Вы находитесь на странице: 1из 36

QUESTO 1

FORMAO GERAL

O escritor Machado de Assis (1839-1908), cujo centenrio de morte est sendo celebrado no presente ano, retratou na sua obra de fico as grandes transformaes polticas que aconteceram no Brasil nas ltimas dcadas do sculo XIX. O fragmento do romance Esa e Jac, a seguir transcrito, reflete o clima poltico-social vivido naquela poca.
Podia ter sido mais turbulento. Conspirao houve, decerto, mas uma barricada no faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. (...) Deodoro uma bela figura. (...) Enquanto a cabea de Paulo ia formulando essas idias, a de Pedro ia pensando o contrrio; chamava o movimento um crime. Um crime e um disparate, alm de ingratido; o imperador devia ter pegado os principais cabeas e mand-los executar.
ASSIS, Machado de. Esa e Jac. In : Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).

Os personagens a seguir esto presentes no imaginrio brasileiro, como smbolos da Ptria. I II

III

Disponvel em: www.morcegolivre.vet.br

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 189.

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 38.

IV

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 78.

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 93.

Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esa e Jac so A I e III. B I e V. C II e III. 1
ENGENHARIA VII

D II e IV.

E II e V.

QUESTO 2 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

QUESTO 4
CIDADS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada pas-membro da Unio Europia esto sendo reunidas por especialistas. O objetivo compor uma legislao continental capaz de contemplar temas que vo da contracepo eqidade salarial, da prostituio aposentadoria. Contudo, uma legislao que assegure a incluso social das cidads deve contemplar outros temas, alm dos citados. So dois os temas mais especficos para essa legislao: A B C D E aborto e violncia domstica. cotas raciais e assdio moral. educao moral e trabalho. estupro e imigrao clandestina. liberdade de expresso e divrcio.

QUESTO 5
Disponvel em http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em 10 out. 2008.

Depreende-se dessa imagem a A atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. B excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. C ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. D mutao das espcies pela ao predatria do homem. E responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade.

A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

QUESTO 3
A exposio aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar leses graves ao longo do tempo. Por essa razo, recomenda-se a utilizao de filtros solares, que deixam passar apenas certa frao desses raios, indicada pelo Fator de Proteo Solar (FPS). Por exemplo, um protetor com FPS igual a 10 deixa passar apenas 1/10 (ou seja, retm 90%) dos raios UVB. Um protetor que retenha 95% dos raios UVB possui um FPS igual a A B C D E 95. 90. 50. 20. 5. 2
ENGENHARIA VII

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pr-histria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela A B C D E a capacidade de organizao do operariado. a esperana de um futuro melhor para negros. a possibilidade de ascenso social universal. as contradies da sociedade capitalista. o consumismo de determinadas classes sociais.

QUESTO 6
CENTROS URBANOS MEMBROS DO GRUPO ENERGIA-CIDADES

LE MONDE Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente, 2008, p. 82.

No mapa, registra-se uma prtica exemplar para que as cidades se tornem sustentveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territrios entre si, evitando desperdcios no uso de energia. Essa prtica exemplar apia-se, fundamentalmente, na A B C D E centralizao de decises polticas. atuao estratgica em rede. fragmentao de iniciativas institucionais. hierarquizao de autonomias locais. unificao regional de impostos.

QUESTO 7
Apesar do progresso verificado nos ltimos anos, o Brasil continua sendo um pas em que h uma grande desigualdade de renda entre os cidados. Uma forma de se constatar este fato por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o percentual da renda total do Pas auferido pelos x% de brasileiros de menor renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado, constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da renda total. De acordo com o mesmo grfico, o percentual da renda total correspondente aos 20% de maior renda foi, aproximadamente, igual a A B C D E 20%. 40%. 50%. 60%. 80%.

Disponvel em http://www.ipea.gov.br

3
ENGENHARIA VII

QUESTO 8
O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incmodo e provocativo, influenciou vrias geraes e movimentos artsticos. O Expressionismo, que teve forte influncia desse filsofo, contribuiu para o pensamento contrrio ao racionalismo moderno e ao trabalho mecnico, atravs do embate entre a razo e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padro de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angstia, dor, inadequao do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artstico

Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn Louvre, Paris. Disponvel em: http://www.allposters.com

Figura e borboleta Milton Dacosta Disponvel em: http://www.unesp.br

O grito Edvard Munch Museu Munch, Oslo Disponvel em: http://members.cox.net

Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres Disponvel em: http://vr.theatre.ntu.edu.tw

Abaporu Tarsila do Amaral Disponvel em: http://tarsiladoamaral.com.br

4
ENGENHARIA VII

QUESTO 9 DISCURSIVA DIREITOS HUMANOS EM QUESTO

O carter universalizante dos direitos do homem (...) no da ordem do saber terico, mas do operatrio ou prtico: eles so invocados para agir, desde o princpio, em qualquer situao dada.
Franois JULIEN, filsofo e socilogo.

Neste ano, em que so comemorados os 60 anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, novas perspectivas e concepes incorporam-se agenda pblica brasileira. Uma das novas perspectivas em foco a viso mais integrada dos direitos econmicos, sociais, civis, polticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepes de direitos, destacam-se: < a habitao como moradia digna e no apenas como necessidade de abrigo e proteo; < a segurana como bem-estar e no apenas como necessidade de vigilncia e punio; < o trabalho como ao para a vida e no apenas como necessidade de emprego e renda. Tendo em vista o exposto acima, selecione uma das concepes destacadas e esclarea por que ela representa um avano para o exerccio pleno da cidadania, na perspectiva da integralidade dos direitos humanos. Seu texto deve ter entre 8 e 10 linhas. (valor: 10,0 pontos)
LE MONDE Diplomatique Brasil. Ano 2, n. 7, fev. 2008, p. 31.

RASCUNHO QUESTO 9

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10

5
ENGENHARIA VII

QUESTO 10 DISCURSIVA
Alunos do nota 7,1 para ensino mdio
Apesar das vrias avaliaes que mostram que o ensino mdio est muito aqum do desejado, os alunos, ao analisarem a formao que receberam, tm outro diagnstico. No questionrio socioeconmico que responderam no Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) do ano passado, eles deram para seus colgios nota mdia 7,1. Essa boa avaliao varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre os que foram mal no exame, a mdia de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1.
GOIS, Antonio. Folha de S.Paulo, 11 jun. 2008 (Fragmento).

Entre os piores tambm em matemtica e leitura


O Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 pases e territrios, no maior teste mundial de matemtica, o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas pblicas e particulares ficaram na 54.a posio, frente apenas de Tunsia, Qatar e Quirguisto. Na prova de leitura, que mede a compreenso de textos, o pas foi o oitavo pior, entre 56 naes. Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que rene pases adeptos da economia de mercado, a maioria do mundo desenvolvido.
Revista Veja, 20 ago. 2008, p. 72-3. WEBER, Demtrio. Jornal O Globo, 5 dez. 2007, p. 14 (Fragmento).

Ensino fundamental atinge meta de 2009


O aumento das mdias dos alunos, especialmente em matemtica, e a diminuio da reprovao fizeram com que, de 2005 para 2007, o pas melhorasse os indicadores de qualidade da educao. O avano foi mais visvel no ensino fundamental. No ensino mdio, praticamente no houve melhoria. Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira quarta srie) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta a oitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino mdio, de 3,4 para 3,5. Embora tenha comemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada pior do que regular pelo ministro da Educao, Fernando Haddad.
GOIS, Antonio; PINHO, Angela. Folha de S.Paulo, 12 jun. 2008 (Fragmento).

