Вы находитесь на странице: 1из 19

CONHECENDO A TERRA.

Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

EXERCCIOS COM SUAS RESPOSTAS

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 1 Conhecendo o universo


1) Os planetas do sistema solar podem ser divididos entre rochosos e gasosos. Cite os planetas que pertencem a cada grupo e explique porque Pluto no se encaixa em nenhum deles. 2) Nossos sistema solar est localizado na galxia chamada Via Lctea. Esta galxia tem aproximadamente 100.000 anos-luz de dimetro. Sabendo que esta uma medida de comprimento, explique o que significa a expresso ano-luz. 3) No Brasil, o ano sempre comea no Vero. J nos pases do hemisfrio norte, como Estados Unidos e Frana, o ano sempre comea no inverno. Baseando-se nos movimentos de rotao e translao da Terra, explique por que isso acontece. 4) Os dois astros mais brilhantes do cu so o Sol e a Lua. No entanto, apenas um deles emite luz prpria, o Sol. Explique de onde vem o brilho da Lua. 5) Voc acha que pode existir vida em outros planetas? Pense no que voc aprendeu sobre o universo e escreva um pequeno texto explicando suas idias sobre a possibilidade de existir vida extraterrestre. 6) Em 2006 o Brasil enviou seu primeiro astronauta ao espao, a bordo do foguete russo Soyuz. Faa uma pesquisa sobre a explorao do espao pelos seres humanos e descubra os diferentes veculos utilizados nas viagens espaciais.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 1 Conhecendo o universo


1) Os planetas rochosos so Mercrio, Vnus, Terra e Marte; e os gasosos so Jpiter, Saturno, Urano, Netuno. Pluto considerado um planeta ano, por ser muito pequeno, estar muito distante do Sol e ter uma rbita muito diferente das dos demais planetas. 2) Um ano-luz significa a distncia percorrida pela luz no perodo de um ano, o que equivale a aproximadamente 9.460.800.000.000 km. 3) Como o eixo da Terra inclinado, as regies que recebem maior incidncia de raios solares se alternam durante o perodo de translao. 4) A Lua reflete a luz do Sol, assim como os planetas, que observamos como se fossem estrelas. 5) Ainda que a resposta a esta questo possa ser fantasiosa, o professor poder discutir quais condies fsicas um planeta deve ter para abrigar a vida da maneira que ns conhecemos, como por exemplo, gua no estado lquido e temperatura variando entre 0 e 100 graus Celsius. 6) Alm dos foguetes, o aluno dever achar referncias aos nibus espaciais e tambm estao espacial internacional. Tambm interessante falar dos satlites de comunicao e do telescpio Hubble.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 2 Conhecendo o planeta terra


1) H cerca de 3,9 bilhes de anos, a atmosfera terrestre no possua gs oxignio em sua composio. No entanto, h cerca de 3,7 bilhes de anos, um acontecimento fez com que este gs comeasse a se acumular no ar atmosfrico. Cite que evento foi esse e explique como o oxignio foi liberado. 2) A Paleontologia a parte da cincia que estuda os fsseis. Explique o que so fsseis e diga porque eles so importantes. 3) A extino dos dinossauros ainda um mistrio no totalmente resolvido pela cincia. Cite as principais explicaes para a extino destes antigos habitantes de nosso planeta. 4) Uma das mais importantes descobertas da Paleontologia a de que os continentes que existem hoje j estiveram ligados entre si, formando um supercontinente. Explique o processo pelo qual os continentes se locomoveram desde ento. 5) Alm do deslocamento dos continentes, que outras consequncias a atividade tectnica no interior da Terra pode ocasionar? 6) O Brasil, embora seja o maior pas da Amrica do Sul, no possui vulces ativos. O mesmo no se pode dizer dos pases que esto localizados no litoral do Oceano Pacfico. Utilizando livros de geografia e at a Internet, procure descobrir quais so os principais vulces em atividade no planeta. 7) Ao final deste captulo a histria de nosso planeta reduzida para caber no intervalo de um ano. Construa, em grupo, um calendrio ilustrado em que os principais acontecimentos da histria geolgica da Terra possam ser visualizados em ordem cronolgica.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 2 Conhecendo o planeta terra


