Вы находитесь на странице: 1из 4

Hermenutica jurdica Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Hermenutica a cincia filosfica voltada para o meio de interpretao de um objeto. No caso do Direito, trata-se de tcnica especfica que visa a compreender a aplicabilidade de um texto legal. Em palavras mais simples: quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, se requer uma compreenso de seu contedo. Se no houvesse regras especficas para tal interpretao (e disso que trata a hermenutica jurdica), cada qual poderia (quer juzes, quer advogados) entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenutica traz para o mundo jurdico uma maior segurana no que diz respeito aplicao da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma anteviso de como ser aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor. Segundo Carlos Maximiliano, " a hermenutica que contm regras bem ordenadas que fixam os critrios e princpios que devero nortear a interpretao. Hermenutica a teoria cientfica da arte de interpretar, mas no esgota o campo de interpretao jurdica por ser apenas um instrumento para sua realizao." Mtodos de interpretao

Autntico: aquela que provm do legislador que redigiu a regra a ser aplicada, de modo que demonstra no texto legal qual a mens legis que inspirou o dispositivo legal. Doutrinrio: dada pela doutrina, ou seja, pelos cientistas jurdicos, estudiosos do Direito que inserem os dispositivos legais em contextos variados, tal como relao com outras normas, escopo histrico, entendimentos jurisprudenciais incidentes e demais complementos exaustivos de conhecimento das regras. Jurisprudencial: produzida pelo conjunto de sentenas, acrdos, smulas e enunciados proferidos tendo por base discusso legal ou litgio em que incidam a regra da qual se busca exaurir o processo hermenutico. Literal: busca o sentido do texto normativo, com base nas regras comuns da lngua, de modo a se extrair dos sentidos oferecidos pela linguagem ordinria os sentidos imediatos das palavras empregadas pelo legislador. Histrico: busca o contexto ftico da norma, recorrendo aos mtodos da historiografia para retomar o meio em que a norma foi editada, os significados e aspiraes daquele perodo passado, de modo a se poder compreender de maneira mais aperfeioada os significados da regra no passado e como isto se comunica com os dias de hoje. Sistemtico: considera em qual sistema se insere a norma, relacionando-a s outras normas pertinentes ao mesmo objeto, bem como aos princpios orientadores da matria e demais elementos que venham a fortalecer a interpretao de modo integrado, e no isolado. Teleolgico: busca os fins sociais e bens comuns da norma, dando-lhe certa autonomia em relao ao tempo que ela foi feita.

Tratando-se de hermenutica jurdica, o termo significa a interpretao do Direito (seu objeto), que pode - e deve - passar por uma leitura constitucional e poltica.

Vale ressaltar a interpretao sociolgica - Que a interpretao na viso do homem moderno, ou seja, aquela decorrente do aprimoramento das cincias sociais, de modo que a regra pode ser compreendida nos contextos de sua aplicao, quais sejam o das relaes sociais, de modo que o jurista ter um elemento necessrio a mais para considerar quando da apreciao dos casos concretos ante a norma. E ainda, a Holstica, que abarcaria o texto a luz de um mundo transdiciplinar (filosofia, histria, sociologia...) interligado e abrangente. Inclusive, dando margem a desconsiderar certo texto em detrimento de uma justia maior no caso concreto e no representada na norma entendida exclusivamente e desligada dos outros elementos da realidade que lhe do sentido.

[editar] Resultados decorrentes da interpretao


Declarativo: h compatibilidade do texto da norma com o seu sentido. (in claris no interpretatio) Restritivo: O texto da Lei (verba legis) se restringe a disposio legal. Extensivo: O texto da Lei menos conclusivo que a sua inteno. Amplia-se o significado literal para a obteno do efeito prtico. (p. ex.: "os pais" devem ser entendidos como o pai e a me)

1.Consideraes Iniciais: O termo hermenutica nasce e surge da mitologia grega, com Hermes, pois este tinha uma funo intermediria entre os deuses e os homens, e assim, funcionava como um intrprete. Entretanto, a hermenutica s realmente torna-se uma cincia e um meio legtimo de fundamentar o trabalho de sistematizao da interpretao depois da Revoluo Francesa, depois do Cdigo Napolenico e depois da percepo e necessidade de se estabelecer uma lngua intermediria entre o fato social e a lei prevista nas constituies pelo legislador. Num primeiro momento, depois do Cdigo Napolenico, a lei adquiriu um carter de inquestionabilidade e de irrefutabilidade, pois caracterizava-se como expresso da vontade geral do povo (princpio democrtico rousseauniano) e deveria ser seguida fielmente pelo aplicador. Levando-se em conta este fato a curto prazo, pode at ser vlido, como o foi em meados do sculo XIX, pois a lei feita para o fato social em questo, teoricamente, vlida, sendo seguida fielmente, at que as relaes sociais mudem e os fatos sociais mudem, entretanto, quando isto (mudana da realidade social) acontece tem-se um impasse, pois a lei j no mais corresponde ao fato social previsto pelo legislador e isso que acontece a longo prazo, ou ento quando h fatos suficientemente fortes para a mudana da realidade. a partir deste ponto que entra a discusso acerca do problema hermenutico: como dever ser interpretada a lei quando est em questo a correspondncia com o fato social? E quando est em questo a validade valorativa da lei e sua real funco e fim social? Estas so questes de suma importncia e que no deixam de findar desde o comeo da