A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos), sobre o seguinte tema:

A contradio entre os resultados de avaliaes oficiais e a opinio emitida pelos professores, pais e alunos sobre a educao brasileira.
No desenvolvimento do tema proposto, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao. Observaes Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (no
deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narrao etc.). Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 10 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade padro da lngua portuguesa. Seu texto no deve conter fragmentos dos textos motivadores.

(valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 10
1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 6
ENGENHARIA VII

CONHECIMENTOS BSICOS (COMUM AOS GRUPOS DE I A VII DE ENGENHARIA)


QUESTO 11
Na linguagem da representao grfica, so utilizados recursos variados, que vo dos traos a mo livre s imagens resultantes de modelos tridimensionais (3D) em computador. Nas reas tcnicas, a comunicao por imagens se d, principalmente, por meio de desenhos em que se empregam linhas, traados, tcnicas e mtodos precisos e claramente definidos. o chamado desenho tcnico. As figuras abaixo mostram uma perspectiva tcnica de um objeto e trs de suas vistas ortogrficas, desenhadas de acordo com a norma brasileira NBR 10067.
G F D E

QUESTO 12
O gerente da diviso de carros da Pontiac, nos Estados Unidos da Amrica, recebeu uma curiosa carta de reclamao de um cliente: "(...) Eu posso parecer louco, mas o fato que ns temos uma tradio em nossa famlia, que a de comer sorvete depois do jantar. Repetimos este hbito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprlo. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro no funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente." Apesar das piadas, um engenheiro da empresa foi encarregado de atender reclamao. Repetiu a exata rotina com o reclamante e constatou que, de fato, o carro s no funcionava quando se comprava sorvete de baunilha. Depois de duas semanas de investigao, o engenheiro descobriu que, quando escolhia sorvete de baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque esse tipo de sorvete estava bem na frente da loja. Examinando o carro, fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito menor no caso do sorvete de baunilha, os vapores na tubulao de alimentao de combustvel no se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantnea. A partir desse episdio, a Pontiac mudou o sistema de alimentao de combustvel, introduzindo alterao em todos os modelos a partir da linha 99.
Internet: <newsworlds.wordpress.com> (com adaptaes).

C A B

Suponha que o engenheiro tenha utilizado as seguintes etapas na soluo do problema: I Analisando essas figuras, conclui-se que A foi empregado, nas vistas ortogrficas, o mtodo de projeo chamado 3. diedro, no qual a vista inferior desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral direita desenhada direita da vista frontal. B foi desenhada, alm das vistas ortogrficas, uma perspectiva isomtrica, que permite uma boa visualizao do objeto. C as faces A e B so as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas. D a linha tracejada no desenho das vistas indica a existncia de uma aresta invisvel, que no aparece na perspectiva. E a perspectiva e as trs vistas apresentadas so insuficientes para se determinar que a face oposta D vertical. 7
ENGENHARIA VII

fazer testes e ensaios para confirmar quais so as variveis relevantes; II constatar a natureza sistemtica do problema; III criar hipteses sobre possveis variveis significativas; IV propor alteraes no sistema em estudo. Considerando que as etapas I, II e III no esto listadas na ordem em que devem ocorrer, qual o ordenamento correto dessas trs etapas? A I, III, II B II, I, III C II, III, I D III, I, II E III, II, I

Texto para as questes 13 e 14 As duas figuras abaixo mostram uma representao da Terra iluminada pelo Sol. As duas figuras correspondem ao 1. dia do vero no hemisfrio sul. A primeira foi obtida s 9 h da manh com relao ao meridiano de Greenwich (GMT Greenwich Mean Time). A segunda imagem foi obtida trs horas depois, ou seja, ao meio-dia (GMT). As imagens podem ser usadas para se determinar o horrio do amanhecer e do pr-do-sol em qualquer cidade do mundo. Nas figuras, foi introduzido um sistema de coordenadas cartesianas, no qual a linha do Equador representada pelo eixo dos x (dado em graus) e o meridiano de Greenwich, pelo eixo dos y (tambm dado em graus), de modo que y = +90 no plo norte e y = !90 no plo sul.
y

QUESTO 14
As figuras do texto podem ser utilizadas para se explicar o horrio de vero. De fato, durante o vero no hemisfrio sul, a durao do dia maior que a durao da noite. O Operador Nacional do Sistema (ONS) relatou que, no vero de 2007 para 2008, houve uma reduo da carga mxima da regio Sul do Brasil da ordem de 4% e uma reduo do consumo de energia da ordem de 1%. Considerando essas informaes, correto afirmar que A as maiores vantagens econmicas do horrio de vero ocorrem nos pases cortados pela linha do Equador, onde os dias de vero tm aproximadamente a mesma durao que os dias de inverno. B os ganhos econmicos proporcionados pelo horrio de vero so menores nos pases do hemisfrio norte porque, naquela regio, o nmero de horas dos dias de vero inferior ao do hemisfrio sul. C o Sol, durante o horrio de vero no Brasil, nasce mais cedo, sendo reduzido o consumo de energia no perodo matinal, o que acarreta significativa economia de energia para o pas. D os dados do ONS apontam para uma reduo de cerca de 5% da conta mensal de eletricidade dos consumidores da regio Sul do Brasil durante o horrio de vero. E o Sol, no vero, nasce aproximadamente no mesmo momento em Natal RN e em Porto Alegre RS; no entanto, ele se pe primeiro na regio Nordeste, o que motiva a aplicao do horrio de vero nos estados do sul do Brasil.

nove horas da manh (GMT)


y

QUESTO 15
AINDA ACHA QUE FOI UMA COMPRA INTIL?

meio-dia (GMT)
Internet: <www.fourmilab.ch/cgi-bin/Earth> (com adaptaes).

Laerte. Brasil. Almanaque de cultura popular. Ano 10, jul./2008, n. 111, p. 34 (com adaptaes).

QUESTO 13
Considere que t seja o tempo, em horas, de modo que t = 0 corresponda ao meio-dia (GMT). Escolha a opo que descreve o modelo mais preciso do deslocamento da curva que separa a rea iluminada da regio de sombra na Terra, no dia representado nas figuras. A y = 75 cos(x + 15 t) B y = 75 sen(x 24 t) C y = 75 sen(x + 15 t) D y = 90 cos(x + 24 t) E y = 90 sen(x 24 t)

Paralelamente mensagem jocosa, existe, na charge acima, outra mensagem subjacente, que remete ao fenmeno conhecido como A efeito estufa, observado a partir da Revoluo Industrial, o qual corresponde ao aumento da temperatura global da Terra. B aquecimento global, que pode causar secas, inundaes, furaces, desertificao e elevao dos nveis dos oceanos. C escurecimento global, que causado pela presena, na atmosfera, de material particulado oriundo da poluio. D mudana sazonal no trajeto das correntes marinhas, que altera o ciclo migratrio dos pingins. E aumento do buraco na camada de oznio, causado pela presena, na estratosfera, de gases utilizados em sistemas de refrigerao.

