Вы находитесь на странице: 1из 8

SISTEMAS DE COMUNICAES PTICAS 6a LISTA DE EXERCCIOS SISTEMAS PONTO-A-PONTO PARTE I BALANO DE POTNCIA 1) Desenhe um diagrama em blocos para um sistema

a de comunicao digital por fibra ptica ponto-a-ponto de longa distncia, que empregue a tcnica de deteco direta (modulao direta sobre o LED ou LASER). Explique seu princpio de funcionamento, destacando a funo de cada subsistema/componente integrante. Para enlaces de longa distncia inclua, no diagrama, componentes como acopladores, amplificadores, compensadores de disperso e repetidores regenerativos. (Veja o diagrama apresentado no Captulo 1). 2) A sensibilidade do receptor de um sistema de transmisso de dados por fibra ptica no comprimento de onda de operao de dBm com BER de 10 9. A margem de 30 segurana prevista no projeto de 6 dB e o somatrio das perdas vale 15 dB. Sabendo que a potncia de sinal disponvel na entrada do receptor 3 dB maior que a efetivamente necessria (potncia excedente ao perdas + MS), calcule a potncia mdia da fonte ptica acoplada fibra. D o resultado em dBm e em mW. 3) Considere os dados de um enlace de comunicaes por fibra ptica transcritos abaixo: sensibilidade do receptor = 36 dBm @ BER 10 9 ; margem de segurana = 10 dB; distncia entre repetidores = 40 km; atenuao mdia das fibras = 0,3 dB/km; atenuao mdia das emendas = 0,5 dB; comprimento mdio entre emendas = 2 km. perda nos conectores dos pig-tail de TX e RX = 1 dB por conector.

Calcule a potncia mdia acoplada fibra necessria para o bom funcionamento de um trecho de enlace entre repetidores. 4) Um sistema de comunicao por fibra ptica de longa distncia em 1550 nm deve ser dimensionado para operar com 10 Gbps e enviar os dados at uma distncia de 200 km. A potncia mdia acoplada fibra pela fonte de 10 dBm e a perda na fibra de 0,4 dB/km incluindo as emendas necessrias. Os conectores empregados para interligar os componentes fibra possuem 1 dB de perda. Sabendo que o receptor (fotodiodo pin de InGaAsP) possui uma sensibilidade de 250 nW, verifique se haver necessidade de se empregar amplificador(res) ptico(s) para o sinal atingir o destino. Caso necessrio, qual(is) dever(o) ser a(s) posio(es) do(s) amplificador(es). DADOS: 1) Ganho do amplificador = 20 dB. 2) Penalidades: 3 dB para o sistema, mais 3 dB por amplificador empregado. 3) MS = 6 dB (includa no primeiro trecho entre possveis amplificadores).

5) Faa o balano de potncia e calcule a mxima distncia de transmisso para um sistema de comunicao por fibra ptica em 1,3 m, operando com 100 Mbps e empregando um LED que acopla 0,1 mW de potncia mdia na fibra. Considere uma perda na fibra de 1 dB/km, 1 dB de perda nos conectores terminais do enlace, 0,2 dB por emenda a cada 2 km, 100 nW de sensibilidade no receptor, margem de segurana de 6 dB e 1 dB de penalidade por disperso devida rudos pticos. (Agrawal 3a ed. pg. 219) 6) Um enlace entre dois terminais utiliza cabos de fibras pticas. H duas opes para a escolha do cabo ptico, mostradas na tabela a seguir:
Caractersticas Atenuao da fibra (dB/km) Comprimento em que o cabo fornecido (km) Custo por quilmetro de cabo (R$) Atenuao de cada emenda (dB) Custo de cada emenda Atenuao total nas conexes dos distribuidores pticos para cada cabo (dB) Cabo ptico 1 Cabo ptico 2

