Вы находитесь на странице: 1из 9

A Rainha do Lar A esposa e a me perante a legislao brasileira. 1830-1950 Prof Dr Andrea Borelli 1 A adultera, a trabalhadora, a esposa, a me...

Estas so algumas das imagens correntes legislao brasileira do perodo estudado e entre elas duas sero objeto de discusso neste momento: a esposa e a me. A primeira questo a observar que as discusses sobre o casamento eram acompanhadas de discusses sobre os filhos e o papel dos cnjuges no seu crescimento. As questes sobre a natureza da famlia continuavam intensas nos anos iniciais do sculo XX. Durante o sculo XIX, alguns filsofos consideravam a famlia um ato moral circunscrito pelos ditames da natureza, enquanto outros, a exemplo de Kant, atribuam famlia o carter de um contrato regulado pela lei. O ponto comum entre os filsofos que refletem sobre esta questo, de Hegel a Proudhon, era o papel de destaque dado ao pai. Como foi determinado por Kant, uma vez que era o pai que transmitia o sobrenome, legalmente era ele quem realmente dava luz, pois: "O nascimento jurdico o nico nascimento verdadeiro" 2 . A legislao brasileira para a rea direito civil, foi forjada sob a influncia e sob os embates em torno das questes sobre a natureza da famlia, do indivduo, da a igualdade jurdica 3 e da cidadania relativa das mulheres 4 , apresentada pelo cdigo. O Cdigo Civil de 1916, em sua parte especial, apresenta um livro dedicado aos direitos da famlia. Neste conjunto de artigos so apresentados os aspectos centrais das questes relativas realizao do casamento s obrigaes dos cnjuges e questo dos filhos. O Cdigo Civil da Repblica, que comeou a ser discutido em 1890 e s seria sancionado em 1916, apresentava a frmula consagrada internacionalmente de que todos os indivduos eram livres para desenvolver suas potencialidades dentro dos limites traados pela lei, que deveria "dirigir e harmonizar as atividades humanas". Em aparente contradio com a idia desenvolvida nesta tese, o artigo 6 considerava as mulheres casadas incapazes de certos atos na esfera civil. Considerando-se a liberdade como
Doutora em Cincias Sociais pela PUC-SP, mestre em Histria pela PUC-SP, membro do NEM-PUC e docente da UNICSUL. PERROT, Michelle. Figuras e papis. ARIES, Philippe e DUBY, Georges. Histria da vida privada: da revoluo francesa a primeira guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 1991, p.121. 3 O critrio a ser entendido como o de igual gozo do garantido nos ordenamentos jurdicos a todos os que tiverem a condio de ser considerados cidados. 4 O artigo 6 considerava as mulheres casadas incapazes de certos atos na esfera civil.
2 1

1
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

autodeterminao, quando a mulher escolhia o casamento, "escolhia" livremente a situao de sujeio. 5 Caso a mulher no escolhesse o casamento, seria beneficiada pelo artigo 2 do Cdigo Civil e teria seus direitos equiparados aos dos homens. Dessa forma, os juristas consideravam garantir o direito de escolha s mulheres. Este artifcio assegurava a legitimidade da sujeio, que passava a ser considerada uma escolha e no um destino inexorvel. Contudo, ao escolher o matrimnio, a mulher aceitava as condies estabelecidas pela lei e pelo costume, que apontavam para um padro ideal de casamento. Este padro determinava comportamentos considerados pelo grupo como conectados s caractersticas essenciais de homens e mulheres, conforme a declarao de Afrnio Peixoto: "Iguais, mais diferentes. Cada um como a natureza o fez". 6 Diante disso, para o jurista, estava garantido mulher o direito de escolher, como cabe ao indivduo que era portador de direitos na esfera civil. Os juristas deixavam de considerar a grande presso coletiva sobre as mulheres para a efetivao do casamento. A questo em torno da incapacidade jurdica da mulher casada apontava para elementos muito significativos na forma como a sociedade encarava a mulher e sua posio na relao conjugal. A lei reduzia os espaos de ao da mulher fora da esfera do lar, ou seja, dificultava sua insero no espao oficial, pblico e masculino. Segundo Bevilacqua, a maioria das legislaes contemporneas, como os direitos franceses, italianos, espanhis, portugueses, argentinos, entre outros, aceitavam esta incapacidade relativa da mulher. Dessa forma, o direito brasileiro mantinha-se em acordo com as legislaes civis de boa parte dos pases de herana jurdica romana. 7 A justificativa para essa incapacidade repousaria na necessidade de harmonizar a sociedade conjugal e no na incapacidade feminina. O discurso caminhava no sentido de legitimar a incapacidade jurdica das mulheres casadas, pela necessidade de garantir a harmonia familiar e no por consider-las possuidoras de algum tipo de inferioridade. 8 A noo de complementaridade apresentava a mulher no como um ser inferior, mas como um ser com diferentes aptides em relao ao homem. Estas aptides prprias mulher eram:
PATEMAN, Carole. O Contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993, p.67. PEIXOTO, Afrnio. Eunice, ou a educao e da mulher. Rio de Janeiro: W. M Jackson, 1947, p.279. 7 Esta opinio no era uma unanimidade entre os juristas brasileiros. Ver: SOARES DE SOUZA, Paulino. Da condio civil da mulher casada. Rio de Janeiro: Estabelecimento de Artes Grficas C. Mendes Jnior,1932. 8 BORELLI, Andrea. Matei por amor: representaes do masculino e do feminino nos crimes passionais. So Paulo: Celso Bastos Editor, 1999.
6 5