8
ENGENHARIA VII

QUESTO 16
Um chuveiro eltrico de uma residncia alimentada com tenso de 220 V opera em duas posies: inverno (4.400 W) e vero (2.200 W). Considere que a carga desse chuveiro eltrico seja representada por uma resistncia pura. Sabendo que a potncia em uma carga igual ao produto da tenso pela corrente (P = VI), que a relao entre tenso e corrente em uma carga resistiva igual ao prprio valor da resistncia (R = V/I) e que a energia em uma carga de potncia constante dada pelo produto da potncia pelo tempo (E = Pt), conclui-se que A adequado o uso de um disjuntor de 15 A para proteger o circuito desse chuveiro. B a resistncia do chuveiro na posio inverno maior que a resistncia na posio vero. C a quantidade de energia gasta em um banho de 10 minutos independe da posio da chave do chuveiro: inverno ou vero. D a potncia do chuveiro na posio inverno, se ele fosse instalado em uma residncia alimentada em 110 V, seria de 1.100 W. E a potncia independe do valor da resistncia, visto que dada pelo produto da tenso pela corrente.

RASCUNHO

QUESTO 17
Aps a construo de uma barragem, detectou-se a presena de uma camada permevel de espessura uniforme igual a 20 m e que se estende ao longo de toda a barragem, cuja seo transversal est ilustrada abaixo. Essa camada provoca, por infiltrao, a perda de volume de gua armazenada.
1.200 m

camada permevel

m 20 0m

1.000 m

R = 50

Sabe-se que, sob condies de fluxo laminar, a velocidade de fluxo aparente da gua atravs de um meio poroso pode ser calculada pela lei de Darcy, que estabelece que essa velocidade igual ao produto do coeficiente de permeabilidade do meio pelo gradiente hidrulico perda de carga hidrulica por unidade de comprimento percorrida pelo fluido, ou seja,

de fluxo pela rea da seo atravessada pela gua, normal direo do fluxo.

h . A vazo de gua atravs do meio o produto da velocidade l

Suponha que o coeficiente de permeabilidade da camada permevel seja igual a 10!4 m/s, que ocorram perdas de carga hidrulica somente no trecho percorrido pela gua dentro dessa camada e que a barragem e as demais camadas presentes sejam impermeveis. Sob essas condies, a vazo (Q) por unidade de comprimento ao longo da extenso da barragem, que perdida por infiltrao atravs da camada permevel, satisfaz seguinte condio: A B C D E Q < 10!5 m3/s/m. 10!5 m3/s/m < Q 10!4 m3/s/m. 10!4 m3/s/m < Q 10!3 m3/s/m. 10!3 m3/s/m < Q 10!2 m3/s/m. Q > 10!2 m3/s/m. 9
ENGENHARIA VII

QUESTO 18
Alguns tipos de balana utilizam, em seu funcionamento, a relao entre o peso P e a deformao elstica * que ele provoca em uma mola de constante elstica K, ou seja, P=K* (lei de Hooke). Ao se colocar certa mercadoria no prato de uma balana desse tipo, a deformao * no ocorre instantaneamente. Existe um movimento transiente que depende de outro parmetro: o nvel de amortecimento no mecanismo da balana, dado pelo parmetro adimensional ., denominado fator de amortecimento. O movimento transiente, a partir do instante em que a mercadoria colocada no prato da balana, pode ser descrito por 3 equaes diferentes (e tem comportamentos diferentes), conforme o valor de .. Para , grfico da funo quando . = 0,1.
(t) 2 P/K

QUESTO 19
Os grficos abaixo apresentam informaes sobre a rea plantada e a produtividade das lavouras brasileiras de soja com relao s safras de 2000 a 2007.

A SEMENTE DO AGRONEGCIO

em que . A figura abaixo exemplifica o

Com o crescimento desta dcada, o Brasil passou a responder por 27% do mercado global de soja. Um em cada cinco dlares exportados pelo agronegcio vem do complexo soja. A rea plantada cresceu 54%, metade da lavoura de gros do pas 23 (em milhes 18,5 de hectares) 16,4 13,6 14 21,5 22 21

P/K

0 0

0,5

1,5

2,5

3,5

2000

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Para ilustrado a seguir.


(t) P/K

cujo grfico est


As lavouras brasileiras tornaram-se as mais produtivas do mundo
(em quilogramas por hectare)
2.700 2.800 2.500 2.500 2.300 2.200 2.800

0,5 P/K

2.400
0 0

0,5

1,5

2,5

3,5

t
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Para em que . A figura abaixo exemplifica o grfico da funo quando . = 2.


(t) P/K

A protena do campo. In: Veja, 23/7/2008, p. 79 e Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (com adaptaes).

Considere que as taxas de variao de 2006 para 2007, observadas nos dois grficos, se mantenham para o perodo de 2007 a 2008. Nessa situao, a produo total de soja na safra brasileira de 2008 seria, em milhes de toneladas,
0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4

0,5 P/K

0 0

Com base nessas informaes, conclui-se que a balana indica o valor da massa mais rapidamente quando A B C D E . < 0. . = 0. 0 < . < 1. . = 1. . > 1. 10
ENGENHARIA VII

A menor que 58,8. B maior ou igual a 58,8 e menor que 60. C maior ou igual a 60 e menor que 61. D maior ou igual a 61 e menor que 62. E maior ou igual a 62.

QUESTO 20
Pseudocdigo uma forma genrica de se escrever um algoritmo, da forma mais detalhada possvel, utilizando-se uma linguagem simples, nativa a quem o escreve, de modo a ser entendida sem necessidade de se conhecer a sintaxe de uma linguagem de programao especfica. Apresenta-se abaixo o pseudocdigo de um algoritmo capaz de resolver equaes diferenciais da forma , freqentemente encontrada em problemas de modelagem em engenharia.

LER (T1); LER (T2); LER (N); SE ((T2 > T1) E (N > 0)) ENTO H (T2 T1) / N; Xi x(T1); PARA (i 0) ENQUANTO (i < N) FAZ K H g(Xi); Xi Xi + K; VISUALIZAR (T1 + i H, Xi); i i + 1; FIM PARA FIM SE

Uma forma equivalente, e algumas vezes complementar, ao pseudocdigo, utilizada para se representar um algoritmo o diagrama de fluxos (fluxograma). Que fluxograma representa, de modo mais preciso, o pseudocdigo descrito acima?

A
Incio

B
Incio

C
Incio

D
Incio

E
Incio

T1 T2 N

T1 T2 N

T1 T2 N

T1 T2 N
N

T1 T2 N

T2>T 1 E N>0 S H = (T 2 - T 1 ) / N i= 0 X i =x ( T 1 )

T2>T1 E N>0 S
Fim

T2 >T 1 E N> 0 S

T 2> T1 E N >0
Fim

T 2> T1 E N >0 S H =( T2 -T 1) /N i =0 X i= x( T1 )

H =( T2 -T 1) /N i =0 X i= x( T1 )

Fim

H=(T 2- T1 )/ N i=0 Xi=x (T 1)

S H =(T2 -T1) /N i =0 X i=x( T1) K =H*g (Xi)

i < N S

i < N S

i < N S

i < N S

i < N S Fim

K=H*g(Xi)

Fim

Fim K =H *g (X i)

K= H* g( Xi )

Fim K =H *g (X i) X i= Xi +K

Xi= Xi +K

X i=Xi+K
X i=Xi +K

Xi =X i+ K

T 1+ i* H Xi

T1 +i *H Xi

T 1+i* H Xi

T 1+ i* H Xi

T 1+ i*H Xi
i= i+ 1

i=i+1

i =i +1

i =i +1

11
ENGENHARIA VII

1 A seguir sero apresentadas questes de Mltipla Escolha e Discursivas especficas para as modalidades dos cursos de Engenharia - Grupo VII, assim distribudas: Modalidade Engenharia Ambiental Engenharia de Minas Engenharia de Petrleo Engenharia Industrial Madeireira Engenharia Nmero das questes Mltipla Escolha Discursiva 36 e 37 38 a 40 41 e 42 43 a 45 46 e 47 48 a 50 51 e 52 53 a 55 56 e 57 58 a 60

2 Deste conjunto, voc deve responder APENAS s questes referentes modalidade do curso na qual voc est inscrito. 3 Observe atentamente os nmeros das questes correspondentes modalidade do curso na qual voc est inscrito para preencher corretamente o Caderno de Respostas.