1) O surgimento das cianobactrias, que ao realizar a fotossntese retiravam o gs carbnico do ar e liberavam oxignio. 2) Fsseis so restos ou vestgios de seres vivos que viveram h muito tempo. Estudando os fsseis podemos saber como foi a vida no nosso planeta antes da existncia do ser humano. 3) A queda de um ou de diversos meteoritos na Terra uma das explicaes. Outra diz respeito intensa atividade vulcnica na Terra h cerca de 65 milhes de anos. H, ainda, aqueles que acreditam que ambas as coisas possam ter acontecido. 4) O deslocamento dos continentes deveu-se ao tectonismo, ou seja, ao deslizamento da crosta terrestre sobre a camada de magma do interior da Terra. 5) Pode ocasionar terremotos, tsunamis (ondas gigantes) e erupes vulcnicas. 6) Espera-se que os alunos descubram o crculo de fogo do pacfico, linha imaginria que abriga diversos vulces devido sua localizao nas bordas das placas tectnicas do hemisfrio sul. Aproveite para trabalhar a utilizao de mapas, localizando sua cidade no mapa mundi. 7) No h a necessidade de se dividir o calendrio em dias, mas interessante buscar alocar os diferentes acontecimentos em cada ms do ano. Estimule a produo de ilustraes ou colagens a partir de recortes de revistas

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 3 Conhecendo a biosfera


1) Cite trs fatores que tornam o planeta Terra propcio a ter existncia de vida. 2) Defina com suas palavras o que Biosfera. 3) Um determinado lago apresenta os seguintes componentes: luz, nutrientes, algas, oxignio, bactrias, peixes, patos, areia e argila. a) Identifique quais so os componentes abiticos desse ambiente. b) Identifique quais so os componentes biticos desse ambiente. 4) Observe a cadeia alimentar representada abaixo: Capim gafanhoto sapo bactrias a) Identifique o organismo produtor. b) Identifique o consumidor primrio. c) Identifique o consumidor secundrio. d) Identifique o organismo decompositor. 5) Explique qual a importncia dos organismos decompositores para os ecossistemas. 6) Explique porque importante preservar a biodiversidade da Terra. 7) Atualmente, muitas aes humanas tm contribudo para a reduo da biodiversidade do planeta. Discuta com o professor e com a turma que aes podem ser tomadas pelos governantes e pela populao em geral para evitar a extino de espcies e preservar a biodiversidade.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 3 Conhecendo a biosfera


1) Temperatura amena, presena de gua na forma lquida e composio da atmosfera, com presena de oxignio e gs carbnico. 2) Biosfera a esfera da vida, ou seja, a parte ou conjunto de regies do nosso planeta onde existe ou pode existir vida. 3) a) luz, nutrientes, oxignio, areia e argila. b) algas, bactrias, peixes e patos. 4) a) Capim b) Gafanhoto c) Sapo d) Bactria 5) Os decompositores se alimentam dos organismos mortos de um ecossistema, transformando-os em minerais. Esses minerais ficam disponveis no solo para os vegetais (organismos produtores) utilizarem durante a fotossntese. 6) A biodiversidade responsvel pelo fornecimento dos recursos naturais (alimentos, substncias para produo de medicamentos, material para produo de roupas etc.) e pelo controle do clima e da qualidade do ar (os vegetais produzem oxignio). 7) Procure discutir com a turma a necessidade dos governantes criarem leis para a preservao do meio ambiente e, principalmente, fiscalizar o cumprimento dessas leis, evitando o desmatamento, as queimadas, a pesca predatria etc. Alm das aes governamentais, fundamental que cada cidado faa a sua parte, no comprando plantas e animais ameaados de extino, no contaminando os rios, evitando o desperdcio de materiais (papel, gua etc.), entre outras aes.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 4 Conhecendo a litosfera


1) Defina com suas palavras o que Litosfera. 2) Explique como se d a formao de rochas: a) Magmticas b) Sedimentares c) Metamrficas 3) Explique porque a explorao descontrolada do petrleo e do carvo mineral pode provocar o esgotamento desses recursos naturais. 4) Por que a gua que aflora nas nascentes dos rios quase sempre limpa? 5) Cite trs motivos pelos quais a vegetao fundamental para a conservao dos solos. 6) Alguns agricultores, com a finalidade de limpar o terreno, promovem queimadas na vegetao. Explique porque essa prtica afeta o equilbrio do solo. 7) O deslizamento de encostas e a eroso so problemas cada vez mais comuns, provocando no s o assoreamento dos rios, mas tambm o soterramento de casas e estradas nas cidades. Discuta com o professor e com a turma que aes podem ser tomadas para evitar a eroso do solo.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 4 Conhecendo a litosfera