2
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

superioridade moral, altrusmo, dedicao, persistncia, entre outras. Por ser possuidora destas caractersticas, a mulher seria mais adequada ao exerccio das atividades voltadas ao lar e aos filhos. Os argumentos da mulher incapaz ou pouco educada, no foram aplicados ao discurso do cdigo, mesmo que circulassem socialmente e fossem de conhecimento do universo jurdico. As discusses demonstram a apropriao das noes de complementaridade entre os sexos para adequar as mulheres aos propsitos da lei, que deveria ser aplicada com eqidade. Bevilacqua afirmou: O cdigo manteve a declarao da incapacidade da mulher casada; porm, na realidade, essa incapacidade est muito reduzida, quase que meramente formal como se poder ver nos artigos 233 a 255. 9 Tais artigos apontavam os direitos e deveres do marido no casamento e, no artigo 235, pode-se observar alguns atos jurdicos que o marido no poderia levar a cabo sem o consentimento da esposa. Esses mecanismos estavam voltados proteo dos bens da famlia, evitando que o homem pudesse alienar, hipotecar ou doar valores pertencentes ao casal. Isso garantiria mulher a capacidade de zelar por sua famlia e seus interesses. Contudo, o artigo 237, aponta para outro caminho. Artigo 237: Cabe ao juiz suprir a outorga da mulher, quando esta a denege sem motivo justo. 10 Tal mecanismo, que no encontrava contrapartida para os homens, permite observar que apesar da retrica jurdica indicar igualdade entre os cnjuges, o prprio cdigo caminhava em sentido inverso. Na sociedade conjugal, portanto, a mulher deveria ser mantida em condio assimtrica, refletindo que a prtica social estava longe de ser igualitria. Isto no significa dizer que o universo feminino era composto somente por subordinao, pois a historiografia demonstra que as mulheres transgrediam, escapando, escorregando e fugindo desta postura normativa.

10

BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937. BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937.

3
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Contudo, o ideal feminino do perodo, para a sociedade brasileira, era diretamente entrelaado aos papis de esposa/me 11 , sendo possvel imaginar que poucas mulheres mantivessem a plenitude de seus direitos diante da presso e da seduo do casamento. O casamento era um universo constante no cotidiano das jovens, pelos conselhos dos pais, livros, pelas revistas que apontavam a posio de esposa como a mais desejvel. Estas leituras normativas objetivavam demonstrar mulher os chamados "gloriosos sacrifcios" do casamento e para o cotidiano da "rainha do lar", podendo, assim, representar seu papel social no contrato de casamento. 12 Pelo expresso no artigo 231, pode-se observar tambm que o legislador imaginava a relao homem-mulher como essencialmente monogmica e voltada s questes reprodutivas. possvel inferir que consideravam as famlias nucleares, organizadas tradicionalmente como base da sociedade e, por esse motivo, entre os deveres conjugais estavam a fidelidade, a vida em comum e os dispositivos de proteo aos filhos, que deveriam nascer desta unio. Por estes preceitos, cabia mulher a responsabilidade de tornar a casa um espao aprazvel, onde o homem encontrasse o repouso e a tranqilidade que, segundo esta noo, era o contrrio do espao competitivo que encontrava no mundo pblico. O bom casamento era aquele em que os scios, como Bevilacqua chama os cnjuges, faziam o que estava dentro de suas capacidade natural e organizao fsica, o que indicava que considerava que cada um tinha um universo de habilidades que a lei deveria respeitar para ser eficiente. Diante disso, pode-se imaginar que estes legisladores consideravam que o destino ideal das mulheres era o cumprimento do papel de me e esposa. Tal destino era tido como natural realizao da "alma feminina". Elas permaneceriam no universo domstico, atendendo s necessidades do lar e dos filhos, e ao homem caberia prover as necessidades materiais da famlia, como determinado em lei e como caberia ao chefe da sociedade conjugal. A questo da necessidade de um chefe para a famlia refletia a preocupao do legislador em salientar que o espao familiar devia ser ordenado, como a legislao de modo geral, pretendia organizar a sociedade como um todo.