(COMUNS AOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA DO GRUPO VII)

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 23

QUESTO 21
Considere que a direo de uma empresa tenha solicitado CIPA para preparar um programa que estabelecesse metodologias de ao e garantisse a preservao da sade e integridade dos seus trabalhadores frente aos riscos a que esto expostos no ambiente de trabalho. Nessa situao, correto afirmar que a empresa solicitou um programa de A B C D E preveno de riscos de acidentes. preveno de riscos ambientais. avaliao dos riscos ambientais. proteo de riscos de acidentes. identificao de riscos de acidentes.

Com base na norma NR-15, julgue os itens a seguir, relativos a limite de tolerncia, valor mximo permitido e fornecimento de equipamento de proteo individual (EPI). Limite de tolerncia a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada ao tempo de exposio ao agente e sua natureza, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. No caso desse tipo de exposio, o EPI adequado deve ser fornecido pelo empregador. II Define-se limite de tolerncia como a concentrao mxima relacionada ao tempo de exposio ao agente e sua natureza, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. O tempo de exposio superior a 1,0. III Limite de tolerncia a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada ao tempo de exposio ao agente e sua natureza, que no causar dano sade do trabalhador durante a sua vida laboral. IV Limite de exposio a concentrao mxima relacionada ao tempo de exposio ao agente e sua natureza, que no causar dano sade do trabalhador durante a sua vida laboral. O tempo de exposio inferior a 1,0 e o EPI, no caso desse tipo de exposio, adquirido pelo empregado. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV. I

QUESTO 22
Em qualquer atividade profissional, o trabalhador est exposto a situaes de riscos que podem trazer conseqncias irreversveis para a sua sade. Julgue os itens a seguir, acerca dos riscos ambientais aos quais os trabalhadores esto expostos. I Os ricos existentes no ambiente de trabalho podem ser corretamente divididos em trs grupos: de periculosidade, de insalubridade e mecnicos. II Os ricos ambientais podem ser corretamente agrupados em agentes qumicos e mecnicos. III Os danos sade do trabalhador relacionam-se natureza, concentrao ou intensidade do risco a que se expe e ao tempo de exposio. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. 12
ENGENHARIA VII

QUESTO 24
O material de construo ideal aquele capaz de, com poucas deformaes, resistir a tenses elevadas. A respeito das propriedades dos materiais de construo, assinale a opo incorreta. A Tenso uma medida da densidade de fora, sendo definida como fora por unidade de rea (N/m2). B O mdulo de elasticidade a relao entre a tenso aplicada e a deformao elstica que ela produz. C Maleabilidade a capacidade do material de se deformar quando submetido a esforo de trao. D A dureza, em linhas gerais, definida como a capacidade de o material resistir abraso superficial. E A tenacidade a medida da energia necessria para fraturar um corpo-de-prova.

QUESTO 26
Os plsticos podem ser definidos como materiais orgnicos que contm molculas de elevado peso molecular (entre 104 g/mol e 107 g/mol) e que, sob presso e temperaturas moderadamente elevadas, podem ser modelados na forma desejada. No que se refere natureza e s propriedades dos polmeros slidos, assinale a opo correta. A A presena de ramificaes laterais nas molculas de alguns polmeros resulta geralmente na diminuio de resistncia e da dureza desses polmeros. As foras que agem entre tomos individuais no interior de uma molcula de um polmero so do tipo secundria, enquanto que aquelas que agem entre molculas adjacentes so do tipo de valncia primria. As foras secundrias so muito fortes e dificultam a separao das molculas em um polmero. A resistncia dos polmeros depende, em grande parte, das ligaes covalentes no interior das cadeias de molculas. Quando um polmero se cristaliza livremente na ausncia de quaisquer foras externas, os cristalitos formados tm uma orientao bem definida.

QUESTO 25
Os componentes estruturais devem, na maior parte dos casos, ser projetados de forma que no sejam deformados pelas tenses envolvidas durante o servio. Nos ensaios de materiais, alm de analisar as fraturas ocorridas nos corpos-de-prova, os diagramas do tipo carga versus deformao, como os apresentados na figura a seguir, fornecem importantes informaes a respeito do comportamento dos materiais.

C D E

tenso (i)

elstica

deformao

QUESTO 27
plstica 45 tenso cone taa

elstica

(ii)

deformao
Higgis. Propriedades e estruturas dos materiais em engenharia. Difel, 1982, p.357 (com adaptaes).

Considerando a figura acima, que mostra tipos de fratura nos materiais, julgue os itens a seguir. O material na situao (i) frgil, o que indicado pela fratura e pela existncia da regio plstica no diagrama tenso versus deformao. II Materiais frgeis so aqueles nos quais ocorre fratura aps qualquer deformao plstica aprecivel. III A situao (ii) exemplifica um caso tpico de ocorrncia de material dtil, com o diagrama tenso versus deformao evidenciando as fases elstica e plstica. IV Fraturas frgeis ocorrem tipicamente em materiais como ferro fundido, vidro e concreto. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV. 13
ENGENHARIA VII

A modelagem ambiental tem um papel fundamental na anlise e na previso do comportamento futuro dos ecossistemas. Nesse sentido, duas ferramentas muito utilizadas so os sistemas de informaes geogrficas (SIG) e as tcnicas de sensoriamento remoto (TSR). A respeito desses instrumentos de modelagem, julgue os itens subseqentes. I Os SIG permitem integrar informaes disponibilizadas em formatos diferentes, como o vetorial e o matricial. II As TSR possibilitam a elaborao de mapas temticos a partir do processamento de imagens hiperespectrais de radar. III Os SIG e as TSR destinam-se ao processamento de informaes espacialmente referenciadas. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 28
A execuo de um empreendimento (construo de um aterro sanitrio, reparo de uma rodovia etc.) geralmente composta de uma ampla gama de atividades, cada uma podendo demandar mltiplos insumos. A curva ABC, embasada no princpio de Pareto, pode ser utilizada para identificar a estratgia de controle do projeto. A figura a seguir mostra a curva ABC de uma obra hipottica, cuja execuo requer 25 itens de insumo.
100 90 80 custo acumulado (%) 70 60 50 40 30 20 10 0 0 5 10 15 20 itens 25

QUESTO 29
Em um processo de manejo sustentvel dos resduos slidos de uma cidade, realizou-se o

levantamento dos impactos ambientais potenciais. Na tabela que se segue, apresentam-se alguns desses impactos.

impacto I

descrio do impacto ambiental potencial Gerao de rudo e levantamento de poeira na coleta de caambas estacionrias (comunitrias) Emisso de poeira na rea do aterro em funo do

II

trnsito, descarga, espalhamento e compactao dos resduos Gerao de odores provenientes de aterro sanitrio Contaminao das guas subterrneas e(ou) superficiais por lixiviao do aterro sanitrio Degradao da vegetao devido contaminao com

III IV

V gases emitidos do aterro


M. dias et al. Manual de impactos ambientais. Ed. Banco do Nordeste. 1999, p. 244.

C. Kimmer. Planejamento, oramento e controle de projetos e obras. Editora LTC, 1997. p. 125.

Com base nas informaes apresentadas, assinale a opo correta. A Os itens de insumo 1 e 2 so os de maior importncia e requerem tratamento especial por parte do gerenciamento da obra, em termos de

Com base nessas informaes, assinale a opo que apresenta medida adequada para atenuar esses impactos.

