Вы находитесь на странице: 1из 14

FOLHA DE ROSTO PARA ENCAMINHAMENTO DE PROTOCOLO

Remetente: Cristian

Destinatrio: Filial SC

Documento: Agravo 557 - (Pasta 083270)

Documento Completo (X) Documento Incompleto (_) Providncias: Nenhuma.

Local do Protocolo:
Direito Civil do TJ SC

2 Cmara de Prazo para Protocolo:

Responsvel pela elaborao e conferncia:

EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR RELATOR DA 2 CMARA DE DIREITO CIVIL DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA Autos n 2011.025951-1 Apelao Cvel Agravada: Maluci Noriller Agravante: Seguradora Lder dos Consrcios do Seguro DPVAT S/A

SEGURADORA LDER DOS CONSRCIOS DO SEGURO DPVAT S/A, j qualificada nos autos em epgrafe, vem perante Vossa Excelncia, respeitosamente, por intermdio de seus advogados ao final assinados, e fundamento legal no artigo 557, pargrafo 1 do Cdigo de Processo Civil, e demais dispositivos aplicveis, interpor AGRAVO da r. deciso de fls., proferida por esse d. Juzo, na forma e termos que passa a expor.

I. EXPOSIO SUMRIA DO FATO E DO DIREITO Trata-se de ao de cobrana, na qual alega a parte autora, em sua inicial foi vtima de acidente.

Desta maneira, de posse de todos os documentos necessrios regulao do sinistro, realizou o pedido administrativo referente ao valor da indenizao correspondente ao Seguro Obrigatrio de Veculos DPVAT, o qual foi pago devidamente.

Entendendo a parte Autora que o valor recebido a ttulo de indenizao foi inferior ao que efetivamente deveria receber, props a presente demanda, pleiteando a diferena que entende devida, do valor j recebido e o valor estabelecido na Lei 6.194/74.

Contestada a demanda, foi proferida deciso determinando o julgamento dos autos no estado em que se encontram, entendendo que a presente demanda trata de matria exclusiva de direito, no sendo necessria a produo da prova pericial. A sentena julgou procedente a demanda, razo

pela qual o ru interps recurso de apelao, ao qual, monocraticamente, negou-se provimento:


Em face do exposto, nego seguimento ao recurso de Seguradora Lder dos Consrcios do Seguro DPVAT S/A, nos termos do artigo 557 do Cdigo de Processo Civil..

Essa, em sntese, a matria objeto de recurso.

II. DAS RAZES DE REFORMA Da contrariedade e negativa de vigncia, na r. deciso agravada, lei federal especial de regncia do seguro obrigatrio (art. 5, 1, a, 5, Lei 6.194/74). Para demonstrao da infrao lei federal e posterior caracterizao do dissdio jurisprudencial, reexamine-se a legislao especial de regncia do seguro obrigatrio em tema de invalidez:

Art. 5 O pagamento da indenizao ser efetuado mediante simples prova do acidente e do dano decorrente, independentemente da existncia de culpa, haja ou no resseguro, abolida qualquer franquia de responsabilidade do segurado. o 1 A indenizao referida neste artigo ser paga com base no valor vigente na poca da ocorrncia do sinistro, em cheque nominal aos beneficirios, descontvel no dia e na praa da sucursal que fizer a liquidao, no prazo de 30 (trinta) dias da entrega dos seguintes documentos: a) certido de bito, registro da ocorrncia no rgo policial competente e a prova de qualidade de beneficirios no caso de morte; o 5 O Instituto Mdico Legal da jurisdio do acidente ou da residncia da vtima dever fornecer, no prazo de at noventa dias, laudo vtima com a verificao da existncia e quantificao das leses permanentes, totais ou parciais.

dizer, soluo legislativa uniforme em todas as pocas consistente em impor ao intrprete e ao aplicador da lei federal o poder-dever de reconhecer o direito indenizao decorrente do seguro DPVAT se, e somente se, houvesse o postulante colacionado aos autos os documentos indispensveis propositura da demanda nos termos do art. 283 e 284, CPC.

Na hiptese dos autos, o laudo expedido pelo IML deixou de quantificar a leso, da maneira determinada pela Lei 6.194/74, atestando ainda a inexistncia de invalidez em carter permanente.

