Вы находитесь на странице: 1из 2

30.11.

11 TST noticia: Empresa condenada a indenizar herdeiros de vtima de doena causada por amianto

A Subseo 1 Especializada em Dissdios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho no conheceu de recurso de embargos da Infibra Ltda., e manteve deciso que a condenou a indenizar os herdeiros de um ex-empregado que contraiu asbestose, doena provocada pela aspirao do p de amianto. A SDI-1 afastou a alegao de prescrio e considerou como marco inicial da contagem do prazo prescricional o laudo mdico que constatou a incapacidade do empregado para o trabalho, e no a data da cincia da doena, como pretendia a empresa. A ao foi ajuizada, inicialmente, na Justia Comum, com pedido de indenizao por danos morais. O trabalhador informou que trabalhou na empresa de abril de 1961 a novembro de 1981, e que nesse perodo exerceu vrias atividades na fabricao de chapas de fibrocimento (mistura de amianto e cimento), como encarregado de mquinas e supervisor. A principal matria prima utilizada na fabricao das chapas o asbesto (silicato duplo de magnsio e clcio), mais conhecido como amianto. De acordo com o empregado, durante os mais de 20 anos trabalhou exposto diretamente aos efeitos do asbesto, agente patolgico responsvel por diversas doenas. Tanto que um relatrio mdico de maro de 1998, elaborado pela Fundacentro - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho, constatou sintomas de dispnia (falta de ar) a mdios esforos e tosse com expectorao matinal h 12 anos. Submetido radiografia do trax, constatou-se a presena de asbestose, com srio comprometimento da sua funo pulmonar. Segundo ele, a empresa no lhe fornecia equipamentos de proteo e segurana para evitar o contato direto com a poeira do cimento e do asbesto, nem fazia exames mdicos nos empregados. Alm da abestose, tambm teria sofrido deformidade nos dedos das mos, conhecida como baqueteamento digital e estertores de base, devido ao contato direto e prolongado com o amianto. Seu caso, afirmou, no foi isolado, pois soube de outros colegas com danos irreparveis sade. Quando seu contrato foi rescindido em novembro de 1981, o empregado sups que j tivesse contrado a asbestose. Se naquela ocasio tivessem sido realizados exames que constatassem a doena, ele seria aposentado por invalidez com o salrio que recebia na empresa, e no o valor equivalente a 1,38 salrios mnimos pago pelo INSS. Feitos os clculos, pediu indenizao por perdas e danos de R$ 194 mil e penso mensal at completar 65 anos de idade e indenizao por danos morais de mil salrios/mnimos.

Justia do Trabalho

Com a edio da Emenda Constitucional n 45/2004, que atribuiu Justia do Trabalho a competncia para julgar aes de indenizao por dano moral e patrimonial decorrentes da relao de trabalho, a Justia Comum remeteu o processo Vara do Trabalho de Leme (SP). Com a morte do trabalhador em maio de 2006, por asbestose, os herdeiros passaram a atuar na ao.

Os pedidos foram julgados procedentes em parte, com a condenao da Infibra a pagar aos herdeiros indenizao equivalente penso mensal postulada por danos materiais e indenizao por danos morais. O Tribunal Regional do Trabalho da 15 Regio (Campinas/SP) afastou a prescrio do direito ao alegada pela empresa, entre outras razes porque a incapacidade decorrente da doena ocupacional foi comprovada em maro de 1998 pelo laudo da Fundacentro e a ao foi ajuizada em maio do mesmo ano, antes da entrada em vigor do novo Cdigo Civil de 2002. A Quarta Turma do TST, ao julgar recurso de revista, manteve como marco inicial a data do laudo da Fundacentro, e no a data do surgimento da doena, em 1981. Nos embargos SDI-1, a empresa insistiu na desconsiderao do laudo como data inicial da contagem do prazo prescricional de 20 anos, ao argumento de que nos casos de doena profissional, por mais longa que seja sua instalao, no seria possvel entender que o trabalhador s teria cincia inequvoca dela a partir de um laudo feito 17 anos aps o trmino do contrato de trabalho, cuja durao foi de 20 anos. Para o relator, ministro Augusto Csar de Carvalho, o marco inicial da contagem da prescrio foi o laudo mdico. Ele assinalou que no havia na deciso a afirmao de que o empregado teria tido cincia da incapacidade antes do laudo de 1998. Ainda que se tenha como marco inicial a data do trmino do contrato de trabalho em 1981, a incidncia inconteste do prazo prescricional de 20 anos previsto no Cdigo Civil demonstra que a pretenso deduzida na Justia Comum em 8/5/1998 no est prescrita, concluiu. (Lourdes Crtes/CF)

Disponvel em: www.tst.gov.br

Вам также может понравиться