Para o impacto I, abandono do uso de caambas comunitrias e colocao do lixo, acondicionado em sacos plsticos, diretamente na rua ou calada.

acompanhamento e controle. B A execuo da obra considerada atpica porque a quantidade de itens de insumo includos em cada uma das trs classes diferente. C A identificao das classes torna-se mais simples quando a relao de itens de insumo muito extensa e a variao percentual do custo relativo entre esses itens muito pequena. D A taxa de variao temporal do custo acumulado sempre positiva. E Os itens de insumo de 14 a 25, utilizados na fase final da obra, merecem ateno detalhada, por representarem 10% do custo total da obra. 14
ENGENHARIA VII

Para o impacto II, estabelecer zona de amortecimento dos impactos (cortina vegetal), com a pavimentao dos acessos e umedecimento das ruas internas do aterro.

Para o impacto III, transferncia do aterro para rea com menor densidade populacional.

Para o impacto IV, rebaixar o nvel do lenol fretico por meio de bombeamento.

Para o impacto V, retirada preventiva da vegetao, antes do incio da operao do aterro.

QUESTO 30
O modelo de gesto econmica (GECON) um modelo para o gerenciamento de organizaes por resultados econmicos foi desenvolvido com base em levantamentos e estudos das necessidades da gesto. O princpio bsico da gesto a clara definio do modelo a adotar e a integrao deste com os modelos de deciso, informao e mensurao. Uma possvel deciso a tomar est relacionada com o volume de bens a produzir.
preo de venda

II

quantidade vendida

Considerando as informaes e a figura acima, que corresponde a uma situao hipottica, assinale a opo correta. A B C D A curva I corresponde ao caso de venda elstica em situao de concorrncia. A curva II representa o caso tpico de venda de um produto de consumo suprfluo. O lucro da venda correspondente curva I apresenta taxa decrescente com a quantidade vendida. O ponto de interseo das duas curvas representa o ponto de equilbrio de vendas em caso de situao de concorrncia perfeita. E A diferena de preo entre as duas curvas corresponde ao custo marginal de produo.

QUESTO 31
Entre outras potencialidades, sistemas de informao geogrfica (SIG) permitem referenciar espacialmente o cadastro de uma organizao. Por exemplo, uma consulta ao banco de dados da organizao pode permitir o reconhecimento do local em que determinado equipamento foi alocado. O registro pode estar vinculado hora da alocao, pessoa que o recebeu, ao responsvel pelo equipamento, entre outras informaes cadastrais. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A Se o cadastro da organizao for atualizado por meio do SIG, pode-se identificar para qual destino determinado equipamento foi removido. B Se o profissional responsvel pelo equipamento for transferido, o equipamento no poder mais ser localizado. C O horrio em que se efetuou a vinculao do equipamento a um agente patrimonial no tem relevncia para a definio de responsabilidades. D Por meio do SIG, possvel consultar, em tempo real, o nmero de horas de utilizao do equipamento, mesmo que haja diversos operadores. E Todos os equipamentos devem estar, no cadastro, referenciados por coordenadas geogrficas do sistema universal transversa mercator (UTM). 15
ENGENHARIA VII

QUESTO 32
Sistemas de administrao da produo permitem apoiar a tomada de decises, tanto tticas quanto operacionais. Usualmente, esses sistemas esto voltados soluo de questes logsticas associadas definio de o que produzir, quanto e quando produzir e comprar, alm de com que recursos produzir, para que sejam atingidos os objetivos estratgicos da organizao. Entre as eventuais atividades gerenciais que podem ser apoiadas por sistemas de administrao da produo, inclui-se I planejar os materiais a comprar (quantidade e tempo certos). II planejar nveis apropriados de estoques (matriaprima, semi-acabados e acabados). III identificar o estado (estoque, horas utilizadas, situao funcional, entre outros) dos recursos (mquinas, materiais, pessoas etc.). IV integrar a produo a outras funes/setores da empresa. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas dois itens esto certos. Apenas os itens I, II e III esto certos. Apenas os itens I, III e IV esto certos. Apenas os itens II, III e IV esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 33
B

QUESTO 34
Em 1824 um jovem engenheiro francs chamado Sadi Carnot concebeu uma mquina trmica ideal, cujo rendimento era calculado por:

C 3m 50 kN

36

em que 0 o rendimento de Carnot (grandeza adimensional); Tf a temperatura do depsito do calor no aproveitado (fonte fria), em kelvin, K; e Tq a temperatura da fonte de calor (fonte quente), em K. Com base no conceito de mquina trmica ideal, assinale a opo correta. A B C D E impossvel obter-se um rendimento de 100% para uma mquina trmica, visto que no se pode atingir o zero absoluto de temperaturas. A temperatura mdia dos possveis depsitos de calor, embora seja aproximadamente 27 C, no impe limitao fundamental ao rendimento de Carnot. possvel obter-se um rendimento de 100% para uma mquina trmica, visto que se pode atingir o zero absoluto de temperaturas. A diminuio do rendimento, ao aumentar Tf, explica porque um avio tem menor dificuldade para alar vo em um dia especialmente quente. Em virtude da Segunda Lei da Termodinmica, evitvel que se perca algo de calor em toda mquina trmica.

O guindaste representado na figura acima exerce uma fora de 50 kN por intermdio do cabo flexvel. Com relao ao momento provocado por essa fora no ponto A, julgue os prximos itens.

O momento no ponto A, provocado pela fora de 50 kN, pode ser calculado pelo produto da fora aplicada pelo comprimento do brao do guincho (3 m).

II O

momento

no

ponto

pode

ser

obtido

considerando-se as projees ortogonais da fora de 50 kN relativamente ao sistema de eixos xOy, esquematizadas na figura abaixo.
B

QUESTO 35
Recentemente, no Brasil, muita ateno vem sendo dada a produo de biodiesel. A produo de biocombustveis, seja de biomassa slida, como lenha ou carvo vegetal, ou lquidos, como o bio-etanol produzidos de cana-de-acar, leo de dend ou biodiesel produzido pela esterificao de leos vegetais com metanol ou etanol, pode ter vrias justificativas econmicas, sociais e ambientais. As vantagens ambientais do uso de biocombustveis lquidos para veculos vm de duas possveis fontes. Acerca dessas vantagens, julgue os itens a seguir. A possvel mitigao das emisses de gases ou partculas pelos veculos que so diretamente prejudiciais sade humana ou ao meio ambiente, como monxido de carbono, hidrocarbonetos e xidos de enxofre e nitrognio. II A mitigao das emisses dos gases do chamado efeito estufa, principalmente o dixido de carbono (CO2). III A possibilidade de captar recursos internacionais por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) ou Clean Development Mechanism (CDM) do Acordo de Quioto, ou do mercado internacional de crditos de carbono. Assinale a opo correta. A B C D E 16 Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. I

Fx = 50 x 103 sin 36 C

3m 36

36 Fy = 50 x 103 cos 36 50 kN

III O momento de uma fora em relao a um ponto pode ser obtido somando-se os momentos das projees em relao ao ponto em anlise.

