Вы находитесь на странице: 1из 40

Se conseguirmos sentir a fora que essas correntes

tm sobre ns, tomaremos conscincia da necessidade de romp-las. a partir da que surge a indignao, a impossibilidade de ficar inerte, o desejo de mudana, a partir da que compreendemos que o "movimentar-se" imprescindvel e urgente.

O que ?
O Grmio a organizao que

representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleam inmeras possibilidades de ao tanto no prprio ambiente escolar como na comunidade.

Objetivos:

6 Passos

Organizar um grupo de alunos que

estejam interessados em montar um grmio; Passar nas salas de aula, explicando o que o grmio ara os alunos, e como importante ter um em cada escola e que ele tenha participao ativa dos alunos. Recolham nomes de mais pessoas que esto interessadas em montar o grmio e as incorpore na comisso! Essa comisso chama-se Comisso Pr-Grmio

A comisso pr-grmio deve

pensar num estatuto para o grmio. O estatuto regulamentar como o grmio deve funcionar, o formato das chapas, a periodicidade das eleies, etc. Deve ser o estatuto mais democrtico possvel, incentivando a participao de todos os alunos.

Nesta reunio, decidem

se o nome do Grmio, o perodo de campanhas das chapas, a data das eleies e aprova-se o Estatuto do Grmio. Nessa reunio tambm se definem os membros da COMISSO ELEITORAL.

Convocao de todos os alunos da escola para

participar da ASSEMBLIA GERAL. Aprovao dos trabalhos da Comisso Pr-Grmio

Convocao para as eleies do grmio : debate

entre chapas; Antes da eleio, temos que ter um perodo (que vocs podem decidir) para a inscrio de chapas e tambm para a campanha das chapas. O pessoal da comisso Pr-grmio pode virar uma chapa, ou ento se incorporarem em chapas diferentes. Os alunos se renem e formam as CHAPAS que concorrero na eleio. Eles devem apresentar suas idias e propostas para o ano de gesto no Grmio Estudantil. A Comisso Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

A Comisso Eleitoral organiza a ELEIO; No dia da votao, todos os alunos da escola podem

votar e para facilitar, pode haver mais de uma urna. Mas importante que nas urnas, tenha sempre fiscais das chapas participantes, para que no haja fraudes.

Contagem dos votos e divulgao dos resultados: A contagem feita pelos representantes da comisso,

acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente observadores externos (professores, por exemplo); No final da apurao, a Comisso Pr-Grmio deve fazer uma Ata de Eleio para divulgar os resultados e empossar a chapa vencedora.

1 - Congregar o corpo discente da E.E. Prof. Giulio David Leone.

2 - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos.


3 - Incentivar a cultura literria, artstica e desportiva dos seus membros. 4 - Promover a cooperao entre funcionrios, professores e alunos, buscando a

defesa da educao pblica, gratuita e de qualidade.


5 - Realizar intercmbio e colaborao de carter cultural, educacional, poltico,

desportivo e social com outras entidades estudantil (grmios e movimento estudantil), entidades de estudantes universitrios e movimento social organizado.
6 - Lutar pela adequao do ensino s reais necessidades da juventude e do povo,

bem como pelo ensino pblico, gratuito e de qualidade.


7 - Lutar pela democracia, pela independncia e respeito s liberdades

fundamentais do homem, sem distino de raa, cor, sexo, nacionalidade, convico poltica ou religiosa.
8 - Lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, atravs do direito

de participao nos fruns deliberativos adequados e da livre manifestao.