1) Litosfera a parte slida que existe na superfcie do nosso planeta. 2) a) Formadas a partir do magma que endurece ao se resfriar. b) Formadas pelo acmulo de sedimentos, depsitos orgnicos e precipitao de sais e carbonatos. c) Formadas a partir de transformaes fsicas e qumicas sofridas por outras rochas. 3) Pois o processo de formao desses dois combustveis fsseis muito lento. 4) Pois o solo funciona como um filtro que retira as impurezas da gua das chuvas que penetram no solo e abastecem as nascentes. 5) As folhas secas, galhos e frutos que caem das plantas protegem o solo dos raios solares, das chuvas fortes e mantm a sua umidade. 6) Os nutrientes so componentes fundamentais do solo. A renovao dos nutrientes no solo depende das plantas e animais, que ao morrerem fornecem matria orgnica ao solo, e dos micro-organismos, que decompem a matria orgnica transformando-a em nutrientes. Com as queimadas, plantas, animais e micro-organismos morrem, impedindo assim a renovao dos nutrientes, fundamentais para a manuteno do equilbrio do solo. 7) Procure discutir com a turma a necessidade de se preservar a vegetao, principalmente nas margens dos rios e em terrenos inclinados. A vegetao fundamental, pois atua como fixador do solo e amortece a gua da chuva, permitindo a sua lenta infiltrao no solo.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 5 Conhecendo a hidrosfera


1) Defina com suas palavras o que hidrosfera. 2) Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar gua? 3) Explique como se formam as nuvens. 4) O Sol participa diretamente do ciclo da gua. Explique qual o papel do Sol nesse ciclo. 5) Cientistas tm percebido que em regies muito desmatadas da Floresta Amaznica, a quantidade de chuvas est diminuindo drasticamente. Por que isto est acontecendo. 6) A gua dos lagos est continuamente se evaporando. Por que, ento, os lagos no secam? 7) Se no forem tomadas medidas urgentes, uma parte da populao da Terra poder ficar sem gua nas prximas dcadas. Discuta com o professor e com a turma que aes podem ser tomadas para diminuir o desperdcio desse importante recurso natural.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 5 Conhecendo a hidrosfera


1) Conjunto de todas as guas existentes no planeta Terra. 2) Rios, lagos, mares, atmosfera, icebergs, geleiras, aquferos, seres vivos etc. 3) A gua que est na superfcie terrestre, presente em rios, lagos e mares, aquece e evapora. O vapor de gua resultante dessa evaporao comea a se acumular na atmosfera. No alto, onde a temperatura mais fria, o vapor resfriado e passa do estado gasoso para o lquido, formando assim as nuvens. 4) O Sol o grande motor do ciclo da gua do nosso planeta. Sua energia e calor provocam a evaporao da gua que est na superfcie terrestre. 5) Na Floresta Amaznica, cerca de 50% do vapor de gua que forma as nuvens vm da transpirao das plantas. Com o desmatamento e a morte de milhares de rvores, a formao das nuvens fica comprometida, diminuindo assim as chuvas sobre as reas desmatadas. 6) Pois os lagos esto constantemente recebendo mais gua atravs das chuvas e dos rios que nele desguam. 7) Procure discutir com a turma a necessidade de evitar o desperdcio de gua em atividades rotineiras, como lavar as mos, escovar os dentes ou lavar caladas. Oriente os alunos tambm sobre a importncia de se evitar a contaminao dos mananciais que fornecem gua potvel populao.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 6 Conhecendo a atmosfera


1) Defina com suas palavras o que atmosfera. 2) Para respirar, os animais que habitam a Terra precisam estar sempre absorvendo o gs oxignio. No entanto, a quantidade desse gs na atmosfera no se altera. Explique porque isso acontece. 3) Quais so os nomes das quatro camadas da atmosfera? 4) Em que camada da atmosfera os seres vivos conseguem sobreviver? Explique porqu. 5) Identifique que variveis climticas so medidas nas estaes meteorolgicas. 6) Explique porque o efeito estufa est se intensificando nos ltimos anos. 7) Atualmente, o aquecimento global um dos assuntos que mais preocupa a comunidade cientfica e a sociedade civil. Discuta com o professor e com a turma que aes podem ser tomadas para diminuir os efeitos do aquecimento global.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 6 Conhecendo a atmosfera