3,2 2,5 R 0,35 9,5R 3,2

2,5 2,0 1,25R 0,25 7R 2,5

Em ambas as opes, o emissor um LASER com potncia de sada de 0dBm; a sensibilidade do detector 50dBm e a margem de confiabilidade de 7dB. Assim sendo, atenda ao que se pede: a) Calcule o comprimento mximo L do enlace, se for utilizado o cabo ptico 1. b) Determine qual o cabo ptico a ser escolhido para uma distncia de 12km entre terminais, considerando apenas os custos fornecidos na tabela. Justifique sua resposta. ( PROVO 1999)

RESPOSTAS 2) 6 dBm ou 0,25 mW. 3) 2,5 dBm ou 0,57 mW. 4) 3 Amplificadores. O primeiro a 87,5 km do transmissor. Os demais devero ficar espaados de 37,5 km. 5) Aproximadamente 19 km. 6) a) L 12 km; b) Cabo 2. Este cabo emprega um nmero exato de bobinas, sem sobras, apresentando o menor custo. Alm disso, possui tambm melhor BP.

SISTEMAS DE COMUNICAES PTICAS 6a LISTA DE EXERCCIOS SISTEMAS PONTO-A-PONTO PARTE II BALANO DE DISPERSO E DIMENSIONAMENTO GLOBAL DE SISTEMAS 7) Uma fibra ptica multimodo com perfil de ndices do tipo gradual otimizado (parablico) possui ndices de refrao no eixo do ncleo e na casca de, respectivamente, 1,453 e 1,435. Sabendo que o parmetro de disperso material de 6 ps/nm.km @ 1300 nm e que a largura espectral da fonte de 50 nm (LED), calcule: a) A abertura numrica da fibra. b) A disperso total para o enlace entre repetidores do exerccio 3). c) Para a situao do exerccio 3) e utilizando o resultado do item b) acima, determine, considerando o tempo de subida da fibra apenas, se o enlace limitado por disperso para uma taxa de transmisso de 40 Mbps, empregando modulao ON-OFF NRZ. Caso no seja, qual a mxima taxa de transmisso possvel? Observao: Obtenha trs resultados, um para o critrio padro estabelecido no estudo da limitao de taxa de transmisso e outros dois empregando os critrios linear e conservador, e compare-os (veja o tpico Outros Critrios nas notas de aula). d) Repita o item b) e calcule a mxima taxa de transmisso possvel empregando, como fonte de luz, um LASER Fabry-Perot que apresenta largura espectral de 2 nm. e) Qual ser a mxima taxa de transmisso se utilizarmos, ainda para a situao do exerccio 3, o laser do item d) em conjunto com uma fibra monomodo com perfil de ndice tipo degrau, que possua o mesmo valor acima definido para o parmetro de disperso material.

8) Um sistema de comunicaes de dados ponto-a-ponto deve ser dimensionado para interligar, via fibra ptica, dois prdios de um complexo empresarial distantes entre si de 3000 metros. O enlace dever ser composto por segmentos de duas fibras pticas, conforme abaixo: i. Transmissor/receptor ptico caixa de juno (no prdio 1); ii. segmentos externos; e iii. caixa de juno transmissor/receptor ptico (no prdio 2). A aplicao exige uma taxa de transmisso de dados de 40 Mbps e o dimensionamento deve considerar o custo como um requisito prioritrio. Os seguintes materiais esto disponveis na empresa contratada para dimensionar e implantar o sistema: 1) Bobinas de cabo de fibra ptica de slica tipo multimodo, com perfil de ndice gradual otimizado (parablico), com as seguintes caractersticas: i. 2 km de comprimento por bobina; ii. abertura numrica de 0,2; iii. atenuao de 4,5 dB/km@850nm; iv. 160 MHz.km de banda passante nominal, no comprimento de onda de 850 nm, com fator de concatenao q = 0,85; v. ndice de refrao no eixo do ncleo de 1,510; vi. parmetro de disperso material de 80 ps/nm.km @ 850 nm. 2) Receptor com sensibilidade de 30 dBm @ 100 MHz, BER de 10-9, e pigtail multimodo gradual otimizado @ 850 nm com AN = 0,2. 3) Conectores com perda de 1 dB (total de 6 conectores). Estimando que eventuais emendas possuam uma atenuao mdia de 0,15 dB cada uma, e que uma margem de segurana de 6 dB atender o sistema durante sua vida til, especifique: a) Os valores mnimos que devero ter a potncia ptica mdia e a largura espectral da fonte para viabilizar o bom funcionamento do enlace. Considere Bele,tx = 100 MHz. b) O tipo de fonte que dever ser utilizado (LED ou LASER). c) Do ponto de vista do custo, desejvel o emprego de um LED. Caso isto no seja possvel com os componentes acima disponveis, o que poderia ser alterado para viabilizar o emprego do LED?
DADO - Caractersticas dos LEDs e LASERs quanto largura espectral e potncia:

Comprimento de onda (nm) 850 1300 Potncia ptica de sada

LED = 20 nm a 50 nm = 50 nm a 100 nm Pout = 1 W a 200 W

LASER = 1 nm a 5 nm = 0,05 nm a 1 nm Pout = 500 W a 200 mW (A2 2003/1)

9) Um sistema de comunicaes de dados ponto-a-ponto deve ser dimensionado para

interligar, via fibra ptica, duas redes metropolitanas situadas em municpios vizinhos. A distncia entre os prdios das estaes terminais de cada rede de 80 km. O enlace ser composto por segmentos de duas fibras monomodo, conforme abaixo: i. Transmissor/receptor ptico caixa de juno (no terminal 1); ii. segmento externo; e iii. caixa de juno transmissor/receptor ptico (no terminal 2). OBSERVAO: Os segmentos de fibra i) e iii) podem ser desconsiderados nos clculos dos balanos de potncia e de disperso. Porm, as perdas nos conectores devem ser consideradas. A aplicao exige uma taxa de transmisso de dados de 2,5 Gbps, com uma taxa de erros (BER) de 10-9. Os seguintes materiais esto disponveis na sua empresa, contratada para dimensionar e implantar o sistema: 1) Bobinas de cabo de fibra ptica de slica tipo monomodo com disperso deslocada, com as seguintes caractersticas: - 2,5 km de comprimento por bobina; - abertura numrica de 0,17; - atenuao de 0,25 dB/km@1550 nm; - ndice de refrao do ncleo de 1,515; - parmetro de disperso cromtica de 4 ps/nm.km @ 1550 nm. 2) Caractersticas do receptor: - pig-tail monomodo @ 1550 nm com AN = 0,17; - largura de banda eltrica: 2500 MHz @ BER de 10-9 - sensibilidade: - 45 dBm @ 1550 nm. 3) Caractersticas do transmissor: - diodo laser com pig-tail monomodo @ 1550 nm com AN = 0,17; - largura de banda eltrica: 2500 MHz. 4) Conectores com perda de 0,5 dB. Estimando que cada emenda necessria possua uma atenuao mdia de 0,10 dB, e que uma margem de segurana de 6 dB atender o sistema durante sua vida til, especifique os seguintes parmetros do transmissor, necessrios para atender os requisitos deste sistema: a) Potncia ptica mdia na ponta do pig-tail. b) Mxima largura espectral permitida para o diodo laser. OBSERVAO: Utilize o critrio de projeto conservador para sinais ON-OFF NRZ: tsis = 0,47/B . PERGUNTA: possvel empregar o formato RZ?