9 - Defender e lutar por uma escola pblica e de qualidade.
10 -Realizar assemblias com os alunos e ouvi-los e lutar pelos seus direitos;

1 - Contribuio de seus membros;


2 - Contribuio de terceiros sempre observando os

princpios da autonomia poltica e financeira; 3 - Subvenes, juros, correes ou dividendos resultantes das contribuies; 4 - Rendimentos de bens mveis ou imveis que possua ou venha possuir; 5- Rendimentos auferidos em promoes da entidade. 6 - No receber dinheiro do governo, da direo da escola e muito menos de empresas. 7 - Realizar suas prprias atividades financeiras;

So instncias deliberativas do Grmio :


1 - Assemblia Geral dos Estudantes; 2 - Conselho de Representantes de

Turmas (CRT); 3 - Diretoria Colegiada do Grmio . 4 - Conselho Fiscal

1. Aprovar e reformular o Estatuto do Grmio; 2. Discutir e votar as teses, recomendaes, moes, adendos e

propostas apresentados por qualquer um de seus membros; 3. Denunciar, suspender ou destituir diretores do Grmio de acordo com resultados de inquritos procedidos, desde que comunicado e garantido o direito de defesa do acusado, sendo que qualquer deciso tomada neste sentido seja igual ou superior a 60% dos votos; 4. Receber e considerar os relatrios da Diretoria do Grmio e sua prestao de contas, apresentada juntamente com o CF; 5. Marcar, caso necessrio, Assemblia Extraordinria, com dia, hora e pautas fixadas; 6. Aprovar a constituio da Comisso Eleitoral, sempre composta com alunos de todos os turnos em funcionamento na Escola, com nmero e funcionamento definidos na Assembleia Geral.

1 Discutir e votar sobre propostas da Assemblia Geral e da

Diretoria do Grmio : 2 Zelar pelo cumprimento do Estatuto do Grmio e deliberar sobre os casos omissos; 3 Assessorar a diretoria do Grmio na execuo de seu programa administrativo; 4 Apreciar as atividades da Diretoria do Grmio, podendo convocar para esclarecimentos qualquer um de seus membros; 5 Deliberar, dentro dos limites legais, sobre assuntos do interesse do corpo discente de cada turma representada; 6 Deliberar nos casos omissos deste Estatuto; 7 Eleger os membros do Conselho Fiscal.

I Diretor de formao poltica; II Diretor de Organizao; III - Diretor de Finanas; IV - Diretor de Imprensa; V - Diretor de Esportes; VI - Diretor de Eventos Culturais; VII - Diretor de Relaes Pblicas; VII Diretor de Movimentos Sociais; VIII - Diretor de Assuntos Educacionais; IX - Diretor Mulheres; X - Diretor Negros e Negras; XI - Diretor GLBT;

XII Secretrio-Geral;

A Diretoria do Grmio ser constituda de 13 membros.

A Diretoria ser colegiada, e ter mandato de 1 ano a contar da data de posse , podendo ser prorrogado por deciso da Assembleia Geral. 1 - vetado o acmulo de cargos na Diretoria do Grmio Estudantil. 2 - Os cargos sero distribudos entre as chapas proporcionalmente ao nmero de votos que cada chapa obteve na eleio. 3 - Na vacncia de algum cargo o respectivo suplente assume imediatamente.
Cada Diretor deve possuir um suplente, inscrito

junto com a chapa

1 - Fixar em conjunto com demais instncias consultivas e deliberativas, as

diretrizes gerais da poltica estudantil a ser desenvolvida;


2 - Dar Assemblia Geral conhecimento sobre:
a) As atividades desenvolvidas pela Diretoria do Grmio Estudantil; b) Relatrio financeiro da Diretoria do Grmio Estudantil. 3 Elaborar o plano anual de trabalho, submetendo-o ao Conselho de

Representantes de Turma e Conselho Escolar;


4 Cumprir e fazer cumprir as deliberaes dos estudantes em todas as suas

instncias;
5 - Reunir-se, ordinariamente, pelo menos uma vez por quinzena e,

extraordinariamente, a critrio de solicitao de 1/3 de seus membros;


6 - Representar os estudantes perante a Direo da escola, entidades

estudantis, sindicais e do movimento popular;


7 - Discutir e aprovar propostas por maioria simples de votos de seus membros

e garantir a divulgao das propostas das minorias.