. YALOM, Marilyn. A History of the Wife. New York: Harper Collins Publishers, 2002. PERROT, Michelle. Figuras e papis. ARIES, Philippe e DUBY, Georges. Histria da vida privada: da revoluo francesa a primeira guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 1991.
12

11

4
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Assim sendo, o cdigo estaria respeitando as inclinaes naturais e a complementaridade entre os sexos ao colocar cada um dos scios em uma funo especfica. Considerado sob este prisma, o item do artigo 233, que permitia ao marido dispor sobre o trabalho da esposa, ganhava um novo significado e dimenso. Para uma sociedade que considerava o sustento da famlia uma obrigao masculina, e que tinha como ideal a mulher voltada para os trabalhos domsticos, o trabalho feminino fora do lar poderia ser considerado um ndice do fracasso masculino. Ao comentar esse dispositivo da lei, Clovis Bevilacqua deixava transparecer, em sua argumentao, os comportamentos que se pretendia reforar como ideal para todos os homens de bem, que deveriam prover devidamente a famlia. Na sociedade moderna, ao marido incumbe o dever de sustentar a mulher. uma obrigao, e ele a assume ao casar-se. 13 O Cdigo Civil de 1916 legalizou o princpio pelo qual as mulheres somente poderiam ocupar posies no mercado de trabalho mediante autorizao do marido. Apesar de duramente criticado e visto como uma das causas dos baixos salrios 14 , o trabalho sempre foi uma constante no cotidiano feminino. 15 A insero neste mercado era sexuada e as mulheres sempre foram associadas s atividades de baixa remunerao e especializao. A presente situao objetivava garantir a autoridade masculina na relao conjugal, dificultando a emancipao feminina diante da dependncia econmica e, assim, reforando o direito de posse do marido sobre o corpo da mulher, conforme reza o captulo 3 do livro de direito da famlia, sobre os direitos e deveres da esposa na sociedade conjugal. O artigo 240 16 considerava que, pelo casamento, a mulher assumia os encargos de companheira, consorte e auxiliar na administrao da famlia que estava sendo constituda, assumindo, tambm, obrigatoriamente, o sobrenome do marido. Esse artigo se encontrava em consonncia com o artigo 6, que apontava a incapacidade legal da mulher casada, apresentando a esfera de ao feminina necessariamente atrelada do marido.

BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937. RAGO, Margaret. Do Cabar ao lar: A Utopia da cidade disciplinar Brasil 1890 - 1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 15 Observar as inmeras pesquisas sobre este tema, apresentadas por MATOS, Maria Izilda. Por uma histria das mulheres. Bauru: Edusc, 2000. 16 BRASIL. Cdigo Civil. [S.l: s.n], 1916. Artigo 240: A mulher assume, pelo casamento, com os apelidos do marido, a condio de sua companheira, consorte e auxiliar nos encargos da famlia.
14