10) Um sistema de comunicaes de dados ponto-a-ponto deve ser dimensionado para interligar, via fibra ptica, duas redes metropolitanas situadas em municpios distintos. A distncia entre os prdios das estaes terminais de cada rede de 80 km. O enlace ser composto por segmentos de duas fibras monomodo, conforme abaixo: i. Transmissor/receptor ptico caixa de juno (no terminal 1); ii. segmento externo; e iii. caixa de juno transmissor/receptor ptico (no terminal 2). OBSERVAO: Os segmentos de fibra i) e iii) podem ser desconsiderados nos clculos dos balanos de potncia e de disperso. Porm, as perdas nos conectores devem ser consideradas. A aplicao exige uma taxa de transmisso de dados de 622,08 Mbps (STM-4), com uma taxa de erros (BER) de 10-9. Os seguintes materiais esto disponveis na sua empresa, contratada para dimensionar e implantar o sistema: 1) Bobinas de cabo de fibra ptica de slica tipo monomodo, com as seguintes caractersticas: - 2,5 km de comprimento por bobina; - abertura numrica de 0,17; - atenuao de 0,35 dB/km@1310 nm; - ndice de refrao do ncleo de 1,515; - parmetro de disperso material de 6 ps/nm.km @ 1310 nm; - parmetro de disperso de guia de onda de - 5 ps/nm.km @ 1310 nm. 2) Transmissor com diodo laser, com largura de banda eltrica de 1 GHz; Caractersticas do laser: - pig-tail monomodo @ 1310 nm com AN = 0,17; - largura espectral: 2 nm - potncia mdia acoplada fibra: 1 mW 3) Conectores com perda de 0,5 dB. Estimando que cada emenda (mecnica) necessria possua uma atenuao mdia de 0,25 dB, e que uma margem de segurana de 6 dB atender o sistema durante sua vida til, especifique; a) a sensibilidade (sem penalidades) e b) a largura de banda eltrica necessrias ao receptor. OBSERVAO: Utilize o critrio de projeto mais conservador: tsis = 0,47.T . (A2-2003/2)

11) Dimensione um sistema de comunicaes de dados ponto-a-ponto para interligar duas centrais telefnicas distntes entre si de 4 km. O enlace dever ser composto por segmentos de fibra, conforme especificado abaixo: 1) modem ptico caixa de juno (na central 1); 2) segmento externo; e 3) caixa de juno modem ptico (na central 2). A aplicao exige uma taxa de transmisso de 100 Mbps, com BER de 10 . Projete o sistema de forma que sua implementao resulte no menor custo possvel. No h necessidade de empregar o critrio conservador. A partir de clculos estimativos, elabore uma lista de materiais e componentes especificando suas caractersticas e valores obtidos para atender aos requisitos do sistema, incluindo os tempos de subida do transmissor e do receptor. Esta lista dever permitir, numa prxima etapa, pesquisa em catlogos ou consulta a fabricantes de forma a definir, precisamente, os materiais e componentes que sero adquiridos para a implementao do sistema. (A2 2002/2)
9

RESPOSTAS: 7) a) AN = 0,23 b) disperso total = 12 ns c) Para o critrio de 25%: B < 20,8 Mbps (limitado por disperso) Para o critrio de 20%: B < 16,6 Mbps (limitado por disperso) Para o critrio linear: B < 24,7 Mbps (limitado por disperso) d) Para o critrio de 25%: B < 250 Mbps Para o critrio de 20%: B < 199 Mbps Para o critrio linear: B < 296 Mbps e) Para o critrio de 25%: B < 521 Mbps Para o critrio de 20%: B < 416 Mbps Para o critrio linear: B < 619 Mbps

8) a) Pi = 367 W >> laser b) largura espectral = 22,6 nm >> LED c) Ver notas de aula para comentrios sobre como reduzir a Pi necessria.

9) a) Pi = - 12,9 dBm b) No h possibilidade, nem com o critrio de 25% NRZ, pois o balano de disperso leva a uma raiz quadrada negativa no clculo da largura espectral. As bandas eltricas do transmissor e do receptor devem ser maiores.

10) a) S0 = - 44,75 dBm, sem penalidades. b) Bele,rx 632 MHz

Вам также может понравиться