Вы находитесь на странице: 1из 8

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR.

FARIA VASCONCELOS n6 - 6A

REGULAMENTO DO CONDOMNIO

Normas Gerais

Artigo 1 O presente regulamento aplica-se ao prdio urbano em regime de propriedade horizontal sito na rua Dr. Faria Vasconcelos, com o n6 e 6A na freguesia do Beato, no concelho de Lisboa, descrito na conservatria do registo predial de Lisboa, sob o registo n 893 e com o artigo matriarcal n 1582. Este regulamento descrito em 31 Artigos com 8 pginas, sendo a 8 exclusiva s assinaturas dos condminos concordantes. Artigo 2 O prdio compe-se de 15 fraces autnomas, descritas com as letras de A a P Artigo 3 O regulamento estabelece normas que visam regular a utilizao dos espaos comuns, definindo direitos e deveres dos condminos e ter sempre de ser aprovado com a maioria simples de 2/3 Artigo 4 O regulamento obriga todos os condminos assim como obriga todos aqueles a quem os proprietrios das fraces cedam o uso, nomeadamente arrendatrios e usufruturios. Artigo 5 O documento que intitula a cedncia do uso, nomeadamente o contrato de arrendamento tem de estar acompanhado de uma cpia deste regulamento. Artigo 6 a) So partes comuns do prdio: 1. Solo, alicerces, pilares e paredes exteriores; 2. Telhados ou terraos de cobertura 3. Entradas do prdio, escadas, halls de acesso fraces e respectivas paredes; 4. Instalaes gerais, denominadas como colunas montantes, de gua, esgotos, electricidade, gs e comunicaes; 5. Elevadores e respectivas casas das mquinas

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


b) Em relao ao ponto 2 da alnea anterior, fica expresso neste regulamento que devido obra de criao de uma nova fraco ao nvel do sto 6Esq. o prdio ficou sem acesso ao telhado ou terraos de cobertura, sendo o mesmo acesso exclusivo das fraces O (6Esq.) e P (6 Dto.). c) Em relao ao ponto 4 da alnea anterior, fica expresso neste regulamento que devido obra de criao de uma nova fraco ao nvel do sto 6Esq. o prdio ficou sem acesso ao incio da prumada de esgoto e respectivas caleiras de guas pluviais existentes ao nvel do telhado ou terraos de cobertura, sendo os mesmos acessos exclusivo das fraces O (6Esq.) e P (6 Dto.).

Direitos dos Condminos Artigo 7 1. Os condminos tm a liberdade de utilizar a sua fraco assim como de utilizar, juntamente com todos os outros condminos, as partes comuns (reas, equipamentos e servios existentes) com excepo da casa das mquinas dos elevadores e dispensrio no R/C, o qual ter acesso exclusivo por parte dos responsveis pela limpeza, da Administrao do Condomnio e da empresa de manuteno dos elevadores. 2. A liberdade dos condminos est limitada por lei e por este regulamento. Obrigaes dos Condminos Artigo 8 Os condminos esto obrigados a: 1. Permitirem que sejam realizadas obras necessrias ao condomnio 2. Informarem a Administrao das sua residncia e contactos se no habitarem no prdio 3. Efectuarem o pagamento da quota de condomnio que aprovada na assembleia de condminos 4. Cumprirem o prazo de pagamento da quota, estabelecido na deliberao da assembleia, e que corresponde ao ltimo dia til do ms respectivo 5. Efectuarem o pagamento de outras despesas que sejam da sua responsabilidade 6. O incumprimento do ponto 4. Por um perodo superior a 15 dias, implica o pagamento de uma coima no valor de 10% sobre o total acumulado em dvida.