13

5
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Pode-se inferir do texto que a lei colocava a mulher em situao de "consorte" e "auxiliar". Esses dois termos refletiam uma posio secundria na sociedade conjugal, principalmente se considerarmos que o Cdigo se refere ao homem como "chefe", "representante legal", entre outros. Esta diferenciao remete a questo j apresentada, que era trazida baila pelo artigo 6, pois a incapacidade legal feminina permitia ao homem uma maior esfera de ao. A esposa torna-se alvo de um pacto desigual, sendo obrigada a se adaptar aos desejos masculinos no que tange aos destinos do casamento, embora isso no indique que ela tenha todos os seus movimentos regulados pelo marido. A constituio de 1890 considerava as mulheres cidads inativas, ou seja, estavam sujeitas lei, mas no possuam direitos polticos, e o Cdigo Civil de 1916 estabelecia sua incapacidade depois do casamento. 17 Portanto, pode-se inferir que os juristas contribuam para a hierarquizao de gnero na sociedade brasileira, pelos mecanismos legais, ou seja, a constituio e os cdigos deveriam consagrar termos como liberdade e igualdade, sem alterar a relao de dominao existente na sociedade. Esta prtica hierrquica se refletia em outros momentos do cdigo, como por exemplo, no caso de casamento entre menores. Artigo 186: Discordando eles entre si, prevalecer vontade paterna, sendo separado casal por desquite, ou anulao do casamento, vontade do convvio com quem estiver o filho. 18 O prprio cdigo dispe que a vontade paterna prevalecer, em caso de discordncia. Assim, a autoridade paterna ganhava destaque em detrimento da situao feminina, garantindo a posio privilegiada dos homens tambm no que tange s questes que envolviam os filhos do casal. A educao, o sustento e a guarda dos filhos eram consideradas obrigaes compartilhadas por ambos os cnjuges. Contudo, estes cuidados eram inerentes "me", que preparava adequadamente os filhos para a vida no mundo pblico. Quando o artigo 186 determinava que o pai tinha a palavra final para a realizao de um casamento, estava em consonncia com o determinado sobre a questo do ptrio poder.

17

BESSE, Susan. Modernizando a desigualdade: a reestruturao da ideologia de gnero no Brasil. So Paulo: Edusp, 1999, e CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nao no Rio de Janeiro. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000. 18 BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937.

6
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

O artigo 380 considerava que, durante a existncia do casamento, o marido exercia o ptrio poder sobre os filhos e somente na sua falta este direito era estendido a sua esposa. 19 O legislador, novamente, ao comentar estes dispositivos, considerava-os fruto da necessidade de uma chefia para a sociedade conjugal e, como a lei considerava que o homem devia exercer essa funo, o controle legal sobre os filhos cabia a ele. No deve, porm impressionar esta objeo. Se lei da preferncia a vontade do pai, porque este o chefe da famlia. No , entretanto, ocioso o parecer materno. Alm da deferncia, que se deve a sacerdotisa do lar, pode ela fazer ponderaes preciosas, que podem fazer desistir o filho do casamento, ou convencer o marido de que no tem razo de se opor ao projeto do filho[...]Apenas o pai, como chefe da famlia, tem preferncia. 20 O domnio do pai era garantido na lei, e seus desejos decidiam os destinos dos filhos menores. Contudo, este controle sobre os filhos s se mantinha durante sua menoridade legal, ou seja, os filhos ficam livres do ptrio poder quando se tornam adultos e, segundo a lei, capazes de contratar. Apesar de a mulher ser considerada "sacerdotisa do lar", ela devia ficar restrita s quatro paredes da casa, ou seja, como uma influncia de bastidor. O famoso ditado popular "a mo que balana o bero, governa o mundo indicava com clareza a noo que se pretendia disseminar: das mulheres como capazes de exercer influncia, sem a necessidade de posies formais no mundo pblico, pois sua respeitabilidade e posio nasceriam do papel ocupado no lar. A lei somente concedia mulher o exerccio do ptrio poder, quando da incapacidade do marido ou da viuvez. Ser viva era uma situao legal diferenciada para a mulher. O final do casamento, pela morte do marido, lhe devolvia os direitos dispostos nos artigos iniciais do cdigo civil, ou seja, voltavam a ser plenamente capazes perante a lei. As restries impostas pelo artigo sexto do mesmo cdigo ficavam suspensas e as vivas, salvo algum dispositivo no testamento do cnjuge morto, tornavam-se responsveis legais pelos bens da famlia e podiam vend-los, troc-los e alien-los livremente. Contudo, se escolhessem um novo casamento, seriam novamente consideradas relativamente incapazes e perderiam os direitos sobre seus filhos e possveis bens familiares.