polmica envolvendo os diferentes mtodos interpretativos, uma cincia hermenutica e a sua aplicabilidade relacionada ao seu uso e funcionabilidade. ento que achamos ser necessrio tentar alcanar uma viso de maior amplitude possvel, procurando entender por todos os ngulos e diferentes vises a hermenutica, tanto relacionada ao seu fundamento filosfico e sua validade legitimada (zettica), quanto a sua teoria dogmtica posta em prtica. 2. Consideraes Acerca do Ponto de Vista Hermenutico. Tendo em vista o saber dogmtico aplicado ao direito, tem-se dois princpios que devem ser sempre considerados, o primeiro o da inegabilidade dos pontos de partida, o segundo a proibio do non liquet, isto , o da compulsoriedade de uma deciso, pois esta obrigatria. ento que temos desta compulsoriedade a necessidade de conferir ao saber dogmtico suas condies de decidibilidade. um postulado universal, que no h norma na cincia jurdica sem que haja uma interpretao, ou seja, todas as normas so passveis de interpretao. O problema hermenutico constitui-se, ento, na criao de condies de decidibilidade, pois, existe a obrigao da interpretao e, portanto, deve haver uma interpretao que prepondere e ponha um fim prtico s mltiplas possibilidades interpretativas. O desenvolvimento do problema terico da hermenutica (que interpretar e qual seu fundamento?) relativamente recente, pois, apesar do problema tcnico (como agir?) j ser questionado desde a jurisprudncia romana e at na retrica grega, esse problema cientfico s foi surgir no sculo XIX. Savigny, em obras anteriores a 1814, refere-se a interpretao como a necessidade de mostrar o que a lei diz, assim essa questo tcnica lhe fez sugerir os seguintes procedimentos: interpretao gramatical (sentido vocabular), interpretao lgica (sentido proposicional), interpretao sistemtica (sentido estrutural) e interpretao histrica (sentido gentico). 3. Hermenutica Estrutural, Interpretao Teleolgica-axiolgica e Compreenso Atual do Problema Hermenutico. Como diria Reale, contemporaneamente falando, interpretar uma lei importa, previamente, em compreend-la na plenitude de seus "fins sociais", a fim de poder-se, desse modo, determinar o sentido de cada um de seus dispositivos. Com essa "Finalidade Social da Lei", no seu todo, busca-se atingir uma "correlao" coerente entre o "todo da lei" e suas "partes"(artigos e preceitos). A Hermenutica Estrutural consiste, basicamente, na captao dos valores das partes inseridas na estrutura da lei, esta inseparvel da estrutura do sistema e do ordenamento; diferentemente do que pensavam os tericos da interpretao antiga, a exemplo de outras cincias como a Psicologia antiga (idias = associao de imagens), esta (hermenutica estrutural) acredita que o sentido global da lei obtido a partir da reunio das anlises axiolgicas de cada preceito, numa gradao de sentido bipolar das partes para o todo.

A compreenso finalstica da lei parte do pressuposto de que sempre possvel atribuirse um propsito s normas. Ela veio se firmando como teoria, principalmente, a partir da edio da obra intitulada O Fim no Direito de Rodolf Von Jhering. No entanto, hoje, o fim, que para Jhering era apenas uma forma de interesse, antes visto como "o sentido do valor reconhecido racionalmente enquanto motivo determinante da ao." O fim, essencial, "inclusive" para a anulao da carga emocional, , doutrinariamente, sempre um valor, seja ele para que haja substituio, manuteno ou mesmo controle de um outro valor. O valor , portanto, objeto de um "processo compreensivo" baseado, sobretudo, no recproco e autoesclarecimento advindo do confronto das partes com o todo e vice-versa. Conclui-se, portanto, que to errneo seria a anlise e aplicao unitria e isolada de um artigo da lei quanto a dissertao de uma lei s escuras de seus preceitos. O trabalho do intrprete contemporneo, portanto, um trabalho construtivo de natureza teleo-axiolgica e de carter criador, calcado no cortejo de enunciados lgicos e valorativos para atingir a real significao da lei mediante observaes reais na dimenso dos fatos, em funo dos quais se do as valoraes.

Вам также может понравиться