8 - Zelar pelo cumprimento de todas as propostas discutidas em suas

instncias e principalmente de sua diretoria.


9 - Tomar medidas de emergncia, no previstas no Estatuto, e submet-las ao

Conselho de Representantes de Turma;

Diretor de Formao Poltica:


1 - Implementar a diretoria de Formao Poltica;

2 - Promover o assessoramento a diretoria colegiada e aos


estudantes de base atravs de elaborao e apresentao sistemtica de anlise de conjuntura estudantil municipal, estadual, nacional e internacional; 3 - Planejar, executar e avaliar as atividades estruturadas no movimento estudantil e na educao, atravs de cursos, seminrios, congressos, encontros, etc.; 4 - Propor e executar atividades de formao nos diversos segmentos estudantis a partir das necessidades detectadas; 5 - Secretariar as reunies da diretoria colegiada, das reunies do Conselho de Representantes de turma, das assemblias gerais e das plenrias.

Compete ao Diretor de Organizao:


1 - Implementar a diretoria de Organizao; 2 - Coordenar a elaborao de jornais,

documentos e outras publicaes do grmio; 3 - Apresentar mensalmente a Diretoria do Grmio Estudantil um relatrio sobre o funcionamento geral do grmio; 4 - Opor sua assinatura juntamente com o diretor de finanas em cheques e outros ttulos, devendo ser ambos designados pela diretoria do grmio; 5 - Prestar assessoramento ao conjunto dos diretores e atividades do grmio.

Compete ao Diretor de Finanas: 1 - Implementar a diretoria de Finanas; 2 - Organizar a tesouraria e contabilidade do Grmio Estudantil; 3 - Propor e coordenar a elaborao e a execuo do plano oramentrio anual, bem como, suas alteraes a serem aprovadas pela diretoria colegiada e submetido Assemblia Geral ordinria; 4 - Elaborar relatrio da situao financeira grmio e apresenta-lo mensalmente diretoria colegiada, prestando contas; 5 - Ter sob sua responsabilidade a guarda dos documentos, contratos, convnios, atinentes sua pasta, a adoo das providncias necessrias para impedir a corroso inflacionaria e a deteriorao financeira do grmio, a arrecadao e o recebimento de numerrio e de contribuio de qualquer natureza, inclusive doaes e legados; 6 - Apor sua assinatura juntamente com Diretor de Organizao, em cheques e outros ttulos, devendo ser ambos designados pela diretoria colegiada.

Compete ao Diretor de Imprensa 1 - Implementar a diretoria de imprensa; 2 - Implementar um rgo oficial de informao do Grmio Estudantil que dever ter periodicidade definida pela diretoria colegiada ( este jornal dever conter as atividades dos estudantes da escola, alm dos acontecimentos estudantis em geral, sendo um forte instrumento de unidade com os movimentos sociais); 3 - Recolher e divulgar informaes entre estudantes, entidades estudantis, sindicais, movimentos populares e o conjunto da sociedade; 4 - Desenvolver as campanhas publicitarias defendidas pela diretoria colegiada; 5 - Ter sob seu comando e responsabilidade os setores de imprensa, comunicao, publicidade e produo de material da rea; 6 - Manter a publicao e a distribuio do jornal, e demais publicaes do grmio; 7 - Todas as matrias publicadas no jornal da entidade devero previamente passar por aprovao da diretoria colegiada.

Compete ao Diretor de Esportes: 1 - Implementar a diretoria de Esportes; 2 - Organizar e realizar atividades esportivas, campeonatos e torneios que promovam a integrao dos estudantes e que possam ou no trazer proventos ao caixa da entidade; 3 - Colaborar, apoiar e incentivar as equipes esportivas da escola que a representaro em competies diversas.