Assinale a opo correta. A Apenas um item est certo. B Apenas os itens I e II esto certos. C Apenas os itens I e III esto certos. D Apenas os itens II e III esto certos. E Todos os itens esto certos.

ENGENHARIA VII

As questes de 36 a 40, a seguir, so especficas para os estudantes do curso de

ENGENHARIA AMBIENTAL
(IV)

QUESTO 36
(III)
1016 mb

(II)

1024 mb

As cartas sinticas so representaes grficas de algumas condies meteorolgicas da atmosfera. Com base nessas cartas so feitas as previses do tempo. Com referncia s informaes apresentadas na figura ao lado, que mostra uma carta sintica de determinada regio, assinale a opo correta. A A regio indicada por (I) corresponde a um centro de alta presso. B A linha indicada por (II) corresponde a uma frente quente. C A regio indicada por (III) uma zona de circulao anti-ciclnica. D A linha indicada por (IV) indica uma linha de instabilidade. E A linha indicada por (V) corresponde a uma frente de tempestade tropical.

8 102
1032 mb

(I)

101 6

(V)
O. Siqueira. Estao Meteorolgica Digital On Line. Ed. Ministrio de Cincia e Tecnologia, 2001, p. 22 (com adaptaes).

QUESTO 37

altura (km)

altura (km)

temperatura (C)

(I)

temperatura (C)

altura (km)

(II)

temperatura (C)

(III)

Como parte do processo de monitoramento ambiental de um grande centro urbano, foi obtido o perfil trmico vertical da atmosfera em locais diferentes da cidade, representados nas figuras (I), (II) e (III) acima. Com base nessas informaes, assinale a opo correta. A As condies trmicas observadas no local (I) indicam que as condies atmosfricas so favorveis disperso dos poluentes presentes na atmosfera. B O perfil trmico do local (II) indica a passagem de uma frente quente pelo local, dificultando a disperso dos poluentes presentes na atmosfera. C O perfil trmico registrado no local (III) mostra a existncia de uma inverso trmica, responsvel pela ocorrncia do efeito estufa. D O perfil trmico do local (I) mostra a existncia de um gradiente trmico positivo, aproximadamente constante e igual a 3 oC/km. E Nos locais (II) e (III), se constata uma estratificao trmica horizontal da atmosfera. 17
ENGENHARIA VII

QUESTO 38 DISCURSIVA

Nos ltimos anos, a utilizao de processos biotecnolgicos para a recuperao de reas degradadas tem ganhado impulso significativo. Um caso especfico o emprego do processo de biorremediao para a recuperao de reas poludas como, por exemplo, os solos dos aterros sanitrios.

Tendo como referncia inicial as informaes acima, faa o que se pede a seguir.

A Defina biorremediao. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 38 - A
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

B Explique o princpio de funcionamento da tcnica de biorremediao. (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 38 - B
1 2 3 4 5 6 7 8

18
ENGENHARIA VII

QUESTO 39 DISCURSIVA

A legislao ambiental vigente no pas visa a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida e, para tanto, contempla como principal instrumento de controle ambiental o licenciamento ambiental.

Considerando essas informaes, faa o que se pede a seguir.

A Defina licenciamento ambiental. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 39 - A
1 2 3 4 5 6 7 8

B Cite e descreva sucintamente os diversos tipos de licenas ambientais, considerando abordagem no mbito federal. (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 39 - B
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

19
ENGENHARIA VII

QUESTO 40 DISCURSIVA

O tratamento dos resduos slidos consiste basicamente de uma srie de procedimentos destinados a reduzir a quantidade ou o potencial poluidor desses resduos. Entre as diversas opes de tratamento disponveis, inclui-se a compostagem.

A partir das informaes dadas, faa o que se pede a seguir.

A Defina compostagem.

(valor: 2,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 - A
1 2 3 4 5 6

B Descreva, sucintamente, os tipos de compostagem.

(valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 - B
1 2 3 4 5 6 7 8

C Descreva, sucintamente, as caractersticas e a possvel utilizao do composto orgnico produzido pela compostagem de lixo domiciliar. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 - C
1 2 3 4 5 6 7 8

20
ENGENHARIA VII

As questes de 41 a 45, a seguir, so especficas para os estudantes do curso de

ENGENHARIA DE MINAS
QUESTO 41
Drenagem cida de mina (DAM), uma conseqncia natural da atividade de lavra de depsitos minerais metlicos e carvo contendo sulfetos, cria condies para a oxidao dos sulfetos, com conseqente formao de cido sulfrico, abaixamento do pH e lixiviao de metais. De modo geral, drenagem cida ocorre na rea da cava, em aberturas subterrneas, nas pilhas de estril e na praia de rejeitos. A reao global apresentada a seguir. I As vias de acesso por aberturas subterrneas (poos verticais, planos inclinados, tneis ou combinao de dois ou mais dessas modalidades), empregadas na explorao de um corpo mineralizado, so idnticas quelas que se empregam na fase de lavra subterrnea, apresentando, inclusive, dimenses idnticas s vias usualmente abertas na fase de lavra.
2! 4FeS2(s) + 15O2(g) + 14H2O(R) ] 4Fe(OH)3(s) + 8SO4 (aq) + 16H+(aq)

QUESTO 42
Com relao pesquisa mineral por aberturas subterrneas, julgue os itens a seguir.

II Independentemente da gnese da jazida e da profundidade final do corpo mineralizado, sempre

Com base nas informaes acima, assinale a opo incorreta.

aconselhvel que se executem alguns trabalhos de explorao por aberturas subterrneas, para melhor conhecimento do comportamento do corpo e da

A Um dos mtodos ativos de tratamento da DAM se d pela captao do efluente cido e adio de cal para aumento do pH e precipitao dos metais na forma de complexos. B Estril contendo sulfetos tem sido misturado com estreis oxidados em uma nica pilha de forma a neutralizar a gerao da DAM. C A manuteno de rejeitos submersos na barragem de rejeitos eficiente na inibio da DAM. D Cavas e aberturas subterrneas tm sido mantidas inundadas para inibir a gerao de DAM. E Pilhas de estreis contendo sulfetos devem ser impermeabilizadas para minimizar a entrada de oxignio e gua de forma a inibir a gerao de DAM. 21
ENGENHARIA VII

distribuio dos teores de minrio, antes de se decidir pelo investimento de se abrir uma mina. III Na fase de explorao mineral de um depsito mineral por aberturas subterrneas, quando se adotam planos inclinados como vias de acesso, eles devem ser abertos, preferencialmente, na lapa, de modo que o corpo mineralizado fique exposto no teto do inclinado.

Assinale a opo correta. A B C D E

Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 43 DISCURSIVA

Determinado corpo de minrio apresenta as seguintes caractersticas: minrio de zinco (esfalerita), hospedado em dolomito, com teor de 4% de Zn, espessura de 4,5 m a 35 m, largura de 15 m a 200 m, com mergulho de 35 para Este, resistncia da rocha do teto de 130 MPa e do corpo de minrio de 200 Mpa, com profundidade 300 m a 550 m abaixo da superfcie. Para lavra desse corpo de minrio, o mtodo mais adequado o de Cmaras e Pilares (Room and Pillar).

