Вы находитесь на странице: 1из 6

Escola Secundria de Bocage Ficha de Trabalho n 6 Rochas e Minerais Cincias Naturais 7 Ano Nome N.

Turma -

MINERAIS 1. L atentamente o texto e responde s questes que se seguem. A Rita e a Isabel compraram, cada uma, um anel com um rubi. O rubi do anel da Rita foi obtido em laboratrio, a partir de uma substncia chamada bauxite, enquanto que o rubi do anel da Isabel formou-se no interior da Terra, a partir de minerais argilosos, provavelmente resultantes da alterao de um basalto. 1.1. Refere se os dois rubis podem ser considerados minerais. 1.2. Justifica a resposta dada questo anterior. 1.3. O rubi apresenta dureza 9. Refere qual ser o comportamento do rubi em relao ao: a) diamante; b) topzio. 2. Faz a correspondncia entre as afirmaes da Coluna I e as propriedades dos minerais da Coluna II.

3. Dos minerais que estudaste, refere o exemplo de um que apresente: a) trao ou risca de cor vermelha; b) clivagem; c) dureza 1; d) reaco ao cido. 4. Considera as seguintes situaes: O mineral A risca o quartzo e riscado por ele. O mineral B no risca o mineral C, mas riscado por ele. O mineral C riscado pelo mineral A, mas no o risca.

4.1. Coloca os minerais A, B e C por ordem crescente de dureza. 4.2. Refere a dureza do mineral A.

ROCHAS MAGMTICAS 5. Completa o quadro seguinte referente a caractersticas do granito e do basalto.

6. Observa atentamente a imagem seguinte. 6.1. Classifica, quanto origem, as rochas magmticas 1 e 2 representadas na figura. 6.2. Identifica as texturas representadas nos esquemas I e II. 6.3. Distingue as texturas que identificaste na questo anterior. 6.4. Refere a denominao das rochas 1 e 2. 7. Analisa o grfico seguinte que representa a evoluo de um magma at formao de rochas em duas situaes, e responde s questes. 7.1. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) A temperatura a que as rochas iniciaram a sua formao foi semelhante. b) A rocha A formou-se mais rapidamente que a rocha B. c) A rocha B arrefeceu mais rapidamente que a rocha A. d) A rocha A formou-se num local profundo da Terra. e) Na rocha B no houve tempo para haver formao de minerais. 7.2. Identifica as rochas A e B. 8. Completa o mapa de conceitos.

ROCHAS SEDIMENTARES 9. Completa a tabela com as designaes correctas das diferentes fases da gnese das rochas sedimentares.

10. Completa a legenda da imagem que se segue.

11. O grfico da figura seguinte representa a variao da composio mineralgica de um macio grantico ao longo do tempo. 11.1. Refere a composio mineralgica da rocha no incio da alterao. 11.2. Refere o mineral menos resistente aco dos agentes erosivos. 11.3. Refere o mineral que no sofre alterao ao longo de todo o processo. Justifica a tua resposta. 11.4. Indica o(s) mineral(ais) que no fazia(m) parte do macio no incio do processo. 11.5. Indica o(s) mineral(ais) que se encontra(m) neste local no final do processo. 11.6. D uma explicao para o facto de terem aparecido os minerais de argila ao longo de todo o processo.

12. Observa, atentamente o esquema. 12.1. Refere a denominao atribuda aos fragmentos de: a) maiores dimenses; b) dimenso mdia; c) menores dimenses; 12.2. Estabelece a correspondncia entre as rochas sedimentares no consolidadas da coluna I e as rochas sedimentares consolidadas que originam (coluna II). Coluna I Coluna II Argila Conglomerado Areia Argilito Cascalho Arenito 12.3. Refere o nome da etapa pela qual as rochas no consolidadas tm de passar para se transformarem em rochas consolidadas. 13. Completa o mapa de conceitos que se segue, referente classificao das rochas sedimentares.

14. Observa as rochas sedimentares que se apresentam e responde s questes seguintes: 14.1. Classifica com a seguinte chave as rochas sedimentares das figuras 1 a 6. a) I - Rochas sedimentares detrticas. b) II - Rochas sedimentares quimiognicas. c) III - Rochas sedimentares biognicas. 14.2. Justifica a tua classificao na questo 14.1.a).

ROCHAS METAMRFICAS 15. Observa a figura seguinte, que mostra uma zona de subduco onde a crosta ocenica mergulha sob a crosta continental, e responde s questes seguintes. 15.1. Refere o tipo de metamorfismo predominante que est a acontecer em A e em B 15.2. Indica o agente de metamorfismo que predomina em B. 15.3. D um exemplo de uma rocha formada em A e em B.

16. Observa com ateno as imagens, que representam a alterao de uma rocha. 16.1. Indica qual o principal agente de metamorfismo que est a actuar sobre a rocha. 16.2. Refere o tipo de alterao que esse agente est a provocar na rocha. 16.3. Indica o nome da rocha metamrfica que se est a formar sabendo que a rocha original um granito.

17. Estabelece a correspondncia que lhe deram origem da coluna II. Coluna I Gnaisse Mrmore Quartzito Ardsia

entre as rochas metamrficas da coluna I e as rochas Coluna II

Arenito Argila Calcrio Granito

18. Completa o mapa de conceitos que se segue.

CICLO DAS ROCHAS 19. O diagrama da figura representa, de uma forma simplificada, processos da dinmica terrestre. 19.1. Refere como se denomina habitualmente o conjunto de processos representados no esquema. 19.2. Identifica, com base na anlise do diagrama, os tipos de rochas que correspondem s letras A, B e C. 19.3. Identifica os processos que esto representados pelos nmeros.

Вам также может понравиться