Compete ao Diretor de Eventos Culturais: 1 - Implementar a diretoria de Eventos Culturais; 2 - Organizar atividades de lazer, eventos culturais, artsticos e literrios que promovam a integrao dos estudantes; 3 - Organizar e realizar eventos culturais dentro e fora da escola que possam ou no trazer proventos ao caixa da entidade.

Compete ao Diretor de Relaes Pblicas: 1 - Implementar a diretoria de Relaes Pblicas; 2 - Manter intercmbio entre a comunidade escolar; 3 - Viabilizar intercmbio entre entidades estudantis e demais entidades organizadas da sociedade; 4 - Viabilizar o processo de divulgao do jornal da entidade junto a comunidade escolar e estudantil em geral, bem como junto ao corpo docente; 5 - Representar o grmio em atividades comemorativas de outras entidades.

Compete ao Diretor de Movimentos Sociais: 1 - Implementar a diretoria de Movimentos Sociais; 2 - Manter uma relao intima com as entidade organizadas do movimento; 3 - Informar permanentemente a diretoria do grmio as atividades de outras entidades do movimento social; 4 - Levar a outras entidades do movimento social as deliberaes da Diretoria do Grmio Estudantil.

Compete ao Diretor de Assuntos Educacionais: 1 - Implementar a diretoria de Assuntos Educacionais; 2 - Elaborar estudos, pesquisas e documentaes na rea de educao enfocando os interesses estudantis; 3 - Produzir mensalmente um peridico especfico sobre educao; 4 - Discutir perante a Diretoria do Grmio Estudantil a sua participao no Conselho Escolar, onde este deve estar defendendo a educao pblica e gratuita e demais deliberaes da diretoria do grmio.

Compete ao Diretor de Assuntos da Mulher: 1 - Implementar a diretoria de Assuntos da Mulher; 2 - Propor e executar a realizao de palestras sobre assuntos especficos das mulheres; 3 - Defender na Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela assuntos especficos das estudantes mulheres; 4 - Lutar dentro da Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela contra o machismo e suas variantes.

Compete ao Diretor de Assuntos de Negros e Negras: 1 - Implementar a diretoria de Assuntos de Negros e Negras; 2 - Propor e executar a realizao de palestras sobre assuntos especficos sobre a cultura afrobrasileira (Negros e Negras); 3 - Defender na Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela assuntos especficos dos Negros e Negras; 4 - Lutar dentro da Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela contra o racismo e suas variantes.

Compete ao Diretor de Assuntos GLBT: 1 - Implementar a diretoria de Assuntos GLBT; 2 - Propor e executar a realizao de palestras sobre assuntos especficos GLBT; 3 - Defender na Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela assuntos especficos das estudantes homosexuais; 4 - Lutar dentro da Diretoria do Grmio Estudantil e fora dela contra a homofobia e suas variantes.

Compete ao Secretrio-Geral; a) Publicar avisos e convocaes de reunies, divulgar editais e expedir convites; b) Lavrar atas das reunies de Diretoria; c) Redigir e assinar com o a Diretoria Colegiada a correspondncia oficial do Grmio; d) Manter em dia os arquivos da entidade.

O Conselho Fiscal Compe-se de trs membros efetivos e trs

membros suplentes, escolhidos na reunio ordinria do Conselho de Representantes de Turma. a) Examinar os livros contbeis e papis de escriturao da entidade, a situao de caixa e valores em depsito; b) Lavrar no livro de atas e pareceres do Conselho Fiscal os resultados dos exames procedidos; c) Apresentar na ltima Assemblia Geral Ordinria, que antecedem a eleio do Grmio, as atividades econmicas da diretoria; d) Colher dos responsveis pela movimentao financeira do Grmio eleitos, recibos discriminando os bens do Grmio, o qual ter valor de inventrio; e) Convocar Assemblia Geral Extraordinria sempre que ocorrerem motivos graves e urgentes, na rea de sua competncia.

www.mundojovem.pucrs.br
http://www.anelonline.org

http://www.soudapaz.org

Вам также может понравиться