Nessas circunstncias, e ao inadmitir seguimento a lide sem observncia de tais pressupostos, incidiu a r. deciso em contrariedade e negativa de vigncia a apontado sistema normativo do art. 5, 1, a, 5, Lei 6.194/74. REQUER-SE, portanto, o acolhimento do presente agravo, reconhecendo apontadas infraes ao direito federal regente da prova no processo, decretar a improcedncia da demanda por falta de documentos essenciais sua propositura.

Da contrariedade frontal e direta, na r. deciso agravada, regra-matriz constitucional do seguro obrigatrio dos arts. 194 e 195, 5, da Constituio da Repblica, que dizem com a finalidade social e o equilbrio atuarial do seguro obrigatrio. Obrigatoriedade da observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez. A regra-matriz do seguro obrigatrio encontra-se no art. 194, da Constituio da Repblica, que assim se enuncia: Art. 194, CF. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia. O seguro obrigatrio, tal matria incontroversa, resulta de lei de ordem pblica que, em seu campo de incidncia, d concretude regramatriz do art. 194, CF, e sua execuo no plano da realidade brasileira, subsuno perfeita, compreende justamente um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar direitos relativos sade, previdncia e assistncia.

Decorre

da

consagrar-se

na

jurisprudncia

como

apresentando o seguro obrigatrio natureza jurdica no apenas contratual, mas

tambm de contribuio parafiscal (RESP 68146/SP), e enunciar-se o seguinte na Lei de Seguridade Social:

Art. 27. (...) Pargrafo nico. As companhias seguradoras que mantm o seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei n 6.194, de dezembro de 1974, devero repassar Seguridade Social 50% (cinqenta por cento) do valor total do prmio recolhido e destinado ao Sistema nico de Sade-SUS, para custeio da assistncia mdico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trnsito.

Nesse contexto, aplica-se ao seguro obrigatrio a norma do 5 do art. 194 da Constituio, em linha de que nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, correspondente fonte de custeio total. majorado ou estendido sem a

E abre-se necessidade de reforma da r. deciso sob enfoque de apontados dispositivos constitucionais (arts. 194 e 195, 5, CF), porque, ao conceder cobertura de seguro obrigatrio independentemente de natureza/grau de invalidez, o que faz a r. sentena estender, criar, majorar benefcio securitrio sem correspondente fonte de custeio total, engendrando assim, se transposta a soluo para o conjunto de demandas relativas a seguro obrigatrio, risco sistmico de repercusso geral, que, por seus reflexos sociais, econmicos, polticos e jurdicos, ultrapassa evidentemente os limites da causa.

REQUER-SE, portanto, seja reformada a r. deciso para, dando aplicao aos arts. 194 e 195, 5, da Constituio da Repblica:

a) decretar indenizao proporcionada ao caso concreto, na forma e termos do direito federal que se afirma violado;

b) ou ento, em carter sucessivo, se eventualmente entender necessrio o aperfeioamento da instruo probatria no processo, determinar ao rgo julgador a quo que proceda a novo julgamento do caso mediante observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez.

Da violao na r. deciso agravada ao poder-dever, nsito ao due process of law, de aplicao da regra de proporcionalidade entre valor da indenizao e grau de invalidez: inteligncia do art. 5, incs. LIV e LV, da Constituio da Repblica. Obrigatoriedade da observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez. Se deixa o rgo julgador de aplicar a regra de

proporcionalidade quando da aplicao de sano ou da fixao de indenizao em qualquer dado processo, hiptese que emerge de ofensa direta clusula do devido processo legal, positivada nos incs. LIV e LV do art. 5 da Constituio da Repblica.

E diz-se direta uma tal ofensa porque independe da mediao de qualquer norma infraconstitucional, na medida em que proporcionar a sano ao delito ou proporcionar a indenizao ao dano da lgica constitucional pura do processo civil, penal ou administrativo, que assim no carece de lei infraconstitucional para sua concretizao.

No caso concreto, alheou-se a r. deciso agravada em relao a tal poder-dever, nsito ao due processo of law, de aplicao da regra de proporcionalidade entre valor da indenizao e natureza/grau da invalidez, sendo assim de rigor sua reforma por fora das normas veiculadas nos incs. LIV e LV do art. 5 da Constituio da Repblica, segundo as quais ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal e aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

E revela-se outra vez, no ponto, risco sistmico de repercusso geral, que, evidncia, ultrapassa os limites da causa, a tanto bastando observar que, fosse adotada idntica soluo para todos os casos securitrios, haveria simplesmente a aluio de toda a estrutura em que se assenta o Sistema Nacional de Seguros, derruio de toda a lgica do Sistema

Nacional de Seguridade Social, com reflexos negativos gravssimos na ordem jurdica, econmica, poltica e social.

