Вы находитесь на странице: 1из 3

1 - O que Arras? Arras constitui a importncia em dinheiro ou alguma coisa entregue como garantia da execuo de um contrato.

. Tambm se conhece pela expresso sinal de modo que as expresses arras ou sinal so empregadas no mesmo sentido. As arras no se confundem com contrato preliminar, embora s ocorram no contrato preliminar, porquanto no contrato definitivo no h espao para arras. De incio vale ressaltar que o valor dado a ttulo de Arras ou Sinal considerado como princpio de pagamento por ocasio da contratao em definitivo. As arras, embora seja mais comum serem dadas em dinheiro, nada impede que sejam efetivadas com outros bens. No h valor prefixado para as arras, pode ser qualquer quantia que seja inferior ao preo total contratado. Quando dada em dinheiro, considera-se como parte do pagamento. Quando, no entanto, dada em outros bens, no pode ser tida como parte do pagamento devendo ser devolvida se o contrato for concludo, portanto, aperfeioado quando ento desaparecer a funo das Arras. Ou, ento, quando for desfeito o contrato por vontade das partes. Considerando o objetivo com que foram firmadas, pode-se dizer que: Arras Confirmatrias O artigo 417 do Cdigo Civil fala sobre as arras confirmatrias de modo que o Sinal ou Arras dado, torna obrigatrio o contrato, no permitindo o arrependimento. Mas, ser possvel obrigar quem recebeu as arras a contratar em definitivo? Se o objeto direto for obrigao impessoal, porm possvel, possvel obrigar a contratar em definitivo. As arras ou sinal, regra geral, representa um valor pago em dinheiro ou um bem dado antecipadamente a ttulo de adiantamento com o objetivo de confirmar um contrato. Nesta modalidade, que a mais comum, este sinal tambm conhecido como arras confirmatrias. O prprio cdigo civil estabelece que as arras devem ser devolvidas (normalmente quando no dinheiro ou coisa incompatvel com as prestaes) ou compensadas no decorrer do cumprimento das demais prestaes contratuais, lembrando que a devoluo ou compensao dever ser efetivada somente aps a concluso ou assinatura do contrato.

CC - Art. 417. Se, por ocasio da concluso do contrato, uma parte der outra, a ttulo de arras, dinheiro ou outro bem mvel, devero as arras, em caso de execuo, ser restitudas ou computadas na prestao devida, se do mesmo gnero da principal.

Com relao aquele que deu arras o dispositivo bastante claro ao dizer que perder ele em favor da outra parte, as arras, se a prestao se impossibilitar por sua culpa. o caso, por exemplo, do comprador que promete adquirir um imvel mediante financiamento bancrio e depois se verifica que o financiamento no foi concedido porque o comprador no tinha idoneidade financeira (cadastro negativo) para obt-lo.
CC Art. 418: "Se a parte que deu as arras no executar o contrato, poder a outra t-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecuo for de quem recebeu as arras, poder quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devoluo mais o equivalente, com atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorrios de advogado".

Contudo, a jurisprudncia j vem admitindo a aplicao, por analogia, do referido dispositivo, de modo a impor ao recebedor das arras, que as devolva o equivalente a ttulo de prefixao das perdas e danos. Arras penitenciais As arras so ditas penitenciais (vem de penitncia ou sacrifcio para expiao dos pecados) quando so utilizadas como pagamento de indenizao pelo arrependimento e no concluso do contrato. Esta modalidade de arras a exceo e tem funo secundria. Pelo novo cdigo civil, no havendo disposio expressa no contrato, o sinal ou arras penitenciais representa uma opo da parte inocente, que poder preferir executar o contrato (CC, art. 419, segunda parte) ao invs de ret-las a ttulo de indenizao. Legislao
CC Art; 419: A parte inocente pode pedir indenizao suplementar, se provar maior prejuzo, valendo as arras como taxa mnima. Pode, tambm, a parte inocente exigir a execuo do contrato, com as perdas e danos, valendo as arras como o mnimo da indenizao.

As arras sendo utilizadas como indenizao, h de se considerar duas hipteses:


a)

Se o arrependimento vier da parte que deu as arras, perder ela o valor integral dado como sinal; Partindo o arrependimento da parte que as recebeu, poder a parte que as pagou, exigir sua devoluo integral, mais o equivalente, tudo devidamente atualizado monetariamente, acrescidos de juros e honorrios advocatcios.

b)

Concluindo, ento, havendo Arras, o arrependimento a exceo. A regra que o direito de arrependimento seja recproco, ou seja, tanto por parte de quem as deu como tambm por parte de quem as recebe. Todavia, podemos estipular que

apenas um deles ter o direito de arrepender-se. Depender do que ficou estabelecido no contrato. As partes podem fixar no contrato limitao de responsabilidade de modo a no ficarem sujeitas a indenizaes complementares. Neste caso as arras passaro a ter funo unicamente indenizatria.
CC - Art. 420. Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal tero funo unicamente indenizatria.

Neste caso, quem as deu perd-las- em benefcio da outra parte; e quem as recebeu devolv-las-, mais o equivalente. Em ambos os casos no haver direito a indenizao suplementar. A deficiente do dispositivo levou e ainda leva algumas pessoas menos afeita ao direito a pensar em devoluo em dobro, quando na verdade feita a devoluo do valor recebido e a ttulo de perdas e danos, j prefixadas, paga-se uma importncia equivalente. Legislao:
Smula n 412 - STF: No compromisso de compra e venda com clusula de arrependimento, a devoluo do sinal, por quem o deu, ou a sua restituio em dobro, por quem o recebeu, exclui indenizao maior, a ttulo de perdas e danos, salvo os juros moratrios e os encargos do processo.

Podem, porm, as partes convencionar de maneira diferente, ou seja, que haver apenas devoluo simples, sem ser em dobro, mas sujeitas perdas e danos. Podem ser ajustadas de maneira que as partes quiserem. Em sntese: Estipulado o direito de arrependimento: H prefixao de perdas e danos, consistente no montante igual ao valor do sinal. Se quem se arrepender for quem deu as arras, perder o valor a ttulo de perdas e danos; que quem recebeu, dever devolver o valor e mais outra importncia equivalente a ttulo de perdas e danos. Se nada for estipulado: a parte que der causa inexecuo arcar com perdas e danos. Neste caso quem deu causa inexecuo foi que prestou as arras, ter direito a devoluo do sinal, mas arcar com as perdas e danos sofridas por quem as recebeu. Se a inexecuo for por parte de quem as recebeu, devolver o valor recebido e ainda arcar com as perdas e danos.

Вам также может понравиться