19 BRASIL. Cdigo Civil. [S.l:s.n], 1916. Artigo 380: durante o casamento, exercer o ptrio poder o marido, como chefe da famlia, e na falta o impedimento seu, a mulher. 20

BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937.

7
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Artigo 393: A me, que contrai novas npcias, perde, quanto aos filhos do leito anterior, os direitos e ptrio poder; mas enviuvando, os recupera. 21 Ao justificar a existncia deste dispositivo, Bevilacqua considerava que o objetivo da lei era proteger o novo casamento e a nova prole, pois as atividades da mulher como responsvel pelos bens dos filhos do casamento anterior podiam prejudicar sua ao como me e esposa. Dessa forma, o direito reforava uma mulher voltada ao lar e sem recursos prprios para administrar uma vida independente do marido, pelo menos financeiramente. A jurisprudncia ressaltava que a me poderia manter os filhos consigo, afinal, cuidar das crianas era uma das obrigaes femininas, tidas como um sentimento natural a toda mulher. A me somente poderia ser privada da companhia dos filhos se no fosse capaz de proteg-los de maus-tratos provocados pelo novo marido, ou se no conseguisse trat-los convenientemente. Para o caso da viva que no se casa novamente e no tem recursos, a lei estudada no apresentava solues. Esta famlia deveria, provavelmente, contar com a benevolncia de entidades filantrpicas que surgiam na cidade, como acontecia com muitas famlias pobres. 22 Apesar do mecanismo que retirava o poder legal da me sobre os filhos do casamento anterior, pode-se inferir que a relao me-filho era considerada fundamental, pois era a realizao de um instinto tido como inscrito no ser feminino, o que sempre intrigou os juristas e os mdicos do perodo. 23 BIBLIOGRAFIA BESSE, Susan. Modernizando a desigualdade: a reestruturao da ideologia de gnero no Brasil. So Paulo: Edusp, 1999. BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937. BORELLI, Andrea. Matei por amor: representaes do masculino e do feminino nos crimes passionais. So Paulo: Celso Bastos Editor, 1999. CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nao no Rio de Janeiro. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.

BEVILACQUA, Clovis. Cdigo civil dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro, V. 2, 5. Edio, livraria Francisco Alves, 1937. MOTT, Maria Lcia. Maternalismo, polticas pblicas e benemerncia no Brasil (1930-1945). CADERNOS PAGU: desdobramentos do feminismo. Campinas: UNICAMP, n 16, 2001. 23 ENGEL, Magali. Psiquiatria e Feminilidade. DEL PRIORE, Mary (org). Histria das mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 1997, RAGO, Margaret. Do cabar ao lar: A Utopia da cidade disciplinar Brasil 1890 - 1930. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, RAGO, Margaret. Os prazeres da noite. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991, RAGO, Margaret. Imagens da Prostituio na Belle Epoque paulistana. Cadernos Pagu. De trajetrias e sentimentos. Campinas, Unicamp, n 1, p. 31 44, 1993,
22

21

8
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

ENGEL, Magali. Psiquiatria e Feminilidade. DEL PRIORE, Mary (org). Histria das mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 1997. MATOS, Maria Izilda. Por uma histria das mulheres. Bauru: Edusc, 2000. MOTT, Maria Lcia. Maternalismo, polticas pblicas e benemerncia no Brasil (1930-1945). CADERNOS PAGU: desdobramentos do feminismo. Campinas: UNICAMP, n 16, 2001. PATEMAN, Carole. O Contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993, p.67. PEIXOTO, Afrnio. Eunice, ou a educao e da mulher. Rio de Janeiro: W. M Jackson, 1947. PERROT, Michelle. Figuras e papis. ARIES, Philippe e DUBY, Georges. Histria da vida privada: da revoluo francesa a primeira guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. RAGO, Margaret. Do Cabar ao lar: A Utopia da cidade disciplinar Brasil 1890 - 1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. RAGO, Margaret. Os prazeres da noite. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. SOARES DE SOUZA, Paulino. Da condio civil da mulher casada. Rio de Janeiro: Estabelecimento de Artes Grficas C. Mendes Jnior,1932. YALOM, Marilyn. A History of the Wife. New York: Harper Collins Publishers, 2002.

9
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Вам также может понравиться