1) Camada de gases que envolve o planeta Terra. 2) Pois as plantas realizam a fotossntese, isto , absorvem o gs carbnico que est na atmosfera e liberam o oxignio para o meio, substituindo aquele que os seres vivos gastam para respirar. 3) Troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. 4) Na troposfera, pois nesta camada que os seres vivos encontram a quantidade suficiente de gs oxignio e gs carbnico para sobreviverem. 5) Temperatura, direo e velocidade do vento, umidade do ar, precipitao (quantidade de chuvas), radiao solar, entre outras. 6) Devido ao aumento da emisso de gases poluentes na atmosfera, provocado por diversas atividades humanas como queima de combustveis por fbricas e carros, incndios florestais, entre outras. 7) Procure discutir com a turma a necessidade da sociedade diminuir a emisso de gases estufa na atmosfera. Cada pessoa, com pequenas mudanas em seus hbitos cotidianos, pode contribuir para isso. Por exemplo, caminhando ou andando de bicicleta, quando puder, em vez de usar o carro; no queimar o lixo, e sim destin-lo reciclagem ou a um aterro sanitrio; plantar rvores; entre outras atitudes. Procure tambm fazer com que a turma perceba que quanto mais consumimos, qualquer que seja o produto, mais poluentes emitimos na atmosfera, j que a produo de bens em fbricas quase sempre resulta na emisso de poluentes. Assim, consumir s o necessrio e evitar o desperdcio tambm uma importante atitude para diminuir os efeitos do aquecimento global.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 7 Conhecendo a flora


1) Identifique cinco objetos do seu dia a dia que so feitos de matria vegetal. 2) Explique os mecanismos pelos quais os vegetais protegem o solo. 3) Sabemos que o processo da fotossntese de extrema importncia para a vida na Terra. Explique porque as plantas realizam este processo. 4) Se os vegetais consomem gua do solo, como eles podem contribuir para o aumento da umidade do ar? 5) Cite a importncia das matas ciliares na preservao de mananciais. 6) Ao longo deste captulo voc conheceu a importncia da vegetao na manuteno do clima global. Pesquise em livros, jornais e revistas sobre o aquecimento global e procure descobrir como o plantio de rvores pode ajudar a reduzir este processo. 7) Uma das maneiras de se evitar o esgotamento do solo, nas atividades agrcolas, promover o cultivo consorciado. Pesquise sobre este tema e descubra as vantagens dele sobre os mtodos tradicionais.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 7 Conhecendo a flora


1) O mais provvel que o aluno cite objetos de madeira. Contudo, mostre que outros materiais do cotidiano, como cortia, papel e papelo tambm so feitos de matria vegetal. 2) Protegem diminuindo o impacto dos pingos da chuva no solo, evitando a eroso; fazendo sombra, o que ajuda a manter o solo mido; e mantendo um emaranhado de razes que abriga centenas de micro-organismos. 3) Para sintetizar (produzir) seu prprio alimento, utilizando a luz do sol, gua e o gs carbnico. 4) Atravs da transpirao que ocorre nas folhas. Por meio desse processo os vegetais liberam gotculas de vapor de gua na atmosfera, tornando-a mais mida. 5) As matas ciliares retm a gua das chuvas liberando-a pouco a pouco nos corpos dgua, assegurando um abastecimento mais constante. Alm disso, a sombra das rvores nas margens diminui a temperatura da gua, reduzindo, assim, a evaporao. 6) Espera-se que os alunos debatam a importncia do sequestro de carbono na reduo da concentrao dos gases de efeito estufa, em especial o gs carbnico. 7) Dentre outras vantagens, o cultivo consorciado permite a produo em qualquer poca do ano, alm de permitir o cultivo de diversos tipos de alimento, possibilitando que o produtor no fique dependente de apenas um tipo de cultivo.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 8 Conhecendo a fauna


1) Boa parte dos animais se alimenta de plantas. Do mesmo modo, muitas plantas precisam dos animais para sobreviverem. Cite dois exemplos de animais que so teis para a vida das plantas. 2) O Brasil o pas de maior biodiversidade do mundo. Ainda assim, os cientistas calculam que ainda existem muitas espcies de animais a serem descobertas. Explique os motivos de muitas espcies ainda no terem sido descritas pela cincia. 3) Descreva o processo de controle populacional que acontece nas interaes entre os seres. 4) O que significa dizer que uma espcie est sob risco de extino? 5) Por que a introduo de espcies constitui um risco ambiental? 6) Discuta com seus amigos e seu professor quais as melhores maneiras de se preservar a fauna da sua regio. 7) Faa uma pesquisa e procure descobrir que espcies animais j so consideradas extintas no Brasil, e quais esto em grave risco. Procure, tambm, saber se h alguma espcie ameaada na sua regio.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 8 Conhecendo a fauna