Com base nessas informaes, faa o que se pede a seguir. A Justifique porque o mtodo Cmaras e Pilares o mais indicado para a lavra. (valor: 4,0 pontos)

Rascunho Questo 43 - A
1 2 3 4 5

B Explique porque o mtodo Corte e Enchimento (Cut and Fill) no adequado na situao mencionada. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 43 - B
1 2 3 4 5

C Explique porque o abatimento por blocos (block caving) no adequado na situao mencionada. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 43 - C
1 2 3 4 5

22
ENGENHARIA VII

QUESTO 44 DISCURSIVA
Em muitas minas subterrneas, o depsito mineral lavrado em nveis espaados em distncias regulares. Os custos de desenvolvimento e de explotao de um depsito mineral vem a ser muito importante na tomada de deciso. Diversos so os fatores que afetam esses custos. A figura abaixo, que representa a determinao do intervalo timo entre nveis para uma mina multinveis hipottica, prov um exemplo das funes associadas a anlise do intervalo timo entre nveis.

custos minerao

custos explotao

custos desenvolvimento intervalo entre nveis

Considerando as informaes e a figura acima, faa o que se pede a seguir. A Liste alguns dos fatores que afetam os custos de desenvolvimento e explotao.
1 2 3 4

(valor: 2,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 44 - A

B Explique como se d a anlise do intervalo timo entre os nveis considerando-se os custos de desenvolvimento e de explotao. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 44 - B
1 2 3 4 5

C Reproduza a figura acima e esboce a curva do custo global e o ponto de intervalo timo entre nveis. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 44 - C

23
ENGENHARIA VII

QUESTO 45 DISCURSIVA
Na flotao, processo de separao utilizado para separar partculas slidas de um meio, exploram-se as diferenas nas caractersticas de superfcie entre as vrias espcies de minerais presentes. O mtodo trata misturas heterogneas de partculas suspensas em fase aquosa (polpas). Os fundamentos das tcnicas que exploram caractersticas de superfcie incluem fsico-qumica das interfaces, qumica de superfcie e qumica das interfaces.

Considerando essas informaes, responda as perguntas a seguir.

A No que se baseia o princpio da seletividade, no processo de flotao?

(valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 45 - A
1 2 3 4 5

B Nos sistemas de flotao, qual fase caracterizada como polar e qual fase , comumente, apolar? (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 45 - B
1 2 3 4 5

24
ENGENHARIA VII

As questes de 46 a 50, a seguir, so especficas para os estudantes do curso de

ENGENHARIA DE PETRLEO
QUESTO 46 QUESTO 47

Na figura acima, esto indicados, pelos nmeros 1 a 7, os Uma sonda de perfurao, conforme apresentada na figura acima, composta de alguns equipamentos tais como bloco de coroamento, catarina, kelly, mesa rotativa e swivel. A seqncia correta de disposio desses equipamentos da base ao topo da torre A 1 local canhoneado, 2 revestimento, 3 cimentao, 4 parede do poo, 5 coluna de produo, 6 espao anular e 7 reservatrio A bloco de coroamento, swivel, mesa rotativa, kelly e catarina. B kelly, catarina, bloco de coroamento, mesa rotativa e swivel. C mesa rotativa, kelly, swivel, catarina e bloco de coroamento. D catarina, bloco de coroamento, kelly, swivel e mesa rotativa. E swivel, bloco de coroamento, kelly, catarina e mesa rotativa. 25
ENGENHARIA VII

principais componentes de um poo equipado. Assinale a opo que apresenta a correta associao entre o componente indicado e o seu nome.

1 espao anular, 2 revestimento, 3 cimentao, 4 parede do poo, 5 reservatrio, 6 coluna de produo e 7 local canhoneado

1 parede do poo, 2 revestimento, 3 cimentao, 4 coluna de produo, 5 local canhoneado, 6 espao anular e 7 reservatrio

1 coluna de produo, 2 revestimento, 3 cimentao, 4 parede do poo, 5 local canhoneado, 6 espao anular e 7 reservatrio

1 coluna de produo, 2 parede do poo, 3 revestimento, 4 cimentao, 5 local canhoneado, 6 espao anular e 7 reservatrio

QUESTO 48 DISCURSIVA
Plataforma

Reportagens

recentes

tm

divulgado

as
Oceano camada 1 Riser 2 mil metros

descobertas pela Petrobras de campos petrolferos gigantes, armazenados na camada "pr-sal". Os

especialistas estimam que as reservas apenas no campo de Tupy, na costa paulista, podem alcanar at 100 bilhes de barris de petrleo. Segundo a Agncia Nacional de Petrleo (ANP), as reservas brasileiras hoje no passam de 14 bilhes. A figura ao lado mostra um corte transversal das diversas camadas do leito

camada 2

3 mil metros 4 mil metros

submarino.

camada 3

Tendo como referncia inicial essas informaes, faa o que se pede a seguir.

A Explique o que significa "pr-sal".

(valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 48 - A
1 2 3 4 5 6 7 8

B Comente os principais desafios a serem vencidos nas etapas de perfurao, completao, elevao e transporte do leo do poo superfcie. (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 48 - B
1 2 3 4 5 6 7 8

26
ENGENHARIA VII

QUESTO 49 DISCURSIVA

Na indstria de petrleo, os mtodos de prospeco mais utilizados so os ssmicos. Com esses mtodos, pode-se obter informaes com alto grau de eficincia da sub-superfcie terrestre e(ou) marinha.

Considerando as afirmaes acima, faa o que se pede a seguir.

A Explique em que se baseiam os mtodos ssmicos.

(valor: 2,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 49 - A
1 2 3 4 5

B Indique as informaes que podem ser obtidas pelo mtodo de prospeco citado e qual a sua utilidade para a indstria do petrleo, particularmente, no que concerne s reservas de petrleo. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 49 - B
1 2 3 4 5

C Explique como so captadas as informaes, no mtodo ssmico, identificando os equipamentos utilizados. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 49 - C
1 2 3 4 5

27
ENGENHARIA VII

QUESTO 50 DISCURSIVA

Na produo de hidrocarbonetos, do poo at a estao de tratamento, observam-se as seguintes etapas: produo, separao e transporte.

A respeito dessas etapas, faa o que se pede a seguir.

A Explique quais so os sistemas de elevao que podem ser utilizados na etapa de produo e especifique as condies para que possa ser aplicado. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 50 - A
1 2 3 4 5

B Explique qual a finalidade do processamento dos fluidos e quais so os tipos de separadores utilizados no processamento primrio. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 50 - B
1 2 3 4 5

C Aps o processamento primrio dos fluidos, explique para onde deve ser encaminhado e como pode ser transportado cada um dos produtos obtidos. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 50 - C
1 2 3 4 5

28
ENGENHARIA VII

As questes de 51 a 55, a seguir, so especficas para os estudantes do curso de

ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA


QUESTO 51 QUESTO 52
O estudo das ligaes de peas de madeira tem importncia no uso da madeira para fins construtivos. Com relao aos principais tipos de ligaes utilizadas na
A B C

solidarizao opo correta.

de

peas

de

madeira,

assinale

Nas figuras A, B e C acima, observa-se a arquitetura de pontoaes que permitem a passagem de lquidos, clula a clula, no interior da madeira. Considerando essas figuras, julgue os itens a seguir.

