Вы находитесь на странице: 1из 3

Aula: 01 Temtica: Formao de Professores e Tic

Em nossa primeira aula, apresento a voc um artigo sobre formao de professores e tecnologias. Chamo a ateno para a possibilidade de ampliao de espaos de aprendizagem e a possibilidade de pensarmos a reviso do modelo educacional a partir dessa perspectiva. Boa leitura! Formao de Professores e Tic A pesquisa em tecnologia e formao de professores no poderia deixar de lado preocupaes comuns de todos os educadores em contato dirio com centenas de alunos, tanto das escolas pblicas como da rede particular, problemas como a indisciplina e falta de motivao dos alunos. Este artigo no tem o objetivo em fazer uma anlise psicolgica desses problemas, mas tambm no poderia deixar essas questes de lado. Olhar para a massa de adolescentes desmotivados durante as aulas nos faz perguntar: Qual o sentido da escola para eles? Como a escola, as aulas que preparamos esto distantes de seus sonhos e desejos?Ainda predomina nas escolas o modelo instrucionista, ou seja, a simples reproduo de informaes descontextualizadas e sem significado para os alunos. O desrespeito e desvalorizao da profisso do educador so atos que reproduzem o descaso poltico com relao educao e como a sociedade e o Estado tratam as questes voltadas ao conhecimento. Esse quadro torna-se crnico, quando os dois lados mais atingidos se culpam pelo fracasso, ou seja, professores culpam os alunos e vice-versa. Ambos, sem representao significativa de sindicatos ou da Unio de Estudantes, no conseguem se organizar para reivindicar qualidade da educao. UNIMES VIRTUAL
12
COMUNICAO, EDUCAO E TECNOLOGIAS

Os professores, apesar dos parcos investimentos em formao e infra-estrutura nas escolas, criam condies favorveis para evitar a evaso, a repetncia e tentam proporcionar um bom aproveitamento dos alunos no processo de aprendizagem, mesmo tendo que conviver em um ambiente que no proporcione muitas opes para que isso se realize. Como podemos continuar achando que os mtodos empregados h 100 anos podem motivar esses jovens que tm acesso ao computador, TV a cabo, Cds, drogas, futebol e sexo? Como contribuir para a formao de uma gerao solidria, cooperativa, fraterna e menos individualista? As Tecnologias de Informao e Comunicao podem contribuir para ampliar os espaos de aprendizagem e com isso trabalhar as informaes dadas em conhecimento?
Hoje sabemos que esses instrumentos podem facilitar a ocorrncia desse ciclo e gerar novos ambientes de aprendizagem, que envolvem mentes humanas, redes de armazenamento, de transformao, de produo e de disseminao de informao e conhecimentos. Essas tecnologias da inteligncia facilitam a criao de ambientes informatizados, ricos em cdigos simblicos, em representaes de imagens, sons e movimentos e, quando adequadamente utilizados, podero contribuir para a criao de micromundos ecolgicos nos quais alunos possam interagir entre si, formular e testar hipteses, estabelecer relaes, produzir simulaes rpidas e fceis, construir conhecimentos que tenham correspondncias com sua forma de pensar e compreender os fenmenos da natureza e os fatos da vida. (MORAES, 1997, p.219)

Sabemos que a mquina no possibilita isso, mas importante formar os professores para trabalharem com esse novo recurso, computador e suas mdias, para que essa gerao que nasceu nesta sociedade tecnolgica passe a olhar a escola como um espao significativo. A ideologia neoliberal, assim como no sculo XVIII, vende a idia de sucesso aliado aos valores de uma minoria. Felicidade consumo, cultura televiso, informao Internet. O superficial e o esteticamente consumvel o que vale. Desenvolver o senso crtico se faz necessrio para uma leitura de mundo que desvele os problemas coletivos e possibilite encontrar caminhos para a construo de uma nova realidade.

UNIMES VIRTUAL
COMUNICAO, EDUCAO E TECNOLOGIAS

13

Uma das propostas para potencializar as mudanas no modelo educacional est ligada ao uso das TICs (Tecnologias de Informao e Comunicao). O computador o artefato mediador da aprendizagem que possibilita, atravs da Internet, softwares e programas de learning, o acesso democrtico informao e construo do conhecimento.
Um ambiente de aprendizagem produtivo caracterizado por um clima geral onde os alunos se sentem a si prprios e aos seus colegas de forma positiva, onde as suas necessidades individuais so satisfeitas de forma a que eles persistam nas tarefas escolares e trabalhem cooperativamente com o professor e onde os alunos possuem as competncias interpessoais e grupais. (ARENDS, 2000)

Aps a leitura: Podemos levantar nesse texto algumas palavras-chave que caracterizam o contexto escolar no qual o professor convive. Solicito o levantamento de pelo menos seis palavras que sero colocadas de tal forma que a leitura desta representao signifique um texto de sua anlise e das relaes feitas com o texto e sua vivncia escolar como aluno(a) ou professor(a). Use a sua criatividade! Utilize os recursos que a informtica disponibiliza, como no exemplo abaixo. Exemplo:

Envie suas dvidas e comentrios! Na prxima aula vamos conversar sobre educao a distncia. Aguardo voc. Referncia Bibliogrfica MORAES, Cndida Moraes. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas.So Paulo: Papirus, 1997. UNIMES VIRTUAL
14
COMUNICAO, EDUCAO E TECNOLOGIAS

Вам также может понравиться