e proteo dos recprocos interesses, e se dirigem a ambos os participantes do vnculo obrigacional, credor e devedor. Ex.: deveres de cuidado (depositrio no deve apenas guardar a coisa, mas tambm acondicion-la); deveres de aviso e esclarecimento (advogado que deve aconselhar o seu cliente sobre as melhores possibilidades de cada via judicial passvel de escolha para a satisfao do objetivo; mdico que deve esclarecer o paciente sobre a relao custo/benefcio do tratamento escolhido, ou dos efeitos colaterais do remdio prescrito); deveres de informao, de grande importncia na relao de consumo. 7 In: LOTUFO, Renan (coord). Direito Civil Constitucional, pp. 112/113. 8 Opus citatum, p. 13. 9 ...no se pode falar em desvio de funao social, quando um contratante, deslealmente, provoca prejuzo ao outro, empregando meios reprovveis tica e juridicamente, ou prevalecendo da
4/5

UEPG DIREITO CIVIL II CONTRATOS PROF Ana Paula Parra Leite

Cludio Luiz Bueno de Godoy, entretanto, sustenta que a


funo social atua sempre quando presente estejam interesses meta-individuais mas, tambm interesse individual relativo dignidade da pessoa humana. Ou seja, a funo social atuando, primeiro, inter partes.10

De acordo com Cludio Luiz Bueno de Godoy, a


possibilidade do contrato produzir efeitos em relao a terceiros, consiste na chamada eficcia social do contrato.11

Alguns exemplos em que a funo social do contrato no


foi observada so citados por Theodoro Jr.: a) induzir a massa de consumidores a contratar a prestao ou aquisio de certo servio ou produto sob influncia de propaganda enganosa; b) alugar quartos de prdio residencial, transformando-o em penso; c) alugar imvel em zona residencial para fins comerciais incompatveis com o zoneamento da cidade; d) praticar atos de concorrncia desleal; d) qualquer negcio de disposio de bens em fraude de credores.12

A doutrina trata da eficcia social do contrato tambm no


sentido de impor a responsabilidade a terceiro de no violar obrigao contratual alheia que lhe seja ou deva ser do conhecimento, como ocorre, por exemplo, com atores e esportistas ligados a uma determinada empresa ou clube serem, na vigncia de seus contratos, assediados por terceiros que, malferindo a avena, de que so cientes, procuram coopt-los a uma nova contratao, ou ainda, na hiptese de funcionrios que retiravam veculos da fbrica, a preos subsidiados, com a vedao de revend-los, por certo tempo, mas que eram comprados, antes disso, por terceiros cientes da restrio, que se aproveitavam do menor preo.13

todos tm o dever de se abster da prtica de ato (inclusive


a celebrao de contratos) que saibam prejudiciais ou comprometedores da satisfao de crditos alheios. A oponibilidade do contrato traduz-se, portanto, nesta obrigao de no fazer, imposta quele que conhece o contedo de um contrato, embora dele no seja parte.14

inexperincia ou da necessidade em que o contratante se encontra. Nesse plano, que tpico da boaf objetiva, quem pode reagir apenas o sujeito contratual lesado. O fenmeno se passa no plano interno do relacionamento negocial (Ibid, p. 57). 10 Opus citatum, p. 177. 11 Id Ibid, p. 177. 12 Opus citatum, p. 55. 13 BUENO DE GODOY, Cludio Luiz. Opus citatum, p.185. 14 Opus citatum, p. 264.
5/5

Вам также может понравиться