Em uma circunstncia assim abstratamente considerada, os eventos todos seriam equiparados, inexistiria gradao da invalidez e, enfim, nenhum sentido ou lgica apresentariam as leis constitucionais ou

infraconstitucionais, nem as clusulas contratuais regentes da previdncia, sade e assistncia social.

REQUER-SE, portanto, por tal outra perspectiva mais e autnoma, seja reformada a r. deciso para, dando aplicao aos incs. LIV e LV do art. 5 da Constituio da Repblica:

a) decretar indenizao proporcionada ao caso concreto, na forma e termos do direito federal que se afirma violado;

b) ou ento, em carter sucessivo, se eventualmente entender necessrio o aperfeioamento da instruo probatria no processo, determinar ao rgo julgador a quo que proceda a novo julgamento do caso mediante observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez.

Da divergncia jurisprudencial com a orientao consagrada pelo STJ no Recurso Especial 1.101.572/RS, Ministra Nancy Andrighi, j. 16/11/2010. Obrigatoriedade da observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez. A deciso agravada est em dissdio com a jurisprudncia firmada pelo Superior Tribunal de Justia no Recurso Especial n. 1.101.572/RS, Rel. Min. Nancy Andrighi, j. 16/11/2010, que merece lida:

DIREITO DAS OBRIGAES. DPVAT. INVALIDEZ PERMANENTE PARCIAL. PAGAMENTO DE INDENIZAO PROPORCIONAL. POSSIBILIDADE. 1. vlida a utilizao de tabela para reduo proporcional da indenizao a ser paga por seguro DPVAT, em situaes de invalidez parcial. Precedente. 2. Recurso conhecido e improvido. RESP n 1.101.572 RS. Ministra Nancy Andrighi, j. 16/11/2010.

RELATRIO: Ao: de indenizao decorrente de seguro DPVAT, proposta pelo recorrente em face de LIBERTY PAULISTA SEGUROS S/A, para reparao de invalidez permanente do membro inferior esquerdo do autor, ocorrida por fora de acidente de trnsito, em 7/9/1999. (...)

VOTO: (...) O recorrente apresentou, em funo de acidente de trnsito de que foi vitimado, invalidez permanente em seu membro inferior esquerdo. Tendo isso em vista, pleiteou, com fundamento nos dispositivos da Lei 6.194/74, notadamente em seu art. 3, que dispunha, poca dos fatos (hoje, a redao dessa norma foi modificada pela Lei 11.482/2007, que no tem pertinncia para o julgamento desta causa): Art. 3. Os danos pessoais cobertos pelo seguro estabelecido no art. 2 desta Lei compreendem as indenizaes por morte, invalidez permanente e despesas de assistncia mdica e suplementares, nos valores que se seguem, por pessoa vitimada: a) - 40 (quarenta) vezes o valor do maior salrio-mnimo vigente no Pas - no caso de morte; b) - At 40 (quarenta) vezes o valor do maior salrio-mnimo vigente no Pas - no caso de invalidez permanente; c) - At 8 (oito) vezes o valor do maior salrio-mnimo vigente no Pas - como reembolso vtima - no caso de despesas de assistncia mdica e suplementares devidamente comprovadas (sem destaque no original) O que importante notar para os fins deste processo que, como se v pelo texto supra transcrito, a lei no estabelece, para as hipteses de invalidez permanente, um valor fixo de indenizao, mas apenas um teto at o qual a indenizao poder chegar. nesse contexto que a matria sob julgamento dever ser analisada. O recorrente argumenta que, ao estabelecer uma tabela contendo diferentes limites de pagamento de indenizaes nas hipteses de invalidez permanente total ou parcial, o Conselho Nacional de Seguros Privados teria descumprido os limites da Lei, que no comportaria essa limitao. Contudo, no se pode falar de violao da norma legal. O que o CNSP fez foi apenas regular, dentro dos limites da Lei, os valores a serem pagos para diferentes espcies de sinistros. Ora, se por um lado a norma estabelece, de maneira fixa, que a indenizao ser paga em determinado montante para a hiptese de morte (art. 3, alnea a) e, por outro lado, determina que o valor a ser pago para a invalidez permanente ser at esse montante (art. 3, alnea b), no razovel pensar que qualquer incapacidade, ainda que parcial, d lugar indenizao no patamar mximo. Adicione-se a isso o fato de que o art. 5, 5, dessa mesma Lei disciplinava, com a redao vigente poca, que o instituto mdico legal da jurisdio do acidente tambm quantificar as leses fsicas

ou psquicas permanentes para fins de seguro previsto nesta lei, em laudo complementar, no prazo mdio de noventa dias do evento, de acordo com os percentuais da tabela das condies gerais de seguro de acidente suplementada, nas restries e omisses desta, pela tabela de acidentes do trabalho e da classificao internacional de doenas. No haveria sentido falar em quantificaes das leses se esse dado no ser refletido da indenizao paga.