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


Proibies Impostas aos Condminos Artigo 9 Para alem de outras limitaes impostas pelo ttulo constitutivo ou pela lei, os condminos esto proibidos de: 1. Utilizarem as fraces para usos diferentes do fim a que se destinam e que vem mencionado no ttulo constitutivo e no Artigo 30 deste mesmo regulamento; 2. Destinar as suas fraces para usos ofensivos dos bons costumes; 3. Emitires rudos, vibraes, cheiros, fumos que prejudiquem os outros condminos; 4. Ocupar, por qualquer meio, as partes comuns excepto se a assembleia de condminos decidir em contrario, por votao unnime; 5. Desrespeitar, na utilizao da fraco, as disposies legais sobre higiene e salubridade e/ou as razoavelmente exigveis; 6. Prejudicar, quer por falta de manuteno quer por alteraes exteriores, a linha arquitectnica, o arranjo esttico ou a segurana do edifcio; 7. Praticar quaisquer actos que prejudiquem o condomnio ou os restantes condminos; 8. Desrespeitarem as deliberaes da assembleia de condminos. Obras nas Fraces Autnomas Artigo 10 1. O condmino deve fazer obras na sua fraco sempre que esteja em causa a segurana dos outros condminos 2. Antes de fazer a obra deve comunicar administrao 3. O condmino necessita da aprovao de 2/3 dos votos da assembleia de condminos para executar obras que alterem a linha arquitectnica ou arranjo esttico do edifcio. Obras nas Partes Comuns Artigo 11 1. As obras de conservao a realizar nas partes comuns devem ser aprovadas na assembleia de condminos por maioria simples; 2. Se uma obra for muito urgente, a administrao ou qualquer condmino, pode mandar execut-la sem necessidade de aprovao prvia da assembleia. Artigo 12 As obras de inovao a realizar nas partes comuns e o modo de comparticipao nos encargos do condomnio tm de ser aprovadas em assembleia de condminos por maioria de 2/3.

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


Artigo 13 A reconstruo do edifcio, em caso de destruio superior a do seu valor, actos de disposio das partes comuns do edifcio requer ser aprovada por unanimidade. Contas Bancrias do Condomnio Artigo 14 O condomnio deve ter duas contas, podendo ter trs: 1. Uma conta ordem destinada aos pagamentos correntes (pagamentos de luz, limpeza de escadas, etc.) na Caixa Geral de Depsitos, agencia das Olaias, com o n 0551010164530 e NIB 0035 0551 00010164530 18; 2. Uma conta a prazo onde devem ser depositadas anualmente, logo aps a primeira assembleia anual, as comparticipaes respeitantes ao fundo comum de reserva; 3. Uma outra conta a prazo (facultativa e que pretende fazer face a despesas futuras como reparaes de grande monta) que constitui a conta poupana condomnio. Assembleia de condminos Artigo 15 1. A assembleia de condminos o rgo deliberativo e deve reunir obrigatoriamente no ms de Janeiro, excepto por motivos devidamente justificados, com vista apreciao das contas do ano transacto e a aprovao do oramento 2. Alem desta reunio, a Administrao ou condminos que representem mais de 25% do valor do prdio podem convocar reunies extraordinrias; 3. Nas alteraes do ttulo constitutivo a maioria exigida a de unanimidade; 4. Nas alteraes do regulamento a maioria exigida a de maioria simples de 2/3 Artigo 16 A convocao dos condminos deve ser feita com dez dias de antecedncia por carta registada ou aviso convocatrio indicando hora, dia, local e ordem de trabalhos. Artigo 17 As actas das reunies tero de ser escritas pela Administrao ou por um condmino que tenha participado na reunio e devero se assinadas pelos condminos presentes. Artigo 18 1. As decises da assembleia tm de ser comunicadas aos condminos ausentes no prazo de trinta dias atravs de carta registada com aviso de recepo;

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


2. Se os condminos ausentes nada responderem no prazo de noventa dias, presumese que aprovaram as deliberaes. Artigo 19 1. Se um condmino que esteve presente numa assembleia pretende que seja anulada uma deciso contraria lei, ao ttulo constitutivo ou ao presente regulamento no pode ter votado a favor nessa reunio 2. O condmino tem dez dias a partir da deliberao para exigir Assembleia a convocao de uma assembleia extraordinria. 3. A administrao tem vinte dias para convocar a assembleia extraordinria.