1) As cotias, que enterram as castanhas no solo da mata, os beija-flores que polinizam as plantas e os morcegos que dispersam as sementes das figueiras. 2) Pelo fato de algumas delas serem muito pequenas, ou habitarem em locais de difcil acesso, como copas de rvores e profundezas de mares e oceanos. 3) As espcies que se alimentam de outros animais impedem que estes se reproduzam indefinidamente, causando desequilbrio, como por exemplo, as andorinhas, que se alimentam de mosquitos e impedem que eles se tornem numerosos demais. 4) Significa que a populao desta espcie se encontra muito reduzida e corre o risco de desaparecer completamente do planeta. 5) Porque animais que so introduzidos em locais que no so seu habitat original dificilmente encontraro predadores, o que poder causar um grande aumento em sua populao. Do mesmo modo, estas espcies podero competir com espcies locais, o que pode lev-las at mesmo extino. 6) Espera-se que cuidados simples, como preservao dos ambientes naturais e proibio da caa predatria, surjam no debate. O professor deve orientar o debate e mostrar que cada um de ns pode contribuir da sua maneira para a preservao. 7) Entre as espcies extintas podemos citar a arara-azul-pequena, o mutum-do-nordeste e a perereca-das-folhagens. Entre as ameaadas esto a ararajuba, o papagaio-de-cararoxa e a arara-azul-de-Lear.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Perguntas

Captulo 9 Conhecendo a sustentabilidade


1) Defina o que desenvolvimento sustentvel. 2) Diferencie energia renovvel de energia no-renovvel. 3) Cite os prs e os contras da produo de eletricidade atravs das hidreltricas. 4) Cite as diferentes formas de despejo de lixo e comente os problemas de cada uma delas. 5) O que so bens de consumo? Por que o aumento na produo desses bens pode prejudicar o meio ambiente? 6) Como est o cesto de lixo da sua sala de aula? Junto com seus colegas, confira os materiais que foram jogados l e consulte a tabela da pgina 84 para calcular quantos anos sero necessrios para decompor todo o lixo que voc jogou fora hoje. 7) Voc um consumidor consciente? Analise os produtos que voc consome normalmente e descubra quais deles possuem embalagens ecolgicas e quais possuem embalagens poluentes ou desnecessrias.

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecolgico sobre o planeta 5 ano/4 srie

Gabarito

Captulo 9 Conhecendo a sustentabilidade


1) Desenvolvimento sustentvel aquele capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes, ou seja, que no esgota os recursos para o futuro. 2) Energia renovvel aquela resultante de fenmenos naturais cclicos que se renovam num curto perodo de tempo. o caso da gua em movimento, dos ventos, da energia solar e da biomassa (energia extrada de vegetais que se recupera quando os replantamos). J a energia no-renovvel aquela resultante de recursos que podem se esgotar na natureza. o caso dos combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo mineral) e do urnio enriquecido (material radioativo utilizado nas usinas nucleares). 3) A vantagem das usinas hidreltricas que elas utilizam uma fonte renovvel de energia. A gua que cai e gira as turbinas volta as nascentes atravs do ciclo hidrolgico. A desvantagem, porm, que, para a sua construo, muda-se o curso de um rio e alaga-se grandes reas, inundando as matas ciliares e matando toda a biodiversidade do local, alm de obrigar o deslocamento da populao humana que vive nessas reas para outros lugares. 4) Lixo os resduos lquidos do lixo podem penetrar na terra e contaminar o lenol fretico, alm de atrarem animais como ratos, baratas e urubus. Incinerao lana na atmosfera uma grande quantidade de gs carbnico e gases txicos. A melhor maneira de se despejar o lixo nos aterros sanitrios, onde ele ir se decompor sem contaminar o ar nem o lenol fretico. 5) So objetos que adquirimos, mas que sero utilizados por um curto perodo de tempo, sendo substitudos por outros, mais tarde. A produo desses bens consome muitos recursos naturais, o que pode levar explorao excessiva destes. 6) Ao consultar a tabela, tenha em mente que os valores dos anos no devem ser somados. Faa o clculo a partir dos materiais que demoraro mais tempo at desaparecerem, como o vidro e a borracha. 7) Embalagens de papel so decompostas mais facilmente, ao contrrio de embalagens de plstico. Procure, tambm, identificar embalagens desnecessrias, como as caixinhas do tubo de pasta de dentes ou alimentos que so comercializados em mltiplos sacos plsticos.

Вам также может понравиться