O dissdio jurisprudencial evidentssimo.


A deciso agravada, demonstrou-se j, deixa de aplicar a regra de proporcionalidade entre indenizao de seguro obrigatrio e grau de invalidez.

Em contraste com tal soluo, e dando correta interpretao e aplicao ao direito federal de regncia, assenta a 3. Turma do Superior Tribunal de Justia, para caso assemelhado, em acrdo de relatoria da eminente Min. Nancy Andrighi, que no haveria sentido falar em quantificaes das leses se esse dado no ser refletido da indenizao paga. (...) (Resp 1.101.572/RS, Ministra Nancy Andrighi, j. 16/11/2010).

A similitude da base emprica consiste em que, em comum, na deciso agravada e no acrdo paradigma, se discute justamente a matria de indenizao pelo seguro obrigatrio e a invalidez como fato gerador da cobertura securitria, e isso para acidentes ocorridos antes de 29/12/2006, apenas que divergindo as solues:

a) de um lado, a soluo dada na r. deciso agravada, consistente em recusar a regra legal de proporcionalidade entre indenizao e grau de invalidez e repudiar a regra legal prevista para sua liquidao;

b) de outro, em sentido diametralmente oposto, a soluo dada no acrdo paradigma, consistente em determinar a aplicao da regra legal de proporcionalidade entre indenizao e grau de invalidez e prestigiar a regra legal prevista para sua liquidao.

Os trechos dissidiveis evidenciam a divergncia e inequvoca a superioridade da soluo dada ao tema pelo Superior Tribunal de

Justia, j que, com efeito, no faz sentido, delira da lgica do razovel e ofende todo o direito federal se possa fixar indenizao independentemente do grau de invalidez.

REQUER-SE, portanto, por tal outro fundamento recursal autnomo, seja reformada a r. deciso, para, constatando a superioridade jurdica da soluo dada no RESP n 1.101.572/RS, Ministra Nancy Andrighi, j. 16/11/2010:

a) decretar indenizao proporcionada ao caso concreto, na forma e termos do direito federal que se afirma violado;

b) ou ento, em carter sucessivo, se eventualmente entender necessrio o aperfeioamento da instruo probatria do processo, determinar ao rgo julgador singular a quo que proceda a novo julgamento do caso mediante observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez.

Da divergncia jurisprudencial com a orientao consagrada pelo STJ no Recurso Especial n. 1.119.614/RS, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, julgado em 04/08/2009, DJe 31/08/2009. Obrigatoriedade da observncia do sistema normativo constitucional e infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez.

A r. deciso agravada est em dissdio com a jurisprudncia firmada pelo Superior Tribunal de Justia no Recurso Especial n. 1.119.614/RS, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, j. 04/08/2009, DJe 31/08/2009, que merece lida:
Sobre a tese da possibilidade de cobertura parcial do DPVAT, proporcionalmente ao grau de invalidez, ela se me afigura correta, considerando que o 5 do art. 5 da Lei 6.194/1974, com a nova redao dada pela Lei 8.441/1992, que disciplina tal espcie de seguro, dispe que: "O instituto mdico legal da jurisdio do acidente tambm quantificar as leses fsicas ou psquicas permanentes para fins de seguro previsto nesta lei, em laudo complementar, no prazo mdio de noventa dias do evento, de acordo com os percentuais da tabela das condies gerais de seguro de acidente suplementada, nas

restries e omisses desta, pela tabela de acidentes do trabalho e da classificao internacional das doenas". Com efeito, no haveria sentido til na letra da lei sobre a indicao da quantificao das leses e percentuais da tabela para fins de DPVAT, se este seguro houvesse, sempre, de ser pago pelo valor integral, independentemente da extenso da leso e de grau de invalidez.

O dissdio jurisprudencial evidentssimo. A deciso recorrida, demonstrou-se j, deixa de aplicar a regra de proporcionalidade entre indenizao de seguro obrigatrio e grau de invalidez.