Administrao do Condomnio Artigo 20 Compete Administrao executar as deliberaes da assembleia, representar e administrar o condomnio em geral. Artigo 21 Para alem de outras funes que resultam da lei e do presente regulamento, a administrao tem as seguintes funes: 1. Convocar a assembleia de condomnios 2. Cobrar receitas e efectuar despesas comuns 3. Gerir duas contas correntes do condomnio 4. Elaborar oramentos 5. Representar o condomnio perante autoridades administrativas e judiciais Artigo 22 A Administrao pode ser desempenhada por qualquer condmino, por um grupo de condminos, por um terceiro contratado que merea a confiana do condomnio ou por uma empresa. Artigo 23 1. A Administrao eleita pelos condminos na assembleia devendo exercer as sias funes durante um ano, que se pode renovar. 2. Se no for eleita Administrao pela assembleia ou a Administrao eleita recusar, ter de ser nomeada judicialmente 3. At nomeao, o cargo ser obrigatoriamente sorteado e desempenhado por um administrador provisrio que ser sempre um condmino residente no prdio.

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


Artigo 24 A assembleia de condminos tem poder para decidir se o cargo de Administrao ou no remunerado. Artigo 25 O condmino que no concorde com um acto da Administrao pode convocar a assembleia para recorrer desse acto. Imputao de oramentos Artigo 26 1. Geral a) Os oramentos anuais seguem as regras de permilagem, sendo as mesmas as seguintes: loja, 79 R/C Direito e Esquerdo, 47 1 aos 5 Direito e Esquerdo, 78 6 Direito, 15 6 Esquerdo, 32 b) Toda e qualquer alterao s regras de imputao de oramentos so da responsabilidade da assembleia de condminos, por 2/3 da totalidade do capital do prdio c) Os valores de permilagem so os apresentados na ltima alterao do Ttulo Constitutivo do prdio datada de 18 de Outubro de 2006. 2. Excepes A loja (Fraco A), s tem imputao nas colunas montantes (Luz e Canalizaes), nas despesas de administrao (Correspondncia, Custas bancrias e despesas judiciais), obras e manuteno de telhado e reas de suporte do mesmo e Segudo do Condomnio. Os pisos ao nvel do R/C /fraces B e C), tm imputao em tudo com excepo ao que toca ao elevador @ (manuteno, reparao e inspeco do mesmo).

Responsabilidade Civil Artigo 27 A responsabilidade por danos causados pelo imvel reparte-se entre os condminos na proporo das suas quotas.

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


Seguros Artigo 28 1. O edifcio ter de ter obrigatoriamente um seguro de condomnio 2. O seguro dever abranger os riscos contra incndios, de exploso de gs ou outros riscos de cobertura s reas comuns que os condminos em assembleia considrem importante prevenir. Obrigaes resultantes do Regulamento Artigo 29 Ficam vinculados s normas deste regulamento todos os condminos e seus sucessores, assim como moradores e demais utentes do prdio. Afectao de fraces Artigo 30 1. loja - (fraco A), exclusivamente comercio, sendo necessria autorizao especificada pela Administrao e levada a votos Assembleia de condminos por maioria simples de 2/3, para afectao da mesma a reas de comercio como Restaurao, funerrias, empresas qumicas, oficinas ou qualquer outra rea que entre em conflito com o Artigo 9 deste regulamento. 2. Do R/C ao 6 piso (Fraces B a P), exclusivamente habitao, sendo necessria autorizao especificada pela Administrao e levada a votos pela Assembleia de condminos por maioria simples de 2/3, para afectao da mesma a reas de comercio como escritrios, consultrios ou qualquer outra rea que entre em conflito com o Artigo 9 deste regulamento. Omisses do Regulamento Artigo 31 Aos assuntos omissos neste regulamento aplicam-se as legislaes em vigor sobre o condomnio, nomeadamente o cdigo civil, diversos decretos lei, o Regulamento Geral de Edificaes Urbanas e futuras legislaes aplicveis aos condomnios.

Este regulamento foi aprovado em assembleia de condminos em Fevereiro de 2010.

REGULAMENTO DO CONDOMNIO | R. DR. FARIA VASCONCELOS n6 - 6A


Assinam os seguintes condminos

Loja R/C Dto. R/C Esq. 1 Dto. 1 Esq. 2 Dto. 2 Esq. 3 Dto. 3 Esq. 4 Dto. 4 Esq. 5 Dto. 5 Esq. 6 Dto. 6 Esq.

Вам также может понравиться