As ligaes coladas caracterizam-se por baixa rigidez, o que permite a unio de peas com grandes deformaes sob ao de cargas elevadas.

Em A, a pontoao aureolada e o trus est em posio normal, o que permite uma fcil circulao de lquidos entre clulas. B

As ligaes pregadas so caracterizadas por proporcionarem elevada rigidez aos membros por elas unidas, quando sob ao de cargas elevadas.

II Em B, a pontoao tipo guarnecida, o que dificulta a circulao de lquidos entre as clulas. III Em B, a pontoao do tipo aspirada, em que o trus obstrui a sua abertura, dificultando a circulao de lquidos. IV Em C, o margo na regio central da figura constitudo por um adensamento de fibrilas de celulose. D C

Os conectores metlicos, mais usuais na forma de anis, no possuem grande eficcia na transmisso de esforos. Entre outras vantagens, as ligaes cavilhadas no sofrem oxidao, so de baixo custo e de grande valor esttico.

Esto certos apenas os itens

A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV. 29


ENGENHARIA VII

O uso de peas entalhadas e encaixadas como meio de ligao , hoje em dia, muito comum face grande disponibilidade de mo-de-obra especializada para execuo desse tipo de ligao.

QUESTO 53 DISCURSIVA
As gimnospermas possuem uma estrutura anatmica mais simples e menos especializada do que as angiospermas.
Com relao estrutura anatmica desses dois grupos de plantas produtoras de madeira, responda as perguntas a seguir.

QUESTO 54 DISCURSIVA
A madeira pode ser definida como um compsito orgnico, constitudo primariamente pela associao de um polmero de origem fenlica com polissacardeos. A respeito desses constituintes, faa o que se pede a seguir. A Cite e descreva cada um dos constituintes

A Qual o principal elemento anatmico das gimnospermas, seu percentual de ocorrncia e suas funes? (valor: 5,0 pontos)

polissacardeos. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 53 - A
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RASCUNHO QUESTO 54 - A

B Qual o elemento anatmico capaz de diferenciar a madeira desses dois grupos de plantas e qual a sua funo no lenho? (valor: 5,0 pontos)

B Cite e descreva o constituinte polifenlico. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 53 - B
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RASCUNHO QUESTO 54 - B

30
ENGENHARIA VII

QUESTO 55 DISCURSIVA
kgf/cm 10 9 8 7 PRESSO 6 5 4 3 2 1 0 0.10 0.20 0.30 0.40 0.50 0.60 0.70 0.76
2

1h

2h

3h

VCUO

1. Carregamento do cilindro. 2. Vcuo inicial. 3. Enchimento do cilindro com o produto. 4. Presso.

5. Esvaziamento do cilindro. 6. Vcuo final. 7. Retorno presso atmosfrica. 8. Descarga do cilindro.

Deon. Manual de preservao das madeiras em clima tropical. ITTO Srie Tcnica 3, 1989 p. 56.

A durabilidade da madeira pode ser aumentada por meio de sua preservao por processos industriais, caracterizados pela introduo de substncias preservantes com a utilizao de presses elevadas. A figura acima exemplifica graficamente as etapas envolvidas no processo Bethell e, relativo ao tratamento de madeira. A respeito dessas etapas, responda as perguntas a seguir. A Qual a funo do vcuo inicial? (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 55 - A
1 2 3 4 5

B Qual a funo do vcuo final?

(valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 55 - B
1 2 3 4 5

31
ENGENHARIA VII

As questes de 56 a 60, a seguir, so especficas para os estudantes do curso de

ENGENHARIA
QUESTO 56 QUESTO 57
Considere que a velocidade de queda v(t) de um objeto, desde
A B

uma

altura
t

suficientemente

grande,

seja

representada, em funo do tempo t, pela equao

h1 h2 h3

v(t) = 53,39(1!e!0,18355 ). A partir dessa equao, pode-se construir a tabela a seguir.


t(s) 0 2 4 6 8 10 12 v(m/s) 0,00 16,40 27,77 35,64 41,10 44,87 47,49 53,39

diagrama de presses
A figura acima mostra um reservatrio de fundo horizontal, em repouso, que contm dois fluidos imiscveis, identificados por A e B, no qual h uma esfera de dimetro conhecido, submersa. Com base nessas informaes, assinale a opo correta.

Com base nessa situao, julgue os itens seguintes.

A O fluido B possui densidade relativa igual ou menor que a do fluido A. B O empuxo que os fluidos exercem sobre a esfera depende das alturas h1 e h2. C A presso exercida pelos fluidos sobre uma das paredes verticais est corretamente representada pelo diagrama de presses na figura. D A presso em um ponto localizado na interface dos fluidos igual ao produto do peso especfico do fluido A pela altura h1". E A presso sobre o fundo do recipiente maior no centro do que nas proximidades das paredes verticais.

O objeto acelera desde o incio da queda e atinge velocidade terminal entre 47,49 m/s e 53,39 m/s.

II Entre 6 e 8 segundos, a acelerao do objeto menor do que entre 4 e 6 segundos. III A velocidade terminal atingida em razo do equilbrio entre a fora da gravidade e a resistncia do ar.

Assinale a opo correta. A B C D E

Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

32
ENGENHARIA VII

QUESTO 58 DISCURSIVA

Em termos gerais, uma substncia pode ser considerada cristalina quando as partculas que a constituem esto dispostas segundo uma rede tridimensional bem definida e que se repete ao longo de uma grande distncia.

Considerando o texto apresentado acima como motivador, faa o que se pede a seguir.

A Descreva a natureza das foras que mantm juntas as unidades que constituem os cristais.

(valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 58 - A
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

B Exemplifique substncias cristalinas, citando pelo menos trs dessas substncias.

(valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 58 - B
1 2 3 4 5

33
ENGENHARIA VII

QUESTO 59 DISCURSIVA
Para a alocao de obras civis, realiza-se usualmente levantamentos topogrficos. Acerca desses levantamentos, faa o que se pede a seguir. A Descreva, sucintamente, como se efetua o levantamento plani-altimtrico de uma poligonal fechada. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 59 - A
1 2 3 4 5

B Descreva pelo menos um modo pelo qual se pode efetuar a correo dos erros.

(valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 59 - B
1 2 3 4 5

QUESTO 60 DISCURSIVA
Considerando uma figura plana qualquer, de forma irregular, indique um procedimento que permita a identificao do centro de gravidade dessa figura. (valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 60
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

34
ENGENHARIA VII

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 5
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? A B C D E Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca de metade. Poucos. No, nenhum.

QUESTO 1
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 6
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? A B C D E Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.

QUESTO 2
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 7
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? A B C D E Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem do contedo. Espao insuficiente para responder s questes. Falta de motivao para fazer a prova. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 3
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A muito longa. B longa. C adequada. D curta. E muito curta.

QUESTO 8
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que A no estudou ainda a maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. C estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. D estudou e aprendeu muitos desses contedos. E estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 4
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? A Sim, todos. B Sim, a maioria. C Apenas cerca de metade. D Poucos. E No, nenhum. 35
ENGENHARIA VII

QUESTO 9
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A B C D E Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e trs horas. Entre trs e quatro horas. Quatro horas e no consegui terminar.

Вам также может понравиться