Em contraste com tal soluo, e dando correta interpretao e aplicao ao direito federal de regncia, assenta a 4. Turma do Superior Tribunal de Justia, para caso assemelhado, em acrdo de relatoria do eminente Min. Aldir Passarinho Junior, que sobre a tese da possibilidade de cobertura parcial do DPVAT, proporcionalmente ao grau de invalidez, ela se me afigura correta (...) (RESP n 1.119.614/RS, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, julgado em 04/08/2009, DJe 31/08/2009).

A similitude de base emprica consiste em que, em comum, na r. deciso agravada e no acrdo paradigma, se discute justamente a matria de indenizao pelo seguro obrigatrio e a invalidez como fato gerador da cobertura securitria, apenas que divergindo as solues:

a) de um lado, a soluo dada na deciso agravada, consistente em recusar a regra legal de proporcionalidade entre indenizao e grau de invalidez e repudiar a regra legal prevista para sua liquidao;

b) de outro, em sentido diametralmente oposto, a soluo dada no acrdo paradigma, consistente em determinar a aplicao da regra legal de proporcionalidade entre indenizao e grau de invalidez e prestigiar a regra legal prevista para sua liquidao.

Os trechos dissidiveis evidenciam a divergncia e

inequvoca a superioridade da soluo dada ao tema pelo Superior Tribunal de Justia, j que, com efeito, no faz sentido, delira da lgica do razovel e ofende todo o direito federal se possa fixar indenizao independentemente do grau de invalidez.

REQUER-SE, portanto, por tal outro fundamento recursal autnomo, seja reformada a r. deciso, para, constatando a superioridade jurdica da soluo dada no RESP n 1.119.614/RS, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, julgado em 04/08/2009, DJe 31/08/2009:

a) decretar indenizao proporcionada ao caso concreto, na forma e termos do direito federal que se afirma violado;

b) ou ento, em carter sucessivo, se eventualmente entender necessrio o aperfeioamento da instruo probatria do processo, determinar ao rgo julgador singular a quo que proceda a novo julgamento do caso mediante observncia do sistema normativo constitucional e

infraconstitucional de proporcionalidade entre indenizao e natureza/grau da invalidez. III. PEDIDO DE REFORMA DA DECISO Diante do exposto, e do que mais dos autos consta, REQUERSE a reconsiderao da r. deciso agravada para o fim de dar provimento ao recurso de apelao interposto, haja vista que ao negar provimento ao referido recurso, o Relator causou gravame parte, e tambm coletividade, visto que de interesse pblico que a lei e os princpios jurdicos sejam observados, porque disso dependem um interesse muito mais relevante, qual seja o da tranqilidade e estabilidade da sociedade para a realizao dos negcios jurdicos, sem o qual inexiste o Estado Democrtico de Direito e sem este no h interesse pblico de qualquer natureza a defender. Em qualquer modalidade de seguro, seja ele obrigatrio ou no, pblico ou privado, o prmio que o preo do risco assumido pelo segurador calculado tendo em vista princpios tcnicos do mutualismo, das probabilidades e da cincia estatstica em geral. Com o DPVAT, apesar de

10

considerado um contrato sui generis, no foi e no diferente, porque nele tambm esto presentes o carter eminentemente indenizatrio. No sendo este o entendimento, REQUER-SE a apresentao do presente processo em mesa, para o fim de reformar a deciso objurgada, dando provimento ao presente agravo, e apreciar o recurso de apelao cujo provimento foi negado pelo Ilustre Relator.

REQUER-SE, ainda, para fins de controle das comunicaes judiciais em mbito nacional, que dos atos e termos do presente processo sejam intimados, pela parte ora peticionria, sempre em conjunto, os advogados Gerson Vanzin Moura da Silva, OAB/SC 9.603, Jaime Oliveira Penteado, OAB/SC 17.828-A, Luiz Henrique Bona Turra, OAB/SC 29.908-A.

N. Termos, P. Deferimento. Florianpolis, 29 de novembro de 2011

Jaime Oliveira Penteado OAB/SC 17.282-A

Luiz Henrique Bona Turra, OAB/SC 29.908-A

Flvio Penteado Geromini OAB/SC 29.906-A

Cristiane Mauricio Antunes OAB/SC 25.733

Claudia Montardo Rigoni OAB/PR 53.264

Suyan Romo da Costa OAB/SC 30.620

11